Sete tendências de sabor que estarão em alta em 2019 na América Latina, segundo estudo da Kerry

 

Líder mundial em Taste & Nutrition, empresa irlandesa lista autenticidade, sabores caseiros e comfort food entre os destaques da pesquisa Taste Charts 2019 na América Latina

 

A Kerry, líder mundial em Taste & Nutrition, acaba de lançar o estudo Taste Charts 2019 Latam, com as principais tendências para sabores culinários, doces e bebidas na América Latina. De acordo com os dados levantados pela empresa, muito vai mudar quando pensamos em hábitos alimentares – prova disso é a maior busca dos consumidores por sabores autênticos, caseiros e que remetam aos tempos de infância. “Nosso objetivo com o estudo era descobrir quais sabores vão encantar, surpreender e entusiasmar as pessoas daqui para frente. Queremos sempre proporcionar a melhor experiência de sabor com ingredientes de alta qualidade e, para isso, precisamos saber o que o público espera”, destaca Soledad Almeida, Gerente de Marketing Taste da Kerry.

 

O levantamento mostrou que, em se tratando de sabor, os jovens são bastante abertos a novas experiências: 49% dos millennials e da geração Z gostam de experimentar sabores novos e incomuns. O estudo foi baseado em dados de vendas, tendências de consumo, influências do segmento Food Servicee no conhecimento dos especialistas culinários da empresa. Foram entrevistados consumidores de países como México, Costa Rica, Porto Rico, Brasil e Cone Sul. Confira abaixo mais destaques do Taste Charts 2019 e para fazer download do material completo acesse: https://bit.ly/2H4GFwy (em português) e https://bit.ly/2SKYkL1 (em espanhol).

 

Comendo Bem

 

Ter uma alimentação saborosa e saudável será prioridade na vida de muitos consumidores. Na busca pela saudabilidade, o valor estará nos sabores que trouxerem bem-estar e benefícios para a alimentação. Segundo o levantamento da Kerry, 59% dos consumidores latino-americanos estão buscando mais produtos com baixo teor de açúcar.  No Brasil especificamente, o mercado teve 29% a mais de lançamentos alimentos naturais (orgânicos, sem aditivos) e funcionais entre 2016 e 2017. A tendência apontada no estudo conta com sabores como goiaba, linhaça, tomate e manjericão.

 

Autenticidade

 

A busca por alimentos que ressaltem a autenticidade local também será cada vez maior. O crescimento da população e sua diversidade têm feito os consumidores irem em busca de suas raízes. Será intensa a procura por sabores que ressaltem a sensação de comida caseira e regionalidade. “As pessoas hoje procuram mais autenticidade nos produtos e esperam transparência e honestidade das empresas. Ou seja, querem saber a história de cada produto, desde a origem até o método de produção. Nossa pesquisa mostra que 45% dos latino-americanos procuram informações sobre os produtos que vão adquirir ainda antes da compra”, destaca Soledad. No Brasil, exemplos dessa tendência são iogurtes sabor jabuticaba e geleias com sabores regionais, como graviola. No México, pode-se citar a maionese com sabor guacamole. Já na Costa Rica, a busca pela autenticidade se reflete em produtos como molho picante com mel e café produzidos localmente. Em geral, a tendência de autenticidade na América Latina destaca sabores específicos como arroz doce, lichia e cúrcuma.

 

Conforto e aconchego

 

Sabores nostálgicos, familiares e autênticos. Os integrantes desta categoria remetem à infância e fazem viajar no tempo. “A categoria Comfort Food é um verdadeiro afago diante das rotinas estressantes e intensas que temos. Ela traz experiências agradáveis durante as refeições”, diz Soledad. Os sabores de leite condensado, chocolate, cookies, merengue e tutti-frutti estão presentes nesta tendência. No Brasil, 57% dos entrevistados dizem que os produtos do passado são melhores que os disponíveis atualmente, refletindo a nostalgia de quando a vida era mais simples.

2019-taste-charts

Nível Máximo de Picância

 

O poder do sabor picante será outra tendência para o próximo ano. Segundo o estudo da Kerry, 40% dos consumidores de todo o mundo estão na busca por alimentos com picância. Tal tendência permitirá trazer novas experiências sensoriais e mais satisfação principalmente para os consumidores aventureiros. Entre os sabores em destaque estão: jalapeño, pimenta verde, curry, páprica e chilli. No México, estima-se que a categoria de molho picante aumentará sua participação de mercado para mais de 4% em 2022.

 

Um brinde aos coquetéis

 

Será intensa a presença de sabores inspirados em bebidas alcoólicas. Novas experiências de sabor estão surgindo por meio das invenções e da criatividade do mundo da mixologia. A tendência para 2019 é que tais sabores sejam traduzidos em bebidas e alimentos. Segundo o estudo da Kerry, 31% das pessoas que fazem ingestão de bebidas alcoólicas gostariam de ter mais opções de bebidas prontas para consumo que tenham sabores como Margarita, Tequila, Whisky, Sangria e Piña Colada. Outra tendência desta categoria, é levar sabores de bebidas alcoólicas para alimentos, como sorvetes, doces etc. O Chile é o país com maior consumo de álcool na América Latina: 9,6 litros per capita ao ano. Argentina registra 9,1 litros e o Peru 8,1 litros.

 

Método de Cocção

 

Outro tema do estudo Taste Charts é a valorização dos métodos de cocção. Tais processos influenciam na criação de sabores e trazem experiências diferentes aos consumidores. De assado e grelhados a defumados, caramelizados e torrados, os integrantes desta categoria resultam em uma atração dos sentidos através de diversas sensações e serão destaque daqui para frente.

 

Fascinação Floral

 

As flores também marcarão presença em 2019. Delicados e elegantes sabores florais, colhidos em jardins de todo o mundo, estão trazendo frescor, doçura e beleza visual para alimentos e bebidas. Com a revolução do gin e a presença de flores frescas em saladas, o uso de plantas deve continuar a crescer. Lavanda, hibisco e erva cidreira estão em alta nas tendências da pesquisa da Kerry. Ainda de acordo com o estudo, um em cada três adultos come frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana.

 

 

Sobre a Kerry

A Kerry, líder mundial em Taste & Nutrition, é uma empresa que desenvolve soluções inovadoras e tecnológicas para a indústria alimentícia e farmacêutica. A companhia tem investido durante anos em pesquisas e alta tecnologia para valorizar a experiência do sabor, agregando valor nutricional aos alimentos e impactando a experiência alimentícia de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Em 1994, a Kerry passou a atuar na América Latina, começando pelo México. Em 1998, a Companhia se instalou no Brasil. Atualmente, a Kerry está presente em oito países Latam com 16 escritórios e centros de Pesquisa & Desenvolvimento, onde emprega 2.100 profissionais. Além disso, a empresa conta com 4.000 produtos no portfólio, 120 cientistas e 12 unidades produtivas nesta região. Para mais informações, visite www.kerry.com.br  

 *com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s