Palestra online discute o turismo no Brasil e táticas comerciais

A ESIC Internacional promove no dia 14 de maio, quinta-feira, às 15h, um bate papo sobre o turismo no Brasil e táticas comerciais para empresas do segmento.
A atualização e inovação sobre a abordagem comercial e de comunicação nortearão a palestra, que será realizada com o agente de turismo Jorge Eduardo Nunes. Ele é o proprietário da Jens Tours, agência especializada em turismo receptivo em Curitiba e região.
A participação é online e gratuita, e as inscrições limitadas, pelo link pages.esic.br/masterclass_140520.

Sobre a ESIC:

A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administración).

A DAJU DOA ÁLCOOL GEL E TECIDOS PARA A CONFECÇÃO DE MÁSCARAS

E ESTÁ COMERCIALIZANDO O ÁLCOOL E KIT DE MÁSCARAS A PREÇO DE CUSTO

Devido ao enfrentamento do coronavírus (covid-19) a Daju, marca querida dos paranaenses, tem realizado diversas ações para auxiliar a população no combate a essa pandemia.
A empresa fez doação de tecidos para confecção de máscaras e de 500 unidades do álcool gel para o Hospital do Trabalhador.
Segundo o marketing da Daju, a empresa procurou disponibilizar em caráter de urgência o álcool gel e máscaras de proteção, pois são itens fundamentais no combate a pandemia.
Para seus clientes, tanto o álcool gel como o kit de máscaras, estão sendo comercializados a preço de custo. O álcool gel de um litro está R$ 16,95 e o kit com três máscaras R$ 7,38.
Quem quiser comprar o álcool gel, o kit de máscaras de proteção, ou um dos 100 mil produtos da loja, que contemplam os setores de: cama, mesa, banho, tapetes, cortinas, homewear, utilidades, eletroportáteis e presentes, poderá ir até uma das unidades da Daju.
A empresa possui quatro lojas, em diferentes pontos da cidade e região metropolitana, nos bairros Água Verde, Cabral, Barigui e em São José dos Pinhais. E a partir do dia 15 desse mês inaugura sua quinta unidade – a Megaloja Daju Atuba.
A equipe da Daju está preparada para seguir todas as medidas de higiene, recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para prevenção do Coronavírus (COVID-19), proporcionando aos seus clientes e colaboradores, um ambiente seguro para a realização de suas compras.
Segundo a diretoria da empresa, essas ações são fundamentais para preservar a saúde de todos e assim retomar o mais breve possível a normalidade da vida, em todas as esferas da sociedade. Nós da Daju, estamos fazendo a nossa parte e todos podem contribuir fazendo a sua. Juntos somos mais fortes!
Para mais informações sobre a Daju, basta acessar o site daju.com.br

Fonte: Cris Osike Nova Comunicação

Dr. Elifas Rodrigues e Dr. Alisson Melo da Clinica Benessere dão sugestões para ingestão equilibrada de MACRONUTRIENTES

Uma alimentação regrada e equilibrada é sempre aliada a saúde e bem-estar. Entre os alimentos indispensáveis para o bom funcionamento do organismo humano, estão os Macronutrientes.

Eles recebem esse nome justamente por representarem os nutrientes que o corpo precisa em grandes quantidades e que constituem a maior parte da dieta. São capazes de fornecer energia e são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção do corpo. Assim, uma boa alimentação requer a proporção ideal entre eles.

Para auxiliar na escolha da alimentação correta os Drs. Elifas Rodrigues e Alisson Melo da Clinica Benessere dão sugestões para ingestão equilibrada de MACRONUTRIENTES

Abaixo a lista de alimentos que fazem parte do grupo dos Macronutrientes:

CARBOIDRATOS- são considerados principais fontes alimentares para a produção de energia, além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo. Batatas, grãos, frutas e legumes, são alguns exemplos.

PROTEÍNA - é fundamental para a construção muscular e pode ser encontrada em carnes, aves, peixes, ovos e também em fontes vegetais (tofu e lentilhas).

GORDURAS - são substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente por produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos. São encontradas em óleos, nozes, sementes, entre outros.

A ingestão equilibrada de Macronutrientes é fundamental para a conquista de um corpo saudável, equilibrado e bem-disposto.

Em meio a pandemia de coronavírus, a importância dos profissionais de enfermagem

No Dia Internacional da Enfermagem, gerente de equipe fala sobre as dimensões do ofício e motivações em tempos difíceis

Em meio a pior crise de saúde do século, o trabalho de auxiliares, técnicos e enfermeiros tem sido fundamental para o enfrentamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os responsáveis por cuidar diretamente da medicação, alimentação, necessidades básicas dos pacientes e equipamentos de leitos e UTIs são os chamados “profissionais de linha de frente” e é por todo o risco que correm para salvar vidas que merecem as homenagens do Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio.

A data foi instituída em referência ao nascimento de Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo. No Brasil, além do Dia da Enfermagem, comemora-se a Semana da Enfermagem, que inicia no dia 12 e termina no dia 20 de maio, com o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Segundo o Ministério da Saúde, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

Mesmo para os profissionais que não atendem em emergências ou nos chamados hospitais de campanha contra o coronavírus, comemorar a data em meio a pandemia é um marco. “Estamos vivendo um momento histórico, intenso e de muito aprendizado. Todos os dias estudamos fluxos, processos e diretrizes. Temos medos e inseguranças como todo ser humano, mas, sabemos que não podemos recuar. O nosso trabalho faz toda a diferença na vida dos pacientes”, conta Silvia Benka, gerente de enfermagem do Hospital Cardiológico Costantini.

Para ela, a enfermagem é mais do que agir profissionalmente, é um dom. “Aqui, lidamos com pessoas com patologias ligadas ao coração, então, além da ciência, envolvemos muito carinho, amor, empatia e atenção, afinal, estamos cuidando do amor da vida de alguém. Por isso, seguimos sempre todas as orientações prescritas pela equipe médica ao longo das 24 horas”.

Benka ainda explica que é necessário aprender com as derrotas e comemorar as vitórias da profissão. “Não podemos nos abalar. Todos os dias são muito intensos e damos o nosso melhor para aprendermos cada vez mais. Ter uma data que representa a nossa escolha de vida profissional é um reconhecimento gratificante, pois muitos de nós abdicamos das nossas famílias e amores para estar o mais próximo possível de quem mais precisa”, orgulha-se.

Jogos com espectadores só devem ocorrer após vacina, indica relatório de instituto da UFPR

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná ligados ao Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva divulgaram, na última semana, o documento Recomendações e Orientações Gerais para o Esporte Brasileiro frente à COVID-19. Trata-se do primeiro material elaborado sobre o esporte diante da pandemia, amparado em evidências científicas. A proposta surgiu a partir de um ciclo de debates semanais realizados no canal do Youtube do grupo e tem entre seus principais pontos a defesa das indicações das autoridades sanitárias e a conclusão de que jogos com os espectadores só devem ocorrer após a descoberta de uma vacina contra a doença. O projeto de pesquisa “Inteligência Esportiva” (IE) é uma ação conjunta entre o Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da UFPR e a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) do Ministério do Esporte.

De acordo com o professor Fernando Mezzadri, que assina o documento junto com o coordenador da comissão de integridade da Federação Paulista de Futebol, o advogado Paulo Schimitt, no cenário que se apresenta hoje, de manutenção de isolamento social, as práticas esportivas deverão se limitar as atividades física e esportivas sem nenhum contato físico e mantendo a distância de pelo menos um metro.

“As atividades devem se limitar em práticas como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em casa, yoga, alongamentos, entre outras, sempre evitando qualquer forma de aglomeração ou de incentivo à circulação de pessoas. Sempre que possível as pessoal podem caminhar perto de suas residências e não devem procurar ir aos parques para realizar as atividades”, explica Mezzadri. Segundo ele, este não é o momento para a reabertura de academias, por exemplo.
O relatório apresenta premissas e fatores de risco a serem levados em conta, indicando a importância do uso de máscaras e de equipamentos de proteção individual e da higienização e desinfecção de locais e objetos. A existência de uma infra-estrutura adequada para que tudo isso ocorra também é imprescindível.

No que diz respeito à prática profissional é preciso, quando houver possibilidade de retomada, levar em conta uma série de cuidados, como diagnosticar atletas e demais envolvidos, medir a temperatura e fazer testagem rápidas em quem frequenta os centros de treinamento e pensar em realizar eventos em localidades menos afetadas pela doença, com ausência de público. Mas isso, reforça Mezzadri, não deve ocorrer agora. “Tanto os atletas quanto as pessoas devem fazer os testes como uma forma de controle e precaução, mas a volta aos treinamentos normais e as competições ainda não devem ocorrer agora. Consideramos muito precipitado o retorno as competições pelo atual estágio da pandemia no Brasil”, explica.

Torcidas só quando houver vacina
O documento também sugere que jogos com espectadores só devem ser retomados quando houver vacina e aponta quatro cenários possíveis para a pandemia: o de isolamento social, o de atividades autorizadas em funcionamento, o de um retorno gradativo e o da retomada total. No caso de se autorizarem determinadas atividades, por exemplo, é necessário que não haja contato físico e que haja medidas rígidas de desinfecção, higiene e uso de proteção.
Já num cenário de retorno gradativo de competições, deve haver cautela quanto à uma pequena separação de grupos durante o treinamento. Todos os integrantes das equipes técnicas devem estar protegidos. “Gestores públicos, da iniciativa privada, atletas e espectadores terão que compreender o atual momento. Sabemos que as competições não devem começar agora, não podemos ter contato físico e a grande maioria das modalidades esportiva requer esse contato“, evidencia Mezzadri.

Ele lembra que o esporte profissional movimenta em torno de 2.5 trilhões de dólares por ano, no mundo, e que várias competições já foram canceladas, tais como Jogos Olímpicos e NBA. “Mesmo os campeonatos estaduais no Brasil estão suspensos, o que está impactando fortemente esse mercado“. Por conta disso, o professor sugere, no nosso caso o futebol, que gestores busquem ações para proteger os milhares de jogadores que ganham até três salários mínimos e já estão perdendo seus contratos. “Dificilmente haverá jogos com torcida enquanto não existir uma vacina para a COVID-19“, reforça.

Qualquer que seja o cenário, o relatório estabelece que é necessário seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotar medidas educativas, com rigor quanto aos aspectos relacionadas à higiene. A expectativa compartilhada pelos pesquisadores é de que a retomada gradual das atividades só comece a ocorrer em médio ou longo prazo.

Links
Matéria: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/jogos-com-espectadores-so-devem-ocorrer-apos-vacina-indica-relatorio-de-instituto-da-ufpr/

Relatório: https://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2020/05/Recomendac%CC%A7o%CC%83es-e-Orientac%CC%A7o%CC%83es-Gerais-para-o-Esporte-Brasileiro-frente-a%CC%80-COVID-19.pdf

Câmera de alta precisão para medição de temperatura pode ajudar a conter disseminação de doenças como a Covid-19

Experiências atuais na Argentina, México e Brasil mostram que a tecnologia ajuda não só na detecção, mas na proteção ao contágio dos profissionais de saúde e da população

Epidemias e pandemias assustam o mundo de tempos em tempos. Pela primeira vez em anos um vírus tomou proporções globais inimagináveis, causando milhares de mortes, perdas econômicas sem precedentes e imprevisões quanto aos danos residuais àqueles que sobrevivem à Covid-19.
No mundo, diversas áreas da ciência buscam soluções, que vão de medicamentos a vacinas, ainda experimentais, enquanto a Organização Mundial de Saúde, médicos, enfermeiros e profissionais da segurança pública atuam em condições de risco buscando identificar os possíveis casos nas triagens, fazendo isso, na maioria das vezes, por meio de um contato muito próximo aos possíveis infectados. E os danos, nesses casos, podem ser ainda maiores, como ocorre na Espanha, que anunciou, no dia 30 de março, um número assustador de profissionais da saúde infectados com a doença, chegando a quase 12,3 mil. No Brasil, diversas ocorrências estão sendo notificadas em vários estados.
Em situações como essas, poder manter uma distância segura, principalmente na triagem, pode ajudar a salvar muitas vidas. “Uma das coisas que esse vírus está ensinando ao mundo é que nós, humanos, precisamos muito da tecnologia para detectar, antecipadamente, focos de risco e minimizar as chances de que um vírus evolua se transformando no que vemos hoje, uma pandemia. E temos experiências bastante positivas nesse sentido, como é o caso das câmeras térmicas para medição de temperaturas”, comenta Jobel Araújo, gerente da Mobilis.
A Mobilis é uma empresa brasileira especializada em tecnologia, oferecendo desde soluções para o reconhecimento facial, realidade aumentada e gestão de trânsito, entre outras. Agora, a Mobilis é também uma parceira credenciada da Dahua Technology - maior empresa global de segurança eletrônica, cujos produtos e serviços são usados em mais de 180 países -, e vai oferecer uma solução que pode fazer a diferença na detecção de temperaturas alteradas de pessoas que circulam por locais como aeroportos, metrôs, rodoviárias, shoppings centers, escritórios, indústrias, hospitais, escolas etc.
A câmera térmica da Dahua Technology é uma tecnologia de baixo custo, altamente confiável e pode ser usada em longa distância, ou seja, é um recurso seguro para uma triagem preliminar. “É um equipamento de medição de temperatura de alta precisão, com uma margem de erro muito pequena (+ou- 0,3ºC). Utiliza Inteligência Artificial para identificar rapidamente pessoas com temperatura corporal anormal a uma distância de 3 metros”, explica Araújo.
Além disso, o executivo ressalta a possibilidade de medição de temperatura de múltiplos indivíduos, até 15 simultaneamente, e de até três faces por segundo em monitoramento de fila, mantendo a alta precisão na detecção de faces mesmo que as pessoas estejam usando máscaras. “Já temos exemplos bastante positivos no uso dessa tecnologia, como é o caso do Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Argentina, que consegue medir a temperatura de mais de 800 pessoas em apenas 10 minutos. Outro exemplo é o Plaza Carso, na Cidade do México, um dos maiores empreendimentos de compras e escritórios da América Latina, que usa as câmeras para medir a temperatura dos funcionários e clientes”, conta.

Experiência brasileira no uso da tecnologia para medir temperatura
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) está atuando como apoio operacional nas ações de triagem de casos suspeitos de coronavírus, além de oferecer suporte na identificação e detecção de casos urgentes. A chefe da Comunicação do Corpo de Bombeiros, Major Lorena Athaydes, conta que a corporação já dispunha de câmeras térmicas, empregadas na avaliação da dinâmica do incêndio. “Assim, realizar monitoramento do público flutuante em locais determinados foi a maneira que a corporação encontrou para, dentro dos recursos disponíveis, auxiliar o governo e a comunidade do Distrito Federal”, explica.
Segundo ela, as ações de monitoramento acontecem com emprego de câmeras térmicas e termômetros, e são executadas em três vertentes. A primeira, realizada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, é o monitoramento da temperatura dos passageiros de ônibus interestaduais, que chegam pelas BR 040 e 060. “Os ônibus são parados e os passageiros têm sua temperatura aferida. Para aqueles que apresentam estado febril ou febre são feitos os atendimentos e caso haja necessidade o CBMDF faz o transporte até hospital de referência”, conta.
No aeroporto, o monitoramento ocorre na área de desembarque nacional e internacional. “Neste caso, os passageiros que apresentam elevação da temperatura corporal são conduzidos ao posto médico da ANVISA, que possui protocolo próprio para atendimento à COVID-19. O transporte, caso necessário, é realizado pelo Corpo de Bombeiros até hospital de referência”.
A Major destaca, ainda, que recentemente foi inserido o monitoramento dos transeuntes nas feiras do Distrito Federal, que ocorre de forma semelhante ao dos aeroportos. “Estas ações de medição de temperatura são acompanhadas de orientações gerais sobre prevenção, principais sintomas e recomendações de como reduzir o risco de contaminação. Nesse sentido, as câmeras térmicas têm se mostrado positivas sobre o viés preventivo e educativo. Dentro dos recursos disponíveis, e tendo como alvo a prevenção, essas são as ações propostas pelo CBMDF como ferramentas para o enfrentamento à COVID-19”, diz.

Uso de máscara na pandemia de coronavírus: como deve ser o acessório

Diversos estados e municípios decretaram a obrigatoriedade do uso do acessório, porém, para que seja eficiente, alguns cuidados são essenciais

A pandemia de coronavírus tem levado os governantes a tomarem uma série de medidas que envolvem a sociedade civil e as empresas. Entre elas estão a obrigatoriedade do uso de máscaras em vias e espaços públicos, transportes coletivos, ambientes fechados com aglomeração e organizações. Até o momento, os Estados do Paraná, Piauí, Minas Gerais, Rondônia, bem como o Distrito Federal e as capitais do Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina estão adotando a medida.

Essa visa reduzir o contágio entre as pessoas, já que se sabe que o coronavírus é transmitido por gotículas e contato próximo. Inclusive, muitos são assintomáticos e, ao deixarem de usar o acessório, acabam contaminando terceiros. Para se ter ideia, um estudo desenvolvido por pesquisadores chineses e publicado na revista Science, no mês de março, apontou que até o isolamento forçado em Wuhan, 86% das infecções por Covid-19 se deu por pessoas assintomáticas. Dessas, 55% eram tão contagiosas quanto aqueles que apresentavam sintomas comuns da doença, como dificuldade respiratória e febre.

No entanto, apesar das regulamentações governamentais, é comum haver dúvidas sobre o tipo de máscara a ser utilizada, já que nem todas são efetivas contra o coronavírus. De acordo com orientações do Ministério da Saúde, para serem eficientes como uma barreira física, as máscaras caseiras, por exemplo, devem ter ao menos duas camadas de pano, ou serem dupla face. Os tecidos utilizados podem ser algodão, tricoline, TNT e outros, desde que desenhados e higienizados de forma adequada. É importante frisar que se trata de um acessório de uso individual.

Para garantir que a máscara de proteção seja, de fato, eficiente, é possível investir em produtos desenvolvidos com essa finalidade, na mesma medida em que oferecem um bom custo-benefício tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Um exemplo é a máscara de proteção tripla, desenvolvida pela WAP, que está sendo comercializada pela empresa 18 Gigas para todo o território nacional.

O acessório é antialérgico, possui cinco níveis de ajustes auriculares e dispensa a necessidade de elástico. O objetivo é atuar como uma proteção efetiva e confortável das vias bucais e nasais, pois, a composição de duas camadas externas de TNT e uma camada interna de Microfibras P.P têm maior eficácia contra vírus, bactérias, pólens e poeiras.

Mais informações sobre o produto pelo e-mail comercial@18gigas.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (41) 99505-0350.

Voluntárias produzem 2.800 máscaras para evitar propagação da Covid-19

Além dessa ação de voluntariado, já foram doadas mais de 3.500 máscaras para instituições de saúde

A pandemia da Covid-19 fez com que a Frísia se antecipasse às recomendações para evitar a propagação da doença. Com o uso obrigatório de máscaras em áreas comuns, desde o mês de abril, quem acessa as dependências da cooperativa tem ao alcance álcool gel e recebe máscara respiratória. Para seguir essa determinação, foram adquiridos insumos para voluntárias produzirem 2.800 máscaras, que estão sendo entregues a pedido de cooperados e da sociedade.

Até o momento, 13 voluntárias já produziram as máscaras de tricoline e estão se preparando para fabricar mais unidades. Para o trabalho, a Frísia já doou mais de 150 metros de tecidos, elásticos e fios. O trabalho está sendo colaborativo, quem não tem máquina de costura empresta de outras da comunidade.

A maioria das voluntárias é de Carambeí (PR). Com exceção de uma delas, as demais são esposas e filhas de cooperados, que confeccionaram cerca de 100 máscaras por dia, chegando as 1.200 já nos primeiros dias, quando iniciaram em 5 de abril.

Antes de entrar em alguma unidade, como lojas agropecuárias e a matriz, por exemplo, uma colaboradora aborda a pessoa para a entrega de uma máscara e álcool em gel. A proteção facial é de modelo universal e reutilizável, após lavar com água e sabão ou água sanitária.

Junto às mascaras também estão sendo entregues encartes para orientação sobre a forma correta de utilização. Após duas ou três horas, devido à umidade, as máscaras devem ser trocadas seguindo a etiqueta de preservação da saúde e de não contato com a área da boca e narina.

Além dessa ação de voluntariado, já foram doadas mais de 3.500 máscaras para instituições de saúde, e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários às atividades de profissionais da área.

Prevenção
Além das doações para combater a Covid-19, a Frísia implementou uma série de medidas para a preservação da saúde dos colaboradores, associados e familiares. Somadas às ações básicas, como lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel, foram reduzidas ao máximo as aglomerações de pessoas, sendo proibida a recepção de comitivas e visitantes. As viagens foram canceladas, assim como a realização de reuniões presenciais.

A cooperativa determinou o trabalho em casa para colaboradores em grupos de risco e a realização de videoconferência para as reuniões. Em setores onde não é possível o home office, todos os colaboradores tiveram que redobrar as atenções: não tocar nos olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos pessoais; aplicar a etiqueta da tosse; e limpar e desinfetar objetos que são utilizados com frequência.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

PROMOÇÃO ESPECIAL DA SODEXO OFERECE ATÉ 50% DE CASHBACK PARA SEUS CONSUMIDORES NA RAPPI

Promoção prevê até R$100,00 em “dinheiro de volta” nas compras no app de delivery e a empresa dá dicas de como os consumidores podem aproveitar seus créditos neste período de isolamento social

São Paulo, maio de 2020 – Muitas são as mudanças de comportamento geradas pelo isolamento social, mas uma coisa não muda: a valorização das pessoas às marcas que oferecem descontos e vantagens exclusivas a seus clientes. Antenada à novas tendências de consumo, a Sodexo Benefícios e Incentivos, referência em serviços que levam mais qualidade de vida às pessoas e organizações, realiza neste mês mais uma super promoção de cashback, exclusiva para compras por meio da plataforma Rappi.

Os consumidores que fizerem compras a partir de R$20 em restaurantes pelo app ou site Rappi, utilizando o Sodexo Refeição Pass, receberão de volta 50% em RappiCréditos. A devolução é limitada a R$100 e só pode ser feita pelo usuário uma vez dentro do período. Para participar, basta efetuar a compra no estabelecimento que aceite Sodexo e, na tela de meio de pagamento, inserir o código SODEXOOFF. A promoção é válida em todos os municípios em que a Rappi atua e que tenham rede credenciada Sodexo.

E como neste período a orientação das autoridades públicas é para que as pessoas fiquem em casa, a Sodexo elaborou 10 dicas preciosas para que os consumidores aproveitem seus créditos resgatados com o cashback Rappi. Confira abaixo:

Aproveite os créditos e compre um presente especial para o Dia das Mães.
Utilize o serviço das farmácias disponíveis no app e mantenha seu estoque de álcool gel abastecido.
Faça compras no seu supermercado preferido. Sem sair de casa!
Use seus créditos na compra de alimentação para seu pet.
Compre cartuchos de impressora ou material de escritório para serem utilizados durante o home office.
Envie encomendas para alguém da família, amigos ou colega de trabalho.
Compre brinquedos e jogos para manter as crianças ocupadas.
Garanta pele e corpo saudáveis com os produtos de cuidados pessoais e beleza.
Faça reparos e compre acessórios para seu celular.
Mantenha-se ativo, praticando atividade física em casa e comprando seus suplementos e barrinhas.

Parceria Sodexo e Rappi
Em julho de 2019, a Sodexo Benefícios e Incentivos, líder em serviços de Qualidade de Vida, se uniu a Rappi, superaplicativo que oferece a opção de compra de diversos produtos em diferentes verticais, para que os consumidores possam comprar com o cartão Refeição Pass diretamente pelo aplicativo ou site. Os clientes já podem cadastrar seus dados do cartão Sodexo Refeição Pass direto na Rappi, a partir da opção “Adicionar Novo Cartão" para efetuar a compra digitalmente.

O quê: Promoção Cashback
Participantes: Usuários Refeição Pass
Regulamento: http://promos.rappi.com/brasil/2020/1/14/50-de-cashback-sodexo

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 103 mil clientes, que representam 5,9 milhões de usuários, com uma rede de 505 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass e Apoio Pass.

________________________________
Informações
Assessoria de imprensa Sodexo Brasil
Tamer Comunicação
Claudia Reis – 11 3031-2388 – ramal 219 – 11 97514-0815
(claudia@tamer.com.br)
Leonardo Nascimento – 11 3031-2388 – ramal 221
(leonardo@tamer.com.br)

www.sodexobeneficios.com.br

Sobre a Rappi
A Rappi é o primeiro superaplicativo da América Latina e resolve a vida de seus usuários ao oferecer a eles uma plataforma única para suas necessidades e desejos diários. A startup colombiana e unicórnio latino-americano, criada em 2015, chegou ao Brasil em julho de 2017 e já está presente em mais de 30 cidades brasileiras. Por meio do aplicativo é possível comprar produtos e serviços de diferentes categorias, incluindo restaurantes, supermercados, farmácias, manicure, dogwalker, entre outros. Além disso, a plataforma conta com uma carteira virtual, o RappiPay, onde é possível fazer transferências entre usuários e pagamentos em estabelecimentos parceiros, oferecendo soluções de inclusão financeira para população desbancarizada. Além do Brasil, a Rappi está presente na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai.

Lide Multimídia passa a atender o movimento Fechados Pela Vida

Curitiba, maio de 2020 – A Lide Multimídia, agência especializada em Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, com 27 anos de atuação, passa a atender o movimento Fechados Pela Vida, que é um grupo formado por mais de 150 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, casas noturnas e outros tipos de comércios de Curitiba, que foi criado para lutar contra a reabertura e flexibilização da quarentena do COVID-19 antes do recomendado pelas autoridades de saúde na capital paranaense.
Outra demanda do movimento é por medidas econômicas para a permanência do fechamento dos seus estabelecimentos, como subsídios de despesas, ajuda para redução de aluguéis, bem como redução ou subsídio de todos os tributos municipais, estaduais e federais pelo tempo que durar a epidemia. Estes empresários entendem que não são eles que devem determinar o que é melhor para saúde das pessoas e sim autoridades de saúde competentes.

Ford lança programa inédito com ações focadas na saúde e proteção dos clientes

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=169051&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%2540VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%40VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%3E-1.1.2 downloadAttachment&Message%5Buid%5D=169051&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%2540VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%40VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%3E-1.1.3 downloadAttachment&Message%5Buid%5D=169051&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%2540VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%40VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%3E-1.1.4
downloadAttachment&Message%5Buid%5D=169051&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%2540VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CVI1PR03MB6335BD46EA15968C5D2C807FDBA50%40VI1PR03MB6335.eurprd03.prod.outlook.com%3E-1.1.5
A Ford lançou hoje um programa inédito que equipa a sua rede para oferecer um novo padrão de segurança aos clientes, com várias ações focadas na prevenção de doenças, principalmente nesses tempos de coronavírus. O objetivo é que o consumidor que precise ir a uma concessionária para realizar um serviço, ou uma compra agendada, sinta-se totalmente seguro nas instalações da rede Ford (ver vídeos: FordClean, CertificaçãoFordClean e DesinfecçãoFordClean).

Para isso, foi criado o programa Ford Clean, composto de dois pilares que incluem uma certificação pioneira com protocolos de higienização e atendimento seguro para as concessionárias e um serviço de desinfecção inédito de veículos. Essas ações atendem a um anseio e mudança de comportamento dos consumidores, que estão dando muito mais importância à higienização em áreas de contato pessoal.

“Para a Ford, as pessoas vêm em primeiro lugar e trabalhamos para atender as demandas e necessidades dos nossos consumidores, especialmente nesses tempos sem precedentes”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.

“Durante a quarentena, o transporte individual proporcionado pelo automóvel ajuda as famílias a se manterem seguras e ter acesso a serviços essenciais. O programa Ford Clean é uma iniciativa pioneira criada pelo nosso time para que os consumidores sintam-se ainda mais protegidos ao usar o seu carro e os serviços da nossa rede”, completa.

O novo programa se une à iniciativa “Compre Sem Sair de Casa” em que, a partir de agora, os clientes também têm a opção de receber em casa um veículo desinfectado.

Certificação de padrões de higienização

A Ford, por meio do programa Ford Clean, é a primeira montadora no Brasil a ter uma certificação de padrões de higienização e atendimento seguro aos clientes em sua rede. A certificação abrange todas as instalações e operações da concessionária, desde vendas a serviços – inclusive os que são feitos externamente –, com critérios rígidos para garantir a saúde e segurança de todos os empregados, clientes, fornecedores e visitantes.

A certificação foi desenvolvida com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa, contendo as melhores práticas para a higienização e prevenção de doenças. Cem por cento da Rede Ford já está certificada com estes novos protocolos, identificados por meio de um selo especial.

Estas recomendações incluem desde rotinas de limpeza dos ambientes e veículos e a disponibilidade de álcool em gel em diferentes pontos até a disposição das mesas, balcões e móveis para garantir o distanciamento social nas concessionárias.

Os funcionários também seguem normas de controle de saúde e conduta, como o uso de máscaras, luvas e cuidados para que o cliente sinta-se à vontade e protegido durante todo o tempo em que permanecer no local. Todos os clientes também receberão máscaras antes de entrar em uma concessionária.

Desinfecção de veículos

A desinfecção de veículos é um serviço inédito que a Ford começa a oferecer na sua rede com foco na segurança e prevenção de doenças transmissíveis – incluindo a nova familia coronavírus. Para essa finalidade é utilizado um desinfetante não disponível ao público em geral, produzido pela 3M, o “Peróxido Pronto Uso”, registrado na Anvisa e de ação comprovada contra bactérias, fungos e vírus. Ele atualmente é empregado nos hospitais mais renomados do Brasil para desinfecção de UTIs, salas de emergência e outras áreas de alto risco.

Este produto foi testado e aprovado pela engenharia da Ford para garantir compatibilidade com os materiais utilizados nos veículos da marca. A sua aplicação será feita por técnicos treinados, devidamente protegidos, e inclui no mínimo 50 pontos de maior contato nas áreas internas e externas do veículo, como: volante, painel, comandos do câmbio, freio, som, apoios, bancos, cintos de segurança, maçanetas, retrovisores, capô, porta-malas, tapetes, chave e ar-condicionado, incluindo filtro e difusores.

O serviço de desinfecção de veículos começa a ser oferecido na rede de concessionárias da Ford a partir de 11 de maio, com preço público sugerido de R$129.

FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford e Troller e uma estrutura de três fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs, veículos eletrificados e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação; soluções em mobilidade, incluindo serviços de carros autônomos; e serviços conectados. A Ford emprega aproximadamente 188.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.

Atletas do Santa Mônica se mantêm ativos durante a pandemia

Improviso e criatividade estão sendo usados para preservar a forma física das equipes moniquenses.

Em tempos de isolamento social, clubes, academias e centros de treinamento estão fechados a fim de evitar aglomerações para a prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, muitas pessoas em vários países do mundo estão em casa, de quarentena, incluindo atletas, tanto os amadores quanto os de alto rendimento, já que por conta da pandemia, os principais eventos esportivos do mundo também foram cancelados ou suspensos. Mesmo com esta situação, muitos esportistas têm recorrido aos treinamentos em casa, para manter a boa forma física e o alto nível, mesmo em espaços restritos. E os atletas do Santa Mônica Clube de Campo também não estão parados durante este período.

Agora esta é a realidade de muitos brasileiros, que diante da quarentena precisam se adaptar com improviso e criatividade, para treinarem suas modalidades, nos espaços que possuem. De acordo com o Preparador Físico do Santa Mônica Clube de Campo, Gustavo Api é importante que os atletas mantenham um ritmo de exercícios físicos. "Estamos dando suporte para que nossas equipes continuem cuidando do corpo e da mente. E, para isso, eles têm uma rotina de exercícios. O contato com os treinadores também está sendo importante para orientar as atividades e manter a motivação dos moniquenses". O Clube conta com centenas de atletas em diversas categorias esportivas e continua dando o suporte para que os treinos aconteçam mesmo no confinamento.

Gustavo comenta ainda que outro fato importante é o atleta permanecer focado e disciplinado. “Dedicação e esforço devem ser estimulados para que o atleta continue praticando e se exercitando, mesmo não sendo possível treinar com a mesma intensidade de antes. Assim, quando as competições retornarem à normalidade, eles estarão mais fortalecidos e motivados para as disputas”, finaliza.

Méqui lança McCasa Feliz com conteúdos divertidos para as famílias

Plataforma foi pensada para facilitar a rotina durante o período de isolamento social

Por conta do novo coronavírus e as recomendações de isolamento social, o McDonald’s lançou, nas principais redes sociais, uma série de conteúdos exclusivos de entretenimento e muita diversão para as famílias brasileiras. A cada semana, a marca disponibilizará atividades para serem realizadas em casa como brincadeiras, desenhos, desafios de reciclagem e vídeos com contação de histórias.

“Entendemos que estamos enfrentando uma fase desafiadora, em que muitas pessoas têm de se dividir entre o trabalho e o cuidado com os filhos, então desenvolvemos o McCasa Feliz para facilitar o dia a dia, apresentando novas formas de entreter e gerar bons momentos em família”, explica João Branco, Chief Marketing Officer do McDonald’s Brasil.

Os primeiros conteúdos interativos do McCasa Feliz estão disponíveis nas redes sociais do McDonald’s e todas as atividades foram especialmente desenvolvidas para serem aproveitadas em família. Para ficar sempre por dentro das novidades, acesse: https://www.mcdonalds.com.br.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui quase 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/12/2019). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com.

PRESENTEIE COM OBRAS DE ARTE

LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO TORNA O DIA DAS MÃES INESQUECÍVEL COM NOVA CAMPANHA QUE TRAZ DESCONTOS EM CONSAGRADAS OBRAS DE ARTE

Premiado artista paranaense lança promoção especial para o Dia das Mães com obras selecionadas com até 50% de desconto e outras novidades para marcar com muito amor e arte esta data tão sensível e especial

O Dia das Mães é considerado uma das datas mais importantes do ano, pois é uma oportunidade especial de reconhecermos para estas pessoas que dedicam tanto de sua vida e carinho a nós o quanto elas são importantes, imprescindíveis e amadas. Neste ano de 2020, particularmente, com o isolamento social e o grande desafio global da pandemia causada pelo coronavírus, atitudes sensíveis e delicadas podem fazer quem amamos tanto ainda mais felizes, com ternura, beleza e afeto. A arte tem um papel muito importante neste sentido. Presentear com arte no Dia das Mães é uma forma de eternizar nosso amor de geração a geração.

Pensando nisso, o reconhecido artista visual paranaense e galerista Luiz Arthur Montes Ribeiro lançou, a partir de 5 de maio, uma campanha especial para o Dia das Mães. As obras do artista, dos cobiçados quadros aos livros de sua autoria, são vendidas nesta campanha com até 50% de desconto. E tem mais, ao adquirir uma obra, o cliente ganha outra de igual valor, podendo presentear sua mãe e ainda tornar sua casa ainda mais bonita, personalizada e repleta de arte.

Dentro da promoção, o frete também é grátis na compra dos livros do artista.

Para facilitar, o espaço Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte atende os clientes por whatsapp, telefone, email e também com hora marcada individualmente, com todos os cuidados instruídos pela OMS.

SOBRE LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO
O modelo espanhol, do artista e sua galeria, é a forma como Luiz Arthur Montes Ribeiro conduz sua carreira artística. “Sempre reservei as tardes para produzir e mantenho meu ateliê e galeria abertos aos visitantes e interessados”, conta o artista. Em sua prolífica produção, a expressão poética se alinha à acurada técnica, desenvolvida com os melhores mestres, entre eles Maria Ivone Bergamini, Sidney Mariano, Dallwa Lobo e Edilson Viriato.

Filho de um casal proeminente, que muito incentivou a arte e a cultura de Ponta Grossa, sempre contou com o apoio dos pais e da família em sua carreira artística. “A arte e a cultura estão presentes desde muito cedo em minha história”, conta o múltiplo artista. “Atuar como artista foi um caminho natural para mim, em que me comunico com as pessoas e celebro, a cada livro, a cada desenho, a cada tela e escultura, a vida.”

--

Serviço
PROMOÇÃO #DIADASMÃES #PRESENTEIECOMARTE
LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO GALERIA DE ARTE
Telefone/Whatsapp: (41) 99920-7349
Email: galeriadearte@luizarthur.com.br
Endereço: Av. Vicente Machado, 160, 4º andar, Cj. 43, Centro – Curitiba (PR)
Site: luizarthurarteegastronomia.blogspot.com
Facebook: @galeriadearteluizarthurmontesribeiro
Instagram: @luizarthurmontesribeiro
Twitter: @MontesLuiz
* Visitas individuais, sempre sob agendamento com a galeria.

--

CONFIRA OBRAS DA NOVA CAMPANHA:

Artista: Luiz Arthur Montes Ribeiro

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=168839&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP215MB1207A605A620321E44D12D3CAEA70%2540CPXP215MB1207.LAMP215.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP215MB1207A605A620321E44D12D3CAEA70%40CPXP215MB1207.LAMP215.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.1.2
"Araucária 5", acrílica sobre tela, 50 x 40 cm, 2019. Valor final: R$ 1.099,00 (desconto de 50%)

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=168839&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP215MB1207A605A620321E44D12D3CAEA70%2540CPXP215MB1207.LAMP215.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP215MB1207A605A620321E44D12D3CAEA70%40CPXP215MB1207.LAMP215.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.1.3
"Florestas para meu amor 5", série "Árvores do meu ser III". aquarela e nanquim sobre papel, 33 x 12 cm, 2014. Valor final: R$ 434,90 (desconto de 30%)

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=168839&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP215MB1207A605A620321E44D12D3CAEA70%2540CPXP215MB1207.LAMP215.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP215MB1207A605A620321E44D12D3CAEA70%40CPXP215MB1207.LAMP215.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.1.4
"Jardim das Borboletas - Fêmea 2", aquarela sobre papel, 37 x 27 cm, 2018. Valor final: R$ 488,90 (desconto de 30%)

Show virtual do cantor vai ser no dia 12 de junho, às 20h

Luan Santana prepara transmissão especial para o Dia dos Namorados

Depois de atender aos inúmeros pedidos dos fãs e colegas artistas e fazer uma live memorável, dia 26 de abril, em que arrecadou 400 toneladas de alimentos, fazendo HISTÓRIA, literalmente, Luan Santana promete show virtual no dia em que se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Fazendo jus a todo romantismo de seu repertório, a live acontece no dia 12 de junho, às 20h, no canal do artista no Youtube e outras plataformas a serem definidas.

Seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a presença de sua noiva Jade Magalhães, a apresentação está repleta de surpresas e promete um formato surpreendente. Ainda sem repertório definido. A live terá músicas do DVD “Viva” e sucessos que marcaram a carreira de Luan Santana. Além de outros hits da música romântica.

“Sou romântico nas músicas, na vida, nos atos. Falar de amor é algo que eu nunca vou deixar de fazer. Minha carreira é marcada pelo romantismo e pelo jeito diferente de falar de amor. Acho que essa é a minha identidade, as pessoas me veem assim. É a minha essência", afirma Luan.

A pandemia Covid-19 fez o mundo parar e as pessoas se isolarem

Mas fez também o sentimento da solidariedade crescer. Diariamente, temos notícias de pessoas comuns e anônimas fazendo algo em benefício ao próximo, e é este tipo de atitude que precisa contaminar a todos.

Um grupo formado por 19 mulheres, que fazem curso de costura e patchwork no atelier da Javanesa Tecidos, já se movimentava, em 2018, em prol dos mais necessitados. Essas mulheres se juntaram com as artesãs Karen e Satiko Sakuma, e formaram o grupo de voluntariado Unidas para o Bem. Durante o segundo semestre de 2019 produziram dezenas de naninhas e entregaram em doação às mães carentes semanas antes do Natal, assim como fizeram no ano anterior.

Com a pandemia e a suspensão das aulas de artesanato e costura, as mulheres do grupo Unidas para o Bem resolveram continuar o trabalho de voluntariado. Com tecidos e materiais doados pela Javanesa, cada uma delas produziu, em casa, máscaras de pano, que foram doadas à hospitais e outras organizações filantrópicas.

“Com a reclusão imposta pelo coronavírus não podíamos ficar em casa, sem fazer nada, sabendo que os hospitais e outras instituições sofriam com a falta de equipamentos essenciais. Conversamos pelo grupo de whatsap e todas se propuseram a confeccionar máscaras de pano para doação. Na primeira semana entregamos mais de 345 máscaras. Depois foram mais 400, e na semana passada chegamos a 1.200 máscaras produzidas e entregues no Hospital Erasto Gaetner, no Hospital Infantil Waldemar Monastier, aos profissionais da Hands Home Care, aos voluntários do Alimentos do Bem, que distribuem alimentação à moradores de rua, e a outros profissionais de saúde e grupos de voluntariados. Cada vez que fazemos alguma coisa, por menor que seja, pelo próximo, fazemos muito mais por nós mesmos”, declarou Karen Sakuma, artesã e líder do grupo.

E o trabalho não para. As mulheres do grupo Unidas para o bem continuam, em casa, a produção das máscaras e naninhas que serão doadas nas semanas seguintes. “Quando a gente se concentra na dor, a gente sofre, mas quando a gente se concentra na lição, evoluímos. Então, se vamos nos contagiar de algo, que seja de compaixão, esperança e fé de dias melhores”, comentou Munir Mushashe, dono da Javanesa Tecidos.