LANAC recebe teste para doenças respiratórias

Resultado em até duas horas facilita diagnóstico de síndromes respiratórias diferentes da causada pela COVID-19

O diagnóstico rápido é essencial para um tratamento assertivo de doenças respiratórias. Em meio a pandemia da COVID-19, sintomas como febre, cansaço, dor de garganta falta de ar, entre outros, trazem um alerta para o coronavírus. Porém, outras doenças respiratórias apresentam também os mesmos sintomas, como pneumonia, influenza, H1N1, entre outros.

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas passa a oferecer em julho o BioFire® FilmArray® Pneumonia Panel, exame exclusivo que detecta, em apenas uma hora, 19 bactérias e 8 tipos de vírus, com indicação não apenas do patógeno detectado, mas também da quantidade existente e ainda detecção de genes de resistência bacteriana a antibióticos. “Com o exame, é possível identificar qual é a doença específica, além de quantificar a quantidade de bactérias e eventual resistência a antibióticos ou ainda identificar infecções pulmonares virais”, afirma o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski. O exame possibilita a administração correta do antibiótico ou tratamento adequado, evitando assim maior tempo de exposição do paciente ao medicamento, com resposta mais rápida, além da redução dos custos de tratamento e a melhora do fluxo de trabalho do laboratório.

O exame detecta inclusive a presença de outros tipos de coronavírus, e é essencial para um diagnóstico rápido da doença. “Como os sintomas são muito parecidos, é possível detectar de forma muito ágil se o paciente está com outra doença respiratória, e iniciar o tratamento. Caso não apresente nenhuma das doenças avaliadas, o médico poderá seguir o tratamento, considerando a possibilidade da presença da COVID-19 no organismo”, afirma.

Realizado pela coleta de secreção da garganta e vias aéreas, o exame apresenta sensibilidade de 96,2% e especificidade de 98,3%, e oferece agilidade para os médicos e emergências hospitalares. O exame pode ser realizado em qualquer uma das 62 unidades de coleta do laboratório, mediante agendamento, e não é coberto pelos planos de saúde.

Sobre o LANAC:

Há 29 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 62 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 500 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

Cuidados com a alimentação das crianças durante a pandemia

A nutricionista Angela Federau explica como manter uma rotina de alimentação saudável em casa, durante o isolamento social

Comando News, 20 de julho de 2020 - A necessidade de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, completa quatro meses em Curitiba nesta segunda-feira (20). Sem aulas e atividades extraclasse desde meados de março, tem sido cada vez mais difícil para pais, mães e responsáveis manterem uma rotina com as crianças que concilie aulas virtuais, lazer, alimentação saudável e exercícios físicos.

Pai de um casal, Angelo Binder se desdobra para ajudar os filhos a lidarem com a ansiedade que o momento atípico vem causando nas crianças. “Muitas vezes, essa ansiedade das crianças somada à falta de tempo dos pais acaba sendo compensada pelo consumo de alimentos muito calóricos e com baixo valor nutricional. Por um outro lado, o convívio mais próximo nos permite observar melhor a relação dos nossos filhos com a comida e quais pontos podemos melhorar para que eles sejam mais saudáveis”, afirma.

Dúvidas dos pais são frequentes

Para o pai da Carolina e do Gabriel, que têm respectivamente 12 e 9 anos, as principais dúvidas são sobre a quantidade de calorias diárias que os filhos devem ingerir e com qual frequência deve oferecer comida às crianças. “A princípio, o valor calórico recomendado para crianças varia de acordo com a faixa etária, sexo e atividade. Existem tabelas que direcionam tendo como parâmetro peso para idade, peso para estatura, estatura para a idade e etc”, esclarece Angela Federau, nutricionista.

Segundo a nutricionista, as crianças costumam sentir fome o tempo todo, muitas vezes, inclusive, confundindo com ociosidade e até mesmo ansiedade. “É importante estabelecer uma rotina alimentar para a criança, com intervalos regulares médios de 3 horas entre as refeições. Nos intervalos, é importante apostar na hidratação, que muitas vezes acaba sendo negligenciada, ou oferecida somente no momento da refeição. Água, chás e sucos naturais são boas alternativas. Porém, a água precisa ser priorizada. A recomendação média é do consumo de 30ml por kg. Sendo assim, se a criança pesa 30kg, a recomendação hídrica é de 900ml/dia”, ressalta Angela.

Estratégias para inserir alimentos saudáveis na rotina das crianças

Segundo Angela Federau, algumas estratégias interessantes e que costumam funcionar muito bem com crianças são:
Converse com a criança, explique a importância da introdução de alimentos saudáveis na rotina. Sendo assim, utilize frases como “você ficará mais saudável”, “ficará mais resistente ao vírus” ou “esse alimento é importante para que os teus ossos fiquem mais fortes”.
Envolva a criança no processo de escolha e manipulação dos alimentos. Permita que ela se envolva com a comida, que faça pequenas tarefas como lavar vegetais, separar as folhas da salada, entre outras.
Busque utilizar ferramentas lúdicas como um calendário nutritivo, com desafios diários bem simples. Dessa forma, o processo torna-se mais prazeroso. Combine alguma recompensa, que não seja alimento ou algo comprado, quando os desafios da semana forem cumpridos. Aqui, coisas de maior valor afetivo como assistir um filme em família, uma tarde de brincadeiras, uma noite na barraca, são mais interessantes.
Não engane a criança, isso pode se tornar um problema. Não deixe as refeições serem estressantes. Seja paciente, as mudanças precisam de tempo para se estabelecerem. Comemore todas as pequenas conquistas da criança e valorize o positivo. O negativo precisa ser trabalhado!
Aumente as oportunidades de manter as crianças em movimento

Com a pandemia o gasto energético e a atividade física foram reduzidos para todos, e com a ociosidade a ingestão de alimentos aumentou, fazendo o ganho de peso se tornar inevitável. Para reverter essa situação, é importante rever a qualidade nutricional e diminuir a oferta de comidas pouco saudáveis em casa. Aumente a oferta de alimentos saudáveis. Deixe frutas higienizadas à disposição. Frutas secas, oleaginosas também podem ser alternativas para beliscar entre as refeições.

Outra dica importante é procurar aumentar o gasto energético da criança, estimulando brincadeiras com movimentação. “Brincadeiras como jogos de videogames com movimentos, esconde-esconde, pular corda, pular elástico, pega-pega, jogar bola, andar de bicicleta fazem um bem enorme para a saúde física e mental das crianças. Ao mesmo tempo, quando realizadas ao ar livre, aumentam a exposição das crianças ao sol, que as deixa mais animadas e menos preguiçosas. Muitas vezes as crianças só precisam ser direcionadas que elas fluem”, explica a Angela Federau.

A alimentação saudável precisa ser prioridade da família toda. Uma criança com obesa ou com sobrepeso não pode ser colocada em dieta separada da família, como um castigo. Em síntese, para que o processo de emagrecimento da criança seja bem sucedido todos devem participar. “Tente não falar de dieta com a criança e nem que as mudanças estão sendo feitas porque ela ganhou peso. Busque falar que as em transformações estão sendo feitas para evolução e melhoria da saúde de toda a família”, finaliza a nutricionista.

Sobre Angela Federau

Angela Federau é nutricionista clínica (CRN-8: 5047), pós-graduada em fitoterapia aplicada à nutrição, especializada em nutrição funcional, pediátrica e escolar. Atua como professora de nutripediatria na pós-graduação de medicina da Faculdade Inspirar, participa como convidada de pesquisas científicas e genéticas da UFPR como o mapeamento e estudo genético da comunidade Menonita e é revisora de artigos científicos e textos para sites médicos. É palestrante, escritora de livros, artigos e colunas em jornais e revistas. Nutricionista responsável pela APSAM - Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele. Além disso, a nutricionista é empresária do segmento alimentício e atua como parceira da Polícia Militar do Paraná e de clínicas de fertilidade.

Contatos:
Instagram @angelafederau.nutri

Facebook: www.facebook.com/angelafederau.nutri

Centro: (41) 3027-3931/99534-9489
Xaxim: (41) 99844-0043
Consulta online: (41) 99657-0134

Instituto TMO incentiva doação de sangue no Biobanco

Coletas são realizadas em ambiente seguro, em um espaço anexo do Hospital de Clínicas da UFPR; estoque está baixo devido à falta de doadores

doação de sangue 1 - foto Agência Brasil (2).jpg

Lide Multimídia – Neste ano, os bancos hospitalares de sangue passam por um desabastecimento em escala mundial por causa da quarentena gerada pela pandemia de Covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo informações do Biobanco, em Curitiba, o estoque está baixo devido ao número reduzido de doadores. É preciso reverter este quadro, pois as demandas continuam. Há pacientes que não podem esperar, entre eles estão os que passam por transplantes, que são realizados mesmo na quarentena.

O Instituto TMO, que há 31 anos apoia ações em prol do transplante de medula óssea, está incentivando pessoas a realizar doações de sangue no Biobanco. O ambiente é seguro, uma vez que está localizado em um anexo do Hospital de Clínicas da UFPR. Os procedimentos de coleta são feitos dentro das normas de segurança sanitária necessárias durante a atual conjuntura.

Quem doa sangue também pode se tornar doador de medula óssea
O momento da coleta de uma bolsa de sangue também é a oportunidade da pessoa se registrar para ser um possível doador de medula óssea. Para isso, é feito um cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) e é coletada uma pequena amostra de sangue, que será analisado para que sejam identificadas as características das células.

Com estas informações, a pessoa poderá ser chamada futuramente para doar medula óssea, caso seja um doador compatível para um paciente que necessite de um transplante.

Quem pode doar sangue
Segundo orientações do Biobanco, o doador deve ter idade entre 16 a 59 anos, peso acima dos 52 quilos, não ter viajado recentemente e nem apresentar sintomas de gripe ou Covid-19. Adolescentes devem estar acompanhados de um responsável.

As doações devem ser agendadas pelo telefone (41) 3360-1875, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As coletas são feitas com hora marcada, para evitar aglomerações.

No momento da ligação, também é feita uma orientação sobre alguns fatores que podem ser determinantes para saber se a pessoa pode doar, relacionados a vacinas, medicamentos, cirurgias, tatuagens ou uso de piercing.

Sobre o Instituto TMO
Em atividade desde 1988, o Instituto TMO é uma associação de apoio sem fins lucrativos que concentra seu esforço, trabalho e dedicação a ações em prol do transplante de medula óssea, tais como ações beneficentes, jornadas e encontros nacionais, lançamentos de campanhas solidárias, além de levantar recursos para aquisição de equipamentos médicos e de insumos que beneficiam profissionais de saúde e pacientes em tratamento de TMO no HC-UFPR/EBSERH.

Para conhecer outras campanhas do Instituto TMO, basta acessar www.institutotmo.org.br/apoie

Redes sociais do Instituto TMO:
www.instagram.com/institutotmocasamalice
www.facebook.com/institutotmo

Serviço:
Biobanco
Endereço: Av. Agostinho Leão Junior, 108 - Alto da Glória (Curitiba – PR)
Agendamento de doação de sangue pelo telefone (41) 3360-1875

Foto: Agência Brasil

Méqui cria ofertas especiais para o Dia do Amigo

Para celebrar a data a marca criou seis opções promocionais inspiradas em diferentes estilos de amizade

O Méqui vai garantir um Dia do Amigo ainda mais especial esse ano. Para curtir a data com um #MéquiNoSofá e homenagear as amizades sinceras, a marca preparou seis combos temáticos com preços especiais. Disponíveis no UberEats, as ofertas trazem opções para diferentes gostos e estilos de migos e ainda contam com entrega gratuita.

Migo que mora com migos: perfeito para toda a galera da casa matar a #FomeDeMéqui e a saudade dos clássicos. São 3 (três) Sanduíches (Big Mac, Cheddar McMelt ou McChicken) + 3 (três) McFritas Médias.

Migo Família: tem coisa mais linda que amizade em família? Para essa turma a pedida é o combo com 2 (duas) McOfertas Médias* e 1 (um) McLanche Feliz.

Migo que ama tortinhas: pode escolher seu sabor preferido e aproveitar em dobro. São duas tortinhas deliciosas como só o Méqui faz.

Migo louco por Nuggets: os apaixonados pelos McNuggets vão vibrar com a chance de garantir essas delícias em dobro. Comprando um McNuggets (10 unidades) você leva outro de graça.

Migo Tasty Lover: Amantes do Big Tasty podem aproveitar a McOferta Média Big Tasty com preço especial.

Migo Tradiça: Aqui não tem erro, 1 (uma) McOferta Média* e 1 (um) Sanduíche*.

A promoção será válida em todas as regiões cobertas pelo UberEats. Para conferir os restaurantes participantes, acesse: https://cupons.mcdonalds.com.br/ubereats

Fique por dentro das novidades pelo site: https://www.mcdonalds.com.br.

*Big Mac, Quarterão, Triplo Cheeseburger, Duplo Barbecue, McChicken, Duplo Burger Bacon ou Cheddar McMelt.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui quase 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/3/2020). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com

Na reabertura de bares e restaurantes, especialistas da Ecolab indicam medidas a serem tomadas no combate a Covid-19

A empresa disponibiliza conteúdo produzido por especialistas internacionais sobre os cuidados e protocolos preventivos de higiene e limpeza

São Paulo, julho de 2020 – A retomada das atividades, paralisadas devido à pandemia da Covid-19, já é uma realidade em muitos municípios. Em alguns, os restaurantes podem reabrir, porém com restrições no número de clientes e cuidados na higienização. Para auxiliá-los nesse momento de adaptação, a Ecolab, líder mundial em prevenção de infecções, soluções e serviços para água e higiene, mantém um portal de informações, dedicado ao tema do novo coronavírus, com recomendações de seus especialistas globais.

O portal disponibiliza, gratuitamente, webinars e conteúdos produzidos por PhDs sobre sanitização e prevenção de infecções em diversos tipos de ambiente, como por exemplo, bares e restaurantes.

“A retomada dos serviços de alimentação é um passo significativo para o pós-pandemia, assim como, os cuidados para a segurança de clientes e funcionários que devem ser redobrados e os protocolos constantemente revisitados”, explica Tatiana Schwanz, gerente de Marketing da Ecolab no Brasil para a divisão Institutional.

Veja alguns pontos de destaque:

· O primeiro ponto é reforçar a higiene pessoal: disponibilizar material, como lenços descartáveis e pontos para higiene das mãos, como álcool em gel e sabonete para as mãos;

· Utilizar produtos registrados na ANVISA e com eficácia comprovada contra vírus, germes e bactérias;

· Avaliar e analisar todos os ambientes do estabelecimento. Assim, ficará mais fácil realizar a higienização correta de cada espaço:

o Salão: higienizar mesas e cadeiras, a cada chegada de cliente, além de reforçar a desinfecção de maçanetas, batentes, corrimãos, cardápios, balcões e pontos de contato com latas de lixo;

o Cozinha: aumentar a frequência na higienização da cozinha. Além de utensílios e superfícies, é preciso higienizar também o piso e as paredes;

o Área de colaboradores: fornecer pontos com produtos para higiene das mãos, como álcool e sabonete para as mãos. Além disso, reforçar a desinfecção de pontos de muito contato, como maçanetas, corrimãos, bebedouros e latas de lixo;

o Banheiros: limpar e desinfetá-los conforme especificado no rótulo do produto utilizado e fornecer pontos de higienização para as mãos, na entrada e saída dos banheiros, à base de álcool.

· A higienização de pratos, talheres e copos deve ser redobrada. O manuseio de utensílios já utilizados também é um ponto de atenção, uma vez que o funcionário deve estar com os equipamentos de proteção individuais necessários;

· Apesar de não haver evidências sobre contaminação da Covid-19 por meio de alimentos, é importante seguir com uma boa higiene pessoal e práticas de segurança de alimentos adequadas, além de reforçar o cuidado com o manuseio;

· O estabelecimento deve estar sempre bem arejado. Em relação ao ar-condicionado, verificar se a manutenção está em dia e com os filtros limpos corretamente;

· Monitorar a saúde dos funcionários, reforçar o treinamento para a desinfecção correta do ambiente de trabalho e assegurar equipamentos de proteção individual são essenciais para garantir uma maior segurança ao estabelecimento.

Dentre as recomendações, é importante reforçar que o treinamento constante de funcionários é fundamental para prevenir a disseminação do vírus. As instalações devem garantir que os profissionais recebam informações atualizadas para manter o ambiente limpo e higienizado, seguindo as boas práticas do setor e as recomendações dos órgãos internacionais de saúde pública.

“Nossos pesquisadores estão se dedicando para oferecer soluções e programas confiáveis para combater a disseminação da COVID-19. Acreditamos que, além de oferecer nosso portfólio, compartilhar as informações que temos como especialistas mundiais em prevenção a infecções, é fundamental para combater a pandemia. Este é o momento para nos unirmos e trocarmos informações que podem ser vitais para proteger vidas”, afirma Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral das operações da Ecolab para o Brasil e América Latina.

Para mais informações acesse: https://pt-br.ecolab.com/pages/coronavirus

Sobre a Ecolab

Um parceiro de confiança para quase três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções. Com vendas anuais de US$ 13 bilhões e mais de 45.000 associados, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes, conhecimento específico e serviço personalizado para melhorar a segurança dos alimentos, manter ambientes limpos e seguros, otimizar o uso da água e energia, além de melhorar a eficiência operacional e a sustentabilidade dos clientes presentes nos setores industrial, de alimentos, saúde e hospitalidade, em mais de 170 países ao redor do mundo.

Para mais informações sobre a Ecolab, visite www.pt-br.ecolab.com.
Siga a Ecolab no Twitter @ecolab, Facebook facebook.com/ecolab ou LinkedIn Ecolab

Campanha Curitiba1818

Meta 1 - Primeira meta: R$ 181.800,00
Distribuição de 1818 cestas básicas no valor de R$ 100,0 cada uma.
Próximo

A Campanha Curitiba 18 18 pretende arrecadar, em 18 dias, 1.818 cestas básicas no valor de R$ 100,00 cada uma. Foram selecionadas 11 ONGs de Curitiba e da Região Metropolitana que, após o encerramento, receberão as cestas arrecadadas para distribuir às famílias atendidas por cada projeto. Todo o movimento poderá ser acompanhado pelas redes sociais: @curitiba1818.

Organizada pela Comunidade Israelita do Paraná, a campanha é inspirada na ação realizada em São Paulo há poucas semanas. Somos uma campanha local e independente, mas que segue os mesmos princípios da 1818 original. Uma live pelo perfil @curitiba1818 no Instagram no próximo sábado, dia 18 de julho, às 18h30, marcará o lançamento oficial da campanha. Participarão do evento nomes que já abraçaram a causa, como Helio Rotenberg, Miguel Krigsner, David Chaim Bergman e o Rabino Pablo Berman, além dos idealizadores da campanha de SP, Charles El Kalay e Marcelo Douek.

Por que o número 18? “De acordo com a sabedoria da Cabala, cada número possui uma força espiritual diferente. O número 18 simboliza a palavra Vida, “Chai” em hebraico. Consequentemente, surgiu o costume na tradição judaica de doar dinheiro em múltiplos de 18”, afirma o rabino Pablo Berman. A proposta é relembrar o significado do 18 e espalhar alimentos e esperança para quem mais precisa.

A campanha quer ganhar a força das redes sociais e contar com maior número possível de doadores, pessoas físicas e jurídicas, formando uma grande corrente do bem. As doações poderão ser feitas a partir do dia 18 de julho, pelo site benfeitoria.com/curitiba1818. As faixas de valores começam em R$ 50,00.

Foram selecionadas ONGs respeitadas na comunidade e que continuam atuando neste momento tão delicado em que muitas famílias estão precisando ainda mais de
assistência social. Entre elas: Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Carlo, de São José dos Pinhais; Playing for Change; Associação Beneficente São Roque, de Piraquara; e o Centro de Educação e Inclusão Social Betânia, em Colombo. Após os 18 dias de arrecadação, o valor total será usado para aquisição das cestas básicas, que serão entregues a cada ONG, de acordo com a demanda, e distribuídas às famílias atendidas por cada projeto.

Confira a relação completa das ONGs que serão beneficiadas após atingirmos a meta:

RENAR - OBRA ASSISTENCIAL DE RECUPERAÇÃO E RESGATE À VIDA
CENTRO DE AMPARO A CRIANÇA E ADOLESCENTE NOSSA SENHORA DO
MONTE CARLO
INSTITUTO PLAYING FOR CHANGE
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PROJETO NOVA TERRA
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE SÃO ROQUE
ABC VIDA - ASSOCIACAO BENEFICENTE CURITIBANA
ANJOS - AMIGOS NOVA JERUSALEM ORGANIZACAO SOCIAL
SOCIEDADE CRESCER
UM LUGAR AO SOL
INSTITUTO AMA
CEIS BETANIA – IRMANDADE EVANGELICA BETANIA

Qualicorp apresenta Ingrid Guimarães e Preta Gil na próxima edição da Let’s Live

Diversidade e preconceito serão os temas da live que a atriz Ingrid Guimarães vai comandar na próxima segunda-feira (20.07), às 20h. A iniciativa faz parte da Let's Live Qualicorp, série de encontros online organizados e transmitidos pela empresa em seu canal no Youtube.

A atriz comandará três lives nas próximas semanas. Na primeira, a cantora Preta Gil será a convidada e vai relatar sua experiência e a importância da inclusão.

Sobre o Grupo Qualicorp

O Grupo Qualicorp é líder brasileiro na comercialização e administração de planos de saúde coletivos. Fundado em 1997, atua em nível nacional, possui 2 mil colaboradores diretos e representa cerca de 2,5 milhões de beneficiários, considerando-se todos os seus segmentos de atuação. O Grupo Qualicorp abriu seu capital em 2011 e mantém na Bovespa o nível "Novo Mercado". Para mais informações, acesse http://www.qualicorp.com.br.

Instituto de Medicina recebe posto de atendimento do LANAC

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas é a empresa responsável pelos exames laboratoriais do Instituto de Medicina, reaberto em julho pela prefeitura de Curitiba com leitos exclusivos para pacientes com COVID-19.

Administrado pela Santa Casa, onde o laboratório também é o responsável pela demanda hospitalar e ambulatorial da instituição, o novo hospital conta com 110 leitos, sendo 50 de UTI e 60 clínicos (para casos menos graves).

O LANAC é responsável também pelo atendimento ambulatorial, hospitalar e pronto atendimento do Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – Hospital INC, Hospital do Rocio, Hospital Vita Curitiba e Hospital Vita Batel, prestando atendimento de urgências e emergências.

Sobre o LANAC:

Há 29 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 62 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 500 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

Vila Don Patto e Thabata Frazão promovem live nesta sexta, 17, para ensinar a arte de bem receber, como montar mesa e arranjos

Durante o evento online, às 20h, serão abordados posicionamento de talheres, copos, sousplats e como deixar tudo lindo e decorado para um acontecimento ou festa feliz e em grande estilo, mesmo no conforto dos lares

Renomada por sua gastronomia, a Vila Don Patto convida Thabata Frazão – arquiteta, designer e Gestora do Luxo, para dar dicas de como montar uma mesa posta, incluindo não só informações sobre talheres e pratos, como também ideias para criar arranjos com plantas do jardim.

Gestora do Luxo formada pelo Master Business Administration (MBA) da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e graduada em Arquitetura e Urbanismo também na FAAP, Thabata Frazão se aprofundou em Design de Interiores na Itália, na escola Santa Reparata International School of Art – em Firenze. Posteriormente ao curso, se especializou em Design em Londres – Inglaterra – no Istituto Marangoni, onde teve oportunidade de acompanhar projetos dentro do escritório de Zaha Haddid Architects, entre outros renomados arquitetos na Inglaterra.

“Nesses dez anos, sempre tivemos o cuidado de gerar uma experiência gastronômica com a mesa posta adequadamente, que gerasse boa experiência e alegria em nossos restaurantes e café”, diz o diretor da Vila Don Patto, Tulio Patto. “Fico feliz que a Thabata, grande profissional e também querida amiga, aceitou nosso convite para passar seus ensinamentos, suas técnicas e dar todas as dicas para que nossos clientes possam deixar suas mesas bonitas em casa, já que por enquanto eles ainda não podem vir aqui”, completa.

A live gratuita, que acontece sexta-feira, dia 17 de julho, às 20h, será transmitida via instagram da própria Vila @viladonpatto em conexão com @thabatafrazao, que responderá as perguntas e dúvidas dos seguidores ao vivo.

Serviço

Nome do evento: Live sobre A Arte de Bem Receber com Thabata Frazão

Data e horário: 17/07/2020, às 20h

Custo: gratuito

Onde vai ser transmitida: https://www.instagram.com/viladonpatto

Sobre a Vila Don Patto

A Vila Don Patto é um complexo gastrônomico localizado a 65 quilômetros de São Paulo, na cidade São Roque, e que está completando dez anos. Fundada pelo filho do patriarca da família, Julio Patto, a história da Vila começa há mais de um século, quando José dos Santos Patto chega ao Brasil, vindo de Portugal, aos 19 anos, e funda a adega “Minho e D´Ouro”, e começa ali uma jornada no universo de uvas e vinhos, que segue através de seus filhos e netos.

Num espaço de 50 mil m², cercado de muito verde da Mata Atlântica, a Vila Don Patto abriga dois restaurantes – um português e um italiano que oferecem clássicos das duas tradicionais culinárias europeias em seus menus, remontando a história da família. Além disso, o centro gastronômico possui ainda choperia e cervejaria, boulangerie com produção diária, cafeteria, sorveteria, pastifício de massas artesanais, empório e adega com rótulos consagrados da marca Don Patto. Para a diversão das crianças, um playgroud, e para o descanso dos pais, um redário, garantindo aos visitantes momentos memoráveis em gastronomia e entretenimento.

O local conta ainda facilidades, como heliponto, e muita estrutura para a realização de casamentos, festas e eventos corporativos.

Recentemente, a Vila Don Patto lançou sua loja virtual, com e-commerce de vinhos e bebidas da sua marca, e com entrega para todo o país. Para conhecer a loja, acesse: http://loja.viladonpatto.com.br/

Para saber mais, acesse: www.viladonpatto.com.br

Sobre Thabata Frazão

Gestora do Luxo formada pelo Master Business Administration (MBA) da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e graduada em Arquitetura e Urbanismo também na FAAP, Thabata Frazão Figueiredo Mattar se aprofundou em Design de Interiores na Itália, na escola Santa Reparata International School of Art – em Firenze. Posteriormente ao curso, se especializou em Design em Londres – Inglaterra – no Istituto Marangoni, onde teve oportunidade de acompanhar projetos dentro do escritório de Zaha Haddid Architects, entre outros renomados arquitetos na Inglaterra.

Recentemente, Thabata cursou Edifícios Modernos de São Paulo através da FAU USP para adquirir mais conhecimentos à um projeto de reestruturação do Autódromo de Interlagos com a extensão de um Museu do Automobilismo e um parque nacional, projetado junto ao Arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012. Thabata passou por grandes empresas, trabalhando com projetos nacionais e internacionais.

Para saber mais, acesse: http://thabata.com.br

Leilão online vira febre entre brechózeiros

Vendas de brechós ganham novo formato durante a pandemia

Durante o período de isolamento devido à pandemia do COVID 19, muitos donos de brechós de Curitiba se viram obrigados a adaptar seu modelo de negócios. Agora, o que tem feito parte das vendas são os chamados “leilões online”.

As peças são leiloadas via vídeo ao vivo na internet, em que os clientes podem dar lances até arrematarem as peças desejadas. De acordo com Stacy Barbosa, organizadora do maior encontro de brechós de Curitiba, o Brechózeiros, a necessidade de se reinventar diante da crise acabou desenvolvendo essa tendência entre os brechós. “Foi um movimento que começou na internet, com poucos adeptos, mas que atualmente se tornou moda e, agora, acontece frequentemente”, conta.

Ela também comenta que com o fim dos eventos por conta da pandemia, os leilões são oportunidades para que os brechós consigam vender e os clientes possam garimpar. “Alguns brechós só estão conseguindo se manter no mercado graças aos leilões. E vale ressaltar que essa é uma oportunidade para que os clientes também atualizem o guarda roupa sem sair de casa – muitas vezes com valores em conta, que superam os próprios brechós”, diz.

No Instagram do Brechózeiros é possível ver no feed alguns dos leilões que já aconteceram. O modelo é bem simples: os lances são de R$5,00 em R$5,00 e quem der mais leva ao final do famoso “loule uma, loule duas, louse três”.

Segundo Luciane Domingues, proprietária do Brechó Stalu, os leilões tem sido de grande ajuda durante esse momento difícil. “Temos clientes que já são fieis aos leilões, mas a cada edição surgem novos interessados. É sempre um grande aprendizado para todos, além de ser muito divertido”, fala.

O tipo de leilão e de peças varia muito conforme o brechó. No caso dos leilões realizados pelo Brechózeiros, a cada edição, um brechó é convidado. A organização faz uma seleção juntamente com a proprietária da loja e as peças vão para leilão. Sempre peças de boa qualidade e todas higienizadas.

O próximo leilão via live, realizado pelo Brechózeiros, acontece hoje (16), a partir das 19h, no Instagram @_brechozeiros (https://www.instagram.com/_brechozeiros/?hl=pt-br). Todas as regras são explicadas no início, para os “novatos”, mas vale ressaltar que as compras possuem diversas formas de pagamento e de entrega, inclusive para outras partes do Brasil.

“Na edição de hoje, teremos peças de marcas conhecidas, como Marfino, Luz da Lua, Zara, Lafort, Ann Taylor, Banana Republic, Adidas, Le Lis Blanc, além de bolsas e calçados. É uma oportunidade para se conquistar peças de marca, com preços que se pode pagar”, finaliza Stacy.

SERVIÇO

LIVE - Leilão online Brechózeiros

Quando: 16 de Julho de 2020

Horário: a partir das 19h

Onde: Instagram @_brechozeiros

DROGAVET CANALIZA INVESTIMENTOS DE MARKETING PARA O DIGITAL

Desde que a pandemia começou, muitas empresas precisaram rever seus planejamentos, ações, eventos e formas de comunicar seus lançamentos previstos para o ano de 2020. Com a DrogaVET, rede de farmácia de manipulação veterinária, líder e pioneira nesse mercado, não foi diferente.

De lá para cá a equipe de marketing tem se dedicado amplamente para reverter o calendário e as ações antes pensadas para o PDV, feiras e eventos, para o universo digital. “Tivemos menos de um mês para revisar o plano, mapear as estratégias e definir as campanhas que fixarão a presença da rede no digital”, explica a sócia-fundadora da DrogaVET, Sandra Schuster.

Entre as ações mais contundentes estão as realizações semanais de lives próprias, com temas voltados à saúde animal, sempre convidando veterinários e farmacêuticos de renome no mercado pet, movimentando os mais de 88 mil seguidores no Facebook e 32 mil no Instagram da empresa. “De março para cá foram mais de 15 lives próprias alcançando milhares de pessoas com diferentes necessidades”, detalha Sandra.

Além disso, a empresa vem incentivanto a cultura nacional e patrocinando lives de artistas de diferentes localidades, especialmente onde há unidades DrogaVET, promovendo, também, ações promocionais junto a esses internautas, como foi o caso das lives juninas de Campina Grande, realizadas no mês passado, as Lives do Dia de Namorados e do Arraiá do Diogo Nogueira, na última sexta-feira (10/07).

As próximas duas lives que receberão patrocínio da rede franqueadora acontecem nos dias 17 e 31 de julho. A primeira, às 21h30, será com a dupla Chitãozinho e Xororó, e a segunda, às 21h, com o cantor Jorge Vercillo. Ambas serão veiculadas nos canais oficiais dos artitas do Youtube e também pela TV Bandeirantes. Os internautas poderão ganhar, ainda, um voucher com desconto de até 20% para a compra de produtos no site da Drogavet: www.drogavet.com.br”, explica Sandra.

Segundo a porta-voz, o objetivo da empresa é fomentar o mercado em diferentes frentes, tanto no aspecto cultural, informacional e comercial, facilitando, consequentemente, o contato dos consumidores finais com a marca de várias formas, direcionando-os aos canais de venda online da empresa, como o site, e-mail e whatsapp. “Inclusive, acabamos de lançar um novo site, que agora conecta a prescrição veterinária à emissão de pedidos feita pela tutor, tudo num mesmo ambiente web, algo totalmente inovador e disruptivo nesse mercado”, enfatiza a executiva.

Sobre a DrogaVET
Foi em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade aos animais que, em 2004, surgiu a DrogaVET. Atualmente a rede possui 50 unidades, sendo 46 franquias e 4 unidades próprias (Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis). Mais informações estão disponíveis no site: www.drogavet.com.br.

Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul recebe doação de testes rápidos para COVID–19

O município de Tijucas do Sul recebeu na tarde de hoje (14 de julho) 25 kits de testes rápidos para o COVID -19 da empresa I.G. Transmissão e Distribuição de Energia S.A. (I.G.-TD).
Para a Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul a doação é de extrema importância para o município, uma vez que nos últimos meses foram realizados cerca de 100 testes rápidos para a identificação de casos positivos do novo Coronavírus. Os kits disponíveis hoje para realização de testes rápidos são disponibilizados ao município através da Secretaria de Estado de Saúde.

“Vemos que esta é uma forma de reconhecimento e retorno de parte daquilo que as Secretarias de Saúde utilizam para o tratamento e combate ao Covid-19. É uma ajuda importantíssima, para que possamos continuar esta guerra contra o vírus, tendo insumos disponíveis para o combate”, comentou a secretária municipal de saúde, Edite Rocha.

A empresa realizou a doação com o objetivo de auxiliar a Secretaria de Saúde com insumos para que continue a realizar os exames e seja permitido identificar, antecipadamente, possíveis casos de contaminação pelo novo Coronavírus. “Queremos retribuir a atenção prestada à nossa equipe de colaboradores que atua na construção de linhas de transmissão de energia aqui no município”, explica o gerente do departamento de Segurança e Meio Ambiente da I.G.-TD, Silvio Cantieri.

Cuidados

No mês de junho, parte dos colaboradores da empresa fez os testes rápidos no município e alguns apresentaram resultados positivos. Para garantir a saúde dos trabalhadores e da população local, com a orientação da Vigilância Sanitária, a I.G.-TD fez com que todos os colaboradores realizassem novos testes mais avançados, os chamados de RT-PCR.

Após os resultados positivos de seus colaboradores, que foram isolados, cumpriram os protocolos de saúde e segurança e já se encontram aptos ao desempenho de suas atividades, a empresa reforçou ainda mais seus protocolos de segurança, higienizou e sanitizou as áreas de trabalho, reforçou a comunicação visual com informações sobre saúde e segurança, distribuiu máscaras e álcool gel a toda sua equipe, para evitar novos contágios.

Para o gestor da I.G “os testes são importantes, pois ajudam o poder público a compreender mais sobre a dinâmica deste novo vírus e a desenvolver formas de controle à pandemia. A saúde e a segurança dos colaboradores da empresa, assim como o respeito e a convivência harmônica com toda a comunidade na qual interage são valores inegociáveis e sobre os quais a companhia está firmemente comprometida”.

“A entrega dos kits utilizados com nosso público era um compromisso que assumimos com o município e ficamos satisfeitos em fazer isso nesta terça-feira. Esperamos que mais empresas possam submeter suas equipes aos testes, de modo que – juntos – possamos superar essa pandemia que compromete a saúde de toda a população”, finaliza Cantieri.

Sugestão de legenda

Da esquerda para a direita, o prefeito César Matucheski, o engenheiro de segurança da I.G.-TD, Daniel de Oliveira Bittencourt, a secretária de saúde Edite Rocha, equipe da vigilância sanitária: Hilna Bueno, Elaine Castro Neves e a coordenadora municipal da Vigilância Sanitária, Helen Aline Melo

Crédito da foto

Prefeitura de Tijucas do Sul| Gabriela de Lima Silva

NOVA PLATAFORMA DE MOBILIDADE COMANDA AÇÃO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NA RODOVIÁRIA DE CURITIBA

Atenta à importância do distanciamento social para reduzir a propagação da Covid-19, a plataforma de mobilidade EMBARCA.AI, em parceria com a URBS, tem realizado ações na Rodoviária de Curitiba para promover a conscientização entre os passageiros que precisam passar pelo local. O objetivo é fazer com que as pessoas respeitem a distância recomendada pela OMS e ajudá-las a seguir todas as orientações para viajarem com mais segurança. Durante a ação, a EMBARCA.AI tem sinalizado o distanciamento em filas, portões de embarque, catracas e, inclusive, distribuído máscaras de proteção para quem precisa viajar.

Mesmo com o fluxo de pessoas reduzido em tempos de pandemia, no mês de junho, segundo a URBS, cerca de 40 mil passageiros passaram pela rodoviária. A adesivagem, sinalizando o distanciamento no local, teve início em 29 de junho e deve durar até o fim do decreto de distanciamento social.

“Em tempos tão difíceis, sabemos que não são todas as pessoas que têm a possibilidade de ficar em casa. Por isso, a EMBARCA.AI está liderando ações de distanciamento social na rodoviária de Curitiba. Nosso objetivo é oferecer informações úteis a todos que precisam circular pela rodoviária nesse momento, colaborando para a manutenção da distância entre pessoas, comprovadamente uma das condutas mais eficazes na contenção da disseminação da doença”, diz o CEO e fundador da plataforma EMBARCA.AI, Felipe Busnardo Gulin.

Crédito das fotos: Bruno Tadashi.

Inverno e pandemia da COVID-19 sugerem preocupação maior com a imunidade

Especialista em saúde da família dá dicas de alimentos e suplementos para fortalecer o sistema imunológico

Uma alimentação balanceada fornece todos dos nutrientes essenciais para manter a saúde em dia. Segundo a nutricionista, especialista em nutrição clínica e saúde da família, e diretora técnica do Nina Nutri Alimentos Saudáveis, Priscila Freiberger, com o passar dos anos, o organismo pode apresentar dificuldades para absorver vitaminas e mineiras. “Nos exames anuais, é importante analisar os níveis dessas substâncias no organismo, para avaliar se a absorção está adequada para manter o corpo em equilíbrio”, explica.

A pandemia da COVID-19 trouxe uma preocupação maior com a imunidade, ainda mais nos meses do inverno, que as infecções respiratórias acontecem com maior frequência. Um estudo de cientistas da Universidade de Turim, na Itália, constatou que muitos pacientes internados por conta do novo coronavírus apresentavam baixos níveis de vitamina D no organismo, levantando uma preocupação maior sobre a influência dessa e outras vitaminas no nosso sistema imunológico. “Não existe uma vitamina ou suplemento que impeça o contágio do coronavírus, mas tanto nessa como nas demais doenças, quando a imunidade está mais forte, a resposta à doença é melhor”, explica a nutricionista.

Confira as dicas da especialista para manter-se fortalecido com a ingestão de vitaminas e minerais:

- Vitamina D: o nutriente está ligado ao aumento da força, função e equilíbrio musculares, e estudos sugerem que a vitamina D talvez ofereça proteção contra vários tipos de câncer, esclerose múltipla e doença de Parkinson. Ela pode ser produzida no organismo pela ação da luz solar em contato com a pele. Em média duas horas de exposição por semana já garante que o corpo consiga sintetizar a quantidade adequada da vitamina. A suplementação é indicada quando o indivíduo não consegue se expor ao sol e não consome alimentos fonte da vitamina D, como sardinha, gema de ovo, queijos, bife de fígado;

- Vitamina C: ajuda na ação antioxidante e contribui no combate aos radicais livres, estruturas responsáveis pelo envelhecimento das células. Ela pode ser encontrada em frutas como abacaxi, laranja, acerola, goiaba, limão, tangerina, morango, caju e kiwi, e nos legumes e verduras, como pimentão, rúcula, alho, cebola, tomate, agrião e alface, além de comprimidos efervescentes, suplementos e complexos vitamínicos;

- Omega-3: muito conhecido por combater a baixa imunidade e estimular o pleno funcionamento do sistema nervoso e imunológico, além de proteger a saúde cardiovascular. A principal fonte natural são os peixes, como salmão, atum, sardinha, truta e cavala;

- Probióticos: são formados por bactérias que existem naturalmente no intestino humano e atuam de forma benéfica. A ingestão de probióticos combate os agentes patológicos, protege o organismo, além de auxiliar o processo de digestão, já que 70% da saúde do sistema imunológico é controlada pelo sistema gastrointestinal. O kefir de água ou de leite, por exemplo, é um probiótico natural.

Priscila lembra que manter uma alimentação variada, com o consumo de frutas, verduras, bons carboidratos e proteínas, além de controlar o estresse e dormir bem são essenciais para manter a saúde em dia. “É importante consultar o médico periodicamente para avaliar o bom funcionamento do organismo e analisar a necessidade de ajustes de vitaminas e mineiras no corpo”, finaliza.

Sobre a Nina Nutri Alimentos Saudáveis:

Sob a curadoria da nutricionista Priscila Freiberger, especialista em nutrição clínica e saúde da família, o Nina Nutri Alimentos Saudáveis oferece produtos com foco na alimentação saudável, como vitaminas, suplementos, produtos veganos, além de alimentos, bebidas e cosméticos, com consultoria online para direcionamento e indicação dos melhores insumos de acordo com o objetivo de cada um, visando a nutrição saudável, bem-estar e qualidade de vida.

Shopping Mueller retoma suas atividades para o público

A partir desta quarta-feira 15, o Mueller reabre para o público, com horário reduzido, e seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde

O Shopping Mueller está, novamente, de portas abertas a partir desta quarta-feira (15). O atendimento segue com horário reduzido, das 12h às 20h, de segunda à sexta, e continuam os serviços de drive thru e delivery. Para trazer mais segurança para os clientes e lojistas, o Mueller segue com as medidas preventivas orientadas por organizações de saúde e por decretos municipais e estaduais.

Para quem acessar o interior do Mueller, é obrigatório o uso de máscaras. As crianças de até 12 anos e os adultos com 60 anos ou mais, não podem entrar no shopping, como uma forma de proteção. Em vários pontos estratégicos do empreendimento, os clientes encontram álcool em gel para higienização das mãos. Nos banheiros, o número de cabines sanitárias foi reduzido para maior controle na limpeza entre um uso e outro. Escadas rolantes, tapetes, ar condicionados e móveis em que há o toque de pessoas são constantemente higienizados e sanitizados.

O Mueller continua com o serviço de drive thru, em que o cliente entra em contato com o lojista via WhastApp e marca um horário dentro do estacionamento do shopping para a retirada e o pagamento do produto. Tudo isso, sem sair do carro. E para aqueles que preferem ficar na segurança de sua casa, o delivery continua ativo. Para ambos os serviços, o Mueller disponibiliza em seu site (www.shoppingmueller.com.br) a lista completa das lojas e seus contatos para efetuar a compra e agendar a entrega.

SERVIÇO:
Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)
Telefone: 41 3074-1000
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba
Instagram: @muellercwb

Leilão de Design e Bazar de Moda do “Somos + Arq. PR” volta nesta semana com produtos pela metade do preço

Toda a renda adquirida continua sendo revertida para a compra de cestas básicas e itens de higiene.

Para participar, basta acessar o site: http://somosmaisparana.guimuller.com.br/ , fazer o cadastro, clicar em Leilão de Design ou Leilão de Moda e dar o lance. Desta vez, o leilão contará com lance único. Ao comprar a peça, o interessado deve entrar em contato com o responsável do produto para retirar o mesmo. No site não é preciso cadastrar os dados do cartão.

De abril até o último fim de semana, no dia 11 de julho, o grupo, composto por arquitetos e designers do Paraná, já distribuiu 170 toneladas de alimentos e 11.397 kits, com itens de higiene, álcool gel e panfletos com informações sobre o Covid-19 para comunidades de Curitiba e Região Metropolitana. Todos os sábados os profissionais se reúnem no estacionamento da loja parceira do projeto Florense Carlos de Carvalho, que gentilmente promove um café da manhã para os envolvidos na ação solidária, antes da saída para as entregas. Além da distribuição dos itens, o grupo também se envolve na produção de Álcool Gel, ação liderada pela arquiteta Caroline Bollmann em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Voluntários se reúnem semanalmente para ajudar a produzir, envazar e embalar o produto.

O projeto Somos + Arq. PR nasceu do grupo “Juntos Somos Mais Arquitetos”, que reúne arquitetos de São Paulo com o objetivo de angariar fundos, alimentos e itens de higiene para pessoas em situação vulnerável. A iniciativa se espalhou de forma rápida pelo Brasil e já conta com mais de 3800 envolvidos. No Paraná, a ação é liderada pelos arquitetos Jayme Bernardo, Elaine Zanon e Jorge Elmor.

Os interessados em colaborar, também podem realizar depósitos de qualquer valor na conta conjunta: Bradesco (237), agência 5753 e conta corrente nº 20.861-2. O CPF para a transação é 462.689.369-49, do arquiteto Jayme Bernardo. As cestas básicas têm um custo médio de R$65, mas qualquer valor está sendo arrecadado. Para a doação do álcool líquido, para a produção do álcool gel, as empresas interessadas podem fazer contato com a arquiteta Caroline Bollmann pelo telefone (41) 99977-1943.

Sobre Somos + Arq. PR

O “Somos + Arq. PR” é uma rede de arquitetos e designers, liderados no Paraná por Jorge Elmor, Jayme Bernardo e Elaine Zanon, em uma ação nacional, buscando ajudar famílias carentes no período de pandemia. No Paraná, o grupo é formado por mais de 200 arquitetos e designers de todo o estado.

Somos + Arq. PR
Site: http://somosmaisparana.guimuller.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/pr.somosmais.arq/
Arrecadações:
Bradesco (237) | ag. 5753 | conta corrente 20.861-2 | CPF: 462.689.369-49