SODEXO E APPTITE REALIZAM PROMOÇÃO QUE OFERECE ATÉ 40% DE DESCONTO NO DELIVERY

Em virtude do atual momento global, os consumidores que estão trabalhando de casa podem aproveitar a campanha para usufruir de refeições de qualidade oferecidas por pequenos produtores locais

São Paulo, março de 2020 – Com o objetivo de ajudar a população que neste momento difícil está trabalhando em esquema de home office e os pequenos empresários de comidas saudáveis a manterem seus negócios em funcionamento, a Sodexo Benefícios e Incentivos, referência em serviços que levam mais qualidade de vida às pessoas e organizações, realiza desde o último dia 19, uma campanha de descontos junto ao Apptite.

A partir da promoção, qualquer consumidor – não precisa ser cliente Sodexo - que quiser desfrutar da conveniência e segurança de receber suas refeições em casa, deve baixar o Apptite e fazer um pedido aplicando o código promocional *SODEXO40*, ganhando até 40% de desconto e utilizando o meio de pagamento que achar melhor. A campanha é válida até 31 de março para a cidade de São Paulo, nos seguintes bairros: Butantã, Pinheiros, Perdizes, Paraíso, Vila Mariana, Pompeia, Vila Madalena, Santana, Ipiranga, Mooca e Lapa.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de usuários, com uma rede de 505 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass e Apoio Pass.

A tecnologia como forma de imunizar o seu negócio

Por *Otávio Amaral

Mais do que uma doença infecciosa, o Covid-19 é um teste de competência ao mercado global: para sobrevivermos, precisamos provar nossa capacidade de adaptação e de gerar soluções e inovações rápidas e eficientes.

O desafio é imenso, mas, ao contrário das pandemias anteriores, agora possuímos um importante aliado: a tecnologia digital!

Se, durante outros surtos, não tivemos as ferramentas necessárias para preservar o bem-estar coletivo e a saúde econômica paralelamente, desta vez nós temos.

A internet foi, até aqui, protagonista de grandes controversas: um espaço com poucas leis, saturado de informações – nem sempre verídicas – e capaz de minar e adoecer a psique contemporânea. No entanto, usada com inteligência e responsabilidade, ela é um poderoso recurso no controle e superação dos riscos e avarias atuais.

Muitas empresas estão usando esta tecnologia como instrumento para a manutenção de suas atividades, diminuição de danos e elaboração de estratégias para recuperação da crise.

E ela ainda nos permite preservar ou melhorar não somente o desempenho de nossos negócios, mas também o de nossos colaboradores.

Por exemplo, a principal tática implementada pelo mercado corporativo está sendo o trabalho remoto (home office). Graças a isso, pudemos assegurar a continuidade de nossas funções sem comprometer a vida dos envolvidos. É claro que esta solução apresenta dinâmicas inéditas para muitas organizações e dificuldades também. Mas ultrapassado esse período, teremos, todos, adquirido muita experiência, conhecimento e confiança para enfrentar futuras transformações de cenário

Existe aprendizado aqui e precisamos estar abertos a ele.

Outro auxílio fundamental prestado pela internet é a possibilidade de trocarmos informação e sabedoria de forma instantânea e massiva. Com ela, a comunicação entre população, inciativas públicas e privadas, lideranças, comunidade científica, ganha um caráter imediato e eficiente. Ainda que estejamos isolados – para conter a propagação do vírus – estamos conectados e compartilhando sabedoria, notícias, soluções e esperanças.

Por fim, devemos a esta tecnologia a possibilidade de gerarmos saídas e caminhos alternativos, que contribuem para a movimentação econômica. Ou seja, podemos prestar serviços e atendimentos online, realizar videoconferências, fazer pedidos e efetivar entregas sem contato.

O mercado, neste contexto, também não é só de ameaças, ele oferece oportunidades para quem for capaz de inovar e gerar soluções. Um ótimo panorama para startups e e-commerces desenvolverem novos negócios de forma criativa e útil.

Tecnologia digital sempre foi a força motriz do Empresômetro. Por meio dela, temos a habilidade e a inteligência de compreender o mercado e auxiliar no progresso e assertividade de outras empresas. Sempre investimos nisso e sempre compreendemos seu caráter imprescindível. Essa expertise nos possibilitou implementar, com extrema agilidade, o trabalho 100% home office sem prejudicar nossa performance e atendimento.

Por também compreendemos nosso papel social e para proteger o bem-estar de nossos colaboradores, asseguramos o emprego de cada um deles e disponibilizamos 1ª parcela do décimo terceiro para casos emergenciais. Acreditamos que a inciativa privada não tem somente desafios e oportunidades em seu horizonte, mas, principalmente, muitas responsabilidades. E, por isso, estamos fazendo tudo para nos posicionarmos da forma mais humana e comprometida neste momento.

E a sua empresa, como está lidando com o período de crise? Vamos trocar e compartilhar ideias, angústias e, principalmente, soluções!

*Otávio Amaral é CEO do Empresômetro – Empresa voltada a inteligência de mercado. Suas ferramentas incluem listas de prospecção, que possibilitam maior assertividade, além de oferecer soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Coronavírus, existe amor em Curitiba!

Plataforma tem como proposta facilitar a comunicação e interação entre iniciativas de apoio e suporte àqueles que necessitam.

Março de 2020 - Será que situações de crise, como a atual pandemia do Covid-19, deixam aprendizados para além do pânico, desesperança e apatia? A consternação coletiva e suas ações, motivadas pelo individualismo e desespero, fazem que crer, inicialmente, que não. Contudo, um olhar mais minucioso põe em evidência características humanas que, mesmo adormecidas, são inalienáveis. A solidariedade é uma delas.

A população contemporânea não foi a única a ser pega de surpresa pelo vírus, nossos princípios, comportamentos, organização social e estilo de vida também estavam despreparados. Se apenas há um mês a rotina global ainda era de fleuma, desprezo ou indiferença diante do outro, agora, a realidade está absolutamente transformada e este torpor precisa ser substituído pela fraternidade, empatia e generosidade.

Certamente podemos superar esta crise, a questão essencial é se conseguiremos sendo e agindo como fizemos até aqui: em completo desrespeito e alheamento.

A resposta é “não”, e iniciativas – brotando de diversos espaços – tem demonstrado que mais do que sobrevivência, está em nossas mãos a construção de uma nova sociabilidade, voltada ao bem-estar coletivo.

Tendo em vista este cenário, um grupo de amigos fundou a plataforma Existe Amor em Curitiba, com o objetivo de reunir e facilitar a comunicação entre aqueles que querem ajudar e os que precisam de suporte.

Segundo Diogo Busse, um dos idealizadores do projeto, períodos de crise podem ser catalisados para o fortalecimento de conexões e o aprimoramento de afetos.

“Em momentos como este, vemos emergir a solidariedade e a criatividade. Precisamos enxergar e criar, nestas circunstâncias, novas possibilidades de existência comum”.

Busse também explica que a plataforma, lançada nesta quinta-feira (19), é resultado de diferentes anseios e desejos, que deram ensejo a uma mobilização espontânea e genuína.

Existe Amor em Curitiba surgiu, portanto, da necessidade, expressa por muitos, de ajudar e oferecer apoio e suporte coletivo.

“A ideia é conectar pessoas que têm meios e disposição de contribuir àqueles que necessitam. Nossa rede está integrando serviços, talentos, vocações e boa vontade em prol do bem-estar comunitário”, esclarece.

A plataforma viabiliza e simplifica o acesso, a comunicação e interação entre pessoas e torna profissional liberais, iniciativas privadas e voluntários mais próximos daqueles que precisam de doações, mantimentos e serviços.

“O simples contato com estas iniciativas já inspira, traz esperança, gentiliza, bons sentimentos. O contexto atual está nos abalando de muitas formas e para não sermos tragados pelo pânico ou pela indiferença, precisamos agir de forma empática, caridosa e afetiva”, finaliza Busse.

Se a história se apresenta como o desenvolvimento da própria humanidade, temos aqui uma grande oportunidade de definir novos caminhos em direção a um futuro melhor, mais gentil, civilizado, empático e solidário.

Para conhecer, participar e/ou receber ajuda, basta acessar:

https://tinyurl.com/existeamoremcuritiba

Sinal aberto: operadoras de todo o país se mobilizam em campanha de prevenção ao coronavírus

Assinantes de todas as regiões do Brasil podem acompanhar programação variada sem custo adicional

Operadoras de TV por assinatura em todo o país estão com o sinal aberto de diversos canais, em uma campanha de prevenção ao coronavírus (Covid-19). A medida visa beneficiar assinantes que estão em isolamento domiciliar e está sendo realizada por empresas de cobertura nacional, como SKY, Claro, Oi e Vivo, além das regionais como C-Lig, Gigabyte Telecom, Go.Cast, Netline Telecom, NetSpeed e NipBR, que recebem o sinal via compartilhamento de headend da MultTV.

Entre os canais disponíveis para todos os clientes, estão: Animal Planet, Band News , Band Sports, Arte1, Boomerang, CNN Brasil, Cartoon Network, Comedy Central, Discovery Channel, Discovery Home & Health, Disney Channel, Disney Junior, Disney XD, ESPN, ESPN Brasil, ESPN2, FOX Channel, FOX Sports, FOX Sports 2, FX, MTV, National Geographic, Nickelodeon, Nick Jr, Paramount Channel, Space, TBS, TCM, TNT, Tooncast, VH1 Megahits, entre outros.

O sinal ficará aberto até o final do mês, sem custo adicional para os clientes. Confira lista de operadoras que realizam a ação: Adylnet Telecom, Assim, C-Lig, Claro, GB Online, Gigabyte Telecom, Go.Cast, Infovale Telecom, ITTNET, Netline Telecom, NetSpeed, NipBR , Oi, Process Telecom, SF Net, SKY, Vivo e Womp.

UFPR produz desinfetante de mãos para postos de saúde e hospitais do SUS no Paraná

Em meio à pandemia do coronavírus no mundo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está produzindo álcool 70% glicerinado para distribuição gratuita a hospitais e postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, além de instituições beneficentes com pessoas do grupo de risco. A iniciativa do Laboratório de Espectrometria de Massas (LabFenn) da UFPR, em Jandaia do Sul, busca trazer uma alternativa para o alto preço e baixa disponibilidade do álcool gel em farmácias e mercados.
O produto não é gelificado, mas pode ser usado para esterilização cirúrgica e para desinfetar as mãos. A produção chega a 500 litros de álcool 70% por dia e a expectativa é que se alcancem mil litros diários na semana que vem. Dos 100 frascos já entregues, 50 foram para o SUS de Jandaia do Sul, enquanto outros 50 tiveram como destino o Asilo São Vicente de Paula, do mesmo município.

Desinfetante é produzido na UFPR a partir de uma formulação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fotos: Divulgação
Nesta terça-feira (23), 50 litros do desinfetante serão entregues para um hospital na cidade de Jaguapitã, no interior do Paraná, e para a Fazenda da Esperança, em Jandaia do Sul. A distribuição é prioritária para hospitais e postos de saúde. Depois, o foco é para instituições beneficentes, que atendem pessoas do grupo de risco do coronavírus, e após essa distribuição, o produto será ofertado à sociedade como um todo.
“O produto vai ajudar a suprir uma demanda. O álcool em gel está em falta e o preço está alto. A ideia é compensar essa necessidade momentânea”, diz o professor Eduardo Meurer, pesquisador do Laboratório de Espectrometria de Massas da UFPR.

Distribuição é prioritária para hospitais e postos de saúde, depois, para instituições beneficentes e sociedade como um todo
O desinfetante é produzido a partir de uma formulação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O processo começa num tanque de alimentação, em que são colocados os componentes, para então serem transferidos para um tanque maior, onde acontece a mistura. Após isso, os produtos são envasados, rotulados e estão prontos para serem utilizados.
Além do Laboratório de Espectrometria de Massas da UFPR, a produção contou com contribuições da comunidade e indústria local de Jandaia do Sul.
Álcool gel em Curitiba
Em Curitiba, a equipe da Farmácia Escola da UFPR, em parceria com a Pró-reitoria de Administração (PRA) e a Reitoria, produziu álcool gel. Essa produção foi destinada ao uso da comunidade interna da Universidade. Em uma semana, foram produzidos 56 quilos de álcool gel. “É um impacto muito importante e relevante para a comunidade acadêmica. Isso contribui para a segurança da comunidade interna da UFPR”, diz a professora Camila Costa, coordenadora da Farmácia Escola.
Essa não é a primeira vez que a o projeto contribui em uma situação como essa. Na época do surto de H1N1, houve a produção de álcool gel para a UFPR, além do medicamento Tamiflu em solução oral para a prefeitura de Curitiba.
Confira respostas de cientistas da UFPR para perguntas da sociedade sobre coronavírus, incluindo dúvidas sobre uso do álcool gel
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Museu Paranaense disponibiliza jogo da memória com palavras indígenas

É possível baixar o arquivo e imprimir em casa. A brincadeira já começa na hora de preparar o jogo
O Museu Paranaense (MUPA) disponibilizou um jogo da memória para download com palavras indígenas para que toda a família possa aprender brincando neste período em que o museu está fechado para visitação. Palavras como abacaxi, capivara, jiboia e arara têm origem indígena e estão presentes no jogo. Quem quiser baixar o arquivo e imprimir em casa pode encontrá-lo no site www.museuparanense.pr.gov.br ou nas redes sociais do museu no @museuparanaense no Facebook e Instagram.
O jogo da memória com palavras indígenas foi utilizado pelo Departamento Educativo no início do ano, nas atividades da programação de férias do MUPA, que focou nos povos originários do Paraná, com visitas mediadas às exposições relacionadas aos povos indígenas, contação de histórias e brincadeiras de origem ameríndia. O jogo fazia parte dessas atividades e agora está disponível para todos que queiram aprender um pouco mais do vocabulário indígena presente em nosso dia a dia.
PASSO A PASSO – O arquivo está dividido em quatro folhas para impressão no formato pdf, que devem ser impressas duas vezes cada para formar os pares. Acompanha também um arquivo de instruções de como preparar o jogo, uma forma de já iniciar a brincadeira no momento da confecção. Se a impressora não for colorida, dá para imprimir em escala de cinza e fazer do colorir parte da brincadeira. E para quem não tem impressora em casa, não precisa ficar de fora: pode acessar os arquivos para conhecer as palavras e se arriscar em desenhar os animais, frutas e plantas em pedaços de papel. Tudo pode ser divertido, interativo e muito educativo.
O MUPA está preparando novos materiais para disponibilizar de forma online para o público durante este período de distanciamento social, em que muitas pessoas estão em casa. O conteúdo será disponibilizado em breve no site e redes sociais.
DECRETO ESTADUAL – O Museu Paranaense está temporariamente fechado para o público atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas, teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020. A medida visa conter a propagação do novo coronavírus e está entre as ações tomadas pelo Governo do Paraná para o enfrentamento ao COVID-19.
SERVIÇO
Jogo da memória com palavras de origem indígena
Arquivo para download e passo a passo da montagem: www.museuparanaense.pr.gov.br

Fotos: Ingrid Schmaedecke/MUPA

Comer saudável e com a família reunida à mesa é a dica de chef de cozinha para a quarentena

Professora de Gastronomia da São Judas – Unimonte ainda ensina duas receitas para fazer com as crianças

Hoje, mais do que nunca, as pessoas precisam comer saudável e juntas à mesa, de preferência no mesmo horário, para criar uma rotina. Essa é a dica da chef de cozinha e coordenadora do curso de Gastronomia da São Judas – Campus Unimonte, Maria de Fátima Gonçalves, para os tempos de isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19.

Para a professora, é o momento de parar e se socializar com mais tranquilidade, coisa que, com a vida corrida de antes, não era possível para a maioria das pessoas. “Isso vale para a hora das refeições, que devem ser feitas mais ou menos no mesmo horário e com a família reunida”.

Outra dica de Fátima é restabelecer, por meio da culinária, o contato com as avós, um pouco comprometido pela distância recomendada entre elas e as crianças.

“É a hora de pedir para a avó a receita daquele bolo gostoso que ela faz, aprender algum segredo de seus pratos. Tudo isso é possível por meio da tecnologia. Depois, é só fazer e mostrar para ela, que vai adorar, com certeza”.

Na cozinha - Com as crianças em casa, uma outra atividade que vale a pena é leva-las para a cozinha para preparar alguma coisa com a ajuda delas. “É um bom momento para mudar o hábito alimentar dos pequenos, para que eles comam melhor, ensinando que vão ficar mais fortes”.

A seguir, receitas da professora Maria de Fátima para fazer com as crianças, sempre zelando por sua segurança na cozinha.

COOKIES DE BAUNILHA

Ingredientes

· 290g de Farinha de trigo
· ½ colher de chá de Fermento em pó
· 1 Ovo
· 100g Açúcar
· ½ colher de chá de Essência de baunilha
· 100g de Manteiga sem sal
· 1 colher de sopa Syrup / mel / karo
Modo de Preparo

1. Misture, com a ponta dos dedos (ou na batedeira com o gancho), a farinha, o fermento, o açúcar e a manteiga gelada até obter uma farofa grossa. 2. Adicione o ovo e o syrup. Sove levemente até obter uma massa homogênea.

3. Leve à geladeira por 15 minutos. Abra com o rolo, corte os cookies e asse por 12 a 15 minutos. Deixe esfriar para decorar.

Pão de Queijo

Ingredientes

· 500g de polvilho doce
· 400g de queijo meia cura ralado ou parmesão
· 2 copos de leite
· 1 copo de óleo
· 3 ovos
· 1 colher de sobremesa de sal
Modo de Preparo

1. Coloque para ferver o leite, o óleo e o sal e leve a ferver.
2. Escalde o polvilho misture bem e deixe esfriar
3. Junte os ovos um a um e depois o queijo ralado.
4. Faça as bolinhas e leve para assar.

Depois do Coronavírus: 14 transformações que ficarão para o varejo e o consumo

(*) Por Marcos Gouvêa de Souza

Ambicioso e talvez prematuro, existem aspectos que já neste momento podem ser antecipados de movimentos estruturais que impactarão o mercado, o varejo e o consumo como resultado do cenário em explosiva transformação que começou pelo Covid-19 e foi exponenciado por um conjunto de outros fatores, controláveis e incontroláveis, caracterizando o DC atual, Depois do Coronavírus:

1) Aceleração da consolidação do novo eixo geopolítico e econômico do mundo - É evidente que não é algo específico para varejo e consumo, mas tem e terá implicações também muito fortes em termos de abastecimento, marcas, logística, produtos e canais de vendas e relacionamento. Era um processo em evolução, mas está sendo agora acelerado o empoderamento da Ásia no epicentro da transformação geopolítica e econômica mundial. Enquanto China, Coreia, Cingapura e outros países da Ásia se integram e encaminham soluções pragmáticas e rápidas para contornar o epicentro do furacão gerado pelo Coronavírus, países como Estados Unidos de um lado e Itália, Espanha e outros, em outra dimensão, demoraram em se sensibilizarem e mobilizarem para enfrentar o problema e as consequências serão dramáticas no plano social, político e econômico, fragilizando ainda mais as lideranças políticas em todos esses países e ensejando movimentos de renovação;

2) Redução da importância estratégica dos Estados Unidos para o Brasil. E para o Mundo - A ainda maior economia do mundo reduzirá sua importância estratégica para o Brasil por conta da necessidade de equacionar seus próprios problemas e dificuldade em apoiar outras economias. No âmbito do varejo e do consumo isso pode significar redução da importância de marcas, canais, empresas e negócios envolvendo consumo a partir dos Estados Unidos. O movimento do Walmart recentemente, liquidando suas operações no Brasil e em outros países da América do Sul, já era uma sinalização desse processo. Ante as dificuldades locais pela ação da concorrência, em especial no digital e mais especificamente da Amazon, preferiram recolher o time e concentrar esforços. Ainda que Amazon, na contramão desse movimento, se proponha a crescer de forma mais agressiva no Brasil, no conjunto da obra, envolvendo empresas, negócios, marcas, lojas e conceitos norte-americanos, haverá uma perda de relevância do que for criado, desenvolvido e operado a partir dos Estados Unidos;

3) Aumento da importância econômica da China para o Brasil - Na mesma linha de raciocínio temos outro elemento, que também já estava em evolução, com a China que já havia se transformado no principal destino de produtos brasileiros, e em seguida teremos uma aceleração desse processo, tanto pelo lado da emergente e demanda de lá como pela fragilização das importações de países ocidentais e em particular dos Estados Unidos, boa parte da Europa e América do Sul. O desafio, e a maior oportunidade, será transformar essas exportações dominantes de commodities, em exportações de produtos e marcas com maior valor agregado. Teremos, igualmente, num momento seguinte, o aumento da presença de empresas chinesas no mercado brasileiro, na fase inicial em áreas estruturais, mas avançando para outros setores incluindo finanças, varejo e consumo. E nesse vetor, é preciso alta dose de alienação no atual cenário, para manifestações despropositadas, desnecessárias e inconsequentes que possam afetar as relações entre os dois países pela importância estratégica que China tem e, crescentemente, terá com o Brasil;

4) Aumento dos gastos globais com serviços no médio e longo prazo - No curto prazo haverá concentração de gastos com alimentos e medicamentos, mas no médio e longo prazo tenderá a haver um aumento dos gastos com serviços, especialmente envolvendo saúde, educação, comunicação e outros. Superada a crise, em algum momento futuro, haverá a recuperação dos gastos com turismo, lazer e entretenimento, mas é um enigma se haverá uma compensação imediata do período de privação ou haverá uma gradativa retomada por conta de um consumidor mais conservador que irá emergir como resultado da crise vivida;

5) A emergência do omniconsumidor-cidadão megaconectato e discriminante - Por conta do abissal crescimento do tráfego de dados e informações em ambiente recluso e mais tempo para consumo dessas informações, emerge um omniconsumidor-cidadão megaconectado e discriminante como nunca. Com o que é real, porém mais sensível também ao fake. Porém ainda mais consciente e avaliando com mais profundidade e sensibilidade tudo que é recebido. Não podemos dizer, ao menos por enquanto, que essa análise tem maior racionalidade, pois definitivamente a sensibilidade com o drama que está sendo vivido é muito alta e, em muitos casos, exacerbada pela comunicação aberta, especialmente por alguns veículos. Mas à medida que o tempo passar vão sendo filtrados conteúdos e fontes e novos comportamentos advirão dessa consciência, reposicionando relações e percepções, tanto com respeito a marcas, produtos, negócios e serviços e também, sobre as questões políticas e sociais;

6) Necessidade e Conveniência mudam a participação dos canais de vendas e relacionamento. Consumidores aprendem novos hábitos que marcarão seus consumos futuros - Da mesma forma como aconteceu na crise financeira de 2007-2009 nos Estados Unidos, quando os norte-americanos “descobriram” os Warehouse Clubs, Clubes de Atacado, como Costco e outros e, em boa parte, mantiveram o hábito de comprar neles mesmo depois de superada a crise, deveremos ter algo similar no mundo e muito especialmente no Brasil com parcelas importantes da população aderindo ao e-commerce e o delivery. Esses sistemas crescerão ainda mais de importância como canais de vendas e relacionamento. Já era um movimento em rápida evolução, mas sua importância será acelerada de forma marcante por conta da percepção, quase que compulsória, de suas virtudes, limitações e oportunidades;

7) Mudam participações e perspectivas para os players tradicionais do varejo - A capacidade, prontidão e condição de inovação e implementação de alguns players tradicionais do varejo ensejará mudanças relevantes nas participações de mercado, favorecendo em especial as empresas mais “digitais” em sua proposta e que consigam equacionar mais rapidamente os gargalos que se criaram em questões de logística, abastecimento, comunicação, crédito, pagamentos e outros fatores;

8) Dramática mudança do “share of wallet” das diversas categorias no curto e médio prazo - Por absoluta necessidade e contingência a distribuição de dispêndios no curto e médio prazo para as diferentes categorias, será profundamente alterada em benefício de alimentos, bebidas, medicamentos e produtos de limpeza, saúde e bem-estar e talvez algo em educação e eletrônicos. Tudo isso com prejuízos em moda, vestuário, calçados, material de construção e, fora do lar, lazer, diversão e turismo. Ainda que o maior impacto ocorra no curto e médio prazo, parte desse comportamento será mantido posteriormente por conta de um consumidor mais ressabiado e cauteloso que deverá emergir de todo esse processo. Mas é verdade também que, na recuperação futura, alguns nichos de mercado tenderão a um mecanismo de compensação, aumentando gastos em categorias, produtos, marcas e serviços que foram contingenciados no período de crise;

9) Aumento da infidelidade para produtos, marcas, serviços e lojas - De forma simplista a necessidade é a mãe das virtudes e por conta do quadro instaurado a necessidade se sobrepõe aos desejos gerando redução da fidelidade de forma geral. O lado positivo é que, como compensação, aumenta a propensão à experimentação o que favorece a “descoberta” de produtos, marcas, serviços e lojas que pode converter em preferência se o valor percebido for relevante suficiente para precipitar mudanças. Mas o movimento de “infidelização” já era algo desenhado e em evolução por conta do aumento exponencial da informação que chegava aos consumidores, estimulando a experimentação e no período esse processo é exponenciado;

10) Aceleração da redução de distância entre marcas e consumidores - Seja por conta do difícil quadro de abastecimento de curto e médio prazo, seja por conta de um movimento que já vinha acontecendo, passado o período mais agudo dessa crise instaurada, os fornecedores de produtos e marcas para o varejo, tenderão a repensar suas estratégias de distribuição criando canais diretos e exclusivos. Isso ocorrerá não só, mas usando especialmente os canais digitais que aumentarão sua participação de mercado e porque podem ser implantados com menores investimentos e custos operacionais pela indústria. No futuro próximo teremos uma maior participação da indústria e também empresas de serviços indo diretamente ao consumidor criando uma nova realidade na estrutura de distribuição;

11) Reconfiguração das alternativas de locais e formatos para compras e serviços - O crescimento da participação das alternativas digitais já era uma realidade no mundo e precipitava uma forte revisão da participação dos canais e locais de compras. O setor de shopping centers já vinha enfrentando essa realidade repensando sua oferta em termos de produtos, marcas e serviços. Mas tudo isso agora toma outro rumo, no curtíssimo prazo e por período limitado pelo acesso proibido. Mas no médio e longo prazo crescerá esse processo de reconfiguração dos shoppings e centros comerciais pela aceleração de uso da conveniência, facilidade e intimidade do e-commerce e do delivery.

E igualmente sua reconfiguração como destinos de entretenimento e lazer e, de forma mais abrangente, de serviços pessoais. Mas também teremos a expansão dos locais de compras autônomos, com menos gente e mais conveniência. Localizados onde está a demanda e permitindo a redução do tempo e a necessidade de deslocamento, vamos assistir ao crescimento de uma nova geração de formatos, onde Amazon Go e outros, foram precursores, mas agora reconfigurados em sua proposta, tecnologia e oferta.

Igualmente relevante é a discussão de curto prazo envolvendo as relações entre desenvolvedores de centros comerciais e inquilinos, ambos pressionados pelas estruturais mudanças e que marcarão as percepções e discussões futuras entre esses grupos integrando ou dificultando o diálogo estrutural;

12) Cresce ainda mais a importância do Propósito, não só na teoria, mas o Propósito em ação - Esse movimento também estava bem definido, especialmente a partir dos últimos anos, quando empresas e marcas se deram conta que gerações emergentes cobravam das empresas e das marcas um maior compromisso com o social e o coletivo. A atual crise torna essa demanda muito mais forte, pois ações, iniciativas, comunicação e relacionamento tornaram muito mais relevante à demonstração desses compromissos, não como simples discurso no meio do drama, mas de forma estratégica, estruturada e genuína. Ao contrário, empresas e marcas que não têm o aval de sua história e ações estruturais e efetivas nessa direção, precisam ter muito cuidado para não serem expostas e vistas como oportunistas por consumidores-cidadãos que estão ainda mais sensíveis e atentos com esses aspectos;

13) Uma nova dimensão da percepção de risco - Tudo parecia simples, fácil e positivo num cenário onde o novo, especialmente em termos de tecnologia, era premiado com capital abundante e os benefícios do ávido mercado financeiro. O mundo caiu na real e o lado negativo é que tudo isto custará muito caro para muitos. O lado positivo é que fundamentos da gestão de negócios e empresas voltam a ser valorizado e margem, deixará de ser coisa de rio, na expressão dos jovens empreendedores e o “basic to basics” voltará a ser valorizado e parâmetro de decisões de médio e longo prazo, sem desvalorizar a força da inovação tecnológica, transformadora do mercado;

14) Ser empresário ou empreendedor. Nada será como antes. Para ninguém - Para muitos empresários ou empreendedores essa é sua primeira e mais séria crise sendo enfrentada nessa condição. Ainda que o digital possa reduzir distâncias, ele não elimina o isolamento de quem está no comando, especialmente quando a crise tem as dimensões e impactos que a atual traz consigo. Muitos considerarão seriamente em voltar à condição de empregados. O problema é que, estruturalmente, seus empregos do passado não mais existem. Vivemos uma profunda e ampla transformação estrutural do emprego por conta do avanço da tecnologia e da reconfiguração do mercado. E agora, para muitos, cai a ficha que como tudo na vida existem ônus e bônus em tudo que envolva negócios. E isso cria uma nova realidade fazendo emergir uma geração de novos empreendedores forjados na maior crise recente da humanidade.

Como sempre no consumo e no varejo é fundamental cuidar do presente, com a “barriga no balcão” sem tirar os olhos do futuro, mesmo no meio dessa tempestade mais do que perfeita, é interessante considerar esses pontos, ainda que, eventualmente, ambiciosos demais em sua proposta para este momento. Simples e genuíno desejo de compartilhar percepções.

NOTA: o artigo desta semana tem o decisivo apoio dos líderes de negócios da Gouvêa que se mobilizaram para compartilhar uma visão do presente e, principalmente, do futuro do varejo e do consumo como forma de contribuir com reflexões para apoio de nossos clientes e parceiros.

(*) Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Cia. da Consulta lança Médico Online

Orientações médicas remotas estão disponíveis para pacientes que apresentem sintomas relacionados ao novo coronavírus

A Cia. da Consulta lança o atendimento médico à distância. O serviço é direcionado para pacientes quem tem sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta e falta de ar para minimizar a propagação de casos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19).

Para o fundador e CEO da Cia. da Consulta, Victor Fiss, neste momento, o atendimento online é um serviço de responsabilidade social. “Além de diminuir o fluxo nas clínicas, o nosso objetivo ao oferecer o médico online é buscar preservar a segurança dos pacientes e colaboradores. A medicina online é o melhor caminho para este cenário para ajudar a minimizar a propagação do novo coronavírus. É uma tendência para a área da saúde”. O novo serviço pode ser agendado com um médico generalista, com agilidade, pelo site da empresa.

Além do novo serviço de orientações online, a Cia. da Consulta reforçou o protocolo de atendimento em todas as suas unidades. “Em cada clínica tem uma pessoa responsável pela triagem do paciente. Caso apresente alguns dos sintomas mais comuns, ela imediatamente é encaminhada para uma área separada em que é atendida por equipe paramentada para esta finalidade. Estamos tomando todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária para oferecer o melhor acolhimento num momento tão sensível e crítico que estamos vivenciando”, completa Victor Fiss.

O CEO destaca ainda que o atendimento online deve ser ampliado para consultas de outras especialidades.

Serviço

Agendamentos: www.ciadaconsulta.com.br

Sobre a Cia. da Consulta: A Cia. da Consulta é uma rede de clínicas independente que oferece serviços integrados com alta tecnologia e qualidade médica, relacionando consultas, exames e cirurgias em um único lugar. Disponibiliza mais de 40 especialidades médicas, como Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia, além de 2000 exames laboratoriais e de imagem. A empresa possui nove unidades em São Paulo e região metropolitana.

Site: http://ciadaconsulta.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/ciadaconsulta/

Instagram: @cia.daconsulta

Cervejarias artesanais de Curitiba se unem para entregar chope em casa

Guerios, Evil Hops e Whatever se uniram à bares da cidade e aplicativos de delivery para evitar o desperdício

A pandemia de coronavírus forçou o mundo inteiro mudar de hábitos abruptamente. Para conter as proliferação do vírus, os bares da cidade foram fechados por medida de segurança. Porém, muitos deles trabalham com chope artesanal, que possui um prazo de validade bem menor que o da cerveja por não ser pasteurizado. Para minimizar os impactos da desaceleração repentina da demanda, as cervejarias artesanais Guerios, Evil Hops e Whatever se uniram à bares para tentarem se adaptar ao momento atual e evitar o desperdício.

“A mudança é inevitável. O segredo está em como lidamos com ela. Queremos continuar promovendo a cultura da cerveja artesanal local, criamos uma solução de entregar growlers por meio dos principais aplicativos de delivery. Em parceria com bares em diversos pontos, conseguimos atender toda Curitiba, evitando altas taxas de entrega e diminuindo o deslocamento dos entregadores na cidade”, explica Carolina Scheibe, sócia da cervejaria Whatever. Ainda é possível retirar o growler de cerveja artesanal em um estabelecimento que seja acessível sem precisar se locomover muito.

O momento pede cooperação e apoio
Bares e cervejarias dependem da economia local para se manterem e continuarem cumprindo os compromissos com funcionários e fornecedores. A cerveja foi uma das grandes responsáveis por iniciar a ideia de comunidade. Há 1.300 anos a.C., segundo estudo publicado em 2018, as pessoas começaram a se reunir para produzir o que hoje conhecemos como cerveja. “Inspirados nesse sentimento ancestral, estamos aqui para ajudar a passar por tudo isso, promovendo o fácil acesso a cervejas locais, preço justo e informação cervejeira.

As cervejas artesanais que fazem parte dessa ação são:

Sun Flower - American Wheat
Dog Star - American IPA
Vitti Capim Limão Whatever
Red Patrick - Irish Red
Cat Star - APA

Os estabelecimentos participantes são Cidadão do Mundo, O Aviador, Mestre Cervejeiro (Mêrces) e Monde Hop e os pedidos podem ser feitos por meio dos aplicativos de delivery Rappi, iFood, UberEats, James Delivery e 99Food ou os growlers podem ser retirados nos locais. Para mais informações siga o perfil da Cervejaria Whatever no Instagram https://www.instagram.com/p/B-AqhLJlwCP/

31 de Março – Dia da Saúde e Nutrição

31 de Março – Dia da Saúde e Nutrição
No Dia da Nutrição, aprenda a preparar receitas saudáveis para sua refeição
Predilecta indica dois pratos com os seus ingredientes que podem ser adotados na dieta

Salada de Milho Predilecta é um dos pratos recomendados
Clique na imagem para baixá-la em alta resolução
No dia 31 de março o Brasil celebra o Dia da Saúde e Nutrição, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. A data leva as pessoas a repensarem os seus hábitos alimentares, já que tudo o que consumimos tem impacto direto em nossa saúde.
A nutricionista da Predilecta, Bianca Neves, alerta sobre a importância da escolha de alimentos saudáveis no cardápio diário: “Uma refeição saudável tem que incluir o consumo equilibrado de nutrientes necessários para ao bom funcionamento do corpo. Alimentando-se bem é possível melhorar e muito a qualidade de vida”, comenta a profissional.
Para celebrar o Dia da Saúde e Nutrição, a Predilecta preparou algumas receitas que podem ser saboreadas durante a data. Confira:
Salada de Milho Predilecta Grelhado
O milho traz nutrientes que ajudam na prevenção de doenças nos olhos, atuam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a emagrecer. Que tal preparar uma deliciosa salada com ele? Veja a receita:
Ingredientes
· 1 lata de Milho em Conserva Predilecta
· ½ pimentão amarelo
· ½ cebola roxa
· 1 pimentão dedo-de-mola
· Caldo de 1 limão siciliano
· ½ colher de chá de cominho em pó
· ½ colher de chá de sal
· 6 ramos de coentro
· Azeite a gosto
· Cubos de gelo
Modo de preparo
Descasque e corte a cebola em cubos pequenos e transfira para uma tigela, junto com os cubos de gelo e cubra com água. Mantenha a cebola imersa enquanto prepara o restante dos ingredientes;
Coe o Milho em Conserva Predilecta, lave e seque o pimentão, as folhas de coentro e a pimenta dedo-de-moça;
Leve uma frigideira ao fogo médio e quando estiver bem quente, acrescente o Milho Em Conversa Predilecta e deixe-os grelhar. Quando estiver dourado, coloque os grãos em uma travessa e deixe amornar;
Descarte as sementes e corte o pimentão em cubos pequenos. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido de comprimento;
Escorra a água e junte a cebola ao Milho em Conserva Predilecta. Adicione o pimentão, a pimenta, o caldo de limão e duas colheres de sopa de azeite. Tempere com o cominho e o sal. Misture as folhas de coentro e a salada está pronta!

Salada de Cogumelos Predilecta

Especiaria carrega nutrientes que auxiliam no bem-estar do corpo

Clique na imagem para baixá-la em alta resolução

O cogumelo possui alto valor proteico e ainda oferece inúmeros benefícios para a saúde. O ingrediente auxilia na prevenção ao câncer, na perda de peso, no funcionamento do intestino, ajuda no aumento da imunidade do corpo, na redução do colesterol, entre outros. Para usar este rico ingrediente, a Predilecta sugere o preparo de uma deliciosa Salada de Cogumelos. Confira a receita:
Ingredientes
1 Cogumelo Champignon em Conserva Predilecta
2 talos de salsão
Caldo de 1 limão
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino
Modo de preparo
Lave, seque, descarte as folhas e corte o salsão em fatias finas. Reserve. Escorra o Cogumelo Champignon em Conserva Predilecta e corte eles em 4 faias, no sentido do comprimento;
Em uma tigela, misture bem o queijo parmesão ralado, o caldo de limão e o azeite para formar um molho. Junte as fatias de Cogumelo Champignon em Conserva Predilecta e o salão e misture;
Tempere com pimenta e prove antes de temperar com o sal;
Sirva a salada com torradinhas de pão italiano!

Conheça o produto:

Sobre o A Predilecta
A Predilecta é hoje um dos maiores produtores de alimentos do país. Entre os alimentos produzidos destacam-se os atomatados, condimentos, doces, conservas, molhos, massas, vegetais e goiabadas. O grupo desenvolve, produz e comercializa produtos de alta qualidade que são elaborados com equipamentos de tecnologia de ponta em conformidade com as mais rigorosas normas de processo de fabricação. Atualmente o grupo é auditado e fiscalizado pelos órgãos mais exigentes, que comprovam a qualidade e a segurança alimentar durante toda a cadeia de produção. Produz também diversos itens com marcas próprias das principais redes supermercadistas do país. O Grupo emprega hoje mais de 4 mil funcionários dentro das 4 unidades e mais de 8 mil colaboradores externos. Exporta seus produtos para mais de 58 países. São 27 anos de tradição no ramo alimentício.

Saiba mais sobre a Predilecta:
http://www.predilecta.com.br/

Aproveite o momento em casa para se cuidar

Conheça quatro passos essenciais para manter a limpeza, hidratação, sustentação e proteção da pele

Comando News - A orientação do momento para se proteger é sair de casa apenas quando necessário para evitar a disseminação acelerada do coronavírus. Por isso, a recomendação é ficar em casa o máximo possível, saindo apenas quando for estritamente necessário, sempre muito atento aos cuidados com a higiene pessoal. ”Especialistas da área de saúde afirmam que lavar as mãos com sabão pode ser mais eficaz que fazer higienização apenas com o álcool gel. O álcool gel é apenas uma alternativa quando não é possível mesmo higienizar as mãos com água e sabão”, lembra Cleyton Ogura, CEO da Belclinic Dermoativos.

Entretanto, uma das partes boas de ter mais tempo é a chance de aprimorar a rotina de autocuidados que incluem alimentação, exercícios físicos, cuidados com cabelos e pele, atividades que geram bem-estar como leitura, meditação e música. Em matéria de autocuidados, a BelClinic Dermoativos tem uma rotina de quatro passos de cuidados diários que garantem a limpeza, sustentação, hidratação e proteção da pele. Confira:

Passo 1 - Limpeza

A limpeza é o primeiro e mais importante passo a ser realizado. Sabonetes líquidos com formulações especiais como própolis que é um antinflamatório natural e chá verde que acalma e equilibra o PH da pele e proporcionam uma limpeza profunda. O ideal é lavar o colo, pescoço e rosto para preparar bem a pele para receber o tratamento que promove a firmeza.

Passo 2 - Sustentação

A partir dos 25 anos de idade a produção de colágeno e ácido hialurônico começa a diminuir. Esse processo é responsável pelo aparecimento de rugas, marcas de expressão e flacidez. Para amenizar os sinais de envelhecimento da pele é ideal utilizar séruns com ingredientes como estimulantes e antioxidantes como colágeno, DMAE, ácido hialurônico, resveratrol, e vitamina C. Esses ingredientes estimulam a atividade celular como à produção de colágeno e elastina, suavizam rugas, marcas de expressão e reduzem manchas. Além disso, proporcionam firmeza e sustentação da pele.

Passo 3 - Hidratação

Água é vida. Uma pele bonita e saudável necessita de água. Princípios ativos biohidratantes como extratos de algas marinhas, vitaminas e resveratrol hidratam e protegem a pele das agressões de agentes externos. Esses elementos repõem de forma natural e gradativa as substâncias que estão em falta na pele, intensificando o brilho natural e provendo a proteção necessária contra os radicais livres.

Passo 4 - Proteção Solar

A proteção solar é fator indispensável para manter uma pele saudável e evitar rugas e manchas. Aliada a princípios ativos como colágeno e elastina, a proteção solar adequada impede que os raios UVA, UVB e luz azul penetrem na pele, provocando queimaduras, manchas e câncer ao mesmo tempo que a protegem.

Bônus - Como higienizar as mãos do jeito correto

A higienização das mãos é uma das principais formas de prevenir-se doenças. Isso se deve ao fato de que as mãos estão constantemente em contato com vírus e bactérias. Quando você toca, por exemplo, superfícies e até outras pessoas com as mãos e depois toca boca, olhos e nariz com as mãos contaminadas, pode-se adquirir doenças.

Muitas pessoas acreditam que o álcool em gel é tão bom quanto água e sabão higienizar as mãos. A resposta dos especialistas é bastante simples: tanto o uso de álcool em gel quanto o de água e sabão são importantes para a limpeza das mãos e prevenir a proliferação de vírus. Entretanto, o álcool em gel deve ser usado apenas quando não há como lavar as mãos de forma alguma. Caso contrário, o ideal é lavar as mãos seguindo 11 passos simples como orienta a ANVISA órgão ligado ao Ministério da Saúde:

Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidahttp://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/higienizacao_simplesmao.pdfde recomendada pelo fabricante).
Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta(e vice-versa), segurando os dedos, com movimentos de vai-e-vem.
Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.
Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular.
Enxágüe as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Sobre a BelClinic Dermoativos

Fundada em 1991 por Mutsumi Ogura, a empresa é referência em tratamento de pele, com presença em 11 estados por meio de uma rede de distribuidores. Atualmente, conduzida por Cleyton Ogura que é engenheiro formado pela Unicamp e pós-graduado em administração pela FGV-SP e palestrante.

A Belclinic tem produtos exclusivos de limpeza, firmeza, hidratação e proteção de pele. Mais informações em www.belclinicbrasil.com.br

Especialista alerta sobre a importância de se exercitar corretamente durante isolamento social por coronavírus

Ortopedista e traumatologista, Dr. Marcello Zaboroski sugere exercícios físicos para fazer em casa e fortalecer o sistema imunológico e dá dicas de alongamento para evitar lesões.

São Paulo, março de 2020 - Para tentar reduzir o contágio do novo coronavírus e casos recentes da Covid-19, o Governo do Estado e a Prefeitura têm adotado uma série de medidas que visam restringir a aglomeração e a circulação de pessoas. E a principal delas é que os brasileiros fiquem em casa.

Com essa nova rotina de isolamento social no mundo, a atividade física é essencial para ocupar a mente durante o período de quarentena e fortalecer o sistema imunológico, já que o exercício físico gera um desvio do estado de homeostase orgânica, levando a reorganização da resposta de sistema imunológico.

Mas é importante saber quais exercícios podem ser feitos em casa e os principais cuidados a serem tomados. O especialista em ortopedia e traumatologia do Hospital Vila Lobos, do Hospital São Cristóvão e diretor clínico do Instituto Ortopédico Santa Maria, Dr. Marcello Zaboroski, alerta sobre exercitar-se com responsabilidade e ressalta a importância do alongamento para não se lesionar.

“Estamos em quarentena voluntária e manter-nos saudáveis e ativos também é uma forma de fortalecer nosso sistema imunológico. Com curta duração de tempo, é fundamental evitar o sedentarismo para manter o tônus muscular, além de ajudar na circulação sanguínea. E o alongamento é essencial para evitar lesões e contraturas musculares durante a prática de atividades físicas por todos os tipos de atletas, do iniciante ao fitness.” explica o médico.

É muito importante, então, levar em consideração os diferentes perfis e faixas etárias desses “atletas caseiros”. Para idosos, gestantes e crianças são recomendados exercícios de baixo impacto, como elevação lateral dos braços, elevação frontal dos braços, abdominal, bicicleta imaginária, elevação das pontas dos pés e corrida estacionária, sempre tomando cuidado para evitar quedas e traumas, seja em tapetes, chinelos, móveis.

Já os atletas que praticam atividades físicas regularmente, mas que estão impedidos de frequentar a academia e parques, devem iniciar as atividades pelo alongamento para depois realizar sua rotina de fortalecimento, que deverá ser adaptada às restrições do lar, utilizando utensílios domésticos, como garrafas de água, sacos de mantimentos e objetos pesados para realização de exercícios de maior impacto. Entre os exercícios sugeridos estão: pular corda, flexão de braço, barra fixa, mergulho no banco, prancha no solo, agachamento, bíceps, elevação lateral e frontal de braços, abdominal, polichinelos, bicicleta imaginária, elevação de ponta de pé e corrida estacionária.

“Fazer exercício em casa pode ser o primeiro passo para quem deseja sair do sedentarismo. Outra boa dica para melhorar a resistência e a imunidade é ter uma boa alimentação. E usar aplicativos de treinos também pode ajudar a cuidar do corpo de forma mais saudável. Mas vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física, a pessoa não pode ter restrições ou contraindicações médicas.”, alerta Zaboroski.

Dr. Marcello Zaboroski é médico ortopedista e traumatologista do Hospital Vila Lobos, Hospital São Cristóvão e diretor clínico do Instituto Ortopédico Santa Maria. Graduado pela Universidade de Santo Amaro. Residência medica no H.G. Vila Penteado. Com especialização em Quadril e trauma. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Restaurantes do Shopping Mueller atendem em delivery

No Ifood, James Delivery ou no Rappi os clientes podem pedir seus pratos favoritos do Shopping Mueller, no conforto de sua casa

Os restaurantes do Shopping Mueller estão operando nos principais aplicativos de delivery de comida da cidade. A praticidade visa a diminuição da proliferação do coronavírus (Covid-19) e mais uma opção para quem decidiu ficar em casa neste momento de prevenção.

Os restaurantes que estão funcionando através de delivery são: Baraquias, Bubble Kill, Burger King, It's Grill, Jerônimo, KFC, Mambembe, Oven Pizza, PF da Chef, Spendi, Spoleto e Tasty Salad. Os clientes encontram os estabelecimentos do Shopping Mueller nos aplicativos: Ifood, James Delivery e Rappi. Basta entrar na plataforma de download do celular, Apple Store ou Google Play, baixar os aplicativos gratuitamente e ter acesso aos cardápios dos restaurantes.

SERVIÇO:

Shopping Mueller

Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)

Telefone: 41 3074-1000

Informações: www.shoppingmueller.com.br

Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba

Instagram: @muellercwb

O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NAS RELAÇÕES JURÍDICAS

Diante da Declaração de Emergência em Saúde Pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ratificada pela Lei Federal nº 13.979/2020 e pelo Decreto Federal nº 10.282/2020, reconhecendo a propagação intercontinental (classificação como “pandemia”) pela COVID19 (Coronavírus), o que ocasionou o fechamento de fronteiras, estradas, aeroportos, fóruns e tribunais, proibição do funcionamento do comércio em geral (com exceção dos essenciais citados no Decreto Estadual nº 4317/2020), determinação para isolamento, quarentena, realização compulsória de exames médicos, vacinação, requisição de bens e serviços de pessoas físicas ou jurídicas, elencamos alguns apontamentos jurídicos que poderão ser aplicados nas mais diversas áreas das relações jurídicas.

RELAÇÕES DE CONSUMO: as relações de consumo são reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de outras leis complementares e da própria Constituição Federal de 1988.
Prevalece o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor, da interpretação contratual em favor do consumidor (aderente), do risco do negócio para o empresário e a responsabilidade objetiva do fornecedor pelos danos que ocasionar.

Contudo, diante da pandemia do COVID-19, o Direito do Consumidor não poderá ser aplicado exclusivamente de acordo com as regras e princípios protetivos estabelecidos no CDC, na medida em que milhares de contratos de consumo estão sendo interrompidos de forma praticamente simultânea, o que certamente provocará o fechamento (quebra) de inúmeros estabelecimentos comerciais, com repercussões negativas inclusive no emprego de milhares de trabalhadores.

Portanto, o caminho a ser encontrado na solução das demandas envolvendo os contratos de consumo é ao mesmo tempo a redução dos prejuízos dos consumidores, mas sem provocar o agravamento dos prejuízos dos fornecedores, ou seja, um caminho intermediário.

Exemplo prático dessa interpretação ocorreu em relação às companhias aéreas, as quais, segundo a Associação Internacional do Setor Aéreo, irão suportar um prejuízo de até U$ 113 bilhões durante a crise do COVID-19. Diante deste cenário caótico, ABEAR, SENACON e MPF firmaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), por meio do qual as cinco companhias aéreas (TAM, AZUL, GOL, MAP, PASSAREDO) reconhecem a situação presente como de caso fortuito e força maior, possibilitando, excepcionalmente, o estabelecimento de regras relativas aos cancelamentos de voos, política de remarcação e reembolso de passagens sem imposição de taxas ou multas aos consumidores.

Outro setor drasticamente atingido é o de turismo. De acordo com a OCDE, o turismo em geral está prevendo um prejuízo de 50 bilhões para empresas desse segmento. Diante disso, empresas atuantes na venda de viagens (CVC), reservas (BOOKING, DECOLAR) e aluguel (AIRBNB), estão possibilitando a remarcação ou cancelamento de datas de forma diferenciada para este momento que estamos passando, sem aplicação das multas previstas para situações normais.

Por outro lado, inúmeras abusividades vêm ocorrendo no mercado de consumo, dentre as quais o aumento injustificado nos preços de álcool em gel e máscaras cirúrgicas, dentre outros produtos escassos neste período de pandemia do COVID-19, chegando ao absurdo de 1000% de aumento, em manifesta violação as regras previstas no art. 39, incisos V e X do CDC e art. 187 do Código Civil, este último prevendo como ilícito o ato abusivo.

Outro setor que certamente será drasticamente afetado é o de Planos de Saúde. Embora apenas 15% da população tenha acesso aos planos de saúde (85% ainda dependem do SUS), o Governo Federal já informou que vai destinar R$ 10,6 bilhões para os planos de saúde adquirirem equipamentos, leitos e UTI para tratamento dos infectados pelo COVID-19.

Por outro lado, já se tem notícias[2] que os planos de saúde estão cancelando novas autorizações para exames e cirurgias que não se enquadrem em casos de urgência e emergência, até mesmo para liberar espaço nos hospitais para tratamento do coronavírus, situação que certamente será sopesada em eventuais demandas indenizatórias, haja vista o interesse público e as diretrizes da ANS editadas nesse sentido.

Ademais, diante das recentes notícias acerca dos resultados obtidos com novos testes em busca de uma vacina para o COVID-19, certamente o Poder Judiciário terá que decidir (em tutela de urgência) sobre a liberação de determinados medicamentos nessa fase, existindo inclusive informação no site[3] do CNJ acerca do Parecer Técnico nº 123 (elaborado pelo Hospital Sírio Libanês), onde se recomenda que a utilização da hidroxicloroquina e da cloroquina em pacientes com COVID-19 ocorra apenas em situações de necessidade/gravidade comprovadas, já que seus estudos (acerca da eficácia e segurança) ainda estão em desenvolvimento.

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Em relação aos contratos administrativos, vigora a previsão contida nos arts. 40, XI e 50, III da Lei 8.666/93 e art. 3º da Lei 10.192/2001, por meio da qual se entende que o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato está vinculado à previsão contratual.
Contudo, diante da situação pandêmica vivenciada por conta do COVID-19, existem precedentes jurisprudenciais que permitem a alteração de cláusula referente ao preço por força da teoria da imprevisão e fato do príncipe, tal como se sucedeu em janeiro de 1999, em decorrência da drástica desvalorização do real frente ao dólar, nesse sentido:

“2. O episódio ocorrido em janeiro de 1999, consubstanciado na súbita desvalorização da moeda nacional (real) frente ao dólar norte-americano, configurou causa excepcional de mutabilidade dos contratos administrativos, com vistas à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das partes.
3. Rompimento abrupto da equação econômico-financeira do contrato.
Impossibilidade de início da execução com a prevenção de danos maiores. (ad impossibilia nemo tenetur).
4. Prevendo a lei a possibilidade de suspensão do cumprimento do contrato pela verificação da exceptio non adimpleti contractus imputável à administração, a fortiori, implica admitir sustar-se o "início da execução", quando desde logo verificável a incidência da "imprevisão" ocorrente no interregno em que a administração postergou os trabalhos. Sanção injustamente aplicável ao contratado, removida pelo provimento do recurso.
5. Recurso Ordinário provido.”
(STJ, RMS 15154/PE, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 19/11/2002, DJ 02/12/2002, p. 222)[4]

Portanto, forte nessas premissas, será possível rever contratos administrativos para:
a) Reequilíbrio do contrato (valores);
b) Negociação de prazo de vigência e de execução;
c) Isenção temporária de tributos ou prorrogação;
d) Antecipação de recebíveis;
e) Rescisão contratual;
f) Alteração de metas e cronograma de execução;
g) Alteração de plano de trabalho, dentre outras situações congêneres.

RELAÇÕES TRABALHISTAS. Outro segmento drasticamente atingido é o das relações de trabalho, seja sob o ponto de vista do empregador (que se vê impedido de continuar sua atividade), como sob o ponto de vista dos trabalhadores, que além do risco de perda do emprego, estão sujeitos a férias impositivas, redução de jornada e salário, dentre outros cortes.
O Governo Federal está editando Medida Provisória com medidas trabalhistas para tentar regulamentar as relações do trabalho durante a pandemia, dentre as quais:

- permite às empresas mudar o regime de trabalho presencial para o teletrabalho ou qualquer outro tipo de trabalho à distância;
- regula, para o período de emergência, a antecipação de férias individuais, a concessão de férias coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados, o banco de horas;
- possibilita a redução proporcional de salários e jornadas, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde do trabalho, o direcionamento do trabalhador para qualificação;
- permite o adiamento do recolhimento do FGTS e a redução temporária do recolhimento de contribuições sociais que incidem sobre a folha de pagamentos;
- não considera doença de trabalho a infecção pelo COVID-19, saldo nos casos de médicos e enfermeiros, cujo trabalho possui clara conexão com a doença.[5]

Enquanto isso não ocorrer, no Direito do trabalho vigora a previsão contida no Art. 2º da CLT, para o qual o risco da atividade é do empregador, de forma que estão sendo permitidas (antes mesmo da referida MP), as seguintes providências:

- FÉRIAS. Art. 136 da CLT. O período de férias é de escolha do empregador. Sobre o aviso antecipado de férias, por analogia, deve-se considerar o fundamento do art. 8º da CLT, uma vez que há interesse coletivo superior ao individual.

- FÉRIAS COLETIVAS. Igualmente, diante do estado de pandemia, somado ao art. 8º da CLT, poderá servir de fundamento para a flexibilização da prévia comunicação ao Ministério da Economia. Caso opte por essa alternativa, o empregador deverá comunicar a concessão de férias coletivas imediatamente e concedê-las com pagamento antecipado previsto no art. 145 da CLT.

- LICENÇA REMUNERADA. A Lei 13.979/20 dispõe que quarentena e isolamento são considerados como falta justificada. Nesses casos, portanto, o trabalhador fará jus ao salário que lhe seria devido, assim como nos casos de falta justificada por outros motivos já previstos em lei ou norma coletiva.

- BANCO DE HORAS. Para as empresas que adotam o banco de horas e existir saldo credor dos funcionários, poderá ser utilizado o saldo de horas para abater o período em que não houver demanda de trabalho e de prestação de serviços pelos funcionários.

- COMPENSAÇÃO DE HORAS. O empregador poderá ajustar, por escrito com o empregado, que o período de licenciamento servirá como compensação das horas extras antes laboradas. Poderá ainda, considerando-se que o estado de emergência configura a força maior prevista no Art. 501 da CLT, se utilizar da faculdade prevista no §3° do Art. 61 da CLT.

- TELETRABALHO / HOME OFFICE. Nos casos em que o trabalho puder ser executado a distância através da telemática ou da informática, poderá ocorrer o ajuste entre empregador e empregado para que o serviço neste período seja exercido a distância (Art. 75-C, § 1º da CLT), dispensando o ajuste escrito, por aplicação do art. 61, §3°, da CLT, diante da força maior presente.

- NORMA COLETIVA – SUSPENSÃO DO CONTRATO OU REDUÇÃO DO SALÁRIO
Acordo coletivo ou convenção coletiva poderão estabelecer a suspensão contratual ou a redução do salário do empregado durante o período de afastamento decorrente das medidas de contenção da epidemia (Art. 7º, VI da CF c/c Art. 611-A da CLT), ou mesmo através de norma coletiva, a compensação dos dias parados com o labor.

- EMPREGADO INFECTADO. Ao empregado infectado se aplicam as mesmas regras trabalhistas e previdenciárias dos demais casos de afastamento por doença: primeiros 15 dias a cargo do empregador e os demais pela previdência.
Caso tenha ocorrido a infecção no ambiente de trabalho, o afastamento deverá ser tratado como acidente de trabalho atípico (Art. 19 e 20 da Lei 8.213/91).
É importante esclarecer que esse afastamento não se confunde com o afastamento preventivo (isolamento e quarentena - Lei 13.979/20).

- PODER DISCIPLINAR DO EMPREGADOR. Mais que um direito, é dever do empregador adotar medidas que visem proteger seus trabalhadores. Portanto, para evitar contágio no ambiente de trabalho, o empregador poderá impor medidas de higiene e segurança do trabalho que visem conter a pandemia do coronavírus. A recusa do empregado ou o descumprimento das medidas impostas pelo empregador são passíveis de punição disciplinar (advertência, suspensão ou justa causa).

Lado outro, o empregador que deixar de cumprir suas obrigações e não adotar medidas preventivas de contágio, estará sujeito a aplicação de justa causa, caso em que o trabalhador poderá requerer a aplicação da rescisão indireta do contrato de trabalho.

DIREITO DAS FAMÍLIAS. No âmbito do Direito das famílias, a crise econômica decorrente do COVID-19 impactará fortemente nas obrigações alimentares, já que, para fixação dos alimentos, parte-se da premissa da necessidade de quem recebe e das possibilidades de quem paga (binômio necessidade x possibilidade – Art. 1.694, § 1º CC).
Uma vez ocorrendo a redução da renda do alimentante em decorrência de situações diversas (algumas citadas no tópico supra ref. as relações trabalhistas), caberá pedido de revisão judicial da pensão.

Por outro lado, ocorrendo incapacidade do alimentante em decorrência do COVID-19, pode ser pleiteado alimentos dos avós (paternos e maternos), filhos, netos, bisnetos etc., solidariamente responsáveis na forma dos arts. 1.696 e 1.697 do CC.

De igual forma, os idosos (com mais de 60 anos) também poderão pleitear alimentos aos filhos, já que obrigados na forma do Art. 229 da Constituição Federal.

Ainda, por conta da pandemia do COVID-19, o CNJ já autorizou (Recomendação nº 62/2020, art. 6º) a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo coronavírus, com a substituição do regime de prisão fechada pelo regime de prisão domiciliar para devedores de obrigação alimentar.

Conquanto o Poder Judiciário paranaense não esteja funcionando normalmente até o dia 30/04/2020 (por força do Decreto Judiciário nº 172/2020 – TJPR), com a dispensa do trabalho presencial dos seus integrantes e fechamento dos cartórios, ações que demandem provimento urgente poderão ser ingressadas por meio do Plantão Judiciário, na forma da Resolução nº 186/2017 do TJPR. Procedimentos que não demandem provimento urgente (p. ex. distribuição de ações de divórcio) terão andamento normal após o retorno das atividades jurisdicionais, ao término da pandemia.

DIREITO CONTRATUAL E EMPRESARIAL. Como esperado, o impacto da pandemia do COVID-19 deverá provocar um inadimplemento generalizado e em cadeia de inúmeros contratos e obrigações contraídas, desde contratos de locação, como contratos de franquia, contratos de seguro, contratos de empréstimos e financiamentos imobiliários, parcerias empresariais, cartões de crédito etc.
Conforme demonstrado anteriormente, alguns segmentos do poder público e do segmento privado já reconheceram a situação vivenciada hodiernamente como de emergência de saúde pública, apta a justificar a aplicação das causas excludentes de responsabilidade civil como o caso fortuito e a força maior, previstas no Art. 393 do Código Civil.

Neste contexto, certamente um número expressivo de contratos serão descumpridos, dando início a pedidos de revisão das condições contratadas (reequilíbrio contratual) por parte dos inadimplentes, e de execução (cumprimento) dos contratos e suas penalidades por parte dos credores.

Entende-se que boa parte das relações contratuais poderá ser dirimida por aplicação do princípio da função social do contrato e seus deveres anexos (art. 421 CC), reconhecido como princípio de ordem pública pelo art. 2.035, parágrafo único do CC, por meio da qual se busca proteger:
os vulneráveis;
vedação da onerosidade excessiva ou desequilíbrio contratual (efeito gangorra);
proteção da dignidade humana e dos direitos da personalidade do contrato;
nulidade de cláusulas antissociais ou abusivas;
conservação do contrato sempre que possível.[6]
Ou seja, o princípio da força obrigatória dos contratos deverá ser relativizado em situações como as vivenciadas durante a pandemia do COVID-19, podendo-se requerer a resolução ou revisão[7] do contrato, com fundamento na teoria da imprevisão, prevista no art. 478 do CC, como causa da onerosidade excessiva verificada no contrato.

Igualmente, também se poderá buscar a aplicação do dever duty to mitigate the loss, por meio do qual se impõe ao credor mitigar suas próprias perdas, ou seja, seu prejuízo, por inspiração da Convenção de Viena (1980), já que “a parte que invoca a quebra do contrato deve tomar as medidas razoáveis, levando em consideração as circunstâncias, para limitar a perda, nela compreendido o prejuízo resultante da quebra. Se ela negligencia em tomar tais medidas, a parte faltosa pode pedir a redução das perdas e danos, em proporção igual ao montante da perda que poderia ter sido diminuída”.[8]

Com efeito, é possível inclusive cogitar o surgimento de novos institutos e previsões legislativas durante e após o término da pandemia do COVID-19, aptas a solução de situações até então desconhecidas do direito contemporâneo, contudo, os presentes apontamentos foram fixados em premissas legislativas conhecidas e aplicáveis, já que, nas palavras de Walt Whitman, “o futuro não é mais incerto que o presente”.

Curitiba, 22 de março de 2020.[9]

[1] Advogados integrantes da sociedade Andersen & Vianna Advogados.
[2] https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/crise-do-coronavirus-faz-planos-de-saude-cancelarem-autorizacoes-para-exames-e-cirurgias.shtml
[3] https://www.cnj.jus.br/hidroxicloroquina-cnj-divulga-parecer-para-orientar-juizes/
[4] No mesmo sentido: (STJ, AgRg no Ag 1300508/DF, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 17/08/2010, DJe 26/08/2010)
[5] https://www.oantagonista.com/brasil/medida-provisoria-trabalhista-emergencial-esta-pronta-covid-19-nao-sera-considerada-doenca-do-trabalho/
[6] TARTUCE, Flávio. Manual de direito civil: vol. único. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013, p. 542-544.
[7] Embora a lei fale apenas em resolução contratual, entende-se que também se pode pedir a revisão por onerosidade excessiva, com fundamento nas cláusulas gerais do contrato (art. 421 CC), da boa-fé objetiva (art. 422 CC) e da base objetiva do negócio (art. 422). (NERY JUNIOR, Nelson. Código civil comentado. 11ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014, p. 870).
[8] TARTUCE, Flávio. Manual..., p. 564.
[9] Texto publicado no site do escritório: www.andersenevianna.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Tribunal Superior do Trabalho afirma que a Lei da Terceirização só vale para contratos encerrados a partir de 2017
Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017
Em tempo de mudanças no cenário da legislação trabalhista, no último dia 03 de agosto Leia Mais.
Da extinção da obrigação alimentar entre cônjuges e companheiros
Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Os precedentes refletem a evolução da obrigação alimentar entre cônjuges e companheir Leia Mais.
Comunhão parcial autoriza penhora se cônjuge não está no processo
Quinta-feira, 20 de Julho de 2017
Em ações de execução fiscal, a penhora de bens pode ser feita junto ao cônjuge do dev Leia Mais.
BUSCAR

CATEGORIAS

Internacional
Nacional
Politica
Economia
Jurídico
Eventos
Artigo
Guilherme Borba Vianna
Dirceu A. Andersen Jr.
Gabriel Braga Farhat
Denilson de Mattos
Ana Letícia Maier de Lima[1]

Coronavírus: Medidas preventivas adotadas pela Expressa Comunicação e seus clientes

Seguindo as recomendações das Secretarias de Saúde do Paraná, de Curitiba e do Ministério da Saúde, a Expressa Comunicação e seus clientes estão adotando medidas preventivas contra o coronavírus.
Por esse motivo, caso sejam necessárias entrevistas presenciais com profissionais atendidos pela agência, não faremos o acompanhamento presencial. Nossa equipe, inclusive, trabalha em sistema de home office e busca fazer todas as reuniões por meio de vídeo.
Agradecemos a compreensão de todos os colegas jornalistas neste momento em que precisamos reunir esforços o máximo possível e colaborar para evitar a propagação do Covid-19.

Confira as ações adotadas até o momento pelos clientes da Expressa Comunicação. Outras normas podem ser implementadas conforme mudanças de orientações e protocolos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

Curitiba de Graça
O portal www.curitibadegraca.com.br, mantido pela Expressa Comunicação em parceria com os jornalistas Carlos Borio, Irma Bicalho e com o desenvolvedor web Júnior Rodrigues, suspendeu a divulgação de eventos gratuitos ou com preços acessíveis, que é o seu foco. A linha editorial foi alterada para dicas de atividades recreativas e de lazer que podem ser aproveitadas dentro de casa, artigos sobre assuntos variados e notícias de utilidade pública e saúde.

Goethe-Institut Curitiba
Seguindo as orientações da Prefeitura de Curitiba, a instituição de ensino de língua alemã suspendeu suas atividades presenciais na última quarta-feira, 18/03, com previsão de retorno em 12/04. A biblioteca, que é aberta ao público, também está fechada. Os alunos terão aulas on-line e os empréstimos de livros tiveram a renovação automática para seis semanas.

Hospital Novaclínica
O hospital, localizado em São José dos Pinhais, restringiu as visitas: serão liberadas apenas a presença dos acompanhantes e casos excepcionais. Os pacientes que precisam ir ao hospital estão sendo orientados a lavar adequadamente as mãos e usar álcool 70% antes da sua chegada e ao retornar para casa. A utilização de máscaras segue os protocolos do Ministério da Saúde.

Incor Kubrusly
A clínica, especializada em pacientes cardiopatas, passou a disponibilizar consultas cardíacas e vasculares on-line, das 8h às 18h. E para tranquilizar seus pacientes e familiares, que fazem parte do grupo de risco do coronavírus, também disponibilizou atendimento 24 horas via telefone.

Quanta Diagnóstico por Imagem
A clínica, que realiza todos os exames de imagem, instalou um comitê técnico-científico para coordenar ações de prevenção ao coronavírus. Para diminuir o tempo de espera para realizar os exames, o cadastro de atendimento está sendo feito por telefone.
Os ambientes internos foram reorganizados para evitar aglomeração, além da clínica contar com áreas ao ar livre. Acompanhantes estão sendo permitidos somente em casos estritamente necessários. Para retirada a de exames, a Quanta conta com atendimento on-line e também pelo drive thru.

Restaurante Kuamrak
O restaurante de culinária asiática, localizado no bairro Bacacheri, está oferecendo entrega gratuita no delivery em seu aplicativo (o Kuamrak), no site www.kuamrak.com.br ou pelo telefone (41) 3262-3469, válida no período de 18h às 23h, para a região atendida. A abertura para o almoço foi cancelada de terça a sexta, permanecendo com funcionamento normal aos sábados e domingos, das 11h30 às 14h30. Para o jantar, o restaurante continua atendendo de segunda a sábado, das 18h às 23h.
O salão do restaurante é mantido bem arejado e são disponibilizados álcool gel 70% e os clientes são orientados a também lavar as mãos quando chegam. As mesas e cadeiras foram reorganizadas para ficarem mais afastadas e, caso necessário, será restringida a entrada de pessoas para evitar aglomeração.
Todos os utensílios e materiais utilizados são constantemente higienizados, assim como os lugares de preparos de alimentos. Os funcionários higienizam as mãos periodicamente e foram reforçadas as orientações sobre as medidas, protocolos e ações de prevenção.