“Aqui – Amanhã é outra imagem”, espetáculo inédito da Súbita Companhia, estreia no Teatro Novelas Curitibanas com ingressos gratuitos


Com direção de Maíra Lour, a peça fica em cartaz de 31 de agosto a 25 de setembro, com apresentações gratuitas de quarta a domingo, sempre às 20h

 

A partir do dia 31 de agosto, o palco do Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge recebe o espetáculo “Aqui – Amanhã é outra imagem”. A peça fica em cartaz até o dia 25 de setembro, com apresentações de quarta a domingo, sempre às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.

Em sua nova montagem, a Súbita Companhia de Teatro explora como pessoas diferentes respondem, da maneira que podem, aos desafios do mundo atual. Em cena, cinco pessoas estão reunidas num teatro onde o teto se abre gradativamente. A segurança, se é que já existiu, está abalada. As paredes tremem. Ainda assim, elas se olham, se encontram, se abraçam com paixão, força, potência e amor. Esse é o enredo no qual a peça acontece. A direção aposta em uma fisicalidade intensa, que é uma característica da companhia. Em cena, os personagens dançam coletivamente para se manterem vivos e atentos ao que acontece ao seu redor.

A dramaturgia inédita de Lígia Souza também deu origem a seis curtas metragens, filmados durante a pandemia, que desdobram as questões abordadas no texto. Os filmes estarão disponíveis ao público com legendas em inglês e interpretação em Libras durante a temporada, no canal do YouTube da Companhia (www.youtube.com/SubitaCompanhia)..

A diretora do espetáculo e fundadora da Companhia, Maíra Lour, lembra que a obra foi escrita e publicada em 2020, numa tentativa coletiva de seguir criando e trabalhando apesar das dificuldades que a pandemia impôs. “O processo de criação começou algumas semanas antes do início da pandemia. Com a suspensão dos ensaios presenciais e também da temporada, decidimos seguir criando de forma remota e, ao final do ano, lançamos seis curtas-metragens e uma publicação da dramaturgia”, diz.

A artista também comenta sobre as adaptações feitas na obra: “para este espetáculo inédito que estreia em breve, as propostas de dramaturgia e encenação foram revistadas, uma vez que temos certeza que não somos as mesmas pessoas de dois anos atrás e que nossa criação artística responde ao momento presente, ao momento histórico que estamos vivendo e à tudo aquilo que nos atravessa e nos inquieta hoje”, completa Maíra.

“Aqui – Amanhã é outra imagem” é o 14º espetáculo da Companhia curitibana que conta, ainda, com oito curtas metragens, oito publicações, participações em Mostras e Festivais nacionais e internacionais, produção de eventos, residências artísticas e workshops.

O espetáculo foi contemplado no Edital de Difusão e Fomento em Teatro – Temporada 2022 da Fundação Cultural de Curitiba.

Sobre
A Súbita Companhia é sediada na cidade de Curitiba/Paraná e tem 15 anos de trajetória em produções culturais. A Companhia surge do encontro entre artistas que desejam fazer arte de um ponto de vista coletivo, autoral e contemporâneo. A pesquisa continuada do grupo investiga o teatro que parte do corpo, a criação de novas dramaturgias, as possibilidades da encenação contemporânea, a transposição da literatura para a cena e modos de criação coletiva. A Súbita acredita nos encontros e na permeabilidade da arte e por isso busca estabelecer diálogo e compartilhamento com outras expressões, artistas e companhias nacionais e internacionais.

SERVIÇO
“Aqui – Amanhã é outra imagem”
31 de agosto a 25 de setembro de 2022
Quarta a domingo, às 20h
Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222)
Entrada gratuita – ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações

Mais informações:
Instagram: www.instagram.com/subitacompanhia / www.instagram.com/flutuaproducoes

FICHA TÉCNICA
Direção artística: Maíra Lour
Textos: Súbita Companhia de Teatro
Dramaturgia: Lígia Souza
Elenco: Cleydson Nascimento, Dafne Viola, Helena de Jorge Portela, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano
Direção de produção: Gilmar Kaminski
Produção executiva: Záire Osório
Assistência de direção: Anna Wantuch e Vitor Schuhli
Cenário: Fernando Marés
Cenotecnia: Fabiano Hoffmann
Figurino: Isbella Brasileiro
Iluminação: Beto Bruel e Lucri Reggiani
Trilha original e sonoplastia: Rodrigo Stradiotto
Colaboração internacional: Senja Spackman
Operação de luz: Lucri Reggiani
Operação de som: Álvaro Antonio
Design gráfico: Pablito Kucarz
Teaser: Salted Films
Registro audiovisual: Eli Firmeza
Registro fotográfico: Maringas Maciel
Assessoria de imprensa e redes sociais: Platea Comunicação e Arte​

Realização: Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções

Projeto contemplado no Edital de Difusão e Fomento em Teatro – Temporada 2022 da Fundação Cultural de Curitiba.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, SHOWS, TEATROTags:, , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s