Méqui traz promoções para deixar a Semana Brasil mais saborosa

Méqui traz promoções para deixar a Semana Brasil mais saborosa

São diversos cupons com descontos de até 24%

O McDonald’s anuncia que as ofertas mais gostosas da Semana Brasil acabam de chegar no app da rede. De 3 a 13 de setembro, serão disponibilizados cupons para que os clientes aproveitem em pedidos no balcão, no Drive-thru e nos totens de autoatendimento dos restaurantes.

GRANOLARIA – RECEITA PARA DRIBLAR A CRISE

Paralisação do setor da Cultura, por causa da pandemia, leva atriz a criar empresa de granola artesanal em Curitiba.

Assim como a maioria dos artistas, a atriz e produtora cultural Fabiana Ferreira da Tecer Teatro está com todos os projetos parados e, o pior, sem expectativa de retorno do setor. Diante deste cenário infelizmente real e nada promissor ela resolveu empreender, afinal as contas não param de chegar. Em parceria com a filha, Helena Ribas, que é designer de produto, criou a Granolaria, uma empresa de granolas caseiras que faz entregas a domicílio. “De uma hora para outra perdi todas as perspectivas de trabalho que eu tinha para esse ano e, para tentar manter a vida financeira em ordem, resolvi tirar uma ideia antiga do papel. Nosso intuito é levar receitinhas da nossa família para outras famílias”, conta a atriz.

“Minha mãe sempre fez a nossa granola e, sem modéstia, é a melhor do mundo, sempre recebeu muitos elogios e, não só nosso, mas também dos amigos. Achamos que esse era o momento perfeito para compartilhar essa delícia”, conta Helena.

A empresa é de Curitiba, mas como a Fabiana também transita por São Francisco do Sul (SC) o novo negócio foi planejado para atender as duas cidades. E, apesar de estarem há pouco tempo no mercado já conquistaram vários clientes.

A Granolaria oferece diversas combinações de granolas para atender a todos os gostos e exigências. Elas são feitas artesanalmente, com insumos de qualidade. “Prezamos muito pela excelência do nosso produto, nossas granolas estão sempre fresquinhas e são produzidas poucos dias antes da entrega e, muitas vezes, no mesmo dia. Para garantir a qualidade respeitamos um limite de produção semanal”, comenta Fabiana. “Nós caprichamos nas nossas combinações que são muito mais recheadas e saborosas do que as granolas convencionais”, complementa.

Para quem se preocupa em ter uma alimentação saudável a granola é uma excelente opção, o valor nutricional depende, é claro, dos ingredientes usados na preparação, mas como se trata de uma mistura de grãos, cereais integrais, sementes oleaginosas e frutas secas, ela é calórica e rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio. Ela é eclética e muito versátil, normalmente é consumida no café da manhã ou nos intervalos das refeições e vai bem com outros alimentos como iogurte, leite, açaí, outras frutas, sorvete ou mesmo pura. Entre os benefícios estão: estimula o funcionamento intestinal combatendo os sintomas de prisão de ventre, favorece a perda de peso, auxilia na redução do colesterol ruim, ajuda a regular o açúcar no sangue, protege a saúde do coração bem como previne e combate várias doenças como câncer, diabetes, Alzheimer, Parkison e, além de ser uma fonte de energia para o bom funcionamento do organismo.

A Granolaria oferece 3 tipos de misturas, que são a base da granola: com mel, vegana (adoçada com melado) e sem glúten (feita com aveia certificada sem glúten, sementes de linhaça e de gergelim). E três combinações disponíveis: Basiquete, como o próprio nome sugere, mais básica no recheio; Classiquérrima, a mais pedida; e Chiquetuda a que leva mais castanhas e sementes. Podem ser adquiridas em porções de 250g / 500g ou 1kg. Como qualquer alimento deve ser consumida com equilíbrio e, em caso de alguma restrição alimentar, é fundamental consultar um profissional da saúde.

O capricho da embalagem também é um destaque do produto, com simplicidade e beleza a Helena pensou em algo sustentável e o conceito vem ganhando elogios dos clientes.

“Somos suspeitas, mas achamos que não tem aroma mais gostoso do que o das nossas granolas enquanto estão assando. Melhor, só o sabor”, garante Fabiana que espera não só driblar a crise, mas sonha ver o negócio crescer e ainda conciliar com a arte.

Contatos:

Instagram: @granolaria_

https://www.facebook.com/granolaria

Whatsapp: 41 99187-9369

Restaurante O Jardineiro lança Pão com Bolinho especial para o Festival do Curitiba Honesta

Chef Carolina Almeida aposta na variedade de cores e especiarias da culinária brasileira para a 12ª edição do Festival Pão com Bolinho e cria maionese especial feita com Eisenbahn pilsen

Já está tudo pronto no Restaurante O Jardineiro para a participação na 12ª edição do Festival Pão com Bolinho Curitiba Honesta, que acontece de 1 a 20 de setembro em 40 bares e restaurantes da capital paranaense. Com preço fixo de R$16,90, o Festival acontece esse ano por delivery e terá entrega grátis em toda Curitiba, graças à parceria com o aplicativo 99Food.

Desenvolvido para o Festival, o Pão com Bolinho O Jardineiro assinado pela chef do restaurante, Carolina Almeida, é feito com pão tostadinho, autêntico catupiry defumado, crispy de bacon, rúcula, pickles de cebola roxa e bolinho com blend de carne bovina exclusivo da casa. O prato conta ainda com maionese de cerveja Eisenbahn criada pela chef especialmente para a ocasião e harmoniza bem com as cervejas Eisenbahn Pilsen e IPA. O prato acompanha ainda porção de fritas para ser degustada com a maionese.

A entrega grátis está garantida para todos os pedidos feitos durante o Festival pelo aplicativo 99Food, sendo que novos usuários ganham ainda um crédito de R$25 no primeiro pedido. Vale destacar ainda que o festival conta com a hashtag #paocombolinhodelivery e, para estimular a participação, as 3 fotos mais apetitosas realizadas com o pão com bolinho do Restaurante O Jardineiro no período ganharão um voucher para pedir na faixa mais um pão com bolinho com cerveja Eisenbahn pilsen. Para participar, basta publicar a foto no Instagram e marcar a hashtag acima em perfil público.

Serviço:
Restaurante O Jardineiro no Festival Pão com Bolinho
De 1 a 20 de setembro
Preço: R$ 16,90
Entrega grátis pelo aplicativo 99Food
Informações: (41) 3092-4419 / 3342-7533 / 3324-1497

Baden Baden cria a 1ª degustação guiada de cerveja em realidade virtual no Brasil

Ao todo, são quatro experiências com narrativas imersivas em realidade virtual que estimulam todos os sentidos do consumidor ao provar os principais rótulos da marca

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=177436&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CFR1P152MB27420EED81E2925F9FB249D9BB2F0%2540FR1P152MB2742.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CFR1P152MB27420EED81E2925F9FB249D9BB2F0%40FR1P152MB2742.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2

São Paulo, setembro de 2020 – Baden Baden, uma das primeiras cervejarias artesanais do país, inova e cria uma experiência de degustação guiada por meio da tecnologia realidade virtual. A novidade irá mexer com todos os sentidos do consumidor, transformando uma simples degustação em uma experiência sensorial única.

Na ação, Baden Baden entrega para os consumidores a sua paixão por fazer cerveja artesanal de qualidade, que vem desde o seu pioneirismo, em 1999, até os dias de hoje, e exalta cada etapa da degustação do aroma ao paladar. Os consumidores terão uma degustação inovadora das receitas da marca, proporcionando um momento de indulgência ao apreciar a cerveja de forma inédita no Brasil.

Ao todo, são quatro experiências com os principais rótulos de Baden Baden: Cristal, Witbier, Golden Ale e IPA. Por meio de narrativas envolventes de cada estilo, os sentidos serão ampliados, envolvendo o consumidor em uma viagem por aromas, sabores e ingredientes. De maneira lúdica, o degustador terá sua audição, visão, olfato e paladar estimulados.

“Conectamos a paixão que sempre tivemos por fazer cerveja artesanal à tecnologia para levar a oportunidade de uma degustação guiada inovadora para todo o Brasil. Com a realidade virtual, conseguimos explorar todos os sentidos, tornando a degustação ainda mais imersiva e surpreendente. É como se déssemos vida às nossas cervejas.”, afirma Natalia Menezes, gerente de marketing da marca.

A experiência estará disponível a maiores de 18 anos, no site e Youtube da marca, e pode ser acessada a partir de 28/08, em qualquer dispositivo móvel e sistemas VR, como Google Cardboard, entre outros.

“A mesma atenção e cuidado aos detalhes que temos na produção das nossas cervejas, tivemos com esse projeto, na busca de relacionar cada detalhe das experiências com as características dos nossos principais rótulos.
Por isso, os vídeos elaborados foram produzidos e renderizados em real time para promover uma imersão muito maior no universo lúdico e no despertar das sensações. Nele, o degustador pode se reposicionar o tempo todo tendo acesso a novos ângulos e posições com visão 360 graus, dirigindo o olhar do usuário para conexões imediatas com os elementos das animações, suas cores e a crescente de trilha sonora que guia essa experiência inédita de Baden Baden”, finaliza a gerente da marca.

SOBRE BADEN BADEN
Baden Baden é uma das primeiras cervejarias artesanais do país, nascida em 1999, e tem a paixão por cerveja em seu DNA. Fundada em Campos do Jordão por quatro amigos que se aventuraram no mundo cervejeiro buscando criar receitas autorais para sua choperia, a marca tem o propósito de criar sabores e aromas que surpreendam; por isso seus líquidos já conquistaram mais de 130 prêmios nacionais e internacionais. Seus principais rótulos são: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso com suco de maracujá na receita; e Witbier, cerveja de trigo muito refrescante, com laranja e semente de coentro, eleita a melhor do mundo. A marca conta ainda com rótulos sazonais, igualmente premiados. Baden Baden é uma das marcas integrantes do segmento Craft, do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A. ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE); duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC); e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Nina Nutri lança fitoterápico com foco no emagrecimento

A Nina Nutri Alimentos Saudáveis, empresa que oferece produtos com foco na alimentação saudável, lança em agosto um fitoterápico com foco no emagrecimento. Com curadoria da especialista em nutrição clínica e saúde da família, Priscila Freiberger, diretora-técnica da empresa, o Nina Beauty contém componentes que colaboram com o equilíbrio do corpo, regulação do intestino e controle dos níveis de colesterol no corpo, essenciais no processo de perda de peso.

Aprovado pela Agência Nacional de Saúde, ANVISA, o novo produto é composto por colágeno hidrolisado, spirulina, quitosana, psyllium, inulina e berinjela. “Reunimos a função de absorver as gorduras do corpo que, posteriormente, são eliminadas na evacuação, com a quitosana; o poder de combate ao colesterol, prevenção da diabetes e câncer e melhora o intestino, da berinjela; a melhora do trânsito intestinal do psyllium e o aumento da barreira imunológica, capacidade de absorção de nutrientes e redução os triglicerídeos do sangue da inulina em um só produto, que contribuem para um emagrecimento mais rápido, com foco na saúde em geral”, afirma Priscila. “Destaque para a spirulina, que além de auxiliar no emagrecimento, ajuda a controlar a glicemia e o colesterol ruim do corpo, além de melhorar o sistema imunológico e controle da pressão arterial”, explica. A fórmula contém também colágeno hidrolisado, que ajuda na melhora da firmeza e elasticidade da pele, fortalecimento das articulações, unhas e cabelos e também no controle da pressão arterial.

A recomendação é ingerir de duas a quatro capsulas por dia, para indivíduos com mais de 19 anos. “Os componentes do produto possuem muitas fibras, que auxiliam na perda de peso e controle glicêmico”, explica a nutricionista.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) para o site Darwin Nutrition, o confinamento afetou o peso e o equilíbrio alimentar da população. Desde o início do confinamento, em 17 de março, os franceses engordaram, em média, 2,5 quilos. Além disso, dois novos estudos, um realizado na França e outro nos Estados Unidos, revelam que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Sobre a Nina Nutri Alimentos Saudáveis:

Sob a curadoria da nutricionista Priscila Freiberger, especialista em nutrição clínica e saúde da família, o Nina Nutri Alimentos Saudáveis oferece produtos com foco na alimentação saudável, como vitaminas, suplementos, produtos veganos, além de alimentos, bebidas e cosméticos, com consultoria online para direcionamento e indicação dos melhores insumos de acordo com o objetivo de cada um, visando a nutrição saudável, bem-estar e qualidade de vida.

https://www.alimentossaudaveisbrasil.com.br/

Setembro Roxo relaciona rotina de pessoas com fibrose cística com realidade imposta pela covid-19

Com o tema “A gente te entende”, campanha deste ano mostra que os cuidados contra o coronavírus já são velhos conhecidos de quem convive com a fibrose cística

Setembro é o mês que representa e lembra a importância de tornar pública uma doença rara e que aos poucos vem sendo conhecida no Brasil. A fibrose cística, também chamada de doença do beijo salgado ou mucoviscidose, é genética, ainda não tem cura e atinge uma a cada 10 mil nascidos vivos no País.

Neste ano, em função da pandemia, a campanha Setembro Roxo traz o mote “A gente te entende”, e relaciona os recentes cuidados obrigatórios para a prevenção contra a covid-19 com os costumes de quem tem a fibrose cística. “Muita gente vai se identificar com o tema deste ano. O uso de álcool em gel, máscaras e o isolamento social são há muito tempo, grandes aliados das pessoas com a fibrose cística. São cuidados que tomamos desde que recebemos nosso diagnóstico, e que agora, com a pandemia, se tornaram comuns a toda a população”, explica Verônica Stasiak Bednarczuk, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos e diretora geral e fundadora do Unidos pela Vida - Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, organização social que realiza a campanha em parceria com associações, voluntários e apoiadores de todo o Brasil.

O mês de setembro foi escolhido para lembrar a fibrose cística pois 05 de setembro marca a passagem do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da doença e o dia 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística. Foi nessa data que, em 1989, foi publicada na Revista Science a descoberta do gene causador da doença, o CFTR.

Por se tratar de uma doença genética, a fibrose cística não é contagiosa, a pessoa já nasce com ela, e pode ser detectada logo no nascimento, com o teste do pezinho. A conscientização é fundamental para garantir o diagnóstico precoce e, com isso, o tratamento adequado ao longo da vida do paciente, diminuindo os seus efeitos sobre o organismo.

Ações online

Devido à pandemia, as ações para conscientização quanto à doença serão realizadas online em todo o País. Espaços públicos e pontos turísticos, como o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF); a Arena da Baixada e o Jardim Botânico, em Curitiba (PR); e a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) estarão iluminados entre os dias 05 e 10 de setembro, em referência à campanha (outras localidades devem ser confirmadas em breve).

De 01 a 26 de setembro, acontece a Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística, que tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas em toda a comunidade. Pessoas de todo o Brasil poderão participar, as inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link www.unidospelavida.org.br/corrida2020.

Além de campanha em vídeo, spot para rádio e outdoor, durante todo o mês, as redes sociais do Instituto Unidos pela Vida trarão histórias inspiradoras sobre como, mesmo em situações de restrições como as que todos vivem neste momento, é possível aprender e evoluir.

Haverá ainda a série online "Setembro Roxo Ao Vivo", com: Conversa com a Vero (Verônica Stasiak Bednarczuk, diretora geral do Unidos pela Vida); Papo de Fibra com Rafaeli Dallabrida e Daniele Soares Neves, que vão falar sobre a vida do jovem com fibrose cística; lançamento do mini-documentário Dia de Olga, que mostra um dia na vida de uma criança com a doença e sua mãe; edição especial ao vivo do podcast Conversando sobre Fibrose Cística; e festa de celebração da campanha, com pocket show ao vivo de Marco Mattoli (vocalista da banda Clube do Balanço).

Para os profissionais da saúde, será publicada uma edição especial da Revista Visão Acadêmica, produzida em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 20 artigos inéditos de pesquisadores do Brasil.

O que é a Fibrose Cística?

É uma doença genética, cujas manifestações clínicas resultam da disfunção de uma proteína denominada condutor transmembranar de fibrose cística (CFTR). É recessiva - deve-se herdar um gene do pai e um da mãe, obrigatoriamente - e acomete homens e mulheres na mesma proporção. A secreção do organismo é mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação.

Sintomas mais comuns

Pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, suor mais salgado que o normal, pólipos nasais, baqueteamento digital. Isso não significa que todas as pessoas terão os mesmos sintomas.

Diagnóstico

A triagem começa pelo teste do pezinho, logo que a criança nasce, entre o 3º e 7º dia de vida. Para confirmar ou descartar o diagnóstico, o teste do suor deve ser realizado. É importante ressaltar que o teste do suor pode ser feito em qualquer fase da vida, em crianças, adolescentes, jovens e adultos que apresentem sintomas. O diagnóstico também pode ser feito por meio de exames genéticos.

Tratamento

De modo geral, é composto por fisioterapia respiratória diária, que contempla exercícios para ajudar na expectoração e limpeza do pulmão, evitando assim infecções; atividade física para fortalecimento e aumento da capacidade respiratória; ingestão de medicamentos como enzimas pancreáticas para absorção de gorduras e nutrientes; antibióticos; polivitamínicos; inalação com mucolíticos, que também auxiliam na expectoração e limpeza do pulmão, entre outros. O tratamento deve ser acompanhado por profissional da saúde especializado.

Sobre o Unidos pela Vida: Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística

O Instituto Unidos pela Vida foi fundado em 2011 pela psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos. Sua missão é fortalecer e desenvolver o ecossistema da doença por meio de ações que impactem na melhora da qualidade de vida dos pacientes, familiares e demais envolvidos. Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, foi eleito pelo Instituto Doar, da Rede Filantropia, e do O Mundo que Queremos, como a melhor ONG de Pequeno Porte do Brasil, dentre as 100 melhores do País, e como a melhor prática do Terceiro Setor do Paraná pelo Instituto GRPCOM, além de já ter recebido mais de 25 prêmios que destacam sua transparência e profissionalismo ao longo dos 9 anos de existência.

Mais informações:

Site: www.unidospelavida.org.br

Instagram: www.instagram.com/institutounidospelavida

Facebook: www.facebook.com/unidospelavida

YouTube: www.youtube.com/institutounidospelavidafibrosecistica

CFN regulamenta a atuação do nutricionista intensivista

O Conselho Federal de Nutricionistas publicou ontem, 31 de agosto, a Resolução nº 663, que regulamenta as atribuições do Nutricionista para garantir a assistência adequada a todos os pacientes internados na UTI.

O presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região, Alexsandro Wosniaki CRN-8 3823 comemora a publicação, segundo ele, um marco histórico na profissão! “Até então o profissional não tinha parâmetros e nem amparo legal para sua atuação, com a resolução as atividades obrigatórias estão descritas, tais como estabelecer e executar protocolos técnicos do serviço, de acordo com a legislação vigente e as diretrizes atuais relacionadas à assistência nutricional”.

A resolução também aponta as atividades complementares e oferece parâmetros para garantir a qualidade do serviço prestado a saúde e recuperação do estado nutricional do paciente: O parâmetro numérico mínimo de referência, ou seja, quantos nutricionistas a unidade deve possuir por leito de UTI.

A nutricionista Sandra Justino, presidente do Departamento de Nutrição da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB, afirma que a terapia intensiva é o maior desafio para o profissional da área. “Estabelecer as prioridades, para a conduta nutricional, frente à complexidade que é clínica do paciente crítico, é um constante desafio na rotina diária. Tudo começa na admissão, na escolha da melhor ferramenta para avaliação do risco e diagnóstico nutricional”.

Justino também destaca sobre a importância do nutricionista na equipe multiprofissional. “A importância é principalmente quanto ao reconhecimento do nutricionista por este trabalho tão importante, que ocorre, com frequência, de forma anônima e com poucas condições. Outra questão importante é que o profissional seja incluído de fato na equipe multiprofissional de forma que possa exercer suas atribuições com qualidade e segurança ao paciente”.

Setembro roxo marca um importante debate sobre a saúde do cérebro

Cerca de 50 milhões de pessoas em todo mundo são portadoras de demência, e segundo dados recentes da Alzheimer´s Disease International, a cada 3 segundos uma pessoa desenvolve demência no mundo.

Setembro é o mês dedicado a falar sobre doenças relacionadas a saúde do cérebro, como depressão e o mal de Alzheimer. Colocar esses assuntos em pauta é afastar o fantasma do negacionismo e desconhecimento, abrindo espaço para o diálogo, otimizando o diagnóstico e o tratamento. Para contribuir com a discussão, o Método Supera estará realizando nesse período uma série de lives gratuitas nas redes sociais do grupo de escolas franqueadas, com especialistas da área médica trazendo a temática “Despertando a Sociedade para a Saúde do cérebro”.

Afinal, a Doença de Alzheimer é um dos principais desafios globais em termos de saúde, abarcando cerca de 50 milhões de pessoas atualmente nesta condição. Com o envelhecimento da população, esse número deve aumentar consideravelmente. Entretanto, há evidências da existência de fatores de risco para demência, o que mostra que estilo de vida e outras intervenções, como a ginástica para o cérebro, podem ser implementadas de forma eficaz, retardando o início e reduzindo o número futuro de pessoas com demência.

O Adriano Saldanha, diretor franqueado da Supera Ginástica para o Cérebro, engenheiro, que tem se especializado em neurociência, diz que assim como a ginástica para o corpo evita certos problemas e mantém a pessoa em forma, o exercício para o cérebro também é fundamental. “Assim o declínio cognitivo passa a ser mais lento, possibilitando uma vida mais ativa, mesmo na velhice. Por isso, o que a gente defende não é só a postergação do Alzheimer, mas a boa saúde mental para evitar que esse tipo de problema apareça mais cedo do que deveria.”

No fim das contas, o saldo é positivo para toda a família, porque além de ser uma atividade de treino cognitivo, é também um lugar onde as pessoas criam um forte senso de comunidade e pertencimento, se desenvolvendo a partir do cuidado e encantamento. De acordo com Saldanha, os alunos se sentem mais jovens, passam a se relacionar melhor com os familiares e se sentem mais criativos e ativos no trabalho, quando ainda o fazem. O balanço final é de mais atenção e ânimo e menos estresse.

É possível desenvolver um cérebro mais resiliente

Ainda que as doenças neurológicas não tenham cura, é possível desenvolver uma “reserva neurológica”, ou seja, fazer uma ginástica para que o cérebro fique mais resistente a possíveis problemas. E quem explica como isso é possível é Adriano Saldanha, que atende mais de 80 pessoas com mais de 60 anos. “Atividades que estimulam o cérebro, como jogos, desafios e incentivo a memória e concentração, trazem benefícios para a vida das pessoas idosas, tanto para dificultar o aparecimento de doenças quanto para ajudar no cotidiano, fazendo a pessoa ser mais ativa e atenta”, explica. Adriano tem duas escolas da franquia Supera em Curitiba, situada nos bairros Juvevê e Rebouças e diz que eles estão preparados para atender com total segurança as pessoas que quiserem mais informações, presencialmente ou à distância. “Desenvolvemos inúmeras ações para estimular o cérebro e podemos, inclusive, oferecer uma aula grátis, para que as pessoas entendam como é prazeroso e divertido estimular o cérebro e afastar doenças como o Alzheimer”, diz Adriano Saldanha.

Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro

O objetivo da ação é informar sobre todas as particularidades que envolvem a doença de Alzheimer, que já acomete mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Os responsáveis por conduzir os debates são profissionais neurologistas, neuropsicólogos, gerontólogos e gerontologistas.

Os interessados em participar das transmissões, conferir a programação do evento, e ter acesso às gravações das palestras no pós-evento, devem realizar a sua inscrição pelo link: https://mautic.superajuveve.com.br/despertando-a-sociedade-para-a-saude-do-cerebro

A primeira transmissão da série de lives acontecerá no dia 2 de setembro, às 19h30, e terá como tema “Entendendo a Doença de Alzheimer em seus aspectos, seu tratamento e os custos relacionados aos cuidados nas demências”, com Profa. Dra. Jerusa Smid e Profa. Dra. Ceres Ferreti”. Todas as transmissões serão ao vivo e poderão ser assistidas na página do Facebook do Método Supera e em seu canal do Youtube.

Sobre o SUPERA

O Método Supera é uma rede de escolas que promove a prática de exercícios de ginástica para o cérebro que garantem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, entregando performance e qualidade de vida aos alunos. A ginástica cerebral oferecida pelo Método Supera pode e deve ser praticada em todas as idades.

As aulas do Método Supera acontecem uma vez por semana e têm duração de duas horas. Durante o período de aprendizado os alunos desenvolvem atividades lúdicas específicas que estimulam o exercício do cérebro, como dinâmicas que se utilizam de jogos de tabuleiros e cartas, além de livros com exercícios para a mente. A interação estimula o lado cognitivo, psicossocial e de relacionamento dos alunos entre si e com as pessoas.

Hospital Erastinho inaugurado em 1º de setembro

Hospital Erastinho inaugurado em 1º de setembro
Cerimônia apresentou a estrutura do primeiro hospital oncopediátrico do Sul do Brasil transmissão ao vivo

Depois de um ano e meio de obras e de uma série de campanhas de intenso engajamento da sociedade para a construção, o martelo final foi batido: o Erastinho já tem data de inauguração. Será no próximo dia 1º de setembro. Idealizado pelo Hospital Erasto Gaertner, o primeiro hospital oncopediátrico do Sul do Brasil vai atender exclusivamente crianças e adolescentes com câncer, oferecendo toda a estrutura necessária para prestar os melhores serviços em 4.800 metros quadrados, num ambiente moderno e humanizado, com tratamento especializado e multiprofissional.

Para a inauguração, a organização optou por uma transmissão ao vivo nos canais do Hospital Erastinho e Hospital Erasto Gaertner. Assim, toda a sociedade poderá marcar a sua presença virtual e sentir-se no local mesmo em tempos de pandemia. É mais uma medida de segurança adotada pela direção para evitar o contágio do novo coronavírus.

“É uma grande felicidade para toda a família Erastiana. Ver esse projeto, que abracei como uma meta pessoal, concretizado, traz muita emoção. Foram diversas pessoas envolvidas, gente de todo o Brasil. Tudo pelo Erastinho. E por essas pessoas, que não poderão acompanhar de perto a inauguração, devido às medidas de segurança que a pandemia nos impõe, faremos uma transmissão ao vivo de alta qualidade, porque quero que todos se sintam aqui conosco”, diz Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner

A capacidade anual da nova unidade será de até 17 mil consultas, 500 cirurgias e mais de 85 mil procedimentos. O complexo terá 43 leitos de internamento privativos e semiprivativos, recepção, lobby, atendimento ambulatorial, hospital-dia, centro cirúrgico e alas de internação (clínica, cirúrgica, TMO e UTI)

Crianças e adolescentes que hoje são atendidos na Ala Pediátrica do Hospital Erasto Gaertner passarão a ter, com a abertura, um espaço exclusivo, evitando totalmente o contato com pacientes adultos, que muitas vezes sofrem, como consequência do tratamento, alterações corporais de impacto negativo.

“No Paraná esperamos registrar 600 novos casos de câncer em crianças e adolescentes por ano. Com o Erastinho, estaremos preparados para atender pelo menos 50% desse número de pacientes que serão diagnosticados. Com certeza o Erastinho está vindo para contribuir, e muito, com a melhoria do atendimento e do tratamento de crianças e adolescentes no nosso estado e de todo o Brasil”, afirma Mara Albonei Pianovski, diretora do Hospital Erastinho e atual chefe do Departamento de Pediatria do Hospital Erasto Gaertner.

Mobilização que fez a diferença

O Erastinho é resultado de muito afinco, mobilização e dedicação. O projeto foi lançado em 2015 e contou com o apoio massivo da sociedade civil e de parceria entre os diferentes Poderes.

O projeto completo, e finalizado, custou R$ 30 milhões. Deste valor, R$ 22 milhões foram investidos na construção do Hospital através de um convênio firmado com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que destinou, ao todo, cerca de R$ 11 milhões. O restante do valor necessário para a conclusão da obra foi captado pelo Hospital Erasto Gaertner junto à sociedade civil através de eventos, projetos e doações espontâneas.

Para mobiliar e equipar o Hospital Erastinho, a participação do poder público novamente fez a diferença: foram R$ 8 milhões destinados pela Sesa, sob a liderança do Secretário Beto Preto, juntamente com a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Com o apoio dos deputados Ademar Luiz Traiano, Alexandre Khury, Luiz Cláudio Romanelli, Homero Marchese, Fernando Francischini, Subtenente Everton e Rubens Recalcatti foi possível garantir o investimento necessário para a fase final do projeto. No âmbito federal, a instituição contou com a colaboração dos deputados Ney Leprevost, Pedro Lupion e Leandre Dal Ponte.

Hospital sustentável
A cada intervenção, a obra do Erastinho respeitou os parâmetros internacionais de sustentabilidade e de promoção da saúde, dentro do conceito Green Hospital. Construído pela RAC Engenharia, empresa vencedora da licitação pública, o hospital desponta como a primeira instituição brasileira a conquistar, simultaneamente, as certificações LEED for Healthcare e WELL Building Certification.

São os selos que atestam o menor impacto ambiental nos serviços e a possibilidade de otimizar recursos na operação do edifício, visando a práticas sustentáveis. “Os padrões por trás do WELL foram o resultado de sete anos de pesquisa envolvendo cientistas, médicos e arquitetos”, pontua Ricardo Luiz Cansian, presidente da RAC.

Projetado pela arquiteta Adriana Sarneli, o Erastinho teve como pilares do partido arquitetônico adotado, uma volumetria dinâmica e um paisagismo orgânico. “Isso expressa o caráter lúdico do projeto e um espaço acolhedor, o que transforma a ida ao hospital em um momento associado ao alívio da ansiedade e da dor,” explica Sarneli.

As chancelas poderão alçar o Hospital Erastinho à condição de único do país a contar com a inédita dupla certificação internacional, um lastro de excelência no uso das edificações para a promoção da saúde e da redução de impacto no meio ambiente.

“A partir do momento que se faz um diagnóstico de câncer, são muitas as variáveis que têm de ser contempladas. Não é simplesmente tirar sangue, fazer uma quimioterapia, dar um comprimido, fazer uma cirurgia. Existe uma desestruturação emocional e social. Então, um ambiente como este, do Erastinho, vai permitir que essas crianças encontrem conforto, tranquilidade e paz para enfrentar todos os desafios do tratamento. Uma estrutura como essa prima pelo amor à vida, para onde a gente olha, a gente vê sinal de alegria, de vida, de natureza. Obviamente, ser tratado em um ambiente como esse vai fazer com que o resultado seja melhor, as energias poderão ser canalizadas para o tratamento. E isso integra a família toda, todo o grupo de colaboradores, a equipe multiprofissional. É benefício para todo mundo”, conclui Mara Albonei.

INAUGURAÇÃO HOSPITAL ERASTINHO
DATA: 1º de setembro de 2020
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Hospital Erastinho
ESTRUTURA DO EVENTO: Transmissão ao vivo - Live - pelos canais oficiais do Hospital Erasto Gaertner e Hospital Erastinho.

Durante live “Barretos Pra Sempre”, Helô Palácio é eleita “Melhor do Brasil”, por Felipe Araújo

A assadora quebrou paradigmas e chamou atenção pela elegância ao assumir o comando da brasa, na maior transmissão ao vivo do mundo

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=177324&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%2540SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%40SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2

Créditos: Mateus Rios

Neste sábado (29), Helô Palácio, assadora, parrilera e especialista na cozinha argentina, ganhou destaque, mais uma vez, ao ser escolhida para realizar o churrasco do grande show virtual “Barretos Pra Sempre”. Com espaço reservado no palco, ela esbanjou experiência e talento, sendo intitulada pelo cantor Felipe Araújo, como “a melhor do Brasil”. Além de Felipe, Edson, dupla com Hudson, também não poupou elogios a profissional.

“Felipe é sempre querido, já participamos de outros projetos juntos e desde o dia que nos conhecemos temos esta relação de respeito e admiração mutua. Na minha opinião, ele é um dos maiores cantores da atualidade, ele é muito talentoso e com tamanha simpatia, o mundo é pequeno pra ele.”, afirma Helô.

Mas não foi só pelo churrasco que Helô chamou atenção, uma festa tão grandiosa como esta merecia uma produção alto nível e assim ela fez. Cabelo, maquiagem, bota produzida especialmente para a ocasião e o mais importante, empoderamento feminino.

Com sua representatividade e importante papel, ela encantou aos internautas, recebendo milhares de menções em suas redes sociais, nas quais, na maior parte, mulheres a apontaram como inspiração.

“Eu não esperava tanto carinho, fico muito feliz em abrir portas com o meu trabalho. A mulher pode estar e ser o que ela quiser, basta acreditarmos no nosso potencial, nos especializarmos e irmos em frente, nada pode ir contra alguém que sabe realmente o que está fazendo e para o que veio.”, finaliza.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=177324&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%2540SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%40SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.3

Créditos: Mateus Rios

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=177324&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%2540SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%40SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.4

Créditos: Mateus Rios

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=177324&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%2540SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CSC1P152MB041460D188A04A40FBB98E4BF52E0%40SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.5

Créditos: Mateus Rios

Setembro Amarelo: “Em meio a pandemia, nunca esta campanha de prevenção ao suicídio se tornou tão necessária,” diz profissional da saúde

O neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu dá dicas para pacientes com depressão.

Estamos no 'Setembro Amarelo', e nunca na história este tema se tornou tão relevante como no momento de pandemia que vivemos. A campanha iniciada em 2015 no Brasil escolheu o mês de setembro para que possamos nos conscientizar e ajudar contribuindo com a prevenção, assim é possível evitar que a depressão leve ao suicídio.

Após relatos de suicídios relacionado com o coronavírus e o confinamento a ele associada, o neurocientista, psicanalista, membro da Mensa e especialista em estudos da mente humana, Fabiano de Abreu, foi contactado. Após ter confirmado que o número de casos de depressão se acentuou com esta crise psicológica da pandemia, o pesquisador logo concentrou-se em pesquisas e análises para avaliar o que ele já previa ocorrer.

“Eu já temia a possibilidade de que pessoas com depressão e/ou ansiedade potencializada, no confinamento, sendo bombardeadas com notícias ruins e a má utilização da ansiedade, poderiam piorar o quadro depressivo ou chegar nele; e ter um aumento no número de suicídios. Tomando ciência do ocorrido, reuni o meu grupo de pesquisa para tentarmos contribuir de alguma maneira para que isso não eleve mais ainda o número de mortos por causa do coronavírus, seja diretamente ou indiretamente.

Pessoas com uma ansiedade potencializada e contínua podem entrar em depressão, e pessoas em depressão têm maior risco de suicídio. O risco é maior na vigência da doença e de comorbidades. Estamos imersos num cenário de incertezas e elas geram medos e angústias. É importante cuidar do equilíbrio emocional a fim de evitar ações definitivas para problemas transitórios. O suicídio não é solução; e sim mais um problema de saúde pública a ser tratado."

Fabiano encontra dificuldades em aprofundar a sua pesquisa no Brasil devido a burocracia para fazer pesquisas no país, mas como vive também em Portugal, aproveitou a maior facilidade em pesquisas na Europa para chegar às suas conclusões.

Sou registrado na ‘Plataforma Brasil’ onde preciso protocolar uma simples pesquisa e o procedimento é lento e burocrático e eu tenho pressa já que cada dia perdido podem significar vidas perdidas por falta de auxílio. Em Portugal, profissionais da saúde podem fazer pesquisas de forma independente assinando embaixo a responsabilidade. Minha pesquisa foi baseada em entrevistas com psicólogos membros do meu centro de pesquisas, também com base no Instituto Gaio, membro da Unesco onde fiz o meu mestrado em psicanálise e atendo pacientes sem condições financeiras de pagar tratamento, e com base na pesquisa que fiz em Portugal com portugueses e brasileiros que vivem no país. “

“Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico", diz o psicanalista.

Seguem as dicas do profissional para observar o caso mais próximo e tentar ajudar

Em momento de reclusão e isolamento social, por conta do cenário mundial - Pandemia de Coronavírus - se você é portador da doença “Depressão”, observe algumas questões “preventivas” bastante pertinentes:

Mantenha o seu tratamento psicoterápico via on-line, a grande maioria dos profissionais estão a trabalhar nessa modalidade.
Se faz uso de medicação, siga corretamente a prescrição médica. Não aumente a dosagem, nem faça desmame por conta própria.
Se a sua medicação está a findar, entre em contato com o seu Psiquiatra, todos estão a trabalhar sob novos protocolos.
Mantenha-se informado somente por vias sérias e éticas de notícias. Evite “Fake News”.
Trabalhe a sua respiração através da meditação. A respiração consciente e ritmada, mantém a homeostase do corpo.
Durma bem, o sono fisiológico possibilita uma “psicoprofilaxia”, filtragem e limpeza de metabólitos cerebrais.
Mantenha uma alimentação equilibrada. Alimentos funcionais, menos processados e coloridos. “Descasque mais e desembrulhe menos”
Beba água, mantenha-se hidratado para o melhor funcionamento de todo o sistema de filtragem e eliminação, mantendo o organismo em bom funcionamento.
Use a criatividade e o espaço possível para uma atividade física que goste.
Evite excesso de álcool, evite drogas. Mantenha-se lúcido.
Mantenha a rotina, isso faz com que você continue orientado no tempo.
Desenvolva um plano, e faça um planejamento para realizar uma “comemoração” quando tudo isso passar.
Traga para sua mente bons pensamentos e boas emoções. O que nós pensamos nós sentimos.
Pense coisas boas!
Sinta-se pertencendo a um grupo, o sentimento de pertença traz-nos importância.
Faça chamadas de vídeo ou mesmo videoconferência para reunir os amigos.
Não falta tempo, por isso organize a casa, os armários, leia os livros que guardou na estante, assista aos filmes e as séries que queria e não tinha “tempo”.
Descubra um talento oculto, e trabalhe-o como uma TO - Terapia Ocupacional: Escrever, desenhar, pintar, esculpir, cozinhar, bordar…

Para casos mais graves em que tenha ocorrido uma tentativa ou pensamentos de suicídio, trabalhe na “redução de danos”, seguindo orientações básicas:

Seja presente de forma integral na vida do sujeito portador do transtorno - depressão.
Aproxime-se de pessoas que estão em sofrimento emocional/psicológico.
Ofereça conversa com escuta de qualidade.
Conduza a conversa até perceber que a pessoa está segura e confiando em si.
Pergunte abertamente se ela já pensou na própria morte.
Com o terreno preparado, pergunte se ela já pensou em tirar a própria vida.
Pergunte que método ela escolheria e por que seria assim?
Deixe-a falar, chorar, contar todo o seu plano.
Após tomar conhecimento da idealização e do planeamento, mostra-se solidário.
Compreenda “sem julgar”, a partir daí ofereça um “pacto ou um contrato de preservação” à vida.
O desafio e a confissão trazem alívio. Deixando a pessoa com o recurso de procurar ajuda naquele confidente ou num grupo de ajuda.
Quando nos esvaziamos desse sentimento de angústia e desesperança, começamos a valorizar a vida.
Ter alguém que guarda o nosso segredo conecta-nos a um outro ser. Esse sentimento de confiança forma um elo e traz motivação para superar o momento.
Ter ciência do plano e do planeamento para a execução, podendo tirar da pessoa a ferramenta que ela utilizaria.
Recolha a medicação, retire o que puder ser feito de corda, lâminas cortantes, e não deixe a pessoa sozinha.
A presença traz a companhia e inibe a tentativa de atentar contra a própria vida.

Fabiano de Abreu - Neurofilósofo - neurocientista, neuropsicólogo, neuropsicanalista, neuroplasticista, psicanalista, psicopedagogo, jornalista, filósofo, nutricionista clínico, poeta e empresário.

Registro e currículo como pesquisador: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558

Créditos de: Divulgação / MF Press Global
Para entrevistas e dúvidas eu respondo no whatsapp +351 939 895 966 / +55 21 999 989 695

Orquestra Sinfônica do Paraná e BRDE apresentam homenagem aos trabalhadores do campo

Os músicos da OSP apresentam O Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento, no concerto virtual desta semana

O mês de setembro começa com concerto virtual na Orquestra Sinfônica do Paraná. A obra, que será apresentada nesta terça-feira (1) nas redes sociais, será O Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento. Os músicos da OSP gravaram cada uma de suas partes em suas próprias casas. A regência, também remota, é do maestro-titular Stefan Geiger. O vídeo teve a realização do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o apoio do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná.

Os concertos virtuais da Orquestra Sinfônica do Paraná são um sucesso de público desde o mês de março. O primeiro da série foi O Trenzinho do Caipira, seguido por Carinhoso, uma homenagem aos profissionais de saúde, Parabéns pra Você, em comemoração ao aniversário da OSP e O Bêbado e a Equilibrista, em homenagem a Aldir Blanc.

Os homenageados do novo concerto são os trabalhadores do campo. O Estado do Paraná, assim como todo o Brasil, deve grande parte do seu crescimento econômico às famílias agrícolas. Assim como os profissionais da saúde, os trabalhadores do campo também merecem reconhecimento por manterem o país funcionando mesmo em tempos de crise.

O BRDE é agente financeiro repassador de recursos do Plano Safra viabilizando crédito ao setor agrícola paranaense há 59 anos. O Paraná vai receber R$ 460 milhões por meio do Sistema Paranaense de Fomento, valor que será integralmente destinado a financiar a próxima safra. Este projeto visa aproximar a marca do banco com o pequeno agricultor, consolidando o BRDE como banco do Agricultor.

O concerto virtual O Cio da Terra contou com o apoio do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura e Governo do Estado do Paraná. A realização é do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

O Cio da Terra
Estreia terça-feira, 01/09, às 18h
Onde assistir:
www.facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana
www.instagram.com/orquestrasinfonicaparana
www.youtube.com/c/OrquestraSinfonicaDoParana
O vídeo também estará disponível nas redes sociais do BRDE e do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná.
==============================================

Semana do Brasil: Shopping Mueller participa da campanha nacional do varejo

Entre os dias 3 e 13 de setembro, as lojas oferecem ofertas e promoções exclusivas

A partir desta quinta-feira (3), o varejo brasileiro estará engajado na Semana do Brasil, com ofertas e promoções exclusivas para seus clientes. E as lojas do Shopping Mueller prepararam grandes oportunidades de compras válidas até o dia 13 de setembro.

As lojas participantes estarão sinalizadas com adesivos nas vitrines e etiquetas de preços, desenvolvidos exclusivamente para a ação. "O movimento - que surgiu em 2019, une o poder público e a iniciativa privada para movimentar a economia do país. E essa será a primeira data do varejo com apelo promocional, após a reabertura do comércio na cidade", relata o coordenador de marketing, Ciro Gonçalves, destacando a importância da ação para os lojistas.

E para os clientes que querem conhecer as principais promoções das lojas, o Shopping Mueller apresentará, diariamente, as ofertas em suas redes sociais. A divulgação acontece pelo Instagram, em @muellerCWB, ou no Facebook, através do endereço virtual facebook.com/muellercwb.

Compre também pelo delivery ou drive thru

Os lojistas do Shopping Mueller continuam atendendo pelos serviços de delivery e drive thru, para os clientes que preferem receber a compra no conforto da sua casa ou sem sair do carro no estacionamento. Para isso, basta entrar em contato com o vendedor e programar a entrega. O telefone de todas as lojas do Mueller está no site www.shoppingmueller.com.br.

SERVIÇO:
Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)
Telefone: 41 3074-1000
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba
Instagram: @muellercwb

Cúrcuma e sálvia são estudadas em pesquisa da UFPR como possíveis opções fitoterápicas contra a covid-19

Estudo é interdisciplinas e vai envolver também a inovação da nanotecnologia

Uma pesquisa realizada na UFPR vai investigar produtos e inovações terapêuticas naturais para propor o uso de quatro fitoterápicos do Sistema Único de Saúde (SUS) como opções para tratamento e enfrentamento da covid-19 e de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). O estudo utilizará formulações terapêuticas produzidas com nanotecnologia e teve início com duas espécies medicinais: Curcuma longa e Salvia officinalis L.

A professora Juliana Bello Baron Maurer, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e do Núcleo Paranaense de Pesquisa Científica e Educacional de Plantas Medicinais (NUPPLAMED) é uma das líderes da equipe, que é interdisciplinar. De acordo com ela, as plantas medicinais investigadas ao longo da pesquisa fazem parte das 54 espécies disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A seleção foi feita a partir dos dados da literatura que apontavam para propriedades antivirais das plantas. ” As plantas medicinais e os produtos naturais, representam uma fonte imensa para a descoberta de novas drogas, que podem ser utilizadas como tratamento complementar aos convencionais”, explica a professora.Ela explica que os compostos sintéticos antivirais perdem sua eficiência pelo rápido aparecimento à resistência, custo elevado e também pelos efeitos secundários relacionados com a terapia medicamentosa. Como os fitoterápicos são uma mistura de constituintes, o que se chama de fitocomplexo, podem apresentar propriedades diferentes, sendo capazes de contribuir com o tratamento.

Além da ação antiviral que se espera no combate à covid-19, os fitocomplexos também são capazes de ter ação anti-inflamatória, imunomoduladora e antimicrobiana, entre outras. “Como são muitas moléculas, a chance de apresentarem mais de uma propriedade é grande”, resume Juliana. Por isso, mesmo em fase inicial as expectativas para a pesquisa são otimistas. “Estes compostos também poderiam atuar nas comorbidades e na síndrome respiratória grave”, sugere.

A investigação está, neste momento, em sua primeira etapa, que consiste justamente na caracterização química e padronização de formas terapêuticas dos fitocompostos. Depois disso, passa-se à fase de desenvolvimento e caracterização de formulações terapêuticas com nanotecnologia, seguidos dos ensaios pré-clínicos in vitro, que não exigem testes em humanos.

A nanotecnologia é um dos recursos de inovação do projeto e pode potencializar a ação do fitoterápico, pois trabalha com unidades moleculares e pode dar mais precisão às formulações. “Já há resultados de estudos recentemente publicados que mostram que os fitocomplexos são mais eficientes com formulações de nanotecnologia”, diz. “Como muitas vezes a forma como se ingere o fitoterápico não é tão eficiente, a proposta é testar também o desenvolvimento de uma formulação”, explica.

Além da sálvia e da cúrcuma, que já começaram a ser estudadas, outras espécies também serão estudadas, como Mentha x piperita L. e Trifolium pratense L. Fazem parte da equipe o professor Marcelo Molento, do departamento de Ciências Veterinárias, a doutoranda Camila Peitz, a professora Selma Faria Zawadzki-Baggio, do departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, além de parceiros dos departamentos de Patologia e Farmácia, do Instituto Federal Catarinense (IFC) e da Epagri (SC).

Links:
Opção de imagem para download gratuito: https://pixabay.com/pt/photos/s%C3%A1lvia-salvia-flores-roxas-erva-3520814/
Texto no portal: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/curcuma-e-salvia-sao-estudadas-em-pesquisa-da-ufpr-como-possiveis-opcoes-fitoterapicas-contra-a-covid-19/