Os 10 anos da peça “A Magia da Vida” serão celebrados com o lançamento do livro que conta a história do projeto.
O Coro Cênico Pequeno Cotolengo celebra 10 anos de atividades, trazendo a arte como forma de inclusão para os mais de 230 Assistidos e conscientizando a sociedade sobre o potencial das pessoas com deficiência. Para celebrar o sucesso do projeto, a Escola Pequeno Cotolengo desenvolveu o livro “A Magia da Vida”, que conta com duas partes, a primeira mostra a história de como todas as peças foram concebidas e como os profissionais trabalharam para fazer este sonho acontecer. Na segunda parte, a edição comemorativa traz uma adaptação do roteiro do espetáculo “A Magia da Vida”, primeira obra desenvolvida pelo projeto.
O livro será lançado no dia 30 novembro, durante uma apresentação única da peça “A Magia da Vida”. O espetáculo envolve os espectadores com músicas e surpresas, enquanto conta a história de um lugar encantado em que um gnomo e dois irmãos nos levam a refletir sobre a vida, as diferenças, a amizade e a realidade do abandono, mas também a solidariedade e a união.
Desde 2009, o Coro Cênico fez mais de 83 apresentações, para mais de 28 mil pessoas na capital paranaense, região metropolitana e cidades de Santa Catarina e São Paulo. Para os Assistidos, o projeto estimula a criatividade e habilidades socioculturais, trabalhando de forma lúdica o desenvolvimento do potencial de cada um dos Assistidos.
De acordo com Alessandra Marquete, Diretora da Escola Pequeno Cotolengo, essa é uma oportunidade de apresentar toda a trajetória do Coro Cênico ao longo desses dez anos, inclusive os desafios que envolvem todas as particularidades que têm um espetáculo de teatro, como a estrutura, palco, criação de roteiro, cenário, figurino e personagens. É uma ocasião em que as pessoas podem ver a superação das pessoas com deficiência pelo viés da produtividade. “É uma possibilidade de se colocar à prova, existem alguns estigmas deles mesmos, em achar que não iriam conseguir, mas mesmo com a maioria não alfabetizada, eles entraram em cena, contracenaram com os personagens, fazem suas falas, solos, dançam, cantam e encantam”.
Para ela, o maior benefício do projeto é o autoconhecimento. “Quando acontece o espetáculo, todo mundo vê o bonito e o colorido. Nós, profissionais que ficamos atrás das cortinas, vemos os nossos Assistidos, com deficiência múltipla que necessitam de outras pessoas para fazerem suas Atividades da Vida Diária, saberem o roteiro de ponta a ponta e quando esquecem, dão risada. Isso é riquíssimo, porque aparecem as particularidades e o potencial de cada um.” A profissional destaca que o Coro Cênico traz a aprendizagem significativa, que são coisas que as pessoas levam para o seu dia a dia.
Uma das Assistidas, que interpreta a personagem Aninha, diz que é uma sensação única estar no palco, “Quando ouço os aplausos, fico muito feliz pensando que eles são para mim. Eu amo o Coro Cênico, quando estou no palco, esqueço todos os meus problemas.” Cada apresentação é muito significativa para os Assistidos, é nesse momento que eles se sentem verdadeiros artistas como os que assistem na televisão ou teatro.
Alessandra afirma ainda que o processo de montagem do livro “A Magia da Vida” foi um enorme desafio. “Precisamos voltar no tempo, relembrar profissionais e Assistidos que não estão mais com a gente, é muito saudoso. E em segundo lugar, é um orgulho enorme para a gente, porque eu acredito que nós somos a primeira companhia de teatro com 40 pessoas com deficiência em cena. E com isso, pensamos ‘O que a gente vai contar? O que foi de mais importante?’. E o mais importante com certeza foram as pessoas e a união de todos para fazer acontecer”.
O Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura e o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, apresentam o Projeto Coro Cênico Pequeno Cotolengo, que conta com o patrocínio das empresas Guararapes, Britânia, Philco, Brose e Itambé, além do apoio da UP Experience.
Todo o conteúdo também está disponível com acessibilidade. Um intérprete de Libras estará disponível no dia da apresentação e junto ao livro comemorativo, um material em braile será cedido aos participantes, para que acessem o audiobook “A Magia da Vida”. Dessa forma, as pessoas com deficiência visual podem ter acesso a toda a experiência que envolve a construção do Coro Cênico Pequeno Cotolengo. Para aqueles que precisarem da acessibilidade, é recomendado avisar a equipe na portaria, no momento em que apresentar os ingressos.
O espetáculo de estréia do livro “A Magia da Vida” e a apresentação da peça será no dia 30 de novembro no UP Experience. A entrada é franca e aberta à comunidade com ingressos limitados. Aos interessados, é possível retirar a sua entrada pela plataforma Sympla.
Serviço
Espetáculo “A Magia da Vida” – Apresentação Única e Estreia do Livro “Como Tudo Aconteceu”
Data: 30/11
Horário: 19h
Local: UP Experience, Rua Pedro
Entrada gratuita, retire seu ingresso pelo link: https://bit.ly/3h4xVIZ
Ingressos limitados!
Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é um dos melhores lugares para trabalhar no Paraná
A Organização recebe pela quarta vez o selo Great Place to Work, que certifica os melhores ambientes de trabalho.
Em 2022 o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo recebe pela quarta vez a certificação concedida pelo Instituto Great Place to Work como um dos Melhores Lugares para Trabalhar no Paraná.
O reconhecimento mostra a satisfação dos funcionários e mostra o comprometimento, cuidado e principalmente o amor depositado em cada ação e cuidado para com os mais de 230 Assistidos da Organização.
Um trabalho que é feito por um propósito e baseado em valores imutáveis, inspirados na obra deixada por São Luis Orione, fundador do Pequeno Cotolengo, como a fé e a caridade. Além da promoção humana, transparência e compromisso, que pautam todas as ações e trazem a excelência no cuidado com as pessoas.
De acordo com Daniela Picinin, gerente de Gestão de Pessoas do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, ser eleita como uma das Melhores Empresas para Trabalhar vai além de um reconhecimento, é a comprovação de que as ações e práticas estão alinhadas ao propósito. “Vale destacar o orgulho que os funcionários sentem sobre o impacto do seu trabalho, na vida de cada um de nossos Assistidos e que conforme o exemplo de nosso fundador São Luís Orione, o amor nos fortalece a cada dia, para seguirmos firmes em nosso propósito de ‘fazer o bem sempre, o bem a todos, o mal nunca e a ninguém’”, ressalta.
Para Diogo Azevedo, Diretor Executivo da Organização, ser uma OSC certificada como Great Place to Work é seguir um dos passos do nosso santo fundador, que é estar à frente dos tempos. “Os tempos mudaram e o perfil do profissional do terceiro setor também. As organizações não são mais apenas assistencialistas, os novos desafios, legislações, crises e vários outros, necessita de profissionais cada vez mais qualificados, que querem crescer profissional e pessoalmente. Aqui encontramos valores que vão de encontro ao que nossos funcionários buscam, principalmente de amor ao próximo, de cuidar de pessoas transformando vidas.”
A certificação mostra que os funcionários compartilham os mesmos valores e propósitos da Organização, em um ambiente saudável e positivo. “Essa conquista nos conecta para sermos melhores e também nos proporciona maior visibilidade no mercado de trabalho, nos diferencia de outras Organizações na atração de talentos, e nos torna mais competitivos e atuantes para o cumprimento da nossa missão”, conta Daniela.
Para os mais de 230 Assistidos do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, contar com uma Organização com esse selo é ter a certeza de que cada funcionário oferece um alto nível de comprometimento todos os dias. Ser uma das Melhores Empresas para Trabalhar ressalta o impacto positivo perante a sociedade. “Nossa gestão deve garantir a qualidade e a segurança dos nossos Assistidos, ao mesmo tempo, o engajamento dos nossos funcionários”, finaliza Azevedo.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo pretende, em breve, ampliar a sua atuação para a sociedade, com a inauguração da nova Unidade Hospitalar São Luis Orione, que vai abrir 25 novos leitos para pacientes do Sistema Único de Curitiba que precisam de reabilitação para recuperar a autonomia.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo oferece de forma gratuita, acolhimento, saúde e educação para mais de 230 pessoas com múltiplas deficiências. São quatro Grandes Lares, oito Casas Lares e uma Unidade de Cuidados Continuados Intensivos na área de acolhimento, atendimento em 19 especialidades médicas, incluindo terapêuticas nos cuidados com a saúde, e a Escola Pequeno Cotolengo que abrange diversas atividades para desenvolver o potencial de cada Assistido.
Ao todo, são cerca de 600 funcionários, que trabalham diariamente com muito cuidado, carinho e atenção para difundir o carisma orionita, cuidar de pessoas e transformar vidas.
*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, LIVROS - LIVRARIA, SAÚDE, SHOWS, TEATRO
COMENTÁRIOS