Do clique no Facebook ao escândalo da Cambridge Analytica


Entenda por que o profissional de Big Data está entre os mais contratados no Brasil 

 

Ao acordar você dá uma olhada na previsão do tempo, espia os feeds de notícias no Facebook e responde algumas mensagens no WhatsApp. Tudo isso de forma rápida pela internet. Interações desse tipo produzem diariamente 2,5 quintilhões de bytes de dados no mundo. É nessa hora que o profissional de Big Data entra para organizar todas as informações e transformá-las em dados valiosos.

 

Segundo o coordenador do curso de Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica da PUCPR, Edelclayton Ribeiro, o termo Big Data significa um grande volume de dados que podem nos levar a um universo muito variado. Mas ele destaca que essa coleta e armazenamento não é algo novo.

 

“Isto vem evoluindo com o tempo, principalmente da associação destes dados com características como: volume grande, alta velocidade de transmissão, variedade de formatos e origem e complexidade diante das múltiplas fontes”, comenta Ribeiro.

 

Exemplo é o caso recente do escândalo envolvendo Facebook e Cambridge Analytica, que utilizaram informações dos usuários na estratégia de divulgação de notícias sobre a Eleição de Trump.  Mas não precisa ir muito longe para descobrir a importância desse profissional. No ambiente corporativo, a alta competitividade faz com as empresas desenvolvam cada vez mais habilidades em gerir de forma eficaz um grande volume de dados e transformem em informação de qualidade.

 

Por isso, cresce no mercado a busca por especialistas em Big Data. O cargo está entre os cinco mais demandados pelo mercado brasileiro em 2017, de acordo com levantamento da empresa de recrutamento Michael Page. Para Ribeiro, o profissional de Big Data necessita ir além das tecnologias e estratégias destinadas a gestão de grandes volumes de dados. “É preciso conhecer como isto é visto dentro das organizações, enquanto recurso estratégico destinado a alavancar a capacidade competitiva e de efetivação de novos negócios das empresas”, finaliza Ribeiro.

 

 

Serviço:
O vestibular agendado para a Graduação Online da PUCPR está com as inscrições abertas. O candidato deve acessar o sitehttps://www.pucpr.br/online para se inscrever. São dez opções de cursos superiores na área de tecnologia com início no segundo semestre de 2018. Os cursos são: Análise em Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Marketing em Mídia Digitais, Tecnologia em Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Logística, Processos Gerencias, Gestão de Recursos Humanos.

Credito Joao Borges_PUCPR

*com divulgação

Categorias:AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, PROMOTERSTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s