Boteco do Ratinho reúne grandes artistas do samba e do sertanejo nesta quarta-feira (15)

Alexandre Pires, Ferrugem, Fundo de Quintal, Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Gusttavo Lima, Eduardo Costa, Marília Mendonça e Maiara & Maraisa

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=173913&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%2540CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%40CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.4downloadAttachment&Message%5Buid%5D=173913&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%2540CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%40CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.3downloadAttachment&Message%5Buid%5D=173913&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%2540CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%40CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.5downloadAttachment&Message%5Buid%5D=173913&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%2540CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP152MB3253AEE837A6190DD770D97FEB7E0%40CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.6
Crédito: Lourval Ribeiro/SBT
Mais fotos no link: https://photos.app.goo.gl/ecnfYpimWMkgPZ6F7

O Boteco do Ratinho será especial desta quarta-feira, 15 de julho , às 22h45. O programa vai relembrar a participação e o encontro de grandes aristas no palco. O samba representado por Alexandre Pires, Ferrugem e Fundo de Quintal, o sertanejo vem com Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Gusttavo Lima, Eduardo Costa, Marília Mendonça e Maiara & Maraisa. Eles cantam seus sucessos e contam as novidades de suas carreiras para o Ratinho .

O Programa do Ratinho vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 22h45. Site oficial: http://www.sbt.com.br/ratinho

A Cloth é uma empresa familiar que surgiu no contexto mais difícil do país, o período da pandemia.

A Cloth é uma empresa familiar que surgiu no contexto mais difícil do país, o período da pandemia. A marca é responsável pela fabricação de máscaras de proteção feitas de neopreme, processo automatizado que evita o máximo de contato direto com o produto, evidenciando ainda mais a sua qualidade com a entrega de um produto de qualidade. Visto que a responsabilidade se estende em diversas demandas a empresa detém de ações sociais de doações para diversos locais a fim de certificar a segurança de grande parcela social. Levar segurança nesse período não é uma tarefa fácil, mas a Cloth exerce seu papel se tornando assim a máscara da família brasileira.

Benefícios da música na pandemia é tema de live da comunidade ítalo-brasileira

Nesta quarta-feira (15), às 18h30, o diretor da Unicultura Ricardo Trento participa da live ''O italiano que você é'' no perfil do Presidente do Comites PR/SC no Facebook, Luis Molossi primeiro suplente de Deputado no Parlamento Italiano na América Latina.

A conversa terá como tema principal a música e como suas diferentes manifestações têm ajudado a vida das pessoas neste momento de pandemia.

A transmissão ao vivo também terá a participação da médica e coralista Malu Pessole Biondo, do pianista, maestro e professor Ricardo Serenelli e da professora membro do COMITES PR/SC Neide de Pellegrin.

Sobre a Unicultura - Desde 2008, desenvolve projetos de arte e cultura em suas mais diversas linguagens artísticas. Também realiza ações educacionais e de desenvolvimento profissional por meio de oficinas, cursos e palestras. Entre seus projetos estão o Bravíssimo, Trupe da Saúde, Concerto das Rosas, Curso de Conservação e Restauro, entre outros.

Serviço:
''O italiano que você é'' - Música, Folclore, Coral, Clássica
Data: quarta-feira, 15 de julho de 2020
Horário: 18h30
Facebook: https://www.facebook.com/LuigiMolossi
Youtube: https://www.youtube.com/user/LuigiMolossi

Ambientes aconchegantes durante o inverno com aquecedores elétricos são os novos aliados contra o Coronavírus

Equipamentos Cadence são as soluções térmicas perfeitas para os meses de frio.
As baixas temperaturas do outono e inverno estão chegando. A previsão para esse ano, principalmente no sul do país, é que as ondas de frios sejam mais intensas do que nos anos anteriores e que, além disso, o frio chegará mais cedo.

Todos já conhecem os benefícios dos aquecedores elétricos, que trazem alívio térmico para qualquer tipo de ambiente. Mas, em tempos de pandemia do Coronavírus (COVID-19), os Aquecedores Elétricos também podem ser grandes aliados para manter o ambiente agradável para ficar em casa.

Isso porque, os especialistas alertam para a importância de deixar os ambientes ventiladores e arejados, mesmo com o clima frio, e os aquecedores elétricos podem ajudar a manter os espaços aquecidos e aconchegantes, mesmo com as janelas abertas.

Pensando nisso, a Cadence – marca da Newell Brands, indica sua linha de aquecedores, que promovem ambientes mais confortáveis, com a temperatura escolhida. Entre as sugestões da marca, destaque para o lançamento do Aquecedor Halógeno Mercury (AQC305), que transforma qualquer espaço em um ambiente quentinho e agradável.

Com um sistema de aquecimento diferenciado, que utiliza elementos de halogênio ao invés das tradicionais bobinas elétricas ou gases, o Halógeno Mercury é um aquecedor elétrico leve e compacto, com alça de transporte que permite ser levado para qualquer lugar da casa. Conta controle de temperatura com três níveis de aquecimento e downloadAttachment&Message%5Buid%5D=172352&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C020c01d648ce%2524d3f96c90%25247bec45b0%2524%2540webcable.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C020c01d648ce%24d3f96c90%247bec45b0%24%40webcable.com.br%3E-1.5sistema de oscilação horizontal, que garante maior alcance e vazão para espalhar o calor pelo ambiente.

Possui ainda com sistema de desligamento automático, no caso do produto ser acidentalmente derrubado. E garante ainda mais segurança através de sua grade frontal para proteger as haletas de aquecimento em caso de quedas.
Uma dica importante para a utilização do produto é manter os ambientes ventilados, mesmo em dias de baixas temperaturas, garantindo assim uma boa qualidade do ar em qualquer tipo de ambiente e, ao mesmo tempo, prevenindo contra a COVID-19.

Com os aquecedores Cadence, ficou fácil aproveitar as estações mais frias do ano, além de combater o Coronavírus, em um ambiente climatizado, aconchegante e sofisticado.
Sobre a Newell Brands Brasil:
A Newell Brands Brasil, líder mundial de produtos de consumo com um amplo portfólio de marcas reconhecidas, entre as quais se destacam: Oster®, Cadence®, Paper Mate®, Sharpie®, Dymo®, EXPO®, Parker®, Elmer’s®, Invicta®, Coleman®, Marmot®, Sunbeam®, FoodSaver®, Mr.Coffee®, Rubbermaid Commercial Products®, Graco®, Baby Jogger®, NUK®, Lillo®, Calphalon®, Rubbermaid®, Contigo®, First Alert®, and Yankee Candle®.

Para milhões de consumidores, as marcas da Newell Brands facilitam a sua vida, onde vivem, aprendem, trabalham e se divertem.

Friboi patrocina Arraia do Enzo Rabelo

Neste domingo (12), a partir das 17h, empresa promoverá sua linha de espetinhos em live junina do artista mirim

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=173613&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253C00f101d656ea%2524c02d0440%252440870cc0%2524%2540jbs.com.br%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3C00f101d656ea%24c02d0440%2440870cc0%24%40jbs.com.br%3E-1.1.6São Paulo, 10 de julho de 2020 – A Friboi será uma das patrocinadoras oficiais do evento online Arraia do Enzo Rabelo, artista mirim que é filho do cantor Bruno, da dupla com Marrone. A live será realizada neste domingo (12), a partir das 17 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal Enzo Rabelo do Youtube. Para curtir o clima de festa junina, a marca reforçará um dos produtos mais consumidos no país, os Espetinhos Friboi. Afinal, essa é uma das épocas mais gostosas e divertidas do ano, marcada pelas danças, brincadeiras, doces e muita comida típica.

Neste ano, em virtude do distanciamento social, o tradicional arraial será no formato digital. E para um arraial virtual de respeito o que não pode faltar é praticidade. Por isso, a Friboi aposta em quatro opções de espetinhos para serem degustadas durante o show, são elas: carne bovina, carne bovina com bacon, kafta e costela bovina. Com agilidade no preparo, saboroso e rico em proteínas, a linha de Espetinhos Friboi é perfeita para curtir as festas juninas.

O evento será apresentado pela youtuber Júlia Franco. Durante a transmissão, o público também contará com ativações no Instagram oficial @FriboiBrasil como parte das ações de merchandising realizadas durante o evento, além de projeções da marca na área da churrasqueira e na tela principal do show online.

Sobre a Friboi
Com mais de quatro décadas de história, a Friboi – unidade de negócios de carne bovina da JBS – revolucionou o mercado ao descomoditizar a carne bovina brasileira e construir uma marca referência no mercado. A empresa mantém algumas das marcas de carne bovina mais reconhecidas do Brasil, com um amplo portfólio de produtos, composto pela homônima e líder de mercado Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, Reserva Friboi, 1953 Friboi e Swift Black, que atendem a diversos públicos. Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. A Friboi está presente em mais de 150 países e, atualmente, conta com 37 unidades produtivas em todo o Brasil.

Villa Country celebra 18 anos virtualmente com projeto exclusivo “Encontro de Gerações”

Villa Country celebra 18 anos virtualmente com projeto exclusivo "Encontro de Gerações"

Rionegro e Solimões, Yasmin Santos e Diego e Arnaldo comemoram a maioridade da casa no sábado, 18 de julho, às 19h.

Fotos em alta podem ser baixada no link: https://cutt.ly/opshehX

Unir talentos, gerações e pessoas apaixonadas pela música sertaneja sempre foi a grande missão do Villa Country, que comemora seus 18 anos de existência. Desta vez, de uma forma diferente, mas com o mesmo propósito. Se a maneira de conexão com o público é virtual, que seja em grande estilo com um Encontro de Geraçõesde artistas.

O projeto reunirá Rionegro e Solimões, Diego e Arnaldo, Yasmin Santos e outros convidados, às 19h, com transmissão pelo canal oficial dos artistas e é claro, da aniversariante Villa Country, no YouTube. E a escolha dos cantores não foi aleatória: Rionegro e Solimões foi a primeira dupla a pisar no palco da casa em 2002. Yasmin fez estreia e deixou sua marca. Diego e Arnaldo também sentiram o gostinho de se apresentar num dos palcos sagrados da música sertaneja.

“Se tem um lugar que a “sola da bota” estala é o Villa Country, e o bicho vai pegar nesta festa.”, comentam os anfitriões da festa. Já Yasmin Santos não contém a emoção por fazer parte da comemoração: “Tenho 20 e, nem no melhor dos meus sonhos imaginei cantar parabéns para a casa que sempre foi para mim como uma meta, porque cantar no Villa Country é um dos primeiros passos para consolidar uma carreira”. Diego e Arnaldo entendem o tamanho da responsabilidade deste encontro, “Sabe a sensação de ganhar um presente de aniversário dos outros?…rs Nos sentimos assim: Rionegro e Solimões, Villa Country e Yasmin todos juntos e misturados, é muito surreal."

A maior e mais temática casa sertaneja do Brasil já apresentou vários nomes, hoje consagrados, como Marília Mendonça, Henrique e Juliano, Cristiano Araújo e por aí vai. E chegar a maioridade mantendo a mesma qualidade e público é algo quase inédito no mundo do imediatismo, mas o Villa Country conseguiu e, seguramente ainda irá comemorar por muito mais tempo.

CURIOSIDADES SOBRE O VILLA COUNTRY

O Villa Country não é apenas uma casa noturna. Além dos melhores shows e estrutura física cuidadosamente pensada para oferecer uma experiencia totalmente diferenciada e apaixonante aos seus clientes, conta com uma rádio com programação própria transmitida via IOS e Android localizada no interior da balada e a Villa Country Band, arregimentada por Carlinhos Anhaia, responsável por todo departamento artístico e escala de shows que são exibidos na casa.  Foram mais de 5.000 apresentações e cerca de 14.000.000 de pessoas assistiram a banda, tornando-se referência nacional no estilo Country. “O Villa Country foi palco de shows históricos, muitos deles sold-out. Chitãozinho e Xororó, Edson e Hudson, Bruno e Marrone, Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Marilia Mendonça, pra citar alguns”, recorda. “Tivemos também muitos DVDs gravados na casa. Rionegro e Solimões – “Do Jeito da Gente” (2006), César Menotti & Fabiano - “Memórias Anos 80 & 90” (2014)e Simone e Simaria – “Bar das Coleguinhas 2”  (2020) são alguns”, pontua Carlinhos.

 

18 pontos que tornam o Villa Country a casa mais importante da América Latina
Por Carlinhos Anhaia   

1) Toda a decoração da casa veio dos Estados Unidos, das cidades do Texas e de Nashville, contribuindo com a ambientação e a temática Country.

2) Desde a inauguração, o Villa Country lançou os maiores sucessos da música Country e Sertaneja, em primeiríssima mão!

3) Pessoas que nasceram em 2002, mesmo ano de inauguração, já podem frequentar a casa!

4) Villa Country é a casa sertaneja com mais ambientes, cada um com pontos de destaque e diferenciais. A casa atende a todos os gostos, desde quem prefere sentar e conversar até quem gosta de se jogar na pista.

5) Artistas que são referência no mundo sertanejo frequentavam o Villa Country antes da fama. E muitos continuaram frequentando após a fama.

6) Todos os artistas sertanejos renomados já se apresentaram nos nossos palcos.

7) O Villa Country foi eleito a melhor balada de São Paulo pelos leitores da Revista Veja.

8) Alguns dos mais famosos DVDs do país foram gravados aqui.

9) É a casa onde se apresentam mais artistas em uma mesma noite, média de 10 por noite.

10) A casa é tão bonita que qualquer um dos ambientes pode ser um cenário para fotos e vídeos!

11) O Villa Country foi palco de lançamento das novelas América e Bang, Bang, da Rede Globo.

12) Dentro da casa, também é possível viver uma experiência gastronômica incrível no restaurante John Wayne.

13) A estrutura da casa foi pensada para gerar maior conforto à sua noite. Caixas e bares em vários pontos; chapelaria e lojinha de roupas e acessórios; bagueteria e hamburgueria, além de espetos; bilhar e camarotes no segundo andar; isso sem contar com as 2 pistas com música ao vivo, uma mais acústica, voz e violão, e outra com uma banda completa!

14) O Villa Country capricha nas festas e datas temáticas como Carnaval, Festa Junina e Halloween, desde a fachada até a caracterização da casa! Arrasta multidões com seu trio elétrico sertanejo no Carnaval; empolga com as barraquinhas de comida e brincadeiras típicas da Festa Junina, além da quadrilha tradicional; aterroriza no Halloween, com atores contratados, concurso de fantasia e premiações imperdíveis!

15) A casa tem uma banda própria, a Villa Country Band, que tem 3 álbuns próprios com várias músicas autorais!

16) O Villa Country oferece aulas de dança Country antes do show e personal dancers na pista durante a noite.

17) A história da música Country e Sertaneja no Brasil e a história do Villa Country estão interligadas, caminhando juntas! São 18 anos lançando sucessos e alavancando carreiras, fazendo grandes parcerias e mantendo o country e o sertanejo sempre vivos, desde o modão, passando pelo sertanejo 90 e até o universitário.

18) E acima de tudo, o Villa Country está há 18 anos promovendo alegria e encontros de pessoas. Aqui, muitas amizades começaram e muitos casais se formaram. Muitas pessoas tiveram momentos únicos em suas vidas na nossa casinha de madeira: despedidas de solteiro/a, primeiros encontros, pedidos de casamento, pais trazem os filhos e filhos trazem os pais. São 18 anos unindo pessoas através da música e da diversão e que venham muitos anos e muitas histórias mais!

Sobre o Villa Country:

A casa mais sertaneja do Brasil comemora sua maioridade em julho de 2020. Com um projeto visionário, a Villa Country abriu suas portas em 2002, tendo como primeira dupla a fazer um show, ninguém menos que Rionegro e Solimões. Pioneira, tornou-se referência e, seguramente, contribuiu para que a música sertaneja se tornasse a potência que é nos dias atuais. Poucas casas noturnas alcançam vida tão longa e tão cheia de boas histórias, com shows inesquecíveis dos maiores artistas do segmento no país. Com público fiel, a Villa Country recebe semanalmente cerca de doze mil pessoas - em dias de apresentações de artistas conhecidos do grande público, esse número pode dobrar.

O Villa Country é a maior e mais tradicional casa temática do Brasil, opção para quem quer curtir boa música sertaneja, que navega no country, sertanejo de raiz, moda de viola até o famoso sertanejo universitário. Sua fachada reproduz um cenário de filme de Velho Oeste. Em seu espaço, há ambientes como a Praça Sertaneja, Saloon, Praça Caipira e Praça do Cavalo, que dão charme ao local, com destaque para o Restaurante John Wayne, que além de trazer o sabor da comida texana, garante conforto para seus clientes que preferem um clima intimista.

São 12 mil m² divididos em casa de shows, restaurantes, pista de dança, mesas de bilhar, cachaçaria, loja de roupas, café, sete bares, camarotes, espaço para convenções e a rádio Villa Country FM, comprometida em tocar música de qualidade.

Muitos nomes tiveram a casa como seu placo principal em seus primeiros shows de carreira. Cristiano Araújo Zé Neto e Cristiano, Luan Santana, Jorge e Mateus foram só alguns nomes que passaram pelos palcos da balada quando estavam no início de carreira. “O Villa Country é o tipo de casa que leva a cultura sertaneja adiante. Ela abre as portas para os artistas iniciantes e os coloca na vitrine para o público. Vida longa a essa casa tão importante”, completa Rionegro.

Sobre Yasmin Santos

Vinda da periferia do Guarujá tornou-se conhecida em sue primeiro lançamento, “Saudade Nível Hard”, de lá para cá só cresce. Com pouco mais de dois anos de carreira, Yasmin dividiu o palco com Marília Mendonça, Wesley Safadão, Maiara e Maraisa e Gustavo Mioto em seu mais recente trabalho.

Sobre Diego e Arnaldo

Diego e Arnaldo foram descobertos na cena musical de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, eles contam com um público fiel, participativo, que canta e se emociona durante todo o repertório, que já inclui sucessos como: “Regras”, com mais de 70 milhões de execuções entre Spotify e Youtube; “Se Eu Te Procurar” e “Sofri Em Dobro”. Os dois seguem fazendo sucesso por onde passam, incluindo recorde de público em eventos em Palmas, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia, além de serem figuras constantes em grandes festivais como Rio Preto Country Bulls e Ribeirão Country Festival. Em agosto de 2019 fizeram sua estreia no palco principal de Barretos e foi a realização de um sonho tanto para a dupla como para o escritório Mega Produções Artísticas. “Foi inesquecível estar naquele palco e ver todas as pessoas cantando junto com a gente”, descreve Arnaldo.

Sobre Rionegro e Solimões

Rionegro e Solimões completou no dia 1 de Abril, 31 anos de carreira levando nas costas o lema "Bote um sorriso na cara e mande embora a solidão", Rionegro e Solimões chegam a essa marca sendo uma das duplas mais respeitadas do Brasil, colecionando números extremamente satisfatórios. Entre coletâneas e registros de sucesso, eles somam mais de 300 músicas gravadas, 19 CDs e 4 DVDs.  Nestes anos, já subiram no palco mais de 7.000 vezes, venderam mais de 13 milhões de cópias e bateram recorde de público em festas de peão. Como reconhecimento, receberam dezenas de discos de ouro, prata, platina e platina dupla. Em tempo: eles foram os segundos artistas nacionais a gravarem um DVD no Brasil. O primeiro foi Caetano Veloso. Alguns de seus sucessos fizeram parte da trilha sonora das novelas Laços de Família ("Peão Apaixonado", 2000), Cabocla ("Floresce", 2004), América ("Na Sola da Bota", 2005) e A Favorita ("Vida Louca, 2008).

Live - 18 anos de Villa Country - Encontro de Gerações

Data: 18/08/2020 sábado
Horário de início: 19h
Transmissão pelos canais oficiais:

Villa Country
https://www.youtube.com/VillaCountryOficial

Rionegro e Solimões
https://www.youtube.com/user/rnegroesolimoes

Yasmin Santos
https://www.youtube.com/yasminsantosoficial

Diego e Arnaldo
https://www.youtube.com/DiegoeArnaldo

Pesquisas revelam dados sobre crise econômica causada pela pandemia e home office na quarentena

Confira duas sugestões: Crise econômica deve ser longa e duradoura / Trabalho remoto na quarentena tem causado sobrecarga

PAUTA 1

Crise econômica causada pela pandemia será longa e rigorosa como a dos anos 30, aponta relatório feito na UFPR
A pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, tem assolado o mundo inteiro e desencadeou uma crise econômica mundial que pode ser comparada à Grande Depressão, ocorrida nos 30 (século XX) após a quebra da bolsa de valores e considerada uma das mais graves recessões econômicas já vividas. É o que revela o relatório “Brasil e o mundo diante da Covid-19 e da crise econômica”, produzido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Por dois meses o grupo de estudo reuniu bibliografia, acompanhou sites e blogs e seguiu com atenção as questões econômicas procurando constituir um acervo de informações e dados que reflitam o cenário econômico nacional e mundial e que sejam úteis à sociedade. A partir destas observações, os pesquisadores concluíram que a crise deve ser mais longa e mais profunda do que muitos relatórios de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) sugerem.

Um dos motivos que leva a esse entendimento é o fato de que a recuperação das atividades econômicas será difícil, a exemplo dos ramos do turismo, dos esportes e do entretenimento. Essa situação é agravada pela transição produtiva que resultou em novas plataformas não disponíveis para toda a população. O home office, por exemplo, não é uma norma laboral a todos e muitos perderam definitivamente os seus empregos.

De acordo com os estudiosos, na verdade a pandemia funcionou como um gatilho para agravar a crise econômica de boa parte dos países, pois o ritmo de crescimento global já se mostrava débil. “Poucos países antes da pandemia apresentavam crescimento robusto. As medidas exigidas para frear os contágios dessocializam a vida e a economia. Os prognósticos mostram uma queda monumental e não há sinais claros de como poderá ocorrer uma recuperação”, revela Demian Castro, coordenador do projeto e professor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

O Brasil é um desses países que já passava por um momento econômico desfavorável antes do coronavírus, ao apresentar recuo da produção industrial, queda dos investimentos, altos níveis de desemprego, informalidade e precarização do trabalho. “Simultaneamente, nunca o Estado esteve tão amarrado e impossibilitado de, pelo menos, articular políticas anticíclicas. Com relação à pandemia, a falta de coordenação com os governos subnacionais, a abertura prematura de atividades econômicas e a falta de uma política industrial de emergência para a cadeia produtiva da saúde colaboraram para agravar este cenário”, analisa o professor.

Crise no mundo
Assim como todos os países foram atingidos pela doença, todos também têm sentido e sentirão, por um tempo, os reflexos econômicos por ela causados. Segundo o relatório, existe uma relação direta entre a forma como os países se posicionaram perante a covid-19 e a saúde com as consequências na economia.

O documento aponta que os países que estão se saindo melhor são os que têm serviços de saúde mais preservados ou souberam prevenir com firmeza seu congestionamento; aqueles que conseguem testar mais e identificar a população de risco; os que mostram maior grau de coordenação; e os que conseguem demonstrar maior autoridade e clareza quanto aos interesses diante das pressões de grupos econômicos de origem comercial.

“Com lockdown, testagem e monitoramento rígidos, China, Coréia do Sul, Nova Zelância, Singapura, Austrália, Alemanha, Cuba, Venezuela e Argentina devem se recuperar mais rápido”, aponta Castro. Ele acredita, ainda, que Brasil e Estados Unidos adotaram um posicionamento errado ao negarem a ciência e não se aparelharem para atender a população, bem como a Índia, cuja situação está fora de controle atualmente. “Para que os impactos sejam sentidos em menor intensidade no Brasil, o país teria que promover um confinamento radical de pelo menos três semanas”.

Confira a matéria completa no site: https://bit.ly/3gLoid0

PAUTA 2
Trabalhar de casa durante a pandemia tem causado sobrecarga nos trabalhadores, revela pesquisa da UFPR
Pessoas que estão trabalhando de casa forçadas pela quarentena encontram-se mais sobrecarregadas e em um ritmo mais acelerado. Em contrapartida, a flexibilidade no horário e não precisar enfrentar o trânsito no deslocamento são os pontos positivos da modalidade. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Grupo Estudo Trabalho e Sociedade (GETS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Rede de Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir).

O estudo, que teve o objetivo de compreender as condições gerais dos trabalhadores e a adaptação quanto à mudança do trabalho presencial para o trabalho remoto em razão da crise causada pela covid-19, alcançou cerca de mil respostas de profissionais dos mais diferentes segmentos, categorias e funções, contemplando, na maior parte, trabalhadores do setor público (65,12%) e com alto nível de escolaridade da cidade de Curitiba.

O aumento considerável de dias e horas de trabalho durante a pandemia foi um dos aspectos constatados nos resultados da pesquisa. Do total de trabalhadores entrevistados, 34,44% estão exercendo suas atividades laborais por mais de oito horas diárias, isso é mais que o dobro de pessoas que antes adotavam essa prática, e 17,77% trabalham os sete dias da semana. Para quase metade dos respondentes (48,45%), o ritmo de trabalho ficou mais acelerado no home office.

Giovanni Allam Taborda, analista de tecnologia da informação, não participou da pesquisa, mas também está em home office desde o início de março. Ele conta que tem passado mais horas trabalhando desde que iniciou na modalidade, pois as demandas têm chegado por diversos canais diferentes. “Além dos meios oficiais, chegam tarefas por e-mail e aplicativos de mensagem. Como trabalho na área de redes, os solicitantes geralmente precisam de uma resposta rápida”. Para ele, a atuação profissional agora está mais voltada a cumprir metas e demandas, do que apenas cumprir o horário de serviço.

A maior dificuldade apontada pelos entrevistados, nesse contexto, foi a falta de contato com os colegas de trabalho (60,55%), seguida pelo número de interrupções (54,59%) e dificuldade em separar a vida familiar da vida profissional (52,91%). Sendo que a maioria (61,15%) afirmou ter experimentado alguma dificuldade ao executar o trabalho remotamente. Nesse quesito as pessoas puderam marcar mais de uma alternativa.

Apesar da falta de contato presencial, Taborda revela que no caso dele a comunicação com os colegas melhorou, pois agora são realizadas reuniões de equipe toda semana. “Não era uma prática comum na unidade e agora virou rotina. Cada um descreve o que fez no período e as dificuldades enfrentadas. Tentamos nos ajudar nos desafios e problemas que aparecem”.

Por outro lado, a flexibilidade de horários (69,09%), não enfrentar trânsito (66,23%) e a menor preocupação com a aparência (58,61%) foram citadas como facilidades dessa forma de trabalho. Também nessa questão os respondentes tinham a possibilidade de assinalar mais do que um aspecto.

A grande maioria (87,2%) considera a qualidade do trabalho presencial melhor ou igual ao trabalho desenvolvido remotamente. Em aspectos gerais, 48,34% dos trabalhadores afirmaram que a modalidade possui tanto pontos positivos quanto negativos.

Confira a matéria completa no site: https://bit.ly/2W3BIZM

Restaurantes do Shopping Mueller voltam a atender por delivery

Clientes podem pedir pelo James, Ifood, Rappi, Uber Eats ou 99 food

Nesta quinta-feira (9), o Governo do Estado do Paraná autorizou o funcionamento dos restaurantes dentro dos shoppings para atendimento de delivery. Para a proteção dos clientes, que estão em casa neste momento de isolamento social, os restaurantes do Shopping Mueller estão atendendo através dos serviços de entrega.

São diversos pratos para almoço, lanche ou jantar, em que o pedido é feito virtualmente, através dos principais aplicativos de entrega. Os restaurantes que operam por delivery são: 10 Pastéis (Ifood); Aroma's Gastronomia (Ifood); Bacio di Latte (Ifood); Bubble Kill (Rappi, James e Ifood); Burger King (Ifood e Uber Eats); Camarão Express (Ifood, Rappi e James); Chef Vergé (Ifood); Dark Sugar (Whatsapp (41) 9 8870-5436); Freddo Gelateria (James e Rappi); Its Grill (Ifood); KFC (Uber Eats); Mambembe (Ifood); Maria Açaí (Ifood); Mc Donald's (Ifood, James, Uber Eats e Rappi); Mustang Sally (Ifood); Nutty Bavarian (Ifood); Outback (Ifood); Oven (Rappi, Ifood, Uber Eats e 99 food); Pecorino (Ifood); Pizza Set (Rappi e Ifood); Pop Corn Gourmet (James); Spedini (Ifood); Spoleto (Uber Eats, Rappi e Ifood); Subway (Ifood e Uber Eats); Tasty Salad Shop (James e Ifood); e Zapata (Rappi, Ifood e 99 food).

Os aplicativos de delivery podem ser baixados gratuitamente pela plataforma de download do smatphone, Apple Store ou Google Play. O Shopping Mueller disponibiliza a lista atualizada dos restaurantes no site www.shoppingmueller.com.br.

SERVIÇO:
Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)
Telefone: 41 3074-1000
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba
Instagram: @muellercwb

ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO LEVAM AMOR AO “MÚSICA NA BAND”

Live da dupla acontece nesta sexta na TV, rádio e no Youtube

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=173513&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CRO1P152MB1514A3D4479A150C11BCE715BD640%2540RO1P152MB1514.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CRO1P152MB1514A3D4479A150C11BCE715BD640%40RO1P152MB1514.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2
Foto: Divulgação

Falar em Zezé Di Camargo e Luciano é associar arte ao romantismo. “Sonhos de amor”, “Fera Mansa” e “A Ferro e fogo”... Quando os acordes dessas músicas ecoarem na tela da Band, o público vai perceber que o amor está no ar, melhor: invadiu a sua casa. Será assim, nesta sexta (10/7), a partir das 22h30, no “Música na Band”, na TV e na rádio FM também. Mas, antes, às 21h30, os dois filhos de Francisco estarão no “Brahma Live”, no canal da dupla no Youtube.
Segundo o diretor Fábio Lopes, da Agência Hit, que assina a direção da turnê “Amigos” e , agora, a live show da dupla, a apresentação será feita diretamente dos estúdios da Rede Bandeirantes, no bairro Morumbi, em São Paulo. “Algumas edições do ‘Música na Band’ foram feitas em externas. Para Zezé Di Camargo e Luciano, montamos um cenário especial e, seguindo todas as normas e recomendações da OMS, teremos cinco músicos, porque é inviável colocar a banda completa. O cenário será com perspectivas para que a gente possa desfrutar do espaço com consciência”, afirma.

A FORMA DO AMOR:

“É o amor em casa”. É assim que Zezé Di Camargo define a sua live. Para produzir e participar de cada detalhe do show, o cantor deixou a sua fazenda, no interior de Goiás, e está em São Paulo desde segunda à noite para
ensaiar e preparar o repertório. A apresentação terá três horas de duração: das 21h30 às 22h30, no canal da dupla no Youtube. Das 22h30 à meia noite e meia, na Band, dentro do projeto “Música na Band”, simultaneamente na rádio Band FM.
Mais romântico do que nunca, Zezé Di Camargo e Luciano prometem uma viagem nos grandes hits de sua carreira. “Tenho certeza de que, de casa, o público fará coro a todas as canções. Todos poderão contemplar um pedacinho de cada época e, nesta, digamos nova era, escrever uma nova história entre a gente e os fãs, de quem sentimos tanta falta”, declara Luciano.
É fato que, se tivesse câmera na casa de cada um, seria possível captar a plateia fazendo papel de coral, mesmo, dada a alta popularidade das letras de uma centena de canções dos protagonistas do “Música na Band” desta sexta. Como em se tratando de Zezé Di Camargo e Luciano, as pessoas querem mesmo é ver de que forma tudo isso vai acontecer e essa curiosidade é o que arrasta os fãs para os shows, com lotação esgotada, vale aqui o spoiler do repertório, afinal, audiência está garantida e os fiéis seguidores da dupla querem conhecer o cardápio. A saber:

Sonho de Amor
Fera Mansa -
Ferro e Fogo
Sem medo de ser feliz
Tão linda Tão Louca
Vivendo Por Viver
Dou a vida por um beijo
Mentes Tão Bem
Você Vai Ver
Toma Juízo
Tarde Demais
Pra não pensar em você
Eu te amo
No dia em que sai de casa
É o amor
Mexe que é bom
Estrada do amor
Dois corações e uma história
Pra mudar minha vida
Como um anjo / Faz mais uma vez comigo
Saudade Bandida
Pedras
Te Extraño
Menina Veneno
Estrada da Vida
Do outro lado da cidade
Ainda Ontem Chorei de saudade
Copo duplo de solidão
Galera Felicidade

SINÔNIMO DE SUCESSO:

Nem Zezé Di Camargo e Luciano sabem muito bem como é que 29 anos se passaram desde que “É o Amor” se consagrou de Norte a Sul do país, sendo, de tempos em tempos, regravada pelas vozes mais plurais da Música Brasileira. Mais que isso: por mais planejamento que tenham traçado nessas quase três décadas, parece espantoso até para eles o fato de estarem em voga de modo tão constante, por todo esse tempo, período que parece um grão na história da humanidade, mas que tem absoluta relevância no quebra-cabeça da vida da gente. A profundidade que se faz presente nessa história, de certa forma, inspira a dupla no momento atual em que vivemos. Por isso, a apresentação no “Música na Band” será em grande estilo.
E para só firmar o que todos sabem, vamos traduzir em números o sucesso com tanto conteúdo: são mais de 40 milhões de cópias vendidas, 27 CDs, 1 EP e seis DVDs. Só no Brasil, somam cerca de 120 shows por ano, com público médio de 40 mil pessoas, enquanto avançam fronteiras pelo mercado latino vizinho ao Brasil, com sucesso esplendoroso. A façanha maior, no entanto, está na permanência constante no top 10 das paradas de sucesso durante esses 29 anos. Em 2005, ao emprestar suas histórias ao cinema para o longa-metragem “2 Filhos de Francisco”, as bilheterias fizeram jus ao histórico da dupla, com mais de seis milhões de ingressos vendidos. Em 2017, ganharam vida no enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, no Rio. Em 2018, eles também estiveram em cartaz com o musical sobre a saga dos Camargo, uma produção da T4F. E vale ainda lembrar que, na literatura, tiveram “Simplesmente Helena”, livro sobre a história da mesma família sob a ótica da matriarca.
A “viagem no tempo”, a qual a dupla se refere sobre o repertório do show, que agora se apresenta no Youtube e na Band, surge como oportunidade rara, e muito especial em razão da nova forma com que eles e a classe artística têm se esmerado em levar música ao público em casa. É uma forma de celebrar o amor, sim, e também uma história de sucessos, de percorrer toda essa linha do tempo por meio das canções que fazem sua trilha sonora. E, ouvindo todo o repertório, é de se perguntar se realmente se passaram tantos anos, ou se tudo parece ter sido cantado ontem mesmo, um pouco pela falta de noção que a velocidade do tempo nos impõe, um pouco pela permanência dessas canções na nossa memória afetiva. Ainda mais agora, em plena pandemia, quando o amor é a palavra chave para se manter vivo.

(Arleyde Caldi)

Semana da Pizza: Domino’s usa detector de mentiras para teste com consumidores

Campanha ‘Bom pra K*Alho’ inclui pizza de pão de alho no cardápio de toda as lojas

Atendendo a pedidos, pizza de Pão de Alho para todo o país! No mês em que se comemora o Dia da Pizza (10.06), a Domino’s - maior rede de pizzarias do mundo - inclui no cardápio o sabor comemorativo da sua loja 300, que foi inaugurada em março, em São Paulo. Para lançar nacionalmente essa paixão dos brasileiros, a rede promoveu um verdadeiro interrogatório – com uso de um polígrafo - a um time de consumidores. A ideia era testar e aprovar o novo sabor, mas as reações foram tão engraçadas que acabaram virando uma campanha. As cenas com o detector de mentiras estão nas redes sociais, sem cortes, mostrando como os voluntários reagiram.
“Sabe o que é melhor do que pão de alho? PIZZA DE PÃO DE ALHO! É BOM PRA K*ALHO! Tão bom que batizamos assim a nossa campanha”, diz Edwin Junior, diretor de Marketing da Domino’s Brasil. “Impossível dizer que não gostou! Não adianta mentir sobre essa delícia e o teste do polígrafo mostra justamente isso”.
Os testes acontecem em um ambiente misterioso, no melhor estilo das séries investigativas americanas, com um psicólogo forense especialista em trazer verdades. A ação foi pensada pela Avellar Media e foi gravada antes da pandemia. A pizza de pão de alho estará disponível por tempo limitado, até 31 de julho, e custa R$ 29,90 (pizza média, massa tradicional ou fina).
“Esse sabor especial foi lançado em março, somente para a loja 300, mas não queremos nenhuma outra restrição para quem já está em casa, mantendo a quarentena. Por isso, durante o mês de julho, todo mundo vai poder experimentar”, explica Edwin.
Para o CEO da Avellar, Rapha Avellar, a Domino's enxerga valor na ousadia.
"A principal tese do filme do polígrafo para a Domino's também é uma das teses que rege a Avellar: criar conversas interessantes e atrair atenção dos consumidores de forma orgânica. É sensacional trabalhar com marcas que enxergam o valor da ousadia. A Domino's é um grande exemplo disso".

5'' - https://youtu.be/nCLpDjouPPM
15'' - https://youtu.be/H0JiNQO8gqc
30'' - https://youtu.be/phXKavPx4C4
60'' - https://youtu.be/b7RHX96c6Bs

SUA Trainer chega à Apple Store

Aplicativo de exercícios físicos é uma opção inovadora que pode ser utilizado por praticantes iniciantes, intermediários e avançados
O aplicativo SUA Trainer está disponível na Apple Store. Assim os usuários de IPhone têm mais uma opção inovadora para manter a rotina de exercícios pela internet.

Seguindo essa nova tendência de treino em casa, o aplicativo SUA Trainer já é sucesso de downloads nas lojas de aplicativos para Android. Sendo o terceiro aplicativo de atividade física mais baixado para a plataforma no Brasil. Lançado na segunda quinzena do mês de junho, o aplicativo desenvolvido pela holding ítalo-brasileira SUA – especializada no desenvolvimento de novos negócios e metodologias de treino – possui treinos de Power Core, Funcional e HIIT, Fit Dance, Muay Thai, Pilates, Musculação e Alongamento.

“O aplicativo pode ser usado por alunos iniciantes, intermediários e avançados. Qualquer pessoa pode fazer, pois temos um chat para falar com coach para que a pessoa tire suas dúvidas e, caso tenha alguma adaptação ao treino, se necessário”, diz Michelle Suardi, CEO da holding SUA desenvolvedora do SUA Trainer App, SUA Health Club e outros empreendimentos fitness no Brasil e Itália.

Treino em casa é uma tendência que veio para ficar, aponta pesquisa
A pesquisa realizada no mês de maio pela Criteo, empresa que observa tendências globais de consumo, indica que dois terços dos entrevistados (65%) no Brasil vê o isolamento como uma oportunidade para repensar antigos hábitos.

Sem os deslocamentos básicos do dia a dia, a necessidade por praticar exercícios cresceu – assim como a compra de aparelhos de ginástica e download de aplicativos de treinos. Para os brasileiros que descobriram essa prática, 50% pretende mantê-la com o fim da pandemia.

Nele o usuário encontra treinos online completos com objetivos especificados, descrições escritas ou em áudio e vídeos explicativos. Além disso, o usuário pode tirar todas as suas dúvidas por meio de chat no WhatsApp.

Mais informações em https://suatrainer.com/

Clique aqui para baixar o aplicativo na Apple Store.

Campanha do Instituto TMO arrecada recursos para compra de medicamento para o Hospital de Clínicas

Instituto TMO - casa-malice.jpg

O Instituto TMO, que há 31 anos realiza ações em prol do transplante de medula óssea (também conhecido como TMO), está realizando uma campanha que tem como objetivo arrecadar R$ 20.000,00 para a doação da medicação Ciclosporina, necessária para os pacientes do serviço de TMO do Hospital de Clínicas da UFPR (HC).

A campanha, chamada “Ajude o Instituto TMO na compra de Medicamento” está em andamento na plataforma Vakinha, conhecido site destinado a financiar projetos através de doações. Desde seu lançamento, conseguiu arrecadar 70% do valor necessário e precisa de novas contribuições para atingir a meta e também para salvar vidas.

Os colaboradores podem concorrer a uma pulseira de ouro branco com diamantes negros, no modelo Riviera, gentilmente doada pela joalheira Vera Guimarães.

Para participar, é necessário entrar no site http://vaka.me/1078803, fazer uma doação (cada R$ 100,00 dá direito a um número para concorrer) e seguir as instruções. O sorteio será realizado por este sistema online durante uma live no instagram do @institutotmocasamalice com toda a transparência.

Sobre o Instituto TMO
Em atividade desde 1988, o Instituto TMO é uma associação de apoio sem fins lucrativos que concentra seu esforço, trabalho e dedicação a ações em prol do transplante de medula óssea, tais como ações beneficentes, jornadas e encontros nacionais, lançamentos de campanhas solidárias, além de levantar recursos para aquisição de equipamentos médicos e de insumos que beneficiam profissionais de saúde e pacientes em tratamento de TMO no HC-UFPR/EBSERH.

Para conhecer outras campanhas do Instituto TMO, basta acessar www.institutotmo.org.br/apoie

Redes sociais do Instituto TMO:
www.instagram.com/institutotmocasamalice
www.facebook.com/institutotmo

Alunos de Curitiba arrecadam produtos de higiene para mulheres em situação de risco

Alunos de Curitiba arrecadam produtos de higiene para mulheres em situação de risco
A ação fez parte da Prova Solidária da Gincana organizada pelo Colégio Santo Anjo, e teve mais de 3.500 itens arrecadados
Em uma ação de solidariedade, os alunos do Colégio Santo Anjo, em Curitiba, arrecadaram mais de 3.500 itens de higiene pessoal para mulheres em situação de risco.
A arrecadação dos produtos foi um incentivo da Prova Solidária da Gincana Santo Anjo que, além de ser uma competição cheia de aprendizado, estimula a prática de diferentes virtudes.
Agora, os produtos serão destinados a duas instituições de Curitiba que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social. As escolhidas foram a Casa da Mulher Brasileira, que oferece apoio psicossocial a mulheres que sofreram violência, e a Pousada da Maria, que foi a primeira casa de acolhimento de mulheres em situação de risco social ou vítimas de violência doméstica do Brasil.
A equipe que mais arrecadou produtos saiu na frente da competição. Mas, o mais importante, é despertar nos alunos a vontade de ajudar e o conhecimento a respeito da realidade de centenas de mulheres na nossa cidade que precisam de ajuda.
Os itens foram levados ao Colégio Santo Anjo no dia agendado para as famílias irem buscar o material para o terceiro trimestre dos alunos. Tudo foi feito em sistema Drive Thru e com toda a segurança possível.

Sobre a Gincana Santo Anjo
Inspirado nos 10 anos de criação da ONU Mulheres, o Colégio Santo Anjo realiza, de maneira remota, a 6.ª edição da Gincana Santo Anjo.
O tema desta edição é “Mulheres que fizeram história” e participam da competição os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental II à 2.ª série do Ensino Médio.
Para participar dos desafios, cada sala formou uma equipe e recebeu o nome de uma personalidade feminina que marcou a história.
Os alunos participam de aulas especiais e realizam provas acerca da história de vida, feitos e atuação dentro da sociedade da mulher que representa a sua equipe. Além disso, terão atividades especiais como: criar documentários em vídeo, redações e participar de vários desafios sobre o tema.

Sobre o Colégio Santo Anjo

O Colégio Santo Anjo nasceu em Curitiba, no ano de 1999, do sonho de transformar o mundo por meio da educação. As unidades do colégio são planejadas, criativas, dinâmicas e percebem o aluno como indivíduo, desenvolvendo com excelência as suas habilidades. As quatro unidades do colégio estão localizadas nos bairros Campina do Siqueira, Mossunguê (Ecoville) e Bigorrilho, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A eficiência na testagem da Covid19 salva vidas

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=173364&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCP2P15201MB2371109054DED73B15FF0E6593660%2540CP2P15201MB2371.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCP2P15201MB2371109054DED73B15FF0E6593660%40CP2P15201MB2371.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2
*Patrícia Munerato

O surto de Covid19 tem afetado social e economicamente países do mundo todo. Por ser tão complexa a situação, há muitas discussões acerca do surgimento do vírus, maneiras de retardar a propagação e as pesquisas para se descobrir a vacina. Porém, há um ponto de concordância entre as autoridades de saúde: a testagem em maior número possível do novo coronavírus é essencial para seu controle.

Em países como o Brasil, onde a doença ainda está em ascensão em diversas regiões, é fundamental realizar testes que tenham uma precisão na detecção do vírus, uma vez que um indivíduo contaminado com o Sars-CoV-2, o vírus da COVID-19, pode transmiti-lo para cerca de seis pessoas, muitas vezes antes mesmo de apresentar os sintomas mais agudos, ampliando exponencialmente a propagação do vírus, segundo o Disease Control and Prevention, o principal instituto nacional de saúde pública dos Estados Unidos.

Em relação à tecnologia, há dois tipos principais de testes atualmente disponíveis para a diagnóstico do Sars-CoV-2: o RT-PCR (sigla em inglês que quer dizer Transcrição Reversa seguida de reação em Cadeia da Polimerase) e o Sorológico.

O RT-PCR consiste em um método laboratorial de diagnóstico molecular, ou seja, que detecta a presença do material genético do vírus. A amostra utilizada é obtida da mucosa das vias respiratórias. Ele é considerado o método padrão ouro, ou seja, o melhor e mais indicado para diagnóstico da COVID-19. E em meio a uma pandemia, com a enorme quantidade de casos confirmados e suspeitos, é imprescindível recorrer a um teste com qualidade e precisão diagnóstica.

A eficiência de um teste é avaliada por dois fatores: sensibilidade e especificidade. A primeira significa a capacidade de detectar o vírus mesmo em concentrações muito baixas. Em alguns infectados, especialmente aqueles em estágio pré-sintomático, a quantidade de partículas virais (ou cópias) pode ser muito baixa. O RT-PCR detecta a partir de 10 cópias do vírus, o que minimiza resultados falsos negativos. Já o conceito de especificidade está relacionado à capacidade de diferenciar “pedaços” do vírus da COVID-19 que não sejam semelhantes a de outros vírus. Em outras palavras, garantir resultado positivo quando houver a presença do Sars-CoV-2, apenas, e negativo em sua ausência, mesmo se houver infecção por outros vírus respiratórios. O RT-PCR tem a capacidade de detectar o vírus nos primeiros dias após o indivíduo o contrair, mesmo sem apresentar sintomas.

O outro tipo de teste, mencionado acima, é o Sorológico. E como ele funciona? Por meio da pesquisa de anticorpos (IgG e IgM) produzidos contra o SARS-CoV-2 numa amostra sanguínea.

O IgM, também chamado de anticorpo de fase aguda da doença, aparece quando a doença está em curso, e só é detectável após o oitavo ou décimo dia da infecção. O IgG, conhecido como anticorpo de memória imunológica, identifica se a pessoa foi exposta ao vírus e, por isso, produziu anticorpos em resposta à infecção. Embora capaz de distinguir infecção ativa (aguda) ou prévia (memória) da COVID-19, a sensibilidade dos testes sorológicos é bastante inferior à PCR. Por isso, a recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde e de autoridades de saúde, para diagnóstico da doença é o RT-PCR, descritos nos principais protocolos mundiais para detecção do novo coronavírus.

Atualmente, já é possível obter um resultado muito rápido do método RT-PCR – em menos de três horas, a partir da análise da amostra. Também há disponibilidade de testes para que o Brasil possa iniciar a testagem em larga escala, com o objetivo de auxiliar os governantes a tomarem as melhores medidas com relação à flexibilização do isolamento social, com um mapeamento preciso dos casos confirmados da Covd19 no país.

*Patrícia Munerato é diretora de Análises Genéticas da Thermo Fisher Scientific, empresa líder mundial em produtos e soluções científicas com presença no Brasil.

Salgadinho anuncia nova Live beneficente

Cantor apresenta sucessos da carreira solo e sucessos do primeiro álbum com o Katinguelê em ação que arrecadará doações para profissionais do entretenimento.

Canal oficial: https://www.youtube.com/CantorSalgadinhoOficial

bkA9J8m.jpg

O cantor Salgadinho acaba de anunciar sua segunda live beneficente. A apresentação acontece no dia 12 de julho, domingo. Assim como a anterior, a transmissão tem como objetivo arrecadar dinheiro e alimentos para os profissionais da área de entretenimento, uma das mais afetadas devido ao COVID-19

O show acontece a partir das 16h no canal oficial do cantor no Youtube, trazendo no repertório sucessos da carreira solo, Katinguelê e hits do pagode dos anos 1990. Clássicos como "Inaraí", "Recado a Minha Amada", "No Compasso do Criador", e os novos sucessos como "Sorte de Aprendiz", que conta com participação especial do sertanejo Thiago Brava, e "Sol e Sal", gravada com o sambista Ferrugem, darão o tom da apresentação.

Dono de hits como como Inaraí e Recado à Minha Amada, precursor e idealizador do movimento pagode 90 e do projeto "Amigos do Pagode 90", Salgadinho completa 50 anos de idade em 2020 e a sua nova turnê, "Salgadinho Experience Tour", pausada devido à pandemia mundial, já levou 100 mil pessoas aos shows. Seus últimos lançamentos, "Sol e Sal" com Ferrugem, "Química do Amor" ao lado de Mumuzinho e Suel, e "Sorte de Aprendiz" com o cantor sertanejo Thiago Brava, nos apps de música, já somam mais de 3 milhões de streamings. No Youtube, as canções já somam mais de 3.5 milhões de visualizações.

DAY anuncia live beneficente pró-LGBTQIA+

Live tem como objetivo arrecadar doações para instituições de apoio á causa.

Cnal oficial: https://www.youtube.com/daylimns

OfAXwm8.jpg
DAY (Edu Pimenta)

Dias após lançar o EP "A Culpa É do Meu Signo", sucesso nos apps de música, DAY segue surpreendendo seus fãs. A cantora anunciou sua primeira live para quarta-feira (8), 20h, em seu canal oficial. A apresentação, que contemplará as principais canções da carreira de DAY, tem como objetivo principal arrecadar doações para instituições de apoio á causa LGBTQIA+. Além de seu canal oficial, a transmissão poderá ser acompanhada também através do canal por assinatura Music Box Brazil.

Percussora do movimento POP underground brasileiro, coautora de poderosos hits nacionais como "Complicado", Vitão feat. Anitta, que também gravou o single "Não Perco Meu Tempo", dona de mais de 80 milhões de streamings nos apps de música, 25 milhões de visualizações no Youtube e finalista do The Voice pelo time de Lulu Santos, DAY é uma das principais apostas da música brasileira e está pronta para impressionar o Brasil mais uma vez.

Pesquisa sobre pós-pandemia identifica três cenários para Curitiba; solidariedade é chave para futuro melhor

Pesquisadores do Instituto Sivis descrevem possibilidade otimista, intermediária e pessimista para superação da crise. Intenção do prognóstico é estimular cultura de colaboração para que a cidade consiga viver o melhor cenário possível, pautado em soluções coletivas de longo prazo

Curitiba poderá superar a pandemia de Covid-19 de pelo menos três formas distintas, levando a cidade a diferentes efeitos pós-crise. É o que revela uma pesquisa de cenários futuros possíveis desenvolvida pelo Cidade da Gente, iniciativa coordenada pelo Instituto Sivis. Com metodologia de pesquisa envolvendo mais de 500 curitibanos, a organização traçou três perspectivas futuras, que podem conduzir a cidade a um patamar mais otimista e solidário ou a um futuro mais egoísta e pessimista; ou ainda a um caminho intermediário e passageiro, no qual a colaboração entre os cidadãos vai embora junto com a pandemia. O objetivo dos organizadores do panorama local é despertar o debate sobre o futuro e mobilizar diversos atores em prol da concretização do cenário mais positivo para a cidade.

A pesquisa desenvolvida em três etapas incluiu entrevistas em profundidade, questionários online e realização de grupos focais. No método de pesquisa a amostra foi constituída de forma a se aproximar das características demográficas da cidade, buscando manter a quantidade de respondentes por região, faixa etária e gênero proporcionais à realidade.

Cenários possíveis
Os pesquisadores encontraram três possibilidades para o futuro de Curitiba. As descrições tratam dos principais caminhos que a comunidade local pode percorrer para vencer os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e destacam a forma como os membros sociais vão interagir neste momento de incertezas. A pesquisa admite que hajam outros cenários possíveis, mas elencou aqueles que foram traçados a partir da percepção dos entrevistados.

Japona
O primeiro, nomeado “japona”, refere-se a um cenário intermediário entre o pessimismo e o otimismo com o futuro. Nele, a população vai usar de solidariedade e a colaboração para superar a crise - como usa uma japona nos dias frios. Mas depois que a tempestade passar, os bons hábitos serão esquecidos e a cidade voltará ao ritmo de vida sem aproveitar ações colaborativas de forma duradoura.

Gralha-azul
O segundo cenário - mais positivo, foi batizado “gralha-azul”, em alusão à ave símbolo na região, conhecida pela semeadura do pinhão. Nele, a cultura de colaboração será semeada durante a pandemia e surtirá efeitos de longo prazo, alterando o relacionamento entre os mais diversos atores sociais e deixando como legado geracional práticas mais solidárias e colaborativas. As pessoas vão se engajar e buscar soluções conjuntas que transformarão a miséria em prosperidade.

Farinha pouca, meu pirão primeiro
No último e pior cenário, o “farinha pouca, meu pirão primeiro”, o curitibano adotará uma postura egoísta, centrada em resolver emergências pessoais que alargarão as distâncias entre grupos sociais, aprofundando a polarização, prolongando a crise e agravando o desemprego e a vulnerabilidade social. Haverá maior impacto na saúde e a crise econômica será encarada no âmbito individual, sem perspectivas positivas para a coletividade. O poder público, sendo forçado a resolver o aqui e o agora, ficará sem conseguir se planejar para o futuro

Os apontamentos surgem da análise de dados encontrados tanto na coleta qualitativa quanto quantitativa. “Tivemos vários indicativos de que a cidade tornou-se mais solidária neste período, mas, em contrapartida, houve sinalização de aspectos negativos, mais ligados à economia, segurança e preocupação pessoal com familiares”, explica a pesquisadora Camila Mont’Alverne. Segundo a Doutora em Ciência Política, as informações que se repetem nas três etapas de pesquisa servem de confirmação dos indícios e, se nada for feito, a capital do Paraná pode viver em um futuro próximo uma superação paliativa e insuficiente. “A gente tem uma propensão grande para esse cenário, da japona: as pessoas das comunidades vulneráveis estão desassistidas em certa medida e a forma como a sociedade está lidando com o isolamento social indicam que a cultura de colaboração não está sendo sólida o suficiente”, alerta.

Em busca do melhor destino
Para encontrar o melhor cenário futuro, não há segredo: o caminho deve ser a solidariedade e a cultura de colaboração. “Tem um grande elemento que precisa ser reforçado, apesar do lugar comum: é a solidariedade. É a chave para que os mais vulneráveis sejam atendidos neste momento e depois da pandemia também, porque a recuperação da crise também é muito difícil”, comenta Jamil Assis, Relações Institucionais do Instituto Sivis. Para ele, a articulação entre diversos atores sociais, envolvendo políticas públicas e rede de apoio será fundamental para manter a solidariedade e a coesão social, quando diversas partes que compõem a sociedade interagem de forma construtiva e com objetivos coletivos. “No cenário gralha-azul vamos conseguir coordenar essa colaboração e manter o trabalho coletivo, pensando como a gente arrecada e direciona os recursos”.

Em termos democráticos, o ano de eleições municipais deve ser canalizado para um debate amplo e inclusivo sobre o futuro. “Não podemos pensar apenas em quem vai ganhar, ser eleito, mas sim o que o eleito vai fazer como liderança desse momento de superação, com diálogo com toda sociedade”. Os cidadãos interessados em colaborar neste processo, podem acessar o site do programa e consultar boas práticas, bem como conhecer a descrição completa de cada um dos cenários identificados: cidadedagente.org.br/cenariosparacuritiba/

Medo do amanhã
Além de indicar perspectivas futuras, a pesquisa de cenários capturou as principais impressões dos curitibanos: 65,8% dos entrevistados estão com medo de que eles mesmos ou seus entes queridos adoeçam e sofram muito por causa da Covid-19. Já 71% estão com medo de que eles mesmos ou seus entes queridos sofram por conta de uma recessão econômica após a pandemia, indicando que há mais apreensão sobre os impactos financeiros do que de risco à vida. A maior preocupação dos curitibanos é com a família. 98,4% dizem se preocupar muito ou algo com os familiares. Mas eles também demonstram preocupação com a comunidade de forma mais ampla. 60,3% afirmam que se preocupam muito ou algo com os desconhecidos. 71,2% veem algum grau de aumento de solidariedade entre as pessoas durante a pandemia.

Metodologia
A metodologia de cenários possíveis é recomendada para situações de crise e incerteza e já foi usado em pesquisas importantes na África do Sul, em 1992, na dissolução do apartheid, na Colômbia, quando se inclui as FARC no diálogo para solução de conflitos; e atualmente é método do projeto Europa 2040.

Sobre o Cidade da Gente
O Cidade da Gente une lideranças de diversos setores da cidade – comunitárias, sociais, empresariais e governamentais – para encontrar soluções para melhorar a confiança e a colaboração em Curitiba. Dessa forma, a iniciativa procura fortalecer a cultura democrática local ao mesmo tempo em que busca caminhos que sejam também relevantes para outras cidades do Brasil e do mundo. Saiba mais em: www.cidadedagente.org.br.