Palestra gratuita aborda o papel das mulheres na história da arte no Paraná

 

Por meio da trajetória da artista plástica paranaense Irena Palulis, palestra propõem uma reflexão histórica e crítica sobre as mulheres artistas do estado

  O encerramento da exposição da artista plástica paranaense Irena Palulis, que está em cartaz desde 28 de agosto no MUSA – Museu de Arte da UFPR – acontece com uma palestra gratuita nesta terça-feira (30), às 19h. A palestra conta com a participação de Ana Procopiak – designer e professora graduada pela PUC-PR, Mari Inês Piekas – ilustradora e artista plástica, Naiara Akel – ilustradora, bordadeira e professora e tem a mediação de Consuelo Schlichta – doutora em História e professora da Universidade Federal do Paraná.

Com o título “Irena Palulis e as mulheres na História da Arte no Paraná: visibilidade e contribuições”, a palestra propõem uma reflexão histórica e crítica sobre as lutas das mulheres artistas por seu lugar de direito e protagonismo no campo da produção artística e no sistema da arte.

Além disso, o tema será discutido também tendo como pano de fundo a trajetória, a produção, a projeção e a contribuição de Irena Palulis para a arte paranaense. “Tendo em vista a preocupação crescente, nas últimas décadas, com a ampliação do espaço e da visibilidade de artistas mulheres, a mesa e a exposição que ela encerra – “Irena Palulis: humanidade, natureza, cosmos” – inserem-se no contexto dessas lutas” ressalta Consuelo Schilichta, mediadora da mesa e pesquisadora.

Palestrantes:

Ana Procopiak

Artista visual, designer e professora graduada em Desenho Industrial pela PUC-PR, especialista em História da Arte pela UNESPAR – EMBAP e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Realiza pesquisa das intersecções entre as linguagens fotográfica, pictórica e gráfica, tendo participado de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Ministra oficinas de criação, cursos e palestras em instituições culturais.

Mari Inês Piekas

Designer, ilustradora e artista plástica. Realizou estágio de pós-graduação na Academia de Belas Artes de Varsóvia. Doutora em Artes Visuais pela UDESC, atua na área de ensino e pesquisa em desenho infantil e deficiência visual. Em 2014/15 participou da Exposição “Natureza Brasileira” na Polônia. Atualmente é professora colaboradora no curso de Artes Visuais da UFPR.

Naiara Akel

Ilustradora, bordadeira e professora. Formada em Artes Visuais pela UFPR, suas pesquisas buscam o caminho percorrido por mulheres na história da arte, com enfoque em artistas paranaenses – suas vivências e produções.
Mediação:

Consuelo Schlichta
Doutora em História, professora da Universidade Federal do Paraná. Artista visual e pesquisadora, dedica-se aos estudos iconográficos brasileiros, história das representações e leitura de imagem. Tem realizado exposições e publicado livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Vive e trabalha em Curitiba.

 Irena Palulis e as mulheres na História da Arte no Paraná – visibilidade e contribuições

Serviço

Data: 30 de outubro de 2018

Hora: 19h

Local: Museu de Arte da UFPR – MusA

Praça Santos Andrade, n. 50. Prédio Histórico da UFPR

Entrada grátis

https://www.facebook.com/events/248668092482185/

https://www.facebook.com/irenapalulis/

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PALESTRASTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s