| Equilíbrio e contrastes
Segundo a especialista em imagem pessoal e empresarial, peças típicas do verão ou da meia-estação também podem ser adaptadas para os dias frios com o uso inteligente de camadas: “vestidos de alça, saias e camisas leves funcionam muito bem no inverno quando combinados com blusas de gola alta por baixo, meias-calças, botas e casacos pesados”. “O equilíbrio entre tecidos leves e pesados é a chave para um visual confortável e estiloso”, defende.
As sobreposições são grandes aliadas do inverno tanto para aquecer, quanto para modernizar o visual. De acordo com Aliny Simões, a dica é apostar em contrastes de estrutura e comprimento: “uma blusa justa de gola alta com uma camisa fluida aberta e um casaco oversized cria um visual atual e funcional. Já para quem quer sofisticação, a sugestão é usar tons próximos entre si, como os terrosos, ou apostar em um ponto de cor vibrante que chame a atenção”.
Outro elemento essencial para valorizar o guarda-roupa de inverno são os acessórios. Além de ajudar a aquecer, eles têm o poder de transformar o visual. Lenços, cachecóis, gorros, chapéus e luvas trazem estilo e personalidade às aparências mais básicas. “Um cachecol estampado pode dar vida a um look todo preto. Já colares e brincos grandes se destacam em golas altas e dão um toque especial à produção”, explica a consultora.
Autoconhecimento evita compras desnecessárias
Aliny Simões enfatiza que conhecer o próprio estilo é essencial para evitar compras por impulso e aproveitar melhor o que já se tem. “Quando você entende seu estilo, suas compras deixam de ser emocionais e passam a ser estratégicas. Isso ajuda a evitar o acúmulo de peças que não fazem sentido no dia a dia e favorece a autoestima, pois o vestir passa a ser autêntico e coerente com quem você é”, complementa.
Para quem deseja adquirir algumas peças novas, mas sem exageros, Aliny recomenda focar em itens atemporais e versáteis. “Um bom casaco estruturado, uma bota de qualidade, um tricô neutro e uma calça de alfaiataria são excelentes escolhas. Um blazer clássico também é uma peça-chave, já que pode ser usado tanto em ambientes profissionais, quanto em situações casuais. Prefira qualidade à quantidade. Uma boa peça pode durar anos e acompanhar diferentes fases do seu estilo”, ensina.
Outro ponto levantado pela especialista é que, com a chegada do inverno, investir em peças térmicas se torna uma escolha inteligente para quem busca conforto e praticidade. “Blusas justas com tecido apeluciado por dentro, assim como as meias-calças térmicas e de lã, são ótimas aliadas para manter o corpo aquecido sem comprometer a mobilidade. Discretas e funcionais, essas peças podem ser usadas por baixo de outras roupas, garantindo isolamento térmico sem criar volume excessivo ou interferir no caimento dos looks”.
Por fim, a especialista – que atende empresários e empresárias de todas as idades – deixa um alerta: “o excesso de preto empobrece o look se não houver contraste de texturas ou acessórios”. Assim, a recomendação é apostar em cores como vinho, verde-militar, azul-marinho ou off-whitepara variar com elegância. Aliny garante que é possível manter o conforto térmico sem abrir mão do estilo usando o que você já tem, com criatividade e intenção.
Sobre a especialista Aliny Simões
Aliny Simões [@alinysimoesdasilva] é consultora de imagem pessoal e empresarial. Ao compartilhar dicas sobre estilo, vestuário, maquiagem e comportamento, ajuda a criar uma imagem autêntica, impactante e que esteja alinhada aos objetivos e valores individuais.
Looks de inverno podem ser montados com as roupas que já tem em casa; consultora ensina a equilibrar tecidos leves e pesados para formar um visual confortável e cheio de estilo.
Crédito das fotos
Arquivo Pessoal e Freepik
*com divulgação |
COMENTÁRIOS