Agricultores japoneses investem na produção de alho negro em Guatapará, interior de São Paulo

Uma história de tradição e inovação

No Alho Negro do Sítio a produção do alho negro começou apenas em 2010, mas a história desta empresa teve início muito antes disso. Em 1945, Shiro Kondo nasceu na colônia japonesa na Manchúria, China, e ainda bebê foi para o Japão com a família, como refugiado. Lá ele cresceu, se formou em direito e ao completar 23 anos de idade decidiu se mudar para o Brasil. Aqui, Shiro trabalhou em diversas fazendas para sustentar-se e, com agricultores, aprendeu técnicas de cultivo de alimentos na prática. Em 1973 casou-se com Sayoko, sua esposa até os dias de hoje. Recebeu um pedaço de terra na colônia de Guatapará, interior de São Paulo, como benefício do programa de migração do governo japonês. Lá a família então se dedicou à agricultura, tendo como o primeiro cultivo o abacaxi.

Sayoko Kondo Alho Negro do Sítio

Shiro Kondo em seu sítio em Guatapará - SP

Em 1981, aconteceu a geada negra (condição atmosférica que provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso) e todo o plantio foi perdido. Após este fatídico episódio, eles foram em busca de alguma especialidade que conseguisse resistir às alterações climáticas, por fim, decidiram começar a cultivar o alho. A produção, que no começo não tinha tanta qualidade pela falta de experiência, foi se aprimorando, com a implantação de tratos culturais específicos ao alho e outras técnicas sustentáveis, como de compostagem, rotação de culturas, cobertura morta e adubação verde.

Em 2006, após uma pesquisa publicada nos Estados Unidos apontar o alho como o melhor alimento para prevenção do câncer, e estudos revelarem o aumento da capacidade antioxidante do alho com o processo de maturação, houve um grande “boom” do alho negro no Japão. Animado com esta novidade, Shiro passou a produzir este remédio natural com a ajuda da sua esposa.

Sayoko Kondo Alho Negro do Sítio

Sayoko Kondo na produção do Alho Negro

No início, Shiro fornecia apenas para os amigos da colônia japonesa. Não foi fácil, mas aos poucos eles estabeleceram um padrão de qualidade e foram conquistando a confiança dos consumidores. Atualmente já fornecem o alho negro para renomados empórios e restaurantes. Hoje quem administra a empresa é o agrônomo Fernando Kondo, filho dos fundadores, formado pela Universidade Agrícola de Tóquio.

A produção da Alho Negro do Sítio se difere das demais pela garantia de origem com alho nobre nacional, por oferecer o alho negro já descascado e não pasteurizado. Assim, mesmo depois de embalado, o produto continua seu processo de maturação, o que o deixa ainda melhor com o tempo.

Hoje, além do alho negro descascado em diversos tamanhos, a empresa também produz uma grande variedade de produtos com a iguaria. Alguns de produção ainda artesanal, como o azeite aromatizado com alho negro e ervas, o sal grosso com alho negro, outros feitos com a ajuda de outros pequenos produtores, como a ghee, mostarda e pimenta de alho negro, e ainda, produtos feitos em maior escala, como a geleia, pasta, molho pesto e chimichurri com alho negro.

Kit Alho Negro do Sítio

Para conhecer mais sobre a Alho Negro do Sítio, acesse o site http://alhonegrodositio.com.br/
Abaixo, segue conteúdo institucional e imagens em alta.
https://www.dropbox.com/sh/d8xfgqovcd0id7q/AADx74W5Zu0R_GGZZP7HVNC4a?dl=0

20 DÚVIDAS MAIS COMUNS EM CADA FASE DA GRAVIDEZ

A preocupação em cuidar do bebê aparece desde o primeiro momento em que a mulher descobre que vai ser mãe. A partir desse momento as mamães começam a se interessar por qualquer informação que possa ajudar no desenvolvimento de uma gravidez tranquila e saudável. Algumas delas até se transformam em “experts“ de bebês e até orientam outras grávidas sobre suas descobertas.
De acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho (CRM- 107.997), a cada fase que a gestante avança, o corpo modifica. “A gestação é uma fase marcada por mudanças físicas e psíquicas. Durante a gravidez a mulher começa a produzir uma quantidade enorme de hormônios, como o Beta HCG, a progesterona e diversos outros, que vão interferir diretamente no seu corpo”, explica o ginecologista.
A gestação é dividida em três fases: Primeira, Segunda e Terceira, cada uma referente a um trimestre.
O primeiro trimestre corresponde a 1ª a 13ª semana. É a fase mais difícil para a mãe e o bebê. “Enjoos matinais, cansaço, alterações de humor, seios sensíveis são um dos sintomas que correspondem ao primeiro trimestre da gravidez. O exercício físico, substituir os sutiãs por outros mais confortáveis, consumir bebidas quentes e frutas secas são boas escolhas para atenuar esses sintomas durante esse estágio”, destaca o ginecologista Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.
O segundo trimestre ocorre da 14ª a 27ª semana. A barriga começa a crescer e as náuseas desaparecem. É a hora de a mãe passar a cuidar melhor da alimentação e evitar os excessos para não engordar. “A partir do quarto mês, o alargamento da cintura é mais nítido e com isso surge à necessidade de começar a usar roupas mais confortáveis e soltas. É possível que a gestante engorde, em média, de 5 a 7 quilos, devido ao apetite que aumenta na mesma proporção em que o bebê cresce. A digestão fica mais lenta e pode ocorrer constipação e prisão de ventre. Por isso, é importante uma alimentação rica em grãos integrais e fibras”, alerta o médico.
O terceiro trimestre que acontece da 28ª a 40ª semana marca a última fase da gestação. “Nesse último estágio que antecede a chegada do bebê a gestante pode sentir falta de ar provocada pela pressão do ventre desenvolvido sobre o diafragma. Outro fator é o crescimento do bebê que também aperta a bexiga, podendo levar a perdas involuntárias de pequenas quantidades de urina ao tossir, correr, rir ou fazer algum esforço”, ressalta o ginecologista.

O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli esclarece 20 dúvidas das gestantes que estão passando por cada uma dessas fases.
Primeiro Trimestre
1.Sangrar durante o início da gravidez é normal?
A perda de sangue no início da gravidez ocorre em quase 20% das gestantes e pode sim ser normal, correspondente à nidação que é a fixação do embrião dentro do útero! Porém as patologias como a ameaça de abortamento devem ser descartadas.
2.Os meus sintomas de gravidez parecem ter desaparecido, significa que posso ter tido um aborto?
A intensidade dos sintomas como cansaço, tensão mamária, náuseas variam muito de mulher para mulher. Caso, você note alguma anormalidade diante desses sintomas, procure o seu médico para ele fazer um exame que possa detectar se existe algum problema fora do comum.
3. Como deve ser feita a alimentação?
Alimentação da gestante deve ser equilibrada. Frutas, verduras, carnes, cereais e leite devem ser incluídos. “O ideal é a gestante comer pouco e fazer de quatro a seis refeições ao dia, bebendo bastante líquido (de um a dois litros de água por dia). Evite massas, doces, bebidas gasosas e álcool. E observe o seu peso, o recomendado é 9 a 12 Kg referentes ao IMC da gestante, que é considerado uma medida saudável para a mãe e o bebê”, orienta o ginecologista. E nada de comer por dois!!
4. É possível sentir os movimentos do feto a partir do primeiro trimestre de gestação
Os movimentos do bebê nesse estágio ainda não são perceptíveis pela mãe. O bebê só pode ser sentido a partir da décima oitava semana. Antes disso o que a gestante sente são os movimentos peristálticos do intestino.
5. Inchaço em grávidas é sempre sinal de que a pressão está alta?
No final da gestação o edema é bastante comum, devido á compressão da veia cava dentro do abdômen e muitas vezes não significa que é problema de pressão alta.
6. Sexo durante a gravidez faz mal para o bebê?
A relação sexual pode ser bem-vinda para o casal. Exceto em casos especiais, como o surgimento de sangramento ou contrações.
Segundo Trimestre
7. Já dá para saber o sexo do bebê e a data do parto?
A data do parto pode ser calculada a partir da primeira data da última menstruação. Quanto, ao sexo do bebê, por meio do exame de sangue a partir da 10 semanas e com o ultrassom com 18 semanas é possível saber o sexo do bebê.
8. Grávidas não podem fazer nenhum tratamento odontológico?
Isso é mito. A gestante pode realizar um tratamento bucal normalmente, pois é nesse estágio de gravidez que há maior incidência de cáries e inflamação na gengiva. Caso for necessário realizar exames de raios-X, a gestante deve vestir um avental de chumbo para proteger o feto, e a anestesia deverá ser preferencialmente sem substância vasoconstrictora.
9. A partir de quantas semanas é possível ouvir o coração do bebê?
Os batimentos cardíacos são audíveis a partir da quinta semana com o uso do ultrassom.
Entre 12ª e 14ª semanas de gestação, é possível ouvir o coraçãozinho do bebê com outro equipamento, o sonar Doppler.
10. Quantos quilos posso engordar?
A gestante deve se preocupar com o ganho de peso durante o segundo trimestre. As futuras mamães não podem ultrapassar o seu IMC (Índice de Massa Corpórea), ela pode ter variações de peso para um pouco mais ou para menos conforme o seu IMC.
O ideal seria engordar de 5 a 12kg no máximo .
11. Posso passar qualquer hidratante no corpo ou precisa ser um tipo específico para gestantes?
Alguns ativos de hidratantes comuns são proibidos na gravidez, como ureia em concentrações altas. Por essa razão, o melhor é optar por produtos exclusivos para gestantes. Mas saiba que mesmo eles podem causar alguma irritação.
12. Posso fazer tratamento para varizes?
As varizes que aparecem durante a gestação normalmente somem após o parto. O ideal para as gestantes que estão passando por esse problema é não optar por nenhum tratamento. Deixar as pernas levantadas por alguns minutos, evitar ficar muito parada em pé ou sentada e fazer caminhadas podem amenizar os sintomas.

13. Posso tingir o cabelo?
Somente a partir do quarto mês de gestação. As tinturas, mesmo aquelas sem amônia na composição, e a hena, não devem ser usadas no primeiro trimestre da gravidez. Escova progressiva, alisamentos também deve ser evitados durante toda a gestação.
14.Como calculo a semana de gestação?
Faça a contagem a partir do último dia da menstruação e considere que a gravidez tem 280 dias, ou 40 semanas. Mas, não misture o cálculo das semanas com o dos meses. Isso porque quatro semanas tem 28 dias, e não um mês

Terceiro Trimestre
15. A ansiedade pode acelerar o parto ou fazer mal para o bebê?
Independente do grau de ansiedade da mãe ela não interfere no aceleramento da gestação. Em alguns casos, alguns médicos orientam o uso de medicamentos para controlar o equilíbrio emocional, pois você querendo ou não, essa ansiedade apesar de não acelerar o parto, ela libera hormônios que passa para o bebe causando varias alterações.
16. Estou muito inchada. Devo me preocupar?
O inchaço é comum no final da gestação, mas se ele acontece de forma generalizada, procure o seu médico para diagnosticar se esse edema pode desencadear um problema grave, por exemplo, a doença hipertensiva que ocorre na gravidez.
17. Tenho tido muitas dores nas costas. O que posso fazer para aliviá-las?
A coluna vertebral é bastante sobrecarregada durante a gestação. Se as dores forem insuportáveis, pode-se ainda utilizar analgésicos.
Alongamentos e massagens pode ser a salvação durante toda a gravidez.
18. Até quantas semanas uma gestação pode ir?
O tempo previsto é de 40 semanas. O envelhecimento da placenta pode comprometer tanto a circulação do sangue como a troca de nutrientes entre o bebê e a mãe. Essa situação é arriscada para ambos. Porém hoje em dia os estudos mostram que podemos aguardar em segurança até 41 semanas
19. Como sei que estou entrando em trabalho de parto?
As contrações aumentam e duram em torno de 30 a 40 segundos cada uma. Ocorrem em media de 3 contrações em 10 minutos. O rompimento da bolsa é o sinal que a mãe deve ir imediatamente para o hospital, pois ela pode estar entrando em trabalho de parto.
20. Quando o bebê encaixa?
A mulher não tem como saber. Somente um exame clínico e o toque vaginal é que são capazes de revelar se há ou não a dilatação.

Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra - autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Dr. Domingos Mantelli tem pós-graduação em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, e em Medicina Legal e Perícias Médicas.

Site: http://domingosmantelli.com.br

Redes Sociais:

Instagram: @domingosmantelli

https://www.instagram.com/domingosmantelli/

Live especial do VillaMix Festival com “Amigos” acontece na próxima segunda (20)

O VillaMix Festival, maior festival de música do país vai levar mais uma vez alegria e entretenimento para você nessa quarentena

Na próxima segunda, véspera de feriado (20/04), o VillaMix Festival, maior festival de música do país vai realizar uma live especial com “Amigos”. A transmissão ao vivo no canal oficial do festival no Youtube, começa a partir das 20h.

O projeto “Amigos”, formado por Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano, promete um show inesquecível, cheio de grandes histórias e sucessos que marcaram suas trajetórias nesses 20 anos.

Vale lembrar que durante a transmissão terá novamente diversas ações solidárias, para ajudar aqueles que mais precisam neste momento de pandemia por causa do coronavírus (COVID 19).

Não perca! Para conferir a live especial, acesse: https://www.youtube.com/villamix

Acompanhe o VillaMix Festival:
Site oficial: http://villamixfestival.com.br/
Instagram: @VillaMix
Facebook: https://www.facebook.com/villamix/
YouTube: https://www.youtube.com/user/VillaMixFestival

LIDE Paraná Talks discute sobre a importância da criatividade em tempos de crise

"Inovação pressupõe mudanças, não apenas no cenário tecnológico, mas sim de comportamento humano"

Nesta segunda-feira (13), o LIDE Paraná no quinto episódio da websérie "LIDE Paraná Talks" discutiu sobre a necessidade da inovação em tempos de crise e sobre a grande oportunidade atual das empresas em ganharem aliados ao contarem com a capacidade criativa e atitude de liderança de suas equipes.

Especialistas no assunto criatividade, os entrevistados foram Jean Sigel, fundador da Escola de Criatividade e Rafael Bretas, publicitário e fundador da agência FOG.

Em rápidas mudanças de cenários fica difícil reconhecer o que está acontecendo e quais decisões devem ser tomadas, para isso é necessário que tenha reflexão. "O primeiro passo é entender que está em uma crise. Entenda que isso é sério e que precisa ser tomadas decisões, que não podem ocorrer por impulsos." diz Rafael Bretas.

Inovação pressupõe mudanças, não apenas no cenário tecnológico, mas sim de comportamento humano. Um dos temas abordados foi que neste momento, mais do que em outros, as conexões entre as pessoas de uma mesma empresa devem estar mais fortes, pois pessoas são peças chaves no processo de inovação, consideradas até mesmo motores da inovação. "Transparência e conexão são fundamentais, para extrair o melhor das pessoas e criar confiança, se relacionando verdadeiramente com os funcionários". diz Jean Sigel.

Outra reflexão foi sobre como reconhecer o que faz cada um ser criativo, sendo um processo individual. O cenário de crises deixa as pessoas mais criativas em diversas áreas e isso deve ser aproveitado como uma chance de descoberta atraindo o espírito de equipe. Refletir sobre todos os processos é fundamental. "Refletir de qual maneira eu preciso do conhecimento e da minha equipe. Sobre como minha empresa está se comunicando e como eu estou fazendo isto acontecer." afirma Jean.

Os episódios do LIDE Paraná Talks podem ser acompanhados na íntegra no site lideparana.com.br/talks

LIDE Paraná Talks - A websérie do LIDE Paraná se posiciona como uma ferramenta com o objetivo de trazer informações precisas e consistentes que vão principalmente auxiliar os empresários na tomada de decisões nesse período do COVID-19 e no cenário pós epidemia.
Crédito do texto: Lide Paraná

McDonald’s Gestão de resíduos é tema de webinar promovido pela Arcos Dorados

Conteúdo faz parte do curso oferecido pela empresa para micro e pequenos negócios do setor de alimentação

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald's no mundo, realiza na próxima quinta-feira, 16 de abril, o webinar Gestão de Resíduos, que integra o curso online e gratuito oferecido pela companhia para micro e pequenos empresários do setor de alimentação. As inscrições podem ser realizadas no site www.trilhas.info.

A preocupação com os resíduos vem sendo discutida há algumas décadas nas esferas nacional e internacional, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicionamento, tanto do governo, como também da sociedade civil e da iniciativa privada. Este webinar, que conta com coordenação do Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social da Arcos Dorados, Leonardo Lima, irá abordar como os estabelecimentos do setor de alimentação podem contribuir com este cenário.

O curso completo apresenta uma grade dividida em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável, frentes em que a companhia é reconhecida internacionalmente por sua excelência. Essas áreas têm importância essencial para assegurar medidas de prevenção de contaminação por microrganismos, incluindo o novo Coronavírus.

O curso já conta com 1.845 inscritos e teve início no final de março. As gravações dos módulos anteriores já estão disponíveis no site www.trilhas.info, para que os novos interessados possam acompanhar o conteúdo.

“O momento exige comprometimento de todos para proteger a população. Acredito na união de forças para que o país possa superar esse momento de pandemia causada pelo novo Coronavírus”, comenta Paulo Camargo, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Além do conhecimento, os participantes do curso receberão 10 pontos na plataforma Gooders, que oferece benefícios para aqueles que buscam empreender de forma consciente, fazendo o bem e gerando um impacto social positivo. Os pontos poderão ser trocados por descontos ou experiências, por meio do site https://www.gooders.com.br/.

Medidas para segurança de seus colaboradores

Tendo como prioridade proteger a saúde e bem-estar de seus funcionários e clientes, a companhia implementou um comitê focado especialmente em monitorar e agir em torno de diversos assuntos relacionados ao tema.

A empresa estabeleceu um protocolo especial para a operação de seus serviços que serão mantidos, como Delivery e Drive-Thru, incluindo a demarcação de áreas de distanciamento social nos restaurantes, disponibilização de produtos para higienização das bolsas dos entregadores e lavagem de mãos, cuidado no condicionamento de produtos, além do reforço dos protocolos de higiene em todos os restaurantes da rede, como aumento na frequência da limpeza de equipamentos, ampliação do número de dispensers de álcool em gel, entre outras ações.

Além disso, a empresa seguiu a recomendação de uso de máscaras feita pelo Ministério da Saúde no início de abril. Já foram adquiridas máscaras descartáveis e de tecido e também começaram a ser instaladas barreiras acrílicas para proteção física entre atendentes e clientes nas cabines Drive-Thru.

Entre as iniciativas já implementadas pela empresa, estão o home office ou licença remunerada para seus colaboradores que pertencem ao grupo de risco, em todos os setores, inclusive restaurantes, e a recomendação de trabalho remoto para todos os funcionários da sede administrativa.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema quanto em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.200 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir.

Quarentena e o risco de obesidade para os pets

Cães ociosos tendem a comer mais e o excesso de peso pode reduzir em até dois anos o tempo de vida.

Médica-Veterinária dá dicas para o período de quarentena.

Mais de 50% da população mundial de pets sofre com o sobrepeso e a obesidade, sendo essa a condição clínica mais importante que afeta os pets do mundo todo. No cenário atual, com o distanciamento social e as atividades ao ar livre restritas, o pet pode estar menos ativo que o habitual e convivendo grande parte do seu dia na companhia da família, o que exige a atenção dos tutores para que um quadro de obesidade seja evitado no futuro.

Como doença primária, a obesidade pode predispor ao aparecimento de várias outras condições como diabetes, doenças osteoarticulares, dermatológicas, digestivas, entre outras. Mas, o perigo não para por aí. A partir de um estudo realizado pela Universidade de Liverpool e o WALTHAM™ Science Institute, parte da Mars Petcare, com mais de 50 mil cães do continente americano, de 12 raças diferentes, descobriu-se que, para cada uma delas, o sobrepeso estava associado com um menor tempo de vida. Em cães de porte grande isso significou uma média de 6 meses, enquanto raças pequenas representou cerca de 2 anos a menos.

As pessoas, de um modo geral, amam agradar seus pets oferecendo porções extras de alimentos, petiscos ou sua própria refeição, afinal, muitas têm o entendimento de que “comida” é amor, e esse é um dos grandes desafios na luta contra a obesidade. Estes hábitos, combinados a uma rotina de falta de exercícios, pode trazer consequências graves para a saúde do animal.

A Médica-Veterinária Natália Lopes, Gerente de Comunicação Científica da ROYAL CANIN® e Representante de WALTHAM™ no Brasil, selecionou 8 dicas que podem auxiliar o tutor a lidar com esse momento e aproveitar melhor o tempo em que todos estão em casa:

Coloque sempre a refeição na quantidade correta recomendada, pesada em uma balança de cozinha. Não coloque mais do que o necessário, pois no período de ociosidade alguns pets podem comer mesmo sem ter fome, o conhecido comportamento glutão.

Avalie se o pet está menos ativo que o habitual. Se necessário, ajuste a quantidade das porções de alimento de acordo com o nível de atividade para evitar o ganho de peso. No rótulo da embalagem do alimento, o tutor encontra a porção diária recomendada de acordo com o nível de atividade física praticado pelo pet.

O consumo de calorias vindas de petiscos deve ser de até 10% da necessidade energética do pet, um cálculo que o Médico-Veterinário pode orientar. É muito importante se atentar a tabela nutricional de cada petisco para que o consumo de calorias seja respeitado.

Cuidado com alimentos destinados aos humanos. Alguns deles, como por exemplo o alho, a cebola, uvas e chocolates, são tóxicos para os animais.

O fato do tutor estar em casa o dia todo pode confundir o pet e levá-lo a desenvolver um comportamento pedinte. Mude o hábito de oferecer alimento nesses momentos por oferecer carinho ou uma brincadeira, e continue mantendo os horários habituais de suas refeições.

A hora da alimentação também pode ser um momento para exercitar a mente e brincar com o pet. Opte por colocar o alimento em comedouros interativos que desafiam o pet a “conquistar” sua refeição, além de diminuir a velocidade de consumo.

Procure encontrar novas maneiras de interação dentro de casa: brinquedos para ambientes internos podem ajudar a estimular a mente e exercitar o corpo do cão.

Treinamentos de agilidade e obediência também são uma boa opção para pet e tutor realizarem juntos.

Sobre WALTHAM™

WALTHAM™ é o centro científico fundamental da Mars Petcare e se concentra na nutrição e no bem-estar de cães, gatos, cavalos e peixes e em seus benefícios para os seres humanos. Desde seu primeiro artigo científico, há mais de 50 anos, a WALTHAM compartilhou sua experiência através de 1.700 publicações, incluindo mais de 600 artigos de periódicos revisados ​​por pares. Além disso, os pesquisadores da WALTHAM colaboram com alguns dos mais renomados cientistas veterinários e nutricionais do mundo. Em colaboração com os principais institutos de pesquisa do mundo, fornece a ciência e a experiência subjacentes às principais marcas da Mars Petcare.

Sobre a Mars, Incorporated

A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no
estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.
Para mais informações sobre a Mars, Incorporated, por favor acesse www.mars.com/brazil/pt

Doenças de inverno e imunidade baixa podem ser porta de entrada para a COVID-19

Doenças de inverno e imunidade baixa podem ser porta de entrada para a COVID-19

Melhorar a imunidade é fundamental pode ajudar a atravessar o outono e inverno com mais resistência às doenças comuns dessas estações

Comando News - “É verdade que o vírus não vai acabar seu ciclo e que todos nós vamos pegar o corona?”. A pergunta foi respondida por cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os questionamentos relacionados ao novo coronavírus envolvem vários aspectos, como vacina, animais de estimação, exercícios físicos, atividades para crianças, visitas, grupos de risco, uso de máscaras, limpeza de embalagens e alimentos, ações de solidariedade, fatores de risco e ansiedade. Mas, sobre se todos nós vamos pegar o vírus, eles responderam o seguinte: “Não temos como afirmar que todas as pessoas vão se infectar, pois como esse é um vírus novo ainda estamos descobrindo como ele se comporta e os modelos matemáticos, embora muito bons, dependem de características do vírus que ainda não conhecemos. Porém, já sabemos que ele é um vírus com alta taxa de transmissibilidade, ou seja, é fácil pegar o vírus de uma pessoa infectada. Assim, é bem provável que no futuro a maior parte da população seja exposta”, afirmam os cientistas.

Ainda, segundo o grupo de cientistas da UFPR, um estudo da Universidade de Harvard previu algo entre 40% e 70% da população, enquanto epidemiologistas do Imperial College of London, cuja previsão foi publicada em 26 de março de 2020, preveem que, caso nenhuma medida de distanciamento social não fosse tomada, mais de 80% da população brasileira seria infectada pelo novo coronavírus. Embora o vírus não seja tão letal quanto alguns outros vírus que causam síndromes respiratórias graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), ainda assim o número de pessoas afetadas seria tão grande que a previsão é que um número elevado de pessoas morreriam.
Sintomas de doenças comuns no outono e inverno podem ser confundidos com os da COVID-19

“Algumas pessoas têm quase nenhum ou poucos sintomas. Porém, outras pessoas são bastante vulneráveis, os chamados grupos de risco, que envolvem idosos, hipertensos, diabéticos, asmáticos, entre outros.”, completam os cientistas na UFPR.
Além disso, há outras preocupação com a chegada das estações mais frias do ano como outono e inverno, pois é nesse período em que aparecem outras doenças respiratórias, gripes e resfriados. “É importante neste momento, todos, sem exceção, cuidarem da sua imunidade, pois precisamos estar fortes para enfrentar esse período da melhor forma. Não sabemos se seremos ou não infectados e quais as reações do nosso organismo. Por isso, a BelClinic, empresa especializada em bem-estar, autoestima e saúde, formulou um nutracêutico em cápsulas para ajudar o balanço vitamínico para fortalecer as defesas naturais do organismo”, salienta Cleyton Ogura, CEO da Belclinic Dermoativos, que trouxe ao mercado o Imunity, nutracêutico em cápsulas com vitamina D3, vitamina C, vitamina A, zinco e selênio. O Imunity pode ser encontrado no www.belclinicbrasil.com.br

BelClinic Imunity - frasco com 30 cápsulas 550mg

Suplemento alimentar em cápsulas com vitamina D3, vitamina C, vitamina A, zinco e selênio
Preço sugerido: R$89,00. Onde comprar: www.belclinicbrasil.com.br

Sobre a BelClinic Dermoativos

Fundada em 1991 por Mutsumi Ogura, a empresa é referência em tratamento de pele, com presença em 11 estados por meio de uma rede de distribuidores. Atualmente, conduzida por Cleyton Ogura que é engenheiro formado pela Unicamp e pós-graduado em administração pela FGV-SP e palestrante.

App para busca de fontes opera com palavra-chave automática COVID-19

Desde o dia 13 de abril, a Press Manager, criadora do primeiro aplicativo para busca de fontes, o Press Voice, criou um sistema diferenciado para envio de informações estritamente sobre a pandemia do novo Coronavírus. O intuito é facilitar o trabalho da imprensa que esteja em busca de notícias específicas sobre o assunto.

A Press Manager, primeira empresa a lançar uma solução completa de gestão online para o serviço de divulgação, foi pioneira, também, ao lançar o primeiro app de busca de fontes, uma atitude que está ajudando a melhorar a dinâmica das redações. Com o app, o jornalista pode cadastrar palavras-chave e encontrar fontes, sejam empresas ou especialistas, para suas matérias. Durante o período de pandemia, o Press Voice está com uma ação especial, oferecendo diretamente no app filtros de notícias sobre COVID-19.

Com este recurso, os jornalistas recebem na plataforma, além dos releases das suas respectivas editorias, também releases filtrados pelo assunto “COVID-19” separados numa área exclusiva do app, a ideia é facilitar ainda mais a apuração de fatos e a busca de informações sobre o assunto mais falado, e necessário, do momento. Também poderão usar o banco de fontes onde já constam especialistas do assunto.

Segundo Eduardo Rocha, CEO da Press manager, o aplicativo, que permite personalizar o recebimento de releases e sugestões, indicando as editorias de interesse do jornalista, criando filtros por palavras-chave, também se coloca a serviço desse momento tão inusitado para todos, inclusive para a imprensa, que tem pouco tempo para checar a origem de dados e fazer com que a informação chegue em tempo real à população.

Vale falar que o aplicativo é totalmente gratuito, está disponível para iOS e Android, além da versão Web, e já está sendo usado por mais de 2.000 jornalistas, que podem tirar suas dúvidas com os assessores diretamente via chat, diminuindo ainda mais o tempo de apuração. O link para conhecer mais sobre o Press Voice é o https://www.pressmanager.com.br/pressvoice/

Sobre a Press Manager

A Press Manager é a primeira empresa no mercado com plataforma completa e integrada que engloba todas as rotinas diárias dos assessores e com interação em tempo real nas principais redações de revistas, jornais, tv’s, rádios e portais de notícias. Agrega, hoje, mais de 2 mil clientes, entre assinantes e usuários do plano gratuito, e mais de 55 mil jornalistas e blogueiros em sua base, com mais de 5 mil interações entre agências e redações. Além do serviço de gestão e do mailing, a empresa lançou, em 2018, o primeiro app exclusivo para jornalistas, o Press Voice, que permite consultar o banco de fontes com milhares de especialistas cadastrados pelos assessores e solicitar informações, entrevistas por meio de contato em tempo real com as agências. Em fevereiro de 2019, a Press Manager também lançou o aplicativo para os assessores que pode ser acessado por clientes e também de forma gratuita, com serviços moderados.

Bela Massa – Massas artesanais

A empresa foi criada por mim, Guilherme Souza, formado em Gastronomia pela Universidade Positivo, pós-graduado em Gestão da Qualidade pela mesma instituição, com ajuda de minha esposa Edi Arruda, professora de Biologa e entusiasta da cozinha.
Buscando receitas tradicionais italianas mescladas com uma culinária mais contemporânea, o Bela Massa nasceu de um antigo sonho, quando trabalhei em dois restaurantes Italianos, o Terra Madre e o Luigi Pietro, de poder servir massas frescas com alta qualidade de insumos e o mais artesanal possível, desde preparação de molhos e massas, à entrega do prato final ao cliente.
Hoje atendemos via solicitação por mensagens em nossas redes sociais, e também pelo sistema de delivery Ifood. De segunda à sábado em dois horários 11h00 às 15h / 18h às 23h.
Nossos contatos: belamassasartesanais@gmail.com ; (41)99985 2114
Redes sociais @belamassasartesanais

Sebrae/PR mapeia principais linhas de crédito disponíveis para enfrentar a crise

Documento reúne informações atualizadas de bancos públicos e privados, além de cooperativas financeiras, bancos regionais e Fomento Paraná

Crédito: Divulgação

A busca por linhas de crédito tem sido um dos temas mais recorrentes entre empreendedores de micro e pequenas empresas em meio à pandemia do Coronavírus. No âmbito econômico, instituições financeiras, a partir de autorizações do Banco Central, estão disponibilizando linhas de crédito específicas para que os pequenos negócios consigam atravessar o período de crise.

Para facilitar o acesso às informações sobre as linhas disponíveis, o Sebrae/PR produziu uma coletânea das principais linhas de crédito anunciadas pelos bancos públicos como BRDE, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de informações sobre os benefícios concedidos por bancos privados com atuação nacional, cooperativas financeiras e a Fomento Paraná. A listagem e informações estão no ambiente virtual e podem servir como base para a tomada de decisão sobre as melhores condições do mercado financeiro quando o assunto é “linha de crédito”.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, o crédito sempre esteve entre os principais gargalos dos negócios. “O empresário precisa ter capital de giro para honrar folha de pagamento e compromissos com fornecedores, por exemplo. Como medidas de apoio na crise, observamos que novas linhas de crédito surgiram e muitas que não ofereciam carência passaram a ter”, explicou.

De acordo com Amberson, o material e as consultorias fornecidas pelo Sebrae/PR buscam orientar o empreendedor no cenário de crise. O consultor alerta que, antes da busca pelo crédito, é necessário verificar financeiro da empresa. “É preciso se planejar, analisar as finanças e depois optar pelo crédito, se necessário”, ressalta.

Atendimento Sebrae/PR

Desde que as medidas oficiais previstas para combater a pandemia do Coronavírus foram anunciadas, o Sebrae/PR promove uma força-tarefa para atender, digitalmente e sem custos, empreendedores de micro e pequenas empresas em todo estado. O contato pode ser feito pelo portal do Sebrae/PR. Nele é possível acessar canais como whatsapp, 0800 570 0800 e telefones regionais, onde o empresário tem acesso orientações, consultorias, exemplos de empreendedores que encontraram soluções inovadoras no momento de crise, além de cursos online com conteúdos diversos.

Correios abrem mais de 4 mil vagas em todo o país

Inscrições são para o programa jovem aprendiz

São Paulo, abril de 2020 - Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, os Correios abriram inscrições para o Programa Jovem Aprendiz. Ao todo, são 4.462 vagas, mais a formação de cadastro de reserva, disponíveis em todo território nacional.

De acordo com o edital, as inscrições podem ser realizadas até o dia até 30 de abril. Para o preenchimento das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência, e 20% aos que se declararem negros e pardos.

Para participar, são necessários alguns requisitos, como ter entre 14 e 22 anos de idade completos; cursar, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental; estar matriculado e frequentando a escola; não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz dos Correios e nem ter mantido vínculo empregatício com a empresa.

A seleção será feita por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, a idade no ato da inscrição, instituição de ensino onde estuda e a partir de pontuação detalhada no edital. Os aprovados irão receber o salário mínimo por hora, no valor de R$ 490,83, além disso, eles receberão o vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

No total, a jornada de trabalho será de 20 horas semanais, delas quatro horas diárias ao longo do Programa de Aprendizagem. A critério da Administração Pública,
a duração entre 12 e 24 meses consecutivos, um ou dois anos. Vale lembrar, o Jovem Aprendiz dos Correios irá conciliar, durante a sua jornada de trabalho, a fase teórica dos cursos de Assistente Administrativo e de Assistente de Logística, em uma instituição qualificada na formação técnico-profissional, e o exercício profissional nos Correios.
Etapas do Processo Seletivo

É importante observar as etapas do processo seletivo para Jovem Aprendiz dos Correios, elas possuem quatro etapas, veja quais são:

Jovem aprendiz - Correios
Inscrições (caráter classificatório)
Comprovação de requisitos (caráter eliminatório);
Exames médicos pré-admissionais (caráter eliminatório);
Contratação

* Com a validade de um ano, a partir da data de homologação, o edital pode ser prorrogado uma vez por período igual.

Sobre o Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.

Fernando e Sorocaba anunciam live “Isso É Churrasco”

Transmissão será no Youtube e promete três horas de muito sucesso

Créditos: Dezcarga/Divulgação

Depois de inúmeros pedidos, Fernando e Sorocaba anunciaram a data em que farão uma live, e já pode anotar na agenda: será no próximo dia 18 de abril, sábado, às 17h. Batizada de “Isso é Churrasco Live”, em menção ao mais recente projeto da dupla, a transmissão acontecerá no canal oficial do Fernando e Sorocaba no Youtube, durante o pôr do sol e promete durar, pelo menos, três horas.

Como o próprio nome do projeto diz, haverá churrasco sim, porém, será algo pequeno e cenográfico, comandado pelo próprio Sorocaba, para a dupla apreciar enquanto canta muita música boa. E falando no assunto, o repertório está sendo preparado com muito carinho e virá recheado de sucessos da dupla, músicas antigas de Fernando e Sorocaba, sem deixar de lado as mais novas também. Além disso, muitos hits sertanejos que marcaram a história da música nacional.

Durante o show, Fernando e Sorocaba receberão doações de alimentos e produtos como máscaras de proteção e álcool em gel. Além, claro, de doações em espécie, que já tem destino certo: o Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos). A dupla, que deu nome a uma ala do hospital, ajuda a instituição há mais de dez anos e nessa ação ele não poderia ficar de fora.

Apoie Um Maquiador: conheça a ação social de [quem disse, berenice?] em apoio a profissionais autônomos

Apoie Um Maquiador: conheça a ação social de [quem disse, berenice?] em apoio a profissionais autônomos

Em sua já tradicional data do Dia Do Beijo, 13/4, a marca de maquiagem inicia atividade nacional que vai direcionar recursos para apoio e divulgação da categoria dos maquiadores, que enfrentam paralisação das suas atividades frente ao cenário da Covid-19

9g1J8Ym7Bqccs0KIqDAZ48ZjieUWjtAHyyyRQuN9CY6-hanbfvAPKJTSBZht-7tNScCXgfqwZqT3Kizm2-A8b_yg8U71QsP1_HVy8xhqkZNaMjYaoUlJBJFFTKGjl5xBK8dFtlke
Crédito: divulgação.

São Paulo, abril de 2020 - O Dia do Beijo sempre foi uma data marcante para a [quem disse, berenice?]. Tradicionalmente, todos os anos a marca aproveita este dia para distribuir batons para suas clientes. Neste ano, porém, estaremos juntos de outra forma: a data marcará o lançamento do projeto “Apoie um Maquiador”, movimento em prol dos maquiadores autônomos que reduziram ou paralisaram suas jornadas devido às indicações de isolamento social pelas instituições nacionais e internacionais de saúde, em razão da pandemia do Coronavírus.

A dinâmica do projeto será feita via Instagram, no perfil @ApoieUmMaquiador, criado pela marca especificamente para essa ação. O perfil funcionará como um portfólio digital para conectar maquiadores a consumidores, que poderão conferir o trabalho de cada um dos maquiadores, e agendar os serviços conforme o que cada um oferece – de aulas a serem feitas após a quarentena até conteúdos digitais de maquiagem e automaquiagem.

Para participar, o maquiador deve se inscrever por meio do e-mail apoieummaquiador@quemdisseberenice.com.br, onde terá que preencher alguns dados de acordo com regulamento específico, indicado no perfil, a fim de provar o exercício da profissão e evitar fraudes. A partir deste cadastro, a marca inicia o movimento de divulgação e vai, de antemão, custear o equivalente a serviços de maquiagem para mais de 600 dos profissionais apresentados, com fundos próprios e advindos de reduções e doações de cachês de influenciadores e parceiros – número com possibilidade de expansão ao longo do programa. O valor custeado por maquiador é o mesmo valor do serviço de maquiagens das lojas da marca (neste momento 100% fechadas), o Menu de Makes, de R$120. Cada um dos maquiadores terá seu trabalho e contato divulgados em uma trinca de fotos, e todos estarão em stories fixados, divididos por estado do Brasil, para facilitar a localização ao longo do projeto. Serão divulgados 25 profissionais por dia. Para reforçar ainda mais o alcance deste perfil, a [quem disse, berenice?] vai reverter parte do seu investimento de mídia para focar na divulgação deste portfólio digital e investiu em parceiros influenciadores.

Reforçando seu compromisso social, nenhum dos conteúdos no perfil @apoieummaquiador terá qualquer vínculo com produtos ou movimentos de negócio da marca, bem como nenhum maquiador divulgado terá qualquer tipo de contrato ou compromisso de divulgação com a marca.

"Criar essa rede de apoio neste período tão delicado e incerto apenas reforça nosso ideal de liberdade, ao termos a possibilidade de auxiliar esses profissionais a se cuidarem e resguardarem de forma íntegra. Nós acreditamos que juntos somos muito fortes, e que, como marca, podemos fazer diferença na vida de profissionais talentosos e parceiros, que estão sempre conosco na missão de expressar a beleza de cada mulher.” diz Renata Gomide - Diretora de Marketing e Vendas da marca.

Participação especial
Engrandecendo ainda mais os esforços de divulgação, o maquiador Alê de Souza entra como padrinho dessa ação, acompanhado de um time de outros maquiadores e influenciadores parceiros da marca e que acreditam na importância dessa ajuda. Esse time, dentro de suas possibilidades, reduziram e/ou doaram parcial ou integralmente seus cachês, para que mais profissionais fossem contemplados e a mensagem ainda mais ampliada. Entre estes nomes, estão a cantora Luisa Sonza, o jornalista e apresentador Ikaro Kadoshi, as influenciadoras de beleza e estilo de vida Karen Bachini, Taciele Alcolea e Julia Tedesco, os maquiadores Savana Sá, Almanegrot e Lia Weiz, e a Escola Madre de maquiagem.

--
Siga-nos:

IG: @apoieummaquiador

www.quemdisseberenice.com.br

IG: @quemdisseberenice
YT: quem disse, berenice?
FB: [quem disse, berenice?]

--

Sobre quem disse, berenice?
A quem disse, berenice? nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre maquiagem. Com a essência de liberdade, a marca inspira e provoca as mulheres a expressarem suas individualidades por meio de um portfólio completo com mais de 500 produtos para pele, olhos, boca, fragrâncias e acessórios. São mais de 100 cores de batom, 40 cores de sombra e uma régua de 27 cores de base, pós e corretivos com tonalidades desenvolvidas especialmente para a pele das brasileiras. Hoje, quem disse, berenice? possui 239 lojas no Brasil, 6 em Portugal, além dos e-commerces em cada país.

Aplicativo de mobilidade para mulheres chega em Curitiba

O Drivers Mulheres trabalha apenas com motoristas e passageiras do sexo feminino

Os aplicativos de mobilidade estão em alta hoje em dia, pela facilidade, custo em conta e um pouco mais de conforto na viagem. Apesar do veículo ser rastreado em tempo real e ainda existir a opção de compartilhar seu trajeto, muitas mulheres se sentem inseguras para utilizar os apps, afinal, o mundo ainda conta com milhares de casos de assédio todos os dias.

Conversando com motoristas femininas desses apps e passageiras mulheres que costumam utilizá-los, ficou claro que ambas se sentem mais seguras quando há apenas o sexo feminino no carro, mas os aplicativos mais populares não oferecem a opção de escolher o motorista.

Ao olhar para essa brecha no mercado, Cristiane Bernardes, Ana Maria A. W. e Elisane Cecano criaram o Drivers Mulheres, aplicativo de mobilidade onde apenas motoristas e passageiras do sexo feminino são aceitas.

“Abrimos espaço apenas para garotos até 12 anos acompanhados de sua mãe ou outra mulher, e homens acima de 60, também acompanhados de uma mulher”, explica Cristiane.

Em São Paulo, um aplicativo que foca no mesmo mercado já existe, chamado de Lady Drive, já em Curitiba, ainda não existia essa preocupação.

A maior segurança não vale apenas para as passageiras, pois, motoristas mulheres de outros aplicativos afirmam que também se sentem inseguras com alguns passageiros. O Drivers Mulheres beneficia os dois lados: feito por mulheres, para mulheres trabalharem e outras mulheres se locomoverem.

Cristiane conta que, como é o início do negócio e a fim de incentivar mães e trabalhadoras liberais a entrarem no Drivers, o cadastramento é gratuito e o aplicativo não está cobrando taxa, ou seja, todo o dinheiro das corridas é lucro para as motoristas.

Para quem tem horários apertados e precisa de uma renda extra, ou deseja mais flexibilidade no trabalho para sustentar a família, o Drivers Mulheres se mostra uma boa opção, além de segura. Já são mais de 1000 motoristas cadastradas na capital e região metropolitana.

DRIVERS MULHERES

Cristiane Bernardes: Diretora de Marketing interno e comercial

Ana Maria Wisniewski Diretora Comercial externo

Elisane Secagno: Diretora Administrativa

Faceebook: DRIVERS MULHERES
Instagram: DRIVERS MULHERES

Telefone: 41 9 9874/ 9821

App Android Motorista: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.driversmulheres.taxi.drivermachine

App Android Passageiro: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.driversmulheres.passenger.drivermachine

App iOS Passageiro: https://itunes.apple.com/br/app/seu-motorista/id1317089898?l=pt&ls=1&mt=8

Treine em Casa – praticar exercícios é bom para a saúde mental

Pesquisa feita com mais de 2 mil pessoas mostra que 64,8% se sentem mais ansiosas durante isolamento social. Para 83,2%, praticar
exercícios ajuda a manter a saúde mental

Reunindo opiniões de 2.139 pessoas, entre 27 e 31 de março, pesquisa realizada pela Opinion Box a pedido da rede de academias Smart Fit mostra que seis em cada dez brasileiros (64,80%) estão se sentindo mais ansiosos desde que foi decretado o isolamento social como forma de conter a disseminação da Covid19. Um dos maiores aliados no controle da ansiedade tem sido a atividade física: 83,20% disseram que os exercícios ajudam a manter a calma e a mesma porcentagem afirmou ser importante ou muito importante fazer um exercício nesse período de crise que todos estamos vivendo.
A percepção dos entrevistados tem amparo na ciência. Estudos demonstram que as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor - serotonina e endorfina – contribuindo tanto com a saúde física quanto mental.

Entre os que começaram uma rotina fitness agora, 37% praticam exercício para diminuir a ansiedade, 35,20 % para aumentar a imunidade, 33,30% para preencher o tempo livre, 33,30% para se manter em movimento e 18,50% para melhorar o humor. Desse grupo, 54,40% seguem as aulas via internet (site, aplicativos ou Youtube). O site Treine em Casa, da Smart Fit, por exemplo, já teve 3,5 milhões de acessos, desde que entrou no ar, no dia 17 de março. “Os treinos remotos são muito importantes para que as pessoas mantenham sua saúde em dia. A atividade física fortalece o sistema imunológico e isso ajuda a combater diversas patologias”, explica Luiz Carnevali, diretor técnico da rede Smart Fit.

Um expressivo percentual dos entrevistados pretende adotar hábitos mais saudáveis como emagrecer (40,70%), dormir bem (42,60%), consumir uma alimentação mais saudável (48,10%) e beber mais água (51,90%). Porém, 61,20% desse total sentem dificuldade em seguir esses hábitos, com ênfase no fato de estarem comendo mais nesse período.

Já aqueles que pararam de se exercitar na quarentena (33,70% do total), 28,90% justificam dizendo que não têm espaço em casa e 22% não se sentem motivados.

“Uma dica para quem está parado é começar com pequenas metas, como treinos curtos de 15 minutos”, afirma Carnevali.

A modalidade preferida de quem já treinava e manteve a prática de exercícios em casa é o funcional (34,40%), que se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Esse tipo de exercício melhora força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. A musculação tem sido a opção de 17,5% dos entrevistados que já praticavam uma atividade física antes do isolamento social.

Sobre Treine em Casa

Exercícios de musculação, hipertrofia, emagrecimento e funcionais estão disponíveis gratuitamente, para alunos e não alunos, em https://smartfit.com.br/treineemcasa Preocupados com a saúde das pessoas, os professores da Smart Fit se uniram para garantir que todo mundo pudesse treinar com segurança e eficiência mesmo sem sair de casa, durante a quarentena: “Levar mais alternativas de exercícios para nossos clientes, para que todos possam praticar, não importa onde, reforça o lema da marca que é democratizar o fitness de alto padrão. Precisamos criar opções para que o brasileiro continue se exercitando”, afirma André Pezeta, vice-presidente da Smart Fit na América Latina.