O que diferencia a ansiedade normal da ansiedade patológica?

A ansiedade é uma resposta normal a uma ameaça ou estresse psicológico, mas é necessário estar atento a alguma sintomas que indiquem uma possível doença

Sem dúvidas, todas as pessoas já passaram por situações em que se sentiram ansiosas, ou seja, com expectativas em relação à resolução de alguma situação, antes de algum evento importante ou quando passam por momentos de ameaça, por exemplo.

E, nesses casos, a ansiedade é natural e benéfica, pois cumpre um importante papel na sobrevivência. “Quando alguém se vê diante de uma situação ameaçadora, a ansiedade desencadeia uma resposta de luta e fuga. A partir dessa resposta, começa uma série de alterações físicas, como aumento da frequência cardíaca, contração dos vasos sanguíneos, dilatação da pupila e dos brônquios, o aumento da glicose no sangue, entre outros. Mas esses sintomas têm relação com uma situação específica e são proporcionais ao risco envolvido”, explica a psicóloga do SPA Estância do Lago, Evelise de Oliveira Brito.

Ela comenta que a ansiedade é um sintoma normal e que é capaz de até mesmo ajudar as pessoas, pois cria um processo mental que restabelece as forças e auxilia na tomada rápida de decisões.

Porém, alguns aspectos podem transformar a ansiedade considerada natural em doença, a qual prejudica os indivíduos em diversos aspectos, como na qualidade de vida e restrição social. “A diferença entre elas se dá, principalmente, na frequência, duração e intensidade com que as alterações físicas acontecem. A patologia pode ser detectada quando o sintoma aparece em momentos inadequados, em situações normais do dia a dia e com muita frequência”, comenta Evelise.

A psicóloga conta que há uma série de sintomas que mostram que alguém está sofrendo de ansiedade patológica, e entre eles estão os psíquicos, como a preocupação exagerada, medo de morrer ou de ficar louco, inquietude e dificuldade de concentração, e os físicos, entre os quais estão sensações de sufocamento ou falta de ar, dor no peito, insônia, tremores, dores intensas e diferentes pelo corpo, entre outros.

Para aqueles que sofrem com a patologia, Evelise indica que primeiramente procurem ajuda especializada e comecem a contar com alguns hábitos, como exercícios físicos, alimentação saudável, dormir cerca de oito horas por dia, praticar atividades de lazer com a família e evitar bebidas alcoólicas, já que equivocamente muitos acreditam que elas relaxem, mas na verdade são neuroestimuladoras e podem piorar ainda mais o problema.

O SPA Estância do Lago, local onde a psicóloga atua, oferece tratamentos de ansiedade com uma equipe multidisciplinar, composta por clínico geral, endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e educador físico. “Após o diagnóstico do paciente, os profissionais definem a necessidade ou não de medicamentos, a terapia a ser realizada, a alimentação adequada e as atividades indicadas para cada caso”, completa.

Informações e reservas pelo telefone (41) 3525-0000, whatsapp (41)98874-3757, (41) 98889-2612, e-mail reservas@estanciadolago.com.br e site www.estanciadolago.com.br .

*com divulgação

 

Categorias:AGENDA DA SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, HOTÉIS, LANÇAMENTOS, PASSEIO, POUSADASTags:, , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário