Instituto ICO Project promove encontro internacional em Curitiba

 

A fundadora do Instituto ICO Project, ligado à área de Autismo, Elyse Matos, deu start, ontem, (23)  ao Programa Internacional de Capacitação de Familiares e Cuidadores de Crianças de 2 a 9 anos com atraso de desenvolvimento, principalmente o Autismo. O evento “Treinamento dos Treinadores”, que acontece na Associação Comercial do Paraná, tem como objetivo falar sobre o Autismo e conta com a parceria da Prefeitura de Curitiba, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Autism Speaks

 

As instrutoras da Organização Mundial da Saúde e Autism Speaks iniciaram o treinamento para os servidores da Prefeitura de Curitiba e equipe do Instituto Ico Project e que será implantado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Até sexta-feira (27) os mastertrainners, os psicólogos, os pediatras, entre outros profissionais da área de saúde, serão treinados para capacitar os facilitadores que se encontram nos postos de saúde, e que ajudarão as famílias. “Este é um treinamento em pirâmide. Assim, os portadores de autismo terão um diagnóstico e tratamento mais rápido, e, consequentemente, uma qualidade de vida também melhor,” completa Elyse.

 

“Sempre cito uma frase do lendário Martin Luther King: Eu tenho um sonho. Hoje posso dizer que meu sonho deu mais um grande passo com este encontro. Mas só estarei 100% realizada quando o programa estiver implantado dentro do SUS e, assim, disseminado para o nosso estado e, futuramente, para o  nosso país”, conta Elyse que possui um filho com autismo e sentiu a necessidade de criar oportunidades como esta de trazer informações que favoreçam o bem estar e a qualidade de vida das  crianças e adolescentes afetados pelo Transtorno do Espectro Autista(TEA), bem como à suas famílias.

0003_ A fundadora do Instituto ICO Project, Elyse Matos.

0027_

A norte-americana Pamela Thomas Dixon (diretora clínica da Autism Speaks), Cecília Monteiro Nava (catedrática da Universidade Latina do Panamá, Instrutora do programa OMS/AUTISM SPEAKS) e a fundadora do Instituto ICO Project, Elyse Matos.

0059_

Joari Stahlschmidt (coordenador do Programa da OMS na Prefeitura) e a fundadora do Instituto ICO Project, Elyse Matos.

Crédito das fotos: Naideron Jr.

*com divulgação

 

 

 

 

 

Categorias:AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PALESTRASTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s