CURSO DE TEATRO DA PUCPR APRESENTA CICLO DE LEITURAS DRAMÁTICAS 2018

 

As Leituras produzidas pelos estudantes do 6º período serão apresentadas no Labcom

 

A Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta), no Labcom (Laboratório da Escola de Comunicação e Artes) será palco do Ciclo de Leituras Dramáticas 2018 do Curso Bacharelado em Teatro da PUCPR. No dia 27 de setembro, das 19h às 22h, os estudantes do 6º período irão apresentar 10 Leituras Dramáticas com textos de autores clássicos e contemporâneos.

 

O evento é uma prévia do que vem pela frente como montagem de Projeto final do curso. Primeiro são apresentadas as leituras, depois vem o Curto Teatro (cenas breves) e, no final do próximo semestre, as montagens  que são os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes). “É um processo muito rico, criativo e interessante. Em cada etapa os estudantes podem experimentar linguagens, resultados de suas pesquisas, e têm total liberdade para mudar ou corrigir seus percursos”, comenta o professor Cicero Lira, da disciplina Projeto de Montagem.

 

Toda a equipe criativa do curso também orienta este processo, como a professora de direção, coordenadora do curso, Silvia Monteiro; o professor de Interpretação, Paulo Vinicius; a professora de produção, Laura Haddad e de expressão vocal, Doris Beraldo. “O suporte dos professores é fundamental para que os grupos se preparem e tenham feedbacks  constantes ao longo do processo”, comenta Lira.

A força dos textos no Ciclo de Leituras

 

Com forte apelo às questões sociais e políticas, seja no humor ou no drama, os 10 textos escolhidos irão surpreender a plateia. “Unknown”, de Afonso Nilson, narra uma história com três mulheres presas, tentando encontrar seu lugar e serem ouvidas. Julia, Ágatha e Marjorie lutam para não serem esquecidas com muita emoção e personalidade. No elenco estão Débora Winiarski, Lois Schmidt e Suzana Souto. A comédia “Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas”, do autor venezuelano Gustavo Ott, mostra a história profissional, amorosa e religiosa de 4 mulheres e suas crises. Integram o elenco: Lucas Bovkalovski, Pietra Mattia, Rodrigo Ghidelli e Viviane Falkembach.

O texto “Como Seu Eu Fosse o Mundo”, de Paulo Zwolinski, apresenta confusões de um amor real, envolvendo pai, filho e mulher. No elenco estão Joana Walter, Guaraci Jr e Taynara Siqueira. No drama “Senhorita Júlia”, do autor August Strindberg, Júlia é uma jovem aristocrata que se envolve com seu serviçal Jean, um homem ambicioso e vulgar. Faz parte do elenco: Lucas Hilario, Maria Eduarda e Tatiane Gusmão. Já “Closer”, de Patrick Marber, expõe relações amorosas onde os personagens se amam e se odeiam, mentindo uns para os outros com personalidades por vezes amorais. O elenco de Closer é formado por Jessica Souza, Luigi Oliveira e Pâmella Nascimento

Navilouca

No texto “Lesões Incompatíveis com a Vida”, de Angelica Liddel, apresentada por Ayhamyza Ellen, Ingrid Leandro e Viviane Padilha (do Coletivo Três Marias), a mulher é o tema central, com sua luta diária por sobrevivência, fazendo do seu corpo sua propriedade. Já a peça “A Pedra de Reino”, de Ariano Suassuna, é uma adaptação do Romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai e Volta do mesmo autor. No elenco estão Dafne Karen Viola, Nathan Balaguer, Guilherme Koehler e Alefer Soares.

 

 

 

Outra comédia que será apresentada no Ciclo de Leituras Dramáticas é a peça “Marido, Matriz e Filial”, de Sérgio Jockman. A comédia, que tem no elenco os estudantes Adilson Junior, Caroline Amantino e Eduardo Rodrigues será contada de maneira descontraída pelo ponto de vista da esposa, enquanto a cena é representada  com a filial e o marido. O premiado texto “Quem Tem Medo de Viriginia Woolf?”, de Edward Albee, também faz parte do Ciclo. No elenco estão Edson Salmória, Igor Luiz e Jennifer Toniolo. A peça expõe a vida íntima do casal Martha e George. Eles estão na meia-idade, são intelectuais, solitários, se amam e se odeiam. E por fim entra em cena “Navilouca”, dos autores Waly Salomão e Torquato Neto. Trata-se de publicações do concretismo com o Projeto de uma revista influenciada pelo tropicalismo e pela contracultura. A entrada para o Ciclo de Leituras Dramáticas é gratuita.

 

 

 

                    Escola de Comunicação e Artes e Curso Bacharelado da PUCPR apresentam:

                                                                                             

                                                              Ciclo de Leituras Dramáticas 2018          

                                                   

Data: 27 de setembro

Horário: 19h às 22h

Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta)

Endereço: BR 116 km 100 – Nº 11848 – Prado Velho (Próximo Havan Linha Verde)

Entrada: Gratuita (ingressos limitados à capacidade da Caixa Preta)

 

 

 

Programação Parte I: Ciclo de Leituras Dramáticas

Horário: 19h às 20h30

 

Título: Unknown

Autor: Afonso Nilson

Elenco: Débora Paz Winiarski, Lois Schmidt dos Santos e Suzana Viana Souto

 

Sinopse: A leitura de “Unknown” é uma adaptação dos monólogos de Afonso Nilson. O texto narra uma história com três mulheres presas, tentando encontrar seu lugar e serem ouvidas. Julia, Ágatha e Marjorie lutam para não serem esquecidas com muita emoção e personalidade.

 

 

Título: Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas

Autor: Gustavo Ott

Elenco: Lucas Bovkalovski, Pietra Mattia, Rodrigo Ghidelli, Viviane Falkembach

 

Sinopse: A comédia Divorciadas, Evangélicas e Vegetarianas é um texto do

venezuelano Gustavo Ott. O espetáculo mostra a história profissional, amorosa e religiosa de

4 mulheres e suas crises. Glória e Aleluia, duas irmãs vegetarianas impulsivas, aceleradas e

perdidas na vida; Beatriz, a divorciada que largou seus sonhos profissionais por causa de um

casamento prematuro e a evangélica Meche que vive uma contradição existencial e religiosa.

 

Título: Como Seu Eu Fosse o Mundo

Autor: Paulo Zwolinski

Elenco: Joana Walter, Guaraci Jr e Taynara Siqueira

 

Sinopse: Um relacionamento, um filho, sexo e amor. A obra de Paulo Zwolinski traz de uma forma enérgica as verdades e confusões do “amor real, reforçando o mundo que todos somos dentro de nós mesmos.

 

 

Título: Senhorita Julia

Autor: August Strindberg

Elenco: Lucas Hilario, Maria Eduarda e Tatiane Gusmão

 

Sinopse: O drama centra em estilo naturalista, o envolvimento amoroso de uma jovem aristocrata Júlia e o seu serviçal Jean, um ambicioso e vulgar serviçal. Os temas das classes sociais, do amor e da batalha dos sexos, moral, religiosidade e o poder patriarcal constituem o fundo desta tragédia.

 

Título: Closer

Autor: Patrick Marber

Elenco: Jessica Souza, Luigi Oliveira  e Pâmella Nascimento

 

Sinopse: Closer conta a história de quatro personagens situados em Londres: Um jornalista, sua musa, uma fotógrafa e um dermatologista. Eles vivem relações amorosas onde se amam e se odeiam; se traem, mentem uns para os outros, exibindo personalidades por vezes amorais neste emaranhado de relações.

 

 

Programação Parte 2: Ciclo de Leituras Dramáticas

Horário: das 20h45 às 22h

 

 

Titulo: Lesões Incompativeis com a Vida

Autora: Angelica Liddel

Elenco: Ayhamyza Ellen, Ingrid Leandro, Viviane Padilha (Coletivo Três Marias)

 

Sinopse: O texto apresenta uma mulher que decide tomar o próprio corpo como salvação. Faz do seu corpo sua propriedade, sua morada, tomando o poder de escolha para si. O poder que foi tirado desde o útero, antes do nascimento, quando foi dito “é menina”. Essa mulher reside em todas as mulheres que lutam diariamente pelo direito de liberdade de escolha, que lutam pela sobrevivência, que lutam pela paz dos dias. Quem é o responsável pela vontade de morrer de uma mulher?

 

 

Título: A Pedra do Reino

Autor: Ariano Suassuna

Atores: Dafne Karen Viola, Nathan Balaguer, Guilherme Koehler e Alefer Soares

 

Sinopse: A Pedra do Reino é uma dramaturgia adaptada do Romance A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai e Volta escrito por Ariano Suassuna onde Dom Pedro Dinis Quaderna, encarcerado, narra uma epopeica história da enigmática e cruel morte do rei Dom Pedro Sebastião e o misterioso sumiço do mais novo dos três jovens príncipes.

 

 

Título: Marido, Matriz e Filial

Autor: Sérgio Jockman

Elenco: Adilson Junior, Caroline Amantino e Eduardo Rodrigues

 

Sinopse: A comédia será contada de maneira descontraída  pelo ponto de vista da esposa, enquanto a cena é representada  com a Filial e o marido. O final desse triângulo amoroso promete ser surpreendente.

 

 

Título: Quem Tem Medo de Viriginia Woolf?

Autor: Edward Albee

Elenco: Edson Salmória, Igor Luiz e Jennifer Toniolo

 

Sinopse: Martha e George são casados, já estão na meia-idade, são intelectuais, solitários, se amam e se odeiam. Depois de uma festa na casa do pai de Martha, o presidente da universidade onde George leciona, o casal retorna até a sua residência. Já de madrugada, e bastante embriagados,  eles decidem receber a visita de um jovem casal, Nick e sua anônima esposa. Os convidados automaticamente são engolidos pela violenta e amargurada atmosfera do lar de Martha e George, expondo mentiras, duras verdades e ilusões.

 

 

Título: Navilouca

Autores: Waly Salomão, Torquato Neto

Elenco: Elis Leão e Vitor Dezute

 

Sinopse: Inspirada na obra Navilouca, pelas publicações do concretismo, com os poetas Torquato Neto e Waly Salomão, elaboraram em 1971 o projeto de uma revista que revelasse a produção poética experimental do Brasil da época, influenciada pelo tropicalismo e pela contracultura.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, TEATROTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s