Laboratório da UFPR oferece testes gratuitos a consumidores de todo Brasil para identificar álcool gel falsificado durante pandemia

Amostras podem ser entregues pessoalmente em Curitiba ou enviadas por correio; resultado da espectometria sai em minutos e serve para orientar sobre sanitizantes

26545_alcool70_25_7599178336555562112.jpg
A pandemia elevou a procura por sanitizantes à base de álcool gel no Brasil em mais de seis vezes ainda no início da pandemia de Covid-19, em março, o que aponta mudança de hábitos dos brasileiros devido ao novo coronavírus. A escolha do produto também ficou mais difícil: o abrandamento nas regras de registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suprir a demanda fez aumentar a quantidade de marcas nas prateleiras. Como agravante, o consumidor que desconfia da qualidade do álcool gel que está em mãos para combater o coronavírus tem um problema pela frente.

“É extremamente difícil saber se uma amostra de álcool gel contém realmente 70% de álcool etílico ou qualquer outra porcentagem sem análise laboratorial, porque as características físicas, como a consistência e o odor, são as mesmas”, explica o professor Andersson Barison, do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Isso explica a utilidade do serviço de testagem gratuito que o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), do departamento, tem disponibilizado à sociedade.

O serviço de análise de álcool gel começou para apoiar as polícias Civil e Federal, que apuram casos de fraudes nessa indústria, e desde agosto foi aberto à comunidade em geral (pessoas físicas e pequenas empresas) de forma gratuita.

Para solicitar a análise, basta entregar entrar em contato através do e-mail alcoolgel@c3sl.ufpr.br e levar uma amostra do produto à guarita do Centro Politécnico da UFPR (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas). Quem não reside em Curitiba pode enviar amostra pelo correio — apenas um mililitro é suficiente para o teste --, informando dados pessoais e de contato. O resultado é encaminhado por e-mail.

Análise rápida

Em média, o laboratório tem recebido de 10 a 15 amostras por semana. Segundo a professora Caroline D’Oca, também do Departamento de Química, a análise realizada no equipamento, chamado espectômetro de ressonância magnética nuclear, leva cerca de dois minutos. O espectômetro é capaz de identificar de forma precisa a formulação química de compostos orgânicos por meio das propriedades magnéticas dos átomos dos elementos químicos.

É preciso, porém, prestar atenção ao aspecto orientativo do serviço, diz Caroline. “As análises não têm valor jurídico e guardam o sigilo das marcas. O nosso único objetivo é deixar o consumidor mais seguro com relação ao que está utilizando, seja no restaurante, na escola, no ambiente público, numa clínica ou numa farmácia. Assim damos retorno à sociedade pelo investimento feito na universidade, oferecendo um serviço público gratuito, para contribuir com esse momento tão delicado que todos estamos passando”, explica.

Ela ressalta que o percentual de fraudes nas amostras entregues pela comunidade tem sido baixo. Mas já houve casos de produtos com quantidades muito baixa de álcool etílico, não apropriados para uso sanitizante. “A gente encontrou amostras de álcool gel produzido de forma inadequada, em fundo de quintal. O álcool utilizava produtos de partida que não são adequados para uso farmacêutico, por exemplo, o álcool combustível”, conta.

A incerteza acaba sendo um fator que interfere não apenas individualmente, mas na saúde pública. ”A pessoa que usa um álcool gel falsificado tem a falsa impressão de estar protegida contra o vírus, quando na verdade está somente ajudando a disseminar ainda mais o vírus”, diz Barison.

Pesquisas

A experiência do Laboratório de RMN na análise de álcool gel também será usada em uma pesquisa no Departamento de Química da UFPR. O objetivo é desenvolver um método de análise da qualidade do produto que não seja vulnerável a alterações na composição dos produtos em caso de escassez de matérias-primas no mercado, por exemplo. Segundo Barison, que orienta a pesquisadora Maria de Fátima Costa Santos, além de mais aplicável, o método terá custo zero e poderá beneficiar indústria e governo. “É uma metodologia absoluta, sem erro. Além disso as análises são muito rápidas permitindo analisar diversas amostras por dia”, afirma ele.

Outro projeto dos pesquisadores é desenvolver um dispositivo de RMN portátil que permite averiguar a qualidade de álcool gel diretamente nos pontos de venda. O dispositivo atenderia a uma procura real dos consumidores, bem como agilizaria o controle de qualidade pelo produtor. “Estamos buscando recursos financeiros para esse projeto”, conta Barison, que atua no desenvolvimento de métodos de controle de qualidade usando a ferramenta de RMN há mais de 15 anos.

Centro de Ciências Forenses

Paralelamente a isso, o Laboratório de RMN fornece apoio aos peritos da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Federal. O Laboratório de RMN é integrante do Centro de Ciências Forenses da UFPR, inaugurado em maio pelo Setor de Ciências Exatas da UFPR. Trata-se de um grupo multidisciplinar que atua em parceria com órgãos de segurança pública e controle na elaboração de estudos e nas ofertas de serviços e de apoio em geral. A meta é fortalecer a ciência forense no Brasil.

No caso do álcool gel, o apoio mais constante do laboratório tem sido em relação às denúncias de fraude investigadas pela Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon), por meio da Polícia Científica do Paraná. Já foram avaliadas mais de dez amostras relativas a essas denúncias no Estado.

Já o suporte do Laboratório de RMN da UFPR à Polícia Federal ocorre há cerca de quatro anos e se estende a outras operações, como a análise de drogas. “Essas amostras, após confirmação, permanecem como material de referência para a gente utilizar em apreensões futuras”, explica o perito Ricardo Mascarenhas.

No fim de abril, a PF solicitou ao laboratório a análise de amostras de álcool gel apreendidas em uma operação que tratava de fornecedores da União, daí a competência da instituição federal. Foram entregues 15 amostras de cerca de 3,1 mil litros de álcool gel apreendidos.

Por que 70?

O álcool gel capaz de destruir o novo coronavírus, prevenindo contra a Covid-19, tem uma proporção delicada a ser seguida: 70% de álcool etílico (etanol) para 30% de água e eventuais substâncias emolientes, o chamado “álcool 70”. Segundo a Anvisa, concentrações menores ou maiores de álcool não são efetivas em destruir o vírus, seja pela falta da substância ativa ou porque ela, sem água suficiente, evapora antes de agir. O processo de evaporação explica por que o álcool gel é mais eficaz do que o álcool líquido contra o novo coronavírus.

A agência recomenda que consumidores em dúvida busquem saber se o produto é registrado pelo governo federal. A busca pode ser feita no site da agência, em "consultas" e, depois, em "consultas genéricas".

Além de potencialmente não proteger contra o vírus, o álcool gel falsificado apresenta risco à saúde, uma vez que pode apresentar contaminantes que não devem entrar em contato com a pele e nem serem aspirados ao evaporarem, por exemplo. O risco é maior quando crianças são atingidas. Segundo a Anvisa, o número de registros de intoxicação infantil por álcool de janeiro a abril deste ano foi dez vezes maior do que a média dos anos anteriores.

LINKS

Matéria no Portal da UFPR: https://bit.ly/3kmJ9F3
Fotos de divulgação: https://bit.ly/2QQM9g9 (crédito: Marcos Solivan/Sucom-UFPR)

Áudios de divulgação: https://bit.ly/2YSyolS

Legenda da foto: (Laboratório no Departamento de Química da UFPR, em Curitiba, tem recebido de dez a 15 amostras por semana de álcool gel para análise da qualidade. Na foto, amostra sendo preparada para o exame. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR)

Rock in pandemia está no ar: série documental fala sobre os desafios da música durante a quarentena

No episódio X de ‘A tirania da minúscula coroa: Covid-19’, músicos contam como tiveram de se reinventar para buscar alternativas de renda com a impossibilidade de se apresentarem ao vivo
Tercio David Braga
São Paulo, 15 de setembro de 2020. A equipe de produção da Via d'Idea concluiu a montagem do episódio X da documental ‘A tirania da minúscula coroa: Covid-19’, que conta a história sobre como a pandemia e a quarenta atingiram em cheio o rock e, com turnês suspensas por tempo indeterminado, a rotina dos músicos mudou completamente. O capítulo traz depoimentos de nomes importantes do cenário brasileiro do rock n'roll. O novo episódio teve como orientador o jornalista Charley Gima, editor-chefe do Blog FuteRock, que trabalhou em conjunto na construção da narrativa. O vídeo completo está no link:
De acordo com Charley Gima, o mercado de entretenimento e o da música foram muito abalados pela pandemia do Covid-19. O setor de shows foi o primeiro a parar e, consequentemente, deve ser um dos últimos a voltar. Os músicos e bandas de Rock sentiram este efeito devastador em suas vidas e tiveram que se adaptar aos novos tempos, seja realizando lives, tocando covers em collabs ou criando novas músicas.
“A mídia especializada que cobre os lançamentos e os shows de rock também tiveram que ser muito criativos, pois os assuntos tornaram-se escassos. Por incrível que pareça, gravadoras especializadas encararam bem este momento, pois a venda online continuou e muitos fãs aproveitaram para garimpar os discos que faltavam em suas coleções”, conta Gima. “As produtoras, casas de shows e seus funcionários, terceirizados ou não, também sofrem com a escassez de shows, criando uma bola de neve econômico nunca antes visto no setor!
O ano de 2020 pode ser considerado um 'ano morto' para os artistas e produtoras, mas vamos pensar positivo e aprender com está situação, entender que fãs e artistas estão juntos na luta pela sobrevivência e ávidos pela vacina contra o coronavírus”, completa.
O documentário ouviu Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, Felipe Andreoli, baixista do Angra, Karma e Almah, Alírio Netto, vocalista do Shaman e Queen Extravaganz, Luis Mariutti, baixista do Shaman, Marcello Pompeu, vocalista do Korzus, Eduardo Parras, vocalista do Armored Dawn e dono da Prevent Senior, Aquiles Priester, baterista conhecido pelo seu trabalho no Angra, Freakeys, Hangar, Noturnall e W.A.S.P, Guilherme Rujão - guitarrista da banda inglesa Los Pepes (London-UK), Sílvio Golfetti, ex-guitarrista do Korzus e atual CEO da gravadora Voice Music e da loja virtual Black Rock, Guilherme 'Ziggy' Mendonça - guitarrista de Made in Brazil, Corazones Muertos, Screw’d, Zé Luís ‘Heavy’ Carrato - engenheiro de som e gravações, Felipe Machado, do Viper, Pedro Kaluf, técnico de som, Caio Bertti produtor musical do Korzus, empresário e integrante do movimento passeata com cases, daqueles que vivem dos shows.
Gustavo Girotto, diretor-geral da série, destaca que a passeata dos profissionais da área técnica de eventos, conhecidos nos bastidores como "graxa", levando os cases que usam para trabalhar em protesto em frente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), acendeu ainda mais a discussão do episódio. “Como fã e frequentador de shows de rock, esse era um capítulo que estava sendo trabalhado há algum tempo. As aglomerações, parte indissociável dos espetáculos, agora passaram a ser sinônimo de risco à vida. Buscamos acompanhar os bastidores dos profissionais que vivem desta importante indústria nacional, que emprega e movimenta milhares de pessoas”, destacou Girotto, mencionado que o objetivo foi “tentar captar esse período também de introspecção dos músicos”.
Para Juliano Sartori, diretor de produção, e Ricardo Sartori, diretor de arte, o Brasil prometia muito aos fãs brasileiros do bom, do velho e do novo rock n'roll esse ano. “A agenda estava movimentada e, do dia para noite, o cenário mudou. Para não desamparar os admiradores, artistas decidiram levar sua arte para o mundo virtual, se aventurando em lives ou streaming de performances. Tentamos captar esse momento – até como proposta editorial do documentário – e esse que é um dos capítulos mais ricos em termos de imagem e edição”, destacam Sartoris.
Por fim, com edição de Via d’Ideia, trabalho jornalístico de Gustavo Girotto, com colaboração jornalística de Tercio David Braga e orientação de Adalberto Piotto – o episódio X, que conta com a mentoria de Charley Gima – “A tirania da minúscula coroa: Covid-19” já pode ser visto no
Ficha Técnica:
“A tirania da minúscula coroa: Covid-19”.
Título – série documental
Gustavo Girotto
Direção geral / Entrevistas
Ricardo Sartori
Diretor de arte
Juliano Sartori
Diretor de produção
Adalberto Piotto
Orientação/mentoria
Tercio David Braga
Estruturação de temas/Divulgação
Nana Santiago
Redes Sociais/Estratégia
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/atiraniadaminusculacoroa
Instagram: @atiraniadaminusculacoroa
Twitter: @seriecovid19
Informações: Gustavo Girotto (11) 9.9602.1317

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Alzheimer (21/09)

LIVRO INFANTIL “OPA” FALA SOBRE ALZHEIMER ATRAVÉS DA RELAÇÃO DE UM INVENTOR COM SUA NETINHA

Será o primeiro lançamento de livro Drive Thru do Brasil. 20% da renda terá como destino as ações do Museu da Vida, da Pastoral da Criança Uma colher com furos para quem precisa comer menos.

Um barco-balão que navega e voa para qualquer lugar do mundo. Estas são algumas das criações do Opa, um inventor que encanta a netinha com suas histórias fantásticas. Porém, pouco a pouco as memórias do avô se confundem. Ele passa a esquecer do passado e a agir diferente.

A neta vai percebendo as características da doença do Opa. O exuberante chapéu cheio de lâmpadas representa o avanço do Alzheimer. A cada acontecimento, uma luz se apaga. “É uma metáfora do que acontece com a memória do personagem”, explica o escritor Adilson Farias. Opa significa avô em alemão, que é a forma como todos chamavam Neri Horn, sogro do artista falecido em 2016, que foi a inspiração do personagem. A criança do livro teve como inspiração a filha de Adilson, que conviveu por dois anos com o avô portador da doença.

O primeiro lançamento de livro Drive Thru do Brasil

Por conta da pandemia e a necessidade de isolamento social, o livro será lançado em esquema Drive Thru, uma iniciativa pioneira no Brasil. Os exemplares podem ser comprados no site da Prosa Nova, onde o cliente pode escolher receber pelos correios ou retirar no local do lançamento com o autógrafo do autor. O evento está marcado para 26 de setembro, sábado, das 15h às 18h. A ação acontecerá no pátio do Museu da Vida, anexo à Pastoral da Criança, no bairro Mercês, na capital paranaense.

A organização do evento montou um esquema obedecendo aos protocolos de segurança e higiene. O autor entregará o exemplar autografado pela janela do carro dos leitores. 20% da renda da ação será destinada para as ações do Museu da Vida. Para a editora do livro e produtora cultural, Celina Fiamoncini Andrioli, “É importante abordamos o assunto do envelhecimento com as crianças de forma lúdica e responsável. Desta forma, podemos ajudar na criação de uma consciência a respeito do tema desde cedo”. www.prosanova.com.br

Este é o primeiro trabalho de Adilson como escritor. Como ilustrador, Adilson tem mais de vinte anos de atuação em editoras brasileiras e estrangeiras. No Brasil, ilustrou textos de autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Pedro Bandeira.

Sobre o projeto
Opa é o terceiro livro publicado pela Editora Prosa Nova como editora. O projeto foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), com o apoio da Copel. Além do livro, a iniciativa contou com uma série de oficinas digitais de ilustração para crianças ministradas por Adilson Farias, além de uma live sobre envelhecimento saudável. 1200 exemplares foram distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas. A versão digital será disponibilizada online e gratuitamente no site da Prosa Nova (www.prosanova.com.br). O site reúne também várias informações sobre o Alzheimer, livros, filmes e outras leituras sobre o tema.

Sobre o Alzheimer
Com o crescimento da população de mais de 60 anos no Brasil, o mal de Alzheimer deve se tornar um problema de saúde pública. Já se contabilizam mais de 20 milhões de casos, conforme dados da Academia Brasileira de Neurologia. Uma doença silenciosa que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, passando para mudanças de comportamento que se agravam a cada dia. A doença começa quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso está errado. A causa exata é desconhecida. “É um envelhecimento doentio que tem fator genético, mas sozinho não se explica”, afirma o professor de geriatria e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, a Abraz, José Mario Tupiná Machado. O Alzheimer é a demência neurodegenerativa mais comum em pessoas de idade, sendo que, como explica o professor, “metade das pessoas com mais de 90 anos tem Alzheimer ou outra demência”.

Serviço
Lançamento do livro Opa, de Adilson Farias.
Editora Prosa Nova www.prosanova.com.br/projetoopa
Data: 26 de setembro de 2020
Horário: das 15h às 18h
Local: Museu da Vida R. Jacarezinho, 1691 - Mercês, Curitiba - PR, 81020-490

Receitas práticas para o dia a dia ajudam criar a motivação necessárias para cuidar do corpo

Faltam poucos dias para a primavera e com ela chaga também as temperaturas mais quentes e os preparativos para o verão. A ideia de grande parte, não apenas mulheres, é de entrar na estação mais querida pelo brasileiro, com o corpo em dia.
Estão sendo meses de isolamento social que fazem com que a ansiedade aumente e o consumo de bebidas e alimentos também seja maior, aliado a falta de exercício físico, compromete a saúde e a estética do corpo.
A personal Vivi Freitas afirma que, com uma alimentação saudável aliada a uma rotina de exercícios físicos, realizados inclusive em casa, é possível chegar no verão com um corpo bem mais bonito. “Nesse período de isolamento, onde alguns ainda estão com o receio de retornar às academias, adaptamos a performance dos exercícios para que sejam realizados em casa, de forma que o aluno saia do sedentarismo, ou aumente a quantidade de exercícios que fazia”, explica.
Além dos exercícios direcionados e dos aulões gratuitos, a personal ainda publica mensagens motivadoras a quem se espelha em sua rotina saudável. Os treinos dividem espaço com as receitas fit e de fácil preparação. “Sou mãe de três, sendo duas filhas ainda bebês. Sei da dificuldade de organizar a casa, trabalhar e ainda se alimentar bem. Receitas práticas para o dia a dia ajudam criar a motivação necessárias para cuidar do corpo”, afirma Vivi Freitas.
Em parceria com a ANZ Suplementos, a personal vem desenvolvendo receitas fáceis, fit e boas para saciar a vontade de comer doces durante o dia, ou ainda substituir a proteína no café da manhã ou lanche da tarde. “O ideal é sempre incluir uma proteína nas refeições e diminuir a quantidade de carboidrato ingerido. No entanto, nem sempre temos vontade de preparar algo, ou ainda incluir o ovo (puro). Por isso opto por receitas que dão sabor, saciam e são de baixa caloria”, explica Vivi.
Para o café da manhã a indicação é a Panqueca de Whey.
Ingredientes
½ xícara de whey protein sabor baunilha da @anz_suplementos
½ xícara de iogurte grego light
3 claras de ovo
1 banana (amassada)
½ xícara de aveia em flocos
Extrato de baunilha a gosto (opcional)
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela. Em uma frigideira antiaderente, untada com óleo de coco ou outro óleo vegetal, adicionar um pouco de massa e deixar até́ borbulhar. Virar para dourar o outro lado. Fazer uma torre com as panquecas. Cobrir com calda Mrs Taste sabor de chocolate com avelã zero açúcar, zero calorias da @anz_suplementos.
O proprietário da ANZ Suplementos, Luiz Renato Annuzzi explica que qualquer pessoa pode consumir o Whey Protein, inclusive as pessoas que não fazem exercícios físicos. “O Whey é indicado para as pessoas com dificuldade para ganhar massa muscular, mas se trata de um suplemento alimentar e não substitui uma refeição”, alerta.
Segundo Annuzzi uma pessoa precisa de 1 a 1,2 gramas de proteína para cada quilo de seu peso total, ou seja, quem pesa 70 quilos deve ingerir entre 70 e 84 gramas do nutriente por dia. “Se a pessoa praticar esporte e a intenção for aumentar a massa muscular, a quantidade pode ser aumentada. Mas vale ressaltar que o Whey Protein pode ser substituído na alimentação por files de frango grelhado, queijo minas ou ovos cozidos”, finaliza.

Autocine show traz evento de rock no modelo drive-in

As bandas mais influentes de Curitiba e região estarão presentes

O Autocine Show está sempre inovando e trazendo conteúdo para todos os gostos, dessa vez quem toma o palco são as bandas de rock mais legais de Curitiba e região. O evento é para quem curte um volume no máximo com muita emoção.

No sábado (26) e domingo (27), o Autocine Show abre o seu palco para 6 bandas de rock do Paraná, entre elas, Motorocker, Relespública, Banda Dr. Smith e DJ Jeison Sal.

Você não pode perder, garanta já o seu ingresso pelo nosso site oficial ou pelo disk ingressos.

E aí, venha cantar e se divertir no Autocine Show. Nós sempre pensando na segurança dos telespectadores, relembramos as normas de utilização: O controle dos carros é feito por QrCode, garantindo zero contato externo, então já esteja com este em mãos na sua chegada, são permitidos até 4 passageiros por carro e o uso de máscaras no local é obrigatório, se precisar falar com alguém do nosso STAFF apenas ligue o pisca alerta e iremos até você.

O Autocine Show possui um sistema de som totalmente inovador e diferenciado, com subwoofers estrategicamente posicionados dos dois lados da pista e sistema de transmissão a rádio FM, assim você não perde nenhum momento.

O nosso endereço você já sabe, ficamos a 5 minutos do Santa Mônica Clube de Campo e Alphaville Pinheiros, na Rua Pedro Zanetti 142.

Serviço: Autocine Show
Cinema drive-in
Endereço: R. Pedro Zanetti 142 - a 5 minutos do Santa Mônica Clube de Campo e Alphaville Pinheiros
Compra dos ingressos: https://www.diskingressos.com.br/
Site www.autocineshowoficial.com.br
Email contato@autocineshowoficial.com.br
Facebook: Autocine Show

“CNN Tonight” estreia série sobre os sete pecados

Durante duas semanas, especial terá colunistas fixos convidados e entrevistados diferentes a cada dia

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=178176&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C009301d68ad5%25240e0d2d20%25242a278760%2524%2540spokesman.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C009301d68ad5%240e0d2d20%242a278760%24%40spokesman.com.br%3E-1.1.3
Gabriela Prioli, Mari Palma, Leandro Karnal e o humorista Bruno Motta

São Paulo, 14 de setembro de 2020 - A partir desta segunda feira (14), o “CNN Tonight” exibe uma série que irá debater e explorar os sete pecados. Com apresentação da advogada e comentarista Gabriela Prioli, da jornalista Mari Palma e do historiador Leandro Karnal, o especial vai abordar, ao longo de oito programas, a soberba, a avareza, a luxúria, a inveja, a gula, a ira e a preguiça. No último programa da série, que vai amarrar a discussão dos assuntos, o tema será a culpa, e como o conceito de pecado se relaciona com ela.

O especial, no ar até o dia 24 de setembro, vai contar com o psicólogo Fred Mattos; a fisioterapeuta especialista em sexualidade Cátia Damasceno; e com o diretor da plataforma CNN Business, Fernando Nakagawa. Eles serão colunistas fixos convidados do programa durante a série.

Durante as duas semanas, exibida de segunda a quinta-feira, às 22h30, após o “Jornal da CNN”, a série também vai receber entrevistados para dialogarem sobre o tema específico de cada programa.

O convidado do programa de estreia, exibido na noite de hoje (14), será o humorista Bruno Motta - um dos mais premiados comediantes da sua geração e fenômeno na internet com mais de 40 milhões de acessos. Com o tema “Soberba” (Orgulho ou Vaidade), ele entra no debate para analisar o pecado associado ao orgulho excessivo, arrogância, vaidade e caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa.

No segundo programa da série especial, que vai ar na próxima terça-feira, dia 15, o "CNN Tonight” recebe o humorista fundador do grupo “Em Pé Na Rede”, roteirista e ator Osmar Campbell. Ele, ao lado de Gabriela Prioli, Mari Palma e Leandro Karnal, apresentadores do programa, e dos colunistas convidados Fred Mattos, Cátia Damasceno e Fernando Nakagawa, vai falar sobre “Avareza”, que reflete no apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.

Na quarta-feira, dia 16, o tema é “Luxúria”, que é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Esse pecado capital também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”. Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade. Para falar sobre o tema, o programa recebe a drag queen Jad Odara.

Na sequência da série especial sobre os sete pecados, o "CNN Tonight” de quinta-feira, dia 17, fala sobre a “Inveja”, o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. Para falar sobre esse pecado, a atração recebe Christian Figueiredo, um dos nomes mais conhecidos do Youtube Brasil, com mais de 11 milhões de inscritos.

A segunda semana da série especial vai falar sobre a “Gula”, na segunda-feira, dia 21; sobre a “Ira”, na terça, dia 22, e vai abordar a “Preguiça” na quarta-feira, dia 23.

No último programa da série, no ar na quinta-feira, dia 24, que vai amarrar a discussão de todos os assuntos, o tema será a ”Culpa” - e como o conceito de pecado se relaciona com ela.

O “CNN Tonight” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 22h30.

Sobre a CNN Brasil

A CNN Brasil é conduzida pelo grupo brasileiro de mídia NovusMídia, conforme acordo de licenciamento de marca estabelecido com a CNN International Commercial (CNNIC), que abrange o acesso a certas propriedades, incluindo conteúdo da CNN International. O canal de notícias 24 horas está disponível desde o dia 15 de março de 2020 para assinantes da TV paga, no canal 577, e também nas plataformas digitais.
www.cnnbrasil.com.br

Fazenda Futuro faz collab inédita com marca sustentável de roupas

xg7R4R3zGbDM3ind0QHESQIfnilaTkABFdt7M_SzIX1KnHKyDAU6oghTR81MfNh28DoWOQ46UTI_JGc-qZkOIWmPIPoBcSarHtNNcmft7UVlH2nnN6RliMedtF7v8X4AJJeNTnA1
Fazenda Futuro faz collab inédita com marca sustentável de roupas

Parceria com a Lab77, peças trazem estampas e frases que expressam o mood da marca pioneira no mercado carnes à base de plantas.

Com foco em apoiar projetos de reflorestamentos na floresta amazônica, 10% das vendas da coleção serão destinadas para a ONG SOS Amazônia.

Moletom FF + LAB.jpg
São Paulo, setembro de 2020 - Em 2019, quando a Fazenda Futuro, primeira foodtech 100% brasileira dedicada à produção de carne à base de plantas, chegou ao mercado, ela tinha um objetivo muito claro: mudar a maneira como o mundo come carne. Isso porque, entre seus valores, está o de que é possível sim se alimentar do que gosta, mas garantindo um impacto muito menor ao meio ambiente. Por isso, constantemente fecha ações com outras marcas que também acreditam e seguem os mesmos valores.

Esse é o caso da collab feita agora com a Lab77, marca de roupas sustentáveis que assina a coleção "Deixe Eles Loucos" como desdobramentos da primeira campanha de posicionamento da Fazenda Futuro. A inspiração para as peças vieram dos próprios elementos da marca como o já característico smile e algumas frases como "Ame Carnes, Coma Plantas" e "Aproveite como se houvesse amanhã", com letterings do designer gráfico Yomar Augusto, além de interpretações de todo esse universo feitas pela equipe da Lab77. São moletons, camisetas, bonés e bolsas desenvolvidos através de práticas de baixo impacto e com materiais sustentáveis.

Para a produção, foram usados apenas materiais naturais, orgânicos ou reciclados, com destaque para as camisetas de algodão sustentável certificado, as camisetas de algodão orgânico nacional, peças com tingimento natural e para as bolsas de lona de algodão reciclado. "As principais peças serão produzidas sob encomenda, o que permite um manejo muito mais eficiente da matéria-prima e uma menor utilização de materiais e insumos", explica Guilherme Pecegueiro, diretor de criação e sócio da Lab77.

S.O.S Amazônia

As 16 peças estão à venda no site da Lab77 e 10% da venda serão revertidos para a ONG SOS Amazônia e seu projeto Faça Florescer Floresta, ação de reflorestamento com espécies nativas de áreas degradadas na Amazônia.

Com quase 200k seguidores nas redes sociais, a Fazenda Futuro criou uma comunidade que compartilha dos ideais de que é possível revolucionar a indústria alimentícia sem causar um impacto negativo ao meio ambiente. "Chamamos de Futuristas todos os seguidores e consumidores da Fazenda Futuro, a coleção criada com a Lab77 foi desenhada com todo o carinho e cuidado, para que essas pessoas que se identificam conosco tenham a opção de mostrar isso para o mundo e também manter seu consumo sustentável nas roupas", conta Mariana Tunis, Head de Marketing da Fazenda Futuro.

Sobre a Fazenda Futuro

Lançada em abril de 2019, a Fazenda Futuro é a primeira foodtech brasileira voltada à produção de carne vegetal sem nada de origem animal, mas com um grande diferencial: a carne tem o mesmo gosto, textura e suculência de carnes bovina e suína. Futuro Burger, Carne Moída, Almôndega e Linguiça usam em suas bases de ingredientes proteína de ervilha, proteína isolada de soja e de grão de bico, além de beterraba para imitar a cor e o sangue da carne, tudo sem glúten, sem transgênicos e, claro, sem boi ou porco. A Fazenda Futuro é uma empresa World Changing Ideas 2020 da Fast Company.

Sobre a Lab 77

Lab77 é uma marca sustentável com raízes na cultura urbana de praia. Desenvolve produtos autorais que refletem as características culturais do Rio de Janeiro conectado com a nova cena de consciência global. As coleções priorizam sempre o uso de matéria-prima natural ou reciclada produzida no Brasil. Tudo isso acontece na matriz do Rio de Janeiro que combina loja com o ambiente de criação e produção da marca, em um novo sistema de produção sob demanda. Esse modelo racionaliza a produção e reduz o consumo de materiais e recursos para o desenvolvimento das peças. Essa experiência é possível ser acompanhada de perto, as pessoas podem ver quem faz e como fazem as peças na loja e também personalizar suas peças escolhendo cores, tecidos e estampas das coleções já lançadas.

Acompanhe a Fazenda Futuro:

www.fazendafuturo.io

@fazendafuturo

A gente te entende: máscara e álcool em gel são velhos conhecidos de quem tem fibrose cística

Álcool em gel, máscara, distanciamento social. Para muitos, isso tudo é novidade. Nunca passou pelo imaginário coletivo vivenciar algo tão sem precedentes como o que estamos vivendo agora, e que, em muitos momentos, se parece com cenas de um filme.

Porém, há uma fatia da população que já conhece bem tudo isso: que nunca sai de casa sem álcool em gel na bolsa, que não pode ficar próximo fisicamente de outras pessoas que têm a mesma doença, e que vai continuar usando máscaras em muitos momentos. São as pessoas que têm fibrose cística, doença genética rara, ainda sem cura e que, por conta de um defeito na condução de uma proteína no organismo, apresenta sintomas como tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, pólipos nasais e suor mais salgado do que o normal.

Quase 6 mil brasileiros têm fibrose cística, doença que pode ser identificada no teste do pezinho e ter seu diagnóstico confirmado no teste do suor. Ainda sem cura, demanda tratamento diário e constante, que engloba a ingestão de medicações como antibióticos, corticoides, suplementos vitamínicos, enzimas digestivas, além de fisioterapia respiratória diária, atividade física e inalações, entre outros cuidados. Em média, pessoas com fibrose cística dedicam duas horas diariamente para executar todas as etapas do tratamento. Estimativas indicam que um a cada 10 mil nascidos vivos possam ter fibrose cística, e que um a cada 50 indivíduos são portadores do gene para a doença - que é recessiva, portanto, a pessoa precisa herdar um alelo recessivo do pai e um da mãe para efetivamente ter a doença.

E por que a gente te entende tão bem?

Sabemos que ficar longe de quem a gente ama, por exemplo, não é nada fácil. Que perder a liberdade, mesmo que momentaneamente, é muito ruim. Nós, pessoas com fibrose cística, precisamos vivenciar estes isolamentos quando ficamos internados em hospitais para fazer algum tratamento medicamentoso ou para controlar algum quadro de infecção, de complicação de saúde. Usar máscara faz parte da nossa rotina médica, a cada ida ao hospital ou a laboratórios. O álcool em gel também já é nosso velho aliado na missão de tentar se proteger de vírus e bactérias que, para quem não tem a doença podem parecer inofensivos, para nós podem ser fatais. Ter fibrose cística é um desafio diário.

Eu convivo com essa realidade há 11 anos, desde que fui diagnosticada tardiamente aos 23 anos, em 2009. Antes disso, foram dezenas de pneumonias, infecções, complicações, cirurgias e internamentos, sem saber exatamente o que eu tinha. Boa parte da minha infância, adolescência e juventude foi marcada por idas e vindas de hospitais. E, somente aos 23 anos, após uma grave pneumonia que demandou um dos meus internamentos mais longos, quase dois meses respirando por aparelhos, recebi enfim o diagnóstico que mudou toda a minha vida: fibrose cística.

Hoje, com o tratamento adequado, usufruo de uma melhora na minha qualidade de vida, se comparado a antes do diagnóstico, mas ainda lido, quase que diariamente, com os altos e baixos impostos por essa doença.

Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a fibrose cística

Dias antes de descobrir que eu tinha fibrose cística, durante um internamento, tive um sonho no hospital. Sonhei que estava embaixo de uma árvore, em um campo bem verde, conversando com as pessoas sobre a importância que temos que dar para o ar que respiramos, e não somente quando sentimos a falta dele durante uma crise de asma, uma pneumonia, uma infecção respiratória. Acordei, anotei o sonho e comecei um projeto para auxiliar pessoas com problemas respiratórios. Quando soube que tinha fibrose cística, comecei estudar a doença com afinco e descobri que tudo o que eu tinha vivido até então era por falta de diagnóstico e tratamento, e imediatamente comecei a pensar em quantas pessoas estariam na mesma situação que eu, ou que já não estavam mais aqui, porque não tiveram a chance de serem diagnosticadas e tratadas. Nascia, então, o Unidos pela Vida, que hoje é o Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, reconhecido atualmente como a Melhor ONG de Pequeno Porte do Brasil dentre as 100 Melhores do País.

Hoje, nossa missão é fortalecer o ecossistema da fibrose cística no Brasil, através de ações que impactem diretamente na qualidade de vida de quem tem ou convive com a doença. Desenvolvemos nacionalmente projetos que visam conscientizar a população sobre a patologia, acolher novas famílias e pacientes, orientar e estimular a pesquisa e educação no país, atuar por políticas públicas e defesa de direitos, desenvolver e profissionalizar outras organizações sociais e incentivar a prática da atividade física.

Um dos projetos do Instituto é o Setembro Roxo - Mês Nacional de Conscientização sobre a fibrose cística, que em 2020 contará com diversas ações online para informar a sociedade sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. Além de levar a mensagem de que nós, pessoas com fibrose cística, entendemos o que todos estão passando, e que com resiliência, força e coragem é possível enfrentar momentos difíceis como esse que todos estão passando.

Convido você a conhecer, compartilhar e nos apoiar nesta campanha que pretende salvar a vida de muitas pessoas por meio da informação. Acesse: www.unidospelavida.org.br/setembroroxo2020

Autora: Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, 33 anos, psicóloga, especialista em análise do comportamento, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida - Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística. Foi diagnosticada aos 23 anos, é casada e tem uma filha um ano e nove meses.

COEP BRASIL LANÇA O DESAFIO DA JORNADA CIDADANIA E INOVAÇÃO

Participantes devem realizar uma ação solidária relacionada aos impactos da Covid-19, oferecendo melhorias locais a pessoas vulneráveis, e concorrerão ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2020
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep Brasil), acaba de lançar o Desafio da Jornada Cidadania e Inovação, que consiste em uma ação solidária e inovadora relacionada aos impactos da pandemia da Covid-19. O desafio pode ser realizado individualmente ou em grupo, e os participantes que cumprirem concorrerão ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2020.

A Jornada Cidadania e Inovação, segundo o presidente do Coep Brasil, André Spitz, é uma iniciativa de cooperação solidária que busca incentivar a criação e a realização de ações inovadoras, promotoras da solidariedade e da dignidade humana, que incidam sobre as novas formas de lidar com os impactos ocasionados pela Covid-19 tanto agora, durante a pandemia, quanto no período pós-pandemia.

A Jornada acontece entre os dias 1º de setembro e 18 de dezembro de 2020, sendo esse o último dia para a submissão do desafio, e é aberta ao público. A proposta é o cumprimento de um desafio capaz de oferecer melhorias locais, especialmente aquelas voltadas a pessoas vulneráveis, a partir do enfrentamento à Covid-19. Os participantes devem colocar em prática ideias organizadas em três etapas: proposta, mobilização e ação. Todos os detalhes estão descritos no regulamento do desafio, ao qual todo participante inscrito terá acesso.

As ideias podem ser originais ou exemplos replicados de ideias cadastradas no Banco de Iniciativas da Sociedade Civil no Combate ao Coronavírus, que pode ser acessado no seguinte endereço: http://coepbrasil.org.br/iniciativas-da-sociedade-civil-no-combate-ao-coronavirus.

Os vencedores receberão o Prêmio Betinho 2020. Desde sua primeira edição, em 2008, o prêmio homenageia a memória de Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP, e as pessoas que atuam no desenvolvimento de práticas de mobilização, de participação cidadã e de transformação social.

Como participar
Para cumprir o Desafio da Jornada Cidadania e Inovação, assim como demais informações sobre o prêmio, os participantes devem se inscrever no seguinte endereço: http://coepbrasil.org.br/covid-jornada-desafio.

Serviço:
Desafio da Jornada Cidadania e Inovação – Coep
Período: 1º de setembro e 18 de dezembro de 2020 (período de inscrição dos projetos)
Inscrições, regulamento e demais informações: http://coepbrasil.org.br/covid-jornada-desafio

ABRAPE E FETURISMO SÃO RECEBIDOS NA SECRETARIA DE SAÚDE DO PARANA

Representantes da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE, Mac Lovio Solek, vice-presidente da região Sul, e da FETURISMO, Susan Klein, diretora de comunicação, estiveram presentes na tarde da última quinta (10.09) na Secretaria da Saúde com Geraldo Biesek, Diretor Executivo de Saúde e chefe do Gabinete do Secretário Beto Preto, e com Fabio Oliveira, diretor de administração e finanças do Paraná Projetos, para solicitar a retomada urgente do setor de eventos no Estado do Paraná.

Durante a reunião, foi apresentado pela Abrape, um protocolo com as sugestões para a realização de eventos responsáveis e seguros, o qual passará nos próximos dias, por uma avaliação interna da Secretaria da Saúde do Estado, como falou o diretor e também presidente interino do COI, Geraldo Biesek. Na conversa, Biesek explicou também como está a curva de novos casos do COVID-19 em relação ao descaso da população durante o feriado da Independência, além de se dispor para ajudar a desenvolver com sua equipe um documento técnico e seguro para o segmento.

Para isso, foi entregue uma carta aberta com planos propostos sobre as ações de retomada do setor de eventos no Paraná, direcionada ao Secretário de Saúde, Carlos Alberto Gebrin, e ao Governador do Estado do PR, Carlos Roberto Massa Júnior.

A reunião é resultado direto do encontro das entidades, que aconteceu no dia 19/8 no Palácio Iguaçu, juntamente com o Vice Governador, Darci Piana, e o Secretário de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge.

"O setor já está parado há mais de 180 dias. Entende-se a impossibilidade neste momento da retomada de forma integral, mas é preciso urgente da sua viabilidade parcial e bem como um plano a ser seguido com o aval das autoridades. Durante os últimos dias, fomos impactados com fatos e acontecimentos pelo Brasil que geraram espanto pelo comportamento das pessoas, e revolta pelo fato de nós que temos a legalidade estarmos sendo impedidos de trabalhar e manter nossas empresas e empregos sejam eles diretos ou indiretos”, cita Mac Lovio Solek, vice-presidente da Abrape na região sul, na carta entregue. “O intuito dessa retomada é diminuir o impacto o quanto antes gerado pelo fechamento das atividades de serviços para empresas de organização de eventos, que alcança mais de 60 tipos de categorias profissionais de colaboradores diretos ou indiretos. Entende-se que retomar as atividades não é 'virar uma chave' e tudo vai voltar (a ser) como era antes. Mas já demorou muito para enxergar como um setor importante do Estado e assim planejar a volta, primando pela responsabilidade sanitária, social, técnica, mas também econômica”, completa Mac.

Primeira cirurgia bariátrica robótica do Paraná é realizada em Curitiba

A cirurgia foi feita com o robô Da Vinci Xi em agosto, no Hospital Nossa Senhora das Graças

A primeira cirurgia bariátrica robótica feita no Paraná aconteceu no mês de agosto, no Hospital Nossa Senhora das Graças. O autor é o cirurgião curitibano Giorgio Baretta, que realizou treinamento da técnica no AdventHealth Nicholson Center, na Flórida, EUA, para operar com o robô Da Vinci XI.

Na data, foram operados dois pacientes com o método de Bypass Gástrico - um tipo de cirurgia bariátrica que consiste na redução do estômago e no desvio de parte do intestino, levando a pessoa a comer bem menos e absorver menor porção dos alimentos, podendo eliminar cerca de 35% a 40% do seu peso inicial e melhoria de doenças como diabetes do tipo 2, hipertensão arterial e dislipidemia. “O tempo para a realização da cirurgia e internamento são similares ao da cirurgia laparoscópica, porém, a técnica robótica é uma cirurgia com menor trauma dos tecidos devido a delicadeza dos movimentos do robô, com recuperação rápida do paciente, menor dor no pós-operatório e alta precoce, cerca de 24 horas após o procedimento”, afirma Baretta.

O robô Da Vinci XI, tecnologia mais moderna do mundo para realização de cirurgias de alta complexidade, está em Curitiba no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) desde o começo do ano. Ele funciona por meio de controles manuais, semelhantes a um joystick, e permite ao cirurgião controlar os braços robóticos tendo uma visão de alta qualidade, tridimensional, podendo alcançar órgãos de difícil acesso e realizar movimentos precisos por meio de pequenas incisões no corpo. Além de eliminar possíveis tremores das mãos do cirurgião, o equipamento robótico oferece vantagens clínicas, com maior destreza, redução do trauma cirúrgico, de eventuais perdas sanguíneas, da dor e do desconforto pós-operatórios, do período de internação hospitalar, do tempo de retorno às atividades rotineiras e do risco de infecções.

O médico realiza a cirurgia a partir de uma mesa de controle chamada de console, que reproduz os movimentos das mãos e dedos do cirurgião, guiado por imagens fornecidas pela câmera introduzida no corpo do paciente. “O robô permite uma cirurgia pouco invasiva e muito mais precisa e delicada. O equipamento para imediatamente quando o médico tira as mãos do controle ou os olhos do visor, o que oferece segurança em todo o processo”, finaliza Baretta. As cirurgias levam em média 60 minutos e os pacientes ficam 24 horas internados após o procedimento, com recuperação excelente.

Sobre Giorgio Baretta:
O médico Giorgio Baretta é o responsável técnico pela Clínica Bariátrica Dr. Giorgio Baretta, especializada em cirurgia bariátrica e metabólica, que oferece tratamento atual e completo para pacientes com obesidade, tanto cirúrgico quanto endoscópico. Com tratamento individualizado e humanizado, tanto no pré quanto no pós-operatório, a clínica conta com profissionais capacitados, pós-graduados e especializados no tratamento da obesidade em todas as suas formas e aspectos.

Nina Nutri lança suplemento para imunidade

A Nina Nutri Alimentos Saudáveis lança um suplemento de marca própria, com substâncias responsáveis por manter a imunidade alta. A empresa, que oferece produtos com foco na alimentação saudável, inova com a nova linha, que tem curadoria da especialista em nutrição clínica e saúde da família, a nutricionista Priscila Freiberger, diretora-técnica da empresa.

O Nina Life associa vitamina C, zinco, selênio, vitamina A e a famosa vitamina D. “Priorizamos componentes com embasamento científico no auxílio do fortalecimento da imunidade”, afirma a profissional.

A Vitamina C

Tecnologia com luz UV auxilia comerciantes e lojistas na prevenção e combate ao vírus da covid-19

A reabertura parcial do comércio em todo o País vem suscitando a preocupação, tanto dos lojistas quanto dos consumidores, com as melhores práticas sanitárias no sentido de evitar a propagação do novo coronavírus. Diminuição do público, obrigatoriedade do uso de máscaras, sinalização de piso indicando distanciamento e higienização de vitrines e objetos com álcool gel estão sendo algumas das medidas obrigatórias nas lojas e também estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. Já os consumidores, se por um lado avaliam como eficientes esses cuidados, comumente se preocupam com a contaminação dos próprios objetos e alimentos que gostariam de comprar nesses locais que aderiram à reabertura.

Mas e se houvesse uma solução que fosse além de oferecer todos os cuidados e protocolos sanitários para tranquilizar os clientes, e desse ao comerciante a possibilidade de entregar alimentos e objetos desinfectados e livres de qualquer microrganismo causador de doenças? Afinal, o ambiente pode estar livre de perigos, mas e o alimento servido num restaurante? E aquele batom na gôndola de uma perfumaria, por quantas mãos passou? Quantas pessoas experimentaram o mesmo tênis na loja de sapatos? E a pulseira na loja de bijuterias?

A solução para esse dilema está mais perto de ser resolvida do que pensamos. E, por incrível que pareça, não está em produtos químicos que mancham roupas e ressecam a pele. Nós não podemos vê-la, mas ela está numa certa frequência de luz que é capaz de eliminar 99,99% dos microrganismos patogênicos de alimentos e objetos, como o vírus causador da covid-19. É a chamada luz ultra-violeta. Um recurso muito utilizado por hospitais ao longo das últimas décadas e que só agora chega ao mercado, disponível para lojistas, bares e restaurantes, como uma contra essa e muitas outras doenças a partir desta fase de retorno ao que batizamos de “o novo normal”.

Comerciantes que já estão utilizando a tecnologia se dizem satisfeitos com os resultados. Clientes que voltaram a frequentar os estabelecimentos se mostram mais seguros ao saber que os alimentos podem ser esterilizados antes do consumo. E os colaboradores, por outro lado, sentem-se mais tranquilos ao realizar o atendimento, por conta da minimização dos riscos.

“Nossa experiência com o Box UVc , ela conta, acham que 90 segundos é muito tempo de espera, mas no geral todos aguardam tranquilamente. “Os clientes colocam celulares e máscaras na máquina. Já o restaurante desinfeta alimentos e objetos, incluindo os jogos americanos que utilizamos nas mesas”.

Para Neuri Coletto, gerente do Café Journal, em Moema, São Paulo, a experiência com a BOX UV-C está sendo ótima. Ela afirma que os clientes gostam de interagir e realizar testes com o equipamento. “Como ele fica na recepção, desperta muito a curiosidade de todos”.

A facilidade de uso também é ressaltada por Neuri como um dos diferenciais da máquina. “É muito simples de operar. Só abrir, colocar o objeto e apertar um botão. Além dos pedidos de delivery, desinfetamos os celulares e objetos que os clientes trazem com eles. Isso trouxe uma sensação de segurança tanto para colaboradores como para os clientes”.

“Recomendo a tecnologia do Box UV-C para outros comerciantes por ser um produto inovador, prático, por não danificar os objetos”, complementa Karla. “É importante destacar a facilidade de esterilização, o que gera mais credibilidade para o estabelecimento, atraindo e fidelizando mais clientes”.

A BOX UV-C

Com design muito similar a um forno de microondas, a BOX UV-C é um aparelho criado para garantir a desinfecção segura de embalagens, alimentos, remédios, correspondências, pizzas, compras de mercado, bebidas, além de objetos pessoais que as pessoas carregam como celulares, chaves, bolsas e carteiras, eliminando germes, bactérias, fungos e vírus presentes nestes itens. Dotado de um sistema de iluminação ultra-violeta (UV), ele é capaz de eliminar 99,99% de microrganismos patogênicos, que são nocivos à saúde, como o novo coronavírus.

A caixa é um equipamento de simples manuseio, parecido com um forno de microondas, porém em seu interior é utilizada a tecnologia das lâmpadas UV-C, capazes de desinfectar os produtos ou objetos que a pessoa está levando para dentro de sua casa, trazendo tranquilidade e segurança. Na opinião dos empresários do consórcio, a BOX UV-C é um produto que irá fazer parte da nossa vida e da nossa cultura, mesmo após o final da pandemia.

A eficiência das lâmpadas UV-C na desinfecção de objetos e superfícies é reconhecida no mundo inteiro e atestada em pesquisas realizadas por diversas universidades do Brasil e também do Exterior, como a Universidade de Miyasaki, no Japão. O uso da radiação ultra-violeta ocorre há mais de um século na esterilização de hospitais, aviões, escritórios e fábricas.

Apesar de segura na esterilização de objetos e alimentos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda em nenhuma hipótese o uso das lâmpadas UV-C em seres humanos. Por essa razão, a BOX UV-C tem dispositivos de segurança que impedem o contato do operador com a radiação ultra-violeta. Assim como no sistema utilizado nos fornos de microondas, o aparelho é vedado e impede a passagem dos raios UV. Se e a porta se abre, imediatamente o sistema desliga as lâmpadas.

Como funciona

“A BOX UV-C utiliza duas lâmpadas de 16 watts, que transmitem um comprimento de onda que vai de 200 nanômetros (nm) a 280 nm”, explica Ricardo Van Meenen, sócio-diretor de Criação da Jam Cenografia,

EMPRESAS E PROFISSIONAIS DE EVENTOS ORGANIZAM PASSEATA EM CURITIBA PARA REIVINDICAR PLANO EMERGENCIAL

“Manifesto acontece na terça (08), a partir das 10horas, durante o feriado da padroeira da cidade. São os profissionais que ninguém vê, mas sem o trabalho deles, nenhum evento acontece”.

Empresas e profissionais de eventos organizam uma passeata pacífica em Curitiba no próximo dia 08 de setembro, durante o feriado que celebra o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba. O evento tem início às 10horas e o percurso será pela Avenida Cândido de Abreu (em frente a Fiep) com caminhada até o Palácio do Governo.

Segundo a organização, o ato cívico visa a defesa de paliativos claros para que a subsistência do setor seja garantida até que os eventos possam retornar de forma ampla. Sob orientação jurídica, juntamente com empreendedores e profissionais do meio, realizou-se a elaboração de um documento que representará as reivindicações, de forma coletiva e eficaz, por um plano emergencial junto ao Governo.

Existe uma grande variedade e quantidade de profissionais inseridos nesse setor. Para se ter uma breve ideia, é possível citar como exemplo os produtores, gerentes operacionais, diretores técnicos, cerimonialistas, técnicos, montadores, auxiliares técnicos, carregadores, músicos, recepcionistas, garçons, brigadistas, seguranças, bartenders, auxiliares da limpeza, promoters, motoristas, etc. Esses profissionais de eventos sempre foram praticamente invisíveis, justamente por sempre estarem nos bastidores dos eventos. Porém, sem eles nenhuma marca apresenta seu produto, nenhum artista sobe ao palco e nenhuma experiência é proporcionada. Empurram cases, carregam materiais, montam eventos surpreendentes, trabalham durante intensas horas e fazem o “show” acontecer!

Durante a passeata, os profissionais vão fazer todo o percurso empurrando os cases, que estão sendo utilizados como um símbolo, justamente por serem usados nos bastidores para guardar os equipamentos fundamentais para a montagem dos mais variados tipos de eventos que existem (shows, festivais, teatros, casamentos, festas, formaturas, corporativos, etc).

O Ato Cívico conta com a organização de Empresas e Profissionais de Eventos do Estado do Paraná. Apoio: Curitiba Convention & Visitors Bureau, Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos), ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) e da ABEOC BRASIL PR (Associação Brasileira de Empresas de Eventos).