CWB Music Festival traz Chelsea Grin e Jonny Craig a Curitiba

Festival vai reunir ícones do rock no CWB Music Hall, nos dias 25 e 26 de agosto.

Curitiba será palco de muito rock’n roll nos dias 25 e 26 de agosto. O CWB Music Festival irá reunir ícones do gênero em dois dias de apresentações: na sexta, a headliner será a banda americana de deathcore Chelsea Grin, acompanhada pelas paulistas GLORIA e AXTY, de metalcore. No sábado, a atração principal será o canadense Jonny Craig, conhecido por sua mistura de rock e soul, acompanhando pelas bandas brasileiras Cefa e Odeon.
Os ingressos estão no segundo lote e podem ser adquiridos em até 12x na plataforma Bilheto, a partir de R$ 140 por dia a meia-entrada na pista – a casa de shows oferece o benefício “meia-entrada para todos”. Os portões abrem a partir das 19h e a classificação etária é de 16 anos.

Conheça as bandas:

25 de agosto, sexta:

A banda americana de deathcore Chelsea Grin foi formada em 2007. Seu nome é derivado de um método de tortura no qual se corta no rosto de uma vítima um sorriso "rasgado" enquanto a vítima grita. A banda, formada atualmente por Tom Barber no vocal, David Flinn no baixo Sthepen Rutishauser na guitarra e Pablo Viveros na bateria, tem como influências The Black Dahlia Murder, Deftones, Suicide Silence, Slayer e Bury Your Dead.
GLORIA, formada em 2002, reúne letras de assuntos cotidianos com som pesado e AXTY – ex-Ansiety -, em se destacando no cenário nacional do metalcore após o lançamento de seu primeiro álbum, Helpless. que tocam na sexta-feira, 25, são ícones paulistas do gênero metalcore.

26 de agosto, sábado:

O canadense Jonny Craig, conhecido pela sua voz potente influenciada pelo soul, vem a Curitiba para apresentar seu trabalho autoral e tocar as principais músicas de 15 anos de carreira, incluindo os sucessos das bandas Slaves e Emarosa, das quais também foi vocalista.
No sábado, completam o line-up do CWB Music Festival a banda curitibana Cefa, fundada em 2009, com muito post-hardcore experimental, e a Odeon, que surgiu durante a pandemia, no eixo Rio-São Paulo, e despontou como sucesso no Spotify com menos de dois anos de existência.

SERVIÇO:
CWB Music Festival
25 e 26 de agosto
CWB Hall - Av. Marechal Floriano Peixoto, 4142
Ingressos:
Sexta-feira: https://bilheto.com.br/comprar/1602/chelsea-grin-no-cwb-music-festival
Sábado: https://bilheto.com.br/comprar/1607/jonny-craig-no-cwb-music-festival-part-ii
Classificação: 16 anos

Atenciosamente,

Festival da música católica VEM tem sete finalistas

Candidatos selecionados na etapa eliminatória sobem ao palco novamente na grande final, que terá, entre as atrações da noite de encerramento da edição 2023, show do Padre Reginaldo Manzotti

Depois de uma repescagem inédita na semifinal, sete composições estão classificadas para a final da 3a edição do VEM - Voz, Evangelização e Música, maior festival da música católica contemporânea brasileira. A grande final está marcada para o próximo sábado (26), em Curitiba (PR), com as apresentações, acompanhadas por orquestra de câmara, dos candidatos e show do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Associação Evangelizar É Preciso, organizadora do festival.

Os cantores e compositores escolhidos vão concorrer às categorias de Melhor Composição, Melhor Intérprete e o cantor mais querido, escolhido por Voto Popular. São eles: Camila Fragoso, de Fraiburgo (SC), com a composição “Meu Lugar”; Fábio Scatambulo, de Maringá (PR), com “Creio em Ti”; John Lima, de Ponta Grossa (PR), com a pegada sertaneja de “Apaixonado por Jesus”; a dupla Mateus e Raíssa, de Jundiaí (SP), interpretando a composição “Diálogo”, do seminarista Carlos Henrique; Thy Lima, de Sorriso (MT), com a música “Estou Contigo”; Vanessa Gomes, de Bauru (SP), com “Vale a Pena Viver” e a sétima finalista, que foi selecionada por meio da repescagem dos jurados - decisão adotada pela primeira vez em uma edição do VEM -, Verônica Dias, de Engenheiro Caldas (MG). Ela vai interpretar na grande final do VEM 2023 a canção “Nova Criatura”.

Os finalistas passaram pela etapa classificatória, que selecionou 16 canções inéditas entre 508 músicas inscritas para o festival, um número recorde de inscrições. No palco do VEM, no auditório da Associação Evangelizar É Preciso, eles defenderam as composições em duas noites de auditório cheio, no último fim de semana. “O VEM já é um sucesso nacional e nos indica como a música voltada à evangelização gera bastante entusiasmo, especialmente para o público jovem, que participa ativamente da vida da Igreja nas suas comunidades e que renova a cena da música católica contemporânea brasileira”, comenta o diretor do VEM 2023, jornalista José de Melo.

A média de idade entre os 16 semifinalistas do festival é de 28 anos e, entre os sete finalistas, estão músicos de 18 a 36 anos. “No palco do festival, essa juventude apresentou seu talento para o Brasil, com uma vontade imensa de evangelizar pela música. Isso nos encheu de alegria, porque é um movimento que significa muito para o futuro da própria religião católica no Brasil”, avalia.

Além dos artistas, participam nos bastidores do VEM 2023, músicos instrumentistas, arranjadores, apresentadores, jurados, fonoaudiólogos, profissionais de técnica vocal, de apoio espiritual e psicológico, além de toda equipe de produção e transmissão da TV Evangelizar.

Desde a seleção das sete composições que vão para a grande final do VEM 2023, no próximo sábado (26), a partir das 19h, está aberto o canal de votação popular no site do festival: www.vemfestival.com.br. O público já pode manifestar seu favoritismo, votando quantas vezes quiser no candidato ou na candidata da sua preferência. A votação popular será encerrada durante a grande final, ao vivo, e a organização do festival pretende divulgar algumas parciais do total de votos computados ao longo da transmissão.

Os prêmios de Melhor Composição e Melhor Intérprete ficarão a critério dos jurados do festival: o Padre Diogo Albuquerque, da Diocese de Bragança Paulista (SP), que também é músico católico com carreira reconhecida e referência na Black Music; uma das maiores vozes da música católica contemporânea no Brasil, a cantora Adriana Arydes, finalista do Grammy Latino em 2019 e apresentadora da TV Evangelizar; e o cantor, compositor, palestrante e escritor Fred Pacheco, que assina também grandes sucessos na produção e na composição de músicas católicas para a indústria fonográfica nacional.

Confira a relação dos selecionados para a final do VEM 2023:

1 - Camila Fragoso | 21 anos | Fraiburgo-SC
Composição: Meu Lugar

2 - Fábio Scatambulo | 18 anos | Maringá-PR
Composição: Creio em Ti

3 - John Lima | 33 anos | Ponta Grossa-PR
Composição: Apaixonado Por Jesus

4 - Mateus e Raissa | 20 anos | Jundiaí-SP
Intérprete da composição do Seminarista Carlos Henrique: Diálogo

5 – Thy Lima | 33 anos | Sorriso-MT
Composição: Estou Contigo

6 - Vanessa Gomes | 36 anos | Bauru-SP
Composição: Vale a Pena Viver

7 - Veronica Dias | 31 anos | Engenheiro Caldas-MG
Composição: Nova Criatura

O cantor e compositor de Ponta Grossa (PR), John Lima, durante a apresentação da composição “Apaixonado Por Jesus”, na semifinal do VEM 2023.
Crédito: Felipe Gusso

Candidato mais novo da edição 2023 do VEM, o maringaense Fábio Scatambulo, de 18 anos, foi selecionado para a final, com a composição “Creio em Ti”.
Crédito: Felipe Gusso

14ª Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá recebe apoio da TCP

Evento reúne oficinas, rodas de conversa, apresentações de fandango e feira gastronômica; nesta edição ocorrerá a estreia da Orquestra Rabecônica do Brasil no litoral do Paraná.

Entre os dias 23 e 27 de agosto acontecerá a 14ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá. 21 grupos fandangueiros do território caiçara, no trecho entre as cidades de Paraty (RJ) e Itapoá (SC), irão se apresentar na Ilha dos Valadares.

O evento é gratuito e terá início com uma série de oficinas e mesas de debate envolvendo as comunidades tradicionais, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e entidades públicas. Na programação estão inclusas as oficinas de “Marcas Batidas nas Escolas”, dança tradicional do fandango; aula de afinação de viola com Fred Pedrosa; e oficina de rabeca com Zé Pereira.

Entre as apoiadoras do evento está a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) que realizará, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR), uma Mesa de Turismo de Base Comunitária.

Segundo o superintendente Allan Chiang, “a mesa faz parte da Rede de Turismo Caiçara, lançada este ano pela TCP em parceria com o Sebrae-PR. O projeto busca dar orientações gratuitas aos moradores, que trabalham direta ou indiretamente com o turismo no litoral paranaense”.

Com início às 8h30 no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, os participantes poderão debater estratégias e oportunidades envolvendo o turismo de base comunitária no litoral do Paraná. Além da realização da mesa redonda, a TCP realizou aportes ao evento. “Nós buscamos estimular o turismo local e apoiar projetos que preservem a cultura parnanguara, como é o caso da Festa do Fandango. Apoiar projetos locais é uma maneira de incentivar o desenvolvimento sustentável de uma região”, destaca Chiang.

Apresentações musicais e gastronomia caiçara

A partir do dia 25, serão realizadas as apresentações de fandango na Praça Cyro Abalém, que fica na entrada da Ilha dos Valadares. O destaque da programação será a estreia da Orquestra Rabecônica do Brasil, no dia 27, em Paranaguá. De acordo com a coordenadora do evento, Mariana Zanette, “esta é a primeira orquestra de rabecas no Brasil. Formada em Curitiba em 2011, agora a gente a traz pra cá esse ano”.

Zanette enfatiza que “a Festa do Fandango é um dos eventos mais genuínos e animados que Paranaguá oferece como atração turística e cultural. Não é à toa que o Fandango Caiçara é considerado Patrimônio Imaterial brasileiro desde 2012, em reconhecimento mais que justo concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas que anima este povo há mais de 400 anos”.

Ao lado do palco, haverá a Feira Ilha dos Paladares, atendendo ao público diversas opções da culinária caiçara. Entre as opções estão bolinho de barreado, croquete de siri, bolinho de camarão, pirão de bagre, arroz lambe-lambe, batata frita, barreado, isca de peixe, coxinha de camarão e bolinho de camarão. As bebidas locais disponíveis no evento serão mãe cá filha, cataia e cerveja artesanal.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Paranaguá, com promoção, organização, curadoria e produção: Associação de Cultura Popular Mandicuera.
Além da TCP, outras empresas e órgãos públicos estão apoiando o evento.

Grupos fandangueiros

Os grupos que irão se apresentar na festa são: Grupo Folclórico Mestre Romão, Grupo Pés de Ouro, Grupo Dona Mariquinha, Grupo Mestre Eugênio, Grupo Família Domingues, Grupo Viola Afinada Mestre Zeca, Grupo Mestre Brasílio e Fandanguará. Também estarão presentes Família Neves, Família Pereira, Grupo Chimarrita de Itapoá, Manema, Jovens Fandangueiros do Itacuruçá, Grupo de Fandango Caiçara de Ubatuba, Grupo de Fandango Bacurau e Grupo Sementes do Promirim. Outros que participarão do evento são Mestre Pedrinho, Orquestra Rabecônica do Brasil, Pirão do Mesmo, Raízes Fandangueiras e Grupo Mandicuera.

14ª Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá

Data: 23 a 27 de agosto.
Local: Praça Cyro Abalém, Ilha dos Valadares – Paranaguá.
Inscrição nas oficinas: clique aqui
Para conferir a programação completa: clique aqui

Maratona do 6º Pianístico terá 40 músicos em sete palcos

Amaro Freitas e Jonathan Ferr, exponentes do jazz brasileiro,
e duo entre judeu e árabe são os destaques da programação

Nas fotos, Amal Piano Duo, Jonathan Ferr e PianOrquestra

O Pianístico de Joinville chega à sexta edição prometendo fazer vibrar, mais uma vez, a maior cidade catarinense – e seu entorno. Artistas de várias partes do Brasil e do mundo, em encontros inéditos e exclusivos, integram uma programação para todos os gostos e corações. A maratona musical terá seis dias de duração – de 19 a 24 de setembro –, distribuída em sete palcos, além de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lojas e padarias, com a ação intitulada “Pianos pela Cidade”. O viés pedagógico também figura no roteiro, por meio de workshops, cursos e atividades para crianças, em escolas municipais. De ponta a ponta, o acesso é gratuito – em breve, mais informações sobre a liberação dos ingressos.

Já na abertura, dia 19, um dos nomes mais reconhecidos do jazz brasileiro, Amaro Freitas, exibe sua arte – consagrada mundo afora, sobretudo por traduzir ritmos nordestinos, como o frevo, o baião e o maxixe, para a linguagem jazzística. Mas não só. Próximo de completar 32 anos, o artista não se cansa de surpreender crítica e público pela ousadia de seu relacionamento com a música e a cultura brasileira – além das inconfundíveis referências às suas raízes. Sua abordagem do teclado é tão única que surpreende e acaba sendo incondicional e instantaneamente aclamada, como ocorreu com seus álbuns “Sangue Negro”, de estreia, em 2016, e “Rasif”, de 2018.

Neste ano, Amaro exibe um novo trabalho. “Sankofa”, que ele próprio define como uma busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil Negro – e sua obra mais sincera, até hoje. O artista nasceu e cresceu na periferia de Recife e teve de batalhar intensamente para se tornar o musicista de hoje – seus primeiros contatos com a música se concretizaram na adolescência, na igreja evangélica que a família frequentava.

“Amaro Freitas se transformou em um grande nome do piano internacional, uma tendência muito forte na música brasileira. Diversos nomes do jazz e da música instrumental brasileira, como das artes, em geral, estão surgindo na periferia dos grandes centros”, observa Carlos Branco, diretor artístico do festival.

Albertina Tuma, diretora geral do Pianístico, lembra que, desde a primeira edição, em 2018, até hoje, algumas das maiores estrelas do piano já passaram por aqui. “Foram concertos irretocáveis e inesquecíveis, sendo sucesso de público e crítica especializada”, acrescenta. Dentro de sua proposta de qualidade e diversidade, o festival vai trazer, novamente, uma gama de ritmos, gêneros, estilos e, sempre, grandes nomes do piano nacional e internacional.

Música que cura
Outro dos mais celebrados nomes da nova geração de jazzistas brasileiros, o carioca Jonathan Ferr traz a Joinville o conceito de música medicinal. E apresenta, em seu álbum “Cura”, a proposta de um verdadeiro mergulho profundo no desconhecido – em canções que buscam curar por meio dessa experiência. O musicista, que nasceu e cresceu no bairro de Madureira, também abraçou o desafio de popularizar o piano na periferia, mesclando-o a ritmos como hip-hop e R&B. Fã de Tom Jobim desde a infância, na adolescência se apaixonou pelo álbum “A Love Supreme”, de John Coltrane, quando decidiu que seria músico de jazz.
Hoje, aos 32 anos e já chamado até de novo “xamã” do jazz nacional, Jonathan foi apontado pelo jornal espanhol El País como “o garoto estandarte do jazz carioca”. Com a proposta de “tirar o elitismo do jazz”, Ferr reuniu vários aspectos sonoros, sociais e espirituais para percorrer rotas musicais que desconstroem a ideia de que a erudição deve ser inerente a estilos musicais mais complexos. O artista foi uma das atrações do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, ao lado de BK, Owera. MC Soffia, Linn da Quebrada, Kaê Guajarara e Liniker.
Pianos pela paz
Atração das mais aguardadas desta edição do Pianístico, o Amal Piano Duo, formado em 2008 pelo judeu Yaron Kohlberg e pelo árabe Bishara Haroni, estreou em 2008, na Opera House, em Oslo, Noruega, exibindo um excelente resultado musical, além de uma mensagem de paz e amizade. Os artistas já se apresentaram nas maiores casas de espetáculos do mundo. O duo, que promove uma combinação entre a música clássica e a world music, acaba de compor uma peça que combina os hinos nacionais de Israel e da Palestina.
Programação pedagógica
Como já se tornou tradicional, o Pianístico realiza ações em paralelo: os cursos e workshops, e as ações batizadas de Pianos pela Cidade e Pianístico nas Escolas. Nas atividades pedagógicas, busca aproximar os artistas do público e compartilha conhecimento, experiências, tendências e atualizações. A ação chancela a valorização que o Pianístico dá ao aspecto formativo. Desta vez, serão cinco workshops, dos quais quatro serão direcionados à prática musical ao piano, orientados para músicos e aficionados em geral, e um curso focado no ensino e aprendizado coletivo do piano – este, dirigido especialmente aos professores e alunos avançados do instrumento.

No total, 14 horas de cursos, ministrados por vários dos musicistas que também subirão aos palcos do Pianístico, cinco brasileiros e uma americana. Com vagas limitadas, os workshops e o curso para professores, gratuitos, acontecem na Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, e na Escola de Música Belas Artes de Joinville.
Uma iniciativa já consolidada leva o nome de Pianos pela Cidade e multiplica a música por vários ambientes, em empresas e estabelecimentos locais, abrindo espaço para artistas de Joinville. Estão confirmadas apresentações em locais como Giuseppe Pizzeria & Restaurante, Smânia Restaurante, Casa do Capitão, O Sebo, Panificadora da Villa II e Samantha Kids.
Às vésperas da realização do festival, estudantes joinvilenses vão entrar no ritmo da boa música com mais um Pianístico nas Escolas. Estão previstas oito apresentações em quatro escolas municipais do espetáculo intitulado “Uma pianística aventura”, com a pianista Naara Santana e o ator Luan Vinicius Cordeiro. A encenação traz um saboroso enredo infantil. “Enfatizando os aspectos de informação e formação da plateia do futuro, a ação visa sensibilizar a criança, incentivá-la e inspirá-la para o estudo da música e em especial deste instrumento”, explica o diretor técnico do festival, Voldis Sprogis.

Confira a programação completa

19 de setembro
20h30, Amaro Freitas, na Sociedade Harmonia-Lyra

20 de setembro
14h, workshop com Ana Azevedo, na Casa da Cultura
20h30, Valentin Magyar (Hungria), na Sociedade Harmonia-Lyra

21 de setembro
14h, workshop com Cheryl Renée (EUA), na Casa da Cultura
20h, Ana Azevedo, no Instituto Juarez Machado
22h, Cheryl Renée, show solo, no Instituto Juarez Machado

22 de setembro
10h, workshop com Vera Di Domenico, na Casa da Cultura
14h, curso para professores de piano, com Naira Poloni, no Belas Artes Joinville
17h, Lilian Nakahodo e Grace Torres, na Escola Bolshoi
19h, Cheryl Renée, show com banda, no Shopping Mueller
20h30, Jonathan Ferr, no Teatro Juarez Machado

23 de setembro
10h, workshop com Bernard Taubkin, na Casa da Cultura
11h, Arthur Bandt, no Instituto Juarez Machado
14h, curso para professores de piano, com Naira Poloni, no Belas Artes Joinville
16h, Bernard Taubkin, no Teatro Juarez Machado
20h30, Amal Piano Duo (Israel/Palestina), no Teatro Juarez Machado

24 de setembro
11h, Piano Trio Salzburg (Áustria), no Teatro Juarez Machado
17h, Tulio Mourão, na Sociedade Harmonia-Lyra
19h30, PianOrquestra, no Teatro Juarez Machado

QUEM É QUEM
Conheça os pianistas que estarão em Joinville
Amaro Freitas
Um dos mais aclamados instrumentistas brasileiros da atualidade, vem se apresentando em teatros e festivais no Brasil e no exterior, em palcos como Lincoln Center, em Nova York, Montreaux Jazz Academy, na Suíça, e Jazzahead, na Alemanha. Nascido na periferia do Recife, aprendeu música na adolescência, na igreja evangélica. Em 2016, lançou seu álbum de estreia, “Sangue Negro”. Em 2018, lançou, pelo selo inglês “Far Out Recordings”, o álbum “Rasif”, que incorpora ritmos como o frevo, afrojazz, maracatu, coco e baião. Em 2020, gravou com Milton Nascimento e Criolo as músicas “Cais” e “Não existe amor em SP”, e, com Milton e a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, uma versão de “Drão”. Sua obra incorpora à linguagem do jazz sonoridades e referências da cultura popular brasileira, além de elementos rítmicos da música africana.
Jonathan Ferr
O pianista carioca é um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro. Nascido no bairro carioca de Madureira, luta para popularizar o gênero na periferia, mesclando-o com ritmos como hip-hop e R&B. Começou a se interessar pelo piano ainda criança, aos 8 anos, ganhou um tecladinho e logo passou a dedilhar por conta própria as primeiras notas, inspirado em Tom Jobim. Na adolescência, apaixonou-se pelo álbum “A Love Supreme”, de John Coltrane, e decidiu que seria músico de jazz. A profissionalização viria depois, ao ganhar uma bolsa. Ferr juntou vários aspectos sonoros, sociais e espirituais dentro de um caldeirão para trilhar caminhos musicais que desconstroem a ideia de que a erudição deve ser inerente a estilos mais complexos.
Amal Piano Duo (Israel/Palestina)
Formado em 2008, pelo judeu Yaron Kohlberg e pelo árabe Bishara Haroni, o duo estreou na Opera House, em Oslo, Noruega. Realizou concertos no Concert Hall (Genebra), Metropolitan Museum (Nova York), Kimmel Center (Philadelphia), Asahi Hall (Tóquio), Beijing Concert Hall (Pequim), Beethoven Hall (Bonn), Teatro Colón (Buenos Aires) e Sala São Paulo (São Paulo), além do Vaticano. Bishara e Yaron buscam uma combinação da música clássica e world music. Yaron Kohlberg apresentou-se em salas de concerto em mais de 40 países, tendo vencido dez prêmios internacionais de piano. Atuou como solista no Carnegie Hall, em Nova York, no Kremlin, em Moscou, no Hall da Forbidden City, em Pequim, entre outros teatros. Bishara Haroni nasceu em Nazareth. Graduou-se na Academia de Música e Dança em Hannover, Alemanha. Com 24 anos, tocou no Carnegie Hall, em Nova York, e com orquestras, como London Philharmonic, Stuttgart Chamber Orchestra, Israel Philharmonic, atuando com os maestros Zubin Mehta, Lorin Maazel e Daniel Barenboim.
Valentin Magyar (Hungria)
Começou a tocar piano aos 5 anos de idade, em sua cidade natal, Balassagyarmat, ao Norte da Hungria. Aos 14, foi admitido na prestigiosa Franz Liszt Academy, em Budapeste. Atualmente, faz mestrado na Franz Liszt Academy e na Hanns Eisler Music Academy. Em 2023, recebeu o Prêmio de Talentos György Cziffra e bolsa de estudos na Clavarte Foundation, em Berlim. Toca regularmente na Hungria e em séries de concertos e festivais por todo o mundo. Seu primeiro disco traz Rachmaninoff e será lançado pelo selo Hungaroton no final deste ano.
Salzburg Piano Trio (Áustria)
Fundado em 1984 pelo violinista brasileiro-dinamarquês Lavard Skou Larsen e pelo violoncelista alemão-israelense Ramon Jaffé, nascido em Riga, na Letônia. Há alguns anos, passou a tocar com a pianista israelense Revital Chachamoff, o que resultou em uma colaboração homogênea e bem-sucedida. Apresentou-se em importantes festivais e salas de concerto em países como Alemanha, Inglaterra, Itália e Áustria. As turnês levaram o trio a quase todos os países da Europa, a Israel e ao Centro-Norte e América do Sul.
Cheryl Renée (EUA)
Nasceu em Cincinnati e cresceu ouvindo as estações locais de rock e rhythm’n’blues, nos anos 1960. Toca profissionalmente desde os 17 anos. Aos 21, passou a viajar e tocar em várias partes dos EUA e Canadá, indo também à Alemanha, Japão, Coreia e Filipinas. Fez parte da cena do blues de Boston e tocou na abertura do House of Blues original, em Massachusetts. É conhecida como a “Deusa do Blues de Cincinnatti”.
Ana Azevedo
Mestre em música pela UFRJ, começou a estudar piano aos 6 anos de idade, e aos 18 foi para o Montgomery College, em Washington D.C., onde estreou no musical Evita. Tocou com a Rio Jazz Orchestra e com nomes como Robertinho Silva, Ronaldo Diamante, grupo Azymuth e Roberto Menescal. Em 2004, tocou no DVD “Bibi canta Piaf”, com a cantora Bibi Ferreira e a Orquestra Petrobras Sinfônica. Apresenta-se com a Baixada Jazz Big Band, entre outros grupos dos quais faz parte, além de ser maestrina em quatro corais pop no Rio de Janeiro e escrever arranjos para a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Grace Torres e Lilian Nakahodo
Raramente executada em público, a obra “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” (1946-1948), de John Cage, redefiniu de maneira determinante a utilização de instrumentos tradicionais na criação e execução do repertório que viria a ser desenvolvido no restante do século 20. Lilian e Grace, sob direção musical de Vera Di Domênico, foram as primeiras pianistas brasileiras a realizar uma gravação integral ao vivo. Piracicabana radicada em Curitiba, graduada em Produção Sonora e Mestre em Música (UFPR), Lilian é pianista, compositora, produtora e editora de áudio. Integra o Coletivo Pianovero e o Sons Nikkei, projeto de fusão musical Brasil-Japão. Em 2022, lançou um EP com composições próprias para piano preparado. Curitibana, compositora, produtora e Mestre em Música (UFPR), Grace integra o Coletivo Pianovero e o Fato, grupo autoral com nove álbuns e shows pelo Brasil e exterior. Como compositora, criou trilhas premiadas para dança, teatro e audiovisual. Pianista, professora e idealizadora de projetos pianísticos.

Vera Di Domênico
Pianista, professora, diretora e curadora do Coletivo Pianovero. Graduada em Música e Piano na UFRJ, FAPARTE/SP, Escola Superior de Música de Viena, e em Música Contemporânea para Piano (Stuttgart). Foi diretora dos Auditórios do Masp e coordenadora de música da FASM/SP. Criou e dirigiu dezenas de projetos pianísticos, como o “Preparado em Curitiba: John Cage – Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, com gravação ao vivo, concertos e workshops (2012-2016).

Arthur Bandt
Pianista, arranjador e professor. Começou seus estudos musicais aos 6 anos de idade, em Curitiba, e graduou-se na classe de Olga Kiun (Rússia). Destaca-se por sua versatilidade ao transitar por diferentes gêneros musicais, desde o clássico ao popular, como pianista solista ou colaborador. Em 2009 veio para Joinville para atuar como pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde permaneceu por 13 anos. Paralelamente, atuou como pianista colaborador e solista em diversas orquestras e grupos musicais da região.

Benjamin Taubkin
Como músico e/ou produtor, tem participação em mais de 150 discos e CDS. É responsável pelo projeto Núcleo Contemporâneo, na cidade de São Paulo. Colabora com músicos de diversos países, como Marrocos, África do Sul, Índia, Israel, Espanha e Colômbia. Entre os projetos recentes, destacam-se o “Fronteiras Imaginárias”, com o colombiano Antonio Arnedo, e o “Sons de Sobrevivência”, com o duo Soukast, além do “Música na Serrinha” e do filme “O Piano que Conversa”, documentário que retrata cinco encontros musicais do pianista, no país e também na Bolívia e na Coreia. Tem se apresentado regularmente em festivais e centros culturais no Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, e Europa, Oriente Médio. É membro do Fórum Europeu de Festivais de Música do Mundo e da Associação Ibero-Americana para o Desenvolvimento da Música.

Túlio Mourão
Pianista, compositor e arranjador, foi integrante da banda Os Mutantes. Tocou com artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Fagner, Raul Seixas e Belchior. Suas canções foram gravadas por nomes como Milton, Bethânia, Nara Leão, Ney, Zimbo Trio e o guitarrista Pat Metheny. Na música orquestral, trabalhou como maestro assistente. Suas obras e arranjos já foram executados pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras. Passou por importantes festivais e projetos como o “Les Nouveaux Sons de L’Amerique”, em Paris, North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, e shows em Buenos Aires, Lisboa, Roma, entre outros. Atua também como diretor musical, curador de diversos eventos e festivais.
PianOrquestra
Dez mãos e um piano. Essa é a proposta pioneira da PianOrquestra, que há mais de 15 nos encanta plateias pelo Brasil e o mundo. Criada em 2003, a PianOrquestra destaca-se pela originalidade e pela qualidade musical. Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, a PianOrquestra explora infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidas pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra. Avaliado como um dos “10 Melhores Concertos do Ano de 2018” pelo jornal “O Globo”, a PianOrquestra fez uma extensa turnê pela Europa em 2019 apresentando-se na França, Suíça, Portugal, Espanha, Eslovénia e Lituânia e Alemanha.
Naira Poloni
Bacharel em piano erudito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em gestão cultural pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em educação musical sobre piano em grupo, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora na pós-graduação sobre pedagogia do piano na Academia Cultura. Ministra cursos para professores de piano há sete anos e leciona piano há 22. Em paralelo, atua como pianista solo, em grupos de câmara, em peças de teatro e musicais, além de participar em festivais, masterclass, oficinas e congressos nacionais e internacionais e em gravações de CDs.

RODRIGO TEASER ESTRELA TRIBUTO AO REI DO POP EM CURITIBA

“No próximo dia 02 de setembro, o palco do Guairão recebe o maior espetáculo da América Latina em homenagem a Michael Jackson. Ingressos estão à venda”.

O significado e o legado de Michael Jackson ainda permanecerão vivos por muitas gerações. Prova disso é o sucesso do show “Tributo ao Rei do Pop”, estrelado por Rodrigo Teaser e considerado o maior espetáculo da América Latina em homenagem ao astro norte-americano. Com realização da Prime, a apresentação que recria toda a estrutura das principais performances do Rei do Pop, acontece no próximo dia 02 de setembro no palco Teatro Guaíra (R: Conselheiro Laurindo, s/n) às 21h15 e contará com a participação especial de Kevin Dorsey, backing vocal original de Michael Jackson.

O artista, que está há mais de uma década na estrada, é reconhecido internacionalmente por seu trabalho como intérprete de Michael Jackson, tendo passado por diversos estados do Brasil e, no ano passado, conquistado o público norte-americano com a turnê Michael Lives Forever, que contou com uma parte da equipe original do ídolo e que passou por Los Angeles, Nova York e Orlando, com plateias estimadas em mais de quatro mil pessoas ao todo. Além disso, passou por países da Ásia e Oriente Médio, como Dubai. Além disso, foi convidado ilustre para o palco do Fifa Fan Festival, no Qatar, dias antes da abertura oficial da Copa do Mundo de 2022.
No repertório, grandes clássicos como “Billie Jean”, “Thriller”, “Beat it”, “Human Nature”, “Black or White”, entre outros, na voz e performance de Rodrigo Teaser e banda ao vivo. O show conta com elementos que compunham a produção de Michael Jackson como bailarinos, efeitos pirotécnicos e especiais, elevadores de palco e vídeos produzidos especialmente para o show.

As coreografias, assim como os arranjos e figurinos, são reproduções exatas dos originais. Inclusive é o único show da América Latina com o aval do bailarino e coreógrafo LaVelle Smith, responsável pelas principais performances de Michael Jackson. No final de 2014, LaVelle fez uma participação especial em uma das apresentações de Rodrigo Teaser. Foi a primeira vez que ele subiu em um palco desde a morte de Michael Jackson. Em 2016, ele participou do show em Curitiba. LaVelle também já trabalhou com Beyonce, Janet Jackson, Rihanna, Rolling Stones, Ricky Martin, Chris Brown, entre outros artistas. Segundo LaVelle, o Tributo ao Rei do Pop se destaca pela riqueza de detalhes, a união de muitos talentos e o compromisso sério em fazer um verdadeiro tributo a seu amigo, o Rei do Pop. Ainda segundo LaVelle, além do estudo e dedicação, Rodrigo traz semelhanças que vão além daquelas que o público pode notar e isso o torna ainda mais especial.

A trupe que consiste o espetáculo é formada por 8 bailarinos, uma super banda com bateria, teclados, guitarra e baixo, 2 backing vocals e todos os elementos cênicos, como telão de led e efeitos pirotécnicos.

Considerado o maior tributo já feito na América Latina e um dos maiores do mundo, o show demandou dois anos de pesquisa e investimento para chegar o mais próximo da realidade que era assistir ao show de Michael Jackson.

Os ingressos estão à venda através do www.diskingressos.com.br e custam a partir de R$90,00 (meia-entrada) + taxa adm, o valor varia de acordo com o setor. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Disk Ingressos possuem40% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL - doadores de 1kg de alimento não-perecível possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Ventura Shopping - de segunda a sexta, das 11hs às 22hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs). É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro.

SERVIÇO:
RODRIGO TEASER – “Tributo ao Rei do Pop”
Quando: 02 de setembro de 2023 (Sábado)
Local: Teatro Guaíra (R: Conselheiro Laurindo, s/n)
Horários: Abertura do teatro: 20h/ Início do espetáculo: 21h15
Duração do show: cerca de 120min
Ingressos: a partir de R$90,00 (meia-entrada) + taxa adm, o valor varia de acordo com o setor. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Disk Ingressos possuem40% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL - doadores de 1kg de alimento não-perecível possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Ventura Shopping - de segunda a sexta, das 11hs às 22hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs). É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro.
Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.
É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro.
Forma de Pagamento: Dinheiro e cartões de crédito/débito Visa e Mastercard.
Pontos de Venda: Disk Ingressos (Ventura Shopping - de segunda a sexta, das 11hs às 22hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), na bilheteria do teatro Guaira (de terça a sábado, das 12 às 21 horas).
**Entrega em domicílio com taxa de entrega.
Classificação etária: livre
Informações p/ o público: (41) 33150808 / www.maisumadaprime.com.br
Realização: Prime

Circuito Jazz a Gosto leva Ensemble Viaggiatori Armonici à Ilha do Mel

Orquestra italiana está em turnê no Brasil desde o início do mês e faz apresentação gratuita no sábado, na comunidade de Nova Brasília

O terceiro final de semana do Circuito Jazz a Gosto promete movimentar a Ilha do Mel, com apresentações musicais gratuitas, entre 18 e 20 de agosto. Um dos pontos altos da programação é a atração internacional Il Viaggiatori Armonici, que se apresenta às 17 horas de sábado (19), no Palco da Praça Felipe Valentim, na comunidade de Nova Brasília. A orquestra italiana é formada por músicos ecléticos que tocam cerca de 40 instrumentos à base de cordas, sopro e percussão e está em turnê no Brasil desde o início do mês.

Viaggiatori Armonici / Foto: divulgação
A programação do final de semana inicia às 20 horas de sexta-feira (18) na pousada Treze Luas, com o “Pandeirada Trio”, formada por Sérgio Albach (clarinete), Vina Lacerda (percussão) e Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas). Depois, às 22 horas, o baterista Endrigo Bettega e o guitarrista Mário Conde se apresentam com o violinista Beto Zanelato, no Ilha do Mel Café.

Além do Il Viaggiatori Armonici, o Palco da Praça recebe diversas atrações ao ar livre no sábado (19). Às 11 horas tem o “Duo F5 convida Vina Lacerda”, com Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas), Sergio Albach (clarinete) e o percussionista Vina Lacerda. E às 14 horas, o curador do Jazz a Gosto, o baixista Glauco Solter, sobe ao palco ao lado de Endrigo Bettega (bateria) e Mário Conde (guitarra).

À noite, ainda no sábado, tem apresentação do Mano a Mano Trio, com Vina Lacerda (percussão), Sérgio Albach (clarinete) e Glauco Solter (baixo), na Pousada das Meninas, às 19 horas. Na sequência, às 20 horas, a pousada Astral da Ilha recebe Beto Zanelato e Grupo, com Beto Zanelato (violino), Endrigo Bettega (bateria), Glauco Solter (baixo) e Mario Conde (guitarra). No palco do Village Mel Gastromix tem Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas) e Vina Lacerda (percussão) às 21h30min. Fechando a noite de sábado, o Ilha do Mel Café recebe o Grupo Urucum, com Jimmy Reuter (guitarra), Fabio Macedo (percussão), DouDou (sax), Pedro Ribeiro (guitarra), Renato Vieira (baixo) e Davi Ribeiro (bateria), às 22 horas.

Foto: divulgação

Para encerrar o final de semana, no domingo (20) às 13h30, tem apresentação no Palco da Praça, com Mário Conde (guitarra) e Fabiano o Tiziu (violão 7 cordas). O circuito Jazz a Gosto é fruto da união dos empresários da comunidade e ocorre dentro do movimento que há dez anos promove circuitos de jazz na Ilha do Mel. A programação teve início no último dia 04 e as apresentações são ao longo de todo o mês, sempre aos finais de semana, entre sexta-feira e domingo.

Serviço: Circuito Jazz a Gosto
Local: Nova Brasília (Ilha do Mel)
Data: 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de agosto
Informações: Link

Realização: Idealizadores Circuito Jazz a Gosto na Ilha do Mel: Fernando Ricardo (Fefeu), Shila Valentim, Luiz Guilherme Tizzot e Suzi Albino. / Organizadores: Charles Príncipe de Oliveira, Shila Valentim e Suzi Albino (Produção), Carol Valentim (Produção cultural), Douglas Fernandes (Marketing), Renata Zunino (Produção operacional), Glauco Solter (Curadoria musical). / Patrocínio: Corona Brasil, Ambev e APAIXONADOS pela Ilha.

SOUQ Curitiba realiza Primeiro Festival de Blue, Jazz e Vinil

Evento acontecerá entre os dias 15 e 19 de agosto com intensa programação musical, feira de vinil e discotecagem

O SOUQ Curitiba, o maior e mais moderno espaço de gastronomia e entretenimento da cidade, acaba de anunciar a primeira edição do seu Festival de Blue, Jazz e Vinil, prometendo agitar a agenda dos curitibanos durante cinco dias de muita música e gastronomia internacional. O Festival acontecerá entre os dias 15 e 19 de agosto e promete ser uma verdadeira celebração da música e cultura, trazendo à tona três estilos musicais marcantes que têm conquistado corações ao longo dos anos.

Programação musical

15/08 (terça-feira) às 19h: Club Gitane
16/08 (quarta-feira) às 19h: Dose in Blues
17/08 (quinta-feira) às 19h: Mamba Blues
18/08 (sexta-feira) às 19h: Idioma Blues
19/08 (sábado) a partir das 12h: feira de vinil com mais de 20 expositores, além de discotecagem especial para os amantes da boa música!

Blues, Jazz e Vinil

O Blues é um gênero musical originário dos Estados Unidos, que encanta com suas notas melancólicas e expressivas, refletindo os sentimentos mais profundos. Já o Jazz, nascido nos EUA no início do século XX, é conhecido por sua improvisação e liberdade criativa, conquistando o mundo com suas melodias envolventes. A cultura do Vinil, com seus discos analógicos, continua valorizada até os dias atuais, trazendo à tona a nostalgia e a riqueza da experiência musical.

Discotecagem

Para quem ama música, esta vai ser uma experiência ímpar. A discotecagem, também conhecida como DJing, é a prática de selecionar e mixar músicas para criar uma experiência musical contínua e envolvente em eventos, festas e apresentações ao vivo. O termo "discotecagem" originou-se da palavra "discoteca", que se referia a locais onde discos de vinil eram tocados para entretenimento. Surgiu nos Estados Unidos na década de 1940, quando os discos de vinil se tornaram mais acessíveis e começaram a ser utilizados em festas e eventos sociais.

No início, os DJs se concentravam em selecionar e tocar discos para o público dançar, mas com o passar do tempo, a prática evoluiu para incluir técnicas de mixagem e transição entre as músicas, criando assim uma experiência musical mais contínua e fluida. Com o advento da música eletrônica nas décadas seguintes, a discotecagem se tornou ainda mais popular, com os DJs utilizando equipamentos como mixers e toca-discos para criar remixes e versões exclusivas das músicas, e até mesmo produzindo músicas próprias. Atualmente, a discotecagem é uma forma de arte e uma profissão reconhecida, com DJs renomados que se apresentam em festivais e eventos em todo o mundo.

Sobre o SOUQ Curitiba: Localizado na Vila Izabel, Avenida Iguaçu 4399, o SOUQ é um espaço pet friendly e conta com espaço kids com monitores, para que as crianças possam brincar enquanto os pais aproveitam todas as opções disponíveis. Em termos de gastronomia, o SOUQ é referência na cidade, oferecendo às famílias curitibanas mais de 20 opções com comidas do mundo todo.

Horários de funcionamento
Terça e quarta: 17h até 23h.
Quinta e sexta: 17h até 23h30.
Sábado: 12h até 23h30.
Domingo: 12h até 22h30.

INSTA: @souqcuritiba
SITE: www.souqcuritiba.com.br

Premiado violinista italiano se apresenta em Curitiba

Com entrada gratuita, Giuseppe Gibboni toca ao lado da Orquestra de Câmara de Curitiba em concerto promovido pelo Festival Mia Cara

Pela primeira vez, Curitiba terá a oportunidade de acompanhar o repertório de um dos mais premiados violinistas internacionais da atualidade: o italiano Giuseppe Gibboni. A apresentação acontece na Capela Santa Maria, na próxima sexta-feira (11/08), às 20h, como parte da turnê de Gibboni pelo país e do Festival Mia Cara Curitiba, promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis uma hora antes do início do concerto.

Com direção musical e cravo de Fernando Cordella, o programa reserva as interpretações de obras dos compositores italianos Arcangelo Corelli (1653 — 1713), Giuseppe Tartini (1692 — 1770) e Pietro Locatelli (1695 — 1764).

Trajetória - Com apenas 22 anos de idade, Gibboni é aclamado pela crítica como um dos maiores e mais promissores talentos musicais internacionais. Ele ganhou a 56ª edição do Prêmio Paganini em Gênova, passando a ser o quarto italiano a alcançar o prestigioso prêmio após 25 anos desde que o último italiano venceu a competição.

Nascido em 2001, Giuseppe Gibboni graduou-se aos 15 anos com Menção Honrosa no Conservatório Martucci de Salerno, sob a orientação do Maestro Maurizio Aiello. Com apenas 14 anos, foi admitido na Academia Stauffer de Cremona, na classe do Maestro Salvatore Accardo. Atualmente, estuda na classe do Maestro Pierre Amoyal no Mozarteum, em Salzburgo. Apresentou-se como solista em vários teatros e salas de prestígio em Beirute, Moscou, Milão, Bruxelas, Nápoles, Salerno, Florença, dentre outros. Em novembro de 2016, participou do programa da RAI 1, em colaboração com a UNICEF, “Prodigi - La Musica è Vita”, ganhando o programa e sendo nomeado “Prodígio Italiano”.

Orquestra de Câmara de Curitiba - Fundada em 1974, como parte integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, teve um período de dedicação exclusiva à música antiga, sob a direção do maestro Roberto de Regina. Posteriormente, incorporou a música contemporânea, estimulada pelo violinista Paulo Bosísio, que respondeu pela orientação técnica e regência do grupo de 1983 a 1985. Em 1989, passou a ser chamada de Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, dominando um repertório amplo e original, com audições brasileiras e mundiais inéditas. Em seu repertório constam obras para cordas de todos os tempos, com ênfase para a música barroca e brasileira. O grupo atua sob a direção de importantes regentes convidados e tem acompanhado renomados solistas brasileiros e estrangeiros.

Festival Mia Cara - Idealizado e promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, é o principal festival de cultura italiana realizado no Brasil. Programado para acontecer em setembro de 2023, a décima primeira edição do Mia Cara contará com uma semana de cinema, leitura dramática, ciclo de debates sobre o escritor Ítalo Calvino, apresentações musicais, exposição de arquitetura, ações de gastronomia e a iluminação de pontos turísticos na cidade de Curitiba. A realização é da Unicultura com patrocínio do Grupo CAW, Havan, Siderquimica e Tintas Rochesa.

S E R V I Ç O:
O Violino Italiano - com Giuseppe Gibboni e Orquestra de Câmara de Curitiba
Data: 11 de agosto
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro
Ingressos: gratuitos, retirada uma hora antes do concerto

CRÉDITO DA FOTO: Acervo Giuseppe Gibboni

Faltam 30 dias para o The Town: cenografia começa a se destacar na montagem do festival e deixa Cidade da Música deslumbrante

Esfera, símbolo do festival e que percorreu pelos principais pontos de São Paulo, chega oficialmente à Cidade da Música. Público também já pode conferir a grade de horário dos shows do line-up desta primeira edição no aplicativo oficial do evento

Download de material
São Paulo, 3 de agosto de 2023: A contagem regressiva para a primeira edição do The Town está cada vez mais próxima de se encerrar. Daqui a exatos 30 dias, os fãs vão viver dias mágicos naquela que será a primeira e histórica edição do maior festival que São Paulo receberá. Enquanto o dia 2 de setembro não chega, a Cidade da Música está com a montagem a todo o vapor. No local, as cenografias dos palcos já começam a aparecer, destacando toda a magia que vai compor o espaço. Também para celebrar esta data tão especial, a icônica esfera do The Town – que já passou por lugares marcantes de São Paulo como o Parque do Ibirapuera, Largo da Batata e Viaduto do Chá – chegou oficialmente à Cidade da Música. A obra de cinco metros de altura será um dos destaques do festival e vai se tornar uma grande fonte de água. Com grandes nomes da música internacional e nacional se apresentando no The Town, os fãs que garantiram presença no festival já podem, inclusive, começar a se planejar e montar suas agendas no aplicativo oficial do The Town, que já liberou os horários dos shows do line-up.
“Estamos a 30 dias de entrar para história com a primeira edição do The Town. O público vai se surpreender e ficar encantado com cada detalhe da cenografia, que está ficando deslumbrante em cada detalhe e com uma atmosfera mágica. Percorremos um longo caminho até chegar aqui, quando estamos praticamente na reta final de preparação para o festival. A montagem segue a todo o vapor para a grande festa que começa no Autódromo de Interlagos no dia 2 de setembro. A chegada da esfera na Cidade da Música, depois de ter passado por diversos pontos de São Paulo, é a cereja do bolo pra marcar este momento tão especial de contagem regressiva. Serão cinco dias inesquecíveis, que ficarão marcados para sempre na memória dos nossos fãs.” conta Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o The Town e o Rock in Rio.
Na Cidade da Música já é possível perceber como ficará a cenografia dos palcos Skyline, The One, Factory, São Paulo Square e New Dance Order, que estão ganhando forma a cada dia que passa. O palco Skyline já está bem avançado, com os arranha-céus de São Paulo podendo ser identificados na cenografia. No The One, estão sendo instaladas as placas metálicas que vão compor a cenografia combinadas aos 39 telões de led. No palco Factory, inspirado nas antigas fábricas da metrópole e que será dedicado a cultura urbana, já é possível ver os “tijolinhos” da fachada. Na São Paulo Square já é possível ver a inspiração do local, que se reflete em prédios icônicos da arquitetura da cidade. O espaço dedicado à música de pista e multiculturalidade de São Paulo, o New Dance Order, já começa a instalar os 250m2 de leds, que proporcionarão uma experiência inédita aos fãs. Já a enorme esfera de 5 metros de diâmetro e 500 KGs, um símbolo da realização desta primeira edição, vai compor uma grande fonte de água no The Town depois de já interagir com os paulistanos ao passar por pontos importantes de São Paulo como o Parque do Ibirapuera, Largo da Batata e Viaduto do Chá.

Também especialmente no dia 2 de setembro acontece um momento único e mágico, que vai entrar para a história ao entregar para a plateia do The Town a tarefa de iluminar o festival, criando uma experiência inesquecível. Será um espetáculo que vai sincronizar luz, música, fogos de artifício e transmissão ao vivo nos telões, que vai parar a Cidade da Música e o público vai se arrepiar com um momento emblemático e que se conecta diretamente com a origem de tudo: a primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Serão distribuídas 100 mil pulseiras de LED na abertura dos portões para que os fãs participem ativamente deste momento, sendo o centro da experiência, que contará com uma atmosfera similar à trazida pelo Coldplay, no penúltimo dia de Rock in Rio 2022. Todas as luzes da Cidade da Música se apagarão e apenas os palcos estarão acesos, com direcional de 6.300 spots de luz (2 milhões de Watts de potência), conectando cada pessoa que estiver no festival, não importando a sua localização na venue. O consagrado artista Ney Matogrosso é a atração convidada para reviver este momento nostálgico, cantando o sucesso “América do Sul”, apresentado na abertura do Rock in Rio, em 1985, inaugurando o Palco Mundo.
Público já pode conferir grade de shows no aplicativo do The Town

Logo em sua primeira edição, o The Town receberá 500 mil pessoas e conta com mais de 235 horas de música, divididas nos seis palcos que vão compor a Cidade da Música junto com diversas outras opções de entretenimento. Para viver a fundo toda essa experiência, o público já pode começar a se preparar e se programar por meio do aplicativo oficial do The Town. A partir de hoje, os fãs já conseguem acessar a grade de horário de shows que acontecem no festival.
“Para aproveitar ao máximo as atrações proporcionadas pelo festival, é preciso se planejar. Com o aplicativo, o público terá toda a programação no detalhe e com fácil acesso, podendo se organizar da forma que desejar para aproveitar a programação intensa de 12 horas por dia, começando as 14h e se encerrando as 2h. Vamos erguer uma verdadeira cidade que vai ocupar 360 mil metros quadrados do Autódromo de Interlagos, proporcionando experiências inesquecíveis para os fãs, por isso, incentivamos o público para que se organize com antecedência por meio do aplicativo, criando seu próprio guia do que fazer na Cidade da Música, e chegue cedo para aproveitar ao máximo cada momento memorável neste lugar que será mágico”, conta Luis Justo.
Por meio do aplicativo oficial, o público terá acesso a todos os detalhes sobre atrações, palcos, espaços, mapa da Cidade da Música, acessibilidade, brinquedos, stands de patrocinadores, transportes para o festival, entre outras experiências na Cidade da Música. A plataforma será atualizada constantemente e terá diversas funcionalidades disponíveis até o início do The Town para que os usuários saibam tudo que está acontecendo no festival. Para que essa organização seja feita, o aplicativo conta com uma ferramenta de agenda que vai facilitar esse processo.
O aplicativo, que leva o nome "The Town", já está disponível para os dispositivos com os sistemas operacionais IOS e Android, com o download podendo ser feito na Google Play Store e Apple Store.
Ingressos para a primeira edição do The Town já estão disponíveis para ativação no aplicativo Quentro
As pessoas deverão baixar seu(s) ingresso(s) diretamente no seu smartphone utilizando o aplicativo Quentro, onde os ingressos ficarão salvos e poderão ser transferidos, se for o caso.
O Quentro, único app de ingressos aceito no acesso ao festival, é compatível com os aparelhos Android e iOS. Além disso, o app conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e muito fácil de utilizar. O QR Code é constantemente e automaticamente atualizado e não serão reconhecidos no acesso prints de tela e impressões. O app funciona de forma offline e não é necessário ter internet no telefone para acesso ao festival.
O ingresso no Quentro já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival. Se a compra foi feita com intuito de presentear outra pessoa, ele é transferível através do próprio aplicativo informando o e-mail do recebedor. Após a transferência e aceite, o titular da compra não terá mais acesso ao ingresso transferido. Importante lembrar que a transferência só poderá ser realizada até às 23h do dia anterior do dia do show.
Na entrada do festival, basta abrir o aplicativo Quentro e selecionar o ingresso referente à data em questão. Em seguida deverá posicionar a tela do seu celular com a parte do QR code de frente para o leitor da catraca. Após estes passos, o fã estará apto a entrar na Cidade da Música e aproveitar todas as experiências que o evento oferece.
Cada ingresso digital só permitirá um único acesso às dependências do evento. Após o primeiro acesso, novas tentativas com o mesmo ingresso digital não serão autorizadas.
Saiba mais sobre o ingresso digital, aqui.
Com três dos cinco dias de festival já esgotados, público geral ainda pode adquirir ingressos para datas em que Post Malone e Maroon 5 são headliners do Skyline

Os fãs do The Town já podem garantir seu lugar e entrar para a história do festival. Com os dias em que Post Malone e Maroon 5 ainda disponíveis para venda, o público pode adquirir ingressos por R$ 815 a inteira e R$ 407,50 a meia-entrada e sem a cobrança de taxas adicionais. Pode ser efetuada a compra de até 04 (quatro) ingressos por dia de festival por CPF, sendo no máximo 01 meia-entrada por dia, por CPF. Os clientes que adquirirem meia-entrada terão que inserir no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade da Música, no dia do evento. O pagamento pode ser feito apenas por cartão de crédito. O valor pode ser parcelado em até 6 (seis) vezes sem juros. Já os clientes que efetuarem o pagamento com cartões de crédito Itaú, Credicard ou Iti podem parcelar a compra em até 8 (oito) vezes sem juros. 

2 de setembro: Post Malone, Demi Lovato, Iggy Azalea, MC Cabelinho, MC Hariel, MC Ryan SP, Racionais MCs & Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Orochi & Azzy, Tasha e Tracie & Karol Conka, Teto, Caio Luccas, Kayblack, Urias, Esperanza Spalding, Hermeto Pascoal, São Paulo Big Band, Alma Thomas, Batekoo Aka Freshprincedabahia X Jujuzl X Kiara X Mirands, Tropkillaz “10 Anos”, Osgemeos, “Uma Experiência”, Deekapz X Vhoor Klean Vs Klap, Forro Red Light e o Baile Encanado (Com Mestre Nico, Ella Voa E Furmiga Dub). 

3 de setembro: ESGOTADO  

7 de setembro: Maroon 5, The Chainsmokers, Liam Payne, Ludmilla, Ne-Yo, Masego, Angelique Kidjo, Maria Rita, Marvvilla, Afrocidade, Larissa Luz, Hodari, Stanley Jordan, Ivan Lins, São Paulo Big Band, Paula Lima, Gop Tun vs 28room vs Diogo Strausz Live feat Julia Mestre, Shermanology, Kerri Chandler Live, Natasha Diggs Live Horn, L_cio Plants Live, Afterclapp x Shigara x Xaxim. 

9 de setembro: ESGOTADO 

10 de setembro: ESGOTADO 

The Town já nasce gigante 
  
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.   
    
Uma Cidade que não dorme: The Town oferece entretenimento para todos    
  
Com Post Malone, Maroon 5, Foo Fighters, Bruno Mars, Demi Lovato, Iggy Azalea, MC Cabelinho, MC Hariel, MC Ryan SP, Bebe Rexha, Alok, Luísa Sonza, The Chainsmokers, Liam Payne, Ludmilla, Queens Of The Stone Age, Garbage, Pitty, H.E.R., Kim Petras, Iza, Racionais & Orquestra Sinfônica Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Orochi & Azzy, Tasha e Tracie & Karol Conka, Seu Jorge, Leon Bridges, Ney Matogrosso, Matuê, NE-YO, Masego, Angélique Kidjo, Maria Rita, Wet Leg, Barão Vermelho convida Samuel Rosa, Detonautas, Terno Rei convida Fernanda Takai e Mahmundi, Jão, Gloria Groove, Pabllo Vittar convida Liniker e Jup do Bairro, Marina Sena canta Gal Costa, entre outros já confirmados no line-up, a nova Cidade da Música contará com espaços onde o público poderá usufruir da representação de elementos e locais emblemáticos da cidade. 
  
O palco Skyline é inspirado nos grandes prédios da cidade paulista e é nele que artistas do mundo inteiro irão compor as quatro atrações do dia. O palco The One, será onde a música vai além da música. Com grandes artistas e uma cenografia de tirar o fôlego, inspirada nos museus de arte de São Paulo, os mais de 30 telões de LED que compõe o palco se transformarão em uma verdadeira experiência imersiva, prometendo um show à parte e entregando uma incrível experiência para o público. O palco também vai promover grandes encontros, dar luz a artistas de renome e provocar debates e reflexões. 
  
Do Rio para São Paulo, o New Dance Order estará dedicado à música de pista, passando pelos gêneros house, techno, trance, bass e trap. Tão especial quanto os outros palcos, The Town também conta com a São Paulo Square, espaço inspirado na região em que a cidade foi fundada. Ali se reunirão alguns dos seus principais ícones históricos da arquitetura da cidade. 
  
O festival também traz também os antigos galpões das fábricas para o palco Factory. O espaço terá o mood da cultura urbana com performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap. Também não poderia faltar um espaço gastronômico que traz toda a diversidade da culinária paulista — o Market Square e, para completar a experiência, o festival abrigará também a Área VIP, espaço climatizado com buffet assinado por renomado chef e bar exclusivo. 
  
Como num túnel do tempo, um dos locais mais encantadores e concorridos para cliques, selfies e totalmente “instagramável” do irmão carioca do The Town, o Rock in Rio, desembarca diretamente na Cidade da Música – a Rota 85. O espaço é dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais, e estará em total sinergia com o The Town, que realiza sua primeira edição este ano.  

O novo e maior festival de São Paulo também terá o “The Town - O Musical”. A produção inédita e concebida exclusivamente pelo time criativo de The Town — um “Originals” — tomará conta de um enorme Domo de 50 metros de diâmetro na Cidade da Música. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, o festival dá vida a um novo espetáculo, que tem roteiro e direção artística de Charles Möeller. No espetáculo, o público vai ver de perto a história de um músico do interior de São Paulo que, ao ver na TV o anúncio de um novo festival, decide fazer as malas e embarcar em uma jornada pessoal, cultural e artística que o leva pelos diferentes bairros, ruas e cenários da capital, explorando cada recanto e cada ritmo que compõem a diversidade cultural paulistana.   
    
Brinquedos gigantes e radicais estarão presentes na Cidade da Música, trazendo toda uma atmosfera mágica de parque de diversões para o local. Durante todos os dias do The Town, os fãs vão se divertir com a Roda Gigante, aproveitando a vista panorâmica da Cidade da Música; com o Megadrop e a Montanha Russa, as atrações mais emocionantes e divertidas do espaço; e com a Tirolesa, que vai passar na frente do Skyline, proporcionando uma visão privilegiada do palco.   
  
Sobre a Rock World  
A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura corporativa a arte de sonhar, de fazer acontecer e inspirar as pessoas através da filosofia de construir um mundo melhor.    
  
Hoje, além do Rock in Rio, a Rock World expandiu sua área de atuação para outros projetos de produção de experiências que abrangem diferentes áreas. No Live Entertaiment, a marca possui o The Town, o novo e maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, em setembro de 2023.  A partir de 2024 a Rock World assume, em parceria com a C3, a produção e operação do Lollapalooza no Brasil.  
  
Na área de Conteúdo, o Rock in Rio Studios é o produto que reforça o DNA da companhia para a criação de conteúdos audiovisuais originais e o posicionamento no mercado como uma marca ainda mais poderosa e potente de comunicação. A Rock World também atua na produção de espetáculos originais, os Originals. O primeiro deles foi desenvolvido em 2022 para o Rock in Rio, o Uirapuru, e para 2023 lança o The Town O Musical. 
  
E para a área de Educação, o Humanorama, o Rock in Rio Academy e o The Town Learning Journey buscam ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor. Ao ampliar sua atuação para tantos campos e diferentes negócios, a Rock World é hoje uma das maiores empresas de criação e produção de conteúdo proprietário de Live Experience no mundo. 

3 dicas de passeios em Curitiba pra alegrar o Dia dos Pais

Cidade possui roteiros culturais, gastronômicos e de muita diversão para fazer em família

Se na sua família, todo ano o dia dos pais é em frente a uma churrasqueira, que tal mudar de ares e viver a cidade em família? Passar datas comemorativas dentro de casa é bom, mas criar experiências é um dos melhores prazeres da vida. Pois aqui a gente quer que você explore possibilidades diferenciadas, e, para isso, listamos 3 experiências que podem ser inesquecíveis para você e sua família neste Dia dos Pais, que neste ano cai no dia 13 de agosto.
Música boa, comida e muita beleza natural
Para os pais que apreciam a natureza e uma boa música, o Vale da Música é o lugar perfeito. Localizado na Ópera de Arame, o Festival de Música Instrumental de Curitiba, apresentado pelo Bradesco, já é um dos pontos mais tradicionais da cidade e vem oferecendo de forma contínua atrações culturais. Com um Palco Flutuante no meio do lago da Ópera e que oferece música instrumental diariamente, o Vale da Música tem uma das vistas mais bonitas da cidade, com toda a natureza que envolve o complexo da Ópera de Arame e da Pedreira Paulo Leminski. Não à toa é um dos locais mais visitados por turistas na cidade.
Clique Para Download
1==gM1oTZzkjZjVjOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnO0UjN0cjM2YzMyozZlBnauc3bsFTZlNTZyMTZmNTZ5U2M4MWOllzYlZmNyImM4MzYkFTOGJTJkFTOGJTJwYkMlMTN1gDOyMTOx8VL0ETLfpDO
Foto: Vinicius Grosbelli
O passeio é uma experiência completa, com possibilidade não só de apreciar a música instrumental, mas também de entrar na Ópera de Arame e renovar as fotos em família, assim como apreciar a exposição Afetos Urbanos e Cidades Possíveis, que ocupa o segundo andar do teatro Ópera de Arame no qual artistas locais trazem a arte urbana como tema central para ambientar a cidade de Curitiba sob o olhar da produção jovem e contemporânea.

Confira a programação para o domingo:

Horário
Grupo
Ritmo
10h Deu Jazz Jazz
12h40 MUV Instrumental Nujazz e Samba Soul
15h20 Jazz Cigano - Jazz Manouche Jazz Manouche

Serviço:
Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.
Mais informações: @festivalvaledamusica

2. Filme, café e troca

Cinema sempre agrada. Se for um cinema com um café depois e muita conversa, melhor ainda. E pra não fazer isso trancado dentro de um shopping, que tal ir até o Centro da cidade e aproveitar o Cine Passeio? O local tem uma programação bem diversificada em diferentes horários, além de resgatar a memória de Curitiba e o charme da cidade. Depois do filme escolhido, tire um tempo para aproveitar o café do espaço e depois, quem sabe, dar uma volta na rua XV?
Clique Para Download
8==gM1oTYzQjMidjOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnO0UjN0cjM2YzMyozZlBnauc3bslDMkdjZ4ImY5U2MhZGM3MDOhZmNxQzYjRTOyUGZhVjYGJTJhVjYGJTJwYkMlMTN1gDOyMTOx8VL0ETLfpTO
Café do Cine Passeio. Foto: Cine Passeio
Serviço:
Endereço: R. Riachuelo, 410. Centro. Curitiba-PR
Valores:
Terça e Quarta - R$16 (inteira) e R$8 (meia)
Quinta a Domingo - R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Ingressos disponíveis na bilheteria e nos totens de autoatendimento do local ou pelo site. Link

3. Um clássico curitibano
Esse é um dos passeios mais tradicionais da cidade, mas também um dos mais gostosos de serem feitos: ir até a Feira do Largo da Ordem no domingo. São imensas as possibilidades por lá, desde gastronômicas, como comer o tradicional pastel com caldo de cana, passando por culinária alemã, comida de boteco, acarajé, comida árabe e muitas outras, até possibilidades culturais, com espetáculos, arte, artesanato, exposição de carros antigos e muito mais.
A dica especial é esticar com o pai, marido, avô e família toda até o Museu de Arte Paranaense, um dos mais antigos e com muitas atrações que contam a história do nosso país. A entrada é gratuita.

Serviço:
Endereço: R. Kellers, 289 - São Francisco, Curitiba - PR, 80410-100
Terça a domingo, das 10h às 17h30

MÚSICAS PARA CLARONE: SÉRGIO ALBACH LANÇA TRABALHO COM COMPOSIÇÕES INÉDITAS

Clarone no Choro 2 – Novas Mídias terá show de lançamento no Conservatório de MPB de Curitiba, no domingo (06/08).

Sergio Albach foto Marcia Kohatsu.jpg
O clarinetista Sérgio Albach lança novo trabalho: Clarone no Choro 2 – Novas Mídias
Foto: Marcia Kohatsu

Após nos brindar com o álbum Clarone no Choro (2018), um CD com clássicos do choro executados no Clarone, o primeiro da história da música brasileira de chorinho tendo tal instrumento como solista, o músico, maestro e diretor musical, Sérgio Albach está lançando o Clarone no Choro 2 – Novas Mídias.
Desta vez, o trabalho que será gravado ao vivo em estúdio (no Gramofone), será disponibilizado apenas digitalmente, não irá resultar em qualquer tipo de material físico. Clarone no Choro 2 - Novas Mídias compreende vídeos e gravações para streamings, além de um e-book com todas as composições.
A gravação das músicas e dos vídeos será realizada no fim de agosto, entre os dias 22 e 25, mas o show de lançamento do projeto será dia 06 (domingo), às 11h30, no Conservatório de MPB, em Curitiba. A programação inclui também uma apresentação no Doce de Cidra, dia 16 de agosto, às 20h.
Com direção musical e arranjos de Daniel Migliavacca, o novo trabalho reúne 10 composições inéditas feitas sob encomenda por músicos convidados, especialmente para o projeto. Entre eles: Pedro Paes, Léa Freire, Edu Neves, Claudio Menandro, Alessandro Penezzi, Gilson Peranzzetta, Lucas Melo, além do próprio clarinetista Sérgio Albach e do bandolinista Daniel Migliavacca. “Fomos bem específicos ao convidarmos os compositores, estipulamos um gênero musical de acordo com o estilo de cada um, pedimos conforme a linguagem que cada um domina”, conta Albach. Segundo o instrumentista, a escolha dos compositores não foi fácil e o desafio do convite era justamente compor considerando que as músicas seriam executadas por um regional de choro, tendo o clarone como instrumento solista. Além de Albach no clarone, o trabalho conta com Migliavacca no bandolim e cavaquinho, Gustavo Moro no violão, Lucas Melo no violão de 7 Cordas e Ricardo Salmazo no pandeiro. O mesmo quinteto do disco anterior.
Ampliar, renovar e diversificar o repertório de músicas tendo o clarone como solista é o principal objetivo do projeto, de acordo com o clarinetista. “A ideia era instigar os músicos a comporem para o clarone, é uma necessidade, coisas novas tem que ser feitas visando este instrumento que ainda vem sendo descoberto como solista”, declara Sérgio.
O primeiro concerto solo para clarone foi realizado em 1955, tendo como pioneiro o claronista tcheco Josef Horák (1931-2005). Se comparado com outros instrumentos clássicos como a flauta, o clarinete, o violino ou o piano, é tardio. “Não tem nenhum concerto, nenhuma obra dos grandes compositores eruditos do século XIX com este foco, demorou muito tempo para os compositores escreverem para ele”, lamenta.
O próprio clarinetista é responsável por um feito inédito ao lançar um CD tendo o clarone como solista, Clarone no Choro, de 2018, é o primeiro do mundo. Diferente do atual projeto, o primeiro reunia choros tradicionais, que não foram compostos especificamente para o instrumento. O repertório incluía clássicos de Pixinguinha, Luiz Americano, Abel Ferreira, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waltel Branco, Claudio Menandro entre outros.
Clarone no Choro 2 – Novas Mídias por tratar-se de um trabalho pensado particularmente nos recursos do instrumento reforça sua linguagem. “O ganho para a música é imenso, a execução se torna mais orgânica, o movimento dos dedos é mais natural. Estou muito feliz com a dedicação desses grandes compositores e do diretor musical que trouxe para o trabalho um pensamento musical de alta qualidade. Receber essas músicas me trouxe muita alegria”, comemora Sérgio.
Maxixe, valsa, choro, polca, xote e frevo estão no sofisticado repertório. A flautista, arranjadora Léa Freire se destaca com ‘Desviando’, choro lento que flutua entre tonalidades. ‘Cigana do Guatambu’, maxixe que usa escala cigana na estrutura da composição, feita pelo carioca Pedro Paes, é uma homenagem a Albach. A clássica ‘Valsa Viva’ de Alessandro Penezzi também é dedicada a ele. Já a valsa com pegada mais contemporânea ‘Vila Real’ de Migliavacca, que brinca com o tempo através das flutuações de andamento, foi inspirada na cidade portuguesa onde o clarinetista vive atualmente. A arisca gata de rua que mora por lá virou choro ‘GS’, por Albach que também compôs ‘Frevo Furado’. O renomado Gilson Peranzzetta traz um choro lento, ‘Sempre Juntos’. Cláudio Menandro fez um xote, ‘Chora, Clarone!’, com características bem nordestinas. Edu Neves contagia com um choro sambado, bem dançante, ‘Bailando ao Luar’. E Lucas Melo com Porfiosa, uma polca clássica.
Na opinião de Migliavacca o repertório está muito especial. “São obras inéditas e bem variadas ritmicamente. Fazer a direção do Clarone no Choro pela segunda vez é um grande prazer e uma grande responsabilidade. O resultado tem nos deixado muito satisfeitos. É um trabalho único e sabemos que, certamente, já é uma referência dentro do universo do clarone, da música instrumental brasileira e do Choro”, afirma.
Como são músicas inéditas, os ensaios estão a todo vapor.
“Não vemos a hora de tocar ao vivo, além disso o público será nosso termômetro, a partir dessas apresentações vamos amadurecer o trabalho para a gravação”, comemora Albach que vai oferecer ainda como contrapartida do projeto uma Oficina da História do Choro.
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: IOP (Instituto de Oncologia do Paraná).

Sérgio Albach
Clarinetista, arranjador, compositor e curador. Graduou-se na EMBAP-PR em Licenciatura em Música. Desde 1988, quando inicia sua carreira profissional, tem uma atividade musical intensa, principalmente como instrumentista. Depois de 4 anos como músico da OSINPA, começa uma dedicação para a música brasileira, em especial o Choro. Assume a Direção da OABS (Orquestra à Base de Sopro) em 2002, que já está em seu 11° lançamento fonográfico; e a Direção da Oficina de Música de Curitiba até 2014. Excursionou por vários países da Europa e América Latina com o Mano a Mano Trio e também com um concerto solo de clarone. Conta com parcerias no palco com músicos do calibre de Amilton Godoy, Léa Freire, Altamiro Carrilho, Arrigo Barnabé, Egberto Gismonti, João Bosco entre outros. Em 2018 lançou em CD e Vinil o ‘Clarone no Choro’.

Daniel Migliavacca
O bandolinista e compositor Daniel Migliavacca é natural da cidade de São Paulo/SP, iniciou seus estudos musicais tocando cavaquinho e em 2003 passou a se dedicar ao bandolim. Atua em diversos projetos como solista, arranjador, compositor, acompanhador, diretor e produtor musical passando pela música brasileira, jazz, música erudita e contemporânea. Já esteve em shows ao lado de Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, Dominguinhos, Raul de Souza, Altamiro Carrilho, Marcel Powell, Nelson Sargento, entre outros. Em 2006 conquistou o primeiro lugar como melhor instrumentista no “Prêmio Nabor Pires Camargo” em Indaiatuba/SP. É Bacharel em Música Popular pela UNESPAR (2011) e Mestre em Música pela UFRJ (2019). Possui 9 CDs lançados com diferentes formações: “Bandolim” (2009); “Divertimento” (2011); “Tocando à vontade” (2013), “Daniel Migliavacca interpreta Walter Scheibel” (2016), “Alma Lúdica” (2018), “Dez Estudos para Bandolim Solo (2021)”, “Pra ser Feliz” (2022), “Ludicamente” (2023) e “Duos” (2023).

Para ouvir
https://tratore.ffm.to/claronenochoro

Redes Sociais:
https://www.instagram.com/sergioalbach/
www.facebook.com/sergioalbach.mus

Canal YouTube:
https://youtube.com/@sergioalbach

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ku_i3Ugq1P8

Composições do Clarone no Choro 2 – Novas Mídias:
- Cigana do Guatambu (Pedro Paes)
- Desviando (Léa Freire)
- Bailando ao Luar (Edu Neves)
- Chora, Clarone! (Cláudio Menandro)
- Vila Real (Daniel Migliavacca)
- Valsa Viva (Alessandro Penezzi)
- Frevo Furado (Sérgio Albach)
- GS (Sérgio Albach)
- Sempre Juntos (Gilson Peranzzetta)
- Porfiosa (Lucas Melo)

Serviço:
Show de Lançamento do Projeto Clarone no Choro 2 – Novas Mídias
Quando: Dia 06 de agosto (domingo)
Que horas:11h30
Onde: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco)
Quanto: Entrada gratuita

Quando: 16 de agosto (quarta-feira)
Que horas: 20h
Onde: Doce de Cidra (Rua Cândido Xavier, 521 – Água Verde)
Quanto: R$25,00
Ingressos: Reservas pelo Sympla - https://bit.ly/claronenochoro2

Contato: (41) 99762-9650

Ficha Técnica
Clarone no Choro 2 – Novas Mídias
Músicos:
Sérgio Albach – Clarone
Daniel Migliavacca – Bandolim e Cavaquinho
Gustavo Moro – Violão
Lucas Melo – Violão de 7 Cordas
Ricardo Salmazo – Pandeiro

Direção Musical e Arranjos: Daniel Migliavacca
Direção e Captação de Imagens: Alan Raffo
Técnico de som: Chico Santarosa

Ilustração e Arte Gráfica: Pryscila Vieira
Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos
Fotógrafo: Gilson Camargo
Coordenação do projeto: Ju Cortes

Madero Tango se apresenta pela primeira vez no Brasil

Tradicional companhia argentina, assistida por mais de 2,5 milhões de pessoas, fará shows em Curitiba, no Teatro Fernanda Montenegro

Há mais de 20 anos em cartaz, o tradicional Madero Tango já se tornou uma atração turística indispensável em Buenos Aires, já vista por mais de 2,5 milhões de pessoas. Impossível visitar a capital portenha sem passar uma noite embalada pelo ritmo argentino que traz no repertório clássicos mundialmente conhecidos — como "No llores por Mi Argentina", "El Dia Que me Quieras" e "Mi Buenos Aires Querida", além de mais de 22 canções do folclore argentino e de autores consagrados como Astor Piazzolla e Carlos Gardel. Agora, pela primeira vez, o Madero Tango bailará em turnê internacional trazendo para o Brasil o espetáculo "Tango Bonito", com todo o seu esplendor e romantismo. Serão apresentações únicas, com estreia dia 8 de setembro, em Curitiba, no Teatro Fernanda Montenegro.

"Esta é uma oportunidade empolgante para os amantes do tango no Brasil desfrutarem da magia e da paixão do Madero Tango. Nós nos destacamos como o principal show de tango em Buenos Aires. Com encenação de alta qualidade, música ao vivo, dançarinos talentosos, proporcionamos uma experiência única, que cativa o público local e internacional. Agora, trazer essa proposta artística para o Brasil permitirá que mais pessoas ainda apreciem e desfrutem da beleza do tango sem precisar ir à Argentina", diz Nicolas Cobos, diretor artístico da companhia.

No palco, cerca de 20 dançarinos apresentam uma dramatização de diferentes momentos cotidianos da vida em Buenos Aires, nos anos dourados do tango. Acompanhados ao vivo por piano, bandoneon, contrabaixo e dois violinos, eles percorrerem situações em bordéis e cortiços, propondo ao espectador, a partir da cenografia, da atuação, da dança e do canto, fazer parte dessa história tão marcante e popular que envolve o tango e o folclore argentinos.

Com idade média de 30 anos, os dançarinos argentinos conseguem passar no palco toda a paixão desse ritmo que empolga e pulsa na alma. "O tango apresenta vários desafios quando se trata de dançar. A conexão com o parceiro, a manutenção de um abraço adequado e de uma boa postura, o domínio da técnica dos pés e das pernas, a interpretação correta da música e a improvisação são alguns dos aspectos mais difíceis", ensina Paola Jean Jean, que também assina a direção artística do espetáculo.

Agora é só comprar o ingresso, assistir ao espetáculo e se preparar para dar os primeiros passos nesse universo romântico.

Serviço
Curitiba
Teatro Fernanda Montenegro - Rua Cel. Dulcídio 517 (Shopping Novo Batel)
Data: 8, 9 e 10 de setembro - sex, às 21h, sáb, às 20h e dom, às 18h
Ingressos: R$ 440 (plateia baixa), R$ 275 (plateia alta), R$ 165 (balcão A)
Duração: 75 min.
Classificação: Livre

Homenagem aos Mamonas Assassinas no Jokers

O mês de agosto começa com uma programação bem variada no Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico). Nesta quarta (02) tem o músico Gegê Feliz comemorando 15 anos de parceria com a violinista Iris Knofholz. Na quinta (03) o duo Acácia Sonora que um repertório pop em formato acústico. Sexta (04) é a vez das bandas Blues del Fuego e Rockfellers com o blues e rock. E para fechar a primeira semana do mês em grande estilo, tem uma homenagem aos Mamonas Assassinas com a banda Mamilos Polêmicos.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora este ano 22 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 05 de agosto:

QUARTA 02 AGO, 20 horas – Gegê Felix trio. Duo Free Instrumental, Gegē Félix & Iris Knofholz comemorando 15 Anos de parceria. Convidado Maurício Marques. Ingressos R$10 - a partir das 20 horas.

QUINTA 03 AGO, 20 horas – Acácia Sonora – O duo apresenta um repertório de pop e rock nacional e internacional no formato acústico. R$10 – a partir das 20 horas.

SEXTA 04 AGO, 20 horas – Blues del Fuego e Rockfellers. Show com as bandas. No repertório, clássicos do rock em versões de Blues e o melhor do pop rock internacional. Entrada: R$10 até as 21h. Após R$20.

SÁBADO 05 AGO, 21 horas – Mamonas Assassinas Cover + Dj ZI – Show com a banda Mamilos Polêmicos que faz uma homenagem inesquecível aos reis do humor e da música. Uma noite cheia de diversão, nostalgia e hits que marcaram época. Entrada: R$10 até as 21h. Após R$20.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351.
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa – R$20 o período.

Estefan Iatcekiw apresenta concerto solo na Capela Santa Maria

Reconhecido mundialmente, pianista de 19 anos faz última apresentação em Curitiba em 2023

Em turnê pela América Latina, o jovem pianista Estefan Iatcekiw se apresenta na próxima quinta-feira (03/08), às 20h, na Capela Santa Maria. O concerto marca o pré-lançamento do seu novo álbum “Memories” e terá no programa os 24 prelúdios do compositor russo Sergei Vasilievich Rachmaninov (1873-1943). Com 19 anos, Estefan é o único pianista no mundo, nesta idade, que domina a obra completa deste grande compositor russo.

Após apresentações no Teatro Colón, em Buenos Aires e na Sala São Paulo, em São Paulo Estefan faz seu último concerto em Curitiba em 2023. O pianista ainda se apresenta em São Paulo (12/08), Recife (16/08) e Salvador (22/08), para então retornar à Rússia e continuar seus estudos no Conservatório Tchaikovsky. Convidado pela Embaixada Brasileira na Rússia, dia 06 de setembro, Estefan realiza um concerto especial para celebrar a Independência do Brasil comemorada dia 07 de setembro.

Trajetória - Curitibano de nascimento, Estefan iniciou no piano aos 5 anos de idade e, desde os 9 anos, foi orientado pela pianista russa radicada em Curitiba, Olga Kiun. Em agosto de 2019, com apenas 15 anos de idade, o musicista iniciou seus estudos no Conservatório Tchaikovsky em Moscou, na classe do professor Sergey Kuznetsov, sendo o integrante mais jovem da instituição, desde a fundação do Conservatório, em 1866.

Além do extenso currículo de prêmios e apresentações, o jovem pianista tem como peculiaridade o chamado “ouvido absoluto” - a capacidade de identificar e reproduzir espontânea e acuradamente sons que tenha ouvido, como notas musicais.

Estefan se apresenta regularmente nas maiores salas de concerto nacionais e internacionais, atuando como solista frente a grandes orquestras, sob a regência de renomados maestros, e apresentando um variado programa solo, com um vasto repertório composto de músicas russas, francesas, alemãs, americanas, e também de obras de compositores brasileiros.

Em 2023, Estefan Iatcekiw lançou seu primeiro álbum solo Destiny, com obras do grande compositor Sergei Rachmaninov. Estefan interpreta as 2 Sonatas de S. Rachmaninov, que são obras de altíssimo nível técnico e expressivo, e graças à sua perfeita execução destas obras de Rachmaninov, e com o título que recebeu no grande Concurso Internacional Rachmaninov em Moscou/Rússia em 2022, tornou-se um pianista em evidência global.

S E R V I Ç O
Recital de Estefan Iatcekiw - Pré-Lançamento do Álbum Memories
Data: quinta-feira, 03 de agosto de 2023
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro
Ingressos: R$ 15 - https://comprenozet.com.br/eventos/memories-estefan-Iatcekiw/

Crédito da Foto: Evgeny Evtyukhov

Colégio do Bosque Mananciais traz Alvaro Siviero a Curitiba

7ª edição do Concertos do Bosque terá o pianista e a orquestra austríaca Vienna Morphing Chamber no Teatro Guaíra

O tradicional “Concerto Bosque Mananciais” entra em sua 7ª edição e desta vez reúne no dia 13 de agosto em Curitiba, no Teatro Guaíra, a austríaca Vienna Morphing Chamber Orchestra e o pianista brasileiro Alvaro Siviero. O evento, aberto ao público, foi organizado pelo Colégio do Bosque Mananciais, para celebrar o Dia dos Pais.
“Na sua missão de proporcionar uma formação de excelência e de promover uma educação personalizada e integral, o colégio acredita que expressões da boa arte contribuem para o processo pedagógico, por isso, desde 2012, incentiva e promove projetos culturais abertos ao público, como os concertos com a presença de Alvaro Siviero”, diz o diretor da instituição, Roberto Abia Fernandez.
O repertório foi cuidadosamente escolhido, das valsas de Strauss aos grandes clássicos, toda a força e magia da música vienense interpretada por músicos de renome internacional. “Queremos transformar o teatro em enormes salas de estar, conversando com a plateia, rompendo barreiras, compartilhando detalhes históricos sobre a vida e obra dos compositores, para que os presentes apreciem a música não somente de um ponto de vista estético, mas também intelectual. O idioma não será um empecilho, pois a música é linguagem universal”, explica o pianista Alvaro Siviero.

Serviço:
7ª Edição do Concerto do Bosque Mananciais | Vienna Morphing Chamber Orchestra & Alvaro Siviero

Data: domingo, 13 de agosto de 2023

Horário: 18h

Local: Teatro Guaíra

Ingressos: R$ 190,00 (inteira), R$ 95,00 (meia)
Vendas: Ticket Fácil

Promoção especiais: Clube do Assinante Gazeta do Povo, assinantes da Brasil Paralelo e Pais do Colégio do Bosque Mananciais

Realização
Colégio do Bosque Mananciais
Diamante Geração de Energia

Promoção
Artesalis Produções Artísticas

Patrocínio Master: Andritz

Patrocínio
Piemonte
Vitività

Apoio
Bourbon Hotéis e Resorts
Restaurantes Kharina
Brasil Paralelo
Sonoplastia
Gazeta do Povo

Sobre os artistas:
A Vienna Morphing Orchestra, que regularmente se apresenta em parceria com projetos do Metropolitan de New York, foi convidada para o concerto de abertura do Fórum Econômico Mundial - 2023, sediado na cidade de Davos, na Suíça. “A Vienna Morphing Orchestra está realizando um profundo trabalho de resgate, não somente pela elevadíssima qualidade musical de suas apresentações, mas por um sólido trabalho de redemocratização da música de concerto”, declara o pianista Alvaro Siviero que, assim como a orquestra austríaca, acumula passagem por diversos países.
O paulistano Alvaro Siviero é um apaixonado pelo piano, acumulando passagens por países como Alemanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, República Tcheca, Emirados Árabes, Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, África do Sul, Ilhas Maurício e Reunião, Holanda, Espanha, Uruguai e Peru, apresentando-se em turnês com a London Festival Orchestra, Budapest Chamber Orchestra, Russian, Virtuosi of Europe, The City of Prague Philharmonic Orchestra, Orquestra Académica de Madrid, Polska Filharmonia Baltycka, Sinfonia Rotterdam, Wiener Kammersymphonie, Cape Town Philharmonic Orchestra, Salzburg Chamber Soloists e I Musici de Montreal, além de ser solista convidado de diversas orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Brasília, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Sergipe, Sinfônica de Santos, Sinfônica de Campinas.Por sua incansável dedicação à cultura e promoção de diversos grupos sinfônicos nacionais e internacionais, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes como reconhecimento pelos serviços culturais prestados.

Crédito da imagem - divulgação

Fim do mês musical no Jokers

Na última semana de julho o cardápio musical do Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico) tem jazz, música country, metal e uma noite do Girl Power Rock. Na quarta (26) tem show com o Boldrini Jazz Trio trazendo grandes standards do gênero com um sotaque bem brasileiro. Na quinta (27) o trio Araucária Bluegrass apresenta o melhor da música country. Sexta (28) é a vez da banda King Of Nothing com o repertório de Metallica Cover. E para fechar o mês em grande estilo, tem o evento “Não tem banda com Mina” que reúne The Monic (SP) e Olivia Yells (PR).
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora este ano 22 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 29 de julho:

QUARTA 26 JUL, 20 horas – Boldrini Jazz trio. No repertório clássicos do jazz e da música brasileira. Ingressos R$10 - a partir das 20 horas.

QUINTA 27 JUL, 20 horas – Araucária Bluegrass – O trio apresenta o melhor da música country. R$10 – a partir das 20 horas.

SEXTA 28 JUL, 20 horas – King Of Nothing - Metallica Cover, apresenta os hits mais pesados dessa banda iconica do metal. Entrada: R$10 até as 21h. Após R$20.

SÁBADO 29 JUL, 21 horas – "Não Tem Banda Com Mina" – com The Monic (SP) e Olivia Yells (Cwb) apresentam uma noite do Girl Power Rock! – A partir das 21 horas. Ingressos promocionais antecipados R$15 pelo site www.goingressos.com.br/evento/nao-tem-banda-de-mina-the-monic-e-olivia-yells

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351.
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa – R$20 o período.