6 coisas que te falaram errado sobre relacionamentos

 “A pessoa de Deus para você” e outros conselhos para reconsiderar.

1 – Existe uma pessoa específica para você

Frio na barriga, mãos suadas. Sensações de formigamento por entusiasmo por todo corpo quando você encontra o potencial “aquele”. “Talvez seja esse alguém específico que Deus separou para mim”, você pensa.

A maioria de nós tem ouvido, de uma maneira ou de outra, que Deus tem uma pessoa específica planejada para nós, o que nos leva a uma crise debilitante de ansiedade e medo de escolher a “pessoa errada” – ou sentir que podemos ter perdido no “prêmio da vitória” quando um relacionamento fracassa.

Mas a Bíblia nunca disse que Deus separou essa “uma pessoa” para nós. Em vez disso, temos a liberdade de decidir com quem nos casar, mas por meio da Bíblia, da oração e com a ajuda de nossa comunidade, o Senhor nos dá a sabedoria de que precisamos para discernir se alguém seria um bom parceiro de vida em potencial (Tiago 1:5).

2 – A única unidade de medida é a felicidade

Vocês explodem o telefone um do outro com mensagens de texto fofas, noites de encontro são passadas com você em lágrimas de tanto rir, e vocês mal podem esperar até que possam passar mais tempo juntos novamente. O encontro de vocês os deixa incrivelmente felizes.

Ainda que haja espaço para felicidade num relacionamento saudável, não é uma medida confiável quando se trata de descobrir se a pessoa é certa para nós. Uma maneira melhor de avaliar isso seria pedir conselhos ao nosso grupo de amigos de confiança. Eles têm alguma preocupação sobre o caráter da pessoa com quem estamos querendo nos relacionar, ou com a forma como o relacionamento está se desenvolvendo?

Provérbios 12:15 diz que a pessoa sábia ouve conselhos, e quando se trata das áreas de amor e namoro, não há nada de tolo em dar atenção às potenciais bandeiras vermelhas ou pontos cegos que nossos amigos podem nos ajudar a ver.

3 – É preciso ter uma conexão espontânea

Você encontrou alguém em quem está interessado e sente que há compatibilidade entre vocês dois. Mas, nos primeiros encontros, você não se sente conectado. Você não tem certeza se deve desistir nesta fase.

A realidade é que precisamos investir tempo em conhecer a outra pessoa para que uma conexão mais profunda possa se desenvolver.

Isso pode ser construído com o tempo, à medida que temos conversas centradas em Deus sobre nossos medos, pensamentos, esperanças e prioridades na vida ou vivenciamos diferentes situações juntos. Em breve, você verá que a conexão é solidificada quando o ferro afia o ferro (Provérbios 27:17), nos momentos de motivar um ao outro (1 Tessalonicenses 5:11, Hebreus 10:24), e conforme vocês ajudam um ao outro (Gálatas 6:2). Isso não apenas nos dá um vislumbre do caráter e da capacidade da outra pessoa de lidar com situações difíceis, mas também nos ajuda a decidir melhor se estamos prontos para buscar uma parceria para a vida toda.

4 – Encontre alguém que o ama mais do que você ama a pessoa

Os seus sentimentos por aquela pessoa especial aumentaram, assim como suas expectativas em relação a essa pessoa. Incentivado por seus amigos, você começa a avaliar o tipo de presentes que ele lhe dá ou o que ele faz para impressionar você. “Vocês foram a algum restaurante romântico à luz de velas ou você se surpreendeu com uma visita?” Você começa a se perguntar se ele está realmente interessado, caso não tenha feito nada de especial para mostrar o quanto se importa.

Todos merecem ser genuinamente amados e receber amor. Esperar que alguém “nos ame mais” do que nós os amamos pode correr o risco de brincarmos com suas emoções, suas vulnerabilidades e generosidade para nossos próprios ganhos e garantias.

Em 1 Coríntios 13:3-8 lemos que o amor não é egoísta, mas sempre protege os interesses da outra pessoa. Como podemos honrar a pessoa com quem namoramos e dar mais do que recebemos?

5 – Tem que ter aquele brilho no olhar

Aquela onda de eletricidade quando suas mãos se tocam. O som do seu coração batendo forte nos ouvidos. A visão daqueles olhos expressivos e sorriso fofo é o suficiente para derreter você.

Embora a atração física inicial ou a faísca seja importante, ela desaparecerá com o tempo. Como Provérbios 31:30 diz: “Os encantos são enganosos, e a beleza não dura para sempre, mas a mulher que teme o SENHOR será elogiada.” E vamos precisar de mais do que apenas a sensação de perna de gelatina para atiçar as chamas de um relacionamento por um longo período de tempo.

Em vez de focar no brilho do olhar, aqui estão alguns outros traços mais atraentes a serem observados: Ele tem um coração generoso e gentil? Ou talvez uma fé que resiste às tempestades da vida e teme ao Senhor em suas decisões? Deixe que essas qualidades sejam o combustível que manterá seu relacionamento, mesmo depois que a faísca inicial tenha ido.

6 – Você merece o melhor

Disseram que você é inteligente e engraçado e que qualquer pessoa teria a sorte de ser seu namorado. E quase sempre é seguido dessa frase: “Você merece o melhor.”

Mas como é isso? Isso significa que você não pode namorar a pessoa que se oferece para limpar os banheiros da igreja todos os domingos porque você está na equipe de louvor? Significa abandonar seu namorado se ele não puder encher você de presentes caros?

“Merecer o melhor” tem pouco a ver com o status de uma pessoa ou com os bens materiais que ela pode nos dar. Em vez de avaliar se alguém é “o melhor”, devemos escolher alguém cujos valores ou objetivos de vida se alinhem aos nossos, e encorajar uns aos outros a buscar a semelhança de Cristo em todas as áreas de nossas vidas (Hebreus 10:24). Que dons você vê na outra pessoa? Procure maneiras de ajudá-los a crescer no exercício desses dons.

Mesmo que nossos amigos tenham boas intenções, seus conselhos podem ser egocêntricos em vez de Cristocêntricos. A melhor maneira de saber é avaliar o que ouvimos com o que a Palavra diz sobre o amor. Vamos convidar Cristo para nos guiar pelos altos e baixos do nosso relacionamento.

Retratação: se o que você leu aqui parece intimidante e impossível de alcançar, não se preocupe! O objetivo é ajudá-lo a evitar possíveis armadilhas em sua jornada de namoro e desfrutar de uma emocionante jornada com Cristo.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.

SOBRE PÃO DIÁRIO

Por mais de 83 anos, somos um ministério cristão com a missão de fazer a palavra transformadora da Bíblia compreensível e acessível a todos por meio de recursos bíblicos. Contamos com 38 escritórios em todos os continentes e estamos presente em 150 países, com materiais traduzidos para 58 idiomas. Mais que um devocional, nós somos uma missão.

Saiba mais em paodiario.org

Imagem: Liza Summer

instagram.png
youtube.png
facebook.png

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s