O frio chegou: é hora de cuidar da imunidade para se afastar das gripes

Alimentos fortalecem o sistema imunológico, que exerce função de defesa contra doenças oportunistas

 

No calendário, o inverno já começou há alguns dias. Mas só agora, no comecinho de julho, o frio bateu na porta pra valer. E diante de uma mudança tão repentina no termômetro, é bom cuidar da imunidade para evitar as doenças indesejadas do inverno, como as gripes e resfriados.

 

E o seu organismo, está preparado para enfrentar a estação mais fria do ano? O primeiro passo é investir na alimentação saudável. Segundo a nutricionista da Clinipam, Ana Paula Maia (CRN8 7754), é do prato rico em nutrientes que vem o combustível para fortalecer a saúde. “O sistema imunológico exerce a função de defesa contra doenças oportunistas, principalmente as infecciosas. É importante conhecer os alimentos que fortalecem a imunidade e inclui-los na nossa alimentação”, afirma.

 

Nutrientes para fortalecer a imunidade

Ômegas 3 e 6, vitaminas A, C, D, E e B6, ferro e zinco. Esses são alguns dos nutrientes conhecidos por fortalecerem o sistema imunológico. São encontrados em diversos alimentos, todos de fácil acesso à população. “As carnes, os vegetais verde-escuros e feijões são ricos em ferro. A vitamina C é encontrada em frutas cítricas, e a vitamina A está presente em alimentos de cor laranja, como cenoura e mamão”, exemplifica Ana Paula.

 

Por isso, quanto mais colorido for o prato, maiores as chances de manter uma alimentação equilibrada. A nutróloga da Clinipam, Raquel Branco Breda (CRM 22744), explica que não há fórmula mágica e destaca que a mudança de comportamento é fundamental: “nosso organismo sempre estará em contato com germes, vírus e bactérias. Adotar hábitos saudáveis é um grande avanço para aumentar a imunidade”, reforça.

 

A equipe de nutrição da Clinipam, compartilha uma receita bem simples para incluir na rotina. Anote e aproveite: ela traz benefícios para o sistema imunológico.

 

Suco de laranja com espinafre

 

Ingredientes:

  • suco de 1 laranja
  • 1 xícara de folhas de espinafre
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Esprema a Laranja, lave as folhas de espinafre e bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba logo em seguida. Se quiser adoçar, prefira açúcar não refinado, como o mascavo ou o demerara.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s