2ª edição da feira Ruído Analógico terá arrecadação de mantimentos para o Rio Grande do Sul

O evento acontece no dia 11 de maio, no Pinhão HUB (o antigo Moinho Rebouças)

 

A 2ª edição da feira Ruído Analógico, que será realizada no dia 11 de maio (sábado), no Pinhão HUB (antigo Moinho Rebouças), também se une aos diversos esforços que estão sendo organizados em todo o país para ajudar o Rio Grande do Sul a enfrentar as enchentes.

Além de conferir as diversas atrações que a feira oferece, o público também poderá doar mantimentos que serão enviados para a campanha SOS RS, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

Preferencialmente, os organizadores pedem que as pessoas doem água potável, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis (inclusive ração animal), colchões, cobertores, roupas, e calçados.

A 2ª edição da feira Ruído Analógico, organizada pela loja curitibana Joaquim Livros & Discos, reúne expositores e fãs de vinil de todo o Brasil.

O evento tem entrada gratuita e acontece das 9h às 19h no Pinhão HUB (antigo Moinho Rebouças), que fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, esquina com a Rua Piquiri, no Rebouças.

2ª edição da feira Ruído Analógico vai reunir 20 expositores de todo o Brasil
O evento acontece no dia 11 de maio, no Pinhão HUB (o antigo Moinho Rebouças)

Cartaz feira Ruído Analógico - Crédito divulgação

A 2ª edição da feira Ruído Analógico, que reúne expositores e fãs de vinil de todo o Brasil, será realizada no dia 11 de maio (sábado), no Pinhão HUB (antigo Moinho Rebouças). O evento, que tem entrada gratuita e acontece das 9h às 19h, é organizado pela loja curitibana Joaquim Livros & Discos.

Serão 20 expositores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, que apresentarão as mais recentes novidades do mundo do vinil e, obviamente, uma vasta coleção de discos, dos mais variados estilos musicais, para o público garimpar a vontade.

Criada em 2023, a Ruído Analógico tem como objetivo, valorizar a cultura do vinil. Afinal, nas últimas décadas, mesmo com o surgimento das novas tecnologias de música digital, o interesse pelos discos nunca deixou de existir.

Os próprios artistas e bandas nacionais e internacionais, apesar de serem obrigados a embarcar na era da música digital, ainda continuaram a lançar seus respectivos trabalhos também em vinil para os fãs que consomem, ou até preferem, a música analógica. “O vinil é um sobrevivente, pois conseguiu manter o interesse das pessoas mesmo com as mudanças pelas quais o mercado da música passou”, explica o proprietário da Joaquim Discos & Livros e organizador da Ruído Analógico, Marcos Ramos Duarte.

Dentro desse cenário, desde os anos 2010, a capital paranaense é uma das cidades do Brasil que mais se mobiliza para manter viva essa cultura que mexe com a memória afetiva das pessoas. “Nesse período, a gente sempre vem mantendo esse tipo de encontro de colecionadores e pessoas interessadas em começar as suas coleções. É um momento de celebração da música em formato analógico”, diz Marcos.

Essa será a primeira vez que uma feira de vinil acontecerá no antigo Moinho Rebouças, que é uma das construções mais antigas da cidade de Curitiba e tem um amplo espaço ao ar livre no qual o público encontrará uma grande estrutura.

Além dos expositores, o evento ainda contará com outras atrações, entre elas, a participação das editoras de livros de música Garota FM Books (Rio de Janeiro) e Editora Barbante (Curitiba), que vão expor vários títulos que estão ligados ao mundo da música.

Marcos_Ramos_Duarte_e_Chris_Fuscaldo_(Garota_FM_Books)_-_Crédito_divulgação

Um dos destaques da coleção da Barbante é o livro “As Histórias São Iguais: As Aventuras da Relespública na Terra da Garoa e Solidão” (2023), escrito por Melissa Medroni e Marcelo Dallegrave, que aborda os bastidores da criação do álbum mais importante da discografia da banda curitibana Relespública. Os autores estarão presentes para autografar a obra.

Os selos musicais Zoom Discos (Curitiba) e Crocodilo Discos (São Paulo), também marcarão presença trazendo vários títulos que acabaram de sair do forno.

Entre os materiais que a Zoom vai expor, estão o EP “Same Thing Variations” (2023), do grupo curitibano Wi-fi Kills, e o álbum “Fumódromo” (2024), da banda curitibana Cigarras, lançado em parceria com o selo Neves Records, de Santa Bárbara d’Oeste.

Outra atração é a presença da banda curitibana Escambau que, a partir das 15h, estará autografando o álbum “Acontece Nas Melhores Famílias” (2008), que está sendo lançado pela primeira vez em vinil por meio do selo Melômano Discos.

O público também terá a oportunidade de assistir aos shows da banda Dirty Quarantine (Surf Music Instrumental) e da cantora, instrumentista e compositora Mariposa Alice. As apresentações começam às 16h.

Durante todo o evento, DJs animarão o público com uma discotecagem feita exclusivamente com vinis. O público também encontrará food trucks que oferecerão diversas opções de comidas, lanches e bebidas.

Além de todos esses atrativos, neste ano, a Ruído Analógico acontece na véspera do Dia das Mães, o que proporciona uma grande oportunidade para que as pessoas adquiram um presente diferenciado para os entes queridos nessa data tão especial.

O Pinhão HUB (antigo Moinho Rebouças) fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, no Rebouças, esquina com a Rua Piquiri.

Acompanhe as notícias sobre o evento no Instagram @feiraruidoanalogico.

 

Joaquim Livros & Discos

A loja Joaquim Livros & Discos foi inaugurada em 2007. O principal foco da empresa é a literatura que aborda o mundo da música e as obras direcionadas ao público universitário. No espaço destinado aos discos, a loja comercializa tanto vinis novos quanto usados.

O local também é palco do projeto Joaquim Apresenta, criado em 2015 para valorizar o trabalho das bandas curitibanas por meio de entrevistas e pocket shows que são realizados dentro da própria livraria. Entre os grupos que já participaram dessa iniciativa, estão Mercy Killing, Rabo de Galo, e Trem Fantasma.

A Joaquim sempre esteve envolvida com os eventos criados para valorizar a cultura do vinil que são realizados em Curitiba, entre elas, cinco edições da Feira da Boca Maldita. Atualmente, a loja tem um acervo que reúne mais de 8.500 títulos de livros e 6 mil discos.

A Joaquim Livros & Discos fica localizada na Rua Alfredo Bufren, 51, no Centro de Curitiba. O fone da loja é o (41) 3078-5990.

 

Serviço:

O que: 2ª edição da feira Ruído Analógico.

Quando: 11 de maio (sábado), das 9h às 19h.

Onde: Pinhão HUB (antigo Moinho Rebouças), Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, esquina com a Rua Piquiri, no Rebouças.

Valores: entrada gratuita.

Capa_do_livro_As_Histórias_São_Iguais_-_Crédito_divulgação

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário