Projeto cultural ajuda a garantir o contraturno escolar de crianças e adolescentes em Campo Largo

O TETEAR oferece cinco modalidades de oficinas artísticas

 

Pelo sétimo ano, o projeto Tetear – Tempo de Temperar Arte contribui com a formação cultural de crianças e adolescentes em Campo Largo, no Paraná. A iniciativa é da produtora Parabolé Educação e Cultura em conjunto com o Ministério da Cultura.  Aproximadamente 500 alunos entre 7 e 17 anos são atendidos com atividades culturais que incluem circo, percussão, dança de rua, dança moderna e artes plásticas.

 

A partir de 2018, as aulas do Tetear ganharam uma nova função. Além de seu aspecto pedagógico já consolidado, agora elas adquirem maior relevância social, pois vêm preencher as lacunas deixadas pelo corte que o Governo Federal fez nos recursos destinados à preencher com programação pedagógica o contraturno das escolas públicas que ofertam educação em tempo integral. “Nesse momento é de extrema importância a continuidade do projeto, pois nossas aulas dão garantia a que as crianças ainda permaneçam na escola nos dias de projeto, o que beneficia diretamente as famílias que não têm mais com quem deixar os filhos no horário em que os pais estão no trabalho”, conta Nélio Spréa, sócio diretor da Parabolé e co-idealizador do projeto. Spréa enfatiza que “diante do quadro atual de descaso com a Educação Integral, a permanência das crianças na escola passa a depender de projetos como o Tetear e similares, os quais por sua vez dependem da iniciativa privada que, por meio das leis de incentivo ou de recurso próprio, podem ajudar a financiar ações que favoreçam as escolas”.

 

Em 2018, 11 instituições escolares e socioassistenciais estão sendo contempladas e recebem as oficinas do Tetear nos períodos da manhã e da tarde. Entre elas, estão seis escolas municipais, um instituto federal e quatro projetos sociassistenciais ligados à prefeitura. O Tetear conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo, que recebe as ações do projeto sem nenhum ônus financeiro. O projeto  é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio das empresas Caterpillar e Copel.

Sobre as aulas

Circo: as aulas são ministradas pelo professor Alexandre Tosin e acontecem nas Escolas Municipais José Andreassa, Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Augusto Pires de Paula

Percussão: as aulas são ministradas pelo professor Fabio Mazzon e acontecem no Centro da Juventude de Campo Largo, no Projeto Pequeno Campolarguense I (CIME) e na Guarda Mirim.

Dança: as oficinas são ministradas pelas profas. Ana Cláudia Soriano Pinheiro, Talita Souza e pelo prof. Isac França. Elas acontecem no Centro da Juventude de Campo Largo, no CEU Meliane e no Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Artes Plásticas: As aulas são ministradas pelo prof. Toto Lopes e acontecem nas Escolas Municipais Almede Baridotti, Dona Fina e Mauro Portugal (CAIC).

 

Sobre a Parabolé 

A Parabolé é uma casa de soluções culturais. Fundada em 2008, produz projetos especiais, espetáculos, cds, livros, filmes e oficinas nas áreas da educação, cultura e meio ambiente. Idealiza e desenvolve atividades e conteúdos direcionados principalmente a crianças, adolescentes, educadores e pais, com o objetivo comum de fazer diferença. Tem como clientes empresas, escolas, secretarias municipais e estaduais de educação, cultura e assistência social. Hoje conta com 15 espetáculos em seu repertório, mais de 50 projetos especiais, 15 cds, 12 livros, 3 filmes, 1 série televisiva infantil, diversas oficinas e funciona em constante estado criativo. Os projetos da Parabolé propõem utilizar a arte como elemento de transformação. Detalhes em www.parabole.com.br

*com divulgação

 

 

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s