Santuário de Curitiba ganha vitrais reconhecidos pela ONU como de interesse histórico

 

Obra feita com 300 peças de vidro, que é parte da revitalização do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, será inaugurada nesta quarta-feira.


Será inaugurada, nesta quarta-feira (14), a revitalização dos vitrais do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, no Centro de Curitiba. A inauguração, que marca também a entrega de um presente para a capital e um novo atrativo para os turistas, será celebrada na Missa que acontece a partir do meio-dia. 

Além da restauração da fachada, o Santuário recebeu novos vitrais, inscritos e catalogados no banco de dados da ONU (Organização das Nações Unidas) como de interesse histórico. A obra, assinada pela artista plástica Loire Nissen e pelo arquiteto Adolfo Sakaguti, reúne cerca de 300 peças em vidros multicoloridos que registram, simbolicamente, os passos de uma caminhada contínua e progressiva “rumo ao alto”. 

Entre os vitrais restaurados da nave da igreja, estão 62 obras e mais três conjuntos em formato de ogiva, que medem seis metros de largura por oito de altura. Cada conjunto contém 80 peças. Já o novo vitral, da fachada do Santuário, posicionado mais no alto, tem cerca de oito metros de altura por três de largura. Além deste, oito novas peças menores estão dispostas nas laterais.

De acordo com a artista plástica Loire Nissen, há significado por trás de cada desenho do caminho de luz formado pelos vidros. “Nesse contexto sacro, artístico e cultural para a cidade de Curitiba, endereço de um dos pontos do encontro de povos e crenças, os novos vitrais da fachada se colocam como uma ‘janela de oportunidades’ e de leveza na paisagem”, destaca a artista. “No meio do barulho da cidade, em uma área tão complexa, é possível admirar e interagir com o belo, o sagrado, o eterno”, acrescenta.

Os novos vitrais foram instalados onde antes existiam janelas de vidro martelado, o que transformou a iluminação interna do Santuário. Segundo o arquiteto Adolfo Sakaguti, o local que abriga a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi valorizado no projeto, concebido para tornar o espaço ainda mais alegre e agradável para as Missas e orações. “O Santuário fica perto do terminal rodoviário de integração metropolitana e, no corre-corre da vida agitada, muitos fiéis fazem suas orações na calçada mesmo, de passagem. O embelezamento do Santuário e os novos vitrais são um convite para que entrem e se sintam acolhidos”, diz. 

Para a coordenadora administrativa do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, Ana Rocha, o resultado da obra é gratificante. “Era necessário realizar algo criativo e que impactasse de forma positiva a vida de centenas de pessoas que transitam por ali todos os dias. O trabalho presenteia a comunidade e é a mostra do talento dos profissionais que abraçaram o desafio de fazer da fachada externa um verdadeiro convite para que as pessoas possam dar um passo a mais e entrar no Santuário, onde novas mensagens de fé e esperança as esperam”, ressalta.

2022: Ano do Vidro

A entrega do novo vitral do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas coincide com o fechamento do Ano Internacional do Vidro. A celebração foi definida este ano pela ONU e remete à reflexão sobre a sustentabilidade. O objetivo de incluir a data no calendário da organização é promover a preservação da memória sobre a utilização desse material versátil e 100% reciclável sob diversos âmbitos da vida em sociedade: industrial, comercial, sanitário, cultural, religioso e doméstico. 

A combinação desse enfoque com o sentido místico e de reforço à fé também inspirou a execução do projeto. “O vidro, para ser trabalhado, passa por altas temperaturas até ganhar forma. Pode ser completamente estilhaçado e quebrado. Mas, quando volta ao forno, pode ser remodelado e algo novo surge. Assim somos nós, passamos por vários momentos de turbulência interior para que Deus modele nossa têmpera, nosso espírito e, assim, seremos também renovados”, conclui a coordenadora.

SERVIÇO | Inauguração da revitalização e novos vitrais do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas,

Quarta-feira, 14 de dezembro, na Missa das 12h.

Praça Senador Correia, 128, Centro de Curitiba (PR).

 

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s