Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná com repertório dos Beatles destaca a influência da música clássica na obra da banda

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná com repertório dos Beatles destaca a influência da música clássica na obra da banda

Beatles - Foto Reprodução.jpg
A banda Beatles - Foto: Reprodução

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) realiza em apresentação única um concerto especial que mergulha na conexão entre a música clássica e o universo dos Beatles. Diferente de uma apresentação do tipo “tributo” ou “Beatles sinfônico”, o concerto propõe uma leitura conceitual do repertório da banda britânica, destacando como a música orquestrada e o papel do produtor George Martin transformaram a sonoridade e a profundidade das composições de John, Paul, George e Ringo.

O concerto será realizado em 18 de maio (domingo), às 10h30, no Guairão. As vendas começam nesta terça-feira (13), às 10h, no site deubalada.com.

Orquestra Sinfônica do Paraná - Foto CCTG 2.jpg
Orquestra Sinfônica do Paraná - Foto: CCTG

Este é um ano muito especial para a OSP, que celebra 40 anos de história com uma série de concertos ao longo do ano, e este especial de Beatles se destaca entre as comemorações. “Unindo a música clássica a grandes sucessos populares, sempre com muita qualidade artística, a Orquestra Sinfônica do Paraná é uma das grandes responsáveis pela formação de plateia para os palcos paranaenses, com um público que atravessa gerações”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A proposta é uma iniciativa do Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná em parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), com patrocínio do Colégio Positivo, e tem como regente o maestro convidado João Maurício Galindo.
“É uma homenagem que reforça o compromisso da OSP com a diversidade artística e com a democratização da música de concerto, levando ao palco do Guairão um repertório que conversa com todas as idades”, afirma Luciana Casagrande Pereira, Secretária da Cultura do Paraná.

Como ressalta o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, a OSP é um dos pilares da instituição, levando a música de concerto a públicos diversos e emocionando gerações há quatro décadas. “Este momento representa não apenas o reconhecimento de uma trajetória sólida, mas também o início de um novo ciclo, mais forte e promissor.”

Beatles com o produtor George Martin - Foto Reprodução.jpg
Beatles em estúdio, acompanhados do produtor George Martin, que influenciou a banda no diálogo com a música de concerto - Foto: Reprodução

Programa
O programa traz arranjos inéditos de Fábio Prado para obras emblemáticas dos Beatles. Clássicos como “Yesterday”, “Let It Be”, “Eleanor Rigby”, “Blackbird” e “While My Guitar Gently Weeps” ganham novas camadas orquestrais, revelando as raízes eruditas que influenciaram os músicos e evidenciando o quanto essa experimentação elevou o pop a um novo patamar artístico.

Segundo Galindo, o objetivo do concerto é mostrar ao público como os Beatles não apenas dialogaram com a tradição clássica, mas a integraram ao seu processo criativo a partir de um ponto de virada muito claro: a chegada de George Martin. “Ele era um músico de formação clássica, mas muito aberto para música pop, e trouxe para o estúdio uma abordagem que os Beatles não conheciam até então”, afirma o maestro.

Aos poucos, os quatro garotos de Liverpool (que já nem eram mais garotos e estavam ganhando maturidade, inclusive artística) começaram a entender a complexidade da harmonia, a riqueza dos timbres orquestrais e a possibilidade de criar texturas mais sofisticadas em suas canções. “Eles se voltaram para outras formas de música, saíram daquele rock básico, a essa fusão com a música erudita eles mudaram completamente de estilo”.

Deste modo, os Beatles descobriram um universo novo, onde o pop pode ser elaborado, ter camadas, se afastar da repetição e abraçar o inesperado. Isso é perceptível, por exemplo, na construção de canções como “Because”, que tem uma harmonia quase renascentista, ou “Eleanor Rigby”, cuja força emocional vem de um quarteto de cordas que substitui os instrumentos tradicionais do rock.

Além do repertório cuidadosamente selecionado, o concerto também convida o público a refletir sobre a transformação do papel do produtor musical na história da música pop. “George Martin incentivou o uso de instrumentos de orquestra, sugeriu outras referências nas músicas e ajudou a criar a sonoridade dos Beatles tal como conhecemos”, comenta Samuel Ferrari Lago, presidente do IAOSP.

A proposta do concerto é, portanto, pedagógica e sensorial: apresentar um recorte do repertório dos Beatles à luz da música de concerto, oferecendo novas escutas para canções consagradas e ressaltando o caráter revolucionário da fusão entre erudito e popular. “Os Beatles mudaram a música pop, e a música clássica foi parte fundamental dessa revolução. Nosso concerto pretende evidenciar esse processo, com respeito à obra e à inteligência musical que ela contém”, afirma Samuel.

Maestro João Mauricio Galindo - Foto Dany Gurgel.jpg
O Maestro João Mauricio Galindo, convidado para reger o concerto - Foto Dany Gurgel

Sobre a Orquestra Sinfônica do Paraná
Desde sua fundação em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) vem construindo uma trajetória marcada pelo talento e dedicação à música, se consolidando como a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Atualmente, tem como regente titular Roberto Tibiriçá, ocupante da cadeira número 5 da Academia Brasileira de Música. Ao longo de quatro décadas, a orquestra alcançou um vasto acervo de aproximadamente 900 obras de 250 compositores. Com mais de 1.000 apresentações dentro e fora do Paraná, a OSP tem um histórico de colaborações com outros corpos artísticos do Teatro Guaíra, incluindo memoráveis montagens de ballets como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, e óperas como “Carmen”, “La Traviata”, “Fausto” e “Aída”.

Sobre o maestro
Convidado para reger o concerto “OSP apresenta Projeto Beatles”, João Maurício Galindo é regente da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica. Está associado a esta orquestra desde o ano 2000, sendo seu diretor artístico de 2005 a 2017. É cocriador e regente da série de concertos didáticos “O Aprendiz de Maestro”, em cartaz na Sala São Paulo desde o ano 2000, e apresenta os programas “Pergunte ao Maestro” e “Encontro com o Maestro” na Rádio Cultura FM, dedicados à divulgação e ao entendimento da música de concerto. Como convidado, regeu diversas orquestras no Brasil e no exterior. Em 2010 foi condecorado pelo governo francês como Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.

Serviço:
Concerto OSP apresenta Projeto Beatles
Data e horário: 18 de maio de 2025 (domingo), às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Duração: aproximadamente 1h30
Classificação: 7 anos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Os ingressos começam a ser vendidos a partir de 13/05 na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com

Arranjos e orquestrações de Fábio Prado
Todas as músicas são de John Lennon e Paul McCartney, com exceção de "Octopus's Garden", de Ringo Starr, e "While My Guitar Gently Weeps", de George Harrison
Direção: Maestro João Mauricio Galindo

Programa:

I Want to Hold Your Hand
Drive My Car
Do You Want to Know a Secret
I Will
Michelle
Yesterday
Yellow Submarine
Ob-La-Di, Ob-La-Da
Octopus's Garden
Pepperland
Eleanor Rigby
Norwegian Wood
Because
Blackbird
Golden Slumbers
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
With a Little Help from My Friends
While My Guitar Gently Weeps
Oh! Darling
Let It Be
All You Need Is Love
Don't Let Me Down
Hey Jude

Pianista no Largo: Shopping Curitiba divulga programação de maio

Quem aprecia uma boa música sabe que aos finais de semana o Shopping Curitiba conta com apresentações gratuitas de piano. O projeto Pianista no Largo acontece no Largo Curitiba (Piso L2), todas as sextas (jantar), sábados (almoço e jantar) e domingo (almoço) e envolve os clientes. Confira a programação de maio.

Elizabeth Rech se apresenta nos dias 16, 17 e 18 de maio. Ela vive e respira música. Com uma carreira sólida e mais de 30 anos emocionando plateias, Elizabeth transita com maestria entre modinhas, valsas, MPB, tangos e temas de filmes clássicos, sempre cativando seu público com interpretações que tocam a alma.

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, está confirmada a participação da artista Noara Barreiros. Ela tem um repertório rico e versátil, transita por polcas, choros, maxixes, valsas, MPB, música internacional e contemporânea, encantando diferentes públicos com sua sensibilidade e talento. Além de sua habilidade ao piano, Noara também se destaca como flautista, levando sua arte a projetos voluntários em diversas instituições de Curitiba.

E para fechar a agenda, no final de semana de 30, 31 de maio e 1º de junho é a vez de Ana Maria Ribeiro. Pianista formada em piano clássico pelo Conservatório Musical Santa Clara, em São Paulo, Ana Maria desenvolveu uma especialização em música italiana ao longo de sua carreira, destacando-se pela versatilidade e sensibilidade artística.

SERVIÇO

● Sextas
JANTAR das 19h às 22h
● Sábados
ALMOÇO das 12h30 às 14h30
JANTAR das 19h às 22h
● Domingos
ALMOÇO das 12h30 às 14h30.
LOCAL: Largo Curitiba | Shopping Curitiba, piso L2 | Av. Brigadeiro Franco, 2300 | Entrada
Franca.

A força feminina de Alana Moraes no Samba de Bamba

A CAIXA apresenta a cantora e compositora Alana Moraes, terceira atração do projeto Samba de Bamba, que vai apresentar o show Balança Mas Não Cai no dia 13 de maio, terça-feira, às 20 horas, no Teatro da CAIXA (R. Conselheiro Laurindo, 280). A artista, que faz sua estreia nos palcos em Curitiba, vem acompanhada por sua banda com quatro músicos. No palco ela vai interpretar clássicos de mestres como João Bosco, Clara Nunes, Carmen Miranda, Elis Regina, Elza Soares, Baden Powell, Luiz Melodia, Alcione, Ary Barroso Lupicínio Rodrigues, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Toninho Geraes, além de apresentar composições autorais. Os ingressos, com preços populares de R$20 e R$10 (meia-entrada), já estão à venda, presencialmente na bilheteria ou on-line, pela plataforma digital Sympla.
Alana Moraes convida o público curitibano para um show muito especial: “Prepare-se para uma noite onde o samba se torna celebração, a batucada é oração e a música é o elo entre o sagrado e o profano”. Ela conta que o espetáculo Balança Mas Não Cai, vai mergulhar em um universo onde a força feminina, a ancestralidade afro-brasileira e a alegria do cotidiano se entrelaçam em um repertório vibrante e cheio de significado. “É um show que celebra a boemia e a conexão entre as pessoas através da música. Cada canção é uma celebração da diversidade cultural brasileira, exaltando o amor ao Brasil e aos brasileiros”, define.
Alana Moraes
Nascida em Palmeira das Missões (RS), Alana Moraes é uma artista que representa a nova geração da música brasileira com autenticidade e paixão. Cantora e compositora de alma livre, dona de uma voz afiada e interpretação comovente, Alana começou sua carreira em bailes no Sul até fazer turnês internacionais. Hoje, morando no Rio de Janeiro, ela transita com naturalidade entre o MPB, samba jazz, pop, bossa nova e ritmos latino-americanos. No samba — espaço ainda majoritariamente masculino — Alana se afirma como uma voz feminina potente, que defende a liberdade de ser quem se é. Sua presença marcante e entrega apaixonada fazem dela uma artista cativante que inspira e conecta o público em todos os projetos que realiza.
A próxima atração do projeto é a sambista mineira Giselle Couto, no dia 03 de junho.

Serviço:
Samba de Bamba – Alana Moraes
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: 13 de maio
Horário: terça-feira, às 20h.
Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA).
Os ingressos podem ser comprados on-line pela plataforma digital Sympla.
A bilheteria da CAIXA funciona de terça a sábado das 10h às 20h. Domingo das 10h às 19h)
Duração: 80 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes).
Confira a programação completa: Curitiba | CAIXA Cultural| Instagram @caixaculturalcuritiba
Assessoria de Imprensa Curitiba:

WINTER POP ROCK FESTIVAL ESTREIA EM CURITIBA

“Os ingressos para a primeira edição do festival começam a ser vendidos a partir desta segunda-feira, dia 05 de maio, com 72h de pré-venda especial. O evento, que acontece no dia 05 de julho na Arena White Hall – Jockey Club do Paraná, traz um line-up de peso, como Tihuana, Detonautas, Reação em Cadeia, Cachorro Grande e Marcão Brito e Thiago Castanho - Charlie Brown Jr, em mais de oito horas de diversão e boa música”.

Curitiba vai trocar o frio pelo calor das guitarras distorcidas e da energia contagiante do pop rock nacional. Com a chegada do inverno, a capital paranaense recebe no dia 05 de julho a primeira edição do Winter Pop Rock Festival, evento inédito com mais de oito horas de muita diversão que promete entrar para o calendário cultural da cidade. Com realização da Prime e Hard Rock Cafe Curitiba, a festa acontece na Arena White Hall – Jockey Club do Paraná (R: Dino Bertoldi, 740), com uma estrutura diferenciada e nomes de peso como Tihuana, Detonautas Acústico, Reação em Cadeia, Cachorro Grande e Marcão Brito e Thiago Castanho - Charlie Brown Jr, que vão fazer história na capital paranaense. Os portões serão abertos às 14horas e os shows terão início às 15horas.

Os ingressos começam a ser vendidos a partir desta segunda-feira (05), às 18horas, em uma pré-venda especial. Serão 72 horas com condições exclusivas, incluindo valores diferenciados, parcelamento em até 6 vezes sem juros e um vale drink para ser usado no Hard Rock Cafe Curitiba, um dos templos da música na capital paranaense, que completa 10 anos neste ano.

A compra dos ingressos deverá ser feita pela plataforma online www.blueticket.com.br com valores a partir de R$ 80,00 (meia-entrada) + taxa adm, de acordo com o setor. ***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. PISTA – R$160,00 (inteira)/ R$80,00 (meia-entrada)/ ÁREA VIP – R$240,00 (inteira)/R$120,00 (meia-entrada)/ BISTRÔ (somente mesa, sem banquetas) – R$2.000,00 (cada bistrô acomoda 6 pessoas para o espaço localizado dentro da área vip). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. INGRESSO SOLIDÁRIO – doares de 1kg de alimento não-perecível, possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento e as doações serão recebidas por entidades específicas a serem cadastradas e definidas. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. ***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Se você acha que o inverno é sinônimo de ficar em casa debaixo do cobertor, é melhor repensar. O Winter Pop Rock Festival chega com estrutura premium, som de primeira e o tipo de vibe que vai fazer todo mundo curtir a chegada do inverno com boa música. Prepare-se para uma avalanche de riffs, refrões que todo mundo sabe de cor e uma energia única.

Mais sobre as atrações

Para a edição de estreia, Tihuana chega trazendo o caos organizado de seus clássicos; Detonautas – com letras afiadas e energia de sobra; Marcão Britto e Thiago Castanho | Charlie Brown Jr – a alma santista do CBJR vai estar presente com um show que celebra 30 anos de história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional; Reação em Cadeia – para cantar alto aquelas baladas que grudam na alma; Cachorro Grande – rock'n'roll puro, visceral e sem filtro.

TIHUANA

Após oito anos de pausa, o Tihuana retorna aos palcos em 2025, com a formação clássica de Egypcio, Román, P.G., Leo e Baía, em uma nova turnê, para comemorar os 25 anos do “Ilegal”. O álbum de estreia marcou uma geração e consolidou a banda como um dos nomes mais relevantes do rock brasileiro nos anos 2000.
Com sua fusão única de rock, reggae, hardcore, rap e ritmos latinos, o Tihuana ficou conhecido por sua musicalidade marcante e shows com bastante energia. Hits como “Tropa de Elite”, “Pula!”, “Que Ves?” e “Eu Vi Gnomos” voltam com nova roupagem, acompanhados por um show repaginado com novos arranjos, um trio de metais de peso, guitarras adicionais e uma nova identidade visual, criada especialmente para a tour.

DETONAUTAS
Tico Santa Cruz (vocal), Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (baterista), Phil Machado (guitarra) e André Macca (baixo) trazem a “Detonautas Tour 20 Anos - Acústico”. O show, que esgotou e reuniu fãs Brasil afora, celebra as duas décadas do aclamado álbum Detonautas Acústico (2010), que soma mais de 300 milhões de streamings nas plataformas digitais.

A turnê, nascida do DVD “20 Anos - Acústico”, gravado em 2023, convida o público a ouvir a versão desplugada de hits como “Quando o Sol Se For”, “Olhos Certos” e “O Retorno de Saturno”. O repertório reúne hits de diferentes fases do conjunto, incluindo músicas que ainda não ganharam uma versão oficial acústica.

MARCÃO BRITTO E THIAGO CASTANHO | CHARLIE BROWN JR

Marcão Britto e Thiago Castanho celebram a união de dois dos fundadores do CHARLIE BROWN JR. Autores de grandes hits do grupo, músicas como “Proibida Pra Mim”, “Zoio de Lula”, “Rubão”, “Só os Loucos Sabem”, “Papo Reto” e “Céu Azul”, compostas pelos dois músicos em parceria com Chorão, não vão faltar nessa homenagem que celebra 30 anos da banda.

Os dois músicos decidiram se unir para comemorar esses momentos especiais de suas carreiras, lançando o projeto CBJR | MARCÃO BRITTO & THIAGO CASTANHO – Charlie Brown JR , voltando aos palcos juntos novamente para tocar os grandes sucessos da banda e promoverem uma verdadeira viagem ao tempo, onde os fãs lá do começo dessa história e os novos fãs terão a oportunidade de curtir ao vivo as músicas que se tornaram trilha sonora de muitos momentos em suas vidas.

REAÇÃO EM CADEIA

Conhecida por ser considerada expoente do rock gaúcho a nível nacional, a banda Reação em Cadeia, formada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, retornou às atividades em 2023. Agora, vem com todo o gás que o Winter Pop Rock Festival precisa.

Jonathan Dörr (vocais), Thissi Bergmann (guitarra), Elias Frenzel (bateria), Tiago Rocha (baixo) e Eduardo “Panda” Petry (guitarra), trazem hits como “Eu Não Pertenço a Você”, “Um dia”, “Espero”, “Quase Amor”, “Infierno” e “Me Odeie”. O grupo também promete novidades.

CACHORRO GRANDE

No ano em que completa 25 anos de fundação, a Cachorro Grande volta a se reunir com a formação clássica, que conta com os fundadores Beto Bruno nos vocais, Marcelo Gross na guitarra, Gabriel "Boizinho" Azambuja na bateria e Pedro Pelotas nos teclados, para uma série de comemorações. A banda, que encerrou oficialmente suas atividades em 2019, tem percorrido o país em uma turnê especial de aniversário.

Nas apresentações, o grupo toca os maiores hits, que marcaram essas mais de duas décadas de banda, relembrando também os grandes sucessos que fizeram com que a Cachorro Grande se consagrasse entre as mais importantes bandas do rock brasileiro. Por isso, não vão faltar faixas icônicas como “Você não sabe o que perdeu”, “Que Loucura!”, “Lunático” e “Sinceramente”.

SERVIÇO:
WINTER POP ROCK FESTIVAL
Atrações: Tihuana, Detonautas, Reação em Cadeia, Cachorro Grande e Marcão Brito e Thiago Castanho - Charlie Brown Jr,
QUANDO: 05 de julho de 2025 (sábado)
LOCAL: Arena White Hall/Jockey Club do Paraná (R: Dino Bertoldi,740, Tarumã)
HORÁRIO: Abertura dos portões: 14horas / Início dos shows: 15h
VALORES: a partir de R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm., de acordo com o setor. ***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.
PISTA – R$160,00 (inteira)/ R$80,00 (meia-entrada);
ÁREA VIP – R$240,00 (inteira)/R$120,00 (meia-entrada);
BISTRÔ (somente mesa, sem banquetas) – R$2.000,00 (cada bistrô acomoda 6 pessoas para o espaço localizado dentro da área vip).
A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer.
INGRESSO SOLIDÁRIO – doares de 1kg de alimento não-perecível, possuem 40% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento e as doações serão recebidas por entidades específicas a serem cadastradas e definidas. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.
***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.
VENDAS ONLINE: www.blueticket.com.br .Para compras online é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no acesso ao evento.
FORMA DE PAGAMENTO: Dinheiro, Pix e cartões de crédito/débito
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Jovens com idade entre 14 e 16 anos terão acesso ao evento acompanhado de maior responsável. Jovens com idade inferior a 14 anos só terão acesso ao evento acompanhados dos pais.
Realização: Prime e Hard Rock Cafe Curitiba

Agenda musical intensa no Jokers

A agenda musical do Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico) está intensa nesta semana. A casa mais eclética de Curitiba apresenta na terça (06), a Noite Pirata com Marco Borgonhoni e seu violino corneta acompanhado por Daniel Doria. Na quinta-feira (08) a banda A Fonte faz sua reunião anual para apresentar os maiores sucessos do rock’n’roll explorando principalmente o “lado B” das grandes bandas da década de 70 com versões de Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Judas Priest, Jethro Tull entre outras. Na sexta (09) a banda Double Deck se apresenta com um repertório de 80’s New Wave, Post-Punk e Goth Rock. E fechando a semana, no sábado (10), a banda Breakout preparou um repertório especial com os hits do Foo Fighters e abrindo a noite a banda Mullet Drive vai tocar os sucessos do pop rock 2000s.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora este ano 24 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 10 de maio:

TERÇA 06 MAI, 20 horas– Noite Pirata – Terça Celta com Marco Borgonhoni e seu violino corneta acompanhado por Daniel Doria. No repertório, temas da cultura pop e músicas pirata e celta. Ingressos a partir das 20 horas.

QUARTA 07 MAI, 20 horas– –Sem programação. Happy Hour até às 20h30.

QUINTA 08 MAI, 22 horas – A Fonte - reunião anual do quarteto curitibano – formado por Guto Diaz (vocal), Carlos Moraes (guitarra), Simon Taylor (baixo) e Luciano Farias (bateria). No palco eles apresentam os maiores sucessos do rock’n’roll explorando principalmente o “lado B” das grandes bandas da década de 70 com versões de Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Judas Priest, Jethro Tull entre outras. Ingressos a R$10 – a partir das 20 horas.

SEXTA 09 MAI, 21 horas–Double Deck. Apresentação da banda com um repertório de 80’s New Wave, Post-Punk e Goth Rock. Ingressos a partir das 21 horas.

SÁBADO 10 MAI, 22 horas – Breakout: show com a banda que vai apresentar um repertório especial com os hits do Foo Fighters. Na abertura da noite, a banda Mullet Drive vai tocar os sucessos do pop rock 2000s. Ingressos a R$20.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico
Reservas e informações: (41) 3324-2351. www.jokers.com.br
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa.

Foto Double Deck - Crédito: Marcos Aurélio dos Santos/divulgação

Maior festival de rock do Sul do Brasil confirma edição repleta de novidades para 2025

A oitava edição do Festival Crossroads, que celebra o Dia Mundial do Rock, acontece no próximo dia 12 de julho, com novo local, cinco palcos e mais de 30 atrações em Curitiba

CURITIBA, 30/04/2025 – O rock pulsa firme em Curitiba, e muito dessa energia é alimentada pelo Festival Crossroads, um dos maiores e mais emblemáticos eventos brasileiros em celebração ao Dia Mundial do Rock (DMR). Em 2025, o mais importante evento do gênero no estado do Paraná chegará em sua oitava edição repleto de novidades, entre elas um novo local, que vai receber cinco palcos e mais de 30 atrações que vão refletir diferentes vertentes do rock.

Pensando no conforto do público, que vai curtir 12 horas ininterruptas de muita música, o Festival Crossroads 2025 será realizado em um amplo espaço verde, ao ar livre, de fácil acesso e com ampla área para estacionamento, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303). “Há anos buscávamos um local que nos permitisse aumentar a nossa estrutura e, antes de tudo, trouxesse mais conforto para o nosso público. Encontramos uma área verde incrível, a poucos minutos do Centro, que tornará a oitava edição do nosso Dia Mundial do Rock ainda mais especial”, destaca Alessandro Reis, fundador do Bar Crossroads e um dos idealizadores do festival, que conta também com toda expertise da Planeta Brasil Entretenimento.

Nascido da paixão pela música e impulsionado pelo espírito de resistência cultural, o Festival Crossroads carrega uma história de evolução autêntica. De uma celebração intimista no pub Crossroads, em 2004, o evento se transformou em um verdadeiro símbolo da cena curitibana. A partir de 2018, com sua chegada à Usina 5, consolidou seu status de gigante — e agora, em 2025, eleva ainda mais sua dimensão, firmando-se como uma experiência de pertencimento e celebração coletiva. “A edição deste ano também reforça o compromisso com a música autoral: pelo menos um terço das atrações será formado por bandas autorais, em uma curadoria que aposta na força criativa da cena independente e na renovação do rock nacional”, destaca Alessandro.

A programação completa, que será divulgada a partir do próximo dia 13 de maio, será distribuída ao longo de 12 horas de festival, das 10h às 22h, reunindo shows, encontros e vivências que conectam gerações em torno da música e da liberdade de expressão. Além das atrações artísticas, com nomes locais e nacionais, o Festival Crossroads terá diversas opções gastronômicas e áreas infantis. Para completar, o evento contará com uma atmosfera audiovisual única: o aftermovie do festival, por exemplo, será estruturado em atos, narrando a jornada do público — da expectativa inicial ao impacto final —, conectando sentimentos de pertencimento, emoção visceral e resistência cultural.

“Os fãs do Festival Crossroads podem ter certeza de que o evento manterá sua essência, mesmo sendo realizado em um lugar inédito. As mudanças propostas para 2025 têm por objetivo oferecer uma experiencia ainda melhor e mais completa para o nosso público. Estamos preparando uma edição histórica, reafirmando seu protagonismo como uma das celebrações mais autênticas e vibrantes do Dia Mundial do Rock no Brasil”, completa Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento.

O Festival Crossroads 2025, em celebração ao Dia Mundial do Rock, será realizado no dia 12 de julho, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303), das 10h às 22h. O evento é idealizado e executado pelo Bar Crossroads em parceria com a Planeta Brasil Entretenimento. A programação oficial será divulgada a partir do dia 13 de maio, dia em que será aberta a venda de ingressos. Para mais informações, acesse o site https://festivalcrossroads.com.br/ ou os perfis oficiais no Instagram: @barcrossroads, @festivalcrossroads e @planetabrasilentretenimento.

Edital Natura Musical 2025/2026 está com inscrições abertas até 26 de maio

Plataforma comemora 20 anos de atuação no mercado musical com a volta do Edital. Novos trabalhos de artistas e bandas, além de turnês e programações de casas de shows são o foco desta edição.

Fotos de artistas contemplados pelo Edital

Natura Musical comemora 20 anos de fomento à música brasileira e anuncia o Edital Natura Musical 2025/2026, que seleciona novos projetos para patrocínio. O edital, que passa a ser bienal, busca artistas e bandas que atuam profissionalmente no mercado da música e desejam lançar discos autorais inéditos e circular com seus shows em território nacional. O processo de seleção também abre espaço para programações musicais em casas de show. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 26 de maio, fechando, pontualmente às 17h, pelo site edital2025.naturamusical.art.br.

“São 20 anos de fomento à cultura no país. A Natura acredita que a música é um veículo de bem estar e conexão, que cria memórias afetivas e promove experiências surpreendentes e encantadoras. Partindo desse olhar, buscamos por projetos que representem a excelência artística, a diversidade e o frescor da produção atual da música brasileira e queiram lançar trabalhos autorais e inéditos”, explica Julia Ceschin, Head da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil.

As propostas inscritas no edital nacional, dentro da categoria “Novos Álbuns e Turnês”, podem ter diversos formatos como álbum, EP, vinil, shows e turnês. Nos editais regionais, o proponente pode se inscrever tanto na categoria “Novos Álbuns e Turnês”, quanto em “Programação ao Vivo”, que selecionará projetos pautados em programação de casas de shows.

“Continuaremos fomentando as experiências ao vivo capazes de despertar emoções, ecoar narrativas e promover encontros, integrando perspectivas plurais. Sempre com o foco na conexão entre o artista e o público, que é tão importante para movimentar a economia da cultura, além de formar e expandir plateias”, afirma Julia Ceschin.

Neste ano comemorativo, a plataforma oferecerá R$ 7 milhões em patrocínios, com a combinação de recursos próprios da marca e recursos incentivados. Do investimento total, R$ 4 milhões serão distribuídos a projetos de todo o Brasil,

com 20% dos projetos destinados para artistas e iniciativas da região Amazônica. O restante será revertido para projetos nos estados da Bahia, em parceria com FazCultura (R$ 1 milhão); em Minas Gerais, com a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (R$ 1 milhão) e no Pará, com a Semear (R$ 1 milhão).

Os projetos serão avaliados por uma rede de curadores formada por artistas, produtores, jornalistas e empresários do mercado musical. Os critérios utilizados para a seleção podem ser consultados no regulamento do edital (Clique aqui).

Além do Edital, para celebrar seus 20 anos, Natura Musical preparou uma série de ações de impacto no mercado musical que serão anunciadas ao longo de 2025.

Histórico Natura Musical

Em 2025, o programa Natura Musical completa 20 anos de atuação com foco em impacto positivo no setor cultural. No total, já foram investidos mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600 projetos em diversos estados do Brasil e mais de 4 milhões de pessoas foram impactadas presencialmente, numa média de 200 shows anuais. Há 20 anos, a Natura tem sua plataforma de cultura, Natura Musical, que fomenta trabalhos de grandes nomes da música, novos artistas e festivais independentes.

Apenas em 2024, o programa contou com mais de 40 projetos artísticos, impactando mais de 14 mil pessoas em atividades culturais como shows, mostras e festivais. A plataforma lança, em média, 20 discos anualmente, com destaques nas listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais.

Alguns dos mais representativos compositores e intérpretes da nova geração já foram patrocinados pelo programa, como Liniker, Kaê Guajajara, Emicida, Juçara Marçal, Rico Dalasam, Letrux, Tuyo, Luedji Luna, entre outros. Ao mesmo tempo, a plataforma apoia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira: é o caso de João Donato, com Serotonina; Jards Macalé, com Besta Fera; Elza Soares, com A Mulher do Fim do Mundo; Dona Onete, com Rebujo, Os Tincoãs com Canto Coral Afrobrasileiro, por exemplo.

Em 2017, como uma forma de ampliar seu impacto, Natura Musical expandiu a sua atuação, inaugurando a Casa Natura Musical. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, a Casa é um equipamento cultural que promove reflexões com o público em busca de um mundo mais plural, inclusivo
e sustentável, através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos seus canais de comunicação.
Edital Natura Musical 2025/2026

Inscrições, regulamento e atendimento a proponentes
Inscrições abertas até 26/05 (até às 17h, pontualmente) pelo site edital2025.naturamusical.art.br.

Em caso de dúvidas, fale com a gente:
Instagram: @NaturaMusical
E-mail:edital@naturamusical.art.br

Principal evento de música eletrônica do Brasil acontece na próxima semana, em Curitiba

O Warung Day Festival vai reunir gerações e projeta o futuro entre os maiores festivais de música do mundo; pela primeira vez o evento será realizado durante um feriadão, com a promessa de movimentar a capital paranaense com milhares de turistas

CURITIBA, 25/04/2025 - Evento de música eletrônica mais conceituado do Brasil, referência internacional e chamado de “melhor dia do ano” pelos fãs do gênero, o Warung Day Festival chegará em sua 10ª edição neste ano de 2025. Na Pedreira Paulo Leminski e na Ópera de Arame, dois cartões-postais de Curitiba (PR), o WDF vai celebrar uma década de êxito no próximo dia 3 de maio, um sábado, com atrações em três palcos diferentes e 12 horas ininterruptas de festa, das 13h à 1h.

“O Warung Day Festival é um evento independente, com DNA brasileiro, original, e criado em Curitiba. Começamos do nosso jeito, do zero e, felizmente, podemos dizer que chegamos a dez edições no auge. Até então, foram nove anos com um crescimento constante de público, reunindo diferentes gerações e pessoas do mundo inteiro”, diz Gustavo Conti, sócio e idealizador do WDF ao lado de Luis Gustavo Zagonel, Patrik Cornelsen, Carlos Civitate (Jejê) e Gustavo Rassi.

Reconhecido por sua capacidade de reunir gerações e movimentar a cena musical curitibana, com uma audiência internacional crescente, o WDF chegará ao seu aniversário de 10 anos com uma estrutura imersiva e atrações de peso, como Âme Live, Cinthie, DJ Tennis, Hernan Cattaneo, Joseph Capriati, Kamilo Sanclemente, Kerri Chandler, Nina Kraviz, Patrice Bäumel, Simon Vuarambon e Vintage Culture. Além disso, o lineup também contempla a presença de artistas como Albuquerque, Badaro, Bakka, Bhaskar, Sarah Stenzel, Eli Iwasa, Enrico & Carmo, Jackson, Nezello e Zac.

Impacto no turismo local

O mapeamento da venda de ingressos do WDF alcança os cinco continentes e comprova a diversidade do público como uma das características do festival. Cerca de 60% dos compradores de entradas são de fora de Curitiba, boa parte estrangeiros, oriundos principalmente de países da América do Sul como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia. Entre os participantes de mais de 50 nacionalidades estão também turistas do Canadá, Suécia, Índia, Austrália, Portugal e Estados Unidos.

A realização do Warung Day Festival é considerada como uma data importante no calendário anual do mercado curitibano. Representa um aumento significativo na demanda por hospedagem, restaurantes, lojas e serviços em geral. E coloca a capital do Paraná, reconhecida como um polo de música eletrônica, na rota dos grandes festivais musicais do país. “A Secretaria de Turismo de Curitiba reconhece o festival como um dos principais atrativos para turistas internacionais. A estrutura e o atendimento oferecidos pela cidade são reconhecidos como de alto padrão, contribuindo para que os visitantes se apaixonem pela cidade. E a parceria com empresas locais e o apoio da Prefeitura são fundamentais para o sucesso do evento”, comenta Luis Gustavo Zagonel.

Neste ano, pelo fato de ser realizado no feriadão de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o potencial turístico do WDF tem tudo para ser inflado. “Por ser realizado na semana do feriado, temos certeza de que o festival entrará ainda mais na programação de fãs de diversas partes do país. Queremos envolver ao máximo a cidade de Curitiba, que é uma capital com potencial de turismo incrível, no clima do evento. Para isso, deveremos ter diversas atrações e programações paralelas, que serão lançadas em breve”, completa Jejê.

A 10ª edição do Warung Day Festival será realizada no dia 03 de maio, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis no site www.warungdayfestival.com e nas bilheteiras Blueticket e Ingresse. Mais informações nos perfis oficiais do evento nas redes sociais: @warung_dayfestival (Instagram) e @warungfestival (Facebook).

Esquenta Coolritiba: Arte Cool tem primeira edição na Ópera de Arame dias 14 e 15 de maio

Com Duquesa, Rodrigo Alarcon, Mariana Nolasco e mais, grafite, projeções, obras colaborativas e muita cultura urbana, transformarão o espaço em uma galeria viva. Ingressos à venda pelo site

Mariana Nolasco, Rodrigo Alarcon e Duquesa/Divulgação

Quem achava que um dia de Coolritiba era pouco, esse ano vai poder curtir um pré épico. Nos dias 14 e 15 de maio, a Ópera de Arame se tornará uma galeria viva na primeira edição do Arte Cool, extensão criativa do Festival Coolritiba. Com shows, batalha de rimas, break dance, grafite e mais, o evento tem como foco artes visuais, performances, manifestações artísticas urbanas e claro, muita música com nomes como Duquesa, Mariana Nolasco, Rodrigo Alarcon e mais. Ingressos à venda pelo site www.diskingressos.com.br

O evento propõe o conceito “Ressignificar o urbano. Transformar o comum.” A proposta é levar a arte como ferramenta de ocupação criativa e expressão coletiva, valorizando a cultura do reuso, o olhar para o cotidiano e a potência da arte feita a partir do que já existe.

“O Arte Cool é mais do que um evento: é a criação de uma nova possibilidade de consumo da arte, acessível e inédita. Faz parte do nosso compromisso, como criadores do Festival Coolritiba, de ampliar as possibilidades culturais da cidade. Acreditamos que Curitiba merece viver experiências diversas, criativas e urbana”, afirma Bruno Neves, sócio da SEVENX e um dos idealizadores do projeto.

Line up

A Banda Mais Bonita da Cidade, Rodrigo Alarcon, Mariana Nolasco, Pecaos e Duquesa.

Fazem parte do coletivo Arte Cool os artistas: Bolacha (artista urbano), Prosa (artista urbano), Neto (artista visual), Cris Pagnoncelli (artista visual), Adine Delavie (artista visual), Michael Devis (artista urbano). A mostra reúne instalações, grafite, projeções e obras colaborativas criadas por artistas que transformam objetos urbanos em arte viva.
“Nosso objetivo é criar uma galeria viva, que una arte, música e manifestações urbanas de forma acessível e impactante. O espaço urbano é nossa matéria-prima, e a criação coletiva é o que torna tudo possível”, comenta Gian Zambon, sócio da SEVENX e um dos idealizadores do projeto.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e ClearCorrect, com realização do Governo Federal, patrocínio da Neodent, Mili e Sanepar.

Acompanhe as novidades em
www.instagram.com/artecoolx

Saiba mais sobre a SEVENX
Com mais de 15 anos de atuação no mercado cultural e artístico, a Seven Experience se consagra como uma das principais empresas de entretenimento do país, tendo em sua agenda os melhores e maiores eventos do Brasil, sendo referência em inovação e organização. Instalada em Curitiba, a SEVENX já desenvolveu mais de 1.600 eventos entre exposições, shows, turnês, feiras e eventos esportivos em diversas regiões do Brasil.

No portfólio, produções de nomes como Metallica, Coldplay, Bruno Mars, Foo Fighters, Red Hot Chilli Peppers, Bon Jovi, Maroon 5, Green Day, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Katy Perry e Andrea Bocelli. Entre os nomes nacionais, Roberto Carlos, Caetano Veloso e Maria Bethânia, Henrique e Juliano, Sandy e Junior, Ivete Sangalo e Marisa Monte; os espetáculos Cirque Du Soleil, Circo da China e Disney On Ice; musicais infantis da Disney; simpósios e eventos exclusivos como Footecon e Risológico; o maior evento de tecnologia e cultura pop do sul do Brasil, Geek City; o Festival Coolritiba, entre muitos outros.T

SERVIÇO
Arte Cool 2025
Data: 14 e 15 de maio de 2025
Local: Ópera de Arame (R. João Gava, 920 - Abranches, Curitiba - PR, 82130-010)
Valor: promocionais para o meio artístico de R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira). Ingressos gerais a R$ 40 (meia) e R$ 80(inteira).
Vendas somente pelo site www.diskingressos.com.br
MEIA-ENTRADA
De acordo com as leis estaduais e federais, terão direito ao benefício da meia-entrada:

- Estudantes do território nacional de instituições públicas ou privadas da Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Superior, Especialização, Mestrado, Doutorado e Educação Especial;
-Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário;
-Jovens de 15 a 29 anos de idade comprovadamente de baixa renda;
-Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
-Doadores regulares de sangue registrados no hemocentro e banco de sangue de hospitais do Estado;
- Portadores de câncer;
- Professores e profissionais da educação da rede de ensino pública e particular;
- Reforçando o compromisso com a responsabilidade social, as pessoas vacinadas com 2 ou mais doses contra a COVID-19 terão direito a ½ entrada;
MEIO ARTÍSTICO
- Estudantes de teatro e artistas profissionais.
- Artistas urbanos

Festival “É no choro que eu vou” vai espalhar música pela cidade

Evento vai promover durante seis dias mais de 30 shows em Curitiba

O Dia Nacional do Choro foi criado em 23 de abril do ano 2000, em homenagem a data de nascimento de Pixinguinha – um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Dezesseis anos depois, as comemorações se estendem em Curitiba com a realização do Festival É no Choro que Eu Vou para celebrar o mestre e, ao mesmo tempo, fortalecer e difundir o choro em Curitiba. O evento, que completa dez anos, foi idealizado pelos músicos Clayton Rodrigues, Jonas Lopes, João Luis Rodrigues, Marcela Zanette e pelo designer gráfico Renato Próspero. O Festival - que este ano homenageia a memória do maestro, músico e compositor Radamés Gnattali -, acontece a partir da próxima terça-feira (22) e se estende até domingo (27) em vários pontos da cidade. Durante seis dias serão realizadas mais de 30 rodas de choro com dezenas de músicos da cidade que vão realizar apresentações gratuitas e pagas, oferecendo a oportunidade do público conhecer o passado, o presente e o futuro de um dos gêneros musicais mais importantes do Brasil.
Entre as atividades programadas para o Festival É no Choro que Eu Vou estão rodas de choro, lançamento do disco do grupo Choro Cruzado, palestra sobre Radamés Gnattali, com seu sobrinho Roberto Gnattali (que foi o primeiro coordenador do Conservatório de MPB de Curitiba), mostra de composições e a 5ª edição do Encontro de Choro da Unespar. O festival também convida instrumentistas de outras cidades para uma troca de experiências entre os músicos e o público de Curitiba. Este ano nomes importantes do choro nacional vão participar da programação. Além do maestro Roberto Gnattali (RJ), estão confirmados o flautista Toninho Carrasqueira (SP), o Duo Mitre (MG), o violonista Carlinhos 7 Cordas (RJ) e o grupo Choro Mulheril (SC).
O Festival acontece em vários pontos de Curitiba como Teatro Paiol, Ópera de Arame, Capela Santa Maria, Conservatório de MPB, na Feirinha do Largo da Ordem e em vários bares e restaurantes da cidade, nos horários mais variados.
Entre 2016 e 2023, o festival foi realizado em Curitiba, contando com apoio do Mecenato Subsidiado em duas edições, do SESI Cultura e, em alguns anos, sendo produzido de forma independente. Ano passado, em sua 9ª edição, o projeto foi contemplado pelo PROFICE e tornou-se itinerante, passando pelas cidades de Antonina, Morretes e Tibagi. Ao longo de sua trajetória, o festival É no Choro que Eu Vou já prestou homenagens a ícones como Pixinguinha, Wilson Moreira, Paulinho da Viola, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho.
Em 2025, o festival retorna a Curitiba para celebrar a genialidade de Radamés Gnattali (1906 – 1988) que foi um dos maiores responsáveis pela diluição das fronteiras entre erudito e popular no Brasil. Gnattali foi pianista, compositor, arranjador e maestro. Atuou em praticamente todos os terrenos: deixou larga obra sinfônica e camerística e foi um dos mais importantes arranjadores brasileiros, com pelo menos cinco décadas de atuação na música popular, marcando gerações com sua versatilidade e influência no choro, no samba e na música sinfônica. Seu legado inclui cerca de 300 peças, entre solos para piano e violão, música de câmara e obras sinfônicas.
O principal objetivo do Festival É no Choro que Eu Vou é divulgar o choro, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil (IPHAN, 2024), por meio de apresentações em espaços públicos, teatros e bares. Muitas dessas apresentações terão entrada gratuita, enquanto outras contarão com ingressos a preços populares (R$10 e R$5), garantindo que um grande número de espectadores tenha acesso a essa música de inegável importância histórica e cultural.
O Festival É no Choro que Eu Vou – Um Sarau para Radamés celebra a tradição do choro, conectando o público a esse patrimônio da música brasileira. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Edital 251/2022 – Mecenato Subsidiado, com incentivo do Positivo. Se alguém perguntar onde estou, diga que "É no Choro que Eu Vou"! Viva o Choro!

SERVIÇO: Festival 2025- Um Sarau para Radamés

Assessoria de Imprensa:
RB – Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne – (41) 99145-7027
APRESENTAÇÕES:

DIA 22/04 – TERÇA-FEIRA
12:40
Duo Pau e Corda com Thiago Saraiva (flauta transversal) e Fernando Vahia (violão)
Ópera de Arame- Vale da Música (R. João Gava, 920 – Abranches)
Entrada: R$15 e R$7,50

20:00
Lançamento do álbum: Choro Cruzado comLucas Melo (violão), Marcela Zanette (flautas), Otto Lenon (percussão), Rodrigo Milek (clarinete e clarone) e Victor Romero (cavaquinho)
Participações: Lauro Ribeiro (trombone) e Marcílio Lopes (bandolim)
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho)
Entrada: livre

21:00
Daniel Migliavacca (bandolim) e André Ribas (acordeon)
Local: Don Max
Endereço: Rua Tenente Max Wolf Filho, 37 - Água Verde
Entrada:R$20

23/04 QUARTA-FEIRA
12:00
Feijoada para Pixinguinha e São Jorge
Roda de Choro: Regional do Azevedo com Leonardo dos Santos (harmônica), Mateus Azevedo (pandeiro), Matias Cherem (violão), Local: Na Casa Delas (R. Paulo Graeser Sobrinho, 332 - São Francisco)
Entrada: R$10 e R$5

12:40
Jota Soares (clarinete) e Gabriela Napolitano (violão)
Ópera de Arame- Vale da Música (R. João Gava, 920 – Abranches)
Entrada: R$15 e R$7,50

17:00
Bate papo com Roberto Gnattali
Mediação: Osmário Estevam Júnior
Local: Auditório Sede Tiradentes Unespar / Embap (R. Saldanha Marinho, 131 – Centro)
Entrada: livre

20:00
Conjunto Choro e Seresta convida Toninho Carrasqueira (flauta transversal) com Clayton Rodrigues (flauta transversal), João Luis Rodrigues (pandeiro), Lucas Melo (violão), Lucas Miranda (cavaquinho) e Marcos Aurélio Almeida (trompete)
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho)
Entrada: R$10 e R$5

21:00
Roda de Choro: Cláudio Fernandes (violão), Gabriela Bruel (pandeiro) e Tiago Portella (cavaquinho)
Local: Sambiquira (R. Visconde do Rio Branco, nº 1199)
Entrada: livre

24/04 - QUINTA-FEIRA
12:40
Akaîu quarteto com Catarina Liesenberg(clarinete), Júlia Nagel (bandolim e violino), Matias Cherem (violão) e Maurílio Oliveira (pandeiro)
Ópera de Arame- Vale da Música (R. João Gava, 920 – Abranches)
Entrada: R$15 e R$7,50

18:00
Roda de Choro do Conservatório
Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão) convidam Carlinhos Sete Cordas (violão)
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 - São Francisco)
Entrada: livre

20:00
“Um bandolim para Radamés” com Daniel Migliavacca (bandolim), Lucas Melo (violão 7 cordas), Lucas Miranda (cavaquinho), Luciano Lima (violão), Luís Rolim (pandeiro) e Rafael Iravedra (violão)
Regência: Roberto Gnattali
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Entrada: R$10 e R$5

21:00
Roda de Choro: João Egashira (violão), Marcílio Lopes (bandolim), Renan Bragatto (acordeon) e Ricardo Salmazo (pandeiro)
Local: Sambiquira (R. Visconde do Rio Branco, nº 1199)
Entrada: livre

25/04 - SEXTA-FEIRA
12:40
Helena Passos Trio com Helena Passos (violino), Marcos Zimmer(violão) e Maurílio de Oliveira (pandeiro)
Ópera de Arame- Vale da Música (R. João Gava, 920 – Abranches)
Entrada: R$15 e R$7,50

V Encontro de Choro da UNESPAR
17:00
Apresentação da Prática em Conjunto- Professor: Marcílio Lopes
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS (R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro)
Entrada: livre

20:00
Renan Bragatto interpreta Radamés com Renan Bragatto (piano), Denis Mariano (bateria), Luís Rolim (percussão). Luiz Ivanqui (violão e cavaquinho), Wagner Bennert (contrabaixo acústico
Local: Teatro do Memorial (R. Claudino dos Santos, 79 – Centro)
Entrada: R$10 e R$5

21:00
Roda de Choro: Bruno Patrício (saxofone), Jonas Lopes (violão), Lucas Miranda (cavaquinho) e Ricardo Salmazo (pandeiro)
Local: Sambiquira (R. Visconde do Rio Branco, nº 1199)
Entrada: livre

26/04 - SÁBADO
10:00
Regional Simplicidade com Guilherme Villela (bandolim), Gustavo Gorla (violão), Nycolas Horn (pandeiro), Wellington Filho (cavaquinho)
Ópera de Arame- Vale da Música (R. João Gava, 920 – Abranches)
Entrada: R$15 e R$7,50

11:00
Roda de Choro: Regional É NO CHORO QUE EU VOU com Clayton Rodrigues (flauta transversal), João Luis Rodrigues (pandeiro), Jonas Lopes (bandolim), Lucas Melo (violão), Lucas Miranda (cavaquinho), Luis Rolim (percussão), Marcela Zanette (flauta transversal) e Rodrigo Milek (clarinete)
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 - São Francisco)
Entrada: livre

12:00
Feijoada no Otelo com Khaoe Rocha (bandolim), Matias Cherem (violão), Silvia Rolim (flauta transversal)
Local: Bar Otelo (Al. Carlos de Carvalho, 625 – Centro)
Entrada: livre

13:00
Feijoada no Sambiquira
Choro Cruzado – com Lucas Melo (violão), Marcela Zanette (flautas), Otto Lenon (percussão), Rodrigo Milek (clarinete e clarone) e Victor Romero (cavaquinho)
Local: Sambiquira (R. Visconde do Rio Branco, nº 1199)
Entrada: livre

16:00
Choro de Sábado
Local: Janaíno Vegan (R. Doutor Claudino dos Santos, 50, Centro)
Entrada: livre

20:00
Rodeando
Duo Mitre: Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e pandeiro)
Teatro do Memorial (R. Claudino dos Santos, 79 – Centro)
Entrada: R$10 e R$5

21:00
Roda de Choro com o Conjunto Albertina com Igor Alencastro (cavaquinho), Jheannyto de Paula (percussão), Khaoe Rocha (bandolim), Matias Cherem (violão), Silvia Rolim (flauta transversal), Thatá Medeiros (pandeiro)
Brasileirinho Bar (R. Mateus Leme, 67 - São Francisco)
Entrada: R$10

21:00
Porque o Samba Merece- com Daniel Migliavacca (bandolim), André Prodóssimo (baixo), Fábio Melo (Sax/flauta), Lucas Melo (violão 7 cordas), Luís Rolim (bateria)
Quintal do Almirante (R. Almirante Gonçalves 2045, Água Verde)
Entrada: R$50

27/04 - DOMINGO
10:00
Conjunto Choro e Seresta convida Luis Barcelos (bandolim) – com Clayton Rodrigues (flauta transversal), João Luis Rodrigues (pandeiro), Lucas Melo (violão), Lucas Miranda (cavaquinho) e Marcos Aurélio Almeida (trompete)
Feira do Largo da Ordem (Praça Garibaldi, s/n - São Francisco)
Entrada: livre

11:30
Domingo ONZE E MEIA- Regional Roseira com Beatriz Schneider (violão), Dayane Naeser (saxofone), Gisele Fontoura (cavaquinho), Sílvia Rolim (flauta transversal), Thatá Medeiros (pandeiro)
Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 - São Francisco)
Entrada: livre

12:40
Osmário Jr. Trio com Leandro Teixeira (pandeiro), Marcelo Teixeira (violão) e Osmário Jr. (trombone)
Ópera de Arame- Vale da Música (R. João Gava, 920 – Abranches)
Entrada: R$15 e R$7,50

13:00
Roda de Choro com Jonas Lopes (bandolim), João Luis Rodrigues (pandeiro), Lucas Melo (violão)
Brasileirinho Bar (R. Mateus Leme, 67 - São Francisco)
Entrada: R$10

17:00
Mostra de Composições - Alisson Amador, Bernardo Diniz, Camila Silva e Leo Matheus, Daniel Migliavacca, Eduardo Camargo, Gustavo Gorla, Leandro Machado e Luis Barcelos
Apresentação: Julião Boêmio
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Entrada: livre

19:00
Choro Mulheril com Angela Coltri (flauta transversal), Natália Livramento (violão) e Thayan Martins (pandeiro)
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Entrada: R$10 e R$5

20:00
Roda de Choro com Emano Choro com Cesar Matoso (sax e flauta) , José Luiz Santos Martins(pandeiro) , Marcos Zimmer (violão)
Brasileirinho Bar (R. Mateus Leme, 67 - São Francisco)
Entrada: R$10

V ENCONTRO DE CHORO DA UNESPAR
Local: Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP - Campus Curitiba I – Unespar (R. Barão do Rio Branco, 370, Centro)

DIA 22/04 – TERÇA-FEIRA
08:00- 09:00
Cavaquinho- (Camarim 1)
Professor: Victor Romero
Violões- (Camarim 2)
Professora: Beatriz Schneider

9:00- 10:00
Solistas- (Camarim 1)
Professor: Rodrigo Milek
Percussão - (Camarim 2)
Professor: Otto Lenon

10:00- 12:00
Prática em Conjunto- (Auditório da EMBAP)
Professor: Marcílio Lopes
Inscrições: https://forms.gle/PvZGtTAUHN5xPyEWA

23/04 - QUARTA-FEIRA
08:00- 09:00
Cavaquinho- (Camarim 1)
Professor: Victor Romero
Violões- (Camarim 2)
Professora: Beatriz Schneider

9:00- 10:00
Solistas- (Camarim 1)
Professor: Rodrigo Milek
Percussão - (Camarim 2)
Professor: Otto Lenon

24/04 - QUINTA-FEIRA
08:00- 09:00
Cavaquinho- (Camarim 1)
Professor: Victor Romero
Violões- (Camarim 2)
Professora: Beatriz Schneider

9:00- 10:00
Solistas- (Camarim 1)
Professor: Rodrigo Milek
Percussão - (Camarim 2)
Professor: Otto Lenon

10:00- 12:00
Prática em Conjunto- (Auditório da EMBAP)
Professor: Marcílio Lopes

17:00
Roda de conversa: Experiências profissionais e acadêmicas na Música
Local: Auditório Sede Tiradentes Unespar / Embap (R. Saldanha Marinho, 131 – Centro)
Entrada: livre

25/04 - SEXTA-FEIRA
10:00- 12:00
Prática em Conjunto- (Auditório da EMBAP)
Professor: Marcílio Lopes

V Encontro de Choro da UNESPAR
17:00
Apresentação da Prática em Conjunto- Professor: Marcílio Lopes
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS (R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro)
Entrada: livre

Semana eclética no Jokers

Música celta, world music, e a primeira edição um festival de rock e suas vertentes. Esse é o resumo da semana musical do Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico) a casa mais eclética de Curitiba. A agenda começa na terça (15) com o duo Awallonia com o melhor da música celta. Na quarta (16), tem o Duo World Music com a cantora Gabi Terzian e Gegê Félix com um repertório cheio de surpresas sonoras. Quinta (16), véspera de feriado, acontece a primeira edição do Monster Session Festival, que contará com cinco bandas locais com um trabalho autoral sólido, que transitam pelo rock e suas vertentes. São elas: Corta-Febre. Low Tide Riders, Grotesco, River Rise Band e Macumbazilla. Sexta-feira Santa (18) a casa não abre. E no sábado (19) tem apresentação da banda Catstorm com participação especial do DJ Zi.
Monster Session Studio
A primeira edição do Monster Session Festival vai apresentar cinco atrações locais. Para o organizador do evento, Eigon Pirolo, o público é o grande protagonista do Festival. “No momento histórico musical atual, onde o virtual toma cada vez mais espaço na vida das pessoas, nunca foi tão importante para uma banda o contato presencial com o público e a troca de energia real que uma apresentação ao vivo proporciona”, destaca.
O line-up do festival é formado pelas bandas:
Corta-Febre – é uma banda que não tem a pretensão de soar de uma única forma, com influências que vão do reggae e ska ao hardcore e metal.
Low Tide Riders - formada em 2017, segue sua trajetória de inovação musical, mesclando influências setentistas com afinações baixas, camadas densas, melodias marcantes e sing alongs.
Grotesco – banda de Horror Punk, que completa 30 anos de história, irá comemorar a data apresentando músicas de seu álbum “Sorriso Tetânico”, lançado em 2006.
River Rise Band - formada em 2020, flerta com o Hard Rock e o Classic Rock, na melhor combinação bateria, baixo, guitarra e vocal.
Macumbazilla - formada no ano de 2012, apresenta um som maduro e coeso, destilando riffs pesadíssimos, vocais carregados de melodias e uma cozinha bastante precisa e robusta.
Conhecida por abrigar vários gêneros musicais – a tradicional casa noturna de Curitiba comemora 24 anos de atividade, e apresenta uma variedade de atrações tanto no salão principal quanto no seu palco principal. Os lugares são limitados, com reservas antecipadas pelo telefone (41) 3324-2351.
A abertura do Jokers é às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 21h nos sábados, com os shows iniciando às 19h30. A casa oferece o Happy Jokers das 18h. até as 20h30 com mais de 100 produtos com 50% de desconto. De quinta a sábado o cliente pode utilizar o estacionamento Gralha Azul – ao lado do Jokers que fica aberto durante o funcionamento da casa.
Confira a programação até o dia 19 de abril:

TERÇA 15 ABR, 20 horas– Terça Celta. Duo Awallonia com Carlos Simas e Iris Knopfholz- Músicas típicas do folclore celta e seus agregados. Ingressos R$10.

QUARTA 16 ABR, 20 horas– Duo World Music formado por Gabi Terzian e Gegê Felix – que traz um repertório com muitas surpresas sonoras. Ingressos R$10 – a partir das 20 horas.

QUINTA 17 ABR, 20 horas– Festival Monster Session Festival – evento na sua primeira edição vai reunir cinco bandas locais com um trabalho autoral sólido, que transitam pelo rock e suas vertentes. São elas: Corta-Febre. Low Tide Riders, Grotesco, River Rise Band e Macumbazilla. Ingressos antecipados R$35 pelo link: goingressos.com.br/evento/monster-session-festival

SEXTA 18 ABR, 20 horas– Sexta-feira Santa. Bar fechado.

SÁBADO 19 ABR, 22 horas – Catstorm – Apresentação da banda. No repertório clássicos do rock. Participação especial: DJ Zi. Ingressos R$20 – a partir das 21 horas.
Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro Histórico.
Reservas e informações: (41) 3324-2351. www.jokers.com.br
Atenção: de quinta a sábado o estacionamento Gralha Azul - ao lado do Jokers estará atendendo durante o funcionamento da casa.

Festival Coolritiba reúne Caetano Veloso, Liniker, Matuê, João Gomes, CPM 22 e mais na Pedreira Paulo Leminski

Arte, cultura urbana, experiências radicais e muito amor encontram o som dos maiores nomes da música, que sobem ao palco no dia 17 de maio, em Curitiba

Divulgação/Pleno Fotografia
Para mais fotos, clique aqui.

O festival mais cool do Brasil está de volta, com espaço cativo na agenda dos apaixonados por música. No dia 17 de maio de 2025, o Festival Coolritiba invade a Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame, em Curitiba, com arte, moda, cultura urbana, adrenalina e claro, o melhor da música com um line-up épico, com nomes como Caetano Veloso, Liniker, Matuê, João Gomes, Baco Exu do Blues, CPM 22 e mais. Ingressos a venda no site oficial coolritiba.art.br.

A partir do dia 12 de abril, começou a funcionar a Bilheteria Oficial do evento no piso L4 do Shopping Mueller. O espaço temático do festival conta com venda de ingressos sem taxas, informações sobre o festival, venda de produtos oficiais da marca e intervenções dos artistas visuais Bolacha, Prosa, Neto, Eloa e Adine Delavie, que levam obras únicas e vibrantes, buscando envolver o público em uma experiência imersiva e reflexiva.

Chegando em sua sétima edição, o Coolritiba já é consagrado como um dos melhores festivais do país. Com realização da Seven Experience e patrocínio Mili, o evento repete a parceria de sucesso e traz Budweiser como cerveja oficial.

Line-up 2025 - Caetano Veloso, Liniker, Matuê, João Gomes, Baco Exu do Blues, CPM 22, Fresno, Maneva, BK’, Os Garotin, Jovem Dionísio, Yago Oproprio, 5 Aseco, Terno Rei, Mariana Aydar, Rubia Divino, Dow Raiz, Bidesão, Crizin da Z.O., Terraplana, Klüber e Tangerim.

A injeção de adrenalina para tornar tudo ainda mais inesquecível - O festival também retorna com experiências como a tirolesa que atravessa a frente do palco principal e a Skyfall. Valorizando a cultura regional, o evento também traz uma exposição de moda autoral local, além de diversas intervenções artísticas e ativações de marca.

Ingressos para todos os gostos

Pista: Acesso a todos os palcos e áreas públicas do evento, exceto áreas exclusivas de Camarote e Cool Experience.
Camarotes: Acesso exclusivo, Piso elevado, Parcialmente coberto, bwc privativo, acesso a frente do Cool Stage e bar de drinks. Acesso a área de camarotes do Super Cool (Ópera de Arame).
Cool Experience: Open bar de Cerveja, Água, Refrigerante, Vodka(Premium), Whisky (Premium)e Gin(Premium). Benefícios: Acesso exclusivo, Piso elevado, Parcialmente coberto, acesso a frente do Cool Stage, Experiências diversas, Praça de Alimentação Exclusiva, Banheiros Exclusivos. Acesso a área de camarotes do Super Cool (Ópera de Arame).

O Coolritiba é um dos únicos eventos de grande porte no Brasil que possui 100% dos gases compensados, ação realizada desde a primeira edição do festival.

Reafirmando o compromisso com as causas sociais, o festival promove o ingresso solidário para a edição de 2025, oferecendo 40% de desconto no valor cheio do ingresso, válido para quem levar 1 quilo de alimento não perecível no dia do festival. O desconto não é cumulativo com outras promoções. A arrecadação será doada para instituições selecionadas e divulgada posteriormente.

Além dessa iniciativa, a organização também adota uma série de medidas para garantir a sustentabilidade do festival, entre elas estão: reciclagem do lixo gerado no evento, disponibilização de lixeiras adequadas para a separação do lixo, cenografia feita com material reciclado e copos reutilizáveis. Para completar, a água no festival é gratuita a todos desde a primeira edição, diminuindo o consumo de garrafas e galões plásticos, além de garantir a hidratação do público.

Cool Store - Copos, bonés, óculos de sol, cangas, canudos ecológicos e ecobags são alguns dos produtos oficiais do evento que estarão à venda em um dos pontos mais movimentados do evento: A Cool Store. Além disso, estarão disponíveis também produtos de parceiros do festival.

Saiba mais sobre a Seven Experience

Com mais de 15 anos de atuação no mercado cultural e artístico, a Seven Experience se consagra como uma das principais empresas de entretenimento do país, tendo em sua agenda os melhores e maiores eventos do Brasil, sendo referência em inovação e organização. Instalada em Curitiba, a SEVENX já desenvolveu mais de 1.600 eventos entre exposições, shows, turnês, feiras e eventos esportivos em diversas regiões do Brasil.

No portfólio, produções de nomes como Metallica, Coldplay, Bruno Mars, Foo Fighters, Red Hot Chilli Peppers, Bon Jovi, Maroon 5, Green Day, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Katy Perry e Andrea Bocelli. Entre os nomes nacionais, Roberto Carlos, Caetano Veloso e Maria Bethânia, Henrique e Juliano, Sandy e Junior, Ivete Sangalo e Marisa Monte; os espetáculos Cirque Du Soleil, Circo da China e Disney On Ice; musicais infantis da Disney; simpósios e eventos exclusivos como Footecon e Risológico; o maior evento de tecnologia e cultura pop do sul do Brasil, Geek City; o Festival Coolritiba, entre muitos outros.
Para mais informações sobre o Festival Coolritiba, acesse:
http://coolritiba.art.br
http://www.facebook.com/festivalcoolritiba
https://www.instagram.com/festivalcoolritiba/

SERVIÇO
Festival Coolritiba 2025
Data: 17 de maio de 2025
Local: Pedreira Paulo Leminski - Rua João Gava, 970 - Curitiba/PR
Horário: a partir das 11h30
Valor: Primeiro lote à partir de R$ 220,00 + Taxas
Vendas pelo site oficial http://coolritiba.art.br
MEIA-ENTRADA
De acordo com as leis estaduais e federais, terão direito ao benefício da meia-entrada:

- Estudantes do território nacional de instituições públicas ou privadas da Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Superior, Especialização, Mestrado, Doutorado e Educação Especial;
-Pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário;
-Jovens de 15 a 29 anos de idade comprovadamente de baixa renda;
-Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
-Doadores regulares de sangue registrados no hemocentro e banco de sangue de hospitais do Estado;
- Portadores de câncer;
- Professores e profissionais da educação da rede de ensino pública e particular;
- Reforçando o compromisso com a responsabilidade social que o Coolritiba tem, as pessoas vacinadas com 2 ou mais doses contra a COVID-19 terão direito a ½ entrada;

Três talentosas bandas tributos, rememoram a clássica noite da santíssima trindade do rock brasileiro no Jokers Pub.

TITÃS, BARÃO VERMELHO e PARALAMAS DO SUCESSO!

Esse grande encontro das maiores bandas de rock brasileiras dos anos 80 aconteceu na Pedreira Paulo Leminski no aniversário dos 300 anos de Curitiba!

Noite inesquecível aliás, na melhor fase das três bandas brasileiras em um momento onde o Rock era a música das ruas e FM's, música essa que embalou mais de quatro gerações e que ainda seguem essas bandas e suas carreiras.

No dia 03/05 CWBichos, Veraneios e Paralelos do Sucesso farão uma noite inesquecível, com suas versões tributos mais importantes da cena local rememorando essa noite mágica! No repertório, clássicos das três bandas com interpretações impecáveis.

Imperdível!!
Convites antecipados no link abaixo; atenção, segundo lote já esgotando! Garanta seu acesso!

https://goingressos.com.br/evento/tributo-ao-rock-nacional

Serviço:
Tributo ao Rock Nacional
CWBICHOS (Titãs)
@bandacwbichos
VERANEIOS (Barão Vermelho)
@veraneiosrockbrasil
PARALELOS DO SUCESSO (Paralamas do Sucesso)
@osparalelosdosucesso

Local: Jokers Pub
Rua São Francisco, 164
Curitiba PR
(41) 3324-2351

Horário de Início: 21h

O curitibano Alexandre França retorna aos palcos da capital após 6 anos

França vem com o show de lançamento de seu EP “Canções para afastar o mau-olhado”, com participação especial de Nati Bermúdez, dia 15, no Wonka, com entrada franca

Um dos nomes de destaque da cena de compositores da cidade, Alexandre França volta aos palcos da cidade para uma única apresentação no Wonka bar, dia 15 (terça), após um hiato de seis anos, dentro do projeto Porão Loquax.

No show, França vai mostrar seu repertório novo, misturado à alguns clássicos de seu repertório, como “Inverno” e “Mercadoramama”. Ao seu lado no palco estarão os músicos Mauro Castilhos (percussão), Cláudio Rombauer (baixo) e Gilson Fukushima (guitarras), além da participação especial de Nati Bermúdez.

“O Porão Loquax é um evento realizado pelo Wonka Bar, especialmente dedicado à poesia. Então, na ocasião, além das canções novas, vou declamar alguns poemas de minha autoria, além de relembrar algumas melodias e fatos do passado”, adianta o músico.

A entrada é gratuita e a casa abre às 20h.

Com quatro álbuns gravados (entre eles o “Música de Apartamento”, considerado um dos melhores da discografia curitibana), o artista afirma que se ausentou dos palcos para cumprir um percurso acadêmico que começou com um mestrado na USP em Artes Cênicas, e terminou agora com o seu Doutorado na UNICAMP em Teoria e História Literária. “Tomou todo meu tempo. Era difícil compor nessa época. Logo que terminei minhas obrigações, a inspiração retornou naturalmente”.

Ele conta que a inspiração para as quatro canções do EP, veio da época da pandemia: “estávamos todos enclausurados. Como a pandemia veio sem avisar, me veio a ideia de retomar o misticismo por um outro viés mais irônico. Aquele misticismo que nos ajuda a justificar de uma forma ou de outra o nosso cotidiano por vezes medíocre”, brinca. Os nomes das faixas também são peculiares: “O som do SAMU”, “Rua XV”, “Satanáries” e “O anti-amor”. Essa última tem a participação da cantora e compositora Nati Bermúdez. “Conheço a Nati desde a época da banda Sincopé, da qual ela fazia parte. É, pra mim, uma das maiores aqui do Paraná”.

A produção ficou por conta de Gilson Fukushima, que também toca as guitarras e os baixos nas faixas. A percussão, bem como os marcados grooves de pandeiro, foi tocada por Vina Lacerda. As faixas já estão disponível nas plataformas de streaming.

Para conhecer o artista: https://open.spotify.com/album/5sWxzMIpxUydp9cb9rEyej?si=qsaZpwYrS1Gf-Jta2JWM4g

SERVIÇO:
Canções para afastar o mau-olhado – Alexandre França
Dia 15/04 (terça-feira), a partir das 21h
Wonka bar (R: Trajano Reis, 326

WDF, principal evento de música eletrônica do Brasil, celebra 10 Anos com edição histórica em Curitiba

O Warung Day Festival vai reunir gerações e projeta o futuro entre os maiores festivais de música do mundo; pela primeira vez o evento será realizado durante um feriadão, com a promessa de movimentar a capital paranaense com milhares de turistas

CURITIBA, 11/04/2025 - Evento de música eletrônica mais conceituado do Brasil, referência internacional e chamado de “melhor dia do ano” pelos fãs do gênero, o Warung Day Festival chegará em sua 10ª edição neste ano de 2025. Na Pedreira Paulo Leminski e na Ópera de Arame, dois cartões-postais de Curitiba (PR), o WDF vai celebrar uma década de êxito no próximo dia 3 de maio, um sábado, com atrações em três palcos diferentes e 12 horas ininterruptas de festa, das 13h à 1h.

“O Warung Day Festival é um evento independente, com DNA brasileiro, original, e criado em Curitiba. Começamos do nosso jeito, do zero e, felizmente, podemos dizer que chegamos a dez edições no auge. Até então, foram nove anos com um crescimento constante de público, reunindo diferentes gerações e pessoas do mundo inteiro”, diz Gustavo Conti, sócio e idealizador do WDF ao lado de Luis Gustavo Zagonel, Patrik Cornelsen, Carlos Civitate (Jejê) e Gustavo Rassi.

Reconhecido por sua capacidade de reunir gerações e movimentar a cena musical curitibana, com uma audiência internacional crescente, o WDF chegará ao seu aniversário de 10 anos com uma estrutura imersiva e atrações de peso, como Âme Live, Cinthie, DJ Tennis, Hernan Cattaneo, Joseph Capriati, Kamilo Sanclemente, Kerri Chandler, Nina Kraviz, Patrice Bäumel, Simon Vuarambon e Vintage Culture. Além disso, o lineup também contempla a presença de artistas como Albuquerque, Badaro, Bakka, Bhaskar, Sarah Stenzel, Eli Iwasa, Enrico & Carmo, Jackson, Nezello e Zac.

Impacto no turismo local

O mapeamento da venda de ingressos do WDF alcança os cinco continentes e comprova a diversidade do público como uma das características do festival. Cerca de 60% dos compradores de entradas são de fora de Curitiba, boa parte estrangeiros, oriundos principalmente de países da América do Sul como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia. Entre os participantes de mais de 50 nacionalidades estão também turistas do Canadá, Suécia, Índia, Austrália, Portugal e Estados Unidos.

A realização do Warung Day Festival é considerada como uma data importante no calendário anual do mercado curitibano. Representa um aumento significativo na demanda por hospedagem, restaurantes, lojas e serviços em geral. E coloca a capital do Paraná, reconhecida como um polo de música eletrônica, na rota dos grandes festivais musicais do país. “A Secretaria de Turismo de Curitiba reconhece o festival como um dos principais atrativos para turistas internacionais. A estrutura e o atendimento oferecidos pela cidade são reconhecidos como de alto padrão, contribuindo para que os visitantes se apaixonem pela cidade. E a parceria com empresas locais e o apoio da Prefeitura são fundamentais para o sucesso do evento”, comenta Luis Gustavo Zagonel.

Neste ano, pelo fato de ser realizado no feriadão de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o potencial turístico do WDF tem tudo para ser inflado. “Por ser realizado na semana do feriado, temos certeza de que o festival entrará ainda mais na programação de fãs de diversas partes do país. Queremos envolver ao máximo a cidade de Curitiba, que é uma capital com potencial de turismo incrível, no clima do evento. Para isso, deveremos ter diversas atrações e programações paralelas, que serão lançadas em breve”, completa Jejê.

A 10ª edição do Warung Day Festival será realizada no dia 03 de maio, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis no site www.warungdayfestival.com e nas bilheteiras Blueticket e Ingresse. Mais informações nos perfis oficiais do evento nas redes sociais: @warung_dayfestival (Instagram) e @warungfestival (Facebook).

Sucesso da Orquestra Ladies Ensemble, espetáculo sobre origens brasileiras volta ao palco

Um dos maiores sucessos de público da Orquestra Ladies Ensemble retorna aos palcos. O concerto “Origens”, que retrata as múltiplas culturas que formaram o Brasil e ajudaram a forjar o que hoje é chamado de brasilidade, tem única apresentação no Auditório Regina Casillo, neste sábado (12/4), às 18h30. A apresentação faz parte do Plano Anual do Solar do Rosário, que até o final de 2025 traz uma série de apresentações da orquestra, que é formada exclusivamente por mulheres.

O espetáculo é realizado pelo Ministério da Cultura e Centro Cultural Solar do Rosário, com suporte da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, Grasp, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose.

Os ingressos já estão à venda, a partir de R$ 15, no Disk Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/9389/12-04-2025/pr/curitiba/ladies-ensemble-origens

ORQUESTRA FEMININA

Fundada em 2009, em Curitiba, Ladies Ensemble é a primeira orquestra brasileira exclusivamente formada por mulheres. Desde 2020, tem como casa o auditório Regina Casillo, que faz parte da estrutura do Solar do Rosário, centro cultural mantido pela iniciativa privada e que desenvolve diversos projetos em áreas como música, artes plásticas e literatura.

Serão 22 musicistas no palco de “Origens”, acompanhadas de quatro músicos convidados – Abed Toukmaji (alaúde árabe), Anthony Corrêa Macêdo (fagote), Felipe Oresten (acordeon) e Murillo Da Rós (violão flamenco). A regência é de Alexandre Brasolim, a direção artística e musical de Fabiola Bach Akel e a coordenação geral, de Lucia Casillo Malucelli.

“Durante o espetáculo, várias etnias serão representadas pela arte do seu povo e por músicos de suas origens. Desde os povos originários à chegada dos imigrantes portugueses, espanhóis, árabes, italianos, alemães, ucranianos, poloneses. Uma seleção musical que nos leva pela história destas culturas”, sintetiza Lucia Casillo Malucelli.

BRASILIDADE NO PALCO

O repertório vai de música portuguesa até obras de Carlos Gomes, percorrendo muitas culturas e continentes, como explica a diretora Fabiola Bach Akel, fundadora da Ladies Ensemble. “Teremos música do norte da África, Síria e Itália, entre outras regiões que contribuíram para formar nosso país”.

O espetáculo não busca apresentar um documentário da história do país, mas celebrar de forma poética as influências de diferentes culturas na sua formação. “Utilizamos elementos da história e um pouco de licenças poéticas para criar uma leitura própria a partir destas referências”, comenta Fabiola.

A movimentação das imigrações participa do espetáculo metaforicamente e também fisicamente. “Os imigrantes vão se deslocar durante o concerto com ‘O Trenzinho do Caipira’ de Villa-Lobos”, exemplifica a musicista. “Músicas conhecidas do público se mesclam com montagens originais, enriquecendo a apresentação, que terá ainda outros efeitos complementares às obras, como por exemplo uma homenagem à cultura indígena brasileira”, conclui.

“Origens”, espetáculo da orquestra Ladies Ensemble

Quando: dia 12 de abril (sábado), às 18h30

Local: Auditório Regina Casillo

Endereço: Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba - PR

Ingressos: a partir de R$ 15, à venda no site:

Vendas: www.diskingressos.com.br/evento/9389/12-04-2025/pr/curitiba/ladies-ensemble-origens

O espetáculo é realizado pelo Ministério da Cultura e Centro Cultural Solar do Rosário, com suporte da Lei de Incentivo à Cultura.