Aprenda a preparar o café gelado que é sucesso do Verão 2019

 

O Cold Brew é um café infusionado a frio, aromático e menos amargo que os cafés tradicionais

 

Agora você também pode aprender a fazer em casa o café que é um dos grandes sucessos do Verão 2019, perfeito para os dias mais quentes. Apesar de ser um café gelado, o Cold Brew não é como aqueles comprados nas cafeterias, que são batidos com gelo. O preparo é especial, o café tem uma moagem certa e o processo todo é feito com água gelada. Algo simples, mas com um toque bem especial e um sabor diferenciado, muito mais aromático e menos ácido que o café quente.

 

O barista Marcelo Franck, proprietário da Franck’s Ultra Coffee (www.fuc.com.br), marca de cafés especiais que tem uma loja conceito em Curitiba (Espresso Station), explica todo o processo. O Cold Brew preparado pelo profissional é extraído a frio dos exclusivos cafés maturados em barris de whiskey. A moagem dos grãos é bem grossa e depois ele é peneirado na Kruve para eliminar as partículas mais finas. Depois disso, ele fica em repouso por 4h em temperatura ambiente e mais 16h em local refrigerado a 5 graus.  Após esse tempo, o café é filtrado usando o coador da Bunn e removido com uma concha, por cima, sem mexer ou utilizar o que ficou decantado. “Dessa forma obtemos as notas de vanilina transportadas da madeira para o café sem projetar amargor para a bebida”, explica Marcelo Franck.

 

Agora que tal preparar essa delícia em casa? O barista Marcelo Franck ensinou a receita para quem quer dar uma refrescada nos dias mais quentes do ano, além de ter um preparo saboroso para oferecer para parentes e amigos.

 

Receita Cold Brew Coffee

*Por Marcelo Franck, barista do Franck’s Ultra Coffee

 

Ingredientes

 

-150g de café especial maturado em barril de whiskey moído bem grosso (pode ser substituído por outro café de sua preferência)

-1 litro de água mineral

 

Equipamento

 

  • 1 jarra com tampa
  • 1 peneira

  • 1 concha

  • 1 coador de papel

 

Modo de preparo: Peneirar o café moído e separar o pó bem fino. Usar a parte bem grossa colocando no fundo da jarra e adicionar água mineral. Deixar descansando com tampa na jarra por 4h em temperatura ambiente e depois levar a geladeira por 16h. Retirar o café por cima com uma concha e filtrar usando peneira e coador de papel.

Crédito Imagem: Andrei Pacher

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s