Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada de apresentações em 2018, no Guairão

 

 

Concerto será no dia 25 de fevereiro sob regência do maestro titular Stefan Geiger

 

OSPfotoKrawPenas
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência de Stefan Geiger, com participação dos solistas (trompistas) Luiz Garcia, Thiago Ariel, Fabio Jardim e André Pinto. No repertório: Concerto para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, Op. 86”, de Robert Schumann e Quadros de uma Exposição”, de Modeste Mussorgsky. Curitiba, 26 de novembro de 2017. Foto: Kraw Penas/SEEC

A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro titular Stefan Geiger,  fará a primeira apresentação de 2018 no Guairão. O concerto da OSP será no dia 25 de fevereiro, às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto. A entrada é R$30,00 (trinta reais).

No programa estão Peter Grimes: Quatro interlúdios marítimos, op. 33ª (Benjamin Britten), Concerto para violoncelo e orquestra em mi menor, op.85 (Edward Elgar) violoncelo solo: Tanja Tetzlaff, Variações sobre um tema original “Enigma”.

 

OrquestraSinfonicadoParanafotoKrawPenas
Concerto Polonês pela Orquestra Sinfônica do Paraná(OSP) sob regência de Luís Gustavo Petri. Piano solo de Jan Broja. Curitiba, 12 de novembro de 2017. Foto: Kraw Penas/SEEC

Autores e obras

 

Edward Benjamin Britten – Barão de Aldeburgh (1913-1976)

Além de compositor era um maestro e pianista inglês. Figura central da música clássica britânica do século 20, com obras variadas, incluindo ópera, peças vocais, orquestrais e de câmara. As obras mais conhecidas dele são: ópera Peter Grimes (1945); o Réquiem da Guerra (1962); e o show The Young Person’s Guide to the Orchestra (1945).

 

Peter Grimes: Quatro interlúdios marítimos, op. 33ª

É uma ópera com libreto adaptado por Montagu Slater do poema narrativo, “Peter Grimes”, de George Crabbe. A ambientação é uma aldeia fictícia na costa leste da Inglaterra, semelhante à Aldeburgh, cidade onde o compositor morava com o marido. A estreia desta peça foi no Sadler Wells em Londres em 7 de junho de 1945, regida por Reginald Goodall.

 

Sir Edward William Elgar (1857-1934)

Consagrado compositor inglês, cujas obras entraram no repertório de concertos clássicos britânicos e internacionais. Entre as composições mais conhecidas estão: obras orquestrais, incluindo as Variações Enigma, Pompa e Circunstância, os concertos para violino e violoncelo, além de duas sinfonias. Também compôs obras de câmera e corais, incluindo The Dream of Gerontius, embora seja considerado um compositor tipicamente inglês, a maior parte de suas influências musicais vinha da Europa continental.

 

Concerto para violoncelo e orquestra em mi menor, op. 85

Foi a última grande obra composta por Elgar, em 1919, que, afetado pelo período pós-guerra, imprime neste concerto tons de melancolia. A estreia foi considerada uma catástrofe, pois os músicos não tiveram tempo sufuciente de ensaio, além do estilo totalmente diverso do concerto para violino, muito mais melodioso e lírico. Quatro décadas mais tarde, passou a ser peça corrente em salas de concerto do mundo todo, além de trilha do filme Hilary e Jackie.

 

Variações sobre um tema original “Enigma”

Ao final de um dia lecionando de 1898, Elgar começou a improvisar ao piano uma melodia que chamou a atenção da esposa. Ela pediu que ele repetisse a peça, que chamou de “Enigma”, foi quando ele começou a repetir o tema várias vezes, cada vez imitando o estilo de algum amigo próximo do casal. Depois orquestrou as 14 canções, transformando-as na peça “Variações Enigma”, estreado em 1899, sob-regência de Hans Richter.

 

Stefan Geiger: Maestro titular

Stefan Geiger recebeu formação musical em Colonia, Trossingen, Bremen, Paris e Philadelphia. Foi bolsista da “Studienstiftung des deutschen Volkes” e ganhou prêmios em diferentes concursos internacionais. A atenção do maestro está tanto para a interpretação do repertório básico de sinfonia como pela busca do novo: Geiger é um dos fundadores e presidente do Júri do “German Music Award”, concurso em cooperação com a Rádio Bremen que, a cada dois anos, oferece um fórum para jovens que compõem músicas para videogames.

Entre os trabalhos que realizou junto à orquestra paranaense estão diversos concertos apresentados desde 2012, incluindo os concertos, tocados ao vivo, com projeção dos filmes: “As Aventuras do Príncipe Achmed  (As Die Abenteuer des Prinzen Achmed)”, de Lotte Reiniger, trilha sonora de Wolfgang Zeller; “Metropolis”, de Fritz Lang, trilha sonora de Gottfried Hupertz; “Marinheiro de encomenda (Steamboat Bill Junior)”, de Buster Keaton, trilha sonora de Timothy Brock.

 

Tanja Tetzlaff : Violoncelo solo

A violoncelista Tanja Tetzlaff realiza um extenso repertório, incluindo o solo básico e a literatura de música de câmara, e importantes composições dos séculos XX e XX. Uma gravação de concertos de violão de Wolfgang Rihm e Ernst Toch foi lançada pela NEOS.

A música de câmara também desempenha um papel importante na carreira de Tanja, com aparições regulares ao lado de Lars Vogt, Leif Ove Andsnes, Alexander Lonquich, Antje Weithaas, Florian Donderer, Baiba e Lauma Skride e seu irmão Christian Tetzlaff, incluindo nos festivais de Heidelberg, Heimbach, Bergen e Edimburgo.

Em 1994 Tanja fundou o Tetzlaff Quartett, com Christian Tetzlaff, Elisabeth Kufferath e Hanna Weinmeister. Tanja estudou com Bernhard Gmelin em Hamburgo e Heinrich Schiff no Mozarteum em Salzburgo e toca um violoncelo por Giovanni Baptista Guadagnini a partir de 1776.

 

A Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e pelo Serviço Social Autônomo Palco Paraná, e conta ainda com patrocínios (Lei Rouanet) das empresas: BRDE, Elejor e Huhtamaki.

 

Foto: Kraw Penas

 

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Duração 1h30

Dia 25 de fevereiro, às 10h30

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão

Regência: maestro titular da OSP Stefan Geiger

Violoncelo solo: Tanja Tetzlaff

Classificação: maiores de 7 anos

Ingressos: R$ 30,00

*com divulgação

 

 

Categorias:AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, LANÇAMENTOS, TEATROTags:, , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário