As medidas tomadas noutros séculos para combater as epidemias são replicadas no presente

As medidas tomadas noutros séculos para combater as epidemias são replicadas no presente

Combater a propagação de uma epidemia nunca foi tarefa fácil. Se analisarmos o que acontece hoje em dia, não é difícil imaginar o esforço gigante feito em outras épocas. Segundo a arqueóloga portuguesa Joana Freitas se analisarmos como combatiam o alastramento das doenças em séculos passados podemos ficar surpreendidos com as semelhanças.

"Ao analisarmos dados e documentos que se referem a outros surtos epidêmicos ao longo da história verificamos que algumas medidas que tomamos hoje eram as usadas à data para reprimir o avanço das doenças. Em diversas alturas o isolamento, a quarentena e o estabelecimento de cordões sanitários foram uso recorrente."

Estas medidas eram aplicadas e replicadas em muitos países do mundo. A realidade que vivemos hoje em dia não é novidade.

" Havia cuidados, as pessoas tinham consciência de que se não travassem um surto no seu início seria muito difícil não evitar uma catástrofe. Temos variados exemplos além dos referidos acima. Em Portugal,por exemplo, já no século 15 existia um controlo sanitário das embarcações. Embora incipiente demonstrava a clara noção dos pontos que podiam ser rastilhos de uma epidemia. Mais tarde,os barcos teriam mesmo de ficar em quarentena para que houvesse certeza que tanto marinheiros como mercadorias não seriam um veículo de transporte para convidados indesejados.", explica Joana Freitas.

Ainda segundo a arqueóloga, "as próprias linhas que delimitavam cidades, uma muralha ou estrutura semelhante funcionavam como cerco sanitário. Há inclusive documentos que atestam que em algumas cidades era exigido que apresentassem uma declaração da sua boa saúde, garantindo que não estivera em nenhum lugar exposto a alguma doença nos 30 dias anteriores antes de ser autorizado a entrar.".

A realidade que vivemos com a pandemia de covid-19 é nova para nós mas não é nova para o mundo.

"Como costumo dizer, ciclicamente o ser humano lida com situações desta natureza. A história é boa professora. As medidas de hoje foram as medidas de ontem. Mesmo algumas como o fecho de fronteiras entre países ou o esforço para diminuir as pessoas que circulavam. Não é nova a noção de que quanto mais pessoas estiverem em contato umas com as outras maior será a dimensão do surto.", explica.

Ainda segundo a arqueóloga, " já no combate a outras pestes, verifica-se um esforço de deixar circular apenas quem era indispensável. Trabalhadores agrícolas, forças de segurança como exército ou marinha, padres e madres que muitas vezes auxiliavam nas práticas da medicina, padeiros e vendedores de alimentos. Como vemos embora com séculos de diferença a realidade é bastante semelhante.", conclui.

Joana Freitas, formada em arqueologia pela Universidade do Porto e pela Universidade Autónoma de Barcelona, tem por áreas de estudo a pré-história e a evolução da espécie humana. Membro e sócia da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.
De entre dezenas de trabalhos de campo de diversas épocas, os mais importantes foram os trabalhos e estudos nos lugares calcolíticos de Foz Côa. Desenvolve ainda trabalhos nas áreas da arquitetura de terra e a sua presença no desenvolvimento humano.

Combater a propagação de uma epidemia nunca foi tarefa fácil. Se analisarmos o que acontece hoje em dia, não é difícil imaginar o esforço gigante feito em outras épocas. Segundo a arqueóloga portuguesa Joana Freitas se analisarmos como combatiam o alastramento das doenças em séculos passados podemos ficar surpreendidos com as semelhanças.

"Ao analisarmos dados e documentos que se referem a outros surtos epidêmicos ao longo da história verificamos que algumas medidas que tomamos hoje eram as usadas à data para reprimir o avanço das doenças. Em diversas alturas o isolamento, a quarentena e o estabelecimento de cordões sanitários foram uso recorrente."

Estas medidas eram aplicadas e replicadas em muitos países do mundo. A realidade que vivemos hoje em dia não é novidade.

" Havia cuidados, as pessoas tinham consciência de que se não travassem um surto no seu início seria muito difícil não evitar uma catástrofe. Temos variados exemplos além dos referidos acima. Em Portugal,por exemplo, já no século 15 existia um controlo sanitário das embarcações. Embora incipiente demonstrava a clara noção dos pontos que podiam ser rastilhos de uma epidemia. Mais tarde,os barcos teriam mesmo de ficar em quarentena para que houvesse certeza que tanto marinheiros como mercadorias não seriam um veículo de transporte para convidados indesejados.", explica Joana Freitas.

Ainda segundo a arqueóloga, "as próprias linhas que delimitavam cidades, uma muralha ou estrutura semelhante funcionavam como cerco sanitário. Há inclusive documentos que atestam que em algumas cidades era exigido que apresentassem uma declaração da sua boa saúde, garantindo que não estivera em nenhum lugar exposto a alguma doença nos 30 dias anteriores antes de ser autorizado a entrar.".

A realidade que vivemos com a pandemia de covid-19 é nova para nós mas não é nova para o mundo.

"Como costumo dizer, ciclicamente o ser humano lida com situações desta natureza. A história é boa professora. As medidas de hoje foram as medidas de ontem. Mesmo algumas como o fecho de fronteiras entre países ou o esforço para diminuir as pessoas que circulavam. Não é nova a noção de que quanto mais pessoas estiverem em contato umas com as outras maior será a dimensão do surto.", explica.

Ainda segundo a arqueóloga, " já no combate a outras pestes, verifica-se um esforço de deixar circular apenas quem era indispensável. Trabalhadores agrícolas, forças de segurança como exército ou marinha, padres e madres que muitas vezes auxiliavam nas práticas da medicina, padeiros e vendedores de alimentos. Como vemos embora com séculos de diferença a realidade é bastante semelhante.", conclui.

Joana Freitas, formada em arqueologia pela Universidade do Porto e pela Universidade Autónoma de Barcelona, tem por áreas de estudo a pré-história e a evolução da espécie humana. Membro e sócia da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.
De entre dezenas de trabalhos de campo de diversas épocas, os mais importantes foram os trabalhos e estudos nos lugares calcolíticos de Foz Côa. Desenvolve ainda trabalhos nas áreas da arquitetura de terra e a sua presença no desenvolvimento humano.

Fãs têm encontro marcado com Lucas Netto, Xandy Avião e Kevin O Chris nessa sexta e sábado

Fãs têm encontro marcado com Lucas Netto, Xandy Avião e Kevin O Chris nessa sexta e sábado

Ame Digital promove lives para diferentes públicos, inclusive o infantil; espectadores podem receber 50% de cashback ao ajudar na luta contra o coronavírus

O final de semana será marcado por lives para diferentes públicos. A Ame Digital preparou uma agenda especial de encontros entre fãs e artistas, pensando em animar o feriado de sexta-feira e o sábado também. Lucas Netto, Xandy Avião e Kevin O Chris prometem animar da garotada até os mais velhos.

Essas personalidades vão convidar o público ao gesto solidário, por meio de doações feitas pelo app da Ame a ONGs e movimentos que têm lutado diariamente no enfrentamento à covid-19. Durante as transmissões, um QR Code ficará visível na tela, levando os usuários para a página da doação. Como incentivo, a Ame oferecerá 50% de cashback, com limite de R$ 10. Ou seja, quem doar R$ 20 receberá R$ 10 de volta na sua conta no app.

Começando com tudo, nessa sexta-feira (01/04), nada menos do que o fenômeno Luccas Neto, que soma mais de 30 milhões de inscritos em seu canal oficial de YouTube. Crianças e adolescentes poderão se divertir junto com o influenciador a partir das 18h. Durante a live, o GRAAC (https://graacc.org.br/) - que trata justamente do diagnóstico e tratamento do câncer infanto-juvenil - poderá ser beneficiador por meio das doações. O evento acontece na página https://www.youtube.com/user/luccasneto/featured.

Já no sábado (02/04), Xandy Avião se apresenta com o melhor do forró, às 20h. O encontro para os admiradoresdo cantor será realizado na página https://www.youtube.com/channel/UCfuRRJ76VluLiHW2pqwZNwg. Durante toda a transmissão, o público será convidado a doar para o Fome de Música (https://www.fomedemusica.com/), projeto que objetiva acabar com a fome no Brasil, por meio de uma tecnologia social unindo artistas, produtoras, shows, festas e festivais ao público, para arrecadar e destinar alimentos a quem precisa.

Fechando a agenda, um dos maiores nomes do funk brasileiro na atualidade, dono do sucesso “Tu ta na Gaiola”, Kevin O Chris comanda um show ao vivo, a partir das 22h. Basta entrar na página https://www.youtube.com/channel/UCCx90zE99aHD2NCKXoCmmag/featured. Os espectadores poderão contribuir com o trabalho da ONG Voz da Comunidade, que está arrecadando doações para que as famílias mais vulneráveis tenham condições de manter no período da pandemia os cuidados orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As lives promovidas pela Ame já resultaram em uma arrecadação de aproximadamente R$ 2 milhões. A cada apresentação, diferentes projetos sociais e causas são beneficiadas pela doação de milhares de pessoas que, de suas casas, têm ajudado a fazer a diferença no combate à Covid-19, dentro do movimento #AmeFazerSuaParte. Confira a iniciativa da Ame por meio do site https://www.amedigital.com/doacoes/.

Sobre a Ame: A Ame (www.amedigital.com) é uma fintech e plataforma de negócios mobile criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro. Com pouco menos de dois anos de existência, já tem presença nas mais de 1.600 unidades da Lojas Americanas em todo o país, além dos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e em diversos outros lojistas do mundo físico. Além de possibilitar o pagamento via celular com uso do QR Code, a Ame também apresenta o cashback, benefício no qual uma parte do dinheiro de todas as compras volta para a conta Ame do cliente. Com o app Ame Digital também é possível fazer pagamentos de contas e boletos bancários, compra de cartão de transporte, recarga de celular e depósito de dinheiro em espécie. Na versão Ame Plus, destinada para quem quer vender com o app, os lojistas podem realizar transferência de valores da sua conta Amepara sua conta bancária. Uma das primeiras iniciativas da IF - Inovação e Futuro, Ame conta com mais de 7 milhões de downloads e oferece serviços e soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.

Para incentivar o uso de máscaras, Todos Pela Saúde lança videoclipe com Ivete Sangalo e Luan Santana

Para incentivar o uso de máscaras, Todos Pela Saúde lança videoclipe com Ivete Sangalo e Luan Santana

Composta pelo cantor Jair Oliveira, com direção musical de Wilson Simoninha, canção ganha vida na voz dos artistas em vídeo para incentivar população a se proteger

São Paulo, 1º de maio de 2020 - Em busca das melhores práticas para a contenção da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa Todos pela Saúde lançou nesta quinta-feira (30) a música “Usar a máscara salva”, parte de uma grande campanha de incentivo ao uso de máscaras faciais como medida de proteção contra a covid-19. Interpretada por Ivete Sangalo e Luan Santana – com composição do cantor Jair Oliveira e direção musical de Wilson Simoninha – a canção ressalta de maneira positiva a necessidade de cobrir o nariz e a boca ao sair de casa quando necessário. Confira: https://youtu.be/Alpm9XShSBc

O uso de máscaras de proteção passou a ser recomendado para toda população nas últimas semanas pelo Ministério da Saúde. A medida alinha-se aos estudos médicos recentes que comprovam a alta capacidade de transmissão também entre pessoas assintomáticas, tornando indispensável o uso da máscara de proteção mesmo para quem não apresenta febre, tosse, dor de cabeça ou de garganta. Desta forma, a iniciativa é importante para reduzir os níveis de contaminação no contato social.

Criado pela Africa, agência responsável pelas campanhas de divulgação da Todos pela Saúde, o vídeo foi inteiramente gravado à distância. Nele, Ivete e Luan Santana se dividem entre os versos “Quem usa máscara ama / Tá na cara que quem usa máscara cuida / Tá na cara que quem usa máscara sabe que a vida é valiosa”. A música também ganha uma versão remixada por Alok, que será revelada em sua próxima live no dia 2 de maio.

O incentivo ao uso de máscaras é um dos temas que está sendo trabalhado pela Todos Pela Saúde, aliança de especialistas criada com o objetivo de combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. Por meio do movimento #MascaraSalva, o tema ganhou força nas últimas duas semanas com diversas ações, incluindo uma live do cantor Roberto Carlos na qual ele reforçou a importância do equipamento de proteção. No último domingo, o médico infectologista Dráuzio Varella passou a protagonizar uma campanha sobre o assunto, na qual explica a importância da conduta correta no uso de máscaras e responde as dúvidas mais frequentes do público, incluindo perguntas de celebridades.

O movimento conta com diversas outras frentes, que incluem ações com influenciadores, formadores de opinião e mídia out of home, além de ampla atuação nas mídias digitais.

Todos pela Saúde
A campanha de incentivo ao uso de máscaras faz parte da iniciativa Todos pela Saúde, criada com o objetivo de combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. Composta por quatro eixos – informar, proteger, cuidar e retomar – a iniciativa abrange desde orientação e valorização de iniciativas já existente até a compra de equipamentos de saúde, capacitação de profissionais e compra e distribuição de insumos.

O Itaú direcionou R$ 1 bilhão para financiar as atividades da Todos pela Saúde. Os recursos aportados estão sendo administrados por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Esta equipe já está definindo ações a serem financiadas, de forma que as decisões estratégicas sejam respaldadas por premissas técnicas e científicas.

Além de Paulo Chapchap, integram o grupo o médico, cientista e escritor Drauzio Varella, o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto, o ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin, o consultor do Conselho dos Secretários de Saúde (CONASS) Eugênio Vilaça Mendes, o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.

FRAMES EM ANEXO
FRAMES EM ALTA: https://we.tl/t-2QEWAx3q85

Ficha Técnica
Título: Clipe #MascaraSalva
Agência: Africa
Anunciante: Todos Pela Saúde
Produto: Institucional

CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Alexandre Peralta / Marcelo Bruzzesi
Criação: Sergio Gordilho / Alexandre Peralta / Marcelo Bruzzesi / Lucas Succi / Mariana Carvalho

Atendimento: Renato Broggin / Natália Vasconcelos / Sofia Seligman
Mídia: Heloisa Lima / Vinicius Tavares / Riva Almeida / Sheila Uyeda / Dandara Silva / Beatriz Isima / Cesar Rodigues
Planejamento: Aldo Pini / Caroline Ferraz / Eduardo Cabral

Insights: Eduardo Berardinelli / João Pacca / Asaph Ferreira / Marina Castro / Camylla Eiro

Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Patricia Gaglioni

Produtora: Nomads
Diretor de Cena: Pedro Becker / Henrique Smith / Andrea Musatti
Produção Executiva: Pedro Becker
Atendimento: Claudio Costa
Coordenação de Produção: Equipe Nomads
Diretor de Fotografia: -
Coordenação de Pós Produção: Juliana Tocalino
Montador: Pedro Becker
Finalizador: Equipe Nomads
Finalizadora: NASH

Produtora de Som: S de Samba
Diretor de Produção Musical: Wilson Simoninha
Compositor: Jair Oliveira
Produção Musical: Pedro Caldas / Diego Guimaraes
Produtora Executiva: Meg Magro
Finalização: Flavio Gondim / Antonio Arruda

Aprovação/cliente: Eduardo Tracanella / Juliana Cury / Felipe Nogueira / Maria Luiza Castro / Leonardo Simões / Monique Pereira / Brunna Sá

Jockey Plaza Shopping anuncia investimento para iniciativas de apoio ao varejo e medidas sociais em meio à pandemia da COVID-19

Com as lojas fechadas desde 20 de março, em decorrência ao decreto da prefeitura de Curitiba que determinou o fechamento de shoppings centers na Capital, o Jockey Plaza Shopping direcionou seus esforços em iniciativas de apoio ao varejo e para a sociedade, com intuito de minimizar os efeitos da pandemia na economia local e na sociedade. Os investimentos em campanhas sociais, incentivos aos lojistas e estruturação do estabelecimento frente à nova realidade somam R$ 4,3 milhões.

“Para o mês de abril, que passamos fechados, anunciamos aos nossos lojistas descontos e isenção de algumas cobranças, totalizando mais de R$ 4 milhões em incentivos para que as lojas, com baixo ou nenhum faturamento neste período, possam organizar suas finanças em meio à pandemia. É uma forma de juntos superarmos essa crise e fortalecer o mercado local, dado que mais de 70% de nossos lojistas são pequenos varejistas”, afirma o superintendente do shopping, Daniel Bueno.

Outros investimentos com a compra de máscaras, luvas e protetores faciais garantem a segurança e saúde dos colaboradores do shopping. O marketing produziu materiais de conscientização e conduta para todos os funcionários durante o período de trabalho e também orientou as famílias dos colaboradores com medidas de prevenção ao coronavírus. O estabelecimento está seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde, da ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers) e demais órgãos competentes, respeitando os últimos decretos, tanto municipais quanto estaduais, para garantir a segurança dos colaboradores diariamente.

No final de março, o Jockey Plaza Shopping lançou o projeto Juntos para o Bem: um conjunto de ações com o objetivo de contribuir para as causas sociais de instituições que fazem a diferença na sociedade. A primeira ação foi a substituição de suas campanhas publicitárias nas ruas para incentivar a doação de sangue na cidade, com investimento na locação da mídia outdoor. Foram utilizados painéis de rua em vias de grande fluxo na cidade, incentivando a população a doar sangue. Além da conscientização sobre ficar em casa para evitar o contágio do coronavírus, a campanha falou com aqueles que precisaram sair por algum motivo: “Já que está na rua, Doe Sangue.” Outras mídias contratadas pelo empreendimento foram direcionadas para a mensagem de “Fique em casa”.

Com mais de 110 mil seguidores nas redes sociais, Instagram e Facebook, e cerca de 300 mil interações semanais, o shopping também colocou seus perfis à disposição de instituições que precisam pulverizar suas ações e captar doações. O departamento de marketing faz a curadoria dessas instituições, com o objetivo de divulgar ações que estejam voltadas a minimizar problemas sociais gerados pela pandemia da COVID-19. O projeto prioriza ações de ONG’s e instituições locais que ajudam causas que surgiram a partir da pandemia e de outros problemas sociais já existentes que se agravaram nesta época.

Dentre os esforços e investimentos no âmbito social, no início de abril o Jockey Plaza se tornou ponto de doações de produtos de higiene, alimentos não perecíveis e cobertores, direcionados para a Cruz Vermelha, principal instituição de ajuda humanitária do mundo. Foram arrecadados, em menos de um mês, mais de 2 mil peças de roupas, 87 cobertores, 730 quilos de alimentos não perecíveis e mais de 500 itens de higiene.

Na Páscoa, em parceria com as lojas Cacau Show e Casa Bauducco, representantes do Jockey Plaza Shopping entregaram cestas, juntamente com cartinhas escritas pelos filhos dos colaboradores, como forma de agradecimento aos funcionários do Hospital do Trabalhador e a equipe de psicologia e enfermagem dedicada à UTI da COVID-19.

Com a expectativa de reabertura nos próximos dias, o shopping prepara uma série de medidas para viabilizar a segurança dos clientes e colaboradores, como túnel de pulverização de ozônio e tapetes de desinfecção para acesso de todas as pessoas (clientes e colaboradores) ao shopping, aferição de temperatura corporal, totens automáticos com álcool 70% para limpeza das mãos sem necessidade de toque, redução de cadeiras na praça de alimentação para garantir o distanciamento social, ticket de estacionamento descartável e rotina de desinfecção das áreas tocáveis, como guichês de pagamento do estacionamento, botões de elevador, corrimãos e maçanetas, com utilização de produtos de limpeza com ação antibacteriana.

Mudanças no sistema de funcionamento do ar condicionado do shopping passam a renovar o ar em 100% a cada 11 minutos insuflando o ar externo e retirando o ar interno ao invés de tratá-lo e devolver para o mall. “Estamos preparados para receber nossos lojistas, colaboradores e clientes dentro das normas dos órgãos competentes, para voltar ao funcionamento com total segurança para todos”, explica Bueno.

Dia Mundial de Higiene das Mãos reforça importância da ação para prevenir a Covid-19

Data é celebrada em 5 de maio

Em tempos de pandemia, causada pela disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a simples atitude de lavar as mãos é uma das principais aliadas para prevenir a contaminação. De acordo com a médica infectologista Marta Fragoso, do Hospital VITA, em Curitiba, manter as mãos limpas e higienizadas não são cuidados necessários somente para pacientes e para quem trabalha na área de saúde, mas a toda população.

Dra. Marta esclarece que as mãos devem ser lavadas com água corrente, de preferência, com sabonete líquido e secadas com papel toalha - na falta, recomenda-se secá-las naturalmente. Usar toalhas de pano ou peças de roupa é proibido, já que podem contaminar novamente as mãos.

De acordo com a médica, a ação mecânica de esfregar as mãos é o que elimina as bactérias. Já a espuma dos sabonetes é responsável por remover a gordura da pele, na qual estão localizados os germes e vírus.

Na rua, quando não houver pia ou água, indica-se o uso de álcool em gel, que remove grande parte das bactérias e vírus. Já os lenços umedecidos só são eficientes se forem à base de álcool”, alerta a médica.

“Mais do que nunca, neste momento de pandemia, quando não há água e sabonete deve-se usar álcool em gel 70. A concentração de pelo menos 70% é exigida porque a presença de aproximadamente 30% de água, nessa solução, propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo, com maior eficiência do que em porcentagens menores ou maiores de etanol. Nesse último caso, o álcool evapora mais rápido, diminuindo o tempo em que este fica em contato com o microrganismo, sendo, portanto, menos eficaz.

“A ação é rápida, a higienização deve ter duração mínima de 20 a 30 segundos. Uma maneira fácil de cronometrar é cantar a música ‘Parabéns pra você’ duas vezes, destaca a médica. O mesmo, vale para o álcool em gel, que deve ser esfregado nas mãos por pelo menos 20 segundos para garantir a cobertura total.

Além da Covid-19, a especialista ressalta que o ato previne conjuntivite, diarreia infecciosa, gripes, infecções respiratórias, Hepatite A e as chamadas infecções hospitalares ou infecções relacionadas aos serviços de saúde.

Quando higienizar as mãos para prevenir a Covid-19?

- Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Deve-se evitar levar a mão ao nariz ou à boca.

- Ao sair de espaço público, incluindo transporte público, terminais de ônibus, mercados, igrejas,

- Depois de tocar em superfícies fora de casa, incluindo dinheiro, botão do elevador, máquinas de cartão de crédito, corrimão...;

- Antes, durante e depois de cuidar de uma pessoa doente;

- Antes e depois de comer.

Em geral, deve-se sempre lavar as mãos:

- Depois de usar o banheiro;

- Antes e depois de comer;

- Depois de manusear lixo;

- Depois de tocar em animais e animais de estimação;

- Antes e depois de trocar as fraldas dos bebês ou ajudar uma criança a usar o banheiro;

- Quando as mãos estiverem visivelmente sujas.

Dicas básicas sobre a forma correta de higienização das mãos e também como proceder quando não há condições ideais para lavar as mãos: (duração: de 20 a 30 segundos)

1. Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar na pia.

2. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir

todas as superfícies das mãos;

3. Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si;

4. Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando

os dedos e vice-versa;

5. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais;

6. Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta,

segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa;

7. Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda,

utilizando-se movimento circular e vice-versa;

8. Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão

direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa;

9. Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando

movimento circular e vice-versa;

10. Enxaguar as mãos, retirando os resíduos dos dedos para os punhos;

11. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;

12. Enxugar as mãos com papel toalha;

13. Fechar a torneira acionando o pedal; com o cotovelo ou utilizar o papel toalha;

ou ainda, sem nenhum toque, se a torneira for fotoelétrica. Nunca usar as mãos.

"Se estiver na rua e não tiver água e sabonete/sabão, a opção é usar álcool em gel 70. A maneira correta de utilizar é a mesma feita ao higienizar as mãos com água e sabão", destaca Dra. Marta.

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br

Crise, colapso ou tanto faz: o que importa é nosso papel em tudo isso

Por André Luis São Pedro Leal

Das diversas publicações que tenho lido neste momento, fora a participação nas conversas, lives e webinars, a pergunta posta que mais me inquietou foi: estamos diante de uma crise ou de um colapso? E, de fato, é uma excelente pergunta sobretudo porque a situação que se nos apresenta, além de inédita, toma de assalto uma sociedade global atônita, com crise em suas democracias e com um excesso de informação nas plataformas que nos leva mais à desinformação do que ao conhecimento.

Aqui, as respostas simplistas precisam ser afastadas porque o problema é bastante complexo. São muitas nuances, diversos aspectos envolvidos e, o mais importante, vidas sendo atingidas em cheio. Paralelo a isso, sinais do esgotamento de um modelo econômico de concentração de renda e riqueza que as gerações de hoje precisam repensar. Ou o preço negativo do WTI na cotação futura de 20 de abril indica algo diferente disto?

Outro dia ouvi que a ansiedade só traz para o presente os problemas do futuro, geralmente nos pressionando a tomar decisões de maneira errônea. Gostaria de ser propositivo na condução deste texto, contribuindo nas reflexões e fazendo menos barulho. O primeiro ponto de reflexão é que precisamos aceitar as limitações que nos envolvem e, sim, isso significa que alguns de nós perderá pessoas queridas. Muito fatalista da minha parte? Sim, até porque um de nós pode ser vítima. Além disso, o vírus não tem estrutura ética e moral para escolher quem levará.

Nova reflexão: que papel assumiremos aqui para contribuir com o pós (seja crise, seja colapso). Fato é que tudo isso passará, nenhuma novidade aqui. Seguir as recomendações médicas e das autoridades públicas neste momento de isolamento social é uma obrigação, nunca uma opção. Mas sempre virá o pós. Como vamos contribuir? Já se perguntou sobre isso? Você será chamado a contribuir. Cada um de um jeito, cada qual com o seu estilo, mas com capacidade de contribuir com o pós, seja ele com padrões alterados ou com retorno de sistemas do passado.

E, na área empresarial, fico me perguntando qual será a minha contribuição como executivo de finanças. Porque se antes o caixa era rei, agora ele é o supremo ditador do nosso cotidiano. E quando o tema é caixa, e a sua eficiência, o financeiro é chamado ao protagonismo. Verdade que o caixa é de todos, do CEO ao gestor da produção, mas é esperado que o financeiro consiga, via ferramentas de projeção e de uma visão sistêmica mais apurada, apontar quando, ou se, haverá problema. Seja capaz de aumentar o nível de tensão organizacional pela interpretação do caixa da companhia. E a contribuição não se restringe ao caixa. Como um timoneiro experiente, o financeiro precisa ajudar a organização a repensar os novos caminhos. Ousar nas proposições, mas mantendo os pés no chão sobre a capacidade de entrega delas.

E, sempre, e mais do que nunca, precisamos entender que operamos em um ambiente integrado, um ambiente em cadeia, no qual a preservação dos elos é de suprema importância para que o pós seja viável para todos. Estamos sendo chamados, em todas as esferas, a atuar não somente com responsabilidade, mas com empatia, colocando em nosso repertório palavras antigas e que estavam saindo de moda, como generosidade e bondade. Afinal de contas, sairmos todos da crise será melhor do que se só saírem alguns poucos. Pense nisso também.

*André Luis São Pedro Leal é CFO na Biotrop (investidas Aqua) e coordenador do Comitê de Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR). Na próxima quinta-feira (30/04), a partir das 18h30, irá promover junto com o Comitê de Finanças do IBEF-PR uma webinar sobre as importantes contribuições que os CFO's podem oferecer na busca de alternativas para vencer a crise, através do seu trabalho sistêmico e cooperativo. Mais informações acesse:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_CKCik75CRPKPnoBCKElPLg

SOBRE O IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Como está o seu mindset durante a pandemia?

Rede Lojacorr alerta para o cuidado com a saúde mental e corporal

CURITIBA, ABRIL DE 2020 – LIDE MULTIMÍDIA – Se você é daquelas pessoas que está acumulando uma série de atividades durante o dia e mal tem tempo para pensar na sua saúde mental e corporal, pare já e leia esse texto. Durante a pandemia, os brasileiros estão aprendendo a trabalhar sem chefe em casa, mas com as mesmas metas, sendo professores dos filhos, tendo que brincar e dar atenção aos pequenos mesmo em enquanto trabalham, limpando e cozinhando. Tudo isso junto e misturado. Há também aqueles solitários que mal recebem visitas de parentes. Não é tarefa fácil dar conta dessa situação e não existe a receita de bolo! Entretanto, de acordo com especialistas em psicologia, treinamento e coach, há maneiras de driblar alguns desconfortos.

A Rede Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes do País, criou o programa de comportamento mental: “Como você se sente neste período de quarentena?”, um projeto que tem o objetivo de acolher colaboradores e familiares, com apoio e orientação psicoterapêutica à distância, que pode ser em vídeo, voz ou texto.

De acordo com Carolina Quintino (CRP 08/13621), psicóloga da Rede Lojacorr, esse é também um momento de autoconhecimento, aprendizado e crescimento, além de levar esse repertório para outros desafios da vida. Ela explica que em períodos difíceis é natural sentir ansiedade, principalmente quando sensibilizam os três pilares de sustentação humana: biológico, psicológico e social. “O Coronavírus tem sensibilizado essa estrutura deixando o biológico vulnerável, pois ainda estamos aprendendo sobre a melhor maneira de se imunizar. O psicológico porque o momento solicita novos repertórios comportamentais, expõe as pessoas a estresses, perdas ou trocas de fontes de prazer e aciona o sistema de alerta. O social, pois estamos acostumados a nos protegermos em comunidade, e neste momento, estamos em isolamento, privados do contato”, descreve.

Diante deste cenário de privações é muito comum desorganizar o comportamento, principalmente o alimentar. Embora essas reações sejam naturais, segundo a especialista, é possível ter outra maneira de fazer a travessia deste momento focando no autoconhecimento e ter outras ações que possam trazer mudanças positivas e favoráveis em longo prazo. Entre as sugestões da psicóloga estão: 1) estruture/escreva seu CHAVE+FE, quais são seus Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores, Emoções, Fé de propósito, de sentido de vida e Expectativas, potencialize essas características, percebe que você as têm e as terá independente das circunstâncias e isso o torna único, 2) focar no que deu certo durante o dia (escrever diariamente ao que você é grato), isso ajuda a liberar dopamina (neurotransmissor relacionado à motivação); 2) brincar com os pets (momento de ensinar alguns truques de adestramento) ou cuidar de plantas, isso pode auxiliar a reduzir o tédio e se sentir importante; 3) olhar para um lugar amplo, se está difícil porque mora em apartamento, olhe para o céu, perceba que há espaço, se a maior parte de seu corpo está em um lugar menor do que estava antes, seus olhos não precisam estar, dê amplitude a eles; 4) tudo bem se as crianças têm passado mais tempo em frente ao celular ou computador para que você consiga trabalhar, desde que seja em equilíbrio entre os 3 Cs do uso da tecnologia (Conexão com as pessoas de afeto que estão longe -aquela ligadinha por vídeo para os avós e amigos da escola- , Criação de novos conhecimentos – aula de idioma, artes e dentre muitos outros ), Consumo de entretenimento (desenhos), menos do que os outros dois e, é claro, compondo com atividades presenciais (pode ser até brincadeiras associadas a rotina da casa, preparar uma gelatina, ou de estética e higiene, hidratar o cabelo - crianças geralmente gostam de texturas como as dos cremes- separar roupas coloridas das brancas para lavar) e também aquelas espontaneamente sugeridas por elas. “Quanto ao comportamento alimentar, buscar fontes novas de satisfação pode auxiliar a reduzir o poder imediato de prazer da comida, principalmente do doce. E aí, todos os outros tópicos citados, podem ajudar juntamente com a importância de estar no aqui e agora, atento a vocês e as várias possibilidades que o momento lhe dá. Estas são algumas sugestões, o importante é você se conhecer, filtrar as informações e personalizar o seu jeito de aprender e crescer com esse período”, conta.

Marlise Ferreira, professional coach, pós-graduada em Psicologia Organizacional e analista comportamental, acrescenta ainda que a respiração consciente é muito importante para o autocontrole, pois organiza os pensamentos, alivia o estresse, amplia a consciência e contribui para a vivência do momento presente. “A respiração mais longa leva mais oxigênio para o cérebro e nos deixa menos confusos e irritados. Quando nos focamos no presente por meio da atenção que damos à nossa respiração, observamos que, lentamente, vamos tomando as rédeas de nossas emoções e acalmando a mente. Experimente agora: encha o pulmão de ar, trazendo do abdômen até o peito, sinta a ampliação nos pulmões que recebe uma maior quantidade de ar. Segure alguns segundos e solte bem devagar, deixando sair ainda mais ar do que entrou. Repita este exercício de 3 a 5 vezes e vai sentir os efeitos imediatamente”, ressalta.

A Rede Lojacorr também estabeleceu há alguns dias o programa de ginástica laboral à distância, para que o quadro de colaboradores não perdesse a rotina de cuidar da sua saúde física, mesmo em home office.

Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. Por meio do seu modelo de negócios disruptivo, realiza a intermediação entre corretoras de seguros e as seguradoras, disponibilizando suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica para oferecer as melhores soluções em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente em 22 estados e no Distrito Federal, por meio de 55 Unidades de Negócios, as 360 mil apólices ativas, foram comercializadas por 3.330 profissionais de seguros, que atuam em mais de 3600 municípios. Tendo como sede administrativa, Curitiba (PR) e sede comercial em São Paulo (SP), a Rede Lojacorr conta também com 220 colaboradores. A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul e é certificada pelo Great Place to Work.

Cirurgia plástica adiada? Dicas para manter a saúde no pré-operatório em casa

Os planos de quem estava prestes a fazer uma cirurgia plástica mudou, com a pandemia da COVID-19. Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apenas as cirurgias de emergência devem ser realizadas neste período. “Pacientes que tiveram que adiar os planos por conta do novo cenário, é possível reagendar sem custo algum os protocolos e manter cuidados especiais em casa”, explica o cirurgião plástico, Bruno Legnani.

Ele alerta para pequenas atitudes que é possível tomar em casa, para não comprometer o corpo na quarentena, e ainda aguardar com saúde a nova data da operação.

1- Faça exercícios físicos – várias academias fazem transmissões ao vivo nas redes sociais ensinando a fazer aulas de todos os tipos em casa. Encontre uma atividade que goste e não deixe de praticar, por pelo menos, meia hora todos os dias;

2- Beba água – como nosso corpo não está em constante movimento, é difícil ficar com sede. É importante mesmo assim ingerir dois litros, no mínimo, de água por dia;

3- Alimentação saudável – Consuma verduras, frutas, proteínas e evite carboidratos refinados e açúcares. Essa é a base de toda boa alimentação;

4- Vitamina D – foi comprovado que a Vitamina D mantém o sistema imunológico forte, portanto, tome sol na sacada de casa ou na janela por pelo menos 10 minutos antes das 10h da manhã e, se indicado pelo médico, faça suplementação via oral ou injetável de vitamina D;

5- Mente sã – medite, reze, mantenha sua mente em tranquilidade, pois ela também precisa estar em equilíbrio com seu corpo.

O médico lembra que é importante encontrar um profissional que seja registrado pela SBCP. “Seguir as orientações do seu médico é essencial, ele conhece o histórico médico do paciente e indica as melhores ações para cada um, de acordo com suas particularidades”, finaliza.

Sobre Bruno Legnani:

O médico cirurgião plástico Bruno Legnani possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tem residência médica em cirurgia plástica e microcirurgia pelo Instituto Nacional do Câncer e fellow internacional em cirurgia plástica estética na Akademikliniken, na Suécia.

Ibema e BO Packaging se unem para distribuir um milhão de copos de papel para hospitais

Iniciativa abrange instituições do Paraná e São Paulo; copos serão impressos com mensagens de apoio e conscientização

Doar para hospitais do Paraná e de São Paulo um milhão de copos descartáveis de papel. Esse é o objetivo da ação promovida pela Ibema, terceira maior produtora de papelcartão do país, em parceria com a BO Packaging, principal produtora de copos e potes de papel do Brasil. Juntas, as duas empresas pretendem não somente fornecer o copo – de uso contínuo e indispensável no ambiente hospitalar – mas também levar uma mensagem de fé e otimismo ao corpo clínico e aos pacientes que enfrentam esta situação.

Nos copos de 180 ml serão impressos agradecimentos aos profissionais de saúde e também dicas de higiene, combate e prevenção ao coronavírus. “Os hospitais estão sobrecarregados para comprar insumos hospitalares e medicamentos e, naturalmente, o consumo de copo, seja para colocar a dose do remédio, seja para a ingestão de água, também representa um custo. Nós, como a primeira indústria do Brasil a lançar um papelcartão para copo, pensamos em dar nossa contribuição dentro do que a gente já faz. Por isso, fechamos uma parceria com a BO Packaging, onde nós Ibema entraremos com a doação de matéria-prima suficiente para cerca de um milhão de copos e a BO com a formação do produto em si”, afirma Leonardo Reis, Gerente Nacional de Vendas Diretas, um dos executivos à frente deste projeto.

Os copos de papel serão distribuídos no final do mês de abril. O critério de seleção das entidades levou em conta a proximidade dos hospitais com as comunidades onde os fabricantes estão inseridos – Turvo, no interior do Paraná; na capital do estado, Curitiba; e em Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo, além de Ponta Grossa, Jaguariaíva e Arapoti, no interior de Paraná. “Vamos direcionar esses materiais para o Hospital de Campanha Nei Senter Martins, em Cascavel, que leva o nome do nosso ex-presidente, uma das vítimas desta pandemia, e também para outras instituições públicas dos dois estados, como o Hospital do Trabalhador e o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, ambos em Curitiba”, explica Reis.

Um dos principais entusiastas e viabilizadores da ideia, Julio Jubert Caiuby Guimarães, diretor comercial da Ibema, completa: “queremos engajar, mostrar para as instituições próximas de onde atuamos que estamos juntos nesse combate. Por outro lado, sabemos que essa ação repercute também no engajamento do nosso próprio time, que está batalhando, tocando as operações, para mostrar que também somos responsáveis por ajudar a sociedade e as famílias”.

Papel: aliado no combate ao coronavírus

Além de sustentáveis, os copos de papel contam com outra importante vantagem: a COVID-19 sobrevive por aproximadamente um dia no papel, sendo que no plástico esse tempo triplica: são 72 horas, segundo dados divulgados pelo "New England Journal of Medicine". Seu uso em locais públicos, como os hospitais, quando comparado às canecas ou copos reutilizáveis, também é mais indicado: os copos de papel podem ser descartados, o que elimina a possibilidade de contágio através da saliva. Importantes redes de cafeterias, como a Starbucks, suspenderam o uso de copos reutilizáveis como maneira de prevenir a possibilidade de contágio. Os copos descartáveis de papel possibilitam ainda a personalização e impressão de mensagens, que podem auxiliar na conscientização a respeito do coronavírus.

Sobre a iniciativa, Felipe Domenech, Diretor da BO Packaging, comenta: “Há muito tempo trabalhamos com a Ibema nos temas de sustentabilidade, por isso, neste momento difícil, estamos novamente juntas. Convidamos toda a indústria de descartáveis a se unir e contribuir com o nosso know-how e recursos. Porque somente unidos sairemos vitoriosos desta crise", finaliza.

Hospital de Turvo também é beneficiado

Ciente de sua responsabilidade social, a Ibema também está à frente de outras ações de solidariedade. No início de abril, a produtora doou ao hospital público Bom Pastor, localizado no entorno de sua fábrica em Turvo (PR), município que registra um dos IDHs mais baixos do estado, 100 máscaras FF2, 12 pijamas cirúrgicos, 500 toucas descartáveis, 220 litros de álcool 70, dois termômetros a laser e 600 luvas cirúrgicas – artigos de primeira necessidade. Uma outra remessa de insumos hospitalares, com três mil máscaras de tripla proteção, 15 macacões impermeáveis e 500 aventais, será entregue no dia 04 de maio para a prefeitura da cidade, que poderá, desta forma, equipar outras unidades de saúde da região.

“Estamos fazendo um trabalho de conscientização, que contempla a distribuição de panfletos com orientações de higiene - dicas que são reforçadas por um carro de som que percorre o entorno da fábrica, dia sim, dia não, alertando sobre as medidas preventivas, falando sobre as particularidades do decreto municipal e tudo o que for pertinente nesta luta contra o coronavírus”, conta Edenilson José Albino, Gerente da Planta de Turvo.

Em parceria com o Centro Comunitário administrado pela empresa, artesãs moradoras da localidade estão confeccionando máscaras de tecido, que serão distribuídas aos funcionários da fábrica e aos caminhoneiros parceiros – esses já contam com alimentação e banho fornecidos, de forma gratuita, nas duas unidades fabris da Ibema.

Foto copo Ibema BO (2).jpg

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês:www.ibema.com.br.

LIDE Paraná Talks fala sobre relações internacionais de negócio em meio a pandemia 

Negócios internacionais são um forte pilar da economia do Paraná, sendo que a China é o principal parceiro comercial do estado

A pandemia do COVID-19 vem afetando a maneira como toda a população se relaciona em diversos fatores, no mundo dos negócios não é diferente. Todas as nações estão sendo impactadas com a pandemia, mas também existem oportunidades de negócio e cooperação para o enfrentamento da doença.

Nesta quarta-feira (29), o LIDE Paraná promove mais um LIDE Paraná Talks, desta vez os representantes de unidades internacionais do LIDE, abordarão juntamente com a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, o tema "As relações internacionais de negócio em meio a pandemia." Os convidados são Juan Barberis, do LIDE Itália, Carlos Ferri, do LIDE Austrália, Fabiana Oscari-Bergs, do LIDE Alemanha, e José Ricardo dos Santos Luz Júnior, do LIDE China.

O episódio acontece ao vivo a partir das 16h, as inscrições para assistir ocorrem através do link: https://bit.ly/lide08

LIDE Paraná Talks
A websérie criada pelo LIDE Paraná tem a finalidade de auxiliar os empresários neste momento de incertezas, trazendo uma rica agenda com participação de especialistas e autoridades em diversos assuntos. A programação acontece ao vivo de maneira online em nossa plataforma de webinar onde convidados e filiados possuem acesso exclusivo e, após isso são disponibilizadas através do canal LIDE Paraná no Youtube.

Serviço
LIDE Paraná
Link de inscrições: https://bit.ly/lide08
Mais informações www.lideparana.com.br/talks

Sorriso Maroto, Fitdance e Livinho são os convidados do TVZ dessa semana, na TV e no digital

Hoje, dia 27, pagode e funk vão tomar conta da noite no Multishow. Bruno Cardoso, do grupo Sorriso Maroto, apresentará, diretamente de sua casa, às 19h, os clipes que serão exibidos no TVZ. Pouco antes, às 18h30, ele vai participar de um bate papo com Lexa na live Aquecimento TVZ, no Instagram do Multishow. Os fãs poderão interagir com a hashtag #SorrisoMarotoNoTVZ.

As terças no TVZ são dias de dança e exercício ao som dos maiores hits, e dia 28 não poderia ser diferente! Fabio Big Boss, do grupo Fitdance, vai marcar presença na atração da TV com aulas de coreografia para a galera de casa. Já na quarta, dia 29, os fãs vão poder rebolar até o chão com os maiores sucessos de funk do momento. A apresentação dos clipes do TVZ deste dia ficará por conta de Livinho, conhecido por seus hits “Ela Vem” e “Hoje Eu Vou Parar Na Gaiola”. O cantor também participará da atração no Instagram do canal, a partir das 18h30. A interação com o programa será por meio da hashtag #LivinhoNoTVZ.

LIVE AQUECIMENTO TVZ COM LEXA
Às 18h30, logo antes do TVZ, no Instagram do Multishow

TVZ COM SORRISO MAROTO
Hoje, dia 27, às 19h, no Multishow

TVZ COM FITDANCE
Terças, às 19h, no Multishow

TVZ COM LIVINHO
Quarta, dia 29, às 19h, no Multishow

Sobre o Multishow
O Multishow tem a diversão como sua essência e leva ao assinante o melhor do entretenimento, com muito humor, música e viagem. São diferentes formatos de conteúdo, que vão desde transmissões ao vivo dos maiores festivais do mundo até programas protagonizados pelos maiores humoristas e músicos do país. Desde 2009 está entre os 10 canais mais assistidos do horário nobre da TV por assinatura. O Multishow ultrapassa os limites da televisão e produz também conteúdo exclusivo para a web. Vídeos, reportagens sobre a programação e transmissões fazem parte de seu site e suas redes sociais. O público pode assistir ao Multishow quando e onde quiser. Na plataforma Globosat Play é possível ver a programação na íntegra pelo computador, celular ou tablet.

www.multishow.com.br
www.globosatplay.globo.com/multishow/
facebook.com/multishow
instagram.com.br/multishow
twitter.com/multishow
Música Multishow: www.youtube.com/multishow
Humor Multishow: www.youtube.com/humormultishow

Hospital Santa Casa passa a oferecer exames exclusivos do LANAC

O laboratório é responsável pela demanda hospitalar e ambulatorial da instituição, com expectativa de realizar 80 mil exames/mês

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas iniciou este ano o atendimento ambulatorial, hospitalar e pronto atendimento da Santa Casa de Curitiba. A empresa disponibilizou 35 colaboradores exclusivos para atender a rotina hospitalar e ambulatorial do hospital e a expectativa com esta demanda é realizar um total de 600 mil exames/mês.

A Santa Casa de Curitiba tem 140 anos de história, com mais de 400 médicos, 234 leitos, 186 leitos de unidades de internação e 48 de UTIs. O hospital realiza mais de 14 mil internações por ano e quase 10 mil cirurgias, com 24 especialidades médicas no total.

O LANAC é responsável também pelo atendimento ambulatorial, hospitalar e pronto atendimento de outros sete hospitais de Curitiba: Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – Hospital INC, Hospital do Rocio, Hospital Vita Curitiba e Hospital Vita Batel, prestando atendimento de urgências e emergências.

Empresa 100% paranaense, o LANAC possui quarenta e cinco postos de coleta em Curitiba e Região Metropolitana, litoral do Paraná e Santa Catarina. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 480 colaboradores. Ainda, recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, em Curitiba, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba.

Contagiando Sorrisos promove o uso de máscaras com ilustrações feitas por artistas

Movimento filantrópico fará doações de máscaras com sorrisos estampados, que serão distribuídas gratuitamente para trabalhadores dos serviços essenciais

contagiando sorrisos - banner.png

Lide Multimídia - No atual momento em que o mundo passa pela pandemia do novo coronavírus, a máscara se tornou um item essencial de proteção, porém ela ainda é associada à sensação de tristeza, doença e medo. A partir desta observação, o produtor Conrado da Luz e o publicitário Gabriel Almeida, ambos da agência Remix Promo Criativa, de Curitiba, tiveram a ideia de convidar artistas visuais de diferentes linguagens para estampar sorrisos em máscaras de tecido, e assim passar uma mensagem de alegria, esperança e positividade.

Este é o conceito do movimento “Contagiando Sorrisos”, que conscientiza para o uso de máscaras através de desenhos criados por artistas plásticos, quadrinhistas, cartunistas, ilustradores, grafiteiros, entre outros. A distribuição das máscaras será gratuita e realizada em ações pontuais, direcionada a trabalhadores de serviços essenciais que estão operando durante a pandemia. Estas ações serão iniciadas na cidade de Curitiba, com a intenção de serem feitas em outros locais do Brasil.

“Contagiando Sorrisos” é um projeto filantrópico, que visa destinar 100% dos recursos arrecadados (por meio de empresas apoiadoras) à produção e doações do maior número possível de máscaras com sorrisos. Além dos artistas, estão trabalhando voluntariamente nesta iniciativa as agências Remix Promo Criativa, Hubox Marketig Digital e Lide Multimídia – Assessoria de Comunicação e a consultoria Estesia Business Inovation.

“Nesse atual momento, a gente ficou pensando em como desenvolver uma ação para ajudar o mundo nesse problema da pandemia, mas sem pensar em vender para uma determinada marca, mas sim fazer algo diferenciado”, comenta Conrado da Luz. “Quando chegou a história de usar máscara de tecido como alternativa, na hora me veio a ideia do sorriso, da alegria que ele transmite. Isso me contagiou e compartilhei esse conceito com pessoas que passaram a integrar o projeto. E a ideia não parou mais. Essas pessoas estão trabalhando com satisfação pra ajudar o próximo. Isso é muito gratificante”.

Artistas doaram desenhos para o projeto
Quanto aos artistas, “Contagiando Sorrisos” já tem aproximadamente 20 participantes, incluindo nomes conhecidos nacionalmente, que doaram suas obras ao projeto. Entre os confirmados estão Ziraldo, Laerte, Paulo Auma, Solda, Flávio Aquino, André Mendes, Paixão, Washington Silveira, Hugo Mendes, André Rigatti, André Brik, Iara Teixeira, Emerson Persona, André Coelho, Lui Zuccherrelli de Paula, Daniel Mustafa, Pierre Lapalu, Canale, César Marquesini, entre outros.

Além dos confirmados, diariamente são feitos contatos com outros nomes e assim a iniciativa segue adiante com o intuito de mobilizar diversos outros artistas do Brasil. “Já contamos com nomes de alto nível de relevância, de estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, entre outros. São vários artistas de diferentes estilos e culturas, mas todos juntos para uma causa única”, afirma Conrado da Luz. “O objetivo é alcançar 100.000 máscaras doadas, 500 artistas envolvidos e centenas de milhares de ‘sorrisos’ espalhados pelo país”.

Para acompanhar as ações, pessoas interessadas podem acessar o site e as redes sociais do projeto e assim contribuir para contagiar sorrisos:

Site:
www.contagiandosorrisos.com.br

Redes sociais:
www.instagram.com/contagiandosorrisos/
www.facebook.com/projetocontagiandosorrisos

Aumenta procura por ajuda especializada on-line

Com as pessoas em casa, por conta do risco da Covid-19, a ajuda
on-line é a melhor opção para solucionar problemas do dia a dia

Nesses tempos de isolamento social por causa da Covid-19, o PROH – tecnologia de ajuda especializada on-line - abriu a opção para atendimento gratuito para o primeiro acesso de quem busca orientação médica, contábil e jurídica. As áreas têm sido as mais demandadas em função da pandemia da Covid-19, que obrigou ao isolamento social. O aplicativo tem se destacado pela rapidez de seus especialistas cadastrados no atendimento ao usuário, que não precisa marcar horário para fazer a consulta ou tirar suas dúvidas nesses tempos de isolamento social. São 190 profissionais cadastrados, entre eles médicos, psicólogos, advogados, contadores e consultores financeiros. A expectativa é que o número de especialistas suba nos próximos dias, pois acabou se tornando uma excelente alternativa para os profissionais que querem manter suas atividades.

Muitos especialistas do PROH oferecem a primeira consulta gratuita com o código FICAEMCASA. A estudante e advogada Aline Tenório da Silva Santos, 25 anos, aproveitou o código e fez consulta com uma psicóloga cadastrada no aplicativo para tratar de sua ansiedade por causa do coronavírus e receber orientações sobre como se organizar dentro de casa para trabalhar em sistema de home office. Em menos de 30 minutos, após o primeiro contato, conseguiu a sua consulta. “Por causa da situação provocada pelo coronavírus, busquei um psicólogo para ter mais foco e organizar a rotina do meu trabalho em casa. Pedi dicas para diminuir a ansiedade e me organizar. Toda hora estamos assistindo notícias de morte e infecções pelo coronavírus e a gente fica mais ansiosa e preocupada”, diz Aline.

A advogada Bruna Reis, sócia do PROH, explica que a procura tem sido bem grande nos últimos dias, especialmente após a regulamentação, em caráter de urgência, da telemedicina. “A maioria dos nossos profissionais já era da área de saúde. Mas a procura por orientação jurídica, para questões trabalhistas em função de dispensas e trabalho em sistema de home office, por exemplo, está sendo bem grande”, explica. Lançado no início do ano, o PROH já conta com dois mil usuários até agora e, segundo Bruna, os acessos têm aumentado pela necessidade de atendimento à distância para evitar se contaminar com o coronavírus.

A ginecologista e obstetra Vivianne Ceccatto, 48 anos, cadastrada no PROH, viu suas consultas on-line aumentarem 40% e os atendimentos presenciais diminuírem em seu consultório por causa da pandemia do coronavírus. Segundo a médica, o aplicativo é mais seguro para resguardar as informações das pacientes, bem como as fotos mais íntimas que elas enviam por se tratar de um tratamento ginecológico. Ela acredita que o aplicativo mantém mais o foco do especialista para com a paciente, pois outros como o WhatsApp distraem mais por estarem incluídos grupo de família e amigos. “O PROH é só profissional e acabamos olhando na hora as mensagens”, afirma a médica. As pacientes procuram a especialista para a consulta, esclarecimento de dúvidas, mas quando o problema requer a presença física elas são encaminhadas para irem ao consultório ou à maternidade.

Para utilizar o PROH, basta baixar o aplicativo na Apple Store ou na Play Store e fazer o cadastro. As consultas gratuitas – com o código FICAEMCASA – são temporárias e nem todos os profissionais da plataforma aderiram à promoção.

Live de Marcos e Belutti nessa quarta-feira será apresentada por Thaís Pacholek

Atriz e jornalista fará a mediação da #LiveMeB no dia 29 de abril
downloadAttachment&Message%5Buid%5D=168132&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCP2P152MB0674349A9D2E4BDED4B0BF4E9CAF0%2540CP2P152MB0674.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCP2P152MB0674349A9D2E4BDED4B0BF4E9CAF0%40CP2P152MB0674.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.2
Créditos: Dezcarga
Fotos dupla + Thaís Pacholek: https://we.tl/t-7jEDEamQgd (Créditos: Dezcarga/Acervo Pessoal)

Depois do sucesso e da chuva de elogios da primeira transmissão ao vivo da dupla Marcos e Belutti, os cantores estão às vésperas da próxima live show, que acontece nessa quarta-feira, dia 29 de abril, as 20h, e dessa vez com uma novidade: a apresentação e mediação será feita pela atriz e jornalista Thaís Pacholek, esposa de Belutti. O show virtual, batizado de “Live Marcos e Belutti” (#LiveMeB), poderá ser assistido no canal oficial da dupla no Youtube.

Com repertório e qualidade vocal extremamente elogiados na primeira live, que aconteceu no dia 10 de abril, Marcos e Belutti estão preparando uma seleção de músicas ainda mais especiais e irreverentes. Belutti conta um pouco do que vem por aí: “as pessoas curtiram muito nossa primeira live também na questão do repertório. Então, pra essa segunda edição, estamos fazendo algumas alterações, acrescentando músicas novas, mas mantendo algumas que não podem faltar. Teremos várias canções do Marcos e Belutti das antigas, de 12 anos atrás, para ter aquela nostalgia gostosa. Muitos modões, músicas de amigos nossos que fazem sucesso por aí, e músicas fora do sertanejo como o rock que muitos pediram, e eu também estou preparando uma surpresa pra vocês”.

Segundo Marcos “Temos dois grandes objetivos nessa live. O primeiro é de arrecadar donativos, tanto em espécie quanto alimentos, para que possamos ajudar duas instituições: o Hospital do Amor, em Barretos, e a Associação Beneficente Rainha da Paz, de Santana do Parnaíba, ambos no estado de São Paulo. Além de arrecadar também materiais como máscaras, álcool em gel, equipamentos de EPI no geral, para as pessoas que estão precisando. O segundo desafio é tentar desestressar, aliviar a tensão, levar muita alegria e descontração para quem está em casa. Queremos que as pessoas tenham algumas horinhas de momentos bons, de nostalgia e alegria através da música, porque ela também cura. Esperamos que vocês curtam”.

A live será transmitida no canal oficial da dupla no Youtube (www.youtube.com/MarcoseBeluttiVideos), a partir das 20h do dia 29 de abril, e também terá tradução simultânea em libras.

Corpus Academia aluga bikes de spinning para seus alunos

Se os alunos não podem ir até a academia, ela indiretamente vai até o aluno. Essa é a proposta da Corpus Academia para amenizar o impacto causado pelo isolamento social devido ao coronavírus e estimular os alunos a praticarem exercícios sem sair de casa.

Além das aulas online oferecidas em suas redes sociais, a Corpus está locando bikes de spinning por 15 dias, apenas para os alunos com o plano ativo.

“Sabemos da necessidade de nossos alunos se manterem em movimento e estamos ofertando mais uma possibilidade”, explica o proprietário da Corpus, Anderson Lorenzatto.

O spinning além de queimar calorias, melhora o condicionamento físico e muscular. Auxilia na diminuição dos riscos de doenças cardíacas e aumenta os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Informações para locação

Whatsapp: (41) 99842 1418