‘O QUE FAZER PARA CONSERTAR O BRASIL’ É TEMA DE ENCONTRO DO LIDE PARANÁ

 

Durante um almoço-debate, no Hotel Bourbon, o LIDE Paraná recebeu o economista e professor, José Pio Martins

 

O LIDE Paraná, grupo de líderes empresariais, recebeu, na última quinta-feira (13), para um almoço-debate, o economista e professor, José Pio Martins. Com o tema “ O que fazer para consertar o Brasil”, o economista fez um recorte sobre a situação atual do Brasil.

De forma simples e direta, o economista enumerou seis aspectos que contribuem para a situação atual do país: o PIB brasileiro é pouco; a produtividade brasileira é inexpressiva; o Brasil é muito pobre; o Brasil tem um gigantesco desperdício de força de trabalho; a taxa de investimento é medíocre [sic]; e a estrutura do gasto público é desastrosa.

Traçando um paralelo entre Brasil e Estados Unidos, com dados informados pelo Banco Mundial, Pio exemplificou aos filiados ao LIDE, participantes do almoço, cada fato, com a intenção que, ao final, cada um pudesse pensar nos problemas ou obtivessem novas informações, que os ajudem a chegar à conclusão do que deve ser feito para consertar o país.

fotografia © 2019 Rubens Nemitz Jr
fotografia © 2019 Rubens Nemitz Jr

O economista, durante a palestra exemplificou que os problemas do país estão basicamente em alguns pontos econômicos: produto, inflação, desemprego, investimento do PIB e dívida pública. “E qual é o sonho? O Brasil precisa aumentar a produtividade e incorporar os que estão de fora do mercado como única forma de elevar o padrão de vida médio”.

“Além disso, nós temos atualmente uma tríplice crise: a crise econômica, a crise política e a crise jurídico-moral. Essas três crises juntas serviram para demonstrar de forma clara o que está funcionando e o que não está; e os sistemas que entraram em colapso”, expõe Pio Martins.

 

Sobre Pio Martins

Pio Martins desenvolveu sua carreira no setor privado em funções nas áreas de Finanças, Contabilidade e Gestão. Teve passagem pelo setor público, como Secretário de Planejamento Municipal, Diretor-Geral da Secretaria da Fazenda do Paraná, foi diretor de banco e consultor em empresas. Atualmente, é reitor da Universidade Positivo, comentarista na rádio CBN Curitiba, faz parte da equipe de editorialistas do jornal Gazeta do Povo, escreve artigos assinados para esse mesmo jornal e é autor do livro Educação Financeira ao Alcance de Todos (Editora Fundamento).

 

Um pouco sobre o LIDE

O Lide – Grupo de Líderes Empresariais é, atualmente, presidido por Luiz Fernando Furlan (chairman do LIDE e presidente do LIDE Internacional) e por Roberto Giannetti da Fonseca (vice-chairman). O grupo conta com mais de 1.700 empresas filiadas, que juntas congregam 57% do PIB privado do Brasil, sendo a mais qualificada plataforma empresarial independente do país. Tem matriz em São Paulo e unidades em diferentes estados brasileiros, além do Paraná. O grupo também está presente internacionalmente, em quatro continentes, nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Médio. As atividades do Lide Paraná têm o patrocínio de gestão da Renault e o a AYoshii é a patrocinadora do Lide Mulher no estado.

Crédito das fotos: Rubens Nemetz

*com divulgação

 

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, PALESTRASTags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s