Transplante capilar também é a sensação entre as celebridades brasileiras

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=170144&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCP0P152MB336276FB9F234ABE5DECCCECC3B40%2540CP0P152MB3362.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCP0P152MB336276FB9F234ABE5DECCCECC3B40%40CP0P152MB3362.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2

Crédito: instagram Thiago Bianco

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o implante capilar é o terceiro procedimento mais procurado pelos homens. Sendo o método mais eficiente contra a calvície na grande maioria dos casos.

O procedimento, quando bem indicado, pode ser a solução para o problema. Muitos famosos, como Roberto Carlos, o sertanejo Marcos e Belutti, Lucas Lima, humorista Tom Cavalcante, jogador Helinho do S. Paulo e o goleiro Fernando Prass já aderiram a técnica.

“O cirurgião deve ser totalmente sincero em expor para o paciente as limitações do transplante. Uma vez que o paciente esteja ciente do que é possível ser feito, o mesmo avalia se o procedimento o deixará satisfeito,” explica o especialista em transplante capilar, Dr. Thiago Bianco.

A busca por esse tipo de procedimento constata-se pela queda de cabelo que pode ocorrer por fatores genéticos ou relacionados aos hormônios. Através do transplante capilar, também é possível tratar cicatrizes com perda capilar decorrentes de traumas ou doenças já tratadas.

Conhecido por ser o médico “queridinho” dos famosos, Dr. Thiago Bianco atende celebridades como os cantores Roberto Carlos, Marcos e Belutti, Frederico (dupla de João Neto), Lucas Lima (marido da cantora Sandy) e Kaká Diniz (marido de Simone, dupla com Simaria).

Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares – Pioneiro na técnica FUE (Follicular Unit Excision), é um dos maiores especialistas em giga sessões com densidade extrema, tornando-se conhecido mundialmente por suas cirurgias. Dr. Thiago Bianco graduado em Medicina em 2006, e especializou-se em cirurgia geral e direcionou sua carreira para a área do transplante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha. Site: https://www.thiagobianco.com.br

A economia doméstica na crise

A falta de controle financeiro é fonte de dívidas e da inadimplência

Ficar de olho na economia doméstica é fundamental para todas as pessoas, diante pandemia e crise brasileira, saber administrar a situação fará com que muitos se mantenham fortes.

Gisele Machioski, Contadora, apresenta algumas dicas para aqueles que querem entender um pouco mais sobre a economia doméstica.

Antes de comprar, analise se há realmente a necessidade do item. Caso a sua família consiga viver sem, adie a decisão de compra, pois você poderá achar preços melhores no futuro. Além disso, é importante comprar apenas a quantidade necessária para manter a casa.

Gisele explica que é importante organizar todos os aspectos da residência, assim será mais fácil de avaliar as necessidades do ambiente.

No armário de comida

- Tire todos os alimentos do armário, organize ele por categoria (farinha, macarrão temperos, doces), para ser ter noção do que tem e do que falta, do que está sobrando e o que já passou da data de validade.

- Guarde tudo novamente, deixe os pacotes fechados na parte de trás e coloque na frente os abertos e mais utilizados. Isso economiza tempo na hora de procurar pelo alimento, e fica mais fácil de fazer a lista do mercado, pois evita a compra de algo supérfluo.

O gás de cozinha

-É importante sempre observar a cor da chama, se estas forem amareladas ou alaranjadas, indica que a boca do fogão não está funcionando corretamente, ou que o gás está acabando e é hora de comprar um novo.

- Cozinhar com a panela tampada concentra o calor e o alimento fica cozido mais rápido. Sempre que possível, utilize a potência máxima do forno, assim você poderá aproveitar e cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo.

- Utilize a panela de pressão, os alimentos cozinham rapidamente, o que economiza tempo e gás.

A economia no mercado

- Fazer listas é imprescindível, elas ajudam a não esquecer os produtos e comprar apenas o que foi marcado, gera economia.

- Limite os gastos, se for possível pague sempre em dinheiro, o cartão não costuma ser um aliado na hora das compras.

- Evite ir ao supermercado com fome, parece bobeira, mas ir às compras de estômago vazio, condiciona a sair comprando tudo o que é visto à frente.

- Confira as promoções, compare produtos, marcas, tamanhos, para não haver desperdício.

- Entenda o consumo da sua família, saiba o que é consumido diariamente, e compre apenas o essencial, não é legal precisar jogar um alimento fora pois ele passou muito tempo no armário e venceu.

Fazer as refeições em casa

- Comer fora de casa gera altos gastos. Por exemplo, ao pagar R$ 20 para almoçar fora todos os dias, em um ano você terá gastado mais de R$ 5.000. Impressionante, não é?

Conheça as frutas da estação

- Conhecer as frutas da estação ajuda a escolher a que vai ser mais barata e melhor para a sua família.

Energia

- Lembre- se de apagar as luzes da casa, reduzir o tempo nos banhos e lavar as roupas quando a quantidade for equivalente à capacidade máxima da sua máquina de lavar.

- Evite dormir com os aparelhos domésticos como televisão e ar-condicionado ligados.

Água

- Feche todas as torneiras que não estão sendo utilizadas, escove os dentes e lave a louça sem que elas estejam abertas, evite o desperdício.

- Verifique vazamentos, conserte ou troque as torneiras que estiverem com algum problema.

- Reaproveite, a água que você utilizou para lavar as roupas pode ser útil para limpar a calçada ou regar a horta.

Seguindo essas dicas, é certo que a economia doméstica não será prejudicada, e a família não passará por necessidades, “Esse planejamento é necessário em todos os lares, assim a casa saberá no que realmente gastar e o que pode economizar” comenta a contadora.
Serviço: Machioski Contabilidade

Gisele Machioski

Contadora

Instagram @giselemachioski

gisele@machioski.com.br

https://www.linkedin.com/in/giselemachioski

3656-2020 e ou 9.9946 0021

Av João Batista Lovato, 67, sobre loja, centro, Colombo, PR.

Setor cultural tenta diminuir impacto da pandemia realizando lives

Retorno financeiro não é grande; artistas ganham com a visibilidade

O número de pessoas on-line aumentou e, em conjunto, também o volume de transmissões ao vivo — as chamadas lives. Segundo o Business Insider, o Instagram teve um aumento de 70% no uso das lives – tanto para transmissão quanto para consumo. Esse crescimento é um indicativo de que setores como a cultura estão tentando ficar mais próximos ao seu público para diminuir o impacto econômico.

“Diversos artistas de maior ou menor apelo popular começaram a utilizar o recurso para manter contato com o público e buscar, em casos pontuais, alguma forma de compensar a queda brusca nas receitas”, afirma Alysson Siqueira, professor mestre no curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Internacional Uninter.

Segundo ele, o retorno financeiro imediato não é grande. “Os artistas estão colhendo mais frutos em relação à visibilidade, ao aumento de seguidores nas redes sociais. Isso sim, pode render dinheiro para os artistas em geral no futuro”, completa Siqueira.

Outras alternativas

Além das lives, muitos musicistas também são professores de instrumentos e de canto. Alguns se adaptaram para dar aulas a distância e, com isso, reforçar o orçamento. “Há diversas alternativas que auxiliam o profissional nesse sentido, e a nossa situação tem se mostrado uma oportunidade de aprender e de se adequar. Tenho certeza que muitos alunos e professores deverão optar por continuar a ter aulas a distância mesmo depois da pandemia”, afirma.

Mas Siqueira alerta para o fato de muitos profissionais da área estarem passando por dificuldade, especialmente aqueles que dependem de cachês de bares, festas e bailes. Segundo o professor, o apoio a que eles têm acesso é o mesmo que qualquer autônomo está recebendo — a ajuda de custo do Governo Federal. Além disso, há alguns editais que oferecem cachês em troca da permissão para a exibição de produção audiovisual. “Um exemplo é o programa FCC Digital da Fundação Cultural de Curitiba, que oferece cachê para os artistas locais veicularem seus vídeos relacionados a diversas expressões artísticas”, comenta.

Retomada

Siqueira acredita que a cultura é um setor que tem potencial de retomada assim que a pandemia da Covid-19 passar. Mas ressalta que para isso acontecer, é preciso vontade política. “É difícil saber se os governantes olharão para a retomada de forma ampla, percebendo que além de retomar o trabalho, as pessoas precisarão voltar a sorrir, dançar, jogar, correr, cantar, enfim, elas precisarão retomar práticas que construíram as próprias personalidades enquanto seres sociais”, finaliza.

Inimigos da HP comemoram 21 anos de carreira com live solidária

A transmissão acontecerá neste domingo, 24, pelo canal do YouTube e toda arrecadação será destinada à campanha Êxito Solidário

Comemorando 21 anos de carreira agora no mês de maio, os integrantes do grupo de pagode Inimigos da HP, acabam de anunciar a data para a segunda live. O show online que os fãs vinham pedindo nas redes sociais, acontecerá neste domingo, 24, às 15h, pelo canal oficial do grupo, no YouTube.

A transmissão será uma forma de celebrar esses 21 anos, e muitas músicas que fizeram sucesso nessas duas décadas farão parte do repertório da tarde de domingo: “Toca Um Samba Aí”, “Nosso Filme” e “Bons Momentos” além de releituras do sertanejo para o pagode e também sucessos dos anos 2000.

“Agora o momento pede responsabilidade. Como todo mundo que faz e fez aniversário nesse período de pandemia, o que queríamos era comemorar muito, mas precisamos pensar no próximo e nas pessoas que amamos. Vamos fazer essa live como uma forma de comemorar, respeitando todas as recomendações, mas mais do que comemorar, queremos levar um pouco de alegria e alto astral para a sua casa, afinal, nesses 21 anos de carreira, o que mais nos realiza é ver o sorriso no rosto de cada um de vocês, esse é o nosso maior presente” se emocionam os artistas.

O grupo formado por Sebá, Alemão, Gui, Tocha e Cebola realizou a primeira live no mês passado, dia 5 de abril e chegaram a ultrapassar um milhão de visualizações.

O perfil oficial de Inimigos da HP no YouTube é: youtube.com/ihpoficial

Live Solidária

O Grupo Inimigos da HP apoia a campanha Êxito Solidário, realizada pelo Instituto Êxito de Empreendedorismo, que tem como objetivo arrecadar 50 mil cestas básicas para famílias que estão passando por dificuldades durante o período da pandemia. Durante a live o grupo irá falar sobre o tema e pedir para que os fãs realizarem doações.

O presidente do instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz, ressalta a importância do apoio do Grupo na campanha Êxito Solidário. “Estou muito feliz com a participação do Inimigos da HP na nossa campanha. A banda tem um alcance incrível, é muito amada por todos e ter sua ajuda é extremamente importante para nós. Tenho certeza que esse grande show vai alegrar todos através da música e das doações. Gostaria de agradecer a banda por esse momento”, finaliza.

A sócia-fundadora do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Carol Paiffer, responsável pelo elo com o pessoal do Inimigos da HP, fala dessa iniciativa. “A participação da banda na nossa campanha é muito importante. Sou super fã do trabalho deles de longa data, desde minha juventude. Fiquei muito feliz quando entrei em contato e eles aceitaram o convite. Poder assistir uma live deles, que além de levar alegria, vai poder ajudar muitas pessoas que precisam, arrecadando cestas básicas, não tem nem o que falar sobre esse momento. Então estou muito animada, muito feliz pela parceria”, finaliza.

Para realizar as doações os fãs devem entrar no site: www.institutoexito.com.br/doacoes . O valor de cada cesta básica é de R$ 50,00 (Cinquenta Reais).

Sobre o Instituto Êxito

O Instituto Êxito de Empreendedorismo é o resultado de um sonho que envolve empreendedores visionários dos mais variados segmentos do Brasil. Hoje, já conta mais com mais de 400 sócios que compactuam de um mesmo propósito: fazer do empreendedorismo a turbina para impulsionar vidas e histórias.

O Êxito tem a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive. Por isso, nasceu com o objetivo de estimular o dom empreendedor dos jovens, especialmente os de escolas públicas, onde há muitos talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas. Nomeado como uma instituição sem fins lucrativos, seu principal plano de ação está em oferecer uma plataforma de cursos online e gratuitos, além de realizar diversas ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo.

Para acompanhar as novidades do grupo, acesse:
www.agenciaprodutora.com.br/artist/inimigos-da-hp
Facebook: facebook.com/inimigosdahp/
Instagram: @inimigosdahpoficial
Twitter: @inimigosdaHP

Emagrecer Online? Sim! Saiba como perder até 10kg por mês na quarentena

Protocolo totalmente online desenvolvido pela esteticista Thais Mugani da Slimcenter está ajudando pessoas a emagrecerem até 10kg em um mês durante a quarentena.

Com o Home office, o isolamento e as restrições impostas pelo lockdown que acontece em muitas cidades no Brasil e ao redor do mundo para conter o avanço do novo coronavírus, muitas pessoas têm relatado o ganho de peso como consequência de menor movimentação e maior ingestão de alimentos.

Pensando nisso, a esteticista Thais Mugani, CEO da Slimcenter, desenvolveu um protocolo online que tem ajudado pessoas a perder peso durante a quarentena, sendo benéfico não apenas para a saúde física mas para o bem estar emocional e mental: “Desenvolvi este protocolo com a minha equipe para ajudar as pessoas neste período tão difícil da pandemia da covid-19. Estar de bem consigo mesma, com o espelho e com o corpo durante a quarentena é uma forma de cuidar da saúde em todos os aspectos, evitar ganho de peso e as doenças associadas e manter a cabeça no lugar.”

Emagrecer até 10kg por mês online

Mugani explica porque o método online tem sido cada vez mais uma alternativa viável: “Mesmo depois do fim da pandemia da covid-19, o mundo tende a ficar cada vez mais digital, então estamos dentro desta tendência levando saúde e autoestima através da internet, ajudando pessoas que têm dificuldade no emagrecimento e agora não podem sair de casa para ir à academia ou a uma clínica de estética, spa, ou procurar um nutricionista. Além disso, pessoas que antes não tinham acesso aos grandes centros urbanos onde se encontram mais facilmente estes profissionais e serviços, agora podem acessá-los em qualquer lugar, a qualquer hora.”

O segredo deste protocolo online, totalmente customizado e individualizado, é combinar o acompanhamento profissional multidisciplinar e o monitoramento individualizado: “Tudo é customizado, desde as estratégias de fortalecimento do mindset ao planejamento de exercícios físicos individualizados, em produtos da linha slimcenter exclusivos como chá detox, sopas e suplementos e no incentivo diário através do nosso grupo do WhatsApp. Temos uma equipe multidisciplinar em um só protocolo com objetivo de fazer a cliente eliminar até 10kg em 1 mês. E os resultados têm falado por si.”

100% digital

Para atender a todos, foi criada uma plataforma online dedicada: “Tudo é feito online, sem contato presencial. Hoje a pessoa interessada faz contato conosco através das nossas redes sociais e do WhatsApp e, em seguida à adesão ao protocolo, concedemos acesso à nossa plataforma exclusiva com login e senha, onde ela será acompanhada e terá a disposição os exercícios físicos, coach, acompanhamento nutricional, grupo de apoio e tudo que precisa para emagrecer desde já, mesmo durante a quarentena.

Iniciativa inédita reúne 15 especialistas em meditação Raja Yoga para inspirar a criação de uma nova consciência, diante de um futuro incerto

Com a participação especial do indiano Sushil Chandra, doutor em Neurociência Cognitiva, a Brahma Kumaris promove o primeiro Congresso on line “Aplicação da meditação Raja Yoga nas diversas áreas da vida” de 29 a 31 de maio de 2020

Estão todos se perguntando: “quando a vida voltará ao normal”? Mas será que após a experiência da pandemia o “normal” nos basta? Ou queremos criar novidade em nós, nos outros e no mundo?

Essa crise sem precedentes nos oferece uma chance de ouro para ser e fazer diferente. Uma oportunidade para expandir a consciência e ir além dos limites impostos pelas circunstâncias incontroláveis.

Nessa perspectiva, o Congresso on line “Aplicação da meditação Raja Yoga nas diversas áreas da vida” vem para oferecer, ao maior número de pessoas, as ferramentas e os métodos visando a autotransformação. Um time de especialistas, educadores e profissionais com dez a 40 anos de experiência em meditação e ensino serão os facilitadores dessa jornada de três dias. Eles vão dar dicas práticas de como cada pensamento, cada palavra e cada ação pode promover vida plena.

O Congresso é gratuito e destinado a todos que desejam desenvolver sua força interior e aumentar sua capacidade de discernir e enfrentar com leveza as situações que surgem nas diferentes áreas da vida. É necessário fazer inscrições através do link https://congresso.brahmakumaris.org.br/

O evento é promovido pela Brahma Kumaris, uma organização sem fins lucrativos fundada na Índia em 1936 e presente há 40 anos no Brasil. Tem como missão resgatar os valores humanos e espirituais através do ensino da meditação Raja Yoga e de cursos de qualidade de vida.

Especialistas convidados

Dia 29/05 - O “Eu”: o poder do autoconhecimento através da meditação

Palestrantes

image002.jpg
Dr. Sushil Chandra, doutor em Neurociência Cognitiva e mestre em Engenharia (Instrumentação Biomédica), é Diretor Associado do Instituto de Medicina Nuclear e Ciências Afins, do Governo da Índia em Nova Deli. Desde 1986, trabalha ativamente nas áreas não tradicionais como Realidade Virtual e Aumentada, meditação e videogame. Sua atuação visa favorecer uma abordagem interdisciplinar na interligação das ciências da psicologia experimental, neurociência, ergonomia cognitiva e engenharia. Participou recentemente do Webinar "Música e meditação: curando o sofrimento emocional na pandemia de COVID-19". Pratica meditação Raja Yoga desde 1999. É consultor científico do Centro de Pesquisa de Aplicações Espirituais da Rajyoga Education & Research Foundation.

image003.jpg

Marcia Maria Lins de Medeiros é formada em Jornalismo pela PUC/RJ com diversas especializações na área de Educação. Dedicou-se, por sete anos, à Coordenação Nacional do Programa Vivendo Valores na Educação. Viajou mais de 20 vezes para Índia e Europa para cursos de Aprofundamento em Vivência de Valores Humanos na Educação e na Vida, técnicas de meditação, qualidade de vida e relaxamento. Ministra palestras sobre valores na educação, qualidade de vida, vencendo o stress, meditação e autoestima. Atualmente coordena as atividades da Brahma Kumaris em Porto Alegre.
image004.jpg

Juliana Vilarinho é Jornalista de formação, atua como professora de inglês há 30 anos e há 26, pratica meditação Raja Yoga junto à Brahma Kumaris. É palestrante e professora dos cursos fundamentais de Raja Yoga e do programa de qualidade de vida, com especial atenção no curso Pensar Bem. Coordena voluntariamente as atividades da Brahma Kumaris na grande São Paulo.

image005.jpg

Liliani Zunino Duarte é praticante de meditação Raja Yoga desde 1995 onde atua como professora, moderadora de workshops e palestrante nos fundamentos da meditação e práticas que melhoram a qualidade de vida, nos formatos presencial e a distância. Formada em arquitetura e mestre em Arquitetura e Urbanismo e história da Cidade. Professora Universitária.

Painel

image006.jpg

Vitor Kerber é PhD em Ciências Farmacêuticas e professor titular da Universidade Federal do Paraná. Começou a praticar meditação na Brahma Kumaris em 1984 onde é professor há 34 anos. Atualmente coordena as atividades dessa instituição em Florianópolis.

image007.jpg

Aloisio Jorge de Jesus Monteiro é Pesquisador em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e junto à Paris-Sorbonne. É PhD e Mestre em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares e do Departamento de Educação do Campo, Movimentos sociais e Diversidade da UFRRJ. Pesquisa e trabalha na área da Educação, com ênfase em Antropologia, História e Política Educacional. Na Brahma Kumaris, é coordenador em uma das escolas no Rio de Janeiro. Praticante da meditação Raja Yoga desde 1996.

image008.jpg

Dr. Celso Galhardo é médico com especialização em Ginecologia e Obstetrícia, pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo; em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; em Gestão em Saúde Pública/MBA, pela Universidade Federal de São Paulo; em Medicina Homeopática, pela Associação Paulista de Homeopatia e em Medicina Antroposófica, pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. É Médico da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo desde 1988. Membro da Brahma Kumaris desde 1988, onde desenvolve palestras, cursos e seminários com foco na interface entre ciência, filosofia e espiritualidade.

Dia 30/05 - O “Eu” e os outros: meditação e o poder da experiência

Palestrantes

image009.jpg

Rosângela Palmeira - Formada em ciências contábeis é praticante da meditação Raja Yoga desde 1997, é professora de Raja Yoga e palestrante experiente em temas relacionados a prática do silêncio como ferramenta de auto-observação ativa e resgate das qualidades pessoais voltadas a construção de relacionamentos harmoniosos e superação de adversidades.
image010.jpg

Érica Berto é gerente de operação de tecnologia para área de telecomunicação. É praticante da meditação Raja Yoga há mais de 10 anos, professora do curso fundamental de meditação Raja Yoga e do programa de Qualidade de Vida da Brahma Kumaris. Como voluntária dessa organização, faz parte do time de coordenação da Campanha de 40 anos e do gerenciamento da escola de São Paulo.

image011.jpg

Ezequiel Neves – com 15 anos de prática da meditação Raja Yoga é facilitador dos cursos de Qualidade de Vida da Brahma Kumaris. Com personalidade calma, segue princípios relacionados à raiz do Raja Yoga personificando qualidades como paz e contentamento. Atualmente é corresponsável pelas áreas de criação, produção e distribuição na Editora Brahma Kumaris.

image012.jpg

Luciana Marques de Souza Ferraz é socióloga e professora sênior da Brahma Kumaris com vasta experiência na área de treinamento de pessoas que buscam uma vida melhor. Ministrou cursos na Índia, Estados Unidos, Europa e América Latina sobre estresse, saúde integral, consciência positiva e meditação. Coordenou, no Brasil, projetos internacionais em conexão com a ONU: "Um Milhão de Minutos de Paz", "Cooperação Global para um Mundo Melhor" e "Partilhando Valores para um Mundo Melhor”. É coordenadora da Brahma Kumaris no Brasil.

Dia 31/05 - O “Eu” e o mundo: meditação e a força da criatividade

Palestrantes

image013.jpg

Patricia Schmidt Carvalho é Cirurgiã-dentista, professora da Brahma Kumaris há 30 anos. Gaúcha, reside em Belo Horizonte há 28 anos, onde faz parte da coordenação da Brahma Kumaris. Espontaneidade, autenticidade e sua busca incansável pela verdade tem sido a mola propulsora de sua experiência e de sua jornada espiritual. Nos últimos anos, Patricia fez alguns períodos sabáticos, nos quais se dedicou extensivamente a ir além de seus limites e descobrir um pouco mais do sentido de viver uma vida grandiosa.

image014.jpg

Goreth Dunningham é graduada em Comunicação e Design de Moda, editora da revista digital OmLine, coordenada uma unidade da Brahma Kumaris em Salvador e escreveu dois livros: “Diário de um Anjo em Construção” e “A Cara do Bem”. É professora curso de Raja Yoga e palestrante experiente de temática relacionada à prática de valores. Criadora e curadora da exposição “A Paz pede passagem”.

image015.jpg

Rodrigo Ambros é professor de meditação Raja Yoga desde 1984 e especialista em treinamento mental para profissionais e atletas. Desde 2002 atua como profissional da área de treinamentos empresariais nos temas de mudança comportamental e desenvolvimento humano. É responsável pela área de Tecnologia da Brahma Kumaris no Brasil.

image016.jpg

Ken O'Donnell é Coordenador para a América do Sul da Brahma Kumaris. Praticante e professor de meditação desde 1975, é autor de 18 livros sobre desenvolvimento pessoal e de organizações, sendo alguns publicados em diversos idiomas. Atua profissionalmente como consultor internacional nas áreas de planejamento e gestão.

Serviço

1º CONGRESSO ON-LINE DE MEDITAÇÃO RAJA YOGA:
a aplicação da meditação Raja Yoga nas diversas áreas da vida

Data: 29 a 31 de maio de 2020

Programa:

29 de maio, sexta-feira:
O “Eu”: o poder do autoconhecimento através da meditação

30 de maio, sábado:
O “Eu” e os outros: meditação e o poder da experiência

31 de maio, Domingo:
O “Eu” e o mundo: meditação e a força da criatividade

Horários:
Sessões diárias às 9h, 11h, 18h e 20h

Informações e inscrições: https://congresso.brahmakumaris.org.br

Realização: Organização Brahma Kumaris

Contato:
congresso@brahmakumaris.org.br

Quarentena de engenheiros da turma de 1964 do ITA resulta em propostas concretas para o Brasil

ATENÇÃO!

EDITORIA DE POLÍTICA/GERAL/ECONOMIA

Grupo movimentou o Congresso, o STF e chegou à Presidência da República

A quarentena de um grupo de 27 engenheiros formados na turma de 1964 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) tem sido extremamente produtiva para o futuro do Brasil. Desde o dia 20 de março - quando se intensificou em todo o país a determinação da quarentena em função da pandemia do coronavírus - os engenheiros, todos próximos de completar 80 anos de idade, decidiram que era hora de movimentar o Brasil para a reconstrução econômica pós pandemia. Para isso, comunicaram-se com o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF), com todo o primeiro escalão do governo e com o próprio Presidente Jair Bolsonaro. Em momentos distintos, foram enviadas cartas abertas com medidas concretas que deveriam ser tomadas. Muitos assuntos levantados por eles - como a redução de salários e penduricalhos - repercutiram em diversos meios e já começam a ser adotados, ainda que parcialmente.

“Cada um de nós dedicou pelo menos 55 anos à profissão de engenheiro, em várias especialidades. Usando nosso conhecimento participamos dos principais empreendimentos que ocorreram no Brasil desde que nos formamos. Isto inclui obras espetaculares na infraestrutura de energia (como Itaipu), empreendimentos industriais de porte (como a Embraer) e refinarias (Paulínia), telecomunicações, TI, planos urbanos, entre outros. Angustiados com a "tempestade perfeita" que se materializou – pandemia, recessão mundial em patamares jamais vistos por nós, um Poder Público desviado para interesses da própria classe – resolvemos agir”, explica Luiz Esmanhoto que, junto com Eduardo Guy de Manuel, Cassio Taniguchi e Manoel Loyola, coordena o grupo. “Nosso apelo às autoridades é pela ética e para que a democracia prevaleça acima de tudo”, completa Taniguchi.

Na carta com as propostas ao presidente, os engenheiros comparam o Brasil a uma empresa e ele ao “principal executivo”, que deve cuidar de 210 milhões de vidas, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,1 trilhões. E veem na crise do coronavírus uma oportunidade. “Sugerimos que se olhe por um instante para um outro Brasil, o Brasil da iniciativa privada. Neste Brasil paralelo ao comandado pelo senhor, quem é ‘Executivo’ chamaria este evento de oportunidade. É esta transmutação no olhar, no sentir e no prever que precisa ser liderada por quem o Povo escolheu para ser Governo”, diz a carta. Entre as propostas concretas para o presidente e para o primeiro escalão do Governo estão Formalizar um Gabinete de Crise e uma consultoria para estratégias pós pandemia, fazer uma “Iniciativa Progresso e Ordem” ou uma IPO da empresa chamada Governo e apaziguar os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Para os presidentes do STF, Dias Tóffoli, do Senado, David Alcolumbre , e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e para todos os deputados, senadores e ministros do STF, os engenheiros se manifestaram, logo no início do isolamento social, mostrando a necessidade urgente de definições dos Ministros, deputados e senadores sobre ações propostas, como o fim do foro privilegiado.

“Estamos no grupo de risco de contaminação pelo coronavírus, mas isso não é motivo para pararmos. Sabemos do nosso papel para o futuro do Brasil e não é hora de esmorecer”, dizem os empresários Manoel Loyola e Eduardo Guy de Manuel. Todos se colocaram à disposição das autoridades para reuniões via vídeo conferências para auxiliar a executar as ações propostas. Agora, depois dessa grande ação na “quarentena” o grupo se articula para divulgar suas ideias nas mídias on line, já com o apoio de mais empresários e entidades de classe.

Abaixo, a lista completa dos signatários das correspondências e, em anexo, o conteúdo das três Cartas Abertas enviadas a Brasília e uma foto dos quatro coordenadores do grupo.

Nome e cidade de residência atual

1 Cassio Taniguchi- Curitiba PR

2 Cesar Salim- Rio de Janeiro RJ

3 Cláudio Manoel Campos de Oliveira- SJ dos Campos SP

4 Denis França Leite - Sete Lagoas MG

5 Eduardo Guy de Manuel - Curitiba PR

6 Gianfranco Biazzi - São Paulo SP

7 Jair dos Santos Lapa - Florianópolis SC

8 Joel de Lima Simão - Araras SP

9 José de Oliveira Freitas - Campinas SP

10 Koji Fukasawa - Rio de Janeiro RJ

11 Leiger Saukas - São Paulo SP

12 Luiz Cristiano de Lima Alves - São Paulo SP

13 Luiz Francisco Tenório Perrone - Rio de Janeiro RJ

14 Luiz Maria Guimarães Esmanhoto - São Paulo SP

15 Manoel A V Loyola e Silva - Curitiba PR

16 Manoel Regis Lima Verde Leal - Campinas SP

17 Mario Karpinskas - São Paulo SP

18 Pedro Wladimir Chvidchenko - Rio de Janeiro RJ

19 Plinio Freire Martins - Guararema SP

20 Renato Mascaretti - São Paulo SP

21 Rui Serruya - Belém PA

22 Ruy Korbivcher - São Paulo SP

23 Satoshi Yokota - SJ dos Campos SP

24 Saul Zimmermann - São Paulo SP

25 Sérgio Carlos Ricardo Bindel - São Paulo SP

26 Sergio Luiz Oliveira - SJ dos Campos SP

27 Walter Sacca - São Paulo SP

Atendimento médico em tempos de COVID-19

Como agendar uma consulta e realizar cirurgias com segurança em meio à pandemia

A pandemia do coronavírus trouxe muitas incertezas para a área da saúde. Consultórios e hospitais que eram lotados, hoje se encontram mais vazios - apenas os casos graves chegam até as emergências. Segundo o médico Bruno Legnani, as pessoas estão receosas de sair de casa, com medo do vírus, e optam por não irem até o médico, mesmo quando necessitam. “Ter um atendimento médico eficiente é um direito de todos e se o paciente julgar que precisa realmente se consultar, deve agendar e contar com a avaliação médica”, afirma.

Cirurgião plástico, o profissional teve uma redução de mais de 80% nas consultas e agendamentos. Porém, como especialista em cirurgias reparadoras e microcirurgia reconstrutiva, os procedimentos não param. “Realizo todos os dias cirurgias que não podem esperar, e os pacientes têm um atendimento seguro e eficaz”, afirma.

Todos os procedimentos seguem a Nota Técnica 6/2020, com orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) durante a realização de procedimentos cirúrgicos, publicada no dia 30 de abril pela Anvisa. De acordo com o documento, toda a programação cirúrgica deverá ser revista em relação aos riscos, prioridades e recursos da unidade e as cirurgias eletivas não essenciais devem ser adiadas. “Não é o momento de fazer procedimentos que podem esperar. Estamos realizando diariamente as cirurgias necessárias, com todos os cuidados para garantir a segurança e saúde dos pacientes”, afirma Legnani.

No consultório, medidas foram tomadas para garantir a segurança de todos, de acordo com as orientações dos órgãos oficiais de saúde. As consultas espaçadas, para evitar contato entre os pacientes, e a higienização constante das áreas tocáveis, como maçanetas, sofás e materiais usados para a avaliação que já eram constantes, foram intensificadas. “Orientamos os pacientes a usarem máscara durante toda a consulta e higienizar as mãos com frequência, para garantir a segurança tanto do paciente como dos profissionais do consultório”, completa.

Sobre Bruno Legnani:

O médico cirurgião plástico Bruno Legnani possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tem residência médica em cirurgia plástica e microcirurgia pelo Instituto Nacional do Câncer e fellow internacional em cirurgia plástica estética na Akademikliniken, na Suécia.

Centro Europeu lança mais de 20 cursos rápidos online para profissionais

A escola de profissões Centro Europeu, de Curitiba (PR), acaba de lançar a Live School (https://liveschool.centroeuropeu.com.br/), inteiramente voltada para a oferta de cursos online de curta duração. A iniciativa visa atender à demanda dos profissionais por esta modalidade, uma tendência do mercado acentuada pela crise do novo coronavírus.

Segundo o último Censo EAD.BR 2018, da Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), o número de cursos totalmente a distância cresceu 266% entre 2017 e 2018 no país, saltando de 4.570 para 16.750.

Na Live School, os profissionais que desejam se atualizar e desenvolver habilidades específicas terão acesso a cursos com duração entre 4 e 24 horas, totalmente online. As aulas serão ministradas ao vivo e ficarão disponíveis para os alunos por dois meses.

O CEO do Centro Europeu, Ronaldo Cavalheri, explica que o grande objetivo da Live School é ampliar o acesso ao Centro Europeu para alunos de outros estados e países.

“Sempre tivemos solicitações de alunos do Brasil e de outros países que gostariam de estudar no Centro Europeu. Com todo esse movimento da pandemia, as pessoas se mostraram mais abertas, também para aprender online. Por isso, analisamos o que o mercado realmente precisará pós-pandemia e estamos oferecendo cursos rápidos e que terão retorno profissional e permitirão o reposicionamento ou melhor colocação”, explica.

Cursos e inscrições

As inscrições já estão abertas e alguns cursos têm o início previsto já para o mês de maio.

Ao todo, são mais de 20 cursos. Entre eles: Como se adaptar ao mercado e o novo estilo de vida no cenário atual, Como administrar suas finanças pessoais para superar a crise, Tendências de comportamento Pós-Covid-19 , Maquiagem em casa - Faça você mesmo, Relações jurídicas e coronavírus, Instagram sem segredos para Agências de Turismo, Mídias Digitais para Design de Interiores, Empreendendo em Tempos de Crise, Personal Shopping Online, Desenvolvimento de Carreira em Tempos de Crise e outros.

A lista completa de cursos está disponível no site da Live School (https://liveschool.centroeuropeu.com.br/cursos/).

Influência digital

Outra grande novidade do Centro Europeu é o curso de Digital Influencer Online. A escola está lançando o curso para pessoas que têm interesse em em usar técnicas de influência digital - uma das áreas mais promissoras do marketing e que pode ajudar tanto profissionais quanto empresas a turbinarem sua presença online.

O curso é ministrado por Leo Tramontin, responsável também pelo curso presencial, e a inscrição deve ser feita no site da Live School (https://liveschool.centroeuropeu.com.br/cursos/digital-influencer-online-com-leo-tramontin-2/).

Segundo Cavalheri, a ideia é levar a experiência da sala de aula para a casa das pessoas. “Nosso objetivo é oferecer complementação. Ou seja, nós temos os cursos de formação presencial e estamos trazendo conteúdos e ferramentas que complementam o conhecimento desses alunos e profissionais nas áreas que formamos”, completa.

Sucesso online

Em abril, o primeiro curso da Live School do Centro Europeu chegou à marca de mais de 4 mil alunos. O Curso de Inovação é ministrado pelos designers Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, da Furf Design Studio, um dos estúdios de design mais premiados da atualidade.

O curso integra a Corrente do Bem do Centro Europeu, ação que faz parte de uma série de medidas para contribuir com o combate ao novo coronavírus.

As inscrições ainda estão abertas e seguem até o dia 25 de maio, pelo site (https://centroeuropeu.com.br/portal/inovacao/). O curso, inspirado na chamada “trajetória do herói”, aborda desde dicas para sair da zona de conforto à mensuração de resultados e técnicas de inovação e criatividade.

Queda de 50% na ocupação dos hospitais privados e aumento de custos com Covid-19 devem reduzir funcionários e leitos disponíveis

Hospitais do Paraná podem não sobreviver à pandemia do
coronavírus se medidas urgentes não forem tomadas

O Sindipar - Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná – estima uma queda de 50% na ocupação dos hospitais do Estado e prevê uma consequente redução no quadro de funcionários e leitos das instituições privadas nos próximos dias. Os representantes do setor esperam que soluções propostas pela entidade – como isenção de taxas de luz e água e isenção de ISS (Impostos sobre Serviços) – sejam aceitas pelo Governo para diminuir O prejuízo na casa de milhões para as instituições e cortes em todos os setores.

A queda na ocupação de leitos foi impulsionada pelas medidas de contenção à Covid 19, situação que fez com que a maioria das cirurgias e consultas eletivas fossem canceladas, causando um esvaziamento dos hospitais. O Paraná tem 484 hospitais privados (filantrópicos e não filantrópicos) e públicos. São aproximadamente 28 mil leitos no Estado, sendo 4,3 mil leitos de UTI.

“Apenas metade desses leitos estão ocupados hoje causando prejuízo e dívidas para as instituições”, aponta o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Sindipar) e da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) Flaviano Feu Ventorim. Ele explica que as associações que representam os hospitais se uniram para propor medidas que evitem o endividamento das instituições e garantir que os hospitais não fechem as portas como consequência da situação.

Além da queda de 50% dos leitos nos hospitais particulares e filantrópicos, o atendimento clínico também sofreu alteração. A estimativa do Sindipar é que 60% dos atendimentos foram cancelados desde abril. “Essa realidade já causou uma redução de 30% no quadro de funcionários”, revela Ventorim, sem descartar a possibilidade de novas demissões acontecerem nos próximos dias.

O Sindipar está propondo planos de incentivo ao setor para evitar o colapso financeiro, mas ainda não obteve retorno do governo. “A resposta precisa ser urgente para que as portas dos hospitais não fechem com a pandemia”, diz o presidente do sindicato. Ele explica que todos os hospitais representados pelo Sindipar operam com taxa de ocupação reduzida, mas que os custos fixos de cada instituição não diminuíram, o que causa prejuízos ao fluxo de caixa. A estimativa é que o faturamento dos hospitais tenha caído cerca de 60%.

Sindipar, Fehospar, Ahopar

Amcham realiza eventos online gratuitos para apoiar empresas durante a pandemia da covid-19

Até o final de maio, serão dez eventos online e gratuitos sobre temas econômicos, políticos e jurídicos

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) realiza, durante o mês de maio, eventos online, os webinários. O calendário inclui discussões sobre áreas jurídica, econômica, política e temas diretamente ligados ao setor privado. Especialistas nas áreas vão comentar e compartilhar suas experiências durante o período pré e durante a pandemia do coronavírus e suas expectativas pós-covid-19.

De acordo com o gerente regional da Amcham Curitiba e Amcham Joinville, Gustavo Silvino, os eventos online são uma maneira de manter os associados e convidados atualizados sobre o mercado. ‘‘Todos os temas trabalhados passam pelas áreas mais e menos afetadas pela pandemia e a troca de experiências entre os participantes pode trazer insights e oportunidades de resoluções de problemas para a situação de cada empresa’’, diz.

Os eventos têm participação gratuita para os associados da entidade que reúne mais de cinco mil empresas em todo o País. A Amcham Curitiba e Amcham Joinville agregam 350 organizações no Paraná e em Santa Catarina, e colaboradores de todas elas poderão participar. Basta acessar o site da entidade www.amcham.com.br para saber mais e fazer a inscrição.

Confira abaixo os webinários programados em maio:

21/05, às 9h - Missões internacionais - o pós-China: estratégias inovadoras de negócios. O CEO na ChinaInvest, Thomaz Machado e o editor do portal de notícias Xinhua News, Rafael Gonçalves Lima serão os painelistas do evento;
22/05, às 16h – Webinar aberto de experiência do cliente – prevenção de churn: estratégias de retenção de clientes e redução dos índices de cancelamentos. O evento vai contar com a palestra do coordenador de Customer Success na Resultados Digitais, Yorran Rogick Dias;
22/05, às 11h – Webinar de compliance: compliance e gestão de risco em tempos de covid-19. O conselheiro da Unidade de Inteligência Financeira, Antônio Carlos da Nobrega; o diretor de compliance da Petrobrás, Marcelo Zencker; o diretor de compliance da BRF, Reynaldo Goto; e a chief risk & compliance da Votorantim, Ana Paula Carracedo serão os palestrantes do evento;
26/05, às 17h – Webcomitê de Tecnologia & Inovação – Robô Laura: Inteligência artificial salvando vidas, como a tecnologia pode salvar a sua empresa? O evento online realizado pela Amcham Curitiba, terá a palestra do CEO da Robô Laura, Cristian Rocha;
27/05, às 8h30 – Covid-19: força maior/onerosidade excessiva de contratos em tempos de pandemia. A sócia da Demarest, Maria Helena Ortiz Bragaglia Marques; o presidente do Comitê aberto de Legislação da Amcham, Maximilian Fierro Paschoal; e a vice-presidente do Comitê aberto de Legislação da Amcham, Monica Ailt, serão os palestrantes;
27/05, às 9h – Comitê Aberto de Gestão de Pessoas: O papel do RH na retomada das atividades. O evento terá as palestras do CEO & Cofounder, Enora Leaders, João Marcelo Furlan e a diretora de Recursos Humanos da Vedacit, Elizabeth Rodrigues;
28/05, às 11h – Comitê de Economia e Finanças – Ensaio para a retormada: quais impactos de uma possível flexibilização? O economista chefe do banco Bradesco, Fernando Honorato e o CEO da rede Mastercard, João Pedro Paro Neto, serão os palestrantes do evento online.

Sobre a Amcham

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5.200 empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A Amcham visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplifiquem o conhecimento de seus associados.

Máscaras H-AL o que está por trás dessas peças?

No dia 17 de março, pausamos nossos processos na loja física da H-AL e ativamos nosso ateliê em casa e a loja virtual. Depois de muitas pesquisas, achamos o nosso propósito social em fazer máscaras H-AL: começamos a produção de máscaras para este momento de pandemia e dedicamos a metade do valor vendido para compra de Cestas Básicas e produtos de higiene - destinados a mulheres chefes de família mais necessitadas - mantendo assim nossos sonhos vivos. 
- Como é comum em nossas criações, as máscaras H-AL são sempre únicas! Estamos costurando-as com palavras bordadas e com ondas de frequência.

- Utilizamos tecidos de reaproveitamento, sendo o miolo (TNT impermeável) resíduos dos jalecos hospitalares que produzimos em março.

- As entregas acontecem todo sábado via motoboy.

- Valor da máscara R$35, (sendo metade do valor destinado para compra de cestas básicas) + R$15, frete

** o frete de R$15,00 é apenas para pagamentos via transferência bancária.

Para ter a sua máscara, fale com a gente!
 

Você pode adquirir sua peça pelo site clicando aqui, ou se preferir fazer por transferência bancária, nos chame no whatsapp 41.988262375

MRV tem mais de 90 vagas de emprego abertas no Paraná

Na contramão de grande parte da economia, alguns setores seguem abrindo novas vagas no Paraná, mesmo durante a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. A MRV, líder nacional em soluções habitacionais tem hoje 93 vagas abertas em todo o estado, para diversos setores, do administrativo aos canteiros de obra. Entre as vagas disponíveis estão montador de formas metálicas, azulejista, analista de gestão e técnico de segurança no trabalho.

As vagas estão distribuídas pelas cidades paranaense em que a empresa atua: Londrina, Cambé, Maringá, Ponta Grossa e na Região Metropolitana de Curitiba. Desde o início do ano, a MRV já fez cerca de 125 novas contratações no Paraná. Para se saber detalhes sobre as vagas, os candidatos podem acessar o site da MRV.

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, em seus 40 anos de atividade já lançou mais de 400 mil unidades. A companhia investe em responsabilidade social e mantém desde 2014 o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos, voltada para promoção da transformação social do país por meio da educação.

Música Solidária – no palco de casa

Em março de 2020 e em meio a tantas notícias trágicas, eis que algo belíssimo estampava quase todos os jornais do mundo: “italianos em quarentena cantam e tocam em suas janelas e sacadas”. Pronto, deu-se início a um movimento que eu me atrevo humildemente a chamar de Música Solidária.

É certo que estamos vivendo tempos difíceis, mas neste movimento solidário de mostrar aquilo que se tem de melhor aos vizinhos, de repente veio a ideia de mostrar ao mundo o que temos de melhor, aquilo que podemos fazer para que este distanciamento social se torne mais suportável.

Mas algo que me faz refletir sobre estes dias são as lives. São tantas e para todos os tipos de público, todos os estilos musicais, todos os gostos: sertanejo, clássico, rock, pop, música para dançar, chorar ou curtir. Nossos ídolos, de shows caríssimos, movidos a megaproduções, com grandes equipes, infraestrutura, estão ali na tela do nosso celular e muitas vezes na tela do celular deles, com uma maquiagem improvisada, equipamentos de som portáteis, talvez alguns ajustes de edição (ou não). Os artistas, assim como todos nós, também estão em casa, e se você prestar atenção poderá ver ao fundo uma foto, uma cama bagunçada, uma imagem de algum santo, um bicho de estimação, uma rede... Mas o que será que tem levado tantos famosos a realizar essas lives?

Existe uma definição para música, do compositor italiano Paschoal Bona, que diz: “A música é a arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante o som”.

O artista sem o seu público não tem voz e, com tantos shows cancelados, a utilização da tecnologia e das redes sociais para alcançar o público em casa tem sido algo incrível, pois se criou a possibilidade de alcançar os fãs mesmo em tempos de distanciamento social. Inclusive, para muitos desses músicos tem sido inspiração para compor músicas inéditas com a temática do que estamos enfrentando, com intuito de incentivar e homenagear àqueles que estão na linha de frente batalhando pelas vidas e também levar um pouco de alegria aos lares das pessoas que sofrem em meio a tantas notícias tristes. A música tem sido para muitos uma terapia, uma forma de expressão, de comunicação, como se através das lives os artistas rompessem as fronteiras distância para dizer às pessoas que tudo ficará bem.

Uma grande lição que podemos tirar disso tudo é que, famosos ou não, nessas horas somos todos iguais, somos humanos, temos uma vida privada, sentimos medo, insegurança, vivemos incertezas e quando tudo isso passar, com certeza, os shows apoteóticos voltarão a acontecer e os estádios e teatros voltarão a ficar lotados de fãs que jamais se esquecerão do dia em que viram seus artistas favoritos no palco mais improvável em que poderiam estar: em casa.

Autora: Florinda Cerdeira Pimentel é professora tutora no curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Internacional Uninter.

Movimento #2em2: grandes empresas se unem para aplicação de testes de anticorpos ao Covid-19 no Brasil

A cada teste comprado, outro será doado. Objetivo é gerar informações para pessoas e autoridades e contribuir no combate à pandemia

São Paulo, Maio de 2020 - Empresas de tecnologia, saúde e redes de shoppings se reuniram para criar o Movimento #2em2, maior campanha sem fins lucrativos que oferecerá testes de anticorpos à Covid-19 no Brasil. A iniciativa conta a participação das empresas Vitta, Stone, Cia. da Consulta, Rappi, Loggi, Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Mattos Filho, XP Inc., QR Consulting, ONG Renovatio, Orbitae e Sic Works, e é aconselhada por um board formado por oito médicos. O movimento cria um marco de resposta estruturada da sociedade civil contra o coronavírus no Brasil. A cada teste comprado, outro será doado, de 2 em 2, a iniciativa visa testar o maior número de pessoas possíveis.

“Desde o começo da pandemia nosso grupo de sócios está empenhado em realizar ações para ajudar a população. Quando vimos o desafio da qualidade e disponibilidade de testes, entendemos a importância de criar uma iniciativa que poderia se tornar um modelo nacional, sem fins lucrativos, de resposta conjunta da sociedade civil para este problema. Juntos, vamos dar acesso para que pessoas comprem seus testes de anticorpos de Covid-19, ao mesmo tempo em que ajudam outra parte da população que não têm condição de comprar”, declara Tiago Barros co-fundador da Vitta.

Os testes serão vendidos pelo aplicativo Rappi, coletados pela equipe médica da Cia. da Consulta por meio de um sistema drive-thru, no shopping Iguatemi São Paulo, em dia e horário pré-agendados no próprio aplicativo.

“Com o #2em2, vamos poder atuar ativamente como parte da solução da crise de saúde que o país enfrenta, com a oferta de testagem em massa da população de forma segura, que pode ajudar as autoridades a tomarem a melhor decisão sobre alocação de recursos de saúde, e relacionadas a economia. E ainda, tem um cunho social do movimento com doação de testes para hospitais públicos e filantrópicos. Para nós, aderir ao projeto teve sinergia com a missão da Cia. da Consulta de oferecer acesso à saúde de qualidade com a nossa expertise operacional e técnica”, destaca Victor Fiss, fundador e CEO da Cia. da Consulta.

“O momento inédito que estamos vivendo nos mostra que precisamos ser mais generosos e humanos. Acredito que, se cada um fizer um pouco, conseguiremos sair mais rápidos dessa situação. E é isso o que estamos fazendo ao integrar esse movimento tão importante ao lado de outras empresas, contribuindo para o bem coletivo”, afirma Charles Krell, vice-presidente de operações da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.

As coletas serão realizadas por profissionais de saúde contratados e treinados pela Cia. da Consulta e enviadas para processamento. Assim que realizar o exame, o paciente irá receber um e-mail com o caminho para acesso ao resultado. Neste e-mail irá conter o número do protocolo e o link da LP.

"A Rappi tem como missão ajudar a melhorar a vida de todos na América Latina. Em um momento difícil como esse, temos tomado uma série de ações visando proteger nosso ecossistema e ajudar mais ainda a sociedade. Estamos empenhados em usar nosso potencial de alcance e nossa tecnologia para ser a ferramenta de acesso da população aos testes de anticorpos. Entendemos a importância da aplicação dos testes e, por isso, criamos um botão no nosso app para que os usuários possam adquiri-los - e, por consequência, também possam doar na mesma proporção -, agendem o melhor dia e horário para execução do teste e façam o pagamento digital, via app", informar Sérgio Saraiva, presidente da Rappi Brasil.

"O Movimento tem como pilar central o compromisso com a ciência. Criamos o board médico com o objetivo de validar os diversos testes presentes no mercado e, com o material técnico produzido através do movimento, facilitar a tomada de decisão dos órgãos responsáveis”, declara Alberto David, gestor do board médico do #2em2.

Com o intuito de testar o maior número de pessoas no Brasil, o movimento #2em2 visa impactar todas as classes sociais. Para isso a ONG Renovatio será responsável pela distribuição dos testes resultantes do match feito na hora da compra. Essa distribuição será realizada para hospitais públicos e instituições filantrópicas.

As coletas serão realizadas por profissionais de saúde contratados e treinados pela Cia da Consulta e enviadas para processamento. Entre 72h, os pacientes receberão o resultado de seus testes.

‘’Dos países com maior número de casos confirmados, o Brasil é um dos que menos realizou testes para COVID-19. Mais testes significam dados mais confiáveis o que pode ampliar consideravelmente a capacidade de resposta do país, sobretudo para a população em situação de vulnerabilidade social, que em muitas perspectivas está mais exposta aos efeitos da pandemia. O Movimento 2em2 está comprometido com este desafio e para cada teste que for comprado em nosso sistema iremos fazer o “match” de doação para uma pessoa que não pode pagar. A Renovatio será a responsável por garantir a doação, que será financiada por meio da doação de empresas, instituições filantrópicas e pessoas físicas, e serão destinadas à hospitais públicos e filantrópicos e em alguns casos diretamente para comunidades vulneráveis.’’ destaca Ralf Toenjes, presidente da ONG Renovatio.

Empresas apoiadoras e patrocinadoras estão doando recursos próprios que abrangem alocação de times, dinheiro e disponibilização de espaços.

Todo o processo de doação dos testes passará por uma verificação técnica de Big Four, com regulamento feito pelo escritório Mattos Filho, a fim de garantir transparência e legitimidade para o dinheiro arrecadado.

Sobre a Cia. da Consulta

A Cia. da Consulta é uma rede de clínicas independente que oferece serviços integrados com consultas, exames e cirurgias em um único lugar. Disponibiliza mais de 40 especialidades médicas, como Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia, além de 2 mil exames laboratoriais e de imagem. A empresa possui nove unidades em São Paulo e Região Metropolitana. Durante a pandemia do novo coronavírus, a Cia. da Consulta ampliou seus serviços e lançou consulta online para 13 especialidades médicas. Além disso, a marca oferece também a coleta domiciliar do teste para detecção de infecção pelo coronavírus.

Contato Cia. da Consulta:

Grasiela Caldeira - grasiela.caldeira@gbr.com.br - (11) 99147-1401

Advogados do Paraná avaliam utilização de audiência virtual para conciliações

O procedimento especial foi regulado pelo TJ-PR no final de março, em função da pandemia, e está sendo implementado pelos Juizados Especiais para as audiências de conciliação

Uma pesquisa lançada na terça-feira (12) pela Comissão de Juizados Especiais da OAB-PR tem buscado saber a opinião dos advogados da Seccional sobre as audiências de conciliação realizadas de forma virtual. No dia 30 de março, o Tribunal de Justiça do Paraná publicou a portaria 3605/2020, que institui a utilização de ferramentas virtuais de comunicação para a realização das audiências de conciliação, em função da suspensão das audiências presenciais, por consequência da pandemia.

Nessa mesma linha, foi editada a Lei 13.994, sancionada em 24 de abril de 2020, permitindo que as audiências de conciliação aconteçam, independente da pandemia, por meio de ferramentas com transmissão de vídeo e som em tempo real. O modo de utilização ainda está sendo orientado aos advogados e, segundo a presidente da comissão Caroline Cavet, a pesquisa também busca compreender a experiência dos advogados quanto ao fórum de conciliação virtual, regulado por meio da Resolução nº 10/2018-CSJEs.

“O fórum de conciliação virtual foi implementado em 2018, mas com a pandemia teve maior divulgação e aderência. O objetivo da pesquisa é avaliar, de forma geral, como tem sido a experiência do usuário nas audiências de conciliação. Queremos saber como estão acontecendo, até para propor eventualmente alguma melhoria”, explica.

De acordo com a portaria, a audiência virtual poderá ocorrer por iniciativa do conciliador ou por solicitação da parte interessada. A realização deve ser através de ferramentas que permitam interação em grupo, no formato de reunião por vídeo conferência. “A parte que tiver interesse deve buscar o advogado para fazer essa manifestação e se não tiver advogado constituído, preencher formulário disponível no site do TJPR”, complementa Cavet.

Os advogados poderão participar da pesquisa até o dia 25/05, disponível no site da OAB-PR.