Exposição no Parque Cambuí apresenta ações sustentáveis do projeto Territórios da Agricultura em Balsa Nova/Campo Largo e região

Imagem: 4º módulo de formação do projeto Territórios da Agricultura em Balsa Nova. Crédito: Vinicius Correia

 

De 23 de setembro a 07 de outubro o público poderá conhecer de perto o projeto agroecológico desenvolvido pela Evoluir e Holy Cow, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia AOPA, com patrocínio da Ingredion, na Escola Estadual Casemiro Karman de Campo Largo, visando estimular maior produção local de alimentos e organização comunitária

A partir do próximo dia 23 de setembro, a população de Balsa Nova, Campo Largo e municípios do entorno poderá conferir todos os detalhes de uma iniciativa sustentável que está trazendo segurança alimentar e organização comunitária para a região. É quando começa, no Parque Cambuí – Newton Puppi, uma exposição sobre a ação agroecológica realizada na Escola Estadual Casemiro Karman, em Campo Largo, pelo projeto Territórios da Agricultura. A iniciativa é desenvolvida pela Evoluir e a Holy Cow, com patrocínio da Ingredion, empresa líder mundial em soluções para ingredientes, e parceria da AOPA – Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia. A entrada é gratuita.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o Territórios da Agricultura tem o objetivo de levar informação e mobilização coletiva para unir os habitantes de uma cidade ou região em torno de ações sustentáveis, sempre com a meta de ampliar a disponibilidade de alimentos e impulsionar a economia local. Em Campo Largo e região a estratégia adotada foi a criação de um sistema com horta em mandala e compostagem, e futuramente serão implantados viveiros de mudas, apiário e pomar na Escola Estadual Casemiro Karman.

“Depois de trabalharmos na formação dos participantes, no mapeamento dos principais problemas da região e das iniciativas de Agricultura Urbana e Periurbana, definimos qual intervenção faríamos em Balsa Nova/Campo Largo”, destaca Mariana Monferdini, coordenadora da Evoluir. “Desde a fase de capacitação até a execução das atividades e colheita dos primeiros resultados, foi muito bacana observar o engajamento de todos. O trabalho da Facilitadora Edite Fragnelo foi muito importante para trabalhar o engajamento e a educação em uma perspectiva mais ampla e subjetiva”.

É isso que os visitantes da exposição poderão conhecer em primeira mão. “Foi desenvolvida uma parceria com a Secretaria de Educação para levar as escolas à exposição e para participarem de uma contação de histórias, com livros da própria editora Evoluir, a serem distribuídos para o município. Também serão oferecidas rodas de conversa sobre fotografia, aberta ao público e com audiodescrição e intérprete de Libras para pessoas com deficiência. A exposição contará com monitores todos os dias e monitores para audiodescrição e libras em dias específicos, divulgados na programação.

“Levar essa informação ao máximo possível de pessoas e inspirar a multiplicação dessas práticas sustentáveis e viáveis, é parte essencial da transformação que o projeto Territórios da Agricultura busca levar a todos os cantos do país”, acrescenta a coordenadora.

“Estamos empenhados em cumprir diariamente com o nosso propósito de tornar a vida melhor. Dentro da nossa agenda de Responsabilidade Social, nosso compromisso é com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atuamos, fomentando iniciativas para geração de trabalho e renda e erradicação da fome. Através de projetos como o Territórios da Agricultura, reforçamos nosso valor Cuidado em Primeiro Lugar e contribuímos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sempre colocando nossa energia em criar um futuro em que meio ambiente, biodiversidade, vida saudável e Diversidade, Equidade e Inclusão estejam conectados”, comenta Viviane Pereira, gerente de sustentabilidade da Ingredion América do Sul, empresa que apoia a iniciativa.

Serviço

Exposição Territórios da Agricultura em Balsa Nova e região

Data: 23/09/22 a 07/10/22

Horário: 9h às 17h30

Local: Parque Cambuí — Newton Puppi – Rua da Subestação de Enologia, 1444 – Vila Bancária, Campo Largo

Entrada gratuita

Haverá tours especiais com acessibilidade em Libras e audiodescrição

 

Programação:

23/09 – 10h: Roda de abertura | 10h30 e 15h30: contação de histórias

29 /09 e 06/10: palestra sobre Fotografia

Sobre o Territórios da Agricultura

O Territórios da Agricultura é um projeto de educação e inovação social voltada à agricultura urbana, periurbana e rural, baseado na participação coletiva e na co-criação de ações que contribuam para o desenvolvimento sistêmico da agricultura e da cultura em determinado território. Prevê a realização de uma jornada que integra os diferentes atores locais, visando a investigação extensiva do ecossistema e a co-criação de soluções que possam fortalecer as práticas de produção de alimentos no território.

Ao longo de 40 horas de formação em cinco módulos, os participantes trabalham capacidades como autogestão, atuação em equipe, liderança, conhecimentos sobre os agrossistemas e a cultura do campo, construção coletiva de saberes, mapeamento e diagnóstico territorial, condução de pesquisas coletivas e entrevistas, técnicas e abordagens para produção fotográfica e audiovisual, registro e sistematização de informações, implementação de protótipos, entre outros.

As atividades do Territórios da Agricultura englobam ainda a entrega de materiais pedagógicos, doação de livros paradidáticos ao município, exposição audiovisual aberta e gratuita ao público (com materiais produzidos pelos próprios participantes), divulgação das iniciativas, articulação de parcerias institucionais, educação e inclusão social de jovens e adultos, visitas escolares das redes municipais de ensino à exposição e palestras educativas para os alunos.

O Territórios da Agricultura está alinhado a oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da ONU: erradicação da pobreza (1), fome zero e agricultura sustentável (2), saúde e bem-estar (3), educação de qualidade (4), trabalho decente e crescimento econômico (8), cidades e comunidades sustentáveis (11), consumo e produção responsáveis (12) e parcerias e meios de implementação (17).

Sobre a Ingredion

Ingredion Incorporated (NYSE: INGR), tem sua sede nos subúrbios de Chicago. É uma fornecedora líder global de soluções de ingredientes atendendo clientes em mais de 120 países. Com vendas líquidas anuais de quase $7 bilhões em 2021, a empresa converte grãos, frutas, verduras e outros materiais de vegetais em soluções de ingredientes de alto valor agregado para os mercados de alimentos, bebidas, nutrição animal, cervejaria e industrial.

Com os 32 centros de inovação, os INGREDION IDEA LABS® da Ingredion ao redor do mundo e aproximadamente 12.000 funcionários, a empresa co-cria com os clientes e cumpre seu propósito de trazer o potencial das pessoas, da natureza e da tecnologia para melhorar a vida.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: evoluir

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s