Tiradentes e a Odontologia brasileira

 

 

Em 21 de abril celebraremos os 227 anos da morte de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes. Segundo historiadores, Tiradentes, nascido na Fazenda do Pombal, entre as cidades mineiras de São José (hoje Tiradentes) e São João del Rey, teria aprendido com o padrinho e tio Sebastião Ferreira Leitão, que era médico e engenheiro, técnicas rudimentares para a extração de dentes – naquela época, essa era a forma mais rápida e prática de aliviar a dor dos pacientes. Estima-se que Tiradentes tenha experimentado métodos de preservação dos dentes, tentando minimizar o número de extrações, além de confeccionar próteses arcaicas.

 

A prática da Odontologia foi regulamentada pela Coroa Portuguesa em 1631, sob decreto de 12 de dezembro, o qual previa multa a quem exercesse a função sem licença. Naquele tempo, não raramente, as extrações eram feitas por barbeiros porque os cirurgiões, por receio e desconhecimento, não queriam intervir.

 

Da época de Tiradentes para cá, muito mudou. Técnicas, processos e novos materiais possibilitaram avanços significativos para o atendimento à saúde bucal da população. De fato, o Brasil é considerado um dos países com a melhor prática odontológica do mundo.

 

De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de 2010, o país concentra 19% dos profissionais da Odontologia do planeta, e boa parte atua no Estado de São Paulo (33%). Para se ter ideia da importância da profissão, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) conta com cerca de 90 mil cirurgiões-dentistas inscritos.

 

Celebrar Tiradentes é um lembrete de que olhar para o passado é uma forma de observar o quanto evoluímos, e do quanto ainda temos a fazer.

 

21 de abril, dia de Tiradentes e de celebrar a nossa Odontologia.

 

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com aproximadamente 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br

IMG_6055

Esta é a Odontologia que me representa: www.vanessamalucelli.odo.br

Onde começou oficialmente em 1981

309682_276353859065226_1562569366_n

CIOPAR ( Congresso Internacional de Odontologia do  Paraná em 2001 como congressista e 2007, 2009, 2011 e 2013 ) na foto com Dr. Antonio Dirceu Calgaro, Dr. Osiris Klamas ( Diretor de Esportes), Dr. Dalton Luiz Bittencourt atual Presidente ABO-PR  e Dr. Celso  Minervino Russo ( Diretor Social)

Convidada pela queridíssima Silvana Rausis, para falar sobre as Próteses Flexíveis

IMG_1995

 

IMG_0924Toda segunda -feira ABO-PR em minha agenda

 

 

IMG_8845

Folder de Curso intensivo na EAPABO-PR no ano  2011

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s