Crescimento do mercado de cerveja artesanal modifica serviços de bares

Empresários do setor buscam alternativas, como ampliação do cardápio gastronômico, para fidelizar e ampliar o público

O crescimento do mercado das cervejas artesanais no Brasil foi acima do previsto em 2017. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apontam um crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no Brasil em 2017 – 2016 terminou com 493, já 2017 encerrou com 679.

Outra informação interessante: 8,9 mil produtos foram registrados por estes negócios em 2017. Uma média de 13 para cada marca. Nos números regionais, o estado com o maior número de cervejarias é o Rio Grande do Sul, com 142. Seguem a lista: São Paulo (124), Minas Gerais (87), Santa Catarina (78) e Paraná (67).

O aumento expressivo no número de cervejarias acaba refletindo diretamente na expansão no número de bares de cerveja artesanal. E mais: esse processo fez com que muitos destes bares, estabelecimentos consolidados no mercado, optassem por ampliações e melhorias para atenderem ao público sempre fiel. É o caso do Mercado da Cerveja de Curitiba. Localizado em uma região tradicional da capital paranaense, no bairro Água Verde, o bar fundado há quatro anos pelo empresário Kaio Pimenta, passou por transformações para atender a essa demanda. “Resolvemos ter uma cozinha própria, um cardápio simples, mas exclusivo, pensado de acordo com o público que frequenta o bar e aprecia a cerveja artesanal”, explica o proprietário do Mercado da Cerveja.

WhatsApp Image 2018-04-19 at 12.17.41

Kaio lembra que as pessoas traziam comida de outros lugares para apreciar as cervejas da loja dele. Kaio lembra que o fato das pessoas trazerem comida de fora não incomodava a logística do bar. O problema é que os clientes pediam que o Mercado da Cerveja oferecesse alguma opção para acompanhar o tap-list da casa.

Foi então que a loja de cervejas artesanais abriu espaço para sua cozinha própria e lançou o exclusivo do hambúrguer de Wagyu, produzido com carne certificada da Estância Bosque Belo. “Precisávamos ter um hambúrguer em nosso cardápio, mas não queríamos copiar nada. Assim, estudamos bastante para ter algo simples, prático e de qualidade superior. Por isso decidimos optar pelo hambúrguer preparado com carne de Wagyu”, conta Kaio Pimenta, destacando que petiscos também estão inclusos no cardápio da casa.

E não é só na variedade e qualidade do cardápio que são melhorados com o crescimento apontado pelo MAPA, dados de um levantamento preliminar realizado pela da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) mostram que o número de contratações das artesanais também cresceu. De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), cervejarias com menos de 100 funcionários geraram 723 novos postos de trabalho de janeiro a novembro de 2017. Entre os negócios do setor com mais de 100 funcionários, 829 postos de trabalho foram fechados no mesmo período.

Mercado da Cerveja busca sabor no interior paulista

A origem da carne marmorizada usada no preparo do hambúrguer de Wagyu do Mercado da Cerveja é uma fazenda no interior de São Paulo, a Estância Bosque Belo. No Brasil, a Bosque Belo é referência na criação e abate de gado da raça japonesa e produção de carne premium.

A fazenda é reconhecida pelo cuidado com o manejo do rebanho que possui seleção genética, alimentação com óleos essenciais (sem antibióticos), confinamento arborizado ao som de música clássica. Esse modelo de criação garante a procedência e o padrão de qualidade dos produtos da Bosque Belo que são reconhecidos pelos melhores restaurantes do país.

Sobre o Mercado da Cerveja

Inaugurada em 2014 no Água Verde, a loja de cervejas gourmet Mercado da Cerveja, possui uma tap list dinâmica de chopes artesanais, com novidades diárias engatadas nas torneiras, e rótulos das principais cervejarias do mundo que atraem aficionados pelo tema.

Serviço

Mercado da Cerveja – Água Verde

Endereço: Rua Marquês do Paraná, 484 – Água Verde, Curitiba – PR

Telefone: 41 3387-9888

https://www.facebook.com/ mercadodacerveja.com.br/

_DSC8710

*com divulgação

 

Categorias:AGENDA DA SEMANA, BARES, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, PASSEIOTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s