Empresas brasileiras utilizam drones para prospectar terrenos e reduzir custos

 

Smart Sky Consulting

 

Além da construção civil, outros setores estão utilizando a tecnologia como alternativa para a diminuição de despesas e ganho em assertividade

Realizar análises antes de comprar um terreno ou construir um empreendimento já é realidade de muitas empresas do ramo de construção civil, principalmente a imobiliária. Contudo esses estudos podem gerar custos altos iniciais apenas para a entender as características de uma área. Com objetivo de reduzir os investimentos preliminares dos projetos, empresas como MRV, Pacaembu, HM Engenharia e Vitta Residencial já utilizam drones para o agilizar o processo construtivo.

O valor do trabalho de uma equipe de topografia pode chegar a custar em torno de R$1.400,00 por dia, variando de acordo com a extensão do terreno. Multiplicando este valor pela quantidade necessária de dias ou até semanas para a realização de todo o serviço, o preço final acaba sendo maior do que o esperado.

Considerada umas das etapas mais importantes para garantir a viabilidade do negócio, com o uso de drone aliado à plataforma Site Scan da 3DR, é possível obter informações preciosas sobre o terreno, a partir de um voo simples sobre a área. Dados sobre curvas de nível, modelos de elevação, porcentagem de mata nativa, existência de córregos e etc.

Segundo o CEO da Smart Sky Consulting, Chase Olson, a utilização de drones resulta em dados mais assertivos e que facilitam o processo de decisão de compra. “Além do ganho de qualidade e precisão com as imagens aéreas, a economia gerada pela tecnologia evita que as empresas contratem os trabalhos de topografia para as projeções iniciais. O ganho de tempo também é relevante, já que antes os serviços levavam dias ou semanas e, com os drones, passam a ser executados em poucas horas”, ressalta Olson.

A utilização de drones para a prospecção de terrenos tem se tornado uma prática por muitas empresas, também em outras etapas de construção. A notoriedade nacional se dá principalmente pela qualidade das imagens aéreas, fazendo com que muitos investissem em frotas de drone, treinamentos específicos para operações e softwares de processamento e armazenamento para os dados coletados.

A Smart Sky é um hub de tecnologias que realiza a criação de novos métodos de implantação de drones em departamentos internos das empresas que desejam usufruir dessa tecnologia. Através de parcerias, a Smart Sky ensina a escalar o uso dessas pequenas aeronaves em toda a companhia, otimizando os processos internos e gerando mais lucratividade.

SOBRE A SMART SKY CONSULTING

Nascida em outubro de 2018, a Smart Sky é uma startup paranaense com sede em Curitiba, que oferece soluções de transformação digital, através da utilização de Drones para as áreas de Engenharia, Construção e Mineração. Idealizada pelo empresário Chase Dixon Olson, atualmente, a marca está avaliada em mais de 8 milhões de reais e é a única parceira da plataforma Site Scan da 3DR no Brasil, líder do mercado mundial.

Drones-em-terrenos

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s