Histórias pra Bia dormir: Oficina on-line gratuita ensina a arte de contar histórias

Aulas são voltadas a qualquer pessoa com mais de 15 anos que deseja ser contador de histórias

Mais do que um orador, um contador de histórias também é um artista. Para ensinar mais sobre essa arte, a Boreal Produções, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, realizará a oficina on-line “Histórias pra Bia dormir – Especial Monteiro Lobato”, entre os dias 23 e 26 de maio, sempre das 19h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo whatsapp (41) 99918-1812.

“O objetivo é despertar, estimular, dar vida, voz e força para o contador de histórias que todos temos em nós. É criar um espaço onde cada participante tenha ferramentas e autonomia para buscar suas histórias, seus desejos, sua forma de se expressar”, explica Thyane Antunes, atriz da Boreal Produções que ministrará as aulas e é criadora do Canal do YouTube “Histórias para Bia Dormir” (https://www.youtube.com/channel/UCvbgnqs0tHXZIHI3oHX8s1Q).

Voltada a qualquer pessoa com mais de 15 anos que deseja aprender ou se aprimorar como contador de histórias, a oficina abordará a construção de repertório e como utilizar a contação de histórias de variadas formas, além de atividades focadas em autoconhecimento e autoconfiança. Embora seja um especial sobre a obra Monteiro Lobato, Thyane Antunes revela que também serão realizadas “troca de figurinhas”, com sugestões de livro, autores e histórias. “O foco principal é dar instrumentos para que os participantes busquem o que lhes inspira e, nesse caso, histórias autorais também serão muito incentivadas”, afirma.

Outro assunto das aulas serão as diferenças da contação de histórias nos formatos presencial e on-line. “O mundo todo precisou se adaptar a esse novo modo de fazer as coisas, a arte de contar histórias também encontrou seu lugar no formato on-line e eu diria que o desafio inicial foi compreender que são coisas diferentes: contar histórias on-line e presencialmente, cada forma tem seus desafios e suas maravilhas próprias”, observa a atriz.

No início da pandemia, Thyane Antunes criou o canal do YouTube “Histórias pra Bia dormir”, que ganhou esse nome em homenagem a sua sobrinha. “Como tudo estava migrando para o universo on-line, eu pensei que poderia ser uma oportunidade de fazer a minha parte pelo mundo naquele momento em que eu sabia que muitos professores, pais e familiares estavam com dificuldade de encontrar material para entreter e ensinar as crianças”, conta, lembrando ainda que também há vídeos de contações de histórias para adultos.

O canal terá uma segunda temporada de vídeos sobre Monteiro Lobato, produzidos com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Serão cinco episódios baseados no livro O Saci. “Vai ter música especial para cada episódio e, claro, também vamos falar um pouco sobre o autor para que os espectadores que ainda não conhecem o Monteiro Lobato possam conhecer e entender a importância desse autor para o nosso país”, considera a atriz.

Contação de histórias e literatura paranaense

A literatura infantil paranaense também estará em evidência em outra atividade promovida pela Boreal Produções. No dia 10 de junho, às 20h, acontecerá uma live com a escritora Glória Kirinus no Instagram @thyaneantunes.

“A Glória vai contar algumas das muitas histórias que ela tem no meio da literatura, como contadora de histórias, palestrante, escritora e também vamos falar sobre o período de pandemia, como foi escrever nesse período, sobre o que ela escreveu, o que ela leu, e o que tudo isso mudou nela enquanto artista”, revela Thyane Antunes.

Sobre a Boreal Companhia de Teatro

A Boreal Companhia de Teatro nasceu em 2010 pelas mãos da produtora cultural e diretora Cris Betina Schlemmer e pela atriz Thyane Antunes. A companhia é especializada na elaboração, desenvolvimento e execução de projetos culturais aprovados pelas leis de incentivo (municipal, estadual e federal), com o objetivo de gerar valor aos seus parceiros e fomentar a cultura no país. Ao longo desses anos, montou peças para o público adulto e infantil, priorizando a qualidade artística, técnica e humana nos projetos que realiza. Entre as suas principais realizações estão “O Império da Paixão em Fatias Parcimoniosas”, “Nina e o Reino das Galochas”, “Sete Mares de Histórias” e “O Caderno Rosa da Senhora H”.

Arte

SERVIÇO: Oficina de Contação de Histórias: Histórias pra Bia dormir – Especial Monteiro Lobato

Data: 23 a 26 de maio

Horário: 19h às 22h

Local: On-line

Inscrições gratuitas pelo whatsapp (41) 99918-1812

Público-alvo: qualquer interessado com mais de 15 anos

*Será fornecido certificado para os participantes que comparecerem a, no mínimo, três aulas

Live com Gloria Kirinus

Data: 10 de junho

Horário: 20h

Local: Instagram @thyaneantunes

Transmissão aberta e gratuita

Thyane Antunes

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OFICINA CULTURALTags:, , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s