Mercado de festa infantil estima crescimento de 30% em 2018

 

 

Fornecedores apostam em eventos que reúnem criatividade e afetividade para resgatar espontaneidade das festas de antigamente

As festas de aniversário bem produzidas estão em alta. Principalmente, as festas infantis. O mercado está em franco crescimento. Há a expectativa para o crescimento superior a 30% do mercado em 2018.  Esse setor corresponde hoje a 16% do faturamento no segmento de festas e eventos, segundo dados da Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA). Só em 2017, o setor de festas em geral movimentou mais de R$ 17,2 bilhões no Brasil. Há um movimento que mostra uma mudança de tendência: o resgate de festas personalizadas, afetivas e com trabalhos feitos à mão (handmade).

“A ideia das festas afetivas é transformar a festa em algo que remeta às festas antigas, aquelas que eram feitas na casa da avó. A intenção desse tipo de festa é que pareça ter sido produzida com os itens do quarto do próprio aniversariante. Mas só parece. Porque ela dá tanto ou mais trabalho aos profissionais envolvidos. Para levar algo da decoração da casa ou do imaginário da criança para uma decoração de festa e deixar isso interessante é preciso muita criatividade”,  afirma Paula Walter, organizadora da feira Faça Festa Curitiba, um dos maiores eventos do setor no Brasil.

Segundo Paula, a tendência do momento são as festas afetivas e minimalistas. A festa afetiva resgata a simplicidade das festas feitas à mão, sem muita ostentação e buscando criar uma atmosfera que lembre as festas de antigamente. Até as brincadeiras remetem a esse tempo idílico em que as crianças eram mais soltas e criavam suas próprias brincadeiras.

 

5 dicas para rganizar uma festa afetiva

1-      Escolha um espaço que tenha algum significado para a família

Geralmente, as festas afetivas são realizadas em espaços especializados (como buffets infantis), na própria casa ou em algum outro espaço que tenham alguma conexão com a personalidade do aniversariante.

 

2-  Escolha um tema que tenha a ver com a personalidade do aniversariante

Atualmente, a personalização de diversos elementos está muito mais fácil e acessível, aumentando as possibilidades de inovar na escolha e execução de temas. “Não precisamos mais condicionar as escolhas dos temas para festas infantis aos personagens de desenhos animados, por exemplo. Hoje é possível, com criatividade, atender a um tema bem específico e que tenha muita conexão com a personalidade do aniversariante” comenta Paula Walter, da Faça Festa.

 

3-      Invista na produção de itens personalizados

Para o desafio de personalizar ao máximo sua festa, você pode contar com a ajuda de artesãs e profissionais especializados em confeitaria, scrapbook, lembrancinhas, decoração, etc. O importante é que você se envolva ao máximo no processo, juntamente com os profissionais envolvidos na produção da festa para que a comemoração fique com a cara do aniversariante.

 

4-      Crie um ambiente para as crianças brincarem livremente

Atualmente, o grande desafio dos pais tem sido tirar as crianças do smartphone e apresentar outro estímulo no mundo real que seja tão interessante quanto aquela telinha brilhante. Por isso, invista em atividades instigantes e prazerosas transformando a parte recreativa da festa em uma experiência única para as crianças. Aqui vale contratar profissionais especializados em entretenimento infantil para organizar oficinas de cup cakes, slimes, camarim de pintura, criar um mini-spa para as meninas ou mini-campeonato de futebol para os meninos. A ideia é que, além das lembrancinhas, a criançada saia da festa afetiva carregando memórias para a vida.

 

5-      Invista em comidinhas afetivas e reconfortantes

Tem certas coisas que não podem faltar em nenhuma festa infantil, como docinhos, salgadinhos e o bolo. Porém, uma das tendências é incrementar o menu da festa com comidinhas afetivas e reconfortantes, aquelas que lembram nossa casa. Assim como os cheiros e as músicas, os sabores são um grande ativador de memórias em nosso cérebro. Por isso, se o aniversariante adora a lasanha da avó, por exemplo, invista em servir mini-porções desse prato no menu da festa. Vai ser um sucesso.

Serviço

Faça Festa Curitiba 2018

Quando: 22 e 23 de setembro de 2018

Sábado, 22 de setembro das 11 às 20h

Domingo, 23 de setembro das 11 às 19h

Onde: ParkCultural, no ParkShopping Barigui – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê

Entrada franca

Informações:

www.feirafacafesta.com.br/

www.instagram.com/facafestacuritiba/

www.facebook.com/facafestacwb/

mg_2262

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FESTA, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s