Conheça os benefícios de consumir os alimentos da estação

Além de serem mais frescos e saudáveis, alguns alimentos conferem o gosto umami e deixam os pratos ainda mais saborosos
Alimentos da estação
Outubro de 2020 – A melhor época para comer alimentos fresquinhos e repletos de nutrientes é quando estão maduros e prontos para o consumo. Isso acontece porque os alimentos se desenvolvem em épocas específicas, propícias para a sua maturação. Quando frescos, são capazes de oferecer diferentes benefícios para o organismo, além de contribuir para um cardápio farto e variado.

De acordo com a nutricionista Graciela Vargas, do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano -, os alimentos da estação aproveitam mais os nutrientes da terra. “Esses alimentos são mais frescos, leves e o clima tropical brasileiro contribui para uma ampla variedade de opções”, explica. A nutricionista ainda destaca que o consumo dessas iguarias possibilita diversas combinações de pratos. “Ingredientes como cenoura, cogumelo e tomate, que conferem o gosto umami, são ricos em diferentes nutrientes e ajudam na variabilidade do paladar, conferindo ainda mais sabor aos pratos”, afirma.

Verduras

Segundo Graciela, os nutrientes das verduras atuam em diversas frentes no nosso sistema imunológico, contribuindo para a defesa do organismo. “As verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam na prevenção de doenças e complicações intestinais. Além disso, algumas verduras, como brócolis, espinafre e couve-flor, possuem ácido glutâmico, presente naturalmente nesses alimentos e responsável por conferir o gosto umami, permitindo que os pratos fiquem mais saborosos”.

Legumes

Pratos coloridos com diferentes tipos de legumes e vegetais são sinônimo de uma refeição mais saudável e nutritiva. Segundo Graciela, “pratos equilibrados são a melhor opção para garantir um estilo de vida mais leve, mas para isso, é necessário escolher os alimentos adequadamente. Legumes como aspargos, cenoura, cogumelo, ervilha, tomate e milho, além de serem ótimas combinações em diferentes receitas e serem ricos em umami, também são capazes de auxiliar na digestão de proteínas, oferecendo vitaminas e minerais essenciais para proteção, nutrição e maior qualidade de vida”, finaliza.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Mesmo num ano atípico, ainda é tempo de chegar em forma para o verão

Exercícios físicos orientados, alimentação balanceada e dedicação do aluno são fundamentais para ter o corpo saudável para o verão

Durante 2020, muito se falou sobre a necessidade de se manter ativo, se exercitando, mesmo no período em que grande parte da população estava em isolamento social. Algumas pessoas não conseguiram por diversos fatores e outras cancelaram os planos das academias e agora falta motivação para voltar.
Com o verão chegando, os casos da Covid-19 dando trégua, o brasileiro começa a se animar com a possibilidade de aproveitar um pouco o verão, uma das estações mais amadas por grande parte da população. No entanto, fica a pergunta: é possível entrar em forma para o verão?
Para o personal trainer Fabiano Cristopoliski, aliando boa vontade, controle na alimentação e exercícios físicos orientados é possível sim entrar em forma e se sentir melhor para o verão. “É claro que, não adianta apenas fazer exercícios físicos se o aluno não melhora o padrão da alimentação, se adaptando a uma dieta mais equilibrada”, salienta.
Para aquelas pessoas que passaram o ano sem se exercitar, alguns cuidados devem ser retomados no retorno. “As atividades devem ser realizadas respeitando o limite de cada aluno, pois não adianta começar no pique total, e não dar continuidade. Como também não é recomendável colocar o tênis e sair para correr, ou jogar futebol – por exemplo – com a falta de atividade física, um esforço como esse pode machucar e causar lesões sérias”, alerta Fabiano. “Quando o exercício é orientado, a motivação para a regularidade da atividade física é muito maior. Se a pessoa está acima do peso, são indicados exercícios de baixo impacto para evitar que as articulações não sejam prejudicadas”, ressalta.
A pandemia também trouxe novas formas para se exercitar. Antes, sinônimo de exercício físico era academia. Hoje, depois do isolamento social, as pessoas perceberam que podem treinar nas suas casas, e manter a qualidade de vida, ou ainda, quando viajam, podem manter uma rotina de treinos. “Basta um celular, cabo de vassoura, pesos alternativos e um espaço escolhido da casa”, comenta Fabiano.
Nessa proposta existem várias consultorias esportivas que se adaptaram para essa nova forma de se exercitar. Entre elas a Treine 33, composta por educadores físicos que passam regularmente treinos diferenciados e orientados aos alunos inscritos, via Instagram. “O Treine 33 surgiu no auge da pandemia e a adesão foi muito boa, tanto que se tornou um plano mensal para os alunos, de forma que eles possam escolher criar um novo estilo de vida mais natural, saudável e possam treinar em qualquer local, em casa, na praia, na chácara ou na academia”, reforça Fabiano.
Independente se a pessoa optar pelos treinos online ou presencial, o segredo é paciência e planejamento junto ao educador físico para atingir os objetivos esperados. “Não adianta imaginar que em uma semana de treino alcançará resultados visíveis. A consistência dos exercícios físicos, aliados a dedicação do aluno é que farão diferença no resultado. E melhor do que chegar com o corpo almejado no verão, é ter saúde durante todo o ano”, finaliza Fabiano.

Sorriso alinhado: Oito fatos sobre o uso de alinhadores transparentes

Alternativa tem sido cada vez mais escolhida por dentistas e pacientes para tratamentos ortodônticos

Eles literalmente conquistaram o sorriso do público. Os alinhadores transparentes são placas customizadas de acordo com a necessidade ortodôntica do paciente e que, ao serem encaixadas na arcada dentária, fazem uma leve e contínua pressão nos dentes, movimentando-os até a posição desejada. Essa solução tem ganhado destaque no mercado ortodôntico, sendo uma opção mais confortável, segura e discreta.

1. Os alinhadores são removíveis

Os alinhadores transparentes não são fixos e podem ser removidos para que o paciente possa comer e escovar os dentes sem complicações. Os aparelhos convencionais dificultam a escovação, já que os ferros são colados no dente e não permitem o acesso completo da escova e fio dental. Além disso, há o risco de que algum bráquete se quebre e incomode.

2. Não machucam

Os alinhadores transparentes são mais fáceis de utilizar, podendo o próprio paciente colocá-los ou removê-los. Já os aparelhos convencionais são compostos por um fio de metal ligado aos bráquetes ou borrachas e fixados nos dentes do paciente. “Conforme os dentes são movimentados, o fio de metal muda de posição, podendo machucar a gengiva ou a parte interna da bochecha, além do fato de que alguma peça pode desencaixar ou quebrar”, diz a cirurgiã-dentista Caroline Aranalde, especialista da ClearCorrect. “Com os alinhadores transparentes, não tem esse problema. As placas são encaixadas nos dentes sem complicações, o que permite ao paciente mais conforto durante o tratamento”, afirma.

3. São muito discretos

Por serem transparentes, os alinhadores são quase imperceptíveis, se comparados aos aparelhos convencionais. A solução é uma ótima opção para jovens e adultos que desejam um tratamento ortodôntico discreto e eficiente. A ideia é continuar sorrindo para as fotos, sem precisar ficar com vergonha daquele sorriso metálico.

4. Permitem previsão com planejamento digital para correção dos dentes

Todo o processo é digital e permite que o paciente veja como poderão ficar os seus dentes no final do tratamento, assim como saber o tempo de duração e as mudanças que serão feitas a cada etapa. Após tirar fotos, fazer radiografia e o escaneamento, o profissional submete as informações para que seja feito o planejamento digital para o tratamento ortodôntico. Em seguida, o paciente recebe do dentista uma série de alinhadores transparentes que farão uma leve e contínua pressão nos dentes, devendo ser trocados a cada 15 dias. O dentista acompanha todo o processo e entrega periodicamente novos alinhadores para uso.

5. O escaneamento é digital

Muitas pessoas temem a chamada “moldagem” feita para ter uma visão mais certeira da arcada dentária. Mas no caso dos alinhadores não é preciso. “O paciente, junto com o dentista, pode optar por uma escaneamento digital dos dentes, sem precisar fazer a moldagem que, além de desconfortável, gera medo e mal estar em muitos casos, sem contar que os escaneamentos digitais são mais rápidos e eficientes", garante Caroline.

6. A manutenção pode ser feita a distância

Dependendo do caso, com o planejamento digital, a manutenção dos alinhadores pode ser feita de forma remota e as consultas presenciais com um intervalo de tempo maior, fatores que contribuem para o distanciamento social durante a pandemia da Covid-19. “O dentista pode entregar para o paciente mais de uma placa para que ele mesmo faça a troca a cada 15 dias. E como já tem um planejamento digital sobre como os dentes devem ficar a cada troca, o acompanhamento fica muito mais fácil e efetivo, mesmo a distância”, explica Caroline.

7. No final, o tratamento pode ter preço similar ao dos aparelhos convencionais

Muitas pessoas apontam como desvantagem o preço dos alinhadores transparentes, mas, quando comparado aos aparelhos convencionais, o tempo de tratamento é menor quando se utiliza os aparelhos ortodônticos transparentes. A cirurgiã-dentista explica que os aparelhos fixos tendem a ser mais baratos, já que o tempo de tratamento é geralmente mais longo o que possibilita um prazo maior de parcelamento dos valores a serem pagos. “Além da percepção de custo baixo, as peças podem quebrar durante o tratamento, o que gera um investimento maior para substituí-los”, considera a especialista.

8. Não é usado para bruxismo

Por fim, fica o alerta: alinhadores transparentes não são usados para diminuir os efeitos do bruxismo. É comum confundir, mas os alinhadores servem exclusivamente para corrigir o posicionamento dos dentes e a má oclusão e não apresentam outra finalidade senão essa.

Sobre a ClearCorrect

A ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo, pertencente Grupo Straumann, com produção concentrada na fábrica da Neodent em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões do dente, resultando na remodelação óssea.

Oral Unic Implantes chega a dez unidades no Paraná e segue investindo no estado

Clínica especializada em implantodontia e estética orofacial vai inaugurar mais duas unidades neste ano, uma em União da Vitória e outra em Araucária

Mesmo com o grande impacto da pandemia no setor de serviços odontológicos, o segmento segue crescendo e recebendo investimentos em inaugurações de clínicas e novas tecnologias. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o setor tem movimentado R$ 38 bilhões por ano e continua crescendo em ritmo acelerado neste ano.

Inclusive, a procura por procedimentos estéticos, como colocação de lentes de contato, clareamento dentário, alinhamento ortodôntico e implantes segue em ascensão, impulsionada pela própria pandemia. "Algumas pessoas estão aproveitando o momento pelo qual estamos passando para realizar os tratamentos, já que podem fazer a recuperação em casa, por conta do home office", aponta o Dr. Rafael Kanan da Oral Unic Pinhais.

A franquia de clínicas especializadas em implantodontia e estética orofacial já está presente em 13 estados do país e planeja inaugurar 12 unidades em 2020 - apesar das dificuldades impostas pela Covid-19. No Paraná, a marca acaba de inaugurar duas clínicas (em Campo Largo e Pinhais) e vai abrir mais duas: em União da Vitória e Araucária, uma das cidades com o maior PIB do estado. Com isso, a Oral Unic contará com dez unidades no Paraná e 96 espalhadas pelo Brasil.

Em média, o investimento realizado é de R$ 1,1 milhão em cada unidade. Ou seja, só em 2020, o aporte para a abertura de novas clínicas será de aproximadamente R$ 20 milhões. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a odontologia é a segunda profissão mais rentável do Brasil. "Isso é, também, um reflexo do avanço tecnológico e de especializações na área. Por isso, seguimos investindo em modernização e na ampliação da nossa rede, pensando em melhorar a saúde bucal de todos os brasileiros", reforça Nadim Farid Nicolau Neto, CEO da Oral unic Franchising.

INVESTIMENTOS EM ALTA

Atualmente, 74% dos atendimentos odontológicos ocorrem em clínicas particulares, o que favorece o crescimento desse tipo de negócio. Por isso, a especialista em endodontia, Dra. Monique First, decidiu investir numa franquia da Oral Unic neste ano. Ao lado dos empresários Helder Gustavo Leal, Elaine Silvana Leal e Eloir Sebastião Leal, ela inaugurou uma unidade em Campo Largo, cidade próxima a Curitiba, com um investimento de R$ 2 milhões.

A clínica especializada em implantodontia e em procedimentos de estética orofacial como lentes de contato dental, ortodontia, botox, bichectomia, entre outros, da qual Dra. Monique é a diretora clínica e responsável técnica, fica localizada na Rua Dom Pedro II, 1357 – Centro, próximo ao Hospital São Lucas. Esta é a primeira clínica da cidade com o conceito All-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar.

Também em outubro, a unidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi inaugurada com esse mesmo padrão. Para o diretor clínico e responsável técnico da unidade, Dr. Rafael Agis Kanan, a chegada de uma clínica com essa estrutura e qualificação valoriza e amplia a área odontológica para a população da cidade. “A Oral Unic conta com uma estrutura moderna e diferenciada na qual o paciente esquece que está no dentista. Nossos especialistas são extremamente qualificados, oferecendo um atendimento humanizado, que trata o paciente de forma única e com muito respeito, transformando assim não somente o sorriso, mas a vida desses pacientes”, afirma.

Como sócios da nova unidade, os responsáveis pela clínica serão o Dr. Kanan, e a Dra. Bruna Araújo dos Santos, especialista em Implantodontia e franqueada da unidade de Curitiba, e os empresários Frederico de Oliveira Nicolau e Amauri Batista de Oliveira Nicolau. A Oral Unic Pinhais está localizada na Rua República Dominicana, 129 – Centro, próximo ao antigo Cartório.

Sobre a Oral Unic

A Franquia Premium Oral Unic Implantes foi fundada em junho de 2016 em Itajaí (SC), conta com a melhor gestão no ramo, e está presente em mais 84 cidades, espalhadas por 13 estados (Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins). Em 2020, há previsão que mais 12 unidades sejam inauguradas pelo Brasil.

Linha de frente: a realidade dos atendimentos odontológicos durante a pandemia

Relatório do Ministério da Saúde aponta que dentistas representam o menor índice de contaminados entre profissionais da saúde na linha de frente contra Covid-19

Se as máscaras e luvas descartáveis já faziam parte da rotina dos dentistas ao atender os pacientes, essa realidade se intensificou com a Covid-19. Protetores faciais, desinfecção mais intensa e ainda mais cuidados nos consultórios e salas de espera, utilização de máscaras especiais, redução nos números de agendamentos e constante aplicação de álcool em gel são algumas das medidas adotadas pelos profissionais da saúde bucal durante a pandemia. E alguns estudos têm mostrado que essas mudanças têm sido efetivas na proteção dos dentistas.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal representam o menor índice de contaminados entre os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19 no Brasil. O relatório divulgado no início do segundo semestre pelo Ministério da Saúde apontava que, do total de pessoas infectadas, 0,17% eram cirurgiões-dentistas, o que representava 2.737 profissionais contaminados, do total nacional de 1.603.055 pessoas infectadas entre os meses de março e junho.

Outro estudo divulgado recentemente pelo The Journal of the American Dental Association mostra que, nos Estados Unidos, menos de 1% dos dentistas foram infectados pelo novo coronavírus. Em março, o jornal The New York Times havia colocado a odontologia como uma das profissões com maior risco de contágio da Covid-19, segundo dados do Departamento do Trabalho dos EUA.

O baixo número de profissionais infectados mostra que protetores faciais e desinfecção mais intensa têm auxiliado na proteção tanto dos dentistas quanto dos pacientes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia, com 40 mil cirurgiões-dentistas, 82% dos profissionais continuam atendendo os pacientes em consultórios odontológicos com base nos cuidados de biossegurança recomendados pelo Conselho.

Essa foi a realidade do cirurgião-dentista e gerente de novos produtos e práticas clínicas da Neodent, Sérgio Bernardes, que manteve operando e seguindo todos as orientações e protocolos de segurança durante a pandemia. Ele faz parte de um universo de 328 mil cirurgiões-dentistas brasileiros, de acordo com números do CFO, que precisaram adaptar procedimentos com a chegada do novo coronavírus. A categoria foi diretamente impactada pela pandemia, já que a saliva e a propagação de aerossóis são os principais meios de transmissão da Covid-19.

Ele conta que atender os pacientes em meio a uma pandemia é uma experiência nova, desafiadora e de muita responsabilidade, visto que, além dos atendimentos de emergência, a rotina dos cuidados com a saúde bucal não pode parar. “Mesmo os consultórios sendo ambientes reconhecidamente preparados para evitar qualquer tipo de transmissão de doenças, nós tivemos que reforçar e criar novas rotinas de segurança. Novos EPIs foram incluídos e uma rotina mais rigorosa de cuidados foi implantada”, afirma.

O presidente científico da Neodent, Geninho Thomé, também é professor no Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico e esteve à frente da criação de um manual com orientações de biossegurança para consultórios odontológicos dentro do movimento “Conta Comigo”. Ele avalia que a busca pela atualização de conhecimentos foi algo fundamental para os profissionais nesse período. “É uma realidade que ninguém nunca tinha vivenciado, então tudo é muito novo. O compartilhamento de informações e tomadas de decisões criteriosas foram armas extremamente importantes nesses meses”, explica.

O manual foi uma das principais iniciativas de suporte aos dentistas elaboradas durante a pandemia. “É um momento de união do setor, como forma de resgatar a confiança do brasileiro na saúde, para que o paciente se sinta seguro ao visitar um dentista, sem medo de ser contaminado” conta Matthias Schupp, CEO da Neodent. “A proposta é tão efetiva e necessária, que foi adaptada em nível internacional e traduzida para diversos idiomas”, comenta.

Força do setor

Segundo o CFO, o setor de odontologia tem movimentado, em média, R$ 38 bilhões por ano. É a segunda profissão mais rentável no país, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), reflexo principalmente do avanço tecnológico e de especializações na área. Novas tecnologias que têm sido observadas de maneira bastante consistente na odontologia estética. A área também sentiu os reflexos da pandemia com o aumento considerável da busca por procedimentos, como alinhamentos e implantes.

No consultório da cirurgiã-dentista e especialista da ClearCorrect Caroline Aranalde, a procura por alinhadores transparentes deu um salto. “A pandemia trouxe uma busca pela saúde em todos os seus aspectos. Hoje, recebo em meu consultório pacientes que se viram motivados a conhecer alternativas que podem trazer melhorias tanto na autoestima quanto na qualidade de vida”, conta. A média de vendas dos alinhadores da ClearCorrect, marca utilizada pela dentista, teve um crescimento de quase 60% durante a pandemia. Para atender a demanda, a empresa adquiriu uma nova linha de impressoras 3D, um terceiro turno de operações foi implantado e o volume de produção dobrou em três meses.

“A nova realidade vivida pelos dentistas reforça a dedicação e o comprometimento dos profissionais da saúde bucal com os pacientes, mantendo os atendimentos necessários com segurança e eficiência durante a pandemia da Covid-19”, finaliza Matthias.

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 60 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent® é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.

Spazio Iva Galvan Estética e Bem Estar

Votamos com nossos atendimentos seguindo todas as normas de segurança estabelecidas pela OMS. Estamos com nossa agenda reduzida e alternando os dias de atendimentos entre os colaboradores. Pedimos para nossas pacientes evitar chegar antes do horário agendado e não trazer acompanhantes para as sessões de atendimentos. Uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel para nossos colaboradores e pacientes, além de intensificar a assepsia dos espaços da clínica. E importante lembrar que a Dermato Funcional vai além do tratamento focado somente na estética, nós ajudamos a elevar a auto estima e o bem estar das nossas pacientes. Principalmente nesses dias de isolamento social, nota-se um aumento da ansiedade, do estresse, e a somatização de outros fatores que levam o desgaste físico e mental. Por isso estamos aqui para ajudar nossas pacientes seja, com uma boa massagem relaxante, um detox corporal, tratar aquela celulite que a está incomodando. Além de procurar mostrar a elas, o tão importantes elas são, e que para poderem cuidar dos outros primeiramente precisam cuidar de si mesma !

Em ano atípico, Dia do Médico será celebrado de forma diferente

Hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru criam ação inédita para homenagear profissionais do corpo clínico

"Uma homenagem sem aglomeração, mas cheia de afeto". Assim está sendo celebrado o Dia do Médico pelos profissionais de Saúde dos hospitais do Grupo Marista, de Curitiba. Comemorada em 18 de outubro, neste ano a data ficará marcada não apenas pela pandemia do novo coronavírus, mas por uma ação sinérgica promovida pelos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, incluindo os residentes e professores da Escola de Medicina da PUCPR que atuam nos hospitais.

Por meio de diversas iniciativas em plataformas digitais, como o Telegram, os profissionais estão sendo impactados diariamente, desde o início do mês de outubro, por mensagens inspiradoras, denominadas "Injeção de Ânimo". Nessa ação, os hospitais compartilham o perfil de médicos de seu corpo clínico com destaque para hobbies, inspirações e curiosidades, que vão além da rotina médica.

Além disso, foram produzidos vídeos com profissionais vinculados às instituições em duas frentes. Em uma delas, chamada "O Som que nos Toca", músicas foram interpretadas pelos membros do corpo clínico. Como, por exemplo, a cardiologista Camila Hartmann, médica da qualidade do Hospital Marcelino Champagnat e professora da Escola de Medicina da PUCPR, que canta Vilarejo, clássico de Marisa Monte.

Já na ação "Ampliando Horizontes", foram produzidos conteúdos técnicos, nos quais alguns convidados mostraram conhecimento complementar à atuação na área médica, desbravando algumas áreas, como finanças e marketing digital. E, para enriquecer ainda mais, o chef Guilherme Guzella produziu vídeos exclusivos para o projeto, ensinando receitas de pratos pensados para os próprios médicos executarem em casa.

Também fazem parte das ações histórias em homenagem aos médicos. Com o tema "#gratidão", foi criado um podcast com cartas enviadas por pacientes, mostrando a importância do trabalho desses profissionais.

Além disso, a instituição produziu um manifesto emocionante, com a seguinte mensagem: "A gente respira medicina. Dia e noite vivemos pela saúde. Trabalhamos duro para continuar histórias que não conhecemos. Para que abraços sejam sempre de alegria. Para que pessoas continuem próximas. Trabalhamos por corações que não estão em nosso peito. Mas que fazem o nosso pulsar mais forte. Inspiramos confiança. Expiramos o orgulho da nossa escolha. Afinal, somos contagiados pela vida. E se nossas mãos hoje não podem se tocar, elas se estendem como nunca à sua profissão, Médico do Hospital Marcelino Champagnat. Reconheço seu trabalho, Agradeço sua dedicação, Valorizo sua presença".

Para reforçar a importância da empatia e da solidariedade, será realizada uma campanha de arrecadação denominada "Solidariedade em Dose Dupla", na qual serão arrecadadas doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre elas pacientes do Hospital Universitário Cajuru.

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Estresse influencia diretamente no ganho de peso

Médica alerta para a importância de controlar os níveis de cortisol no sangue para o sucesso de qualquer dieta

Não é apenas para o coração que o estresse é prejudicial. Para quem precisa perder aqueles quilinhos indesejados, controlar os níveis de tensão e ansiedade são imprescindíveis para o sucesso de qualquer dieta. “Tudo porque o chamado hormônio do estresse, ou cortisol, é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do organismo. Além de tudo, ele ajuda a manter a pressão arterial, os níveis ideais de açúcar no sangue, proteínas e do metabolismo de lipídeos”, explica a médica da Eden Clinic, Márcia Simões.

Tem um outro hormônio que também influencia na produção de cortisol, o adrenocorticotrófico, que é produzido por uma glândula abaixo do cérebro, responsável por produzir hormônios que regulam os sistemas do organismo. “Com o estresse elevado, o metabolismo não trabalha direito e, logo, o peso eleva ou não é eliminado”, conta.

A médica ainda faz um alerta. “O risco de diabetes e de hipertensão é elevado. O metabolismo é a chave para um sistema imunológico saudável, ou seja, com aumento do estresse e do cortisol, aumentam os estoques de gordura, em especial na região abdominal, e coloca a saúde em risco.”

Márcia Simões dá dicas de como controlar os níveis de cortisol no sangue e, assim, melhorar o desempenho nas dietas:

1- Melhore a qualidade do sono! “Não é só dormir bem, é dormir com qualidade. Desligue eletrônicos no quarto, não coma muito antes de dormir e mantenha um ambiente escuro.”;

2- Pratique atividades físicas. O exercício libera hormônios que são antidepressivos naturais;

3- Coma saudável. Alimentos como brócolis, ovos, frango, abóbora, carnes e ricos em vitamina B5, como salmão, oleaginosas, podem auxiliar no controle do cortisol;

4- Diminua a quantidade de cafeína. “Sim, o ideal é tomar até duas xícaras de café por dia. Cuidado que muitos chás possuem cafeína, também”, diz Simões.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

Parceria entre VP e ABPASS promove a I Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores

E para dar largada na parceria com a ABPASS- Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável, a VP - Centro de Nutrição Funcional Pioneira em Nutrição Funcional no Brasil, abre a I Jornada a saúde dos restaurantes e consumidores, evento totalmente online com a participação da ABPASS, VP, Sodexo Benefícios e o Grupo Carrefour Brasil, dia 14 de outubro, quarta-feira às 16h com transmissão pelo Instagram @restaurantesaudavel e no youtube pelo link https://youtu.be/nASsQjWxPao
downloadAttachment&Message%5Buid%5D=180665&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C09c201d6a259%2524c6d64ad0%25245482e070%2524%2540gmail.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C09c201d6a259%24c6d64ad0%245482e070%24%40gmail.com%3E-1.6
A live de abertura, que lança o programa para auxiliar os restaurantes a superarem a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e promover a “Jornada a Saúde dos Restaurantes e dos Consumidores”, é destinada a nutricionistas, gestores de restaurantes, chefes de cozinha e gerentes. Para se inscrever às 2 mil vagas que serão disponibilizadas é necessário atuar no segmento de alimentação fora do lar. A live contará com participação dos seguintes especialistas: Almir Neto, Presidente da ABPASS, Willian Gil, Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos, Dra. Valéria Paschoal - Nutricionista e Diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional e Stéphane Engelhard, Vice-presidente Executivo do Grupo Carrefour Brasil.
Para Almir Ribeiro Neto, Presidente da ABPASS, o programa da Jornada, terá duração de 60 dias e será dedicada a “Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores, isso porque com a pandemia a saúde financeira dos restaurantes se torna vital e uma sequência de vídeos e fóruns irão contribuir para superação da crise financeira por que passam os restaurantes em função da pandemia do novo coronavírus, renovar seus negócios e criar novas expectativas”.
Para Neto, a maioria dos negócios que compõe o setor de alimentação fora do lar, sofre com a pandemia, além dos restaurantes comerciais, o segmento de alimentação escolar e mesmo refeições coletivas de empresas sofrem os efeitos da pandemia, sendo a alimentação hospitalar um dos únicos que conseguiu se manter, em função da demanda por serviço de saúde neste momento.
A I Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores tem programação extensa com palestrantes renomados de todo Brasil, com início dia 14 de outubro e vai até dezembro de 2020, e irá promover a Agricultura Familiar, Cooperativas de Alimentos Orgânicos e Feiras Agroecológicas e fazer a conexão, apoiar e potencializar o comércio de alimentos saudáveis com os restaurantes.
Entre os principais objetivos da I Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores, estão:
Entender as novas expectativas dos consumidores, redefinir as ofertas de produtos e serviços, potencializar a visibilidade da agricultura familiar com uso de alimentos da biodiversidade e das cooperativas pelos restaurantes, acesso a mercados e divulgação de redes de compras virtuais e delivery da Agricultora Familiar, apoio a estruturação das feiras com capacitação técnica em segurança dos alimentos, diminuição de desperdício, técnicas dietéticas de conservação que diminuam o uso de açúcar ou sal, criando pontes entre consumidores e cadeias produtivas sustentáveis: quem produz, beneficia, prepara e comercializa, utilizar corretamente a comunicação e outras ferramentas digitais.
A proposta de incorporar e apoiar a parceria da VP –Centro de Nutrição Funcional com a ABPASS – Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável que é uma associação sem fins lucrativos, formada por pessoas e entidades que dedicam esforços contribuir com a melhoria da saúde dos brasileiros, orientando e incentivando a produção, a distribuição, o preparo e o consumo de alimentos considerados saudáveis e sustentáveis, o projeto por meio da ”Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores”.
Com essa iniciativa que inclui organizações públicas e privadas se deseja atender a recomendação publicada no Livro A Contribuição Brasileira a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável: “Embora se possa identificar alguns alimentos de maior risco, são as dietas como um todo e seu equilíbrio geral que têm sido cada vez mais associadas a impactos na saúde. Dietas consideradas saudáveis são, em geral, aquelas que incluem uma variedade de alimentos ricos em nutrientes como verduras, frutas, grãos integrais, legumes, frutas secas, castanhas e sementes, com pequenas quantidades (para não vegetarianos ou veganos) de carnes e laticínios e de óleos vegetais insaturados. Ao contrário, padrões dietéticos pouco saudáveis são aqueles caracterizados por alimentos com altos níveis de adição de açúcares, sódio e gorduras trans – e saturadas, e pobres em frutas, verduras, legumes, grãos e frutas secas”, destaca Valéria Paschoal.
ABPASS - Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável
Fundada em 2017, a ABPASS é uma entidade sem fins lucrativos, trabalha cotidianamente na difusão dos conceitos preconizados pelo Guia Alimentar para População Brasileira, lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde. Para Almir Ribeiro Neto, presidente da entidade, no âmbito nos restaurantes comerciais é importante agora, que os empresários sejam capacitados para um novo momento da alimentação fora do lar, elegendo sistemas de compras de pequenos produtores, apoiando a Agricultura Familiar, contribuindo portanto para a redução de custos da operação, bem como capacitar os pequenos agricultores, cooperativas e Agricultura Familiar a integrarem este mercado”.
Saiba mais sobre a ABPAS e sua atuação junto aos empresários da alimentação fora do lar e consumidores em:
www.abpass.org e www.restaurantesaudavel.com.br

VP-Centro de Nutrição Funcional
Fundada em 1999, a VP-Centro de Nutrição Funcional foi pioneira na difusão do conceito de Nutrição Funcional no Brasil, realizando cursos de extensão e consultoria científica para o setor empresarial.

Atualmente, sua estrutura engloba cinco divisões, são elas: Educacional; Editorial; Comercial; Consultoria Científica e Responsabilidade Socioambiental. Inclusive, em sua contribuição na área educacional, a VP trouxe todo o seu pioneirismo oferecendo cursos de pós-graduação em Nutrição Funcional (Nutrição Clínica; Nutrição Esportiva e Fitoterapia), que já formou mais de 15 mil profissionais, além de promover o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que já está em sua décima quinta edição.

A VP tornou-se reconhecida no mercado nacional e internacional como referência na área, aplicando e disseminando o conhecimento científico em diversas esferas sociais, econômicas, políticas, técnicas, de forma ética e promovendo a saúde como Vitalidade Positiva.
Assim, a VP direciona esforços para obter crescimento, vislumbrando excelência em suas atividades, por meio da pesquisa, do ensino, das práticas, da informação e do uso da tecnologia.

VP - Centro de Nutrição Funcional
www.vponline.com.br
Loja virtual: https://www.vponline.com.br/loja/
Facebook: vpnutricaofuncional
Instagram: @vpnutricaofuncional

I Jornada a Saúde dos Restaurantes e Consumidores
Dia 14 de outubro às 16h
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/nASsQjWxPao
Instagram: @restaurantesaudavel
Acesse as mídias sociais:
@restaurantesaudavel
@sodexobrasil, @carrefourbrasil, @bahiaprodutiva, @sebrae, @vpnutricaofuncional,
@korin e abpass_org

#jornadasaudedosrestaurantes
#sebraesp #sebraerj #sebrae.minas #sebraepr #sebraebahia
#korinagricultura #abrasel #anr #reaberturadosrestaurantes #masterchef

Oral Unic Implantes inaugura unidade em Campo Largo (PR)

A clínica odontológica especializada em implantes investiu cerca de R$ 2 milhões na estrutura

A cidade de Campo Largo recebeu ontem, dia 13 de outubro, a Oral Unic Implantes, especializada em implantodontia e com procedimentos de estética orofacial como lentes de contato dental, ortodontia, botox, bichectomia, entre outros. A Oral Unic Campo Largo fica localizada na Rua Dom Pedro II, 1357 – Centro, próximo ao Hospital São Lucas.

“Estamos trazendo para Campo Largo o que existe de mais moderno em equipamentos e procedimentos odontológicos e estéticos, além de uma estrutura completa e segura. Nosso objetivo é oferecer um atendimento único, no qual o paciente esqueça que está no dentista, com o conforto de um ambiente diferente de uma clínica comum”, afirma a diretora clínica e responsável técnica, Dra. Monique First, que é especialista em endodontia. Ao lado dela como sócios estão os empresários Helder Gustavo Leal, Elaine Silvana Leal e Eloir Sebastião Leal.

A Oral Unic traz a Campo Largo o conceito All-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar. Instalada em um ambiente amplo e agradável, com estrutura climatizada e 400 metros quadrados de área construída, a Oral Unic foi projetada para que o paciente tenha um atendimento único, que, além de oferecer conforto e comodidade aos clientes, conta com estacionamento próprio e equipamentos de última geração, como raio-x panorâmico digital, estúdio fotográfico, microscópio operatório e laboratório de próteses próprio, infraestrutura que proporciona mais agilidade nas entregas.

O local dispõe, ainda, de sete consultórios e um centro cirúrgico devidamente equipado com monitor cardíaco, oxímetro e ventilação mecânica, salas confortáveis de pré e pós-operatório, proporcionando mais segurança nos atendimentos. “A Oral Unic é o modelo de clínica que sempre buscamos para oferecer o melhor aos nossos pacientes no que diz respeito à qualidade de atendimento, estrutura e tecnologia avançada”, comenta Dra. Monique.

Oral Unic Campo Largo

Data da inauguração: 13 de outubro 2020

Endereço: Rua Dom Pedro II, 1357 – Centro - CEP 83601-160.

Telefones: 41 3292 9999 | 41 99156-0999

Sobre a Oral Unic

A Franquia Premium Oral Unic Implantes foi fundada em junho de 2016 em Itajaí, conta com a melhor gestão no ramo, e está presente em mais 82 cidades além de Campo Largo, espalhadas por 13 estados (Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins). Em 2020, há previsão que mais 13 unidades sejam inauguradas pelo Brasil.

Saiba como ajudar instituições paranaenses no McDia Feliz 2020

Edição deste ano acontece em 21 de novembro, com uma série de medidas especiais para segurança dos participantes

Já estão disponíveis os vouchers antecipados para a edição 2020 do McDia Feliz, uma das maiores campanhas para arrecadação de fundos em prol de crianças e jovens no Brasil, confirmada para o dia 21 de novembro.

Durante a pré-venda, que vai até a véspera do evento, empresas e pessoas físicas podem adquirir tickets para serem resgatados durante o McDia Feliz. Uma grande novidade este ano são os vouchers antecipados no formato digital, uma das iniciativas da marca para que todos possam contribuir com a campanha de maneira mais segura e conveniente.

Para direcionar sua doação às instituições paranaenses, basta acessar o e-commerce do Instituto Ronald McDonald e selecionar a instituição de sua preferência na hora da compra. Quem preferir adquirir os tradicionais vouchers físicos, deve entrar em contato diretamente com a instituição escolhida por telefone ou e-mail. As instituições beneficiadas no Paraná são: União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (UOPECCAN), em Cascavel, Hospital Erastinho/ Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Curitiba, Organização Viver e Hospital do Câncer de Londrina, ambas em Londrina, e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá, em Maringá. Em Curitiba, existe o diferencial e a possibilidade de resgatar os vouchers via Delivery para quem fizer o pedido pelo próprio app do McDonald's. Para conferir os restaurantes participantes, é preciso baixar o app do McDonald's e verificar os que oferecem a opção de voucher.

O valor de cada voucher antecipado será o mesmo do último ano: R$ 17,00.

“Nossa expectativa é contar mais uma vez com a solidariedade dos brasileiros para essas duas causas tão importantes, que são a saúde e a educação. Crianças e jovens em todo o país contam com a verba do McDia Feliz todos os anos e estamos felizes em poder realizar o evento, mesmo em meio a um cenário tão adverso”, comenta Paulo Camargo, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, empresa responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe.

A 32ª edição do McDia Feliz vai beneficiar 68 projetos de 59 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil em 2020. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald no mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil e alerta para os sinais e sintomas da doença, o Setembro Dourado.

McProtegidos: Segurança para clientes e funcionários

Este ano, o McDia Feliz será realizado com uma série de medidas adicionais de segurança. Os clientes serão orientados a utilizar preferencialmente modelos com menor contato, como Drive-Thru, e os tradicionais eventos comemorativos nos restaurantes serão substituídos por ações de interação e engajamento online.

Além disso, os restaurantes da rede estão seguindo um protocolo especial de operação, que inclui o uso de máscaras, luvas e viseiras pelos funcionários, instalação de barreiras acrílicas nos pontos de atendimento, demarcação de distanciamento social e reforço nos procedimentos de higiene, entre outras ações que fazem parte da campanha McProtegidos.

*Consulte o regulamento completo em http://mcdiafeliz.com.br sobre o prazo de venda de cada modalidade de voucher antecipado.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald's e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

Sepac com Duetto Velvet lembra todas as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é tempo de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, que é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, e corresponde a 28% dos novos casos de câncer todos os anos.
Durante todo o mês de outubro uma lembrança sobre a importância de cuidar da saúde estará também nas gôndolas dos supermercados, com o Duetto Velvet, um papel criado e produzido pela SEPAC, que tem seu tubete na cor rosa.
Pensado para ter todas as características que agradam o público feminino, como beleza, qualidade, eficiência, maciez e resistência, a indústria paranaense aposta nesse produto que atende a todos esses critérios, com ainda outro diferencial: a delicadeza da cor, tanto da embalagem, como do tubete, com cores e traços mais delicados, o papel traz o toque aveludado que promove uma delicada sensação tátil.
O Duetto Velvet conta com características únicas, inspiradas no veludo, tecido nobre e resistente que sempre marcou a moda feminina, pelo seu conforto, durabilidade e beleza. Segundo a gerente de Marketing da SEPAC, Cristiane Takayama, o Duetto Velvet teve seu desenvolvimento marcado pelos desejos femininos. “Esse é um produto premium, com folhas duplas e atributos de beleza, resistência, mais maciez e absorção apresentados em uma embalagem ideal para quem se preocupa com a praticidade e versatilidade”, comenta.

UM BRINDE À VIDA: CERVEJARIA ARTESANAL ØL BEER LANÇA TAG ALUSIVA AO OUTUBRO ROSA

Disponível exclusivamente para a cerveja Sunna Session Rye IPA – rótulo cor de rosa da ØL Beer – a ação tem como objetivo reforçar a importância do autoexame e da prevenção ao câncer de mama durante todo mês de outubro

Chegam aos bares, restaurantes, supermercados e demais pontos de vendas da cervejaria artesanal paranaense ØL Beer, a partir desta semana, as tags para reforço ao Outubro Rosa. A Campanha de Conscientização ao Câncer de Mama, que movimenta o país durante o mês de outubro, se faz ainda mais importante este ano, uma vez que o diagnóstico precoce da doença é fundamental para o sucesso do tratamento. Na ØL Beer, a nova tag será distribuída durante todo o mês de outubro e é uma exclusividade do estilo Sunna Session Rye IPA da ØL Beer.

A ação tem como objetivo reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama, que só no Brasil apresenta mais de 60 mil novos casos por ano. No verso da tag, os consumidores e consumidoras encontrarão orientações de como realizar o autoexame e sobre a importância da prevenção.

A escolha da Sunna vai além da cor rosa, símbolo da campanha. Considerada a personificação divina da luz solar, a deusa é venerada pelos povos nórdicos como doadora da vida. “Com essa singela referência, a gente quis unir um dos prazeres da vida – uma boa cerveja – com a importância da prevenção à saúde para desfrutar bem dela”, explica a mestre-cervejeira e sócia da ØL Beer, Isadora Néier.

A Sunna leva centeio na receita e é uma ótima opção para quem aprecia cervejas IPA. “De amargor moderado e notas herbais e cítricas (como limão e capim limão). Ideal para degustar com carnes ou com uma cesta de queijos e petiscos”, completa Eduardo Vosgerau, mestre-cervejeiro e sócio da ØL Beer.

Além disso, ao longo do mês, a marca promoverá outras duas ações: a cada 3 litros de chopp Sunna Session Rye IPA pedidos pelo delivery, o(a) cliente receberá 1 litro a mais. Outra ação para incentivar a divulgação da campanha é a promoção realizada especificamente para bares: a cada Sunna pedida, o consumidor ou consumidora concorre a outros 3 litros desta Session Rye IPA.

Serviço
Informações sobre pontos de venda olbeer.com.br.
Pedidos também podem ser feitos direto no Whatsapp da cervejaria, pelo (41) 99676-8354.
Pedidos feitos até às 14 horas são entregues no mesmo dia e, após este horário, no próximo dia útil.

Dia Mundial da Lavagem de Mãos

Segundo estudo, lavar as mãos pode reduzir em até 69% a transmissão de vírus e bactérias, como o coronavírus

Comemorado em mais de 85 países, o dia 15 de outubro é o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, criado com o intuito de ensinar a população a forma correta de fazer a higiene das mãos e evitar, de forma simples, 40% da incidência de infecções e doenças - segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, publicado na revista Risk Analysis, analisou como a melhor higiene pessoal pode afetar a taxa de transmissão de doenças, em especial nos aeroportos, para evitar a disseminação global de epidemias: aumentando o envolvimento dos viajantes com a higiene, os pesquisadores estimam que uma pandemia potencial, como a do coronavírus, pode ser inibida de 24% a 69%. Ainda, se a lavagem de mãos fosse o foco de uma estratégia de mitigação da doença em dez principais aeroportos do mundo, o risco de uma pandemia poderia cair potencialmente em até 37%.

O especialista em bacteriologia do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas de Curitiba, Marcos Kozlowski, explica que cuidados básicos, como lavar as mãos antes de ingerir alimentos e depois que usar o banheiro, são essenciais para evitar doenças e, consequentemente, salvar de vidas. “Também é necessário lavar as mãos sempre que estiverem visivelmente sujas, depois de pegar no dinheiro, antes de comer, depois de mexer com animais, usar o banheiro, usar o transporte público e antes de mexer em bebês”, explica.

Kozlowski comenta que lavar as mãos também reduz o risco de contágio de doenças como hepatite B e meningite. “É importante higienizá-las de forma correta, com água limpa e sabonete. Esfregar a palma e o dorso das mãos e também entre os dedos, por pelo menos 40 segundos. Além disso, o álcool 70 pode substituir a lavagem e também pode ser usado para a limpeza das mãos, pois ele tem propriedades microbicidas eficazes para eliminar os germes mais frequentes que causam infecções”, alerta. Segundo a OMS, o tempo necessário para eliminar os germes é de 40 a 60 segundos, com água e sabonete, e de 20 a 30 segundos com preparações alcoólicas, como o álcool gel.

Segundo estudo realizado pela Michigan State University, nos Estados Unidos, apenas 5% das pessoas lavam as mãos corretamente. O estudo foi baseado na observação do comportamento de 3.749 pessoas em banheiros públicos: 33% não usaram sabonete, 10% sequer lavaram as mãos e apenas 5% lavaram as mãos por tempo suficiente para eliminar todos os germes causadores de doenças.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a diarreia e desidratação são consideradas uma das cinco maiores causas de morte em crianças abaixo de 2 anos no mundo, e o habito de lavar as mãos corretamente pode reduzir o número de mortes relacionadas a diarreia em mais de 40% e os casos de doenças respiratórias agudas em 25%.

Sobre o LANAC:
Há 29 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 62 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 500 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

Camargo Alfaiataria realiza live musical e leilão beneficente em prol do Hospital de Amor de Barretos

Sodré Santoro, leiloeira oficial do evento, já deu início ao pregão virtual, que será encerrado durante a cerimônia

0==gMyI2NjRmOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnOzkjMwczN4QDM0ozZlBnaucTN1kjNzkzM4EjRyUyM4EjRyUCN5gDN3YkMlkDN2ETMf1SNx0yXt92YuIHct1SaGJTJGJTJBNTJwRHdopjM

No dia 10 de outubro, a Camargo Alfaiataria reunirá diversos artistas da música brasileira, dentre eles Toni Garrido, Samantha Schmutz, Afonso Nigro e Rodrigo Faro para uma live beneficente em prol do Hospital de Amor de Barretos, dirigido por Henrique Prata. A transmissão será realizada pela Camargo Alfaiataria, no canal oficial da marca no Youtube.

"Não poderíamos deixar de comemorar os 15 anos de nossa marca da melhor maneira: Cantando para o Hospital de amor, que faz parte da vida da Camargo Alfaiataria e da minha vida", diz João Camargo, fundador da Camargo.

Para arrecadar fundos para a doação, as leiloeiras Mariana e Carolina, da Sodré Santoro, maior organização de leilões da América Latina, conduzirão o leilão de um exclusivo terno sob medida com tecido da marca Dormeuil, fabricante de tecidos reconhecida mundialmente pelo mercado da alfaiataria.

"Será um grande prazer fazer parte dessa iniciativa, ajudando a arrecadar fundos para uma causa tão essencial e urgente por meio do leilão, que é o nosso ofício", explica Carolina Sodré Santoro.

O lance inicial foi de R﹩10 mil e os próximos lances com valor mínimo de R﹩ 500, já podem ser realizados no site da leiloeira. O pregão continuará durante a live e o arrematador será anunciado ao final da cerimônia.

O leilão pode ser acompanhado pelo site: http://www.sodresantoro.com.br/camargo15anos/

Serviço:

Live de amor Camargo 15 anos

Data: 10 de outubro

Horário: 19h00

Local: Canal da Alfaiataria Camargo no Youtube /CamargoAlfaiatariaOficial

Leilão: http://www.sodresantoro.com.br/.

Sobre a Camargo Alfaiataria

Criada em 2005, a Camargo Alfaiataria constrói uma história de sucesso a cada ano. Comandada pelo alfaiate João Camargo, a missão da marca é transformar o comportamento do homem moderno através de uma experiência de moda, estilo e qualidade de vida. Tudo por meio do compromisso com a excelência de roupas sob medida e coleções sofisticadas.

Em 2020, em seu 15º aniversário, caminha para se tornar a maior marca de moda masculina do Brasil.

Sobre a Sodré Santoro Leilões

A Sodré Santoro é a maior organização de leilões presenciais e online da América Latina. Entre os principais produtos oferecidos estão imóveis, automóveis, materiais de construção, móveis para casa, eletrodomésticos, informática, telefonia e comunicação.

Conta com seis pátios localizados em Guarulhos, Ribeirão Preto, Monte Mor, Bauru, Cesário Lange e Caçapava, que totalizam mais de 3 milhões de metros quadrados e armazenam mais de 3 mil tipos de materiais a serem leiloados.

Sobre o Hospital de Amor

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) registra mais de 6.000 atendimentos por dia, 100% gratuitos, acolhendo pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 58 anos de história, o hospital possui diversas unidades fixas de tratamento e prevenção espalhadas pelo país. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho (RO), encontram-se as unidades de tratamento oncológico. Já os institutos de prevenção, que realizam exames para o diagnóstico precoce da doença, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Campinas (SP), Fernandópolis (SP), Macapá (AP), Irecê (BA), Juazeiro (BA), Guanambi (BA), Jequié (BA), Teixeira de Freitas (BA), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Nova Andradina (MS), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO) e Lagarto (SE). Em Palmas (TO), o HA está construindo uma nova unidade para o tratamento do câncer. A entidade fechou o ano de 2019 tendo oferecido 1.047.440 atendimentos a 224.883 pacientes, vindos de 2.167 municípios de todos os estados brasileiros - um recorde de cobertura. Foram realizadas 24.351 internações, 252.544 quimioterapias e 9.500 refeições foram servidas por dia nas unidades da instituição. Atualmente, o HA conta com cerca de 560 médicos e mais de 5.300 funcionários, trabalhando com um déficit operacional de mais R﹩ 29,5 milhões mensais e com o apoio dos mais diversos segmentos da sociedade na busca para supri-lo.

Pesquisa aponta baixo risco de transmissão de COVID-19 a bordo das aeronaves

Estudos de fabricantes de aeronaves relatam pouquíssimos incidentes de infecção por
COVID-19 a bordo

8 de outubro de 2020 (Genebra) - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) demonstrou a baixa incidência de transmissão de COVID-19 a bordo das aeronaves com o número atualizado de casos publicados. Desde o início de 2020, foram relatados 44 casos de COVID-19, cuja transmissão foi associada a uma viagem de avião (incluindo casos confirmados, prováveis e potenciais). No mesmo período, cerca de 1,2 bilhão de passageiros viajaram.

"O risco de um passageiro contrair a COVID-19 a bordo parece muito baixo. Com apenas 44 casos potenciais identificados de transmissão relacionada à voos entre 1,2 bilhão de viajantes, isso significa um caso para cada 27 milhões de viajantes. Reconhecemos que esse número pode estar subestimado, mas mesmo se 90% dos casos não fossem relatados, seria um caso para cada 2,7 milhões de viajantes. Achamos esses números extremamente reconfortantes. Além disso, a grande maioria dos casos publicados ocorreu antes da obrigatoriedade do uso de coberturas faciais a bordo", disse o Dr. David Powell, Conselheiro Médico da IATA.

A nova conclusão de números tão baixos está baseada na publicação conjunta da Airbus, Boeing e Embraer sobre as pesquisas de dinâmica de fluidos computacional (CFD) realizadas por cada fabricante em suas aeronaves. Embora as metodologias sejam um pouco diferentes, cada simulação detalhada confirmou que os sistemas de fluxo de ar da aeronave controlam o movimento das partículas na cabine, limitando a propagação de vírus. Os dados das simulações produziram resultados semelhantes:

• Os sistemas de fluxo de ar da aeronave, filtros de ar de alta eficiência (HEPA), a barreira natural do encosto dos assentos, o fluxo do ar para baixo e as altas taxas de renovação de ar reduzem com eficiência o risco de transmissão de doenças a bordo em tempos normais.

• A adição do uso de máscara em meio às preocupações com a pandemia representa uma camada de proteção adicional significativa, aumentando a segurança de sentar-se próximo a outro passageiro na cabine de uma aeronave em relação à maioria dos outros ambientes fechados.

Coleta de dados

A coleta de dados da IATA e os resultados das simulações separadas estão alinhados aos baixos números relatados em um estudo r recentemente publicado por Freedman e Wilder-Smith no Journal of Travel Medicine. Não é possível estabelecer uma contagem exata de possíveis casos associados aos voos, mas o contato da IATA com as companhias aéreas e autoridades de saúde pública, além da revisão completa da literatura disponível, não mostraram qualquer indicação de que a transmissão a bordo seja comum ou generalizada. Além disso, o estudo de Freedman e Wilder-Smith reforça a eficácia do uso de máscara para reduzir ainda mais o risco.

Abordagem em camadas de medidas preventivas

O uso de máscara a bordo foi recomendado pela IATA em junho, além de ser um requisito comum na maioria das companhias aéreas desde a publicação e implementação das orientações lançadas no documento Takeoff pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que adicionam várias camadas de proteção além dos sistemas de fluxo de ar que já garantem um ambiente de cabine seguro com riscos muito baixos de transmissão de doenças a bordo.

"As orientações abrangentes da ICAO para viagens aéreas seguras em meio à crise da COVID-19 contam com várias camadas de proteção tanto para os aeroportos quanto para as aeronaves. O uso de máscara é uma dessas proteções mais evidentes. Filas gerenciadas, processamento sem contato, movimento reduzido na cabine e serviços simplificados a bordo estão entre as várias medidas que a indústria da aviação está tomando para manter as viagens aéreas seguras. Além disso, os sistemas de fluxo de ar são desenvolvidos para evitar a propagação de doenças com altas taxas de fluxo de ar, taxas de renovação de ar e filtragem altamente eficaz de qualquer ar reciclado", disse Powell.

As características do design da aeronave incluem uma camada adicional de proteção, contribuindo para a baixa incidência de transmissão durante o voo, que incluem:

• Interações face a face limitadas, pois os passageiros se sentam olhando para frente e se movem lateralmente muito pouco.
• O encosto atua como uma barreira física evitando o movimento do ar de uma fileira para outra.
• Minimização do fluxo de ar para frente e para trás, com fluxo segmentado direcionado do teto para o chão.
• Alta taxa de ar fresco que entra na cabine. O ar é trocado 20-30 vezes por hora a bordo da maioria das aeronaves, que se compara muito favoravelmente com o espaço médio de um escritório (média de 2-3 vezes por hora) ou de escolas (média de 10-15 vezes por hora).
• Uso de filtros HEPA com mais de 99,9% de taxa de eficiência na remoção de bactérias/vírus, garantindo que o ar que entra na cabine não seja uma via de penetração de micróbios.

Estudos dos fabricantes

A interação desses fatores de disposição disign da aeronave para a criação de um ambiente de baixo risco foi intuitivamente compreendida, mas não modelada antes das simulações de CFD pelos três principais fabricantes nas suas cabines de aeronaves. A seguir estão os destaques da pesquisa de cada fabricante:

Airbus

A Airbus usou CFD para criar uma simulação altamente precisa do ar em uma cabine A320, para ver como as gotículas resultantes de uma tosse se movem pelo fluxo de ar na cabine. A simulação calculou parâmetros como velocidade do ar, direção e temperatura em 50 milhões de pontos na cabine, até 1.000 vezes por segundo.
Depois, a Airbus usou as mesmas ferramentas para modelar um ambiente diferente de aeronave, com vários indivíduos mantendo 1,8 metros de distância entre eles. O resultado indicou que a exposição potencial era menor quando sentados lado a lado em uma aeronave do que quando estavam a dois metros de distância um do outro em um ambiente como de escritório, sala de aula ou supermercado.
"Após várias simulações detalhadas usando os métodos científicos mais precisos disponíveis, temos dados concretos que revelam que a cabine da aeronave oferece um ambiente muito mais seguro do que espaços públicos fechados", disse Bruno Fargeon, do departamento de engenharia da Airbus e líder da Keep Trust in Air Travel Initiative da Airbus. "A forma como ocorrem a circulação, a filtragem e a troca do ar nas aeronaves cria um ambiente absolutamente único no qual você tem tanta proteção sentado lado a lado quanto se estivesse a dois metros de distância no solo."

Boeing

Com a CFD, os pesquisadores da Boeing rastrearam como as partículas da tosse e da respiração se movem pela cabine do avião. Vários cenários foram estudados incluindo: passageiro com tosse com e sem máscara; passageiro com tosse em diferentes assentos, incluindo o assento do meio; e diferentes variações de passagens de ar individuais superiores (conhecidas como gaspers) ligadas e desligadas.

"Essa modelagem determinou o número de partículas de tosse que entraram no espaço respiratório dos outros passageiros", disse Dan Freeman, engenheiro-chefe da Confident Travel Initiative da Boeing. "Depois, comparamos um cenário semelhante em outros ambientes, como uma sala de reunião de um escritório. Com base na contagem de partículas transmitidas pelo ar, os passageiros sentados lado a lado em um avião correspondem a manter dois metros de distância em um ambiente típico de um prédio comercial."

Embraer

Usando modelos de CFD, fluxo de ar da cabine e dispersão de gotículas validados em testes de ambiente de cabine em escala real, a Embraer analisou o ambiente da cabine considerando um passageiro com tosse em diferentes assentos e condições do fluxo de ar em diferentes aeronaves para medir essas variáveis e seus efeitos. A pesquisa realizada pela Embraer mostra que o risco de transmissão a bordo é extremamente baixo. Os dados reais sobre as transmissões que podem ter ocorrido durante os voos corroboram esses achados.

Luis Carlos Affonso, vice-presidente sênior de engenharia, tecnologia e estratégia da Embraer, disse: "A necessidade das pessoas de viajar, se conectar e ver seus entes queridos não desapareceu. Na verdade, em momentos como este, precisamos ainda mais dos nossos familiares e amigos. Nossa mensagem hoje reforça que, com a tecnologia e os procedimentos em vigor, você pode voar com segurança - todas as pesquisas mostram isso. Na verdade, a cabine de uma aeronave comercial é um dos espaços mais seguros disponíveis em qualquer lugar durante esta pandemia."

A segurança é sempre prioridade máxima

Estes estudos mostram a cooperação e a dedicação à segurança de todos os envolvidos no transporte aéreo e fornecem evidências de que o ar da cabine é seguro.

A reputação da aviação está baseada na segurança oferecida em cada voo. Isso não muda em tempos de COVID-19. Um estudo recente da IATA relatou que 86% dos viajantes recentes se sentiram seguros com as medidas de combate à COVID-19 do setor e que tinham sido bem implementadas.

"Não existe uma solução única que permitirá viver e viajar com segurança na era da COVID-19. Mas a combinação das medidas implementadas garante aos viajantes do mundo todo que a COVID-19 não acabou com a liberdade de voar. Nada é 100% livre de riscos. Mas com apenas 44 casos publicados de potencial transmissão da COVID-19 a bordo entre 1,2 bilhão de viajantes, o risco de contrair o vírus a bordo parece ser igual ao risco de ser atingido por um raio", disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

"A pesquisa detalhada de dinâmica de fluidos computacional dos fabricantes de aeronaves mostra que a combinação dos recursos atuais de design da aeronave e o uso de máscara cria um ambiente de baixo risco para a transmissão da COVID-19. Como sempre, as companhias aéreas, os fabricantes e todas as entidades envolvidas na aviação serão guiados pela ciência e pelas melhores práticas globais para manter o voo seguro para os passageiros e tripulantes", disse de Juniac.

Veja a apresentação da IATA (pdf)

Veja a apresentação da Airbus (pdf)

Veja a apresentação da Boeing (pdf)

Veja a apresentação da Embraer (pdf)

Notas aos editores:
• A IATA (International Air Transport Association) representa cerca de 290 companhias aéreas, que compõem 82% do tráfego aéreo global.

• Siga-nos no http://twitter.com/iata para acompanhar anúncios, posicionamentos e outras informações úteis sobre o setor.

Sobre a IATA

A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) representa cerca de 290 empresas aéreas que abrangem 82% do tráfego aéreo global. Para mais informações sobre a IATA visite www.iata.org.

A campanha Valor da Aviação

A campanha Valor da Aviação é uma iniciativa da IATA para mostrar a importância da indústria da aviação para o desenvolvimento do Brasil, um país de dimensões continentais, que depende de rapidez e eficiência para levar pessoas e mercadorias pelo país e pelo mundo. No website da campanha, a IATA divulga números e informações sobre o impacto da aviação, bem como as notícias e comunicados da associação.

Para mais informações visite: www.valordaaviacao.org.br.