No mês dos pais, Programa Guritiba leva famílias para assistir espetáculo teatral pela primeira vez

Mais de 100 pessoas devem participar do Cultura em Família em agosto. Objetivo é inserir famílias em situação de vulnerabilidade social em vivências artísticas.

O mês dos pais será uma maratona de experiências artísticas para as famílias beneficiadas pelas atividades do Programa Guritiba, projeto socioeducativo que atua em Curitiba, Região Metropolitana e rural com ações que promovem a inclusão da população em situação de vulnerabilidade social em atrações culturais que acontecem no centro urbano da capital. Em quatro fins de semana de agosto, crianças e familiares vão participar pela primeira vez de espetáculos em teatros, circos e orquestras..

40668727103_e6a5a7a4c1_o (1)

Mais de 10 pessoas vão marcar o Dia dos Pais com uma experiência nova em família. Na comemoração deste domingo, 11 de agosto, as famílias vão de divertir com o espetáculo “Zum, Zum, Zum”, no Teatro José Maria dos Santos. A população beneficiada é selecionada pela Fundação Ação Social de Curitiba, a FAS, e direcionada através do Centro de Referência de Ação Social (CRAS) de cada região. No primeiro fim de semana do mês, 24 pessoas de famílias dos bairro Rio Bonito e Caximba visitaram o Circo do Zé Preguiça e o Espaço Ave Lola. Ainda haverá ações nos dias 18 e 24 de agosto, no Teatro de Bonecos Dr. Botica.

Segundo a produtora Carol Scabora, a família é a principal responsável pela formação cultural da criança. “O primeiro acesso a algum produto cultural vem pelos pais, eles que apresentam esse universo”. A intenção do Programa Guritiba é fortalecer esses laços e oferecer uma experiência nova, que agregue valor além daquelas vivências culturais que a família já experimentou. “O Cultura em Família apresenta novos espaços, ambientes não tão convencionais e vivências que marcam a relação familiar”, conclui.

A coordenadora do projeto também destaca a importância do engajamento familiar nessas atividades. Com origem periférica, parte significativa das famílias atendidas é composta apenas pela mãe e os filhos e as mulheres acabam desempenhando papel protagonista na educação infantil. “Queremos aproveitar a lembrança do dia dos pais para fortalecer os laços familiares, mesmo que a família não tenha a figura paterna. Podemos valorizar a figura da mãe ou de outros responsáveis que desempenham esse papel”, comenta.

32692772647_515195c693_o (1)

Sobre o Programa Guritiba

Com recursos da Lei Rouanet, o Programa Guritiba funciona de forma independente durante oito meses por ano com atividades semanais em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis de Curitiba e RMC. Só em 2018,  mais de 12 mil crianças de sete municípios do Paraná foram impactadas.

A ação Cultura em Família prevê a realização de uma experiência artístico cultural para toda a família, disponibilizando transporte até o local da apresentação, ingressos e alimentação após o espetáculo, possibilitando que a experiência familiar seja reforçada por meio das vivências culturais. A ação para famílias já foi realizada mais de 50 vezes, atendendo 600 pessoas. Nos primeiros cinco meses de  2019, o Programa já foi realizado 16 vezes e atendeu 85 pessoas.

O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener e Ibema e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE. As instituições interessadas em receber atividades sócio-educativas do programa podem entrar contato através do e-mail programaguritiba@parnaxx.com.br ou na página do Facebook: https://www.facebook.com/guritiba.

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, TEATROTags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s