Chef Dominique Livoni de Morais – Moinho do Nordeste
Faça a esponja
Colocar em um Bowl (tigela)
75 gramas de fermento fresco
5 colheres de sopa de farinha de trigo Nordeste
150 ml de água (em ambiente, se tiver frio, pode colocar água morna)
Mexer bem e deixar descansar por 30 minutos
Massa:
Em uma bacia, adicionar 6 gemas peneiradas com mais 3 ovos inteiros
Colocar 1 xícara de açúcar (cerca de 200 gramas)
200 gramas de Manteiga
1 pitada de sal
250 ml de leite
Misturar bem
Adicionar
1 colher de sopa de essência de amêndoas
1 colher de sopa de essência de laranga
10 g de lecitina de soja
1 colher de sopa de óleo
Bater na batedeira.
Em seguida misturar a esponja e aos poucos ir colocando o trigo (cerca de 1 kilo)
Essa massa fica mais mole (Não fica como a massa de pão que dá para sovar na mão)
Deixar descansar por mais ou menos 40 minutos, ou até dobrar de volume.
Após o crescimento, divida a massa em duas partes. Em uma das partes adicione cerca de 200 a 250 gramas de frutas (uva passas, frutas cristalizadas, damasco). Mexer bem com o auxílio de uma colher de pau.
Colocar em formas próprias para Colomba. Nunca colocar mais do que a metade das formas, pois essa massa cresce bastante.
Na outra metade da massa adicionar cerca de 250 gramas de cargas de sua preferência (gotas de chocolate, cerejas, bis, bombom sonho de valsa).
Mexer bem com a colher de pau. Deixar dobrar de volume as massas em formas próprias.

Cobertura
Na colomba de chocolate, derreta gotas de chocolate no micro-ondas, passe em cima da colomba e cubra com amendoim triturado.
Na colomba tradicional, bata 2 duas claras com a ajuda de um Fue (não é ponto de claras em neve, é só até as claras ficarem espumosas), adicione 2 xícaras de açúcar de confeiteiro. Misture bem e passe em cima das colombas já crescidas. Cubra com amêndoas laminadas.
Assar em forno 180° por cerca de 30 a 40 minutos.
Sobre o Moinho do Nordeste
O Moinho do Nordeste é um dos principais moinhos de trigo do Brasil. Produz farinhas e misturas para pães e bolos, com distribuição para as regiões Sul e Sudeste do país. Fundado em 1946, o Moinho do Nordeste têm duas unidades fabris em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul e em Pinhais, no Paraná. Com o lema “Inovar para Inspirar”, a empresa oferece em seu portfólio a solução que melhor se encaixa nas necessidades de cada cliente, seja para uso doméstico, comercial ou industrial. Além disso, ela exerce forte engajamento social nas comunidades em que atua, promovendo visitas às suas fábricas, cursos e treinamento abertos aos mais diversos públicos.

*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS













COMENTÁRIOS