Gastromotiva lança o Movimento da Gastronomia Social no Fórum Econômico Mundial, by Vanessa Malucelli

 

 

Em sua quarta participação, a organização brasileira fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz apresenta oficialmente uma solução que usa o poder da comida e da gastronomia em prol do desenvolvimento sustentável e leva seu catering, baseado no conceito de combate ao desperdício, para o pátio da conferência, em Davos, na Suíça

Pelo quarto ano consecutivo, a Gastromotiva, fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz, participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, de 23 a 26 de janeiro. Em sua 48ª edição, o Fórum traz uma agenda intensa pautada no tema “Criar um futuro comum em um mundo fragmentado’; e reúne mais de 2500 líderes de governos, CEOs e diretores das maiores empresas do mundo, líderes da sociedade civil, da academia, da mídia e de diferentes setores. Todos reunidos para desenvolver uma narrativa convergente pela melhora do estado do Mundo.

“Nossa participação este ano é mais importante do que nunca, pois a Gastromotiva está levando para Davos a potência da Gastronomia Social de reunir todas e todos em torno de uma mesa compartilhada, num cenário de tamanha fragmentação”, defende a CEO da organização, Nicola Gryczka.

Nesta ocasião, a Gastromotiva lança oficialmente, em parceria com a Cargill, o Movimento da Gastronomia Social, uma solução centrada no ser humano e que usa o poder da comida e da gastronomia para combater a desigualdade social e o desperdício de alimentos, melhorar a educação nutricional e criar empregos. As duas empresas são parceiras nesta iniciativa global para criar um sistema que funcione para todos. O apoio da Cargill é focado no papel da empresa de atuar como um convocador e conector desta solução global, a fim de ampliar o movimento e fazer conexões com outras cadeias produtivas ao redor do mundo.

Co-fundada por David Hertz, a solução vai compartilhar as melhores práticas e todo conhecimento acumulado pela Organização em seus 11 anos de história atuando com educação e capacitação profissional no Brasil, América Latina e África do Sul.

Com o Movimento, inúmeros projetos de diferentes lugares do mundo que também usam a comida e a gastronomia como meios de transformação social e ambiental estarão conectados, inspirando e sendo inspirados uns pelos outros para escalar o potencial de impacto positivo e a contribuição direta ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU.

“Apresentaremos em primeira mão o Movimento que é centrado no ser humano e suas 8 diretrizes norteadoras. É um jeito único de reunir diversos atores que já têm ações e projetos, mas que estão desconectados para escalar o impacto positivo. A troca de conhecimento e boas práticas fortalecerá cada iniciativa pública na direção do acesso à educação nutricional, da geração de oportunidades para jovens e do combate à desigualdade social e ao desperdício de alimentos. É um convite aberto à co-criação”, afirma David Hertz, que é Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial.

Como no último ano, a Gastromotiva, citada no site oficial do Fórum como um dos top 6 momentos imperdíveis da conferência em 2017, terá participação intensa nos painéis, encontros bilaterais e eventos da agenda com a CNBC, World Food Program, MIT, The ImPact, entre outros (programação completa abaixo). E irá novamente romper com a rotina dos grandes salões fechados, levando seu inovador Catering de Gastronomia Social, não apenas para eventos exclusivos, mas também para os pátios gelados de Davos. Estão previstas duas sessões de cozinha ao vivo, onde David Hertz e David Beasley, Diretor Executivo do World Food Program, farão preparos com ingredientes resgatados do desperdício dos supermercados de Zurique, oferecendo gratuitamente o banquete ao público. Participa também deste momento, Diego Santos, ex-aluno da Gastromotiva que estará à frente do Catering. Nascido na Zona Norte de São Paulo, Diego viu-se obrigado a zelar pela família aos 10 anos, após o abandono do pai. Depois de uma trajetória de muita resiliência guiada pelo sonho de se tornar cozinheiro, ele faz uma escala em Davos, prestes a se formar na graduação da Universidade de Ciências Gastronômicas, fundada pelo Slow Food na Itália.

Por meio da parceria com a LATAM Airlines Brasil, além do chef David Hertz, também estarão presentes a CEO da organização, Nicola Gryczka, a coordenadora de inovação, Charlotte Schaus, e a coordenadora de comunicação e marketing, Mariana Vilhena.

Sobre a Gastromotiva

Fundada em 2006, em São Paulo, a Gastromotiva promove a inclusão por meio da Gastronomia Social. A organização hoje sediada no Rio de Janeiro – onde mantém o Refettorio Gastromotiva, também está presente em Curitiba, Cidade do México, San Salvador e Cidade do Cabo. Por meio da educação e capacitação profissional, a Organização já graduou e encaminhou para o mercado de trabalho cerca de 3500 jovens em vulnerabilidade socioeconômica, levou educação nutricional a mais de 100 mil pessoas e, em seu Refettorio Gastromotiva, na Lapa, resgatou mais de 50 mil quilos de alimentos em perfeito estado para consumo que iriam, paradoxalmente, para o lixo. Esses alimentos foram transformados por alunos, cozinheiros e grandes chefs voluntários em mais de 80 mil refeições nutritivas para pessoas em situação de rua e abrigo.

Todas as iniciativas têm patrocínio da Cargill, Carrefour, Coca-Cola, Latam Airlines, Hyatt, Epic e Wise Foundation.

Agenda da gastromotiva no fórum econômico mundial 2018

23/01

  • 14h30 – 15h30 – Painel na CNBC sobre Investimento de Impacto para Negócios Sociais. Participam: Axel Weber, Chairman, UBS; Chuck Slaughter, Founder of Living Goods, David Hertz, Founder of Gastromotiva, Bill McGlashan, Founder, The Rise Fund; Arif Naqvi, CEO Abraaj Capital.

 

  • 22h – 23h – Catering de Gastronomia Social em evento privado

24/01

  • 7h15 – 8h30 – Café da Manhã de lançamento do Movimento da Gastronomia Social em parceria com a Cargill
  • 19h – 20h – Live Cooking Session com David Hertz e o Diretor Executivo, David Beasley, na tenda do World Food Programme
  • Catering de Gastronomia Social em evento privado

25/01

  • 14h30 – Painel na CNBC sobre Gastronomia Social, sob a perspectiva dos investidores, com presença do CEO da Cargill, David McLennan

26/01

  • 17h30 – 18h30 – O Futuro da Comida será debatido em um painel aberto ao público no espaço mais democrático do Fórum, em frente à tenda do World Food Programme
  • *com divulgação

Categorias:AGENDA DA SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , ,

Avatar de VanessaMalucelliAndersen

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário