PORQUE ME MIRAS…? AINDA É A PERGUNTA QUE FAZEMOS À ESPERA DE RESPOSTAS

 

PORQUE ME MIRAS… se não me sacas a bailar? ou “Baile de Máscaras e Vodkas” de Neri de Paula, é um retrato das inquietações da alma humana, um mergulho profundo nas incertezas, medos e afetos que atormentam todo corpo que sente, dança, verbaliza. Uma linha tênue entre a interpretação de cena e a vida de cada um dos atores ou daqueles que se permitem estar juntos no palco-plateia-vida. Porque os disfarces são tão agradáveis? Porque é mais forte quem sabe mentir? Flertando em um baile de máscaras, nunca sabemos quem de fato se esconde por detrás desse artefato que cobre o rosto. Mas… e quando o baile acaba e as máscaras continuam ali presentes em cada ato, em cada palavra, em cada gesto como se fosse uma protetora da verdadeira moral sexual, política, cultural e pessoal?

Em interpretações teatrais aliados à movimentos de dança contemporânea ”Porque me miras…” é um ritual holístico para curar a ressaca moral e fazer emergir a real identidade que se esconde. São as tentativas de romper várias tensões que nascem a partir de um confronto, do exterior com o interior do homem, que se desloca de seu conforto para um caminho de relações como seu próprio eu e com o outro. O espetáculo é uma adaptação do texto, que apontava um ator e nessa montagem, preservando o texto original o diretor coloca quatro atores em cena vivendo o mesmo personagem em diferentes fases da vida, uma evolução criativa para formar um “todo” que é maior do que a soma das suas partes.

A Act’s &E. Produções (Cia de Teatro Apeiron) há 27 anos traz essa forma de instigar o imaginário através de suas montagens, adultas ou infantis, foi parceira do Teatro Guaíra em circulação de espetáculos em ônibus palco, levando teatro às comunidades mais distantes do interior do Paraná e  nos últimos anos esteve co-produzindo a PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, juntamente com seu diretor, Sergius Ramos, em pesquisas que trouxeram um amadurecimento estético  nas teatralidades do corpo e na composição cênica. Os estudos do diretor e preparador de atores permeia a psicanálise através da pulsão do desejo, das referências da dança de Pina Bausch e Kazuo Ono; da presença do ator de Carlos Simioni/LUME e da antropologia teatral de Eugênio Barba. Constam em seu currículo diversos espetáculos, alguns premiados em festivais, projetos sociais aliados à arte e uma bagagem de 30 anos de teatro como preparador de atores e diretor. Entre os espetáculos montados “Porque Me miras…” fez temporadas em 2002 e estreou no FRINGE daquele ano com a presença do autor e, nesta montagem 16 anos depois, retorna aos palcos ainda mais visceral contundente, como resultado de investigações corpóreas que pulsam desejos, anseios no encontro de um caminho em que todos são um e são o outro. Uma linha tênue entre a interpretação de cena e a vida de cada um dos atores ou daqueles que se permitem estar juntos no palco-plateia-vida! E  de volta ao Festival de Curitiba! É um convite a permitir-se compreender as sensibilidades que mascaramos diariamente ou desafiar-se na tentativa de compreender.

 

Espetáculo: PORQUE ME MIRAS… se não me sacas a bailar?

Companhia: Act’s &E. Produções (Cia de Teatro Apeiron)

Local: Portão Cultural – Auditório Antônio Carlos Kraide

Data/hora: 03/04 -12h;  04/04 – 15h   e   07/04 – 21h

Entrada Gratuita

Direção: Sergius Ramos

Elenco: Diogo Peroni, Fabiano Hatori, Fabio Ogassawara e Sabrina Marques

Produção e Op. de Som: Douglas Palma

Assessoria: Zylipe BurgueZ

FRINGE 2019 – Festival de Curitiba

 

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, TEATROTags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s