Olhando a necessidade do outro

 

No mês da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, estudantes participam de palestra com arquiteta para pensar sobre acessibilidade

Setembro é o mês da luta pelos direitos da pessoa com deficiência.  A iniciativa busca gerar, em toda a sociedade, a reflexão em torno das dificuldades vividas por essa parcela da população e promover ações de inclusão, respeito às diferenças e acessibilidade.

Inspirado nisso, o Colégio Santo Anjo, da cidade de Curitiba, promoveu um encontro entre os alunos do 5.° ano, com a arquiteta Carla Alves, para falar sobre questões de acesso e respeito.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer obras de arquitetos renomados no mundo todo e entender a importância da criatividade e das novas tecnologias para esse mercado de trabalho, e também da acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir de todo cidadão.

Essas reflexões se intensificam no dia 21 de setembro, escolhido como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no ano de 1982, por instituições de apoio à causa, e oficializado em 2005, pela Lei N.° 11.133. Um dos principais debates que precisa ser movimentado para gerar mudanças na vida das pessoas com deficiência é exatamente a questão da acessibilidade.

A profissional falou sobre respeito às diferenças e sobre a empatia ao olhar o outro e suas necessidades. Carla também destacou que atitudes diárias e práticas simples promovem acesso às pessoas com diversos tipos de dificuldade, e essa deve ser uma preocupação de todos. “Eu procurei passar aos alunos que para promover a acessibilidade, nem sempre você precisa de grandes recursos, o mais importante é o respeito e as boas ideias. Queremos que eles usem a criatividade como ferramenta para melhorar a sociedade”.

O Colégio Santo Anjo possui, em toda sua estrutura, rampas e elevadores, corrimão, piscina adaptada, estacionamento, banheiros e demais adaptações para permitir a acessibilidade aos alunos no caso de alguma necessidade de locomoção específica.

Ao direcionar o olhar dos alunos para o próximo, o colégio investe na Educação Socioemocional, que busca a formação de cidadãos atuantes e conscientes que irão construir uma sociedade mais justa para todos.

Sobre o Colégio Santo Anjo

O Colégio Santo Anjo nasceu em Curitiba, no ano de 1999, do sonho de transformar o mundo por meio da educação. As unidades do colégio são planejadas, criativas, dinâmicas e percebem o aluno como indivíduo, desenvolvendo com excelência as suas habilidades. As quatro unidades do colégio estão localizadas nos bairros Campina do Siqueira, Mossunguê (Ecoville) e Bigorrilho, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PALESTRAS

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s