Atração em Curitiba, Bola de Natal gigante e iluminada tem estrutura passível de recorde mundial


A estimativa é que esta seja a maior estrutura em formato de bola excêntrica já produzida no mundo: a construção possui 3,6 toneladas, 15 metros de altura e 15 metros de diâmetro


Depois de passar pela Mário Tourinho em Curitiba (2019) e Pela Praça Mauá no Rio de Janeiro (2021), a atração está de volta à capital paranaense. Foto: Leo Flores.

Gigante e iluminada, a Bola de Natal – assinada pelo arquiteto curitibano Luiz Volpato – surgiu como uma ideia despretensiosa e se tornou passível de recorde mundial. A estimativa é de que esta seja a maior estrutura em formato de bola excêntrica já produzida no mundo: a construção possui 3,6 toneladas, 15 metros de altura e 15 metros de diâmetro.

O projeto se originou a partir de uma demanda do atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que buscava uma atração emblemática para compor seu programa de Natal. Sua ideia inicial era uma árvore com 10 metros de altura, mas, Volpato queria um projeto surpreendente para um dos natais mais famosos do país.

Para fugir do óbvio, atendo-se a um elemento característico da época, o arquiteto desenvolveu a Bola de Natal. No entanto, o desafio da execução era enorme. Volpato explica que uma estrutura desta dimensão, esférica e assentada excentricamente, requer uma fundação específica para ficar em pé.

“O centro não está no eixo vertical e as cargas não se distribuem de forma simples, tudo isto para dar o efeito de uma bola que caiu no solo. Desenvolvemos uma estrutura metálica com desenho específico para que ela repousasse sobre o chão, suavemente, sem nenhuma base aparente”, explica o profissional.

A Bola de Natal fica exposta até 08 de janeiro na Praça Afonso Botelho, conhecida como a Praça do Athletico. Foto: Leo Flores.

A Bola de Natal foi instalada pela primeira vez em 2019, na Rua Mário Tourinho, uma das mais conhecidas da capital paranaense. Em pouco tempo, a atração repercutiu nacionalmente e atraiu turistas de diversos estados. Devido ao sucesso, prefeituras de outras cidades brasileiras manifestaram interesse pelo projeto.

Em 2021, foi a vez do Rio de Janeiro receber a gigante iluminada. Na Praça Mauá, ela serviu como túnel para o VLT, transporte público que circula no centro da capital carioca. Agora, em 2022, a atração retorna para a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, com patrocínio do Club Athlético Paranaense. A Bola de Natal está localizada na Praça Afonso Botelho (Praça do Athletico) e ficará exposta até o dia 08 de janeiro.


Para revestir a estrutura em aço da esfera e conferir o efeito de iluminação natalina foram necessários quilômetros de fita de luz de LED. Foto: Leo Flores.

O projeto de Luiz Volpato tem sido um ponto instagramável movimentado para as fotos da temporada natalina curitibana. Foto: Leo Flores.

Serviço
Rua Engenheiros Rebouças, 3020 – Água Verde l Curitiba – PR, 80250-040.
Praça Afonso Botelho (Praça do Athletico).
Aberta 24 horas.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, PASSEIOTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s