Documentário sobre a cena musical curitibana estreia na Cinemateca

​​

O gaúcho Vinicius “Tchê” Ferreira passou os últimos cinco anos envolvido em uma pesquisa sobre a cena musical de Curitiba. O resultado poderá ser conferido no dia 22 de julho, na Cinemateca de Curitiba, quando acontece o lançamento do documentário “Uma Fina Camada de Gelo”. O doc faz parte de um projeto maior, homônimo, cujo lançamento aconteceu em outubro de 2017, com o livro de Eduardo Mercer “Uma Fina Camada de Gelo: O rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba”.

Helinho_Pimentel_foto_Zeca_Milléo

Trazendo um ‘olhar estrangeiro’ à cena, Vinicius conta que foi descobrindo uma história e personagens conforme fez as entrevistas. O objetivo inicial de falar sobre a música autoral dos anos 80 e 90 não seria alcançado da melhor forma sem abordar os anos 70 que deram origem a bandas importantes como Blindagem, A Chave e Beijo AA Força. “Com isso fui sentindo uns pontos narrativos para a história”, aponta ele.

Vinicius ​optou por ​aproxim​ar o olhar da ​ produção atual para falar ​sobre como a internet fez a diferença​. Na avaliação do diretor,​ Curitiba se deu bem nessa. “Porque tudo que era feito da forma punk do faça você mesmo nos anos 70, 80 e 90 facilitou para que as novas gerações administrassem suas escolhas e agendas sem a tutela de uma gravadora. A experiência das gerações anteriores vir​ou bagagem para a geração 2000, com o reforço de toda tecnologia”, observa.

Serviço:

Estreia do documentário Uma Fina Camada de Gelo, Vinicius Ferreira.

Dia 22/7, às 15h e 16h15.

Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174)

Entrada franca.

*com divulgação

Categorias:AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s