De Curitiba para o mundo: escola de teatro musical oferece formação virtual e tem alunos de diferentes localidades

Projeto Broadway inova com a criação de formato de aulas artísticas online, com preço acessível e especialistas renomados.

Aprender música, teatro, dança e produção audiovisual sem precisar sair de casa. É isso o que propõe a Virtual Academy - programa de desenvolvimento e treinamento artístico criado pela Escola Projeto Broadway, primeira escola de teatro musical do Sul do Brasil. Além de ampliar o acesso dos alunos ao conteúdo - com estudantes até mesmo de outros países - o formato inovador permite a participação de profissionais renomados da área de diferentes localidades. Entre eles estão Tristan Aronovich (SP), Tony Lucchesi (RJ), Laila Garin (RJ), Hanny Lissa (PR), Edilene Alves (BA) e Miriam Spritzer (NY), que se juntam ao time de 14 especialistas em teatro musical do Projeto Broadway, com sede em Curitiba.
Diferente do formato “EAD”, em que os alunos aprendem com vídeos gravados pelos professores, a Virtual Academy tem aulas online ao vivo. Isso permite que o participante tire dúvidas com os especialistas na hora, além de garantir as orientações necessárias durante a execução de alguma atividade. Além disso, o material também fica gravado e disponível para o aluno caso ele queria rever.
De acordo com uma das diretoras da escola, Giovana Póvoas, a ideia surgiu após as adaptações que foram feitas com as turmas tradicionais, desde que o isolamento social começou. “Com a pandemia, nós continuamos nossas atividades com as aulas online e, ao longo deste tempo, vimos que a experiência tem sido positiva”, conta.
Desde o início das atividades remotas, a escola já registrou a participação de alunos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e até de Dubai. A formação é voltada para artistas em qualquer fase da carreira e também para quem quer desenvolver o lado artístico mas ainda não tem conhecimento técnico sobre a área.
Conheça mais em:

Imagens: https://www.instagram.com/projetobroadway/

Contato para agendar entrevistas: Ana Flavia Silva (41) 98470-2280

Luan Santana assume perfil de @JimBeamBr na sexta-feira (31/07)

O cantor e embaixador do bourbon nº1 do mundo mostrará sua rotina durante o isolamento, com uma programação especial em família
Nesta sexta-feira (31/07), Luan Santana tomará conta do perfil de Jim Beam (@jimbeambr) no Instagram. O cantor e embaixador da marca vai dividir com os seguidores como tem sido a sua rotina e, como pede uma boa sexta-feira, reunirá a família do jeito que mais gosta: com churrasco, boa música e drinques.

“Estou animado para passar o dia com os meus fãs no instagram da @JimBeamBr e espero que gostem do que preparei para eles”, diz Luan. O cantor também deixará uma caixa de perguntas aberta e, no final do dia, responderá algumas delas.

O almoço será um típico BBQ americano, ideal para acompanhar drinques com bourbon, como o Highball, um dos favoritos de Luan. Ele ainda ensinará os fãs como é simples de preparar essa bebida. No piano, o cantor trará versões de suas músicas preferidas, de diferentes estilos e que gosta de tocar em casa.

Este encontro com os fãs no perfil de Jim Beam dá início à contagem regressiva para o mês do bourbon, comemorado em setembro, e que terá diversas novidades e ações da marca.

Em 2020, Jim Beam, que é o bourbon número 1 do mundo, completa 225 anos de história. Produzida no Kentucky pela mesma família há sete gerações, a bebida se destaca por sua versatilidade para ser apreciada pura ou em diversas receitas de drinks. O predileto de Luan é o Highball, muito refrescante e simples de fazer.

Sobre a Beam Suntory Inc.

Como líder mundial em bebidas alcoólicas premium, a Beam Suntory inspira conexões humanas. Consumidores de todos os cantos do mundo pedem as marcas da empresa, incluindo as icônicas marcas de bourbon Jim Beam e Maker’s Mark, o scotch whisky Teacher’s e a Tequila Sauza, além de marcas premium reconhecidas mundialmente, incluindo o conhaque Courvoisier, Knob Creek, Basil Hayden e Legent bourbon; Yamazaki, Hakushu, Hibiki e Toki, Kakubin whisky japonês; Laphroaig e Bowmore Scotch whisky; Canadian Club; Tequila Hornitos; Effen, Haku e Pinnacle vodka; Larios, Sipsmith e Roku gin; e licor Midori. A Beam Suntory foi criada em 2014, combinando o líder mundial em bourbon e o pioneiro em uísque japonês para formar uma nova empresa com uma herança profunda, paixão pela qualidade, espírito inovador e visão do Growing for Good. Com sede em Chicago, Illinois, a Beam Suntory é uma subsidiária da Suntory Holdings Limited do Japão. Para mais informações sobre a Beam Suntory, suas marcas e seu compromisso com a responsabilidade social, visite www.beamsuntory.com e www.drinksmart.com. © 2019 Beam Suntory, Inc., Mercadoria Mart, 222 W. Mercadoria Mart Plaza, Suíte 1600, Chicago, IL 60654.

Jim Beam

@jimbeambr

Momento atual e Pós-Pandêmico da Economia serão debatidos por Economistas em Live promovida pelo CoreconPR

 O evento on-line que comemora o Dia do Economista é aberto à sociedade e tem como objetivo enaltecer a profissão do economista contribuindo com informações de grande relevância para todos.

 

A pandemia da Covid-19 atingiu a economia de todos os países, e para debater este momento econômico atual e os rumos pós-pandemia no Brasil, economistas paranaenses estarão reunidos através da plataforma on-line Zoom, para a live com tema “Aspectos atuais e tendências da economia brasileira: presente e futuro”. O evento que acontece no dia 13 de agosto, a partir das 14h, promovida pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR), reunirá cinco economistas em debate, para comemorar o Dia do Economista, com o objetivo de levar informações de qualidade e relevância sobre o atual momento e pós-pandêmico.

O evento on-line é voltado para toda a sociedade com inscrições através do e-mail: eventos@coreconpr.gov.br ou direto no formulário do site  https://www.coreconpr.gov.br/sem-categoria/live/, onde será confirmada a inscrição e enviado para o e-mail um link de acesso para a transmissão. O evento tem inscrições limitadas.

Durante a tarde quatro economistas farão sua explanação, que serão mediadas pelo vice-presidente do CoreconPR, Eduardo Cosentino, que é mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR.  Entre os debatedores estará o presidente do CoreconPR, Carlos Magno Bittencourt, que é doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Ele abordará o tema “Cenário da economia brasileira – crise 2014-2018 e pré-pandemia”. A economista Luciana Bastos que é mestre e doutora em História Econômica pela USP e professora associada da UNESPAR de Campo Mourão falará sobre o “Momento atual da economia brasileira na crise da pandemia”.

O economista José Maria Ramos que é doutor e Direito pela PUCPR, professor Adjunto da Unioeste e delegado do CoreconPR terá como tema “Perspectivas da economia brasileira pós-pandemia” e o economista Jandir Ferrera Lima, que é professor do Departamento de Economia e do mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste com o tema sobre “Os reflexos da pandemia na economia paranaense”.

DIA DO ECONOMISTA

Anualmente no mês de agosto o CoreconPR promove diversas ações para comemorar o Dia do Economista. Mas neste ano devido a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, o Conselho teve que mudar sua estratégia e irá promover a live como forma de enaltecer a profissão dos economistas perante a sociedade, levando informações de relevância e qualidade em prol de todos.

SERVIÇO:

Live com tema “Aspectos atuais e tendências da economia brasileira: presente e futuro”.

Data: 13/08/2020 – Dia do Economista.

Horário: 14 horas

Plataforma: Zoom

Inscrição: pelo e-mail ou no link https://www.coreconpr.gov.br/sem-categoria/live/

Promoção: CoreconPR em comemoração ao Dia do Economista

Informações: e-mail: eventos@coreconpr.gov.br ou whats (41) 98419-4807

Angela Federau fala sobre comer a culpa em live no Instagram

A nutricionista é convidada do projeto @voe_borboleta, movimento que incentiva mulheres a voarem livremente, nesta quinta-feira, às 21h

Angela Federau é a convidada do projeto @voe_borboleta, movimento que incentiva mulheres a voarem livremente, para live no Instagram, nesta quinta-feira (30) às 21h. A nutricionista será recebida por Ana Ens para um bate-papo sobre mulheres que comem a culpa.

As pessoas lidam de forma diferente com os desafios do dia à dia. Cada indivíduo tem seu jeito de processar sentimentos e emoções, porém, nem sempre é possível passar ileso ao que acontece em casa, no trabalho e na família. “Quem nunca chegou estressado em casa e descontou toda sua frustração na cozinha? Isso acontece, porque a comida ativa no cérebro o sistema límbico, ligado às emoções, e o hipotálamo, relacionado a funções básicas como fome e sede”, explica Angela Federau.

O problema é que aliviar os sentimentos com comida pode ter trazer ganho de peso e com ele todas as doenças associadas à obesidade e sobrepeso. “Por isso, uma das formas para manter uma boa relação com a comida é investigar o ato de comer. Se, por exemplo, esse ato está relacionado à culpa, toda vez que a pessoa tiver acesso a esse sentimento, ela estará condicionada a comer demasiadamente para amenizar essa sensação”, diz a nutricionista.

Serviço
Live - Comendo a Culpa com Angela Federau e Ana Ens
Data/horário: quinta-feira (30), às 21h
Local: https://www.instagram.com/voe_borboleta/

---
Sobre Angela Federau
Angela Federau é nutricionista clínica (CRN-8: 5047), pós-graduada em fitoterapia aplicada à nutrição, especializada em nutrição funcional, pediátrica e escolar. Atua como professora de nutripediatria na pós-graduação de medicina da Faculdade Inspirar, participa como convidada de pesquisas científicas e genéticas da UFPR como o mapeamento e estudo genético da comunidade Menonita e é revisora de artigos científicos e textos para sites médicos. É palestrante, escritora de livros, artigos e colunas em jornais e revistas. Nutricionista responsável pela APSAM - Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele. Além disso, a nutricionista é empresária do segmento alimentício e atua como parceira da Polícia Militar do Paraná e de clínicas de fertilidade.

Contatos:
Instagram @angelafederau.nutri
Facebook: www.facebook.com/angelafederau.nutri
Contatos para atendimento:
Centro: (41) 3027-3931/99534-9489
Xaxim: (41) 99844-0043
Consulta online: (41) 99657-0134

----

CIRCLE ACELERADORA “Projeto Circulando” faz doações de 15 mil máscaras para aldeias indígenas

Além de hospitais, ONG´s, supermercados e entregadores, projeto distribui máscaras para tribos Xavante, Karajas e Yawalapitis no Mato Grosso, em Tocantins e Goiás. Até o momento, foram entregues 150 mil máscaras e a meta é chegar a 1 milhão de doações.

São Paulo, julho de 2020 – Uma pesquisa feita na Alemanha e publicada no site VoxEu revela que o uso de máscara pela população pode reduzir em 40% a taxa de crescimento de casos do novo coronavírus. Com esta preocupação, o Projeto Circulando, da Circle Aceleradora, responsável por iniciativas que priorizam a inovação e sustentabilidade, lançou uma campanha para confecção e distribuição gratuita de máscaras para a população em situação de vulnerabilidade social.

A ação, que convida empresas e pessoas a doar materiais como tecido, aviamentos e elástico ou qualquer quantia em dinheiro, já distribuiu mais de 150 mil máscaras para hospitais, ONG´s, público de rua e outras comunidades necessitadas. Com a arrecadação de mais recursos, o projeto ampliou a distribuição para aldeias indígenas e foram entregues 15 mil unidades para as tribos Xavante, Karajas e Yawalapitis no Mato Grosso, em Tocantins e Goiás. A meta é chegar a 1 milhão de máscaras.

“Estamos à frente de importantes projetos sustentáveis. Enquanto existirem pessoas precisando de máscaras, continuaremos produzindo, com o objetivo de chegar a 1 milhão. Já começamos no início do ano uma parceria com a ONG Ecoarts, que faz um trabalho lindo na Amazônia e, com eles, soubemos dessa enorme necessidade das comunidades indígenas de receber máscaras para proteção.”, explica Fabiana Schaeffer, COO da Circle.

“O território de atuação da Ecoarts é o norte do Mato Grosso, mas devido à pandemia estamos estendendo nosso apoio a outras comunidades indígenas, como os Karajas, Tapirapé, Krenak e Canela do Araguaia, somando mais de 6 mil pessoas. A demanda por máscaras de adultos e especialmente infantis é enorme, e agradecemos a Circle por nos ajudar nesta urgente missão.”, explica Maristela Miguel, presidente da Ecoarts.

A fabricação das máscaras está por conta de diversas ONG´s - como a Igreja Projeto Viver (localizada na capital paulista) e também de costureiras e artesãs sem vínculo com ONG´s - e de mais de 100 costureiras voluntárias e/ou remuneradas pela Circle. A ação acontece por tempo indeterminado, enquanto o projeto receber doações.

Interessados em doar materiais devem entrar em contato com a Circle Aceleradora pelo contato@circleaceleradora.com.br. Já as doações em dinheiro deverão ser feitas para:

Banco Santander

Agência 4251

Conta corrente: 13006566-3

Sitael Intermediações de Negócios, Pagamentos e Participações S.A.

CNPJ: 33.330.067/0001-43

A prestação de contas da campanha estará disponível no www.circleaceleradora.com.br/projeto-social

Sobre o Projeto Circulando - Desde 2016, a agência Netza faz parte do pacto global da ONU, com a iniciativa de reaproveitar as lonas que sobravam dos seus eventos e transformar em brindes upcycling para os clientes, fabricados em parceria com cooperativas e empreendimentos solidários. Como resultado, foi a única agência de comunicação entre as empresas finalistas e ganhadoras do Prêmio ODS Pacto Global 2019 que reconhece projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com o ótimo residual que a ação despertou internamente e nos clientes somados a toda movimentação sustentável que criava, em 2019 a agência - que lançou a Circle Aceleradora - começou a entender que o projeto poderia ser algo mais abrangente, não só interno, mas uma rede para gerar o desenvolvimento sustentável.

A Circle impulsionou a agência a ter um olhar estratégico, com mais conexões, visibilidade e residuais sustentáveis. E o projeto, antes chamado de “Brindes Upcycling” ganhou corpo, ganhou prêmio, ganhou mais parceiros e, em sua quarta edição, sem dúvida, se transformou hoje em um grande case. Com novo nome, agora “Projeto Circulando”, uma nova cultura foi estabelecida pela Circle e disseminada aos clientes e parceiros.

Sobre a Circle Aceleradora - Fundada em 2019, a Circle é uma aceleradora de empresas e empreendedores da área de marketing, gestão e vendas, que promove o cross selling entre os participantes de seu ecossistema, com a missão de criar conexões e fomentar a transformação do mercado por meio da economia colaborativa. Pioneira e única aceleradora de martechs do Brasil, o ecossistema é uma iniciativa da agência Netza e concentra produtos e serviços de live experience, big data & business intelligence, branded content e marketing digital. Os pilares que sustentam a atuação da aceleradora são inovação, criatividade, crescimento exponencial, conexão com pluralidade e compartilhamento. Atualmente com 150 colaboradores, o ecossistema conta com a participação de 4 empresas aceleradas para as quais oferece mentoria nas áreas de gestão, tecnologia, branding, marketing digital e inovação; centro de inovação e tecnologia exclusivo (Tech Center), e Networking. Mais informações pelo www.circleaceleradora.com.br.

Sobre a Ecoarts Amazônia - Fundada há 15 anos, a Ecoarts nasceu dentro de uma família, a terceira geração de pioneiros no estado do Mato Grosso, na Amazônia Legal Brasileira, mas a primeira a imaginar e desenvolver um modelo de viabilidade da floresta em pé. Com título de OSCIP (Organização Social de Interesse Público), a Ecoarts é um novo modelo de empreendedores ecológicos que. promove as dimensões materiais e imateriais da floresta, desenhando modelos inovadores de preservação, junto a comunidades, instituições e corporações. A ONG traz um novo caminho de sustentabilidade, unindo arte e ecologia profunda, ativismo e social business, povos originais e empresas globais, cultura e produtos, causas e consumidores, governos e cidadãos. Mais informações pelo www.ecoarts.org.br ou pelo @ecoartsamazonia.

Alimentos são grandes aliados no combate a depressão

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais deprimido da América Latina, com mais de 12 milhões de brasileiros que sofrem de depressão. A serotonina e dopamina são hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar do organismo. Alguns alimentos, como ovos, peixes, chocolate amargo, entre outros, contribuem para a produção desses hormônios e influenciam diretamente no humor diário.

Sinais como perda de energia e cansaço constante são as principais características da depressão, doença do sistema nervoso que precisa ser tratada com acompanhamento médico e psicológico. Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que os casos de depressão praticamente dobraram desde o início da quarentena. Entre março e abril, dados coletados online indicam que o percentual de pessoas com depressão saltou de 4,2% para 8%, enquanto para os quadros de ansiedade o índice foi de 8,7% para 14,9%.

Segundo a especialista em nutrição clínica e saúde da família e diretora-técnica do Nina Nutri Alimentos Saudáveis, Priscila Freiberger, a inclusão de alimentos na dieta podem contribuir para evitar e combater a doença. “Certos nutrientes são importantes na prevenção da depressão e devem ser consumidos diariamente. Eles ajudam no controle de peso e no bom funcionamento do intestino, essenciais também para a saúde e bem-estar diário”, afirma.

Na lista, alimentos ricos em triptofano e ômega três, como carnes, peixes, ovos, oleaginosas, abacate, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, aveia e chocolate amargo. “A ingestão de cálcio, como leite e derivados, e magnésico, encontrado na aveia, castanhas, amêndoas, arroz integral, entre outros, também contribui diretamente no combate à depressão”.

A dica é caprichar na ingestão de vitaminas e mineiras. “As vitaminas do complexo B, encontradas no espinafre, couve, ameixa, melancia e a vitamina C, que estão na laranja, limão, tangerina, também são de extrema importância”, afirma a nutricionista, lembrando que a ingestão de fibras contribui diretamente para a saúde intestinal. “As bactérias do intestino produzem e armazenam metade da serotonina presente no organismo, hormônio responsável pelo bom-humor”, explica. Além da alimentação, Priscila alerta para a prática frequente de exercícios físicos, que liberam os neurotransmissores dopamina e serotonina e ajudam no tratamento de depressão e ansiedade.

Bebidas alcoólicas, fast food, refrigerantes e alimentos ricos em gorduras e açúcares desarmonizam o corpo e provocam alterações bruscas no nível de açúcar do organismo. “Esses alimentos causam também tontura, fadiga física e emocional, causando ansiedade e deixando o organismo mais propenso a desenvolver a depressão”, finaliza a especialista.

Sobre a Nina Nutri Alimentos Saudáveis:

Sob a curadoria da nutricionista Priscila Freiberger, especialista em nutrição clínica e saúde da família, o Nina Nutri Alimentos Saudáveis oferece produtos com foco na alimentação saudável, como vitaminas, suplementos, produtos veganos, além de alimentos, bebidas e cosméticos, com consultoria online para direcionamento e indicação dos melhores insumos de acordo com o objetivo de cada um, visando a nutrição saudável, bem-estar e qualidade de vida.

Campanha do Instituto TMO para compra de medicamento vai até sexta-feira (31/07)

Instituto TMO - casa-malice.jpg
Lide Multimídia - A campanha “Ajude o Instituto TMO na compra de Medicamento” está em seus últimos dias. Até 31/07 (sexta-feira) é possível contribuir para a compra da medicação Ciclosporina, necessária para os pacientes do serviço de transplante de medula óssea do Hospital de Clínicas da UFPR (HC). A campanha está em andamento na plataforma Vakinha, conhecido site destinado a financiamento de ações e projetos por meio de doações.

Para participar, é necessário entrar no site http://vaka.me/1078803 e fazer uma doação. Cada R$ 100,00 dá direito a um número para concorrer a uma pulseira de ouro branco com diamantes negros, no modelo Riviera, gentilmente doada pela joalheira Vera Guimarães. O sorteio será realizado por um sistema online, durante uma live marcada para 03/08 (segunda-feira) às 18h no instagram do @institutotmocasamalice com toda a transparência.

Sobre o Instituto TMO
Em atividade desde 1988, o Instituto TMO é uma associação de apoio sem fins lucrativos que concentra seu esforço, trabalho e dedicação a ações em prol do transplante de medula óssea, tais como ações beneficentes, jornadas e encontros nacionais, lançamentos de campanhas solidárias, além de levantar recursos para aquisição de equipamentos médicos e de insumos que beneficiam profissionais de saúde e pacientes em tratamento de TMO no HC-UFPR/EBSERH.

Para conhecer outras campanhas do Instituto TMO, basta acessar www.institutotmo.org.br/apoie

Redes sociais:
www.instagram.com/institutotmocasamalice
www.facebook.com/institutotmo

Comportamos do consumidor em tempos de pandemia é tema de Webinar da Novozymes & Mintel

No próximo dia 30 de julho (quinta-feira), das 10h às 10h45, será realizada uma edição do Novozymes & Mintel Webinar, que terá como tema “Comportamentos e desafios no período da pandemia: como marcas e consumidores se conectam”. A gerente regional de Marketing da Novozymes, Leticia Araujo e Amanda Caridad, analista sênior em Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, abordarão esses desafios.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. As especialistas falarão sobre o momento atual, as mudanças necessárias e as adaptações que as empresas precisam fazer para atender os consumidores, que estão cada vez mais conscientes e atentos à importância dos cuidados com a higiene e limpeza. Diante disso, de uma nova percepção dos consumidores, como as empresas precisam se preparar para permanecer relevantes e criar mais empatia com seus clientes.
Leticia Araujo é formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing e especialização em Negócios Internacionais pela Harvard Extension School Cambridge - EUA. É Gerente Regional de Marketing na Novozymes desde 2014 e nos últimos 4 anos se dedica a inteligência de mercado e insights de consumidor na indústria de Household Care.
Amanda Caridad é formada em Relações Internacionais pelas Fac Rio Branco, e possui especialização em Marketing Estratégico pelo INSPER e em Marketing pela The University of Akron nos EUA. Antes da Mintel, atuou por mais de 9 anos na Evonik, sendo que nos últimos 6 anos adquiriu sólida experiência nos segmentos de Beleza, Cuidados Pessoais e do Lar, atuando como Marketing Regional LATAM.

Serviço:
Webinar Novozymes & Mintel Webinar,
Tema: Comportamentos e desafios no período da pandemia: como marcas e consumidores se conectam.
Dia: 30 de julho de 2020.
Horário: 10h às 10h45
Inscrições: gratuitas, no endereço: https://nz.engage.novozymes.com/household-care/laundry/webinar/covid-19/latin-america

UFPR assina protocolo para início de testes da vacina contra a Covid-19

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinou na última sexta-feira, dia 24, um acordo de parceria técnico-cientifica com o Instituto Butantan, de São Paulo. Essa cooperação permitirá o início da fase 3, em humanos, dos testes da vacina contra o novo coronavírus no Complexo Hospital de Clínicas (CHC).

O complexo é uma das 12 instituições brasileiras que serão responsáveis pelos testes da CoronaVac, uma vacina produzida na China e que é uma das mais promissoras contra o novo coronavírus em todo o mundo. O Butantan enviará ao CHC as doses da vacina produzida pela empresa Sinovac Biotech para a realização de testes clínicos em voluntários, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança.

Participaram da assinatura o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz; a superintendente do CHC, Claudete Reggiani; a professora do Departamento de Saúde Coletiva e chefe da Unidade de Infectologia do CHC, Sonia Raboni; e Rosires Pereira de Andrade, gerente de ensino e pesquisa do CHC.

Um grupo de pesquisadores liderados por Raboni selecionará 850 voluntários entre trabalhadores da linha de frente contra a Covid-19. Metade dos voluntários receberá a vacina, feita com o vírus inativado quimicamente, para estimular a produção de anticorpos. Outra metade receberá um placebo, substância sem efeito direto para a doença. Depois de 14 dias, haverá uma segunda dose.

Após esse período, a equipe do CHC acompanhará os voluntários por até 16 meses, monitorando quem desenvolveu sintomas de Covid ou anticorpos contra o vírus nos dois grupos, em consultas e coletas de sangue. “Se houver maior prevalência de doentes entre os que não receberam a vacina, será possível constatar a eficácia da vacina para quem a recebeu”, explica Raboni. O estudo é duplo-cego, ou seja, nem o profissional do CHC responsável pela aplicação, nem os voluntários saberão se a aplicação é de vacina ou de placebo.

Os interessados em participar dos testes podem acessar a página do Instituto Butantan em que há uma série de perguntas e respostas para triagem. Se a pessoa se encaixar no perfil, é orientada a entrar em contato com o grupo do CHC para agendamento da consulta presencial, pelo email sinovac@hc.ufpr.br e pelo whatsapp (41) 98522-5146.
Durante a consulta, a equipe analisará as respostas do questionário e realizará outros exames para verificar se o voluntário pode participar da pesquisa. A triagem dos voluntários e a aplicação da vacina começam na próxima segunda-feira, dia 03 de agosto.

Os testes da CoronaVac no CHC juntam-se a outros 27 estudos sobre a Covid-19 que estão em andamento dentro do complexo, o que reforça a sua importância nas pesquisas da área de saúde, de acordo com a superintendente Claudete Reggiani. “Nesse momento, atuar em pesquisa nas áreas mais promissoras, é um grande orgulho”, sintetiza.Para o reitor da UFPR, a escolha da instituição para realização dos testes reflete o conhecimento científico já estabelecido pela universidade. “Os testes da vacina chinesa reforçam o protagonismo que a universidade pública tem em situações de emergência, contribuindo para uma solução de saída da crise da pandemia”, ressalta Ricardo Marcelo Fonseca.

Links

Matéria completa - https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-assina-protocolo-para-inicio-de-testes-da-vacina-contra-a-covid-19/ Site de avaliação do Instituto Butantan - https://app.profiscov.com/avaliacao
Anexos

Participaram da assinatura (da esquerda para a direita) Rosires Pereira de Andrade, gerente de ensino e pesquisa do CHC; a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzon de Muniz; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a superintendente do CHC, Claudete Re
Convênio permitirá o início da fase 3 de testes no complexo CHC. Foto: Marcos Solivan

SANTA CASA PROMOVE CAMPANHA PARA ARRECADAR FUNDOS PARA ATENDIMENTO À COVID 19

Ocupação de leitos exclusivos para COVID aumentou nas últimas semanas e despesas com materiais e insumos também cresceu

A Santa Casa de Curitiba é um dos hospitais que está na linha de frente no atendimento a pacientes com o novo coronavírus e, com a abertura do novo Hospital especializado em tratamento da Covid, em julho, soma hoje 130 leitos exclusivos SUS para atendimento à doença, o maior de toda a cidade.

Para um atendimento desse porte, houve um aumento significativo nos custos do hospital, que precisou reforçar compra de EPIs, equipamentos e insumos, como álcool gel, além de intensificar os procedimentos de assepsia de leitos, enxovais e roupas usadas pelos profissionais – medidas essenciais para evitar a contaminação de pacientes e profissionais. Por isso, o hospital deu início à Campanha Santa Casa a Favor da Vida, cujo objetivo é arrecadar R$ 3 milhões que serão destinados ao custeio dessas despesas até o fim da pandemia. Até o momento, com ajuda de empresas, desde abril, quase metade deste valor já foi arrecadado, com o qual foi possível adquirir novos respiradores e monitores cardíacos e inaugurar uma nova UTI com 10 leitos.

Com o apoio do LIDE Paraná (Grupo de Líderes Empresariais), que abraçou a campanha e vem dialogando com empresários e outros representantes de segmentos da sociedade que podem contribuir neste momento, a meta é atingir a marca de 3 milhões. Para a presidente do Lide Paraná, Heloisa Garrett, "É fundamental que as empresas e a comunidade ajudem nesta situação emergencial. Vemos que os casos são crescentes e os insumos não estão sendo suficientes. Como entidade estamos mobilizados para levantar recursos para que a Santa Casa consiga atender todos os seus pacientes, sem faltar nenhum insumo", destaca.

NOVO HOSPITAL ESPECIALIZADO EM TRATAMENTO DA COVID

A Santa Casa assumiu neste mês de julho a gestão (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba) do novo hospital especializado em tratamento da COVID - instalado no antigo Instituto de Medicina, no Alto XV. Nesta unidade, estão em funcionamento 110 leitos, sendo 60 de enfermaria e 50 de UTI, todos para pacientes do SUS.

Segundo o diretor-geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Eduardo Otoni, a estimativa é de que em apenas um trimestre mais de 1.000 pacientes sejam assistidos nesta nova unidade. “Estruturamos o antigo Instituto de Medicina, que possui mais de 3,2 mil m2 de área construída, para atender em média 340 pacientes/mês. Foi um trabalho árduo e rápido, já que a necessidade de abertura desses leitos era urgente devido ao aumento de novos casos de covid nas últimas semanas”, destaca o diretor.

Até então, a Santa Casa já vinha atuando na linha de frente com 20 leitos exclusivos para atendimento covid a pacientes do SUS, sendo 10 de UTI e 10 em enfermaria. Com a queda das temperaturas no fim de maio, foram vários os dias em que a ocupação desses leitos atingiu 100%.

Hoje, somados, são 130 leitos exclusivos SUS, prontos para atender a população neste período de pico da pandemia na cidade.

DOAÇÕES

Para ajudar a Santa Casa na Campanha Santa Casa a Favor da Vida é simples. Pelo link http://santacasacuritiba.com.br/santacasaafavordavida/ é possível entrar em uma aba descrita como "Doação" em que o participante escolhe como prefere contribuir: pelo Botão pagseguro, Paypal, Conta bancária do Bradesco do Hospital ou Cartão. Podem doar pessoas físicas e jurídicas e não há valores fixos para a doação. Qualquer quantia é bem-vinda.

Com a abertura da nova unidade, a necessidade de compra de itens de proteção e segurança torna-se ainda mais importante. Por isso, o hospital continua contando com o apoio daqueles que puderem ajudar.

Serviço:
Setor de captação de recursos da Santa Casa
Telefone: (41) 3271-5721
Celular / WhatsApp: (41) 99177-6299
E-mail: doesantacasa@santacasacuritiba.com.br
Depósitos bancários:
Banco: Bradesco (237) Agência: 3645
Conta corrente: 6156-5
CNPJ: 76.613.835/0001-89
Razão Social: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

Oito capitais brasileiras, incluindo as do Sul, estão longe do pico de mortalidade de Covid-19, indica sistema ModInterv

Sistema baseado em modelo matemática desenvolvido por rede de pesquisadores da UFPR, UFPE e UFS aponta que Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre regrediram no combate à doença, enquanto Recife e Belém já ultrapassaram o pico de mortes

26478_curitiba_prefeitura_reforca_limpeza_dos_22_terminais_da_cidade_contra_o_covid_19_foto_luiz_costa_smcs_30_3_20_6_3190599039758105404.jpg
Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis estão entre as capitais brasileiras que mostram, nesta segunda metade de julho, distância em relação ao pico da mortalidade por Covid-19, o que indica retração do combate à pandemia. A análise é baseada no ModInterv, sistema para projeções criado por pesquisadores de áreas de Exatas das universidades federais do Paraná (UFPR), Pernambuco (UFPE) e Sergipe (UFS). Segundo o sistema, a situação ocorre também com outras cinco capitais: Goiânia, Belo Horizonte, Campo Grande, João Pessoa e Brasília. A avaliação foi registrada em artigo no banco de pré-prints da Scielo e considera a situação das 27 capitais no dia 19 de julho (que vem se mantendo desde então).

Segundo os cientistas, as oito capitais mencionadas estão com a curva acumulada de mortalidade em ascensão, seja ela mais ou menos acentuada. Considerando que todos os estados brasileiros tinham mortes confirmadas por Covid-19 já na primeira quinzena de abril, o cenário sugere que as cidades estão falhando nas medidas de combate (o que faz com que a curva permaneça ascendente desde o início) ou houve retrocessos no combate ao vírus por causa do afrouxamento de medidas de prevenção.

Nesse último caso, é possível notar uma mudança de rumo na curva dos gráficos de mortalidade que os autores do trabalho chamaram de “relargada”.

“Em Curitiba foi o que aconteceu, certamente, porque a curva de óbitos da cidade parecia perto de ponto de inflexão para formar o platô e houve a ‘relargada’ no fim de junho. É um quadro parecido como o das outras capitais do Sul”, avalia o professor Giovani Vasconcelos, do Departamento de Física da UFPR, que faz parte da Rede Cooperativa de Pesquisa em Modelagem da Epidemia de Covid-19 e Intervenções não Farmacológicas (Modinterv), criadora do sistema. “É diferente de cidades que estão na mesma situação porque a curva sempre mostrou crescimento, caso de João Pessoa”.

Saturação

Recife e Belém são as únicas capitais já na fase de saturação, ou seja, que atingiram o pico de mortes, o que significa que o gráfico de óbitos tende a formar um platô que aponta regressão da pandemia — a linha reta significa que as mortes pela pandemia pararam de se acumular. As outras 17 capitais se encontram em situação de combate à pandemia (curvas de óbitos em ritmo desacelerado, próximas do ponto de inflexão).

Desse último grupo, Maceió é a que parece mais propensa a alcançar a mesma situação das outras duas cidades nordestinas. É preciso cautela, porém, já que a piora do cenário tem se mostrado mais rápida e fácil do que o contrário. “O gráfico da capital alagoana é exemplo de como a situação é dinâmica: no domingo passado, o modelo que prevê saturação ainda não ‘convergia’ para Maceió”, explica Vasconcelos. A instabilidade fica mais clara quando se analisa o motivo pelo qual Maceió ainda não faz parte do mesmo grupo que Recife e Belém: aumentos esporádicos no número de mortes neste fim de julho, que têm adiado a inflexão da curva de óbitos e a formação do platô.

Mudanças bruscas

Da mesma forma Recife e Belém devem manter cautela, afirma o professor Raydonal Ospina, do Departamento de Estatística da UFPE e membro da rede de pesquisa. Entre as duas cidades, Recife tem números melhores no que diz respeito à taxa de mortalidade por milhão de habitantes (126,63 óbitos por 100 mil habitantes no último dia 26, contra 137,93 de Belém segundo a plataforma Brasil.io) e apresenta uma aproximação mais rápida em relação ao que se pode considerar o fim da pandemia. Ospina ressalta que a capital pernambucana Implementou em meados de maio um “lockdown”, com fechamento de escolas, comércio e serviços não essenciais, assim como do acesso às praias.

O município também fez campanhas de conscientização — obtendo altos índices de cidadãos adeptos do isolamento social — e criou grupos de trabalho com a participação de cientistas para planejar a reação à escalada de mortes. Para o professor, os resultados dessas medidas parecem se refletir nas estatísticas. Por outro lado, há o risco de uma reabertura precoce, como a decretada neste mês, suscitar uma “relargada” como a vivenciada pelas capitais sulistas.

“Ter chegado ao platô ou à fase de saturação não implica que estamos terminando. Indica que as medidas de prevenção têm sido adequadas a fim de manter o número de óbitos controlados. Mas isso assumindo que as condições se mantenham. Se mudar as medidas de contenção da doença, por exemplo, relaxando o quadro, a doença pode recrudescer. Sem vacina fica muito difícil pensar em fim de epidemia”, analisa.

Aplicativo

O sistema ModInterv se baseia em um modelo matemática descrito em um artigo científico publicado em maio na revista “PeerJ”, focada em ciências da vida e ambientais. A inovação do modelo é a capacidade de adaptação da sua fórmula, que permite fazer projeções em diferentes cenários e localidades, desde que a hipótese de um tratamento farmacológico específico para a doença esteja
fora da equação.

Em breve o ModInterv poderá ser acessado, por qualquer interessado, por meio de um aplicativo para celulares batizado com o nome do sistema. Assim como na ferramenta on-line, o aplicativo permitirá escolher curva (contágio ou óbitos) e localidade (cidade, estado ou país). Há ainda a opção de gerar imagens dos gráficos para download.

O aplicativo foi desenvolvido por pós-graduandos dos programas de Física da UFPE e pesquisadores dos Departamentos de Física da UFS e da UFPR. O lançamento ocorreu durante um seminário on-line, em junho. Atualmente o app está em fase de avaliação pela Google Play Store.

LINKS

Matéria no Portal da UFPR (com gráficos): https://bit.ly/3hJBOym

Acesso ao sistema: http://fisica.ufpr.br/modinterv/

Artigo "Recife and Belém are currently the only capitals that are already in the saturation phase of Covid-19 in Brazil" (2020), no Scielo Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1001

Matéria no Portal da UFPR com explicação da metodologia: https://bit.ly/2VTGyrH

Legenda da foto: "Para pesquisadores da Rede ModInterv, Curitiba teve retrocessos no combate à mortalidade por Covid-19 aparentes no gráfico no fim de junho e passou a ter um ritmo de crescimento ainda maior do que no início da pandemia. Foto: Luiz Costa/SMCS, 30/3/2020"

Centro de Oncologia do Paraná lança campanha “Faça a Diferença”

Colaboradores criaram vídeo para arrecadar doações e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social

O Centro de Oncologia do Paraná lançou a campanha “Faça a Diferença”. O objetivo é ajudar as famílias de Curitiba que estão em situação de vulnerabilidade social com alimentos não perecíveis, agasalhos e produtos de higiene. A iniciativa estará ativa durante os meses de julho e agosto.
Colaboradores da clínica se mobilizaram e produziram um vídeo para chamar atenção da comunidade sobre a importância da ação, principalmente neste momento de crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.
A mobilização tem dado certo. Em menos de 15 dias já foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos e 100 peças de roupas. As doações estão vindo de pacientes, familiares e mesmo dos colaboradores da clínica, que fazem uma disputa saudável para ver quem leva mais donativos.
As doações estão sendo recebidas nas três unidades do Centro de Oncologia do Paraná: Saldanha Marinho, Oncoville e São José dos Pinhais, durante o horário normal de funcionamento.

Serviço
Campanha “Faça a Diferença”
Local: Centro de Oncologia do Paraná
- Unidade Oncoville
Endereço: BR 277, 1437, Ecoville - 2º Andar – Curitiba
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

- Unidade Saldanha Marinho
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 2167 - Bigorrilho - Curitiba
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

- Unidade São José dos Pinhais
Endereço: Rua Alcídio Vianna, 916 - Centro - São José dos Pinhais - PR-
10º andar. Edifício The One
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Amanhã: Live solidária com Ricardo Amorim, Clóvis Arns e diretores imobiliários

Irão debater cenário atual e ajudar diretamente no combate à pandemia

O movimento W/Move, da W/Investments e parceiros, irá contribuir com o projeto 'O amor Contagia', que beneficia hospitais, lares e asilos paranaenses

No dia 28 de julho (terça-feira), às 19h, o economista Ricardo Amorim se unirá ao presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, e aos diretores da W/Investiments, GT Building, Laguna e AG7 em uma live nas redes sociais. O encontro tem o objetivo de discutir como a pandemia está impactando o mercado imobiliário, e também anunciar o projeto W/MOVE, que une as empresas citadas em prol de uma nobre atitude: beneficiar financeiramente hospitais, lares e asilos paranaenses por meio da campanha O Amor Contagia.

Rodrigo Mendes de Camargo, sócio-diretor da W/Investments e um dos idealizadores da W/Move, afirma que o movimento foi criado com a intenção de unir forças para contribuir com a sociedade pelos vieses da saúde e da economia. “Por conta da pandemia, muitas pessoas estão considerando que esses setores estão em lados opostos ou anulam um ao outro. No entanto, queremos mostrar que é possível existir um equilíbrio por meio de atitudes responsáveis e verdadeira contribuição social. Queremos estimular a economia, ajudar a saúde e contagiar o amor”, reflete.

A contribuição a qual Camargo se refere está diretamente ligada às empresas que fazem parte do projeto, que são: GT Building, Laguna e AG7. As incorporadoras imobiliárias se uniram ao W/MOVE e, por conta disso, irão doar parte dos valores das vendas de imóveis de todos os empreendimentos até o final de 2020 para o projeto O Amor Contagia. A W/Investments também irá doar uma porcentagem do faturamento. Durante a live, os espectadores também poderão fazer a sua parte.

O CEO da GT Building, Geninho Thomé, ressalta a importância da construção civil em toda a esfera econômica e aponta para a relevância de empresas de grande porte desse setor agirem em favor da sociedade. “A construção civil é uma área fundamental em âmbito econômico e social, pois é responsável pela geração de diversos empregos diretos e indiretos e, consequentemente, pelo mantimento de milhares de famílias. O impacto que o novo coronavírus vem causando é inegável, porém, o mercado imobiliário é uma potência que tem tido reflexos menos severos, o que comprova a força do setor”, reforça.

Thomé propõe que, nesse sentido, o movimento W/MOVE vem para demonstrar que é preciso movimentação, pró-atividade e comprometimento para contribuir efetivamente com a sociedade. “É com essa união de forças que conseguiremos promover, por meio da construção civil, o desenvolvimento de ações de saúde para conter a pandemia e estimular uma atuação mais justa e voltada àqueles que realmente precisam”, conclui.

Boas ações

Desde o início da pandemia, empresas de diversos segmentos têm doado bens materiais e financeiros para ajudar a conter as dificuldades que hospitais e projetos sociais estão enfrentando. A GT Building beneficiou a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba com 200 mil reais que foram revertidos para a compra de novos respiradores e monitores. A AG7, por sua vez, está promovendo lives com vários especialistas para oferecer conhecimento e conteúdo durante o isolamento social.

De acordo com o site Monitor de Doações, que contabiliza semanalmente a quantidade de empresas e a valoração doada desde o início da pandemia no Brasil, mais de seis bilhões de reais beneficiaram diversas instituições por meio de mais de 400 mil empresas ou doadores individuais.

Serviço

Live Ricardo Amorim, Clóvis Arns Cunha e integrantes W/MOVE

Data: 28 de julho, terça-feira

Horário: 19h

Canal: YouTube da W/Investments, Facebook da W/Investments ou Instagram da W/Investments

Para saber mais e doar: W/MOVE

Para saber mais e doar: O Amor Contagia

Sobre a GT Building

A partir de um conceito inovador, aliado à tecnologia, modernidade, qualidade e diferentes projetos de vida, a GT Building faz parte do grupo GT Company, que desde 2017 empreende no setor imobiliário em Curitiba por meio da GT Invest. Com foco na construção de alta qualidade e na excleência por meio de ideias inovadoras guiadas pelas mãos dos líderes, a incorporadora chega como uma das maiores empresas do ramo no Paraná, com 20 empreendimentos em diferentes fases, entre eles o Denmark, Bosco Centrale, o Maison Alto da Glória e o Fly Top Life, em Londrina. Para saber mais, acesse: www.gtbuilding.com.br

Segunda edição do Leilão do LIDE Mulher em prol do Projeto Luz acontece nesta quinta

O sucesso da primeira edição que arrecadou recursos para a compra de 16 toneladas de alimentos motivou a realização da segunda LIVE Leilão que vai acontecer pelo instagram da TROC e terá peças de grifes como Valentino, Prada, Dior, Gucci, Marc Jacobs, Dolce & Gabbana, Christian Dior, Michael Kors, Kate Spade, além e grandes estilistas nacionais como Glória Coelho e Reinaldo Lourenço.

Nesta quinta-feira, 23, às 20h00 acontece pelo instagram (@trocreal) a segunda edição da LIVE Leilão do LIDE Mulher em parceria com a Troc, uma iniciativa que está mobilizando muitas mulheres, que abriram seus guarda-roupas para fazer o bem e doaram peças incríveis de marcas famosas. 100% do recurso arrecadado será revertido para o Projeto Luz, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A primeira edição da LIVE Leilão aconteceu no dia 30 de junho foi um sucesso, e graças às doações recebidas e aos pedidos de uma nova edição as empresárias Michelle Jamur, uma referência em curadoria de moda, Emmanuele Mourão Spaine, membro do Comitê do LIDE Mulher, Ana Claudia Michelin, que é envolvida diretamente com a operação do Projeto Luz, Luanna Toniolo Domakoski, CEO e Co-Fundadora da Troc, e Heloisa Garrett, Presidente do LIDE Paraná e idealizadora da iniciativa se reúnem em um encontro que promete ser super animado.

"Desde que abrimos nossa lojinha do Bazar na Troc e com nosso primeiro bazar, já mobilizamos recursos para a compra de 16 toneladas de alimentos. Todas que estão participando fazem muita a diferença, seja doando suas peças ou comprando, você faz uma doação e leva uma peça linda pro seu guarda-roupa. Estamos em um momento de repensar muitas coisas, entre elas o consumo e nossas relações. Todos podem ajudar", comenta a presidente do LIDE, Heloisa Garrett.

Motivado pelo grande número de trabalhadores informais que estavam perdendo seus postos de trabalho e aumentando os bolsões de pobreza em Curitiba e Região Metropolitana, o LIDE Mulher decidiu mobilizar seu quadro de filiadas para uma ação de sustentabilidade, unindo moda, inovação e fazendo o bem, e aí surgiu o Bazar do LIDE em parceria com a startup curitibana TROC que é o maior brechó online do país.

Segundo a ONU, o mundo terá mais de 132 milhões de pessoas passando fome em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. E esta realidade está muito próxima, muitas mães e idosos, e principalmente, profissionais liberais estão com dificuldade de ter acesso ao auxílio emergencial e está faltando alimento em muitos lares.

A iniciativa do Bazar contou com as Madrinhas do Bem que ajudaram na mobilização e angariação de peças para a campanha. Participaram Ana Lemos, Ana Carolina de Catherine, Alessandra Bittencourt, Bruna de Donno, Caroline Boscardin, Carol Tarouco, Cintia Malaquias, Cyntia Castro, Conceição Contin, Daniella Piccinin Soares Kirsten, Davielle Vinha dos Santos Machado, Dionéia Mendes, Evelise Trombini, Felicia Pretto Tomassi, Flávia Ader, Flavia Andrade, Geisa Carla Cividini Miksza, Gisela Alves Santos Trovo, Gisele Mantovani Pinheiro, Karla Petrelli, Lívia Rangel, Luciana Burko Maciel, Marcele Poiani, Mariane Domingues, Mary Schaffer, Mira Graçano, Michelle Lipatin, Nicole Freire, Raphaela Ribas Lupion Gubert, Roberta Keppe, Silvia Lopes Nunes e Tania Vicenzi.

"A mobilização foi muito além das 'Madrinhas do Bem' conseguimos doações generosas de peças lindas. O que está sobrando em muitos guarda-roupas fará a diferença na mesa de muitas famílias", destaca Heloisa. A lojinha do bazar do LIDE Mulher na Troc vai continuar e as doações podem ser direcionadas à sede do LIDE. As peças que não forem aceitas pelos padrões de curadoria da Troc (que podem ser consultadas no site) são destinadas para doação para famílias carentes atendidas pelo próprio Projeto Luz.

Serviço:
Mais informações sobre as doações e sobre a campanha pelo concierge do LIDE Mulher Paraná (41) 9111-8248.

Live Leilão - Bazar do LIDE na TROC
Quando: 23/07 às 20h00
local: perfil da TROC no Instagram @trocreal

Grupo solidário de arquitetos e designers já distribuiu 180 toneladas de alimentos em Curitiba e Região Metropolitana

Ao todo, a rede Somos + Arq. PR já distribuiu 180 toneladas de alimentos e 11.997 kits com itens de higiene, álcool gel e panfletos sobre o Covid-19.

Desde o início da pandemia, um grupo de arquitetos e designers de interiores tem mostrado que a união faz a força e a diferença. Chamado de “Somos + Arq. PR”, o grupo solidário que conta com mais de 200 profissionais e tem na liderança os arquitetos Jayme Bernardo, Elaine Zanon e Jorge Elmor se reúne semanalmente para fazer a distribuição de alimentos e kits de higiene para comunidades carentes de Curitiba e Região Metropolitana.

De abril até o último fim de semana, no dia 18 de julho, foram 180 toneladas de alimentos distribuídos e 11.997 kits entregues, com itens de higiene, álcool gel e panfletos com informações sobre o Covid-19. O grupo se reúne todos os sábados no estacionamento da loja parceira do projeto Florense Carlos de Carvalho, que gentilmente promove um café da manhã para os profissionais, antes da saída para as entregas.

Além da distribuição dos itens, os profissionais também se envolvem na produção de Álcool Gel, ação liderada pela arquiteta Caroline Bollmann em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Voluntários do grupo se reúnem semanalmente para ajudar a produzir, envazar e embalar o produto.

Segundo o arquiteto Jayme Bernardo, o grupo tem vivido uma experiência única com o projeto. “Fazer o bem é uma das maiores realizações que podemos ter. Estamos vendo na prática que a união faz a força e pode mudar a realidade de muitas famílias.”, comentou.

O projeto Somos + Arq. PR nasceu do grupo “Juntos Somos Mais Arquitetos”, que reúne arquitetos de São Paulo com o objetivo de angariar fundos, alimentos e itens de higiene para pessoas em situação vulnerável. A iniciativa se espalhou de forma rápida pelo Brasil e já conta com mais de 3800 envolvidos.

Os interessados em colaborar com o projeto, podem realizar depósitos de qualquer valor na conta conjunta: Bradesco (237), agência 5753 e conta corrente nº 20.861-2. O CPF para a transação é 462.689.369-49, do arquiteto Jayme Bernardo. As cestas básicas têm um custo médio de R$65, mas qualquer valor está sendo arrecadado. Para a doação do álcool líquido, para a produção do álcool gel, as empresas interessadas podem fazer contato com a arquiteta Caroline Bollmann pelo telefone (41) 99977-1943.

Sobre Somos + Arq. PR

O “Somos + Arq. PR” é uma rede de arquitetos e designers, liderados no Paraná por Jorge Elmor, Jayme Bernardo e Elaine Zanon, em uma ação nacional, buscando ajudar famílias carentes no período de pandemia. No Paraná, o grupo é formado por mais de 200 arquitetos e designers de todo o estado.

Somos + Arq. PR
Site: http://somosmaisparana.guimuller.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/pr.somosmais.arq/
Arrecadações:
Bradesco (237) | ag. 5753 | conta corrente 20.861-2 | CPF: 462.689.369-49