Requiem de Fauré será tema de concerto na Reitoria, by Vanessa Malucelli

006

Depois de apresentar o Requiem, de Mozart, em julho, durante três dias com casa lotada, o Coro da Universidade Federal volta ao palco para a segunda temporada do ano com o Requiem de Gabriel Fauré, desta vez, com o Coro do Colégio Estadual do Paraná. As apresentações serão de 19 a 21 de outubro, às 20h30, no Teatro da Reitoria. Regência maestro Alvaro Nadolny e Felipe Biesek, assistente de regência.

CorodaUFPR3fotoGabrielDom.jpg

Também faz parte do programa a “Cantique de Jean Racine”, com a qual Fauré ganhou seu primeiro prêmio, na École Niedermeyer, de Paris, aos 19 anos de idade.

MaestroAlvaroCorodaUFPR4fotoGabrielDom.jpg

O espetáculo será em homenagem aos 60 anos da fundação da Escolinha de Arte e do Coro Colégio Estadual do Paraná, com o qual o Coro da UFPR mantém uma relação fraterna, pois ambos nasceram das mãos do Maestro Mário Garau e, durante todo esse tempo, mantém estreita colaboração e parceria. É importante ressaltar o papel de formação do pensamento e vivência artísticos que esses espaços têm proporcionado à comunidade paranaense.

CoroUFPRfoto3EvandroFadel.jpg

O Requiem do compositor francês Gabriel Fauré é uma das obras sacras mais importantes do repertório coral. Chama a atenção por sua serenidade face à transcendência. São melodias ricas que remetem a uma espiritualidade profunda.

“Encontramos um som cristalino e profundo que conduz a atenção do ouvinte na busca do silêncio restaurador”, explica Felipe Biesek, que divide a regência com o maestro Alvaro Nadolny.

MaestroFelipeCoroUFPRfoto2EvandroFadel.jpg

Para apresentar esse Requiem, os cantores fazem uso de ferramentas interpretativas que buscam mergulhar o ouvinte num ambiente sonoro capaz de conectá-lo às dimensões e reflexões sobre a vida e a morte propostas por Fauré.

MaestroFelipeBiesek.jpg

O jovem regente, Felipe Biesek, integrante do grupo há quatro anos, conta que, além de atuar como maestro assistente e cantor,  compõe peças musicais para o Coro e o Madrigal da UFPR. “Durante esse período trabalhei com música de câmara e repertório de grande coro, com orientação do maestro Alvaro Nadolny. É um período importante na minha carreira, com muita experimentação e aprendizado. Tenho oportunidade de trabalhar a teoria relacionada ao canto, que é desenvolvida no grupo, e também experimentar novas sonoridades e caminhos interpretativos dentro das minhas composições”, diz ele.

 

Serviço:

Concerto – Coro da UFPR e Coro do Colégio Estadual do Paraná

Requiem e Cantique de Jean Racine, de Gabriel Fauré

Regência e Direção artística: Alvaro Nadolny. Assistente de regência: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Ferrer Gineste da Silva e Hermes Drechsel

De 19 a 21 de outubro, de quinta a sábado, às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Curitiba, Centro)

Entrada: Leite longa vida ou em pó.

*com divulgação

Categorias:AGENDA DA SEMANA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OFICINA CULTURAL, SHOWS, TEATRO

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s