Sexta Autoral promove O Mundo do Rap

 

Jupiter DEF, Bison e Ceos: os artistas são destaques para este mês de maio na programação do Sesi São José dos Pinhais

 

Notório por dar espaço e visibilidade aos artistas do estado, o Sesi Cultura Paraná desenvolve em São José dos Pinhais o projeto Sexta Autoral. A ação valoriza as bandas locais com produções próprias e independentes por meio da realização de shows na Região Metropolitana de Curitiba. Na edição de maio, três artistas de Rap se apresentam com ingresso solidário no dia 31, levando uma gama de sonoridades ao palco do Teatro Sesi São José dos Pinhais. Os artistas em destaque são: Jupiter DEF, Bison e Ceos.

Júpiter de Faria, mais conhecido como JUPITER DEF, desde criança teve influência do rap e do hip hop em sua vida, tanto cantando com seu irmão os discos lançados em frente ao rádio, quanto frequentando projetos sociais que utilizavam a cultura de rua pra levar a arte aos jovens. Eram ações que objetivavam  inserí-los em uma realidade em que tivessem voz, para que fossem ouvidos e se sentissem parte de algo realmente importante.

Em 2009, foi a partir dos Saraus e das Batalhas de MC que o rapper ganhou voz, se engajando nos improvisos de rimas (Freestyles) e nos eventos locais de Curitiba e RMC. Começou a compor somente no ano de 2012, realizando a sua primeira apresentação em 2013, no evento “Caravana da Cultura à Periferia”,  no Largo da Ordem.

 

Inspirado principalmente pelo rap norte americano, suas primeiras composições foram em inglês, idioma que já demonstrava fluência desde que passou a conviver com sua mãe e padrasto (oriundo da Inglaterra), o que consolidou sua vontade de conciliar os dois idiomas às suas criações. Trazendo alguns singles do seu primeiro disco oficial “Sobre O Balanço Da Vida”, com letras complexas e reflexivas, JUPITER DEF apresenta também uma identidade  marcante em suas músicas, cheias de alma, protesto e informação.

Já Bison é rapper, produtor musical e de eventos, dono da Frontline Produções. Está na cena do rap nacional desde 2010, quando começou com o grupo “M’SARIOS DO RAP”. Voltou aos palcos em 2017 com uma participação no ep “News Session”, uma homenagem póstuma a New Gringo, um dos maiores nomes do rap de SJP. Suas músicas abordam temas sociais, econômicos e políticos, quebrando tudo no boom bap ou no trap.

Hoje, além da carreira solo, Bison também é integrante do grupo “Crypta Gang” , e encabeça projetos como a inserção dos  quatro  elementos do hip hop nas escolas e batalhas de rima em São José dos Pinhais, Curitiba e outras localidades, tendo como exemplo a “Batalha do Barril “, em que é mestre de cerimônia.

Ceos é rapper, tatuador e também CEO da Cripta Produções, produtora audiovisual de São José dos Pinhais. Começou a compor em meados de 2008, e iniciou o ano de 2017 com seus primeiros trabalhos por meio do duo “A Seita”, que em agosto do mesmo ano lançou uma EP intitulada “Valores”, contendo cinco faixas e produzida no estúdio Young-Records em Pinhais. No início de 2018, retorna apresentando sua primeira Mixtape solo, intitulada “CRU”, contendo 10 faixas e produzida no estúdio N3w Records, de São José dos Pinhais. A produçãofoi seguida pelos singles “Noite” e “New Player”, essa última gravada no estúdio Chernobass Records, de Curitiba/Pr.

Ainda em 2018, Ceos se lançou também como produtor musical, agora em parceria com o estúdio O Grande Primata, também de São José, lançando o selo Cripta Gang, que estreou com o single “Relatos pt.2”, que tem participação do rapper Bison, esse trabalho foi seguido pelos singles “21g”, “Carta”, “Noite de Expurgo” e “T.N.M.D”.

 

SERVIÇO

SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA:

Sexta Autoral: O Mundo do Rap

Data: 31 de maio
Hora: 19h
Duração: 180 min
Classificação: livre
Valor: 1kg de alimento não perecível

Local: Teatro Sesi de São José dos Pinhais

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800 – Centro

Observação: espaço sujeito a lotação

 

Mais informações:
www.sesipr.com.br/cultura /

www.facebook.com/sesiculturapr

 

 

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s