Hospital Cardiológico Costantini alerta para a importância de cuidar do coração durante a pandemia

Equipe médica ressalta os riscos das doenças e intensifica protocolos de cuidados

Completando 22 anos em 2020, o Hospital Cardiológico Costantini alerta a população para a importância de manter os cuidados médicos durante a pandemia do coronavírus. Com receio de procurar atendimento hospitalar, os pacientes têm descontinuado os tratamentos, o que acaba aumentando os riscos de infarto e outras doenças relacionadas ao coração.

De acordo com o diretor do Hospital, Costantino Costantini, em épocas de pandemia, fatores de risco, como estresse, sedentarismo e obesidade aumentam e é preciso ter uma atenção especial com o coração. “Se a pessoa estiver com algum sintoma de infarto, como dores no peito que podem irradiar pelo braço e região do estômago, suor excessivo, tontura, falta de ar, indisposição gástrica, braço amortecido, dores nas costas ou na mandíbula, por exemplo, é necessário que ela procure atendimento médico imediatamente”, explica o médico cardiologista.

Dados internos mostram que houve uma redução de cerca de 50% em número de consultas e exames durante a pandemia. Entretanto, o Hospital afirma que intensificou todos os protocolos de cuidados necessários para a não proliferação do vírus no ambiente hospitalar e que os pacientes não podem deixar o tratamento de lado. Para se ter uma ideia, segundo números do Cardiômetro, indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para mostrar o número de óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil, foram pouco mais de 189 mil mortes pelo coração em 2020, até agora.

Covid-19: tecnologia ajuda empresas no cumprimento de medidas obrigatórias

Entre os protocolos de prevenção estabelecidos pela Prefeitura de Curitiba estão a liberação de catracas com contato, as quais podem ser substituídas pelo reconhecimento facial com aferição de temperatura

Há poucos dias, a Prefeitura de Curitiba anunciou que a cidade passou da bandeira da cor amarela, que significa baixo risco de contaminação por coronavírus, para laranja, a qual aponta risco médio. Isso fez com que medidas ainda mais rigorosas fossem tomadas. Entre os protocolos de prevenção obrigatórios para o funcionamento das empresas que continuam abertas estão o destravamento obrigatório de catracas de acesso com contato. Para auxiliá-las nesse momento, a Quinyx Company apresenta o CAAT, controle de acesso com aferição de temperatura por reconhecimento facial.

"Além da tecnologia não depender de contato para o monitoramento de entradas e saídas, ainda realiza a medição da febre, um dos principais sintomas da doença, por meio de câmeras e sensores de infravermelho. Essa funcionalidade vai de encontro a um momento em que aferir a temperatura é essencial para evitar a contaminação, na mesma medida em que é preciso evitar o contato, como ocorre com termômetros e pistolas, por exemplo", afirma o especialista em marketing da 18 Gigas, que representa a Quinyx no Brasil, Eduardo Atanazio.

Entre as funcionalidades do CAAT estão uma base de dados para 30 mil registros e a capacidade de reconhecer faces com ou sem máscara, o que permite aos usuários serem identificados sem retirarem o acessório, reduzindo as chances de contaminação. Isso também pode ser feito por uma configuração que não libera catracas ou similares para indivíduos sem máscara. Além disso, há a possibilidade de integração com sistemas de controle de acesso e a identificação e aferição de temperaturas a uma distância de até um 1,5 metro. É importante frisar que o cadastro prévio de pessoas só será realizado se esta for a opção do usuário", ressalta Atanazio.

Para nerds: O CAAT conta com as conexões Wigan Input-Output para integrar com catracas ou portas giratórias, bem como Relê NF (normalmente fechado), entre outras interfaces mais comuns, como USB, RJ-45 e UBOOT.

Além disso, permite uso móvel para utilização em balcões de recepção, por exemplo. Basta ligar numa tomada para ele iniciar a verificação de temperatura e registro o dos acessos. Para isso, pode ser adquirido com uma base de sustentação. Outros diferenciais são a exportação de dados em tempo real, a segurança, já que o equipamento distingue faces humanas de fotos, e a possibilidade de identificação noturna, pois conta com infravermelho e luzes de LED.

Mais informações pelo site www.acessocaat.com.br

Nazca Cosméticos apresenta novas versões de álcool em gel com glicerina

Ideal para levar na bolsa, embalagem de 60g é uma das novas opções

A Nazca Cosméticos amplia o portfólio da linha Origem com novas versões de álcool em gel. Além da embalagem de 420g, o produto agora está disponível nas opções 220 e 60g. Com função antisséptica, o combo de autocuidado, proteção e praticidade também conta com glicerina em sua formulação para evitar o ressecamento, o que proporciona sensação de conforto e toque aveludado às mãos. Os itens têm leve fragrância de erva-doce e oferecem secagem rápida.

Combo álcool em gel.jpg

A primeira versão em embalagem de 420g foi desenvolvida para abastecer o mercado diante da demanda emergencial por produtos antissépticos, que se tornaram essenciais para auxiliar no combate ao novo coronavírus. Devido à procura crescente e busca por novas opções de tamanho, a Nazca Cosméticos decidiu investir em mais duas versões, incluindo a embalagem de 60g, ideal para levar na bolsa ou no bolso.

As versões 420, 220 e 60g do Origem Álcool em Gel estão sendo comercializadas em pontos de venda físicos e no e-commerce da marca https://www.nazca.com.br/alcool-em-gel/.

Sobre a Nazca Cosméticos
A Nazca Cosméticos é uma fabricante brasileira de cosméticos com amplo portfólio de produtos para tratamento e transformação dos cabelos e cuidados corporais. Detentora das marcas Sfera, Ravor, Origem, Acqua Kids e Power Professional, a empresa possui sede em São Bernardo do Campo, onde funciona um moderno Centro de Tecnologia e Desenvolvimento, construído com técnicas de arquitetura sustentável.

May Seven fará live beneficente neste sábado, 27

Transmissão arrecadará doações para SOS Povos da Amazônia.

_ui4rWPOepgu0e6QfguSQyRDBugutu5Icpsc5G9njJwdl_BggVZqbaShBUFrLJTn5lcXVdEfEz42GH4fcipiG8Wu1Od8cmAI2joHoQNfBll0rETAlMCDknqv_KClh_Ae3XsVDlBp

Foto: Divulgação • Link para mais fotos: http://bit.ly/2LX3H8L

A produtora e DJ amazonense May Seven no próximo dia 27 fará uma transmissão beneficente para arrecadar doações para a iniciativa SOS Povos da Amazônia, que ajudará famílias de comunidades ribeirinhas isoladas e aldeias indígenas.

Intitulada de May Seven in the Jungle, a live terá como cenário o Rio Amazonas, o maior do país e a maior floresta do mundo durante um pôr do sol encantador. O foco da apresentação é ajudar os povos nativos da Amazônia que com o surgimento da pandemia de Covid-19 passaram a sofrer ainda mais com a falta de estrutura do sistema de saúde.

Com mais de 11 anos de carreira, May Seven também é conhecida como Jungle Girl, é uma artista de personalidade forte e persistente em seus objetivos. Conhecida por sua conexão com sua terra natal, Amazonas, suas produções são carregadas de significados e de mensagens.

Suas produções apresentam uma essência que busca trazer significado e identidade ao público. Em elementos sonoros, instrumentos diferenciados, figurinos marcantes da cultura indígena, sons regionais da Amazônia, elementos visuais e vocais fortes, suas apresentações e músicas se fortificam.

May Seven in the Jungle será transmitida no YouTube da artista às 18h no horário de Brasília. Link: https://www.youtube.com/user/djmayseven

Startup curitibana desenvolve câmara de desinfecção com luz UV-C

GMT Soluções é pioneira no uso desta tecnologia aplicada a um ambiente não hospitalar

O avanço do novo coronavírus e as medidas sanitárias e de isolamento estipuladas pelos municípios mudaram a forma de consumo do brasileiro. Com lojas fechadas, o jeito foi recorrer às compras online, que registraram um crescimento de 126,9% no mês de maio. Isso representou 23,8 milhões de pedidos por meio de e-commerces. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Compre&Confie e repercutida pelo Money Times. Deliveries e alimentação e supermercado também registraram aumento de procura.

Além dos cuidados pessoais, é necessária atenção redobrada com a desinfecção de todos estes pacotes, sacolas e embalagens que chegam pelos Correios, transportadoras e serviços de delivery. Pensando nisso, a startup curitibana GMT Soluções desenvolveu uma câmara de desinfecção para ser utilizada em condomínios, que usa a tecnologia de luz UV-C (ultravioleta C), que é capaz de dissociar moléculas e as informações genéticas do coronavírus, impedindo que ele se reproduza.

“Queremos garantir aos moradores a sensação de segurança ao entrar em seu prédio, sabendo que suas compras e encomendas não serão o vetor de disseminação do novo coronavírus e outros patógenos que podem pegar carona no transito das mercadorias”, afirma o sócio Will Batista. Hoje, existem no Brasil mais de 500 mil condomínios registrados, que são o grande foco da GMT Soluções.

A startup é pioneira no uso dessa tecnologia germicida aplicada a um ambiente não hospitalar. Os raios ultravioleta germicida já estão sendo utilizados em hospitais para a desinfecção de roupas e equipamentos de proteção individual (EPIs) de médicos e enfermeiros que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

Como funciona

A câmara de descontaminação UV-C 800 funciona com a tecnologia UV germicida, utilizada principalmente para purificação de água. A luz é proveniente de uma lâmpada especial que emite uma frequência de onda (entre 251 e 280 nm) capaz de afetar a estrutura genética do vírus, impossibilitando sua capacidade de reprodução. Ela é confeccionada em aço inoxidável, metal e policarbonato, garantindo durabilidade e robustez ao equipamento.

“O sistema funciona de modo seguro e simples: o produto é inserido no interior da câmara e o processo de desinfecção leva 30 segundos. O funcionamento é similar a um micro-ondas. Ao fim do ciclo de descontaminação o produto pode ser retirado. Se a porta for aberta antes, a câmara para de funcionar imediatamente para garantir a segurança do usuário”, garante Enrique Martinez, que também é sócio da startup.

Sobre a GMT Soluções

A GMT soluções é uma startup de automação industrial voltada a desenvolver soluções criativas, inovadoras e com baixo custo para empresas de transformação e até comércio. Seu modelo de negócios é voltado ao B2B, com foco na fidelização do cliente.

[Agenda] Hospital Cardiológico Costantini realiza seminário on-line e gratuito sobre Sarcopenia

No dia 26 de junho, o Hospital Cardiológico Costantini realiza um seminário informativo gratuito e on-line sobre o tema Sarcopenia. Derivado do grego, o termo significa “perda da carne” e refere-se à diminuição da massa e força muscular no corpo. É um processo que faz parte do envelhecimento e é um dos responsáveis pela perda da qualidade de vida na terceira idade.

As palestras terão início às 18h55 e contarão com a presença de profissionais da instituição, nutricionistas e fisioterapeutas. O evento é voltado para profissionais da área da saúde e para a comunidade, em geral. Passa assistir, basta acessar o endereço icostantini.com.br no horário de início. Não é preciso realizar inscrição prévia.

SERVIÇO:
Seminário Informativo de Sarcopenia

Data: 26/06/2020 (sexta-feira);
Horário: 18h55 às 20h45;
Local: on-line - icostantini.com.br;
Gratuito.

PROGRAMAÇÃO:

18h55-19h – Abertura (Dr. Costantino Costantini);
19h-19h15 – Sarcopenia na doença crônica: a importância do exercício resistido (Prof. PHD. Rafael Michel de Macedo – Diretor de Prevenção do Hospital Cardiológico Costantini);
19h15-19h30 – COVID-19 e Sarcopenia: o problema da inatividade física (Dr. Fernando Willington – Médico do Esporte do Hospital Cardiológico Costantini);
19h30-19h45 – Nutrição e Sarcopenia: qual o papel da proteína? (Dra. Cristiane Carvalho – Nutricionista do Esporte do Hospital Cardiológico Costantini);
19h45-20h – Avaliação do paciente sarcopênico: como eu faço? (Dra. Anna Raquel Silveira Gomes – Fisioterapeuta UFPR);
20h-20h15 – Sarcopenia na fase intra-hospitalar: o que fazer? (Fst. Me. Audrin Said Vojciechowski – Fisioterapeuta Hospital Cardiológico Costantini);
20h15-20h45 – Discussão.

Covid-19: JBS já alocou mais de R$ 17 milhões em doações no Paraná

Valor empenhado é quase a totalidade dos recursos que a empresa irá destinar ao estado para apoiar no enfrentamento à pandemia

Paraná, 23 de junho de 2020 – O “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o mundo com solidariedade” da JBS, um dos maiores programas de solidariedade para o enfrentamento à Covid-19 no Brasil, já destinou R$ 17 milhões dos R$ 20,2 milhões que estão sendo doados para o combate ao novo coronavírus no estado – os recursos irão beneficiar 12 cidades paranaenses.

As doações no Paraná incluem a compra de 543 equipamentos hospitalares como bombas de infusão, respiradores, oxímetros, monitores de sinais vitais, camas clínicas e de UTI, ultrassom portátil, raio-x, entre outros. Além disso, foram destinados recursos para a aquisição de mais de 857 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) hospitalares, como aventais, máscaras cirúrgica e N95, protetores faciais e toucas; cerca de 13 mil itens de higiene e limpeza; mais de 61 mil cestas básicas e 20 toneladas de proteínas da JBS para a população vulnerável. Os recursos também foram empenhados para aquisição de uma ambulância.

O programa irá beneficiar as cidades paranaenses de Campo Mourão, Carambeí, Colorado, Curitiba, Jacarezinho, Jaguapitã, Lapa, Londrina, Ponta Grossa, Rolândia, Santa Fé e Santo Inácio. Somadas, as doações realizadas pela JBS nestes municipios têm capacidade de beneficiar mais de 3 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Projetos sociais, capazes de beneficiar diretamente 500 mil pessoas, também foram selecionados. Entre eles, a JBS destinará recursos para o programa Ação Social para a Igualdade das Diferenças (ASID), que trabalha em prol da inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e física no Paraná. O projeto atua em todo o território nacional, empoderando as famílias para inclusão no mercado de trabalho e, ao todo, atende mais de 10 mil pessoas. Também serão contemplados o programa Aldeias Infantis SOS, que realiza projetos de fortalecimento com 1.300 famílias, com formação profissional e inserção ao mercado de trabalho, além de atividades educativas para milhares de crianças e adolescentes; e o Instituto Elos, que promove assistência social a 200 famílias de baixa renda em situação de pobreza e extrema pobreza.

Entre as ações que vão receber apoio do programa da JBS, também vale destacar a oferta, via EAD (ensino a distância), de treinamentos aos profissionais da saúde para operação de equipamentos hospitalares, incluindo respiradores, administração de EPIs e precauções relacionadas à Covid, entre outros assuntos. O programa é gratuito e utiliza as ferramentas e a metodologia do Hospital Albert Einstein, Faculdade de Medicina da USP e Instituto Moinhos de Vento (RS). Com o foco nas cidades atendidas pelo programa, a estimativa é que mais de 30 mil profissionais sejam treinados.

Os recursos do programa são convertidos em bens e serviços de acordo com as necessidades definidas pelas autoridades públicas locais (estados e municípios) e validadas pelos comitês de especialistas nas três esferas atendidas pelo programa – saúde, social ou ciência – de acordo com a área de destino da doação. Os comitês são formados por médicos e representantes de instituições referência no país, tanto na área da saúde, como social e científica.

O “Fazer o Bem Faz Bem” da JBS é coordenado por Joanita Maestri Karoleski, ex-CEO da Seara, com um time de 30 colaboradores da empresa totalmente dedicado ao projeto. A contribuição da Companhia também se estende pela utilização de sua estrutura pelo país. As consultorias Tyno, na área administrativa, e a Grant Thornton, na auditoria das doações, apoiam o projeto de forma pro bono.

Para mais informações acesse jbs.com.br/fazerobemfazbem.

Wesley Safadão é o convidado especial do “Boteco do Ratinho” nesta quarta-feira (24)

Tem ainda a participação dos cantores Devinho Moraes e Dorgival Dantas

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=172515&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCPXP152MB3253DACF4F252737A05B4A2AEB950%2540CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCPXP152MB3253DACF4F252737A05B4A2AEB950%40CPXP152MB3253.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.1.3
Crédito: Eve Schwarz/SBT

Nesta quarta-feira, 24 de junho , às 22h45, o Boteco do Ratinho está em clima de São João. No palco, o som de Wesley Safadão, o sertanejo Devinho Moraes é o forrozeiro Dorgival Dantas. Eles cantam seus sucessos e contam as novidades de suas carreiras para o apresentador.

A atração continua com o resultado de DNA de Franciele x Diego . Tem "Milagres da Fé ", com mais uma impressionante história que mostra o poder da fé. E no quadro "Música da Minha Vida" com a história enviada por um telespectador com a música que marcou a sua vida.

O Programa do Ratinho vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 22h45. Site oficial: http://www.sbt.com.br/ratinho

LANAC inaugura área exclusiva para exames de coronavírus

Na sede central, o espaço atende alta demanda pelos testes sorológicos.

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas inaugura na sede central, na Rua Itupava, 998, uma área exclusiva para realização do teste sorológico para COVID-19. O espaço é isolado da área de exames do laboratório, e realiza o teste de forma rápida e segura.

Fabricado pela farmacêutica Roche, o teste de anticorpos para COVID-19, aprovado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tem resultado previsto para o mesmo dia da coleta de sangue, realizadas até às 17h, com 99,8% de sensibilidade para anticorpos contra o Sars-CoV-2 e especificidade maior que 99,8%, o que diminui a probabilidade de falsos positivos e negativos. O valor de cada teste é de R$ 200 e não é coberto, até o momento, por planos de saúde.

Além da sede central, o exame pode ser coletado em qualquer uma das 62 unidades de coleta do LANAC, observando os horários especiais durante a pandemia. Não há necessidade de jejum ou agendamento.

Sobre o LANAC:

Há 29 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 45 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 400 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

Marcos e Belutti prometem muito forró pé de serra no “Arraiá MeB”

Live acontece no sábado (27) e também fará homenagem ao projeto AMIGOS

downloadAttachment&Message%5Buid%5D=172451&Message%5Benvelope%5D%5Bmessage-id%5D=%253CCP2P152MB0674D520E9A38AF7ABF699299C940%2540CP2P152MB0674.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%253E&Message%5BmailBox%5D%5Bmailbox_id%5D=INBOX&MessageAttachment%5B%5D%5Battachment_id%5D=%3CCP2P152MB0674D520E9A38AF7ABF699299C940%40CP2P152MB0674.LAMP152.PROD.OUTLOOK.COM%3E-1.3
Créditos: Divulgação

No próximo sábado, dia 27 de junho, Marcos e Belutti fazem mais uma live solidária no Youtube da dupla. Dessa vez, será uma transmissão temática das festividades do mês junino e ganhou o título de “Arraiá #LiveMeB”. Na ocasião, além de relembrarem os velhos tempos com muito forró pé de serra, a dupla também presta homenagem aos AMIGOS, cantando o repertório completo do projeto, que retornou aos palcos em 2019.

Com direito a trajes, decoração e comidas típicas das festividades juninas, o “Arraiá #LiveMeB” será transmitido diretamente do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), em São Paulo/SP. “Escolhemos o CTN por alguns motivos, entre eles por ser um ambiente que remete ao forró e suas tradições e, também, por termos nos apresentado tantas vezes na casa e sempre sermos muito bem recebidos. Temos muito carinho por lá” diz Marcos. Já para Belutti, a ligação é um pouco mais antiga “eu cantava nos palcos do CTN aos domingos quando era criança. É uma lembrança muito gostosa que tenho dessa época e, quando piso nesse palco, parece que passa um filme na minha cabeça”. A live será solidária, como as outras já feitas pela dupla, e as doações serão destinadas as pessoas que mais necessitam nesse momento.

Marcos e Belutti vem recebendo muitos elogios quanto à escolha dos repertórios de suas lives. Dessa vez, prometem manter a tradição, mas também acrescentar algumas músicas novas e inusitadas. A dupla irá cantar seus maiores sucessos – que não podem ficar de fora – além de prestar uma homenagem aos AMIGOS, cantando o repertório do projeto que voltou no ano passado para uma turnê de 20 anos. “Será um desafio e uma honra para nós poder prestar essa homenagem aos nossos grandes ídolos. Tem algumas canções desse repertório que nós nunca tocamos e estamos bem ansiosos para cantar pela primeira vez” comenta Belutti. Como será uma festa junina típica, Marcos e Belutti não podem deixar de fora o forró pé de serra e estão ensaiando grandes clássicos do ritmo para animar o público e colocar todo mundo pra dançar.

A apresentação do “Arraiá #LiveMeB” fica por conta da atriz Thaís Pacholek, esposa de Belutti, e tem seu início marcado para as 19h, no sábado, 27 de junho, sem hora para acabar. Acesse o link para ativar o lembrete da transmissão: https://bit.ly/ArraiaLiveMeB.

Coronavírus: dentistas adotam novas medidas para garantir a segurança de pacientes e profissionais

Em tempos de pandemia, especialista comenta o que mudou na rotina dos consultórios odontológicos e avisa: não há motivo para pânico

Considerado essencial, o atendimento prestado pelos dentistas não pôde parar em meio à pandemia da COVID-19. “Em caso de necessidade de tratamento odontológico, o paciente não deve hesitar em ir ao dentista”, diz a cirurgiã-dentista Bruna Ghiraldini, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da S.I.N. Implant System.

Por isso, os profissionais têm adotado protocolos que visam garantir um ambiente seguro contra o coronavírus, para todos. Para começar, as consultas agora são espaçadas. Assim, as pessoas não se encontram na sala de espera.“O ideal é um intervalo mínimo de vinte minutos entre os atendimentos”,comenta a especialista. O uso da máscara passa a ser obrigatório na sala de espera, antes e após o atendimento. E vale a recomendação de ir sozinho ao consultório. “Os acompanhantes são tolerados se o indivíduo for idoso ou menor de idade ou se tiver algum problema incapacitante, como aqueles que impedem a locomoção ou deficiências em geral”, explica a Dra. Bruna. “Em outros casos, é contraindicado levar alguém junto”.

Ela acrescenta também que há novidades com relação a equipamentos de proteção individual (EPI’s). “Estamos agora seguindo protocolos de segurança mais rígidos, as chamadas condutas de biossegurança. Com isso, passamos a fazer uso do face shield, uma espécie de escudo facial, que protege contra respingos de gotículas potencialmente infecciosas. E também das máscaras modelo N95, consideradas as mais eficientes do mercado. Além disso, estamos usando aventais descartáveis, que são trocados entre um e outro paciente, além de protetores de sapato descartáveis e óculos de proteção”, explica. “E uma vez no consultório, orientamos o paciente a fazer bochechos com água oxigenada antes de iniciar o tratamento, o que evita contaminações para nós, profissionais, já que a saliva é um dos principais meios de transmissão do vírus”, alerta.

Segundo a Dra. Bruna, algumas medidas também têm que ser aplicadas no ambiente do consultório para se evitar a disseminação da COVID-19. São elas: as janelas devem ser mantidas abertas pois, ao favorecer a renovação do ar, a ventilação natural ajuda na prevenção de doenças viróticas, como é o caso do coronavírus. E está proibido o uso de ventilador ou ar condicionado, para não espalhar o vírus pelo ar. E mais: os procedimentos de assepsia das clínicas odontológicas estão sendo feitos com rigor ainda maior, entre um paciente e outro. “Utilizamos álcool em gel a 70% e desinfetantes específicos para evitarmos a contaminação cruzada, que poderia ocorrer quando uma pessoa entra em contato com um instrumento usado em outro paciente que apresenta doença contagiosa”, comenta. Por fim, a Dra.Bruna garante que não há motivo para se ter medo. “Com a adoção destes novos protocolos e equipamentos de segurança, os pacientes podem ficar despreocupados e procurar seus dentistas com tranquilidade”, conclui.

Mudanças positivas para a saúde pública

Na visão da Dra. Bruna Ghiraldini, este fato histórico (pandemia da COVID-19) carrega um forte potencial para mudar o dia a dia dos consultórios odontológicos definitivamente, e para melhor. “Na década de 80, em razão do surgimento do vírus HIV, o uso de luvas por dentistas se tornou obrigatório”, comenta. “É bem possível que estes novos cuidados com o ambiente e com a paramentação dos dentistas se tornem permanentes, prevenindo novas ondas da doença e de outros vírus que possam surgir no futuro”, continua. “Este conjunto de atitudes colabora para a segurança de profissionais e pacientes, e todos saem ganhando”, conclui.

Sobre a S.I.N. Implant System:referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados, todos os anos, a 20 países do globo – o mais recente deles é o Marrocos. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Sistema de Implante já é referência global. A marca atua no mercado desde 2003, oferecendo as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade dos produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. Neide e dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.

Como manter o peso em dia durante o inverno e isolamento social

Médica dá dicas para manter a linha nos dias mais frios e ainda manter o corpo aquecido com alimentos da estação

A chegada dos meses mais frios, aliados com o isolamento social, tem aumentado os casos de ansiedade e aumento de peso em todo o mundo. Um levantamento feito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com Matthew Stults-Kolehmainen, do Hospital New Haven, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostra que os casos de crise aguda de ansiedade foram de 8,7% para 14,9% (alta de 71%) durante o isolamento social. Além disso, dois novos estudos, um realizado na França e outro nos Estados Unidos, revelam que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

“O inverno pede comidas mais encorpadas e ficar em casa gera ansiedade, e muitas pessoas acabam descontando isso na comida”, afirma a médica da Eden Clinic, Marcia Simões Kornin. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop) para o site Darwin Nutrition, o confinamento afetou o peso e o equilíbrio alimentar da população. Desde o início do confinamento, em 17 de março, os franceses engordaram, em média, 2,5 quilos.

A médica lembra também da importância da atividade física frequente para manter a saúde em dia. “Com o isolamento, as pessoas esquecem de se exercitar. Mas existem inúmeras possibilidades dentro de casa, com vídeos na internet de diversas modalidades para manter o corpo em ação”, afirma.

Algumas dicas, como aumentar o consumo de chás e caldos - a sensação de fome pode ser sede, e os líquidos mais quentinhos ajudam a hidratar e a manter o corpo aquecido; substituir as massas convencionais por macarrão de legumes e aumentar a ingestão de proteínas como carne vermelha, frango, cogumelos e ovos, que dão mais saciedade, podem ser úteis para manter o peso em dia.

A médica alerta para o consumo de álcool em excesso. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Nielsen, só nos Estados Unidos as vendas semanais de bebidas alcoólicas no mês de março aumentaram de 25% para 55%, em comparação com o mesmo período em 2019. Para quem está em busca de uma vida mais saudável, o ideal é evitar o álcool. “O consumo de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de estresse e ansiedade no corpo. E se não for com frequencia, o ideal é optar por uma taça de vinho seco, que contém menos açúcar”, explica.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões Kornin, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

Lar doce lar: a pandemia e o crescimento da categoria Casa-Jardim

Imagine a cena: você sentando em seu sofá, trabalhando no seu notebook, dá uma espiadinha e percebe que sua cortina está desbotada. Olha para o teto e vê aquela lâmpada com a fiação aparente, que está muito feia! É fato: as pessoas estão mais em casa e, com isso, redescobrem (ou descobrem) o seu lar. Antes, para muitos, a casa servia apenas como uma espécie de “hotel” (jantar, tomar banho, dormir). Porém, com o isolamento social, as pessoas têm ficado mais no local, logo, tem se preocupado em tornar seus lares mais confortáveis e bonitos.

Segundo dados da Consultoria McKinsey & Company, com a pandemia, as “casas” assumiram um novo papel: elas viraram o “centro da vida das pessoas”. Não é mais só um lugar de descanso, mas sim um espaço de entretenimento, de socialização, de cuidados pessoais, de exercícios físicos e claro, de trabalho. Portanto, este “centro” está recebendo uma atenção especial. Para provar o que estou falando, pesquisei no Google Trends as buscas que as pessoas fizeram nos últimos 12 meses, primeiramente na categoria “casa e jardim” (Figura 01) e depois em “viagens” (figura 02). Percebam que a primeira curva está em tendência clara de subida, enquanto que a segunda está em tendência de queda.

E digo mais: esse será nosso novo normal! Não estou falando que as pessoas vão deixar de viajar. É claro que, passando esta situação de pandemia, esta atividade, aos poucos, voltará a crescer. Porém, o “lar” vai continuar sendo nosso centro de atenções, pois muitas empresas e autônomos perceberam que é tão agradável como produtivo trabalhar em casa. Assim sendo, as pessoas vão continuar a ficar mais em casa, mesmo no período pós-pandemia.

Logo, se você tem uma empresa nesse setor, fique feliz, pois esta é uma ótima notícia e corra para ampliar seus negócios. Mas se não, faça uma reflexão de como a sua empresa pode se adaptar e oferecer algo que deixe a casa deste novo consumidor mais agradável, bonita e funcional.

Por exemplo, se você tem uma empresa que comercializa cosméticos, pense em algo que você possa oferecer para aumentar o bem-estar, como velas, incensos, difusores de fragrâncias, etc... Ou ainda, se você comercializa produtos para marcenaria, que tal oferecer kits prontos de pequenos armários, racks e prateleiras? Isso porque a tendência do DIY (Do it Yourself ou “faça você”) vai crescer também.

Enfim, nem sempre esta descoberta será fácil ou mesmo possível. Mas é importante que este exercício seja feito. Só alerto para um cuidado: não tente ir para um setor “muito longe” do que sua empresa já trabalha. Corre-se o risco de causar estranheza e não caber no que eu chamo de “gôndola mental” do consumidor. Um exemplo clássico foi quando a empresa Yakult, que vende leite fermentado, resolveu fazer cosméticos e, claro, não deu certo. Mas, se for o caso de optar por algo muito diferente, pense em lançar uma nova marca. Infelizmente os empreendedores neste momento, sempre terão este trade off: usar a marca forte e já conhecida para lançar novos produtos? Ou construir uma marca nova, do zero, para não “queimar” a marca atual? Minha resposta: pesquise e pergunte para seu consumidor o que ele acha. Afinal, a opinião dele é a que importa, e não a sua ou a minha!

Autora: Shirlei Miranda Camargo é tutora do Curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Internacional Uninter.

Campanha para doar parte do Imposto de Renda ao Instituto TMO vai até 30/06

IR flyer campanha abrece o Leão 2020 - 04.png

Lide Multimídia - O Instituto TMO, por meio da campanha “Abrace o Leão e doe parte do seu imposto”, está recebendo doações de pessoas físicas, que podem destinar até 3% do seu imposto de renda. O prazo vai até o dia 30 de junho, último dia em que a Receita Federal receberá as declarações dos contribuintes. A doação deve ser feita durante o preenchimento do formulário de declaração, conforme instruções abaixo.

Pessoas Jurídicas também podem contribuir, mas de uma forma diferente: doando até 1% do imposto devido, deduzindo o valor destinado no pagamento que será realizado no ano subsequente.

O Instituto TMO é uma instituição sem fins lucrativos que há 31 anos realiza ações em prol do transplante de medula óssea e do acolhimento a pessoas em tratamento. Possui uma residência de passagem chamada Casa Malice, que hospeda gratuitamente pessoas de outras cidades que vêm a Curitiba fazer tratamento no Hospital de Clínicas da UFPR. Existem diversas formas de contribuir, que estão disponíveis no site www.institutitmo.org.br/apoie .

Como doar:

Critério: Declarar por formulário completo (seja IR a restituir ou a pagar). Valor: Até 3% do IR devido, referente ao exercício. O valor será calculado automaticamente pelo programa de declaração da receita federal.

1. DOAÇÃO: Depois de informar as possíveis doações realizadas em 2019 e terminar o preenchimento da sua declaração, selecione, “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração – ECA”. Clique em “Novo”, escolha o “Fundo Municipal”; em UF, selecione “PR – Paraná”; e em Município, “Curitiba”. Na sequência digite o valor calculado pelo programa da receita federal.

2. IMPRESSÃO: Entre na opção “Imprimir” e selecione “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”.

3. PAGAMENTO: Pague a guia até o dia 30 de junho de 2020.

4. E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO: Para direcionar sua doação a Associação Alírio Pfiffer/Instituto TMO, envie um e-mail para captacao@institutotmo.org.br, contendo as seguintes informações: Comprovante de pagamento do DARF de doação; nome completo, CPF, endereço e telefone. Obs.: O envio deste e-mail é fundamental para que o seu recurso direcionado aos nossos projetos.

Redes sociais do Instituto TMO:
www.instagram.com/institutotmocasamalice
www.facebook.com/institutotmo

Entenda porquê os vinhos combinam tanto com o inverno

Vamos contar uma história: a chegada do inverno pode mudar alguns hábitos das pessoas, principalmente na região mais frias. Optamos por alimentos mais quentes nessas épocas. Nessa busca em aquecer o nosso corpo o vinho acaba aparecendo na mesa das famílias, dos encontros, na harmonização com preparos especiais. É um hábito tão automático que a gente é capaz de esquecer a origem dele. Que o vinho nos aquece, que harmoniza bem é sempre falado. E, quando consumido moderadamente, faz bem à saúde. Mas, como começou esse hábito de beber vinho no inverno? A resposta não é simples, pois enólogos têm várias versões para a origem da bebida. Pode ter sido na antiguidade. Há registros no Egito, Grécia e Roma, por exemplo.

Depois com as grandes navegações os vinhos de várias partes da Europa começaram a circular, chegando inclusive para até nós, na América. Ao longo dos séculos, o vinho seguiu em alta durante várias revoluções e transformações da humanidade. Porém, quais os melhores vinhos para tomar no inverno? Aproveitamos à dúvida e pedimos para que o Ricardo Gura, da VinVino, e-commerce de vinhos e espumantes, que atende Curitiba e região com frete grátis, fizesse uma seleção de cinco vinhos que combinam com inverno. Ele apresenta cinco opções de vinhos para o inverno.

Confira algumas sugestões:
Marques de Borba Tinto ( Portugal) 750 ml – R$ 45,68
Fran Nieto Senetiner Malbec (Argentina) 750 ml – R$ 47,69
Luccarelli Rosso Puglia IGP (Itália) 750 ml – R$ 62,07
Alfredo Roca Fincas Chardonnay (Argentina) 750 ml – R$ 62,17
hâteau Reynon Sauvignon ( França) 750 ml – R$ 126,76
E sobre a origem do hábito de beber vinhos no inverno, qual a resposta?

Já entendemos que a criação do vinho tem várias versões, que ele passou por transformações, inclusive tecnológicas. Hoje, uma das bebidas mais consumidas no mundo, pode estar na sua mesa, com pequenos comandos no celular, mas agora só falta responder a pergunta: de onde vem esse hábito de beber vinho nas estações mais frias? Ficamos sem a resposta exata e olha que procuramos. Se não sabemos ao certo, acreditamos que você tenha algumas informações de onde e quem começou, como muitos hábitos que passam de geração para geração, temos informações interessantes sobre os vinhos para compartilhar.

O frio permite avançarmos um pouco na gradação alcoólica dos vinhos. Isso porque, em primeiro lugar, o álcool nos transmite uma sensação de aquecimento. Ao dilatar os vasos sanguíneos, o fluxo de sangue nas extremidades aumenta e produz a impressão de que estamos mais quentes, até ruborizados. Na verdade, a dilatação dos vasos produz maior exposição do sangue às baixas temperaturas, que retorna ao interior do corpo volta mais frio. Ou seja, o álcool diminui nossa temperatura. Um segundo motivo que colabora com o consumo de vinhos mais alcoólicos é o tipo de alimentação de inverno.

Com o aumento do consumo de calorias para manter a temperatura do corpo, temos mais fome e, consequentemente, elevarmos a quantidade de calorias ingeridas. Essas calorias adicionais muito comumente vêm de pratos mais elaborados, mais condimentados e mais complexos. A gordura e complexidade dos pratos de inverno pedem vinhos mais encorpados, o que sugere, assim, vinhos mais alcoólicos. Gostou? Então agora escolha seu vinho e prepare a sua harmonização.

Sobre a VinVino

A VinVino é uma loja virtual de vinhos e espumantes, que seleciona, indica e entrega os melhores rótulos do novo e velho mundo para ajudar você a viver o vinho e a vida com mais intensidade.

https://www.instagram.com/vinvinobr/
https://www.facebook.com/vinvino.com.br/
WhatsApp – 41 98725-6329

Lojas do Shopping Mueller participam de Bazar de Moda Beneficente

Ação realizada pelo projeto Somos + Arq. PR conta com o apoio dos lojistas do Shopping Mueller. Toda a arrecadação será revertida para a compra de cestas básicas doadas às comunidades carentes de Curitiba e região
Entre os dias 26 junho e 5 de julho o projeto Somos + Arq. PR realiza o Bazar de Moda Beneficente com a participação de 14 lojas do Shopping Mueller, que doaram seus produtos para a realização de um leilão online. Na ação, todo o valor arrecadado será revertido para a compra de cestas básicas e produtos de higiene para a entrega às famílias de comunidades carentes de Curitiba e região metropolitana.
Participam da ação: Arezzo, Calvin Klein, Cannéle, Damyller, Democarta, Hope, Jogê, Jorge Bischoff, Laffayette, L’Occitane au Brésel, Ótica Especialista, Sobral, The Body Shop e Visorama, e os produtos serão leiloados no site http://somosmaisparana.guimuller.com.br/. “Além dos nossos lojistas contribuírem com a ação, nossos clientes também podem adquirir excelentes peças, doando 100% do valor para a compra de cestas básicas”, relata o coordenador de marketing do Shopping Mueller, Ciro Gonçalves.
O projeto social Somos + Arq. PR reúne arquitetos e designers do Paraná em prol da contribuição e doação de alimentos e itens de higiene. Desde o início da ação, o projeto já ajudou mais de 30 mil pessoas. Foram doadas 142.155 toneladas de alimentos e 9.477 kits de higiene/limpeza.
SERVIÇO:
Shopping Mueller
Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)
Telefone: 41 3074-1000
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba
Instagram: @muellercwb