Manipulação de bonecos coloca Foucault em cena

 

Teatro Sesi São José dos Pinhais recebe o espetáculo Vigiar e Punir, da Cia Caravan Maschera, com entrada franca 

A Companhia Teatral Caravan Maschera utiliza de sua profunda pesquisa na linguagem das formas animadas, da manipulação de bonecos e das máscaras para abordar a obra do filósofo francês Michel Foucault no espetáculo “Vigiar e Punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola”. Com o humor negro dos bufões, a peça evidencia como a sociedade atual manipula os desejos e impulsos do indivíduo como um controle de vigilância. A montagem será apresentada no Teatro Sesi São José dos Pinhais com entrada franca no sábado do dia 23 de junho.

Os bonecos que dão vida aos personagens do espetáculo Vigiar e Punir são inspirados em quadros do pintor espanhol Francisco de Goya e do pintor holandês Hieronymus Bosch. Algumas das obras desses artistas retratam cenas de guerras, velhice, pecado e tentação por meio de imagens obscuras e figuras por vezes caricaturais.

A Cia Caravan Maschera lança mão desse universo abstrato e subjetivo para mostrar a evolução dos conceitos de punição e vigilância dentro da sociedade contemporânea. De forma onírica e poética, os atores retomam a obra de Foucault para torná-la acessível aos públicos mais diversos ressaltando os temas da loucura, da desobediência e da noção de normalidade no convívio social.

A companhia é composta pela italiana Giorgia Goldoni, formada na Escola Internacional de Teatro de Roma (Lecoq), e pelo paulista Leonardo Garcia Gonçalves, especializado em artes cênicas na Sorbonne, em Paris.  Os atores bonequeiros vão se apresentar às 20h no Teatro Sesi São José dos Pinhais, basta retirar os ingressos na bilheteria do espaço com uma hora de antecedência à sessão. Na ocasião, o Sesi Cultura Paraná receberá doações voluntárias de 1kg de alimento não perecível.

 

serviço:

O Sesi Cultura Paraná apresenta

Espetáculo Vigiar e Punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola

Data: sábado, 23 de junho
Horário: às 20 horas (duração: 60 minutos)
Local: Teatro Sesi São José dos Pinhais
Endereço: Rua XV de Novembro, no 1800
Classificação: livre

Custo: entrada franca – o Sesi aceitará a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia da ação

Observação: retirar ingresso com 1 hora de antecedência (sujeito a lotação)

Mais informações:

http://www.sesipr.com.br/cultura/
https://www.facebook.com/sesiculturapr/

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

Crédito: Rafael O. Leme

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OFICINA CULTURAL, OPORTUNIDADE, TEATROTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s