Maior festa católica do país e uma das mais maiores do mundo, a celebração de Corpus Christi em Curitiba, nesta quinta-feira (19), foi novamente um sucesso e uma gigantesca demonstração de fé e unidade cristã, reunindo mais de 130 mil pessoas no centro da cidade. Jesus Eucarístico foi celebrado em 10 horas de programação, incluindo a confecção do tradicional tapete ao longo de 2 km na avenida Cândido de Abreu, a oferta do sacramento da confissão por 70 sacerdotes, atendimento à população em situação de rua, seis pontos de vacinação, tenda de adoração ao Santíssimo e manifestações culturais.
“O sentindo primeiro desta festa é Ele que caminha entre nós e nós que O seguimos. Tudo aquilo que é humano, que nos faz irmãos, caminha junto”, disse o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, ao percorrer pela manhã o trajeto entre a Catedral Basílica e a praça Nossa Senhora de Salete, agradecendo o trabalho dos mais de 4 mil voluntários de mais de 120 paróquias, movimentos e grupos ligados à igreja que desde cedo preparavam tapetes coloridos para a procissão com Jesus Eucarístico.
“Em tempos de tantas incertezas, guerras, crises de fé e desesperança, queremos proclamar que Jesus está vivo e presente na Eucaristia. É d’Ele que brota a esperança que o mundo tanto precisa. E hoje, Ele desce do altar e vem caminhar entre nós”, afirmou o padre Juarez Rangel, coordenador geral do Corpus Christi Curitiba 2025. Logo cedo, dom Reginei Modolo, bispo auxiliar de Curitiba, percorreu com o Santíssimo Sacramento os hospitais Pequeno Príncipe, Santa Casa e Hospital Menino Deus. Nas duas semanas que antecederam Corpus Christi, o Santíssimo Sacramento já havia realizado visitas em penitenciárias, casas de recuperação, hospitais e locais onde visitou pessoas que não poderiam estar presentes neste momento.
Missa – O Corpus Christi 2025 teve por tema: “Jesus Eucarístico: nossa esperança! Eu creio!”. A programação da tarde começou às 14 horas, no palco montado em frente à Catedral Basílica, com apresentação musical do Ministério Missionário Shalom. A Santa Missa teve início às 15 horas, com a presença de milhares de fiéis, sacerdotes e diáconos de todas as paróquias de Curitiba e região, além de autoridades estaduais e municipais. A celebração foi presidida por dom Peruzzo, ao lado dos bispos auxiliares Reginei Modolo e Adenis Roberto de Oliveira. Foi também animada pelo padre Reginaldo Manzotti.“Viemos aqui dizer que cremos no Senhor, na sua presença na hóstia sagrada. Viemos aqui caminhar com Ele como outrora as multidões caminhavam com Ele”, disse dom Peruzzo durante a homilia da Santa Missa. “Eucaristia é oferta da gratuidade do Senhor para quem precisa dela”, acrescentou. E ao finalizar, citou a esperança, tema do Corpus Christi 2025 e do Ano Jubilar de 2025: “crer no Senhor resgata esperanças”.
Após a missa, teve início a procissão, que seguiu até o palco montado em frente do Palácio Iguaçu, onde houve momentos de oração e adoração ao Santíssimo. Cenas bíblicas e show de evangelização – Ao longo do percurso da procissão, houve seis paradas: estações onde grupos teatrais encenaram passagens bíblicas – Anjo Gabriel anuncia a chegada do menino Jesus; Jesus ressuscita a filha de Jairo; Jesus leva esperança a Bartimeu; Jesus se entrega na cruz; Jesus ressuscita e imposição das mãos.A programação terminou com o show de evangelização com o padre Reginaldo Manzotti. O Corpus Christi foi realizado pela Arquidiocese de Curitiba, através da ASAC – Associação Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba, com apoio da Associação Evangelizar é Preciso, Itaipu Binacional, Prefeitura de Curitiba e órgãos públicos municipais e estaduais.
Concurso fotográfico e doação de alimentos – O Corpus Christi 2025 contou também com a realização do 3º Concurso Fotográfico, aberto a todos os fiéis católicos, profissionais ou não, com o objetivo de documentar a Solenidade do Corpus Christi em Curitiba, como forma de registrar a expressão pública de nossa fé em Jesus Eucarístico e a criatividade das comunidades paroquiais com a fotografia, unindo fé e cultura.A festa ainda incluiu uma grande campanha da Solidariedade, com a meta de arrecadar 10 toneladas de alimentos não perecíveis. As doações serão destinadas às entidades assistenciais atendidas pela Arquidiocese de Curitiba. Durante a celebração de Corpus Christi, os alimentos foram coletados em caixas instaladas ao redor da Catedral Basílica. As doações arrecadas nesta quinta-feira foram levadas à Fundação de Ação Social (FAS).
*com divulgação
Categorias:(EVENTOS), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTA, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SHOWS






































COMENTÁRIOS