DRINKS ORIENTAIS! ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE SAKE E SHOCHU

As duas bebidas alcoólicas tornaram-se conhecidas a partir da cultura oriental e hoje são famosas em muitos lugares do mundo; mas apesar da origem, ambas possuem particularidades. Para desvendar as principais diferenças entre as bebidas, a Azuma Kirin, marca de sakes com mais de 80 anos no Brasil lista as principais diferenças entre sake e shochu

Uma caipirinha de sake, por favor! A bebida oriental se tornou popular no Brasil e essa frase pode ser ouvida diariamente nos bares do país a fora. Mas tem uma outra bebida oriental, menos conhecida, que causa grande confusão na cabeça dos brasileiros: o shochu. A primeira desfruta de uma base de fãs por seu aroma frutado e delicado e sua capacidade de complementar uma variedade de alimentos; a segunda predomina o sabor do intenso e maior teor alcoólico.

E embora sejam bastante confundidas por quem ama drinks orientais, o sake e o shochu são muito diferentes em processos de produção e sabor, sem mencionar o volume alcoólico. De acordo com a Azuma Kirin, para realmente apreciar o sake, é bom ter um conhecimento prático da outra bebida “nativa” do Japão e como as duas diferem e se relacionam. Pensando nisso, a marca listou os principais pontos que tornam o sabor das opções tão particulares.

Diferenças na Produção

Em um método de Fermentação que alguns acreditam ter nascido há 3.000 anos e que é respeitado até hoje pela Azuma, o sake é fabricado convertendo o amido do arroz em açúcar e depois em álcool através do poder da fermentação que utiliza o Koji especial ao processo.

Por outro lado, o shochu é um produto destilado que data do século XVI. A destilação é o processo de separação de uma combinação de líquidos com diferentes pontos de ebulição, neste caso, água e álcool. Ao remover parte do teor de água de uma mistura alcoólica, os destiladores ficam com uma bebida consideravelmente mais forte.

Em comparação, a mistura naturalmente fermentada de arroz e água, que compõe o saquê geralmente gira em torno de 15% de teor alcoólico, enquanto o shochu pode oscilar em torno de 25% ou até versões ainda mais potentes e pode ser original do processo de destilação de diferentes insumos. Essa diferença, aparece nos sabores das duas bebidas: o saquê é suave e com acidez super equilibrada, e o shochu é mais seco e aroma neutro, com um forte sabor alcoólico.

Ingredientes Chaves

A Azuma Kirin destaca que o ingrediente chave do sake é o arroz. Dito isto, uma série de outros fatores, como o grau de polimento do grão, se o sake é adicionado de álcool ou a variedade de levedura usada para fermentação, até mesmo a qualidade da água, podem afetar significativamente o sabor do produto.

Por outro lado, qualquer fã de shochu dirá que seu verdadeiro charme está na seleção incrivelmente diversificada de ingredientes crus que podem ser usados ​​para prepará-lo. Os dois mais populares são o imo (batata-doce) e mugi (trigo). A primeira tem uma doçura discreta que atrai aqueles que gostam de uma bebida forte, mas não tão pesada. Já para aqueles que preferem o sabor mais consistente e bem intenso de álcool, a segunda opção pode ser considerada a melhor escolha. Esses dois sabores geralmente são oferecidos em restaurantes e vendidos facilmente nas lojas. Mas uma variedade de ingredientes criativos pode produzir shochu; incluindo milho, castanha e açúcar bruto, que são todos adicionados na segunda etapa do processo.

Hora de Degustar

Sobre indicações e diferenças na degustação, a Azuma explica que dependendo do tipo, o sake pode ser apreciado em uma faixa impressionante de temperaturas, desde quase congelante 5 ℃, até intensos 50 ℃. Além de poder ser facilmente saboreado direto, em temperatura ambiente.

O shochu também pode ser consumido em temperaturas altas, mas normalmente não é o formato recomendado. Em vez disso, como a maioria dos destilados fortes, ele geralmente é servido com gelo ou em um mix com água quente ou fria, e até misturado ao chá, sem citar é claro os drinks com este potente sabor.

Um sake pra chamar de seu!

Agora que ficou mais fácil distinguir sake e shochu, é só escolher a opção que melhor aguça o paladar. E para os fãs de sake, a Azuma preparou uma lista com indicações da bebida que vão deixar qualquer drink mais saboroso.
03EjO2E2Y4IGO6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6kjM0gTM3cDNyIjOn5GcuIzYwITYzcjNwUTMlRGN2UTZ0MTO0IWNxgDO4U2YwEmMGJTJwEmMGJTJwkjM2UjRyUSOyEzMx8VL0ETLfpTM
Dourado: É um sake para uma legítima experiência oriental, com excelente acidez, aroma fresco e frutado, com sabor suave. É perfeito para consumo puro ou em drinks mais elaborados e considerado um produto de alta qualidade e preço acessível. Harmoniza muito bem com frutos do mar, peixes assados, lámen ou com pratos mais populares como pizza e hamburgueres.

03EjOhNDOyQjZ6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6kjM0gTM3cDNyIjOn5GcuEWMiZTNwEDNzYzMzkTZkVDZxE2N5EmZ5EDOihjY3IWZGJTJ3IWZGJTJwkjM2UjRyUSOyEzMx8VL0ETLfpTN

Guinjo: Um sake premium, premiado em 2022 como um dos melhores sakes do mundo. Muito aromático, frutado e adocicado, com sabor leve e notas de maçã, combinando muito bem com reuniões formais e ocasiões de trabalho.

73EjOlRTY5MGN6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6kjM0gTM3cDNyIjOn5GcuMzYyczNxEWZ0Y2Y2MTOygDOhNDZ3cTZzgTO4YTNmFDZGJTJmFDZGJTJwkjM2UjRyUSOyEzMx8VL0ETLfpjM
Sake Soft: É indicado para quem busca um sabor discreto e agradável. Tem aroma suave, é frutado, leve e delicado no paladar. Boa opção para degustar puro ou em drinks que se procura leveza, quem gosta de experimentar e inventar seus próprios drinks, pois permite que a fruta e outros insumos se destaquem na preparação.

EM CLIMA DE FESTA JUNINA! DESCUBRA QUAIS AS MELHORES OPÇÕES DE VINHO PARA FAZER A BEBIDA MAIS POPULAR DESTE PERÍODO

Quem ama festa junina, não despensa um bom vinho quente! Mas não precisa circular por várias quermesses para apreciar a bebida; é possível prepará-la para curtir um arraial em casa. E por mais que não precise de muitos ingredientes, pode ser difícil escolher a opção certa de vinho para usar na receita. Pensando nisso, a Zanlorenzi Bebidas preparou um guia indicativo para a melhor escolha. Confira!

Se tem uma festa mais aguardada que a festa junina, ainda não foi apresentada! A comemoração ficou de fora do cenário brasileiro nos últimos anos, mas agora volta com tudo. E mais gostoso que curtir os arraiais Brasil a fora, é consumidor as comidas e bebidas típicas desta época. E entre paçocas, cuscuz, milho cozido, arroz doce e maçã do amor está ele... o vinho quente!

A ideia de consumir a bebida aquecida começou século II pelos romanos, que o aqueciam para proteger seus corpos durante os rigorosos invernos, e se espalhou pelo continente Europeu, onde as pessoas começaram a misturá-lo com especiarias. Não deu outra! O modo de consumo pegou fama e muitas receitas foram criadas a partir daí, até chegar no famoso vinho quente, uma das bebidas mais tradicionais das festas juninas e quermesses.

Mas qual seria o vinho mais indicado para fazer vinho quente? Apesar de ser uma bebida fácil de se preparar, a escolha do vinho correto é fundamental para o sucesso da receita. Pensando nisso, a Zanlorenzi Bebidas, indústria de bebidas do Sul do país, preparou algumas dicas de como escolher a opção correta.

:: A ESCOLHA DO VINHO

Existem dois tipos de vinho que podem ser usados em receitas da bebida mais famosa dessa época: o tinto e o branco. É verdade que as receitas mais tradicionais são as feitas com a primeira opção, porém as que são feitas com vinho branco também vêm ganhando espaço e ficando cada vez mais em evidência.

Para as receitas mais tradicionais, o vinho tinto suave e adocicado é a melhor opção. Eles combinam perfeitamente com ingredientes, como maça e canela, comuns nos tradicionais vinhos quentes. Já para quem deseja inovar, outros tipos de álcool podem ser utilizados, como a cachaça ou o vinho branco. Este último é mais recomendado, para suavizar a bebida típica, e em uma opção mais doce “cai” perfeitamente para uma receita diferenciada, mas igualmente saborosa.

Sugestões de vinhos:

63EjOhVmZ2EzN6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6UjM1MjM1ATOwMjOn5GcuQGOlFWMjRDN2UWOkVWOxMmN3cTZxkDMwcDZjRTZkVWMGJTJkVWMGJTJ2ITN1IjRyUSOyEzMx8VL0ETLfpzM
Vinho Campo Largo: O Sul é conhecido pelas boas vinícolas e, quando o assunto é vinho, o Vinho Campo Largo é destaque. Nas versões suave e seco, os vinhos Campo Largo são elaborados a partir de uvas Isabel e Bordô (versão tinto) e uvas Niágara (versão branco), cultivadas na Serra Gaúcha. Versões perfeitas para vinhos quentes que agradem a todos! Preço sugerido de R$ 11,90

23EjO4QmY1MGZ6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6UjM1MjM1ATOwMjOn5GcuADZxcTM1EjZwMmYjdjZ4UDZ2kzYkFGNlRTZyUGN0QWNGJTJ0QWNGJTJ2ITN1IjRyUSOyEzMx8VL0ETLfpTN

Quinta do Rio Grande: O Vinho Quinta do Rio Grande é produzido 100% com uvas bordôs cultivadas na Serra Gaúcha. O seu sabor é leve e intenso, com aroma de frutas frescas e toque aveludado. É ideal para um bom vinho quente. Preço sugerido de R$13,90.

:: MELHORES RECEITAS

E para deixar qualquer arraial mais gostoso, a Zanlorenzi separou receitas saborosas e fáceis de fazer, que vão garantir o melhor vinho quente da festa. Anote!

RECEITA DE VINHO QUENTE TRADICIONAL
Ingredientes:
1 litro de vinho tinto;
½ colher (chá) de cravo-da-Índia;
1 unidade de canela em pau;
4 colheres (sopa) de açúcar;
2 rodelas de laranja.

Modo de preparo:
Em uma panela, em fogo baixo, adicione todos os ingredientes. Quando a mistura começar a ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos e está pronto!

• RECEITA DE VINHO QUENTE COM PIMENTA
Ingredientes:
1 garrafa (750 ml) de vinho tinto seco;
1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
1 maçã em cubos pequenos;
1 ameixa em gomos;
Casca de 1 laranja;
Casca de ½ limão;
6 cravos-da-Índia;
2 pimentas Jamaica;
3 cardamomos;
3 grãos de pimenta-preta;
1 pitada de sal.

Modo de preparo:
Derreta o açúcar em uma panela em fogo baixo. Quando derreter, adicione as especiarias, as cascas e a pitada de sal. Em seguida, acrescente o vinho, o que fará o caramelo endurecer na hora. Deixe ferver até o caramelo derreter, adicione as frutas e mantenha fervura por mais um minuto. Pronto!

RECEITA DE VINHO QUENTE COM VINHO BRANCO
Ingredientes:
1 garrafa (750 ml) de vinho branco;
1 xícara (chá) de açúcar;
4 colheres (sopa) de açúcar;
3 anis-estrelado;
5 cravo-da-Índia;
1 laranja madura grande;
3 cm de gengibre cortado em fatias finas.

Modo de preparo:
Usando um descascador de legumes, retire a casca da laranja e mantenha sua parte branca. Você também pode usar uma faca, mas é importante retirar uma camada bem fina da casca para que a parte branca se mantenha no fruto. Enfie os cravos na casca da laranja e coloque em uma panela. Depois, coloque o anis-estrelado, o gengibre, a água e o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até que o açúcar dissolva. Então, deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo regularmente. Apague o fogo e coloque o vinho. Então, é só deixar na panela, com o fogo apagado, por 20 minutos. Para servir, aqueça em fogo baixo, tomando bastante cuidado para não deixar ferver. Pronto!

RECEITA DE VINHO QUENTE COM VINHO BRANCO E MEL
Ingredientes:
1 litro de vinho branco seco;
1 xícara (chá) de água;
1 xícara (chá) de suco de laranja;
½ xícara (chá) de mel;
½ xícara (chá) de açúcar;
5 cravos-da-Índia;
Casca de 1 laranja (apenas a parte laranja);
1 canela em pau;
1 pedaço de gengibre descascado e fatiado.

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o vinho, a água, o suco de laranja, o mel, o açúcar, o cravo, a casca de laranja, o gengibre e a canela. Leve ao fogo baixo e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 10 minutos. Está pronto!

O maior período de consumo de vinho quente no Brasil começou, e depois de conhecer um pouco sobre a história dessa bebida, entender como ela foi consumida e espalhada por muitas regiões do mundo, e quais dos vinhos são os mais indicados por especialistas para serem utilizados, não é difícil encontrar criações de receitas inovadoras e deliciosas.

Ainda dá tempo: aproveite cinco atrações imperdíveisda 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho

Feira e festa encerram domingo (19), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves

A 30ª ExpoBento e a 17ª Fenavinho dispõem de uma oferta de produtos, serviços e entretenimento capaz de mobilizar multidões em direção ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Quem ainda não aproveitou todas as possibilidades de compras e lazer que os eventos oferecem precisa se atentar: o encerramento da feira e da festa está programado para domingo, dia 19.

Até lá, ainda há tempo de aproveitar muitas das atrações da ExpoBento e Fenavinho. Mas, para ajudar a otimizar seu tempo nos pavilhões, elencamos cinco experiências imperdíveis para serem aproveitadas o quanto antes e garantir ainda mais espaço na sua agenda para aproveitar cada momento antes da despedida das edições da feira e da festa deste ano.

Voo de helicóptero
Que tal admirar Bento Gonçalves das alturas? Um voo de helicóptero com saída e chegada no heliponto do Parque de Eventos oferece um novo ângulo das belezas de Bento Gonçalves. O passeio poderá ser feito no sábado, dia 18, e no domingo, dia 19, das 10h às 17h, e as partidas são por ordem de chegada. O valor do voo, que dura aproximadamente cinco minutos, é de R$ 190 e pode ser parcelado em até quatro vezes no cartão.

Clique Para Download
2==wNxoTM5YDM2gjOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnOzkDNxUjM4EjMyozZlBnauc3bsBzYlF2NjFDMhJDO0MzMhJGZ0EGZjZWOkNDNjVzN1IzYGJTJ1IzYGJTJxczM3MjRyUiMwIDNx8VL0ETLfpjN

Experiências tecnológicas
Se você quer ampliar seu entendimento sobre metaverso e realidade virtual a Fenavinho te ajuda. As duas experiências estão instaladas na Vila Típica e podem ser testadas sem custo algum para os visitantes. No metaverso, é possível passear pela Vila Típica de forma virtual, enquanto a realidade virtual levará o público a visitar dois pontos turísticos, previamente fotografados, de forma real, com o auxílio de óculos de realidade virtual. Se você quiser ampliar seu contato com a tecnologia, aproveite que está na Fenavinho e tenha seu vinho servido por um robô. Para isso, é preciso adquirir uma taça de cristal da Oxford, a R$ 20. Depois, é só trocar o voucher recebido que o robô fará o resto por você -- beber o vinho fica por sua conta, não esqueça!

Clique Para Download
4==wNxojY3kjYlNmOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnOzkDNxUjM4EjMyozZlBnauc3bsVjN2IDO3UjY0cTYxQDZwIWNiVjYmJWZwYTZjljZiFGZGJTJiFGZGJTJxczM3MjRyUiMwIDNx8VL0ETLfpTM

Degustar vinho
O universo dos vinhos pode ser intimidador para alguns, diante de tantos tipos e estilos da bebida. Mas a Fenavinho também está aí para, além de oferecer diversão e alegria com a enogastronomia da região, ajudar na aproximação do público com a milenar bebida. Onde devo pegar a taça para beber? Como sentir os aromas do vinho? Perguntas assim vão ser respondidas nos cursos gratuitos de degustação oferecidos pelas vinícolas participantes. De sexta a domingo, ocorrem duas aulas em cada dia, com início sempre às 15h e às 19h. Sexta-feira, a promoção será nas vinícolas Cristofoli e Lovara, respectivamente. No sábado, quem oferece os cursos são as vinícolas Don Giovanni e Valmarino e, encerrando a programação, no domingo, o evento será na Vinícola Somocal e nos Vinhos Coloniais. Inscrições na hora, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Clique Para Download
2==wNxoDNjN2M0QmOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnOzkDNxUjM4EjMyozZlBnauc3bsZzY0AzMkFzYmVzY1kjY0EDNhlzMyITZ1MmZ5YzMzkDMGJTJzkDMGJTJxczM3MjRyUiMwIDNx8VL0ETLfpTM

Fenavinho
A ExpoBento e a Fenavinho estão de volta depois de um hiato de dois anos devido à pandemia. Agora, é tempo de celebrar o reencontro, e nada mais indicado do que reunir os amigos e os familiares e aproveitar, no melhor clima de festa do interior, os atrativos da Fenavinho. O ambiente remete às comunidades do início do século 20, com os estandes das vinícolas e de restaurantes emulando o casario típico da época. Longas mesas, como aquelas das festas de colônia, recebem os visitantes para acomodá-los a fim de que passem, ali, horas agradáveis entre um brinde e outro como vinho, suco e espumante e bons pratos de pasta e pizza. Por ali, ainda, é bem fácil de encontrar o Tasta Vin, o mascote da festa, e o trio de soberanas da Fenavinho, a Imperatriz do Vinho, Laís Dupont, e as Damas de Honra, Raiane Conci e Letícia Beliski. Uma bela chance de registrar esse encontro e guardá-lo tanto no celular quanto na memória.

Clique Para Download
2==wNxojZkZTZwgjOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnOzkDNxUjM4EjMyozZlBnauc3bsVTYzMmMmVTY0AjNzM2MlhDZ2YGMyUmYmVTYyIDNmZTNGJTJmZTNGJTJxczM3MjRyUiMwIDNx8VL0ETLfpTM

Agroindústria
Um dos espaços mais saborosos da ExpoBento, literalmente, é sua área dedicada às agroindústrias. Quem vem de fora para a Serra sabe que vir para a região significa voltar para casa com capeletti, queijo, salame, pães e outras delícias típicas. Para quem mora aqui, é a oportunidade de, num único lugar, encontrar tudo que precisa para abastecer a despensa e deixar a mesa repleta de coisas boas para comer -- afinal, para o gringo, mesa boa é mesa farta. Esse espaço na feira reúne cerca de 40 pequenos produtores agrícolas que vêm de diversas partes do Estado para oferecer produtos de procedência reconhecida. Uma grande chance de levar mais sabor e saúde à mesa -- e ainda prestigiar e consumir todas as delícias produzidas no interior gaúcho.

Clique Para Download
6==wNxojY2MmNiZjOyJmLt92YuEmcyVGdAlGbsV2Y1xWYtF2czVmbhZnOzkDNxUjM4EjMyozZlBnauc3bsRGOwgTMiJGM0IGM1QTYxU2M5kjYmVWYjFGN3I2MhNDNGJTJhNDNGJTJxczM3MjRyUiMwIDNx8VL0ETLfpDM

Serviço
O quê: 30ª ExpoBento e 17ª Fenavinho
Quando: até 19 de junho
Horários: dias 17 e 18, das 10h às 22h30min; dia 19, das 10h às 21h
Onde: Parque de Eventos, em Bento Gonçalves
Quanto: dia 17, ingressos a R$ 8; dias 18 e 19, ingressos a R$ 15
Estacionamento: R$ 25 para carros e R$ 10 para motos
Informações: site e-mail expobento@expobento.com.br
Promoção: Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG)

A 30ª ExpoBento e a 17ª Fenavinho têm o patrocínio de Dal Mobile, Madem Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens, Cooperativa Vinícola Aurora, Orquidea, Saif, Oxford Porcelanas, LNF Latino Americana, Bertolini S/A, Paese Comercio de Ferragens, Cooperativa Santa Clara, Crediare S/A, Lojas Colombo, Miolo Wine Group Vitivinicultura, Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas, Multimóveis, Anderle Transportes, Concresul Britagem, Giordani Turismo, Sicredi, Supermercados Andreazza, Banrisul Consórcio, Suffa Móveis, Via Sul Serviços de Internet, Mérica Logistica, Badesul e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. São apoiadores Embrapa, Guterres Comércio de Combustíveis, SEBRAE, SENAC, Hotel Vinocap e Transporte Santo Antônio.

Outras imagens em alta aqui
Crédito: Gilmar Gomes

Orquestra de projeto que faz inclusão musical de crianças e adolescentes se apresenta em Curitiba

Concerto da Filarmônica Vida e Arte reúne cerca de 60 músicos entre 10 e 60 anos que fazem parte de projeto sociocultural que transforma vidas por meio da música

O Trem da Vida será o tema da próxima apresentação do Em Cena, da Orquestra Filarmônica Vida e Arte, no dia 21 de junho, às 20 horas. Formado por cerca de 60 músicos com idades entre 10 e 60 anos, o grupo faz parte do Projeto Vida & Arte, que atua em comunidades da periferia de Curitiba e região metropolitana e oferece aulas de música gratuitas no contraturno escolar.
Para essa apresentação, com o tema O Trem da Vida, o coordenador e maestro Douglas Soares Ramos e o diretor artístico Abner Mendes idealizaram uma viagem de trem que passa pelos diversos momentos da vida. “A arte tem a capacidade de emocionar, tento sempre trazer memórias afetivas para as apresentações”, diz Abner. “Cada apresentação que a gente faz é sempre um grande desafio para o projeto. Hoje a orquestra já é madura, mesmo sendo uma orquestra de um projeto social, tem um nível musical muito bacana. E a gente sempre tenta trazer algo a mais para eles. Todo concerto tem um desafio, tem algo que os alunos têm de superar”, conta o maestro.
O concerto terá a participação especial do cantor, compositor, multi-instrumentista e pastor Rodolfo Abrantes. O Em Cena realiza dois concertos ao ano, que servem para que o público acompanhe o desenvolvimento dos alunos, e são realizados na Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB).

O projeto

O Projeto Vida & Arte nasceu em 2005 por iniciativa do Pastor Paulo Davi, com o objetivo de transformar vidas por meio da música. “Buscamos, além do enriquecimento cultural, o resgate social, a prevenção contra o acesso à marginalidade e violência, e a mudança na perspectiva de vida de toda a comunidade”, afirma Davi, diretor geral do Vida & Arte.

Mais de 3,5 mil crianças e adolescentes já foram atendidos desde o início das atividades, além de muitas de suas famílias. Atualmente são 250 alunos em núcleos distribuídos em Curitiba e região metropolitana, em regiões com um baixo IDH e alto índice de criminalidade.

As aulas são ministradas por instrutores capacitados, que atendem a uma metodologia voltada não apenas para o ensino da música em si, mas também para o acolhimento do aluno, de forma a garantir seu desenvolvimento como pessoa, cidadão e elo entre a família e a sociedade.

A missão do Vida & Arte é transformar vidas e o projeto vem fazendo isso ano após ano. Cem alunos que passaram ou ainda estão em suas salas de aula já se formaram em cursos superiores. “Estou no projeto desde os 12 anos. Muitas oportunidades surgiram e hoje sou formada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP)”, conta a violinista Thaís Almeida, de 22 anos.

Serviço
Projeto Vida e Arte – Concerto Em Cena – O Trem da Vida
Data: 21 de junho de 2022
Horário: 20h
Local: PIB Curitiba – Rua Bento Viana, 1.200
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia). Nas compras antecipadas, todos pagam meia entrada. Toda a verba será revertida para a manutenção do Projeto Vida & Arte
Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 / https://www.diskingressos.com.br/

Estacionamento gratuito no local

Crédito das fotos: Crossby

Para conhecer melhor
Teaser apresentação Trem da Vida: https://vimeo.com/715295441/6eb138f555
Site: https://pibcuritiba.org.br/projeto-vida-e-arte-curitiba/
Vídeo sobre apresentação de julho/2021: https://youtu.be/HV-r2kWANJY
O projeto: https://www.youtube.com/watch?v=RRFWNxYVz-c
Depoimentos: https://www.youtube.com/watch?v=6sPZZKBXEyw
Making Off: https://youtu.be/_vR7Q41aBF0

Evento reúne 100 gatos de 13 raças diferentes em Curitiba – 18 e 19 de junho

O encontro promove ainda uma ação solidária, orientação nutricional com veterinários especialistas e lojinhas com produtos exclusivos!

5bb0ad9d-ff72-44c9-9314-fce3bfe3d74d.jpg
56bdd1f4-2e44-4f13-886f-fefd3d5ad559.jpg
1c613ec7-9e48-40de-869f-5aa56478229a.jpg

Da esq. para a dir.: a raça American Curl, Sphynx e Maine Coon (Crédito: Shutterstock/Divulgação PremieRpet®)
O tradicional evento de gatos realizado pelo CGP - Clube do Gato do Paraná e pela PremieRpet® está de volta a Curitiba! Após uma pausa nos últimos dois anos em razão da pandemia, está confirmada a primeira edição de 2022, no fim de semana de 18 e 19 de junho, com a presença de 100 gatos de 13 raças diferentes, na Sociedade Morgenau (Cristo Rei).

Os eventos felinos do CGP e da PremieRpet® já fazem parte da programação cultural da cidade e tem um público cativo de gateiros e gateiras. Os visitantes poderão ter um contato mais próximo com os animais, aprender sobre as peculiaridades das diversas raças, além de conferir produtos exclusivos nas lojinhas e tirar dúvidas sobre cuidados e nutrição com os médicos-veterinários especialistas da PremieRpet®.

“É uma satisfação estar mais uma vez junto ao público de Curitiba em um evento tão importante para o universo felino. Reunimos os melhores criadores e um público apaixonado por gatos, propiciando a troca de experiências, a disseminação de informações e orientações sobre cuidados, nutrição e guarda responsável", diz Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet®.

Variedade de gatos
Nos dois dias de evento, os visitantes que passarem pelo local poderão ver de perto a beleza e o exotismo de diversas raças. O grande destaque será a raça American Curl, que tem como característica principal o formato de suas orelhas curvadas para fora e para trás. “O gato dessa raça é bastante afetuoso e ativo, gosta de estar em companhia de seus tutores e sempre próximo das pessoas”, afirma Vera Gabardo, presidente do CGP - Clube do Gato do Paraná.
TÃO DE ALIMENTO PARA ESTA RAÇA:
Outras raças que estarão presentes são: Maine Coon (conhecido como gigante gentil, é a maior raça que existe), Persa (raça mais conhecida pelos brasileiros), Sphynx (gato sem pelo que sempre desperta a curiosidade do público), além, é claro, do indispensável SRD (Sem Raça Definida), entre outras.

Quem estiver por lá poderá acompanhar ainda um concurso de beleza felina. Três juízes convidados do Brasil, Colômbia e Argentina irão eleger os melhores exemplares e o grande campeão de cada dia, de acordo com categorias que consideram raça e faixa etária e se baseiam nos critérios da TICA – The Cat International Cat Association.

“Este encontro já é tradicional entre os gateiros e reúne informação e orientação com a oportunidade de ter contato mais próximo com os animais. É uma experiência única para aqueles que querem aprender mais sobre o mundo felino. No sábado, os visitantes também poderão acompanhar uma palestra exclusiva com a especialista em felinos Dra. Luana Ballardin, do Hospital Veterinário Santa Mônica”, afirma Vera.

Solidariedade
A entrada é gratuita, mas todos estão convidados a participar de uma ação solidária e doar uma lata/pacote de leite em pó, que serão destinados ao Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Além disso, a mesma quantidade arrecadada em leite em pó será doada em alimentos pela PremieRpet® para a ONG Beco da Esperança.

Serviço:
Evento do Clube do Gato do Paraná
Data: 18 e 19 de junho de 2022
Horário: das 13h às 18h30
Local: Sociedade Morgenau (Avenida Senador Souza Naves, 945 – Cristo Rei – Curitiba)
A palestra da Dra. Luana Ballardin será no sábado (18/06) às 16h.
Entrada gratuita. Não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.
Mais informações: www.clubedogatopr.com.br

Sobre a PremieRpet®
Desde 1995 a PremieRpet® existe para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. Uma empresa orgulhosamente brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, é detentora das marcas PremieR, GoldeN e Vitta Natural. Com uma trajetória pautada pela inovação constante e direcionada pelo consumo consciente em todos os níveis de atividade, a PremieRpet® prioriza a alta qualidade dos insumos e o bem-estar animal. É destaque no segmento super premium por oferecer a melhor nutrição para cães e gatos em todas as fases da vida. O portfólio da marca inclui alimentos secos, úmidos e cookies, com mais de 300 itens comercializados exclusivamente em pet shops e clínicas veterinárias. Mais informações no site www.premierpet.com.br e pelo PremieRpet® Responde: 0800 055 6666 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30).

Chico Buarque anuncia dois shows em Curitiba

Nesta sexta-feira, dia 17, Chico Buarque vai lançar em todas as plataformas de streaming o seu novo single, ‘Que tal um samba? ’, que batiza a próxima turnê do compositor, e tem duas apresentações confirmadas em Curitiba, no Grande Auditório do Teatro Guaíra, nos dias 23 e 24 de setembro. Afastado dos palcos há quatro anos, Chico vai circular o Brasil – já tem shows confirmados em 11 cidades – e traz a cantora Mônica Salmaso como convidada em toda a temporada. A turnê tem patrocínio da ICATU. A venda começa no dia 1º de julho pelo Disk Ingressos e os valores dos ingressos serão anunciados em breve.
Por enquanto ainda não foi revelado o repertório que, a princípio, só terá o novo samba como música inédita. A banda será formada pelos músicos que acompanham Chico há alguns anos. O maestro Luiz Claudio Ramos (Violão, Guitarra, direção musical e arranjos), João Rebouças (Piano), Jorge Helder (Baixo acústico e elétrico), Jurim Moreira (Bateria), Chico Batera (Percussão), Bia Paes Leme (Teclados e vocais) e Marcelo Bernardes (Sopros). A equipe de criação do show traz ainda Daniela Thomas no cenário, Maneco Quinderé na iluminação, Cao Albuquerque nos figurinos.

Serviço: ‘Que tal um samba?’ – Show com Chico Buarque. Convidada: Mônica Salmaso. Sexta-feira, dia 23 e Sábado, dia 24 de setembro de 2022, às 21h, no Grande Auditório do Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade s/n٥).
Assessoria de Imprensa Curitiba:
RB – Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne – 99145-7027

‘Que tal um samba’
Foram antes os dedos no violão – antes mesmo da cabeça pensar, do peito sentir – que pareciam fazer uma proposta à cabeça e ao coração: ‘Que tal um samba?’.
Depois de alguns anos praticamente dedicados à literatura, que resultaram no romance ‘Essa gente’ e no volume de contos ‘Anos de chumbo’ - cujo título e histórias refletem o contexto desses anos de baixo astral, pandemia, abandono e tragédia política – os dedos largaram as teclas do computador e finalmente de volta ao instrumento pareciam mesmo se rebelar e a procurar uma batida diferente, feliz, quase eufórica, uma levada ao violão como a insistir: ‘Que tal um samba?’.
E aí, levada de samba nos dedos, cabeça e coração voltaram a pensar e a sentir a música e a agir. E Chico Buarque, como é bem de seu feitio, começou a recordar velhos sambas, um especialmente, sucesso de Blecaute no carnaval feliz de 1949, ‘Que samba bom’, composição de Geraldo Pereira também numa levada toda sincopada como a sua, algo eufórica, “ô, que samba bom/ô, que coisa louca/eu também tô aí/tô aí, que é que há/também tô nessa boca...”. Sambas sobre samba, o ‘Feitio de oração’ de Vadico e Noel Rosa, essa tradição e esse espírito vinham junto com a levada ao violão como a propor ao compositor enferrujado: ‘Que tal um samba?’.
E aí, da levada criada exclusivamente pelos dedos se exercitando ao violão, o coração e a cabeça fizeram brotar uma melodia espontânea, fluente, a harmonia como sempre personalíssima. A letra, depois de alguns caminhos abandonados, veio aos borbotões. Um samba novo enfim, diferente de todos os outros que já fez, mas no mesmo espírito que baixa sempre quando o compositor de ‘Tem mais samba’, de ‘Apesar de você’, de ‘Vai passar’, de ‘De volta ao samba’ parece ter algo importante a notar e a dizer. Como sempre, nessas ocasiões importantes, em forma de samba.
“Um samba pra alegrar o dia
Pra zerar o jogo
Coração pegando fogo
E a cabeça fria
Um samba com categoria, com calma”
‘Que tal um samba?’ é o que nos propõe agora, em junho de 2022, Chico Buarque: “Para espantar o tempo feio/Para remediar o estrago”.
É o novo hino que Chico nos oferece, um samba que parece, como os dedos do compositor no início de tudo, buscar um tempo melhor (“Cair no mar, lavar a alma/Tomar um banho de sal grosso, que tal?”), espantar o baixo astral (“Sair do fundo do poço/Andar de boa”), procurar um samba pela cidade para se divertir (“Ver um batuque lá no Cais do Valongo/Dançar um jongo lá na Pedra do Sal/Entrar na roda da Gamboa”, diz, referindo-se aos berços e até hoje rodas de samba importantes no Rio).
‘Que tal um samba?’, este samba tão ao mesmo tempo urgente e já histórico, será lançado pela Biscoito Fino nas plataformas digitais neste dia 17 de junho. E é a grande novidade da turnê pelo Brasil que o compositor inicia em setembro, por João Pessoa e, depois de percorrer Natal, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Brasília, chega ao Rio em janeiro e a São Paulo em março do ano que vem. No show, Chico terá no palco a companhia de Mônica Salmaso, a cantora dos compositores, que já gravou dois discos dedicados à sua obra (‘Noites de gala, samba na rua’, em estúdio e ao vivo) e fará números solo e duetos com ele, em todas as apresentações da turnê.
Conduzida evidentemente pela tal levada do violão de Chico, a gravação de ‘Que tal um samba?’ foi feita no estúdio da Biscoito Fino pelo conjunto que o acompanha há muitos anos, dirigido por Luiz Claudio Ramos, que toca o outro violão, João Rebouças no piano, Jorge Helder no baixo e Jurim Moreira na bateria. A cadência vibrante do samba fez necessária uma percussão, e para isso foi convidado Thiago da Serrinha. E um bandolim, do revolucionário do instrumento Hamilton de Holanda. Ambos, Thiago e Hamilton desde a introdução acompanham a caminhada literal do samba e costuram e enfeitam a gravação de contracantos e contrapontos exuberantes. Tornam-no ainda mais feliz.
Como ‘Apesar de você’ em 1970, ‘Que tal um samba?’ é em 2022 ao mesmo tempo um samba eterno, popular, mas essencialmente histórico, político. Política aí no sentido contemporâneo: vivida nas ruas, na praia, no futebol (“Fazer um gol de bicicleta/Dar de goleada”), no amor e na arte (“Deitar na cama da amada/Despertar poeta/Achar a rima que completa o estribilho”). E, sobretudo, na incorporação das causas mais abrangentes da vida das pessoas, como o antirracismo, explícito quando o samba propõe “Fazer um filho, que tal?”: “Um filho com a pele escura/Com formosura/Bem brasileiro, que tal?/Não com dinheiro/Mas a cultura/Que tal uma beleza pura”, em versos que citam a canção ‘Beleza pura’, de Caetano Veloso.
Tanto em 70, como agora, os sambas adotam uma posição evidente contra os governos de turno, e já celebram antecipadamente o seu fim (“Depois de tanta mutreta/Depois de tanta cascata/Depois de tanta derrota/Depois de tanta demência/E uma dor filha da puta, que tal?/Puxar um samba”).
É nessa postura desabridamente política que está, a meu ver, outro fascinante segredo da gênese de ‘Que tal um samba?’ e de seu encanto e importância. Sim, ele foi feito, como vimos, com os dedos, a cabeça e o coração, mas também com o inconsciente, esse “ambiente” tão importante para criação. Ele nem notou, enquanto compunha ou gravava, a identidade de seu samba novo com ‘Eu quero um samba’, música consagrada pela gravação de João Gilberto que Chico escolheu para cantar quando, depois de quase 15 anos sem fazer show, voltou a se apresentar ao vivo em 1988. Além da levada parecida no próprio violão de Chico, ‘Que tal um samba?’ e ‘Eu quero um samba’ são versos em cinco sílabas, redondilhas menores, e sugerem a mesma coisa, o samba para superar o tempo ruim.
Aí entram talvez os caprichos do inconsciente e das coincidências: a dupla Janet de Almeida e Haroldo Barbosa também lançou seu samba num mês de junho, só que de 1945. Não, como no caso de Chico, em forma de delicada proposta, ‘Que tal um samba?’, mas de desejo afirmativo, ‘Eu quero um samba’: “Porque no samba eu sei que vou/Me acabar, me virar, me espalhar/A noite inteira até o sol raiar”.
É que em junho de 45, eufóricos enfim com a derrota do nazifascismo depois de seis anos de guerra na Europa, e com a participação do Brasil, Janet, Haroldo e todo o samba brasileiro queriam e tinham mais é que já comemorar: “Vai melancolia/Eu quero alegria dentro do meu coração”, cantaria a plenos pulmões o grupo vocal Os Namorados da Lua, como a festejar a vitória do samba brasileiro sobre o fascismo e já vislumbrando a democracia brasileira que também seria estabelecida no ano seguinte.
Vivemos tempos ainda incertos, duros, pesados, e se Chico é mais cauteloso na proposta – ‘Que tal um samba?’ – já é ousadamente eufórico no samba que compôs para os dias que correm e os que virão. Que serão ainda de luta, afinal: “De novo com a coluna ereta, que tal?/Juntar os cacos, ir à luta/Manter o rumo e a cadência/Esconjurar a ignorância, que tal/Desmantelar a força bruta”.
Ignorância e força bruta, talvez uma definição de fascismo, certamente do espírito que se apossou do Brasil nos últimos anos, e que agora o samba brasileiro vem esconjurar, desmantelar. Cantando e feliz, no streaming, no teatro, na rua, até o pesadelo acabar. Hugo Sukman, junho de 2022.

*link pra divulgação* (Disponível a partir 00h01 17/7)
https://orcd.co/quetalumsamba
*link para imprensa embedar online* (Disponível a partir 00h01 17/7)
https://youtu.be/G7i1g3I2AT4

SUGESTÃO DE BOX

QUE TAL UM SAMBA? (Chico Buarque)

Um samba
Que tal um samba?
Puxar um samba, que tal?
Para espantar o tempo feio
Para remediar o estrago
Que tal um trago?
Um desafogo, um devaneio

Um samba pra alegrar o dia
Pra zerar o jogo
Coração pegando fogo
E cabeça fria
Um samba com categoria, com calma

Cair no mar, lavar a alma
Tomar um banho de sal grosso, que tal?
Sair do fundo do poço
Andar de boa
Ver um batuque lá no cais do Valongo
Dançar o jongo lá na Pedra do Sal
Entrar na roda da Gamboa

Fazer um gol de bicicleta
Dar de goleada
Deitar na cama da amada
Despertar poeta
Achar a rima que completa o estribilho

Fazer um filho, que tal?
Pra ver crescer, criar um filho
Num bom lugar, numa cidade legal
Um filho com a pele escura
Com formosura
Bem brasileiro, que tal?
Não com dinheiro
Mas a cultura

Que tal uma beleza pura
No fim da borrasca?
Já depois de criar casca
E perder a ternura
Depois de muita bola fora da meta

De novo com a coluna ereta, que tal?
Juntar os cacos, ir à luta
Manter o rumo e a cadência
Esconjurar a ignorância, que tal?

Desmantelar a força bruta
Então que tal puxar um samba
Puxar um samba legal
Puxar um samba porreta
Depois de tanta mutreta
Depois de tanta cascata
Depois de tanta derrota
Depois de tanta demência
E uma dor filha da puta, que tal?
Puxar um samba
Que tal um samba?
Um samba

Participação especial / Feat Hamilton de Holanda
Voz e violão: Chico Buarque
Bandolim - Hamilton de Holanda
Violão: Luiz Claudio Ramos
Piano - João Rebouças
Baixo - Jorge Helder
Bateria e percussão: Jurim Moreira
Percussão - Thiago da Serrinha
Gravado e mixado no estúdio Biscoito Fino por Lucas Ariel
Masterizado no estúdio Batmasterson por Luiz Tornaghi
Produção musical: Luiz Claudio Ramos

ROTEIRO DA TURNÊ 2022/2023

JOÃO PESSOA – Teatro Pedra do Reino
Dias 06 e 07 de setembro

NATAL – Teatro Riachuelo
Dias 09 e 10 de setembro

CURITIBA – Teatro Guaíra
Dias 23 e 24 de setembro

BELO HORIZONTE – Palácio das Artes
Dias 05, 06, 07 e 08 de outubro

FORTALEZA – Centro de Eventos do Ceará
Dias 22 e 23 de outubro

PORTO ALEGRE – Auditório Araújo Vianna
Dias 03 e 04 de novembro

SALVADOR – Concha Acústica
Dias 11, 12 e 13 de novembro

BRASÍLIA – local a ser anunciado
Dias 29 e 30 de novembro

RECIFE – Teatro Guararapes
Dias 08, 09 e 10 de dezembro

RIO DE JANEIRO – Vivo Rio
De 05 a 15 de janeiro (quinta a domingo)

SÃO PAULO – Tokio Marine Hall
De 02 a 12 de março; de 23 de março a 02 de abril (quinta a domingo)

MCA ConcertsBoyce Avenue traz show inédito a Curitiba

Apresentação acontece no dia 26 de junho, no Teatro Positivo; últimos ingressos à venda a partir de R$ 180

A banda americana Boyce Avenue, um dos maiores fenômenos da internet, desembarca no Brasil neste mês de junho para oito apresentações. Uma delas acontecerá em Curitiba, no dia 26 de junho, domingo, às 20h30, no Teatro Positivo. Os últimos ingressos estão à venda via Disk Ingressos, a partir de R$ 180. O show da capital paranaense contará com a abertura do brasileiro Gabriel Gonti, uma das grandes promessas da nova MPB. A produção fica por conta da MCA Concerts.

Além de Curitiba, o grupo passará por Fortaleza, Brasília, Ribeirão Preto, Vitória, Rio De Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. No setlist o público poderá acompanhar os hits “Yellow” do Codplay, “Wake Me Up”, do Avici, e “Photograph” conhecida na voz de Ed Sheeran e que no canal do grupo conta com mais de 350 milhões de visualizações.

De Saratosa na Flórida, o Boyce Avenue ganhou destaque entre 2004 e 2009 com covers muito bem gravados e aceitos pela crítica atual. Com mais de 15 milhões de inscritos no canal, e mais de 5 trilhões de visualizações, o grupo é sem dúvida um dos gigantes no quesito streaming nas plataformas digitais.

O nome Boyce Avenue é a combinação das ruas do Bairro onde os 3 irmãos, Daniel, Alejandro e Fabian cresceram na infância. Alejandro, o vocalista e principal músico do grupo, quando questionado sobre essa extensa turnê, deixou claro “Fazer turnê pelo Brasil, é como estar tocando em casa, para fans enérgicos e ao mesmo tempo muito leais, ao longo da nossa carreira, Brasil se tornou nosso país favorito, é sempre inesquecível cada vez que estamos aí. Estou contando os dias para conhecer todas essas novas cidades. Muito Obrigado por tudo.”

Gabriel Gonti

Gabriel Gonti, uma das grandes promessas da nova MPB, conquista novos ares e palcos em 2022. O mineiro de Pato de Minas promete grandes sucessos para o público curitibano. No show, Gonti prepara um repertório especial com músicas de sua carreira, como “Nuvens”, de seu primeiro álbum, composto por Ana Caetano, do duo Anavitória; “A Gente Se Dá Bem”, parceria com a cantora Ana Gabriela; “Carnaval a Dois” e “Menina Salvador”, do seu último EP “Amaré”; “Atrás da Cortina”, primeiro single de seu novo álbum - ainda sem nome - que estreia este ano; entre outros.

Serviço – Boyce Avenue em Curitiba

Quando: 26 de junho de 2022 (domingo)

Local: Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

Horários: abertura da casa às 19h

Show Gabriel Gonti às 19h30

Show Boyce Avenue às 20h30

Ingressos: variam de R$ 180 (meia-entrada) a R$ 440 (inteira), de acordo com setor e modalidade escolhidos

Plateia Superior – R$ 180 (meia-entrada e promocional) e R$ 360 (inteira)

Plateia Inferior – R$ 220 (meia-entrada e promocional) e R$ 440 (inteira)

Vendas: Disk Ingressos (Ventura Shopping - de segunda a sexta, das 11h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9 às 18h), na bilheteria do Teatro Guaira (de terça a sábado, das 12h às 21h)

Forma de pagamento: Dinheiro | Cartão de Débito | Pix | Cartão de Crédito em até 3x sem juros

Classificação Etária: 14 anos, menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal

Realização: MCA Concerts

Pizza Hut lança My Box: um combo individual, completo e ideal para qualquer momento

Inovando no segmento, a marca oferece diversas opções de combinações para cada pessoa montar o seu combo fugindo da mesmice. A novidade está disponível nas lojas físicas de todo o país e também no delivery

53EjOzkTO2QjN6InYu02bj5SYyJXZ0BUasxWZjVHbh1WYzNXZuFmd6UTMykTOxMDO2IjOn5GcuYDO0ATM1UjN5EjRyUiN5Ezb0VXYGJTJ2IDMx8VL0ETLfpzM

A Pizza Hut, uma das maiores redes de pizzaria do mundo, anuncia o seu mais novo produto: My Box, um combo completo e individual, no qual o consumidor pode incluir os itens que deseja. As opções para a escolha incluem uma pizza individual (sabores Pepperoni, Queijo Hut, Marguerita ou Frango & Requeijão), um acompanhamento (Hut Fries, Breadsticks de queijo ou Hut Cup de Brigadeiro), e uma bebida (refrigerante, suco ou água) -- tudo isso a partir de R$ 29,90. O combo é ideal para sair da mesmice, com uma refeição prática, saborosa, completa e com ótimo custo benefício. A marca ainda oferece a opção de outros sabores e produtos com valores adicionais, totalizando mais de 100 combinações possíveis.

“A My Box Pizza Hut é um produto muito inovador para o segmento de pizzarias. No Brasil, entendemos que a pizza é referência de refeições em família, grupos de amigos, momentos para compartilhar. Nesse sentido, identificamos que faltava uma opção que desse aos consumidores a oportunidade de aproveitar toda a indulgencia de Pizza Hut para uma refeição individual, que ainda oferecesse uma experiência única a cada combo montado. Afinal, são mais de 100 opções de combinação entre sabores de pizza, acompanhamentos e bebidas”, conta Bruna Fausto, Diretora de Marketing da Pizza Hut.

A My Box já está disponível no delivery (site, aplicativo e agregadores de entrega) das principais lojas da Pizza Hut no Brasil, e também no balcão de lojas físicas de rua e dentro dos principais shoppings do país.

Pizza Hut 
Criada em 1958 nos EUA, a Pizza Hut é a maior rede de pizzaria do mundo com presença em 100 países, com mais de 16 mil restaurantes distribuídos pelos cinco continentes. Presente no Brasil desde 1989, atualmente a Pizza Hut conta com 270 restaurantes distribuídos em 24 estados e mais de 110 cidades. No país, a Pizza Hut faz parte da IMC - International Meal Company.  

Sobre a International Meal Company   
A International Meal Company (IMC / B3: MEAL3) é uma das maiores empresas do varejo de alimentação com origem e atuação na América Latina e Estados Unidos. A Companhia contempla em seu portfólio marcas próprias e franqueadas, como Frango Assado, KFC, Pizza Hut, Viena, Olive Garden, Batata Inglesa, Brunella, Margaritaville, entre outras. Atualmente, o grupo emprega globalmente mais de 12.000 colaboradores em operações distintas, como shoppings, centros comerciais, rodovias, hospitais, aeroportos e catering. Em 2021, a IMC acumulou receita líquida de R$ 1,85 bilhão.  

Lazer no feriado de Corpus Christi num dos mais belos cartões-postais do Paraná

Parque Estadual de Vila Velha funcionará normalmente durante os quatro dias de feriado com atrações voltadas ao contato com a natureza

Para quem deseja relaxar no feriado prolongado de Corpus Christi e aproveitar o contato com a natureza, o Parque Vila Velha é uma ótima opção.

O local funcionará em horário normal para atender aos visitantes durante os quatro dias de feriado com atrações como o circuito de Arvorismo, a descida na Tirolesa, o passeio de cicloturismo, além de todas as belezas naturais que encantam os visitantes de todo o mundo.

Localizado a apenas 90km de Curitiba, o Parque Vila Velha oferece um passeio seguro com atrações para diversão e boas opções de refeição para passar o dia.

Os ingressos dão direito a passar o dia todo no Parque, aproveitando a natureza e conhecendo os famosos Arenitos, Furnas, a Lagoa Dourada, incluindo traslado interno entre um ponto e outro. Os traslados internos são realizados pelas charmosas Jardineiras do parque (sem custo adicional) e o passeio leva, em média, quatro horas para ser concluído.

A entrada pode ser garantida antecipadamente pelo site www.parquevilavelha.com.br ou diretamente no local.

O Parque Vila Velha fica aberto das 9h às 17h. A bilheteria funciona somente até às 15 horas. Para conhecer todos os atrativos naturais e aproveitar as atrações de aventura, o local recomenda chegar antes do almoço, para saborear as delícias da gastronomia paranaense com diversos pratos típicos regionais, como a alcatra na chapa, barreado, pão no bafo, entre outras saborosas opções.

Mais informações podem ser obtidas no site www.parquevilavelha.com.br

PAIXÃO DE CRISTO RETORNA AOS PALCOS NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI, DIA 16 DE JUNHO, EM ARAUCÁRIA

Há dois anos suspensa a tradicional encenação que reúne cerca de 20 mil pessoas será apresentada pelo Grupo Lanteri, no Parque Cachoeira, na quinta-feira, às 19h. Entrada gratuita.

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=247252&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CSJ0PR22MB35251448980015E92E95F0FEA1AB9%2540SJ0PR22MB3525.namprd22.prod.outlook.com%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CSJ0PR22MB35251448980015E92E95F0FEA1AB9%40SJ0PR22MB3525.namprd22.prod.outlook.com%3E-1.1.2
Foto: Reinaldo Reginato

Já está tudo pronto para a encenação da “Paixão de Cristo” do Grupo Lanteri. Este ano será realizada no feriado de Corpus Christi, dia 16 de junho (quinta-feira), às 19h, no Parque Cachoeira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Será a primeira vez que o espetáculo não será realizado na Sexta-Feira Santa. A última apresentação foi em 2019, nos anos seguintes foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19. Esta será a 43ª montagem realizada pelo grupo, que atrai em uma única apresentação mais de 20 mil pessoas. A produção é grandiosa, entre atores, equipe técnica e de produção envolve cerca de 1.200 mil voluntários. A estrutura do espetáculo comporta sete palcos que juntos somam 1.200 m². A encenação que tem duração de 2 horas é composta por 31 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressureição.

A entrada é gratuita. “Como estamos em uma época de frio e muitos estão precisando de ajuda, quem quiser poderá colaborar doando 1kg de alimento não perecível ou um agasalho que será encaminhado via Provopar - Programa do Voluntariado Paranaense”, avisa Edson Luiz Martins, diretor de produção do Grupo Lanteri.

Para garantir um bom lugar, o público poderá chegar cedo ao local, o acesso é livre. A partir das 18h15 atores do grupo farão performances com cenas extras para entreter o público e prepará-lo para o clima do espetáculo.

De acordo com a Prefeitura de Araucária, no dia da apresentação, além das linhas do TRIAR que já circulam próximas ao Parque (como a F24 – São Francisco e a F25 – Costeira/Dampezzo), haverá ainda uma linha especial do TRIAR, com saída do Terminal Central de Araucária, até o local do evento. O tempo estimado para quem for de carro do centro de Curitiba até o Parque Cachoeira é de 40 minutos.

“Buscamos sempre trazer novidades ao trabalho, este ano incluímos cenas novas como o encontro de Jesus com a Mulher Siro-Fenícia e Jesus com a Samaritana. Nossa intenção é contar mais detalhes sobre a vida desse homem que foi um marco na história da humanidade e até hoje continua nos influenciando, através de suas ideias, posturas, atitudes, comportamento e ensinamentos”, revela o diretor geral, Aparecido Massi.

Projeto realizado pelo Grupo Lanteri, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Araucária. Patrocínio: Sanepar, Copel e Governo do Estado do Paraná.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Grupo Lanteri
Direção Geral: Aparecido Massi
Direção Artística: Aclélio Camargo Junior
Direção de Produção: Edi Proença, Edson Luiz Martins e Júlio Cesar Miranda do Rosário
Figurino: Andressa Paulin, Claudia Antonievicz Freitas e Luiz Flak
Adereços: André Costa Rosa e Nawbert Cordeiro
Cenografia: Gelson Freitas, Julio Cesar Mirando do Rosário e Lindon Pecile
Cenotécnica: Arildo Freitas
Maquiagem: Juceane C. M. Martins e Franciele Canova
Sonoplastia: Aparecido Massi
Realização: Grupo Lanteri e Prefeitura Municipal de Araucária

SERVIÇO
Espetáculo: Paixão de Cristo – Grupo Lanteri
Dia: 16 de junho (Quinta-feira) *Feriado de Corpus Christi
Horário: 19h
Local: Parque Cachoeira (Rua Guanabara/Iguaçu), Araucária/PR
Ingresso: Entrada Gratuita (Opcional: 1kg de alimento não perecível ou um agasalho)
Duração: 2h
Informações: 41 99935 8698 / 41 99623 9464
www.grupolanteri.com.br

“Harmonizando com Cerveja” revela sabores surpreendentes da rica e diversa cultura gastronômica brasileira

Na série produzida pela Alelo Filmes que estreia em junho no streaming, o sommelier de cerveja Cesar Moreira mostra o melhor da culinária, do turismo e do estilo de vida de Belém, Campos do Jordão, Recife, Blumenau, Pomerode, Joinville e Curitiba

8=cTM6UTYmFDM3ojci5SbvNmLhJnclRHQpxGblNWdsFWbhN3cl5WY2pDN1EzMyEjNxQjOnBnauczM2czNwQDMzMjRyUCMzMzb0VXYGJTJwETOwUTM0UDMx8VL0ETLfpDN
Cesar Moreira, sommelier e apresentador do Harmonizando com Cerveja

Estudioso de cervejas especiais e apaixonado pela cultura brasileira, o sommelier Cesar Moreira apresenta a série Harmonizando com Cerveja, que no dia 29 de junho estreia no Looke Amazon Prime e em outras plataformas de streaming, no Brasil e em seguida em outros países. A produção da Alelo Filmes proporciona ao espectador diferentes experiências sensoriais a partir da gastronomia, do estilo de vida, da cultura e da atmosfera das cidades visitadas. A série será veiculada nas seguintes plataformas: Looke Amazon Prime, Net Now, Google Play, i-Tunes; e, na Pay TV, pelo canal Travel Box.

Criada por Cesar Moreira, Harmonizando com Cerveja tem sete episódios de 30 minutos e percorre o Brasil de Norte a Sul, passando pelo Pará (Belém), Pernambuco (Recife), São Paulo (Campos do Jordão), Santa Catarina (Blumenau, Pomerode e Joinville) e Paraná (Curitiba). “A série não é apenas para os apaixonados por cerveja, mas sim para todos que apreciam turismo, cultura e gastronomia”, diz Cesar.

Assista aqui ao trailer da série.

Os dois primeiros episódios foram gravados em Belém. A capital paraense, com sua riquíssima gastronomia amazônica e tapajônica, é o lugar ideal para aguçar os sentidos dos espectadores, com sua enorme variedade de sabores, com peixes, temperos, raízes, ervas e frutas que possibilitam harmonizações únicas. A riqueza e diversidade do Mercado Ver-o-Peso e do Mercado do Peixe com suas mais de três mil espécies, a Praça do Relógio, o Forte do Presépio são alguns dos destaques do programa, além da Casa das Onze Janelas com seu restaurante, Casa do Saulo (@casadosaulo).

O chef Saulo Jennings prepara um filé de pirarucu grelhado com molho bechamel e castanhas e banana na terra e camarões rosa. Para acompanhar, arroz com Orelha-de-Macaco, planta comestível local. Tudo isso para uma perfeita harmonização com uma cerveja belga Strong Golden Ale, de sabor marcante e levemente frutada.

Na cervejaria Amazon Beer (@amazonbeer), na Estação das Docas, Cesar prova o melhor chope da cidade, além de rótulos artesanais produzidos com ingredientes amazônicos, que dão às cervejas notas de bacuri, açaí, cupuaçu e priprioca. E não deixa de provar uma inovação: bolinho de pato com tucupi, o prato mais tradicional do Pará, harmonizado com uma cerveja Pilsen.

No restaurante contemporâneo Santa Chicória (@santachicoria), Cesar experimenta o peixe Filhote, típico da região, grelhado, com pesto de jambu (uma folha local picante), farofa de castanha e manteiga de urucum, harmonizados com cerveja Witbier, de característica cítrica, leve e refrescante.

Ainda em Belém, o sommelier acompanha o chef Allan Renato (@chefallanrenato) ao mercado na compra de ingredientes típicos para um almoço especialíssimo. Entre outras delícias, ele prepara um filé de búfalo com queijo de búfala, para ser harmonizado com a cerveja Imperial Ipa, com características frutadas e de amargor.

No Point do Açaí (@pointdoacaibelem), Cesar aprende a preparar um açaí fresco para comer com farinha de mandioca e camarão frito, receita indígena original e sem interferências, que ele harmoniza com uma cerveja English Bitter. Cesar vai ainda ao Manjar das Garças (@restaurantemanjardasgarcas), considerado um dos melhores da cidade, para uma harmonização de cerveja Stout que leva açaí na receita com uma sobremesa típica: tiramissu com cupuaçu. Para fechar a maratona gastronômica em Belém do Pará, nada melhor do que o Black Dog English Pub (@blackdogenglishpub), onde experimenta petiscos com cervejas diversas.

Com um episódio inteiramente dedicado à cultura jordanense, Cesar faz uma imersão à cidade serrana de Campos do Jordão (SP), a mais alta do Brasil, e visita a fábrica da cerveja Baden Baden (@cervejabadenbaden) para mostrar novas possibilidades de harmonização permitidas pela variedade de rótulos da marca, além de conhecer as instalações do local e contar ao público sobre os processos de produção da cervejaria.

Na Vila Capivari, conhecida por seus bares e restaurantes, Cesar conversa com Vasco, o fundador da Baden Baden, que compartilha um pouco da história da cervejaria local. Para acompanhar o bate-papo, eles escolhem uma Cristal, pilsen leve e de baixo amargor, harmonizada com pastéis de queijo e eisbein, o famoso joelho de porco da culinária germânica. Em seguida, a american IPA da casa é acompanhada de um filé mignon alto servido com molho de gorgonzola, ajudando a ressaltar o amargor e a citricidade da bebida.

Na Choperia Baden Baden (@obadenbaden), o filé mignon alto preparado com pimentas e especiarias servido com arroz com shitake é o pedido certo para acompanhar a Golden, conhecida por sua leve doçura e toque de picância graças à canela em sua composição. Para a sobremesa, é servida a Chocolate, com malte levemente tostado, o que traz um amargor, acompanhada de brownie de chocolate e sorvete de creme.

O tour na cidade mais alta do país termina na Villa Gourmet (@villa_gourmetcampos). Um mix de folhas verdes com presunto de parma é servido com a Witbier, para destacar a citricidade, leveza e refrescância da cerveja. Para finalizar, risoto de camarão acompanhado da IPA, com adição de maracujá, que potencializa ainda mais sua característica cítrica.

Blumenau e Pomerode, em Santa Catarina, foram os destinos escolhidos para o quarto episódio da série. O roteiro começa na Vila Germânica de Blumenau, cidade que é palco dos grandes festivais de cerveja do Brasil e onde acontece a maior Oktoberfest fora da Alemanha. Na Bier Vila (@biervila), Cesar abre a noite com uma Catarina Sour, estilo de cerveja que colocou o Brasil no Beer Judge Certification Program. A bebida é acompanhada de uma salada verde, uma combinação perfeita para ressaltar sua leveza e acidez. O prato seguinte é a tradicional salsicha alemã, a bratwurst, com chucrute, harmonizando perfeitamente com a leveza e o baixo amargor da Munich Helles, garantindo refrescância à refeição. Para finalizar, a famosa Hackepeter, uma carne crua bem temperada servida com broa e mostarda, acompanhada da tradicional Bock, cerveja mais neutra.

Ainda em Blumenau, Cesar visita a fábrica da cervejaria Eisenbahn (@eisenbahn) onde acompanha o processo de fabricação de uma das marcas mais icônicas do país. O almoço na Eisenbahn Bierhaus (@eisenbahn_bierhaus) é na companhia de Juliano Mendes, um dos fundadores da casa, e do mestre cervejeiro Gehrard Beutling. Para abrir o cardápio, uma salada com molho de mel e iogurte é servida junto da Weizenbier, harmonizando com as notas de banana e cravo da bebida. Em seguida, o goulash, carne ensopada típica da Alemanha, é o acompanhamento ideal para a American IPA, estilo conhecido por seu amargor pronunciado e um leve toque cítrico.

Na charmosa Pomerode, o passeio segue para uma pousada onde há a maior concentração de casas no estilo arquitetônico Enxaimel fora da Alemanha. De lá, Cesar segue para o restaurante romeno Mon Cheri Bistrot (@moncheribistrot), onde os donos, Irina e Stefan, o acompanham em mais uma jornada de harmonização. A bruschetta de polvo servida na entrada combinou perfeitamente com a Witbier, garantindo refrescância e leveza ao cardápio. Em seguida, o hambúrguer de frango, feito com pão caseiro preparado na casa, e o tradicional charuto de carne romeno destacam a picância e o leve toque doce da cerveja Golden.

O quinto episódio segue em Santa Catarina, com uma visita a Joinville, a Cidade das Flores. No restaurante Catarina Cozinha Regional (@catarinacozinha), o chef e proprietário Emerson Borba prepara um risoto de tomate com pupunha bem cremoso para acompanhar uma cerveja pilsen. Em seguida, o risoto de cogumelos porcini é servido com uma Golden Ale, uma boa combinação com a picância da canela da bebida. O almoço termina com a cerveja Chocolate junto da sobremesa feita com chocolate 70% e nata batida.

O tour continua na Opa Bier (@opabier), marca criada em 2006 para resgatar a cervejaria na cidade. No restaurante Goa Arte e Gastronomia (@goa.oficial), César harmoniza uma English Pale Ale, um estilo mais terroso e herbal, com um delicioso entrecôte preparado com pimentas verdes. Para terminar o roteiro catarinense, uma Old Ale, cerveja conhecida por maturar por mais tempo, é servida com sobremesa de chocolate meio amargo.

Ainda no Sul do país, Cesar leva os espectadores para Curitiba, a capital paranaense. A visita começa na unidade de gastronomia do Centro Europeu, onde o chef Guilhermo Spindola ensina duas receitas: uma simples porém deliciosa tatini de pão com queijo gruyere, perfeita para acompanhar uma Belgian Blond Ale; e um risoto de queijo grana padano com crispy de parma, ideal para ser saboreada com uma IPA com notas cítricas de maracujá.

O episódio passeia por lugares conhecidos na cidade, o Parque Barigui, o Largo da Ordem e a Rua XV de Novembro. A próxima parada da produção é na Banoffi (@banoffioriginal) onde a chef Renata Ferian, uma das responsáveis por trazer o prato de origem inglesa para o Brasil, conta como foi este processo. A sobremesa é servida de uma cerveja Quadrupel, com notas de frutas secas e especiarias.

No bar Cana Benta (@canabenta), o chef Délio Canabrava prepara seu carro-chefe, o pão com bolinho, delicioso bolinho de carne servido dentro com pão com queijo, vinagrete e um leve toque de maionese. O prato é ideal para acompanhar uma Black IPA, que tem sabor tostado. Para finalizar, o chef Cadu da Don Gentilis (@dongentilis) serve um assado de carne com papas rústicas e molho chimichurri, que combina perfeitamente com a American Red Ale escolhida para a refeição.

Para chegar até o destino final da temporada, a produção vai até o nordeste, para a capital de Pernambuco. Em Recife, Cesar passeia por cartões postais da cidade como a Praça do Marco Zero, a Rua Aurora e a Praia do Pina. No Recife Antigo, a parada é no Restaurante Venda Bom Jesus (@vendabomjesus), onde é servida uma saborosa moqueca de camarão com leite de coco e azeite de dendê, ideal para acompanhar uma cerveja Vienna Lager.

Cesar segue para o Restaurante Seu Luna (@seulunarestaurante), referência na comida típica recifense. A chef Cláudia Lima, filha de Seu Luna, não só deu continuidade ao negocio da família como o fez alcançar reconhecimento internacional - seu famoso chambaril já viajou até Barcelona, na Espanha. O prato preparado com ossobuco cozido por quatro horas e servido com arroz, pirão e legumes foi a escolha perfeita para harmonizar uma American Pale Ale da marca recifense Capunga.

A visita termina no Restaurante Parraxaxá (@parraxaxa), que oferece uma experiência tipicamente sertaneja com garçons vestidos de cangaceiros e decoração típica. O prato de escondidinho de carne de sol com manteiga de garrafa e queijo coalho combinou perfeitamente com as notas cítricas da cerveja American IPA, fechando o roteiro recifense de uma forma bastante tradicional.

FOTOS E VÍDEOS PARA IMPRENSA

FICHA TÉCNICA
Título: Harmonizando com Cerveja
Diretor: Cesar Moreira e Alex Levy-Heller
Supervisão: Alex Levy-Heller
Produção: Alelo Filmes
Distribuição: Pipa Pictures
Elenco: Cesar Moreira (Apresentador)
Classificação indicativa: Livre

SINOPSE
A série Harmonizando com Cerveja traz as melhores cervejas do mundo de uma maneira abrangente, em um universo muito mais amplo do que uma simples degustação. O sommelier de cervejas César Moreira viaja por várias cidades do Brasil e do mundo apresentando não só as características sensoriais das cervejas, mas evidenciando a gastronomia e a cultura locais, finalizando sempre com uma harmonização entre todos esses elementos.

Sobre Cesar Moreira:
Cesar Moreira é um profundo estudioso de cervejas especiais, Beer Sommelier formado pelo Centro Europeu, especializado em Harmonização e Mestre em Estilos. Também atua como consultor comercial no mercado cervejeiro, realizando lançamentos de novas marcas.

Apoio: Baden Baden
Baden Baden é uma das primeiras cervejarias artesanais do país, nascida em 1999, e tem a paixão por cerveja em seu DNA. Fundada em Campos do Jordão por quatro amigos que se aventuraram no mundo cervejeiro buscando criar receitas autorais para sua choperia, a marca tem o propósito de criar sabores e aromas que surpreendam; por isso seus líquidos já conquistaram mais de 130 prêmios nacionais e internacionais. Seus principais rótulos são: Cristal, pilsen sofisticada e com sabor equilibrado; Golden Ale, combinação marcante da canela e frutas vermelhas; IPA, sabor intenso/amargor com suco de maracujá na receita, e Witbier, cerveja de trigo muito refrescante, com laranja e semente de coentro, já eleita a melhor do mundo. A marca conta ainda com rótulos sazonais, igualmente premiados. Baden Baden é uma das marcas integrantes do segmento Craft, do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Cirurgião ortopédico do Pilar Hospital palestrou no XII Congresso Sul-brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

O cirurgião ortopédico do Pilar Hospital, Dr. Alexandre Pimpão, foi um dos convidados nacionais do XII Congresso Sul-brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Sulbra 2022, realizado na última semana (9 a 11 de junho) no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis/SC. O evento teve como objetivo unir acadêmicos, médicos e especialistas da área para uma troca de experiência e aprendizado durante os três dias do evento.
Pimpão, com seus mais de 20 anos como cirurgião de joelho, palestrou sobre o tema e aproveitou para fazer uma vista especial ao estande da Zimmer Biomet, que apresentou aos especialistas o robô ROSA Knee System, que auxilia os médicos na realização de cirurgias de diversas patologias de joelho e está à disposição dos cirurgiões no Pilar Hospital em Curitiba (PR).

Na foto: ao centro Dr. Alexandre Pimpão com equipe da Zimmer Biomet.

OpusMúltipla promove workshop de mídia digital

Iniciativa reúne clientes e parceiros em evento sobre tendências, novidades e ferramentas de mídia digital

Uma imagem contendo no interior, quarto, pessoa, homem Descrição gerada automaticamente
Rodrigo Havro, presidente do Grupo OM, na 1º Opus Digital EvolutiOM

A segunda edição do Opus Digital EvolutiOM acontece na próxima terça-feira, dia 21, na sede da agência OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação), na capital paulista, e contará também com transmissão remota pelo canal da Opus no YouTube.

O objetivo do evento é oferecer aos clientes, prospects e parceiros um conteúdo exclusivo com foco nas novidades e tendências da mídia digital. “Fizemos uma curadoria selecionando cases do nosso repertório e do mercado que ilustram conceitos sobre a web 3.0, além da publicidade regional que reforça a riqueza da cultura brasileira” afirma a vice-presidente, Juliana Arnulf.

Uma parte da programação será dirigida aos clientes varejistas que precisam ter um domínio profundo das ferramentas digitais para estabelecer uma conexão mais direta com o consumidor e atrair mais fluxo para as lojas.

A ideia é que esse encontro seja uma oportunidade para os clientes consolidarem uma presença mais estratégica e relevante das suas marcas no meio digital contribuindo para a melhoria dos negócios.

Serviço:
Local: canal da OpusMúltipla no Youtube.
Quando: 21 de junho das 14h às 15h30 - clientes e parceiros
Acesso remoto: digital.opusmultipla.com.br/

Mês de São João: como curtir as festividades sem exagerar nas guloseimas

Nutricionista ensina receitas típicas menos calóricas para quem quer aproveitar a temporada de festas juninas sem medo de subir na balança
Frio e festa junina são sinônimos de refeições calóricas e muitas guloseimas, certo? Não necessariamente. Quem curte a gastronomia típica do inverno e das celebrações de São João não precisa abrir mão da alimentação saudável. É possível aproveitar a temporada de doces, pipoca, pinhão, quentão, fondues, sopas e chocolate quente com equilíbrio à mesa.

O nutricionista Jhonathan Andrade diz que é importante manter uma dieta equilibrada e saudável o ano inteiro. “A orientação é consumir frutas, verduras e legumes também no inverno e apostar na criatividade na hora do preparo. Pratos quentes, como caldos e sopas, amenizam o frio, são nutritivos e saudáveis”, ensina o professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país.

A hidratação é outro detalhe importante mesmo nos dias frios. O consumo de água deve ser mantido no inverno, ainda que as pessoas sintam menos sede e fiquem tentadas a escolher bebidas como o café ou o chocolate quente. “Nosso corpo precisa de água para manter suas funções adequadamente e a hidratação atua na imunidade e na prevenção de doenças”, explica o especialista.

Para os fãs da gastronomia típica das festas juninas, a dica é fazer substituições e evitar o consumo de alimentos super calóricos. Mestre em Alimentação e Nutrição, Jhonathan ensina algumas receitas.

1. MANJAR DE COCO
INGREDIENTES
· 500ml de leite desnatado
· 10 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
· 1 pote de iogurte natural desnatado
· 200ml de leite de coco light
· 100ml de água quente
· 2 pacotes de gelatina sem sabor
· 5 colheres de sopa de adoçante em pó

CALDA
· 10-15 ameixas secas inteiras
· 4 colheres de sopa de adoçante
· Água o quanto baste.

MODO DE PREPARO
MANJAR
1. Dissolva a gelatina na água fervida.
2. Batata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 4 minutos.
3. Despeje a mistura em uma forma de silicone e leve à geladeira por aproximadamente 3 a 4 horas.

CALDA
1. Coloque as ameixas, adoçante e água para ferver e cozinhe em fogo baixo, até adquirir consistência de calda.
2. Espere esfriar e despeja sobre o manjar.

2. MAÇÃ DO AMOR FIT
INGREDIENTES
· 4 maçãs
· ½ xícara (chá) de xarope de milho
· 1 xícara (chá) de calda de agave
· Corante alimentício líquido (vermelho) para dar cor (opcional)

MODO DE PREPARO
1. Coloque a calda de agave em uma panela e leve ao fogo baixo.
2. Despeje a glucose de milho e adicione logo em seguida o corante.
3. Misture bem para que fique homogêneo.
4. Deixe cozinhar em fogo médio por 7 a 8 minutos, sempre mexendo para não queimar nas bordas.
5. Desligue o fogo. Passe as maçãs limpas e secas na calda ainda quente.
6. Coloque em uma forma e deixe esfriar para que a calda fique firme.

3. QUENTÃO FIT
INGREDIENTES
· 500 gramas de gengibre
· 1 xícara de adoçante culinário (sucralose) ou açúcar de coco (ir provando e acrescentando conforme o gosto)
· 3 litros de água
· 3 litros de suco concentrado de uva (sucos integrais orgânicos)
· 3 colheres (sopa) de cravos
· 5 pedaços de canela em pau
· 6 cascas de laranjas e pedaços de maçã a gosto

MODO DE PREPARO
1. Fatie o gengibre e o coloque no fogo com o adoçante para refogar.
2. Quando dourar, acrescente a água.
3. Deixe essa calda cozinhar por cerca de 15 minutos.
4. Acrescente o suco de uva, as especiarias (cravo e canela) e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos.
5. Acrescente as cascas das laranjas e os pedaços de maçã e deixe ferver por mais 15 minutos.

4. PAMONHA DE FORNO
INGREDIENTES
· 2 latas de milho verde (sem a água)
· 1 garrafinha (200ml) de leite de coco
· 1 xícaras de açúcar (medida da xícara: 180ml)
· 3 ovos
· 25g (meio pacote) de queijo parmesão ralado
· 3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral

MODO DE PREPARO
1. Bata tudo no liquidificador e junto 1 colher (sopa) de fermento em pó. Bata novamente, apenas para misturar.
2. Despeje a mistura em um recipiente untado e enfarinhado. Leve para assar em forno pré-aquecido em 200º até dourar, observando o tempo de forno. Pode ser servida quente ou fria.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

TEM CANECA, TEM SPATEN – MARCA CONVIDA BRASILEIROS A BRINDAREM O ANIVERSÁRIO DE MUNIQUE COM PROMOÇÃO DIVERTIDA NAS REDES SOCIAIS

Até o dia 20 de junho, consumidores que postarem fotos de suas canecas podem ser presenteados com uma caneca da marca; dono do item mais curioso e autêntico vai ganhar um ano de Spaten na faixa
WhatsApp Image 2022-06-15 at 14.42.21.jpeg

Canecas são itens essenciais nas casas dos brasileiros; com vários formatos, cores e frases diferentes, elas refletem a personalidade de quem bebe nelas. Canecas também são indispensáveis para os alemães, e tornam um brinde de cerveja ainda mais especial. Foi pensando nisso que Spaten, que cerveja inventou o estilo Munich Helles, comemora o aniversário de Munique, sua cidade de origem, lançando a promoção "Tem Caneca, Tem Spaten", válida até o dia 20 de junho.

Para participar, os consumidores devem postar fotos de suas canecas mais curiosas e divertidas durante a semana vigente da promoção, usando a #TemCanecaTemSpaten. Um time de personalidades, que conta com nomes como o ator Thiago Martins e de influenciadores digitais como Carol Novaes, Dan Viega e o perfil Rolê Aleatório, vai ajudar a escolher as 50 melhores fotos do dia, e seus autores serão presenteados com uma caneca de Spaten. Destas 50 fotos escolhidas todos os dias, a melhor receberá um cupom do Zé Delivery, garantindo até um ano de Spaten de graça.

A promoção é válida em todo o país e os consumidores presenteados serão anunciados nos perfis da marca. "Com essa iniciativa, Spaten reforça sua conexão profunda com a tradição germânica e sua expertise cervejeira de uma maneira contemporânea, convocando seus consumidores a engajarem com uma ação simples e divertida, que comemora o aniversário de Munique de um jeito proprietário e atual", afirma Isabela Fraga, gerentes de Estratégia de Spaten.

“Não é necessário comprar para participar. Participação válida para maiores de 18 anos, domiciliados no Brasil, entre os dias 14/06 e o dia 20/06/2022 (horário de Brasília), exclusivamente pelo Instagram® ou Twitter®. Antes de participar, leia o regulamento nos perfis nas redes sociais @spaten_br e @spatenbr. Certificado de Autorização SEAE/ME Nº 03.020446/2022.