ESTREIA NO MAIS GLOBOSAT DIA 2 DE JUNHO

Quarta temporada de Aero - Por Trás da Aviação
amplia horizontes trazendo curiosidades e assuntos para toda a família
Entre os 13 episódios, o público poderá ver a história da restauração
de aviões da Vasp, como é feito o transporte de animais de estimação,
acompanhar o voo de uma criança pela primeira vez
e embarcar em experiências em diferentes tipos de voos

Fernando De Borthole quarta temporada do Aero no Mais Globosat bx.jpg
Fernando De Borthole - apresentador do Aero e piloto de avião

A série do canal especializado em aviação, que vem conquistando cada vez mais espaço no YouTube, anuncia a data de estreia de sua 4ª temporada produzida especialmente para a televisão: dia 2 de junho, às 21h30 no Mais Globosat - canal que hospeda o programa desde 2014. Todas às terças-feiras, até 25 agosto, o público irá conferir conteúdos especiais do canal Aero – Por Trás da Aviação, maior mídia nacional sobre o assunto.

Para aproximar o público deste universo particular, o programa faz um giro por temas que falam tanto com aficcionados pela aviação, como com curiosos em geral, proporcionando informação e entretenimento para todos os perfis. “Além de trazer informações sobre inovação e tecnologia do setor, o programa também é um convite para as pessoas entenderem melhor este universo tão rico e fascinante. Buscamos mostrar todos os ângulos, desde o pequeno aeroporto até o grande avião comercial, como funciona uma aeronave, do que ela é feita, curiosidades, e o lado humano”, posiciona Fernando De Borthole, piloto de avião, apresentador e produtor do Aero.

A nova temporada conta com 13 episódios que irão revelar, por exemplo, a recuperação de dois aviões da Vasp, operações com helicópteros em prédios e locais eventuais, como é feito o transporte de animais de estimação, mostrar experiências como o primeiro voo de uma criança, como funciona o táxi aéreo e voar no maior avião comercial brasileiro, fabricado pela Embraer, o E195-E2, entre outras curiosidades dos bastidores da aviação.

Sobre o Aero – Por Trás da Aviação

Criado em 2013 e apresentado pelo piloto de avião e produtor de vídeos Fernando De Borthole, o Aero – Por Trás da Aviação soma mais de 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais (sendo mais de 800k no canal do YouTube) e é a maior mídia em aviação do país.

Pioneiro, Fernando De Borthole identificou um nicho pouco explorado e uniu ao desejo de dividir sua paixão pelo universo aeronáutico. O ângulo deveria ser diferente e leve, assim como seu olhar, para alcançar tanto o público da área, quanto leigos e curiosos.

O Aero – Por Trás da Aviação já mostrou aviões históricos, o pouso de um avião anfíbio (pilotado por Fernando) na Amazônia, o maior avião executivo do mundo, o Embraer Lineage 1000, pelo Brasil, e um voo marcante na réplica perfeita do 14-Bis de Santos Dumond na cidade de Caldas Novas, Goiás.

Produção Singular Filmes

A Singular Filmes é especializada na produção de programas de TV desde 2013. Atualmente, produz os programas Aero - Por Trás da Aviação e Sonho e Destino – que também estreia sua segunda temporada no Mais Globosat, no dia 1º de junho (segunda-feira).

PROGRAMA AERO – POR TRÁS DA AVIAÇÃO
ESTREIA – 2 DE JUNHO
TODA TERÇA-FEIRA, ÀS 21H30
CANAL MAIS GLOBOSAT

YouTube: youtube.com/aeroportrasdaaviacao – novos vídeos toda quarta e domingo.
Facebook: Aero – Por trás da Aviação
Instagram: @programaaero

SINOPSE DE ALGUNS EPISÓDIOS

O Aero inicia a nova temporada com a história de restauração de dois aviões da antiga Vasp, adquiridos pelo ex-piloto e comandante Capistrano, que podem ser vistos em exposição na chácara Airport Events, na cidade de Araraquara (interior paulista).

Nos Estados Unidos, Fernando voou por Seattle, para mostrar como é a operação em um avião pequeno na cidade. Ele também voou durante o maior evento de aviação do mundo, em Oshkosh, cidade do estado norte-americano de Wisconsin.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, Fernando apresenta o maior trem de pouso do mundo em avião da American Airlines, uma barreira acústica para fazer teste de motores. Já no Aeroporto de Congonhas, Fernando mostra como a pessoa embarca o seu pet na cabine do avião.

Junto com o especialista em fisiologia e biodinâmica do aparelho locomotor Rogério Gozzi, do canal Anatomia Fácil, Fernando fez voos de acrobacia revelando as sensações e reações do corpo humano quando submetidas à experiência.

Cada frota de uma companhia aérea é formada por aviões de diferentes modelos. Fernando explica o porquê desta variedade e as funções cada aeronave.

O programa exibe dois momentos da experiência de voo do garoto Ariel Russi, de Blumenau (SC): o primeiro voo da vida dele na cidade de Itapema (SC), aos sete anos de idade, no próprio avião anfíbio do apresentador, Fernando; e outro com pouso na água, aos oito anos, em Bragança Paulista, interior de São Paulo.

No tópico motor, Fernando apresenta como funciona o turboélice a jato, entre outros, além de curiosidades gerais da aviação, como a biruta, luzes dos aeroportos e sinalizações.

O Aero mostra diferentes formas de voar, desde uma Trike, considerada “a moto da aviação”, uma forma barata e prazerosa de voar; até o aplicativo Flapper – plataforma que reúne empresas de táxi aéreo - que oferece voos para passageiros.

Fernando acompanhou os bastidores do primeiro voo da companhia aérea Azul com o maior avião comercial brasileiro fabricado pela Embraer, o E195-E2, que viajou de Campinas à Brasília.

No Aeroclube de Bragança Paulista (interior de São Paulo), o programa embarca no clássico Paulistinha, feito para treinar pilotos e que segue sendo usado com este propósito até hoje. Lá, fala também sobre o perigo da desorientação espacial, o que acontece quando o piloto perde completamente a referência do lado de fora da aeronave.

Fernando mostra a operação para aproximar e pousar com o helicóptero em um heliponto elevado (em cima de um prédio) e em outros espaços que não heliponto ou aeroporto, como, por exemplo, num terreno de residência.

Um outro fato curioso que será mostrado pelo programa é o funcionamento do sistema de abastecimento do Aeroporto Internacional de Guarulhos: de onde vem o combustível; como é armazenado; como sai do chão, é transpostado e abastece até cem mil litros, e quanto tempo demora esse processo.

SWIFT patrocina live “Churras da Yas”

Neste domingo, às 18h, além de cantar seus maiores sucessos, Yasmin Santos vai mostrar os segredos para preparar uma Picanha Swift

São Paulo, 28 de maio de 2020 – A Swift será parceira da cantora sertaneja, Yasmin Santos, na live que será realizada neste domingo, 31 de maio, às 18h, em seu canal no YouTube. Com o tema “Churras da Yas”, a artista fará uma live com seus maiores sucessos, ou seja, #SóModão.

Durante a apresentação, Yasmin, fã declarada de um bom churrasco, mostrará os segredos de como preparar uma Picanha Swift, que sempre faz sucesso entre seus amigos e familiares. Além de patrocinar com todos os produtos para o evento on-line, a Swift fará a doação de cestas com itens de marca para os integrantes da equipe da cantora, impactados pela falta de shows neste período de isolamento social.

Desde o início da pandemia, diversas ações sociais foram realizadas pela Swift com o intuito de oferecer suporte no combate, prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Já foram doadas 13 mil refeições, entre lanches e marmitas, para moradores de rua por meio de 11 ONGs, como parte do programa de responsabilidade social da JBS “Fazer o Bem Faz Bem”.

Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com uma plataforma global de produção diversificada por geografia e por tipos de proteína. A Companhia conta com mais de 240 mil colaboradores, em unidades de produção ou escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros – no Brasil são 120 mil colaboradores, sendo a empresa uma das maiores empregadoras privadas do país.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras. São mais de 275 mil clientes atendidos em todo o mundo, de 190 nacionalidades. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes.

A Companhia conduz suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor. Por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados e dados públicos oficiais, a JBS monitora seus fornecedores de forma permanente. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.  

Entrevista com o fotojornalista Apu Gomes, no Youtube

Na noite desta quinta-feira, dia 28, será lançado no YouTube o programa "Portfolio em Casa", direcionado a fotógrafos, artistas e profissionais de imagem em geral. O primeiro ‘episódio’, transmitido em tempo real direto de Los Angeles, às 21 horas (horário de Brasília) será uma entrevista com o fotojornalista brasileiro Apu Gomes, que hoje vive nos Estados Unidos, onde trabalha como correspondente na cobertura da pandemia do COVID-19.

Entre outros, ele é conhecido por estar presente diversos históricos, como a “Primavera Árabe” na Líbia, o acordo nuclear EUA-Irã em Teerã, a guerra às drogas no Rio de Janeiro e a Copa do Mundo no Brasil. Seu acervo inclui produções sobre o Irã, a Floresta Amazônica e uma série de reportagens na fronteira EUA-México.

A entrevista será conduzida pelo fotógrafo Nilo Biazzetto Neto e poderá ser assistida por qualquer pessoa interessada, no canal da Portfolio no YouTube. O link para inscrição e acesso é o https://www.youtube.com/channel/UCRgN87r9vS5SDL7rh3wUJYQ. A ideia do programa Portfolio em Casa, segundo Nilo, é disponibilizar conteúdo que seja de interesse a fotógrafos, artistas e profissionais de imagem em geral, por meio de formatos que variem de entrevistas a bate-papos e aulas.

Serviço
Portfolio em casa
https://www.youtube.com/channel/UCRgN87r9vS5SDL7rh3wUJYQ
Alberto Folloni, 634 A, Centro Cívico. Curitiba – PR
escolaportfolio.com.br
41- 99655-0271 (Whatsapp)

Suplementos alimentares são aliados do sistema imune; saiba quando são recomendados

Clique aqui para baixar todas as fotos desse release.
Com orientação médica e nutricional, eles podem auxiliar na absorção de nutrientes importantes quando combinados a uma alimentação balanceada

Comando News - De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), os suplementos estão em 54% dos lares brasileiros. A necessidade de complementar a dieta é apontada como a principal razão para a aquisição desses produtos.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece uma série de regras para o uso desses suplementos, pois eles são indicados como complemento para alimentação. Além disso, podem ser muito importantes para a absorção de nutrientes, ajudam na formação da microbiota intestinal e fortalecem o sistema imune e atuam na prevenção de doenças típicas do inverno

Com orientação médica e nutricional, a suplementação é um recurso muito utilizado por quem realiza atividades físicas frequentemente e por quem preza por um estilo de vida mais saudável. “A suplementação ou complementação nutricional tem como principal objetivo repor possíveis carências nutricionais e auxiliar o organismo a encontrar o equilíbrio necessário para apresentar a melhor resposta metabólica, seja na imunidade, na atividade física, no tratamento de doenças, na saúde mental, entre outras. Encapsulando compostos ativos, nutrientes isolados, fitoquímicos, entregamos ao organismo o que é necessário para melhorar sua resposta e fornecemos ferramentas corretas para sua recuperação”, explica a nutricionista Angela Federal.

Nutracêuticos e Suplementos são aliados da saúde e qualidade de vida

Desde que foram criados, os nutracêuticos passaram a ser aliados da boa alimentação e servem para quem, de fato, tem alguma carência de nutrientes. “Além das vitaminas presentes em suplementos, existem muitos tipos de colágenos, cada um com um objetivo diferente. A indicação e eficiênica deve ser adequada para alcançar os melhores resultados para cada pessoa”, detalha a nutricionista. Existem colágenos inteligentes específicos para pele, unhas, cabelos, outros para tendões, outros para cartilagens, outros para flacidez, outros ainda para articulações. Quanto a forma de apresentação, pó ou cápsulas, também varia de acordo com a indicação.”, detalha a nutricionista.

Cuidados com doenças comuns no outono e inverno deve ser redobrados durante a pandemia

Em tempos de pandemia de coronavírus, a preocupação com a chegada das estações mais frias do ano deve ser redobrada. Nesse período a incidência de doenças respiratórias, gripes e resfriados aumenta. “É importante neste momento, todos, sem exceção, cuidarem da sua imunidade, pois precisamos estar fortes para enfrentar esse período da melhor forma. Não sabemos se seremos ou não infectados e quais as reações do nosso organismo. Por isso, a BelClinic, empresa especializada em bem-estar, autoestima e saúde, formulou um nutracêutico em cápsulas para ajudar o balanço vitamínico para fortalecer as defesas naturais do organismo”, salienta Cleyton Ogura, CEO da Belclinic Dermoativos, que lançou o Imunity, um nutracêutico em cápsulas que contém vitamina D3, vitamina C, vitamina A, zinco e selênio. O Imunity pode ser encontrado na loja virtual da marca em www.belclinicbrasil.com.br.

Além do Imunity, a BelClinic Dermoativos tem uma linha completa de nutracêuticos para suprir diversas necessidades de suplementação alimentar, conheça:

Lançamento: BelClinic Ômega-3 DHA 1000 Active Cérebro da BelClinic 60 cápsulas - 1450mg

Suplemento alimentar de óleo de peixe com DHA concentrado em cápsulas.

Valor - R$ 149,00

Lançamento: BelClinic Imunity - frasco com 30 cápsulas 550mg

NUtracêutico específico para aumento da Imunidade com vitamina D3, vitamina C, vitamina A, zinco e selênio

Preço sugerido: R$89,00.

Lançamento: BelClinic Vegan Hyalurone (H.A.) - frasco com 30 cápsulas 500mg

Ácido hialurônico em cápsulas BelClinic Vegan Hyalurone (H.A.) é 100% puro e vegano.

Preço sugerido: R$ R$ 174,90

BelClinic VERISOL + Vit. C da Acerola - 180 cápsulas 500mg

O VERISOL em comprimidos, contém 91% de Peptídeos Bioativos de Colágeno (considerado um dos melhores do mundo), estimula o metabolismo da pele. Desenvolvido para aplicações estéticas, a sua ingestão contribui para a melhora da estrutura da superfície da pele, reduzindo rugas, marcas de expressão e celulite.

Preço Sugerido: R$ 175,89

BelClinic BodyBalance - colágeno em pó 200g

Adequado para quem busca uma maneira natural de obter mais de seus treinos - e para aqueles que querem manter sua mobilidade física por muito mais tempo. Devido à sua composição específica de aminoácido e à sua excelente biodisponibilidade, o BODYBALANCE® estimula o metabolismo de músculos, levando, por fim, a melhora da constituição corporal. Indicado para homens e mulheres adultos e atletas de alta performance.

Outra indicação é para a sarcopenia: síndrome que caracteriza a perda de força e massa muscular em idosos, é um problema sério de saúde, que afeta a mobilidade e a qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Aumente a massa magra e tonifique seus músculos com o Peptídeos Bioativos de Colágeno direcionados para o músculo.

Preço Sugerido: R$ 207,90

BelClinic HIDRACT DMAE + B5 - 60 cápsulas 500mg

Reduza a flacidez da pele facial e corporal com bioativos especiais. O DMAE protege as membranas celulares e facilita a síntese da acetilcolina (neurotransmissor que ajuda a estabelecer a comunicação entre os nervos e os músculos). Reduz a flacidez, auxilia para

melhor firmeza e elasticidade da pele, além disso ajuda a suavizar linhas de expressão e rugas, deixando a pele mais iluminada. A vitamina B5, tem a função de aumentar o metabolismo energético e a manutenção da saúde, participando da produção de hormônio e hemácias, aumentando a eficácia do DMAE.
Preço sugerido: R$ 185,90

BelClinic BIOLIPO SUPER 100% Natural - frasco com 120 cápsulas 400mg

Regula o funcionamento e absorção de gorduras do intestino. Auxilia o emagrecimento e inchaço abdominal. Contém blend de Banan Verde, Feijão Branco, Berinjela e Ameixa Branca.

Preço sugerido: R$ 119,00

Sobre a BelClinic Dermoativos

Fundada em 1991 por Mutsumi Ogura, a empresa é referência em tratamento de pele, com presença em 11 estados por meio de uma rede de distribuidores. Atualmente, conduzida por Cleyton Ogura que é engenheiro formado pela Unicamp e pós-graduado em administração pela FGV-SP e palestrante. Onde comprar: www.belclinicbrasil.com.br

O Méqui te ajuda a comemorar o Dia do Hambúrguer e da Batata Frita

Maio chega ao fim com duas datas imperdíveis para qualquer amante de comida boa. Em 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer no mundo todo. Já o mais popular dos acompanhamentos é celebrado pouco depois: 30 de maio é o Dia da Batata Frita. Para aproveitar essas deliciosas datas, o Méqui preparou promoções especiais para matar a famosa #FomeDeMéqui.

Há duas opções para aproveitar o Dia do Hambúrguer, em 28/05:

Com exclusividade no McDelivery (válidas apenas no iFood e UberEats) é possível realizar a compra de 10 Cheeseburgers por R$ 59,90 (confira os restaurantes participantes dessa promoção aqui e aqui);
Já no app do Méqui será possível resgatar cupons especiais para a data, que poderão ser gerados e utilizados no Drive até o dia 29. São opções para toda a família, com combos de 3 McOfertas Médias por R$ 51,90, 2 McOfertas Médias do McPicanha por R$ 49,90 e 3 McOfertas Médias de Big Tasty por R$ 75,00 (Veja aqui as Unidades participantes desta promoção).
Para o Dia da Batata Frita, 30/05, os fãs poderão contar com:

O McDelivery (válidas apenas no iFood e UberEats) para pedir as icônicas McFritas Média de casa e ganhar outra unidade. (Os restaurantes participantes estarão disponíveis a partir do dia 29/05 aqui e aqui);
No app do Méqui estarão disponíveis cupons de McFritas Grande por R$5,50, 3 McFritas Médias por R$13,50 e 4 McFritas Médias por R$17,00, que poderão ser gerados e utilizados no Drive até o dia 1° de junho. (Unidades participantes disponível aqui).
Para ficar por dentro das novidades do Méqui acesse o site https://www.mcdonalds.com.br/.

Águas Ouro Fino doa 7 mil vasilhames para envase de álcool gel

As embalagens higienizadas foram doadas para o mutirão da UTFPR. Empresa também fez doação de água mineral para as comunidades das ilhas do litoral paranaense

A empresa paranaense Águas Ouro Fino doou mais de 7 mil embalagens de água para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que iniciou, no final de março, um mutirão para a produção de álcool em gel destinado a ajudar os hospitais, ONGs e unidades de saúde de Curitiba. A indústria reconhecida como uma das maiores envasadoras de água mineral natural do Brasil, fez a doação dos vasilhames já higienizados e prontos para engarrafar, facilitando a distribuição dos itens produzidos para quem está atuando na linha de frente.

A iniciativa do professor Fernando Molin, chefe do departamento de Química UTFPR, mobilizou diversas pessoas e inclusive os alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A produção de álcool em gel feita nos laboratórios do curso já chegou a quase 3 mil litros e foram destinadas a 19 instituições de Curitiba e região.

A Ouro Fino também realizou, na semana passada, a doação de 1,5 mil litros de água para as comunidades das ilhas do litoral paranaense. A iniciativa do projeto Unidos pelo Surf, da Back Wash, levou além da água mineral, cestas básicas e produtos de higiene para a população que vive afastada.

Para o CEO da Ouro Fino, Marcelo Marques, é dever das empresas contribuírem em causas nobres, cumprindo com seu papel social, que está sendo reforçado durante a pandemia. “Neste momento precisamos unir forças para passarmos pela crise. Por isso, é de extrema necessidade estarmos unidos com outras empresas e instituições, contribuindo em ações de valorização humana, levando recursos e apoio àqueles que mais precisam”, completa.

Por se tratar de uma atividade de natureza essencial e pensando no bem-estar dos colaboradores, a indústria adotou diversas medidas de prevenção e controle contra o COVID-19 durante o seu funcionamento. Conforme orientação dos órgãos oficiais da saúde, a empresa também instruiu os funcionários diretos e indiretos, como caminhoneiros, que executam o transporte dos produtos e insumos para dentro e fora da empresa, sobre os procedimentos e protocolos adotados no cumprimento do trabalho.

Recentemente a empresa firmou parceria com diversas costureiras da comunidade de Campo Largo que estavam sem renda, para a produção de máscaras de tecido que estão sendo distribuídas para todos os colaboradores da Ouro Fino. A iniciativa visa apoiar a economia local, bem como atender as recomendações do Ministério da Saúde, preservando os colaboradores que continuam exercendo o seu trabalho no local, para levar um produto essencial à população.

LANAC instala primeiro equipamento em Curitiba que faz detecção de Sespe

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, instalou no Hospital Santa Casa um equipamento de hematologia que realiza o teste CBC/diferencial - primeiro equipamento de Curitiba e RMC que detecta precocemente pacientes com Sepse. O marcador, destinado a pacientes adultos, é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA).

Conhecida popularmente como infecção generalizada, a Sepse é a maior causa de morte evitável do mundo. Devido à gravidade, a doença é tratada ao mesmo tempo em que é feita a investigação da infecção. Porém, o novo equipamento agiliza esse diagnóstico e fornece o resultado em até 15 minutos, o que garante um tratamento mais assertivo.

No mundo, a cada 3 a 4 segundos, alguém morre de Sepse. A maioria das infecções podem levar à patologia, mesmo as comuns como pneumonia, infecções urinárias, na pele, ou até a meningite, além de outras inúmeras doenças. Mais de 80% das infecções que levam a Sepse são contraídas fora do hospital. Geralmente acomete pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. A higiene básica e manter as vacinas do calendário em dia são as principais ações para prevenção da doença. O novo equipamento atende pacientes internados no Hospital Santa Casa.

Sobre o LANAC:

Há 28 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 45 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 400 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

ERASTINHO SERÁ UM DOS BENEFICIADO PELA LIVE COM CÉSAR MENOTTI & FABIANO E TRIO PARADA DURA NESTE DOMINGO

LIVE NA FAZENDA DO RATINHO COM CÉSAR MENOTTI & FABIANO E TRIO PARADA DURA

A live será transmitida ao vivo pelo canal Youtube.com/OlinaLab

ERASTINHO SERÁ UM DOS BENEFICIADO PELA LIVE COM CÉSAR MENOTTI & FABIANO E TRIO PARADA DURA NESTE DOMINGO

A live será transmitida ao vivo da fazenda do Ratinho pelo canal Youtube.com/OlinaLab

LIVE NA FAZENDA DO RATINHO TERÁ RENDA REVERTIDA PARA HOSPITAL QUE ATENDE CRIANÇAS COM CÂNCER

A live será transmitida ao vivo pelo canal Youtube.com/OlinaLab

Em tempos de isolamento social o entretenimento migrou para a internet, as lives tem animado os dias sem poder sair de casa. E neste domingo, (31), vai ter muita música sertaneja, com churrasco, cerveja e viola na live na fazenda do apresentador Ratinho em Apucarana, no Paraná, que tem como convidados César Menotti & Fabiano e Trio Parada Dura, sem dúvida a live mais sertaneja do Brasil.

A Live que promete animar o domingão com muita música e é claro muita risada, começa às 11 horas da manhã e será transmitida no canal da OlinaLab no Youtube. E além de diversão a live vai é claro contar com doações de todo o país, poderão ser doados alimentos, cestas básicas, produtos de limpeza e higiene, máscaras, álcool gel e tudo mais que possa contribuir para a atual situação. Através do Picpay será possível também doar dinheiro para 3 instituições, a CUFA, a AACD e o Hospital Erastinho do Paraná.

O Erastinho será o primeiro hospital oncopediátrico do sul do Brasil e deve ficar pronto ainda este ano. Ao todo serão R$ 24 milhões investidos na estrutura com recursos do governo e doações. Quando diagnosticado no estágio inicial e com rápido início do tratamento, o câncer infantojuvenil apresenta cura em 80% dos casos.

Cultura abre nova fase de inscrição para o Programa de Capacitação e Formação em Cultura

Etapa é destinada aos municípios com saldo de vagas
Começa nesta terça-feira (26/05) uma nova fase de inscrição para os cursos do Programa de Capacitação e Formação em Cultura com foco nos municípios que possuem saldo de vagas (confira no serviço). Podem se inscrever dirigentes públicos de cultura; servidores ou cargos em comissão vinculados à área da cultura; artistas; e produtores/agentes culturais. As inscrições online estão abertas até o dia 5 de junho de 2020 pelo portal www.sic.cultura.pr.gov.br.
“A distribuição de vagas nessa segunda etapa será inversamente proporcional à procura de vagas na primeira fase de inscrições, visando universalizar o acesso a todos os municípios. Dessa forma, conseguimos garantir aos municípios que não tiveram inscrições, que tenham pelo menos uma vaga assegurada”, comenta a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
Mais da metade das vagas foram preenchidas em 148 municípios na primeira etapa, realizada de 5 a 11 de maio. Para essa fase há 1420 vagas em 251 cidades para os cursos de Introdução às políticas públicas culturais no Brasil (384 vagas); História da Arte: vanguardas europeias – século XX (526 vagas); e Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema (510 vagas). Confira as informações completas sobre cada curso AQUI.
SELEÇÃO – Após o credenciamento, o gestor municipal de cultura observará alguns critérios para validar as inscrições, como o perfil profissional do candidato (se necessário, o dirigente poderá solicitar ao candidato seu currículo ou portfólio para esta validação); a ordem de inscrição no sistema (ranking de chegada).
Na sequência, o candidato recebe e-mail da equipe do programa informando o resultado da inscrição e também pode conferir pelo Sistema de Informação da Cultura (SIC.Cultura) com seu login e senha. Os aprovados também recebem e-mail de confirmação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com orientações para iniciar o curso.
DESISTÊNCIA – Caso o candidato selecionado e aprovado desista de fazer o curso antes do início das aulas, é importante informar ao gestor municipal de cultura para que a vaga seja disponibilizada a outros interessados.

REALIZAÇÃO – O Programa de Capacitação e Formação em Cultura é uma realização da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NUTEAD/UEPG) e Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Diretoria de Assuntos Culturais (PROEX/DAC).
SERVIÇO
Inscrições abertas para o Programa de Capacitação e Formação em Cultura
De 27 de maio até às 23h59m do dia 5 de junho de 2020
Cursos: Introdução às políticas públicas culturais no Brasil; História da Arte: vanguardas europeias – século XX; Semiologia e Cultura: a fotografia e o cinema.
Municípios com vagas (251): CLIQUE AQUI
Inscrições: www.sic.cultura.pr.gov.br
Mais informações: www.cultura.pr.gov.br

Crédito fotos: Divulgação.

Dia dos Namorados e Corpus Christi especiais na Serra Gaúcha

Casa Hotéis têm pacotes românticos para quem vai passar o feriadão em Gramado ou Cambará do Sul

Com a volta dos serviços e atividades turísticas na Serra Gaúcha, tanto o Dia dos Namorados quanto o feriado de Corpus Christi terão um gostinho ainda mais especial, já que as duas datas serão celebradas no mesmo dia. Esse ano a Sexta-Feira Santa cairá no dia 12 de Junho, um bom motivo para uma viagem especial e romântica por esse que é um dos destinos mais cobiçados do país.

Quem escolher ir para a região, uma boa opção é se hospedar nos empreendimentos do grupo Casa Hotéis, que até até lá estarão com três dos seus quatro hotéis abertos. Em Cambará do Sul, está o Parador, em meio à natureza e com uma proposta de glamping (acampamento com luxo). Em Gramado ficam os hotéis Casa da Montanha, o mais tradicional e familiar deles, e Wood, muito procurado por quem gosta de uma “pegada” mais moderna e descolada. Todos têm pacote especial para a data. O Wood Hotel se prepara para voltar às atividades no próximo dia 29 de maio. Veja abaixo o que eles programaram:

Na sexta-feira, dia 12, os restaurantes dos hotéis, que são abertos ao público, oferecerão jantares com menus especiais de quatro a cinco etapas, incluindo entrada, prato principal e sobremesa. No Parador, os hóspedes ainda poderão interagir com a cozinha gourmet do Alma RS, restaurante reconhecido pelo cardápio sazonal inspirado na gastronomia do Rio Grande do Sul, onde os pratos serão finalizados em frente aos clientes.

Para quem ficar hospedado nos hotéis, há opções de adquirir um pacote especial de Dia dos Namorados que inclui jantar para duas pessoas, um kit de boas-vindas especial no apartamento com mensagem personalizada enviada pelo cliente e que será preparada pela equipe dos hotéis junto a uma caixa de chocolates finos de Gramado e uma garrafa de espumante da região produtora de vinho do Rio Grande do Sul, além de uma cesta de piquenique para quem quiser sair um pouco dos hotéis e curtir um lugarzinho em meio à natureza que tanto Cambará do Sul e Gramado oferecem.

Tarifas

No Casa da Montanha, as diárias de 11 a 14 de junho estão a partir de R$ 1.161. No Wood, para ficar nas mesmas datas, os valores começam em R$ 948. Já quem escolher descansar no Parador, o investimento começa em R$ 1.088. Todos têm cortesia de café da manhã e comportam crianças. Informações detalhadas devem ser solicitadas previamente com a equipe de reservas. A exigência mínima é de três diárias no período. Lembrando que os valores são por apartamento.

Importante destacar que para evitar a contaminação do Covid-19, os hotéis adotaram medidas máximas de segurança de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Para a reserva, faz-se necessário o check-in online para evitar qualquer tipo de contato entre pessoas e com objetos. Além disso, há medição de temperatura corporal ainda na entrada dos empreendimentos, é obrigatório o uso de máscaras tanto dentro dos hotéis quanto nas cidades, álcool gel estão disponíveis nos ambientes comuns, inclusive, máscara e álcool agora fazem parte dos amenities dos hotéis. Os restaurantes suspenderam o serviço de buffet, atendendo apenas à la carte e com hora marcada, entre outras mudanças. Os clientes são prontamente informados de todas as novidades pelos sites dos empreendimentos e também quando chegam, já que devem assinar um termo concordando com as novas medidas.

Por causa dessa situação atual, todas as áreas comuns como Kids Club, piscina, jacuzzi, fitness center e spa seguem fechados.

Serviço

www.casahoteis.com.br

Central de Reservas: (54) 3295-7575 |Whatsapp: (54) 9 9632-5097

Email: reservas@casahoteis.com.br

Artistas propõem reflexão sobre o mundo depois da pandemia

O “Pensando o Amanhã”, projeto do Goethe-Institut, apresenta depoimentos de artistas e intelectuais de diversos países que lançam olhares diferentes sobre o que será o planeta pós-coronavírus

O que será do mundo pós-pandemia? Tentar responder a essa pergunta atualmente é quase como tentar decifrar o sentido da vida. Para pensar sobre que mundo teremos passada a maior crise sanitária já vivida pelo planeta Terra, o Goethe-Institut buscou em “Pensando o Amanhã”, a partir do depoimento de artistas e intelectuais do mundo todo, uma reflexão sobre o futuro. Escritores, músicos, filósofos, historiadores tentaram, a partir da vivência de cada um, projetar o planeta encerrada a necessidade de isolamento social.

A transformação pela arte
Angela Su, artista de mídia e performer de Hong Kong, não acredita em mudanças radicais no comportamento humano pós-pandemia enquanto a sociedade ainda estiver enraizada em conceitos neoliberais, capitalistas e patriarcais. Ela teme uma guerra por recursos naturais, dependência ainda maior da internet e China e Rússia em luta para se tornar o país mais poderoso do mundo. Mas vê esperança na beleza, expressa na maneira em que a arte pode emocionar e transformar um indivíduo. “Continuo com a ilusão de que a arte de alguém, ou até mesmo meu trabalho, possa tocar uma pessoa em um canto remoto do mundo e fazer com que essa pessoa traga mudanças capazes de salvar a humanidade”.
https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/dan/21841782.html
Treinador elíptico
A escritora tcheca Petra Hulová cita o filósofo também tcheco Václav Bělohradský para refletir sobre o momento e o que há de vir passada a pandemia. Václav definiu certa vez que uma crise deveria nos permitir a escolha entre catástrofe e alternativas. “O que estamos todos experimentando no momento é um empurrão nos limites da nossa imaginação”, acredita Petra. “Sempre nos foi dito que vivemos em um sistema que não pode ser mudado, para o qual não há alternativas. No entanto, agora vemos como a vida pode mudar radicalmente em questão de dias. Essa experiência em si é valiosa”, aponta. Para ela, a esperança está no potencial de mudança. Ela entende haver conexões entre o capitalismo, mudança climática e o covid-19, sendo o vírus a “personificação de uma natureza e uma sociedade doentes”. “O coronavírus é nosso treinador elíptico, nos ensinando a ver o mundo e a nós mesmos sob uma nova luz. Se ele não nos quebrar, vai nos fazer mais fortes”.
https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/dan/21851280.html
Lidar com o luto
Ciente de que o número de mortos em alguns países da América Latina deve ficar na casa dos milhares – se não dos milhões – a filósofa mexicana Julieta Lomelí entende que o saldo final de vítimas deve causar um impacto indelével na saúde mental das populações. Fundamental para o enfrentamento da covid-19, o confinamento social também tem um preço a ser pago, não só econômico. E isso tem se refletido em seu país, onde boa parte da economia está pautada no comércio informal. “No longo prazo, a generalização da dor da perda de membros da família forçará o Estado a dedicar mais atenção e um orçamento maior a questões de saúde mental”, avalia. Neste caso, Julieta entende que o desafio imediato do México e também da América Latina será o de aprender a lidar com a morte em larga escala, superar o luto e lembrar que a recessão econômica, em algum momento, vai passar. “Uma consequência positiva será a exigência, vigilância e mobilização de cidadãos para que o Estado garanta o direito à saúde e faça da assistência médica um serviço universal e gratuito, independentemente da classe social.”
https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/dan/21849895.html
Desejo insistente de viver
Vivendo no país em que o governo federal se coloca contra as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o artista soteropolitano Tiago Sant’anna vê com dificuldades fazer uma previsão do que será o mundo pós-pandemia. “Mas um fator é quase certo”, constata: “as desigualdades irão aumentar razoavelmente. As medidas para as pessoas mais pobres são limitadas. As campanhas de doação e as ações de filantropia não serão suficientes porque precisamos de políticas sociais mais profundas e efetivas – em curto e longo prazos”, lamenta. Apesar do desalento com que a realidade atual se apresenta, o artista vê que a superação a essa crise sanitária sem precedentes virá por meio de “lutas diárias, do senso comunitário que nos une e do desejo insistente de viver.”
https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/dan/21856136.html
De volta à caverna
O jornalista alemão George Seesslen retorna à alegoria da caverna, de Platão, para apontar o momento atual, em que “somos dobrados novamente e, enquanto podemos esperar por um novo desdobramento, isso não é uma situação tão miserável. Mas quanto tempo dura essa espera? E que poder ganha a impaciência?”, questiona. Embora ainda veja o mundo enfrentando crises diferentes – a “matriosca” (uma crise dentro de uma crise); a “teoria da idade das trevas” (ascensão de doutrinas de salvação e redenção e teorias da conspiração; ameaça de uma ampla catástrofe ecológica; guerras civis como um estado permanente) e a própria crise do coronavírus, que une as crises entre si enquanto aparenta encobri-las – sua esperança está na libertação do sujeito que pensa criticamente. E que pode ser ele o agente provocador da mudança no mundo a partir do isolamento.
https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/dan/21820816.html
De Curitiba
Em breve, o site apresentará também uma contribuição genuinamente curitibana: a escritora, jornalista e ativista Bebeti do Amaral Gurgel foi convidada pelo Goethe-Institut Curitiba a escrever para o site. O texto de Bebeti irá ao ar nos próximos dias.

Sobre o Goethe-Institut Curitiba
Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural. Mais informações, acesse o site do Goethe-Institut Curitiba: https://www.goethe.de/de/index.html.

Santa Casa completa 140 anos e ganha apoio do LIDE Paraná

Empresários se unem à campanha que tem como meta adquirir equipamentos para combate ao COVID-19 em um dos hospitais que é referência no estado

No dia 22 de maio a Santa Casa completou 140 anos. Um lindo trabalho pela saúde que vem ganhando reforços. O LIDE Paraná aderiu à campanha #SantaCasaAFavorDaVida, que visa arrecadar fundos em prol do hospital, que é um dos centros de referência no combate ao Covid-19 e está ganhando ampliação de leitos.

O LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) é uma organização que reúne empresários de diversos setores em busca do desenvolvimento econômico e social. A unidade do Paraná, no comando de Heloisa Garrett, realiza encontros periódicos para debater o fortalecimento da economia paranaense e reúne empresários, fundadores e CEOs dos maiores grupos empresariais do Estado.

"Durante a pandemia do COVID-19 o LIDE tem se reinventado e investido em uma agenda com informação de qualidade de maneira online, além disso estamos reunindo nossas forças e procurando ajudar quem mais precisa neste momento" explica Garrett que esteve visitando as obras de ampliação do centenário hospital acompanhada de Noemi Moraes, diretora hospitalar da Santa Casa, Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, vice-presidente do Conselho de Administração da Santa Casa e Eduardo Bistratini Otoni, diretor-geral da Santa Casa.

A meta da campanha é arrecadar R$ 1,5 milhão até o mês de junho, todo valor arrecado será destinado ao auxílio no combate ao coronavírus dentro do hospital, serão comprados equipamentos hospitalares e de proteção, insumos e ajudará nas despesas extras com funcionários.

Como doar?

Para doar basta apenas entrar no site da Santa Casa, escolher de qual forma quer realizar a doação e escolher a quantia, qualquer valor pode ser doado. Nesta semana o LIDE fez a doação de máscaras de proteção facial do modelo "face shielf" ao Hospital, indicada para profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente do enfrentamento à pandemia. A ação foi viabilizada por meio do projeto "use vento na direção certa", criado pela empresa catarinense Nob Multisports, em parceria com o campeão olímpico Robert Scheidt.

Doar também é uma forma de salvar vidas, faça parte dessa campanha do bem.

Venda de vitaminas cresce mais de 50% durante pandemia

Cimed, líder em vendas, aposta em linha que ajuda a aumentar a imunidade

O consumo de vitaminas disparou no Brasil. Em abril, o aumento foi de 58% em relação ao mesmo mês em 2019, enquanto em março o crescimento atingiu 54%, comparado ao mesmo período. É o que aponta o relatório da IQVIA. E não à toa, foram os itens dedicados à prevenção os que tiveram mais saída nas farmácias nesse período. Dados do instituto também mostram que a Cimed, conhecida por fornecer medicamentos a preços acessíveis para a população, foi a indústria que mais viu seus produtos chegarem às mãos dos consumidores. A Cimed vendeu mais de 16 milhões de unidades no mês passado, entre vitaminas, produtos de higiene e beleza, medicamentos isentos de prescrição médica (OTC) e produtos de cuidado ao paciente.

João Adibe Marques, CEO da companhia, afirma que o papel do líder é inovar, fornecer acesso e cuidar da saúde da sociedade principalmente agora. E, por causa disso, a Cimed lança nessa semana a vitamina Lavitan CDZSE, o primeiro multivitamínico voltado exclusivamente para o aumento da imunidade, ao combinar cinco princípios ativos: Selênio, Zinco e as vitaminas C, D e E. No primeiro trimestre, a companhia havia feito outra estreia no mercado nacional, quando lançou o primeiro complexo vitamínico efervescente, o Lavitan 5G. De 2015 para 2020, a Cimed dobrou seu portfólio de produtos destinados à prevenção, passando de 15% para 30%.

Medo do coronavírus pode agravar estado de saúde de pacientes crônicos

Os hospitais estão tendo uma “fuga”de pacientes por medo de contaminação com o novo coronavírus; as instituições estão preparadas para receber tanto os pacientes com Covid-19, como pacientes com outras doenças e incidentes de saúde

A demora em procurar ajuda em um hospital por medo de contágio do Coronavírus levou uma mulher, na faixa dos 70 anos, a agravar seus problemas de saúde. Ela sofreu uma queda em casa, fraturou a coluna e, esperou cinco dias para ir ao hospital, ficou em casa sem movimentos, o que gerou uma tromboembolia pulmonar. O relato é do médico e diretor técnico do Hospital Marcelino Champagnat, Rogério de Fraga.

O caso, ocorrido no fim de março, e outras histórias de complicações por não procurar ajuda médica a tempo são relatados pelo médico, como a dificuldade que a equipe do hospital teve para convencer um paciente com sintomas de AVC para ficar no estabelecimento de saúde. “Temos um nível de cuidado máximo, bem como protocolos e utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a divisão de fluxos de paciente com Covid-19 e seus sintomas, separado de pacientes com outras doenças, além de uma ala preparada para o isolamento”, diz o médico.

Segundo o presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Sindipar), Flaviano Feu Ventorim, a maior parte dos doentes que estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais privados do Paraná, atualmente, é de pessoas com doenças crônicas e/ou graves e não com a Covid-19. São pessoas que tiveram descompensação de seus quadros por não terem se tratado, principalmente com doenças cardiovasculares e pulmonares, câncer, diabetes, e doenças psiquiátricas. A média de ocupação desses hospitais caiu 40% durante a pandemia em comparação com uma média de 75% registrada normalmente. O Paraná tem atualmente 4.200 leitos de UTI’s públicos e privados. E 1.900 são somente leitos privados e que não atendem o SUS, segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Cnes).

De acordo com Ventorim, a maioria dos hospitais privados do Paraná está preparada para atender os pacientes durante a pandemia. Vários têm a certificação de qualidade ONA, canadense e americana, que prevê a estruturação e execução de planos de contingência para situações como a pandemia. O presidente do Sindipar conta que desde que começaram os primeiros casos no País, os hospitais investiram em infraestrutura, equipes e fluxos para atender a população. Enquanto alguns construíram novas UTIs e áreas de emergência específicas para receber os pacientes com sintomas de doenças respiratórias ou com a Covid-19, outros investiram na alteração de fluxo, separando áreas distintas para receber pacientes com a doença e outras não relacionadas à Covid-19.

Pânico

O medo de se contaminar com o novo coronavírus, que afugentou as pessoas com doenças crônicas e graves dos hospitais, aconteceu também em países como a Espanha, Itália e EUA, que tiveram aumento de mortalidade por doenças não relacionadas à Covid-19. Na região Norte da Itália, por exemplo, houve um incremento de morte por doenças cardíacas fora dos hospitais em 58% durante a pandemia. A incidência de mortes em casa em Nova York aumentou 800% em abril deste ano. Em São Paulo, a mortalidade domiciliar por causa de infarto agudo do miocárdio subiu 80%, segundo a Vigilância Epidemiológica daquele Estado.

A cardiologista intervencionista Viviana Guzzo Lemke alerta que os pacientes com doenças cardiovasculares, mesmo durante a pandemia, precisam procurar os hospitais ou seu médico quando tiverem qualquer sinal de descompensação da sua doença ou ao ter sintomas compatíveis com infarto, como dor no peito, falta de ar e sudorese. Viviana conta que não está sendo incomum os pacientes chegarem no hospital já com complicações do infarto, por terem demorado a procurar o atendimento médico. Foi o caso de um paciente que procurou o hospital dois dias depois de sentir dores no peito. Ele já estava infartado e com insuficiência cardíaca. “É importante que o paciente saiba que o infarto não respeita quarentena”, diz a médica. Os hospitais que atendem pacientes com problemas cardiológicos chegaram a atender apenas 30% dos pacientes em comparação a igual período no ano passado, por causa do medo das pessoas contraírem o novo coronavírus.

O oncologista Evanius Garcia Wiermann alerta também que o paciente não pode negligenciar o câncer por causa do medo do novo coronavírus. “O câncer não é menos importante que a Covid-19. Provavelmente teremos um surto, no próximo ano, de pessoas com câncer. As pessoas diagnosticadas com a doença não podem abandonar o tratamento. E quem tem histórico na família ou sintomas precisa fazer exames, procurar o hospital ou o seu médico”, avisa. Ele cita uma estatística do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de que o Brasil vai ter 50 mil menos casos de câncer diagnosticado este ano por causa da pandemia e do medo que ela dissemina entre as pessoas. Wiermann relata que há até casos de pessoas que abandonaram o tratamento quimioterápico por medo de contrair a Covid-19 em hospitais.

“A população não pode entrar em contato com o outro “p” de pandemia que é o pânico. As pessoas precisam conversar com seus médicos e ter um hospital de confiança com ambiente seguro. Os bons hospitais estão preparados para dar atendimento com segurança, tanto de pacientes com a Covid-19 quanto de pacientes com outras doenças não relacionadas à essa doença”, afirma o superintendente médico do Vita Batel, Gustavo Justo Schulz.

Os hospitais especializados registraram uma queda de 50% no atendimento por causa da pandemia. Segundo a neurologista Vanessa Rizelio não há coincidência alguma: mortes por infartos e acidente vascular cerebral (AVC) podem aumentar durante o período de isolamento social. Como estas doenças se manifestam de forma súbita, é bom estar atento aos sinais. “Temos observado não só aqui no Brasil, mas no mundo, a diminuição de chegada de pacientes com suspeita de AVC aos hospitais”, avalia. “E quando vão, chegam além do tempo para estabelecer um tratamento que melhora o quadro e evitar sequelas (até quatro horas do início dos sintomas)". Entre os sintomas do AVC estão a dificuldade para falar, pronúncia de palavras ou de a pessoa enrolar a língua; e falta de coordenação motora com desequilíbrio na hora de tentar caminhar, entre outros.

Vacinas

No início do isolamento social houve uma retração na procura por vacinas, de modo geral, até por quê algumas recomendações estavam divergentes se era recomentado fazer ou não a vacinação em função do novo coronavírus. Mas desde que a Sociedade Brasileira de Imunizações se posicionou deixando claro que as vacinas não deveriam ser adiadas houve um retorno de forma progressiva na procura e o volume de atendimentos está normalizando. “Não estar com a vacinação em dia pode levar a uma debilidade imunológica, que pode tornar a pessoa mais suscetível ao coronavírus e outras infecções”, avisa a coordenadora do Centro de Vacinas do Hospital Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Giamberardino.

Suicídios

A psiquiatria é uma das áreas mais impactadas pela pandemia porque os transtornos mentais como a ansiedade, depressão e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), por exemplo, aumentam nesse período, segundo o psiquiatra Roberto Ratzke. O afastamento das pessoas dos hospitais e clínicas acaba piorando a saúde mental dos pacientes, que podem enfrentar outro tipo de problema também com uma medida recente da Anvisa no período da pandemia, de acordo com o psiquiatra. Em sua opinião, a permissão para os médicos darem receita para três meses é perigosa porque o acúmulo de remédios pode levar a pessoa com transtorno mental a cometer suicídio, tomando todos os comprimidos. “Nosso receio é que muita gente vá morrer por suicídio por ter acesso a mais remédios de receita por um período mais longo”, avisa. Outro aspecto que pode se agravar com o afastamento de pacientes do tratamento psiquiátrico provocado pelo medo do novo coronavírus são as psicoses, como a esquizofrenia, por exemplo. Segundo Ratzke, em geral o paciente com psicose não tem noção que está doente e tem dificuldade em ir ao médico. Com a pandemia, o psiquiatra prevê o aumento de crises psicóticas ocorrendo em casas e famílias sofrendo em lidar com o problema.

Sindipar, Ahopar, Fehospar

Óleo de Coco Extravirgem: o alimento que reforça naturalmente sua imunidade

oleo-coco
Óleo de Coco extravirgem
Um aspecto importante da alimentação do nosso dia a dia é a inclusão de alimentos que promovam saúde e previnam possíveis doenças causadas pela má nutrição, fungos e bactérias que, entre outros problemas, podem comprometer o nosso sistema imunológico. Neste sentido, o óleo de coco extravirgem, alimento funcional consagrado entre os consumidores, chefs e profissionais de nutrição, tanto para uso na estética como na gastronomia, desempenha papel essencial se incorporado na alimentação cotidiana, reforçando a imunidade, proporcionando disposição e bem-estar para o enfrentamento das atividades e do estresse do cotidiano.

Num artigo de 2019, de autoria de Fabian M. Dayrit, Ph.D, da Universidade Ateneo de Manila e Mary Newport, MD, da Springhill Nematology da Flórida, EUA, os pesquisadores confirmaram o que se sabe há muitos anos, que o ácido láurico é um ácido graxo de cadeia média que compõe cerca de 50% do óleo de coco, monolaurina, um metabólito que é produzido naturalmente pelas enzimas do próprio corpo.

O estudo demonstrou que o ácido láurico, presente naturalmente no leite materno, tem no óleo de coco o único alimento que também contém a substância, possui propriedades antifúngicas, sendo benéfico inclusive para o combate à síndrome fungicida, o que contribui para o reforço do sistema imunológico. O consumo do óleo mostrou ser eficaz para a melhora da imunidade.

O óleo de coco é um alimento rico em TCM (triglicerídeos de cadeia média) que fornece inúmeros benefícios para a saúde com efeitos metabólicos distintos. O TCM mais presente no óleo de coco é o ácido láurico (50,7% do total de ácidos graxos), seguido do ácido caprílico (8,2% do total de ácidos graxos) e ácido cáprico (6,4% do total de ácidos graxos). Dessa forma, o óleo de coco contém mais de 65% de TCM do seu total de gordura.

Para a Dra. Mariana Bechelli, nutricionista clínica funcional, de São Paulo, “o óleo de coco aliado à uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, tem função positiva na imunidade, por ser o óleo vegetal com maior quantidade de ácido láurico, com ações que combatem inúmeras infecções, como fungos e leveduras, favorecendo o sistema imunológico”.

Formas de aplicação e dicas para consumo
O óleo de coco tem densidade energética considerável, e de acordo com a necessidade de cada um, a nutricionista destaca: “Divido a dose diária indicada (duas colheres), sempre no final da tarde em que há uma baixa da serotonina, quando dá aquela vontade de comer doce, um impulso para se alimentar e que tem uma resposta bem positiva ao paciente. Para quem for praticar atividade física, indico o uso de manhã, antes de correr, por exemplo, aproveitando a energia que vem produto. Na minha avaliação a melhor forma de consumo do óleo de coco extravirgem é prensado a frio, com selo de autenticidade e pureza, o que garante a qualidade”. Bechelli sinaliza ainda a melhor forma de consumo do óleo de coco, para aproveitar suas propriedades nutricionais e o melhor sensorial. Para ela a aplicação é mais eficaz se for in natura, sem aquecer adicionado a abacate com cacau, por exemplo, para temperar ou no café.

Felipe Araújo faz live, lança clipe e EP

“EU E VOCÊS” vem para assinar o final de semana com a identidade do artista

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=170395&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CSC1P152MB0414B3E545FD4A5C740BACA0F5B00%2540SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CSC1P152MB0414B3E545FD4A5C740BACA0F5B00%40SC1P152MB0414.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2

Tudo ao mesmo tempo agora: com data da segunda live marcada para 29 de maio, às 20h, Felipe Araújo lança também o EP “Eu e Vocês”, na chamada “virada” da mesma noite, à meia noite e um minuto precisamente. E, pela manhã do sábado (30/5), mostra o clipe inédito de “Reiscidente” em todas as plataformas digitais. Tudo com a marca Universal Music, que destaca no artista o diferencial que traduz a sua identidade em meio a tantos no gênero sertanejo.

Sobre o EP, que também dá título à live, Felipe conta que são quatro músicas autorais. O álbum chega ao mercado logo após seu show virtual no Youtube, que será transmitido diretamente de sua casa, em Goiânia. O espetáculo online foi idealizado durante a quarentena. “Tenho aproveitado esse período para compor, criar e idealizar novos projetos’, afirma.

Com todas as músicas autorais, o EP vai além de ressaltar a maestria de Felipe nas composições, ele consagra ainda a identidade vocal do artista, revelada no DVD “Felipe Araújo in Brasília Ao Vivo”, lançado no final do ano passado, quando o cantor decidiu assumir o palco sozinho e sem participações.

Aos fãs ansiosos, um spoiler, o setlist: “Reincidente”, “Eu Disfarço Mal Demais”, “Conversa Confidencial” e “Melhor Amigo”, são as apostas do cantor que vão chegar aos nossos ouvidos no dia 30/05 a 00h01.

Alguém tem dúvida do sucesso? Felipe Araújo é dono da música mais ouvida de 2019, “Atrasadinha”, que já ultrapassou meio BILHÃO de streams e um BILHÃO de reprodução nas rádios de todo o país. Além de singles como "Mentira", "Amor da sua cama", "A Mala é falsa", "Ainda sou tão seu", "Chave cópia", “Big Bang”, “Minha Vontade” e “Espaçosa Demais”. Com apenas 24 anos, seu currículo é digno de quem conquistou o Brasil de Norte a Sul, os números o comprovam como recordista no mercado musical.

Com “EU E VOCÊS”, Felipe quer provar que o sucesso escreve com a maior participação de sua vida profissional: o seu público.